quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Aeroporto na região Centro é o que melhor promove a coesão territorial do país


Especialistas de todo o mundo discutem os novos desafios para o turismo religioso em Fátima.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, defendeu hoje que um aeroporto na região Centro é o que melhor defende os interesses do país, sendo a única hipótese que reforça a coesão social. As declarações foram feitas durante a sessão de abertura da 11.ª edição do IWRT - Workshop Internacional de Turismo Religioso, que decorre até amanhã em Fátima.
“O turismo é uma alavanca importante para a coesão territorial, para a fixação de pessoas no território. A decisão do novo aeroporto é fundamental para o desenvolvimento deste setor. Defendemos que essa estrutura aeroportuária deveria ser construída na região Centro, em Santarém, não só para alavancar aquilo que é a economia, e em particular o turismo, mas sobretudo para promover a coesão territorial", considerou Anabela Freitas.
A vice-presidente da Turismo do Centro realçou também o contributo do turismo religioso para os resultados positivos da atividade turística na região. “Em 2023, a procura turística da região Centro de Portugal cresceu acima da média nacional, registando um aumento nas dormidas de 11,9%. Foram 8 milhões de dormidas, dos quais 1,5 milhões na sub-região do Médio Tejo, onde nos encontramos hoje. Este crescimento não se pode dissociar daquilo que é o efeito Fátima e a influência que tem nos números da região”, afirmou.

“É importante realçar também que o turismo religioso tem uma ligação muito próxima com outros produtos turísticos, desde a História, à cultura, ao património, à natureza ou à gastronomia e aos vinhos. Através do turismo religioso, conseguimos mostrar que a região tem muito mais para oferecer aos visitantes”, continuou. “Este Workshop de Turismo Religioso tem crescido ao longo dos anos. Começou em Fátima, centro icónico do culto Mariano, mas soube evoluir para outros caminhos do turismo religioso, nomeadamente para a herança judaica no território, que é muito forte na região Centro de Portugal”, elogiou ainda Anabela Freitas.

Antes, Purificação Reis, Presidente da ACISO - Associação Empresarial Ourém Fátima, entidade que organiza o evento, tinha já defendido a solução de Santarém para receber o aeroporto. Recordando que “Fátima recebeu 6,3 milhões de peregrinos em 2023”, a dirigente destacou que “o futuro aeroporto em Santarém seria uma verdadeira solução para a coesão do país e contribuiria em muito para afirmar Fátima no mundo”.

Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, também presente na sessão de abertura, focou também o tema aeroporto. "Fátima integra uma rede de Cidades Santuário, quase todas elas servidas por aeroportos de proximidade, à exceção desta. Não se deve construir uma nova estrutura aeroportuária onde já existe uma carga elevada de pessoas e de infraestruturas, como acontece em Lisboa, mas sim num local que contribua para o reforço da coesão territorial, como é o caso de Santarém", afirmou.

“Fátima, o Centro de Portugal e o país são cada vez mais uma referência e um destino de excelência no turismo religioso. O turismo religioso é um elemento-chave que, em particular nesta região do Médio Tejo, complementa e dá visibilidade a outros produtos turísticos e aproxima os territórios”, acrescentou Pedro Machado.

A sessão de abertura contou ainda com a participação de outras personalidades, incluindo o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, Samoel Kozelinski, Presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas, Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Regional do Centro, Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, Luís Albuquerque, Presidente do Município de Ourém, e Rui Melo, Vereador do Turismo e Valorização do Território do Município da Guarda.

Um programa abrangente
O Workshop Internacional de Turismo Religioso, já na 11.ª edição, é uma iniciativa anual que atrai centenas de participantes de todo o mundo. É o principal ponto de encontro para os profissionais em peregrinações e turismo religioso, contando este ano com representantes de 40 nacionalidades. Além das atividades em Fátima, os participantes terão a oportunidade de explorar a herança judaica na região, durante um programa paralelo na Guarda.

No programa do XI IWRT, destacam-se as conferências e painéis "Inteligência Artificial e o Turismo", "Propostas para um Turismo Sustentável" e "Como Comunicar o Turismo?", entre apresentações diversas relacionadas com o turismo religioso.

O destino convidado este ano é o Paraguai.
O XI IWRT é organizado pela Associação Empresarial de Ourém-Fátima, Câmara Municipal de Ourém e Câmara Municipal da Guarda, com o apoio de entidades como o Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Visit Center of Portugal, Associação de Turismo do Porto e Norte, A.R. – Porto Convention & Visitors Bureau, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo, a Associação de Turismo de Lisboa – Visit Lisboa e Programa Operacional Regional do Centro.

Mais informações em www.iwrt.pt.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Cantanhede | No âmbito do Programa Eco-Escolas. Mais de 40 alunos do 11.º ano visitaram a ETAR de Murtede

 

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Murtede recebeu esta segunda-feira, 19 de fevereiro, 44 alunos de duas turmas do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria.
Com esta visita de estudo, realizada no âmbito do Programa Eco-Escolas, pretendeu-se sensibilizar os jovens estudantes para os problemas ambientais e as suas possíveis soluções.
Assim, foi-lhes dado a conhecer o ciclo da água, no qual se inclui o papel fundamental das ETAR's, enquanto equipamentos estruturantes no tratamento de esgotos. Destacou-se ainda a importância da separação correta dos resíduos domésticos, como contributo essencial para a preservação desse ciclo.

Por fim, os jovens foram sensibilizados para a importância do uso consciente da água, enquanto elemento escasso e essencial à vida do planeta e, por inerência, à vida de todos nós.
Pretendeu-se, deste modo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes ativos na defesa e preservação dos valores naturais.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Marinha Grande | LIBERDADE, 18 DE JANEIRO E 25 DE ABRIL INSPIRAM PINTURA DE MURAIS

 O Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, em colaboração com o Município da Marinha Grande, está a realizar um projeto de “Pintura de Murais”, com a participação do artista plástico Diogo Monteiro (“Tenório”), no âmbito do Projeto Cultural de Escola, das comemorações dos 90 anos do 18 janeiro de 1934 e dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.
Os murais serão pintados pelas mãos de "Tenório" e de alunos dos 1.° e 2.° ciclos, na Escola Básica Nery Capucho e na Escola Secundária Pinhal do Rei, até ao mês de abril, em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril de 1974.
O artista “Tenório” trabalhou em sala de aula com as turmas envolvidas no projeto, onde partilhou técnicas de desenho, com escolha das cores a trabalhar,  em torno do 18 Janeiro de 1934, do 25 de abril de 1974, da liberdade e do território local. Foram selecionados diversos desenhos, que vão ser reproduzidos nas paredes daqueles estabelecimentos de ensino.

Numa deslocação à Escola Pinhal do Rei, para acompanhamento do projeto, a vereadora da educação da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro, constatou a criatividade dos trabalhos dos alunos, cujo resultado final será divulgado em breve, assinalando-se, assim, de forma muito criativa duas efemérides tão marcantes na vida de todos os marinhenses.
Diogo Monteiro, ou Tenório, é formado em arquitetura e sempre gostou de desenhar. Conhecido no mundo das ilustrações, ilustrou, entre outros, o livro “Deu-me o Nome Liberdade o Avô Agostinho da Silva”, escrito por Patrícia Martins. Para além da execução de murais e de vários trabalhos em diferentes suportes gráficos, tem exposto trabalhos seus em galerias de arte e livrarias.



*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Investimento ascende os 500 mil euros. Câmara consigna obra de requalificação do novo troço da Estrada Nacional 335

 

O Município de Cantanhede acaba de formalizar o auto de consignação que marca o início da segunda fase da requalificação do troço da Estrada Nacional (EN) 335, entre o centro urbano de Lemede e a rotunda da Rua Dr. Sá Carneiro, na parte poente da localidade.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, numa sessão que contou ainda com a presença do presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.
Incluída no plano de investimentos de valorização da rede viária que a autarquia tem vindo a desenvolver, a empreitada ascende a 572.250 euros, complementando uma outra, no valor de 443.342 euros, entre Lemede e o limite do concelho de Cantanhede, à entrada do concelho Montemor-o-Velho, está já concluída há algum tempo. Com uma extensão de cerca de dois quilómetros, essa primeira intervenção incidiu entre a zona onde se localizam os depósitos de água da INOVA-EM e a rotunda do Zambujal, na freguesia de Cadima, na confluência dos municípios de Cantanhede e Montemor-o-Velho.
Ou seja, a Câmara de Cantanhede investe mais de um milhão de euros na requalificação de um troço viário que, segundo a presidente da autarquia, “tem uma função estruturante ao nível económico do concelho, visto que se trata de uma ligação viária direta ao nó de acesso da Autoestrada 14, na vizinha freguesia de Arazede, do concelho de Montemor-o-Velho”.
A decisão de dividir a obra em duas empreitadas deveu-se ao facto de se ter considerado que assim seria mais fácil acautelar acessos alternativos a alguns lugares localizados nas zonas de confluência da EN 335.
Tal como o troço já reabilitado, a parte que vai agora ser intervencionada encontra-se com deformações no pavimento, pelo que os trabalhos incluem a substituição da camada de desgaste em toda a extensão e, onde necessário, a estabilização do solo de fundação.
No resto do percurso será também efetuada a limpeza de bermas, valetas e aquedutos, bem como taludes, por forma a permitir que a intervenção tenha as melhores condições de segurança e salubridade.
A iniciar no mês de março, a empreitada tem um prazo de execução de 180 dias seguidos, sendo, portanto, expectável que venha a ser concluída em agosto do presente ano.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Município de Reguengos de Monsaraz vai inaugurar o Parque de Valorização de Resíduos do Álamo


O Município de Reguengos de Monsaraz vai inaugurar no dia 23 de fevereiro, pelas 11h, o Parque de Valorização de Resíduos do Álamo. Com esta infraestrutura, a autarquia estima aumentar a receção de resíduos verdes em 100 toneladas por ano, quase duplicando a recolha seletiva destes resíduos, que é atualmente de 130 toneladas por ano.
A obra representa um investimento municipal de cerca de 73 mil euros, apoiado em mais de 95 por cento pelo Programa RecolhaBio – CIMAC do Fundo Ambiental. Nesta fase vai começar a funcionar o parque para receção de verdes a granel com uma plataforma impermeabilizada de 300 metros quadrados, para promover a sua valorização local e criar sinergias com a infraestrutura em alta gerida pela Gesamb.

O Parque de Valorização de Resíduos do Álamo está localizado junto à Estação de Transferência de Reguengos de Monsaraz e visa responder às necessidades dos utilizadores domésticos e não domésticos para facilitar a recolha e a descarga de resíduos verdes e biorresíduos em grandes quantidades. Desta forma promove-se a gestão sustentável e a economia circular, mitigando impactos negativos no meio ambiente.

No âmbito da estratégia municipal 2030 para a recolha de biorresíduos, quando abrirem as candidaturas ao Fundo Ambiental ou ao Programa Operacional Regional 2030, a autarquia quer criar um parque para a receção de resíduos orgânicos para receber a recolha de proximidade. Na terceira fase, que avançará se existirem todas as condições para a sua implementação, pretende-se instalar uma unidade de compostagem municipal, com um centro de mistura e uma linha de compostagem para valorização dos verdes e dos orgânicos recolhidos.

*Carlos Manuel Barão / Comunicação e Imagem

Aveiro | Apresentação do livro “Ciência a Brincar: Descobre as Simetrias!”

 Andreia Hall e Carlota Simões apresentam, no dia 28 de fevereiro, às 17h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, o seu mais recente livro “Ciência a Brincar: Descobre as Simetrias!”. Após a apresentação, o livro estará disponível para venda e seguir-se-á uma sessão de autógrafos.
O livro “Ciência a Brincar: Descobre as Simetrias!”, da coleção Bizâncio, teve o apoio do Projeto Círculos Matemáticos da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), uma parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. A sessão conta com a presença das autoras, Andreia Hall e Carlota Simões, e será apresentada por Joana Teles e Isabel Hormigo, dinamizadoras do projeto Círculos Matemáticos da SPM.
“Através deste livro as crianças descobrem não só a beleza do mundo das ciências (matemática, física, química, biologia) como também do mundo das artes, que certamente também inspiram no universo…”, referem as autoras.
O evento de apresentação do livro tem entrada gratuita, mediante inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
Sobre as autoras:
Andreia Hall é professora no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro e participa na formação inicial e contínua de professores do Ensino Básico. Tem realizado diversas atividades de divulgação onde procura incentivar o gosto pela matemática e estabelecer interligações com outras áreas do saber, em particular as artes visuais e a música.

Carlota Simões é Professora no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e interessa-se pela divulgação daquela disciplina. Para motivar as crianças para a matemática, tem criado diversas atividades de matemática junto de crianças do primeiro ciclo do ensino básico de Coimbra. Algumas dessas experiências surgem agora neste livro.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro

Feira Vocacional e Profissional de Aveiro incentiva jovens a encontrar a sua vocação; Réseau Art Nouveau Network lança cartão de livre acesso a museus para celebrar o seus 25 anos de vida

 I – Feira Vocacional e Profissional de Aveiro incentiva jovens a encontrar a sua vocação
Com organização da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), esta quinta e sexta-feira 22 e 23 de fevereiro, o Parque de Exposições de Aveiro acolhe a 8.ª Edição da Feira Vocacional e Profissional, entre as 09h00 e as 17h00, sob o lema «À descoberta da minha vocação», uma oportunidade para quem procura orientação vocacional, emprego ou formação.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, irá realizar uma visita oficial ao recinto da Feira Vocacional, na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, pelas 10h30.
A iniciativa promovida pela CMA e tem como objetivo agregar, num único evento, diversas ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 9.º ao 12.º ano, o acesso e o contacto com diversas entidades do sistema educativo, contribuindo assim para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.
Com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de mais de 65 entidades, desde o ensino básico ao secundário, profissional, superior e politécnico, privado e público, entidades associativas e institucionais, neste evento poderão encontrar ofertas formativas, saídas profissionais, produtos ou ofertas de emprego.
O evento será enriquecido com um vasto programa de atividades, com 16 worskshops dedicados aos alunos do Ensino Básico e Secundário onde serão abordados temas como “A descoberta profissional”, “Tomada de decisão”, “Imagem e Criação do CV” e ainda “Preparação para Entrevista de Emprego”.
Disponível em Aveiro
II – Réseau Art Nouveau Network lança cartão de livre acesso a museus para celebrar o seus 25 anos de vida
A Réseau Art Nouveau Network celebra 25 anos de existência este ano e para assinalar o momento lançou o RANN-PASS, um pass que dá acesso a vários museus e instituições que pertencem à rede e que é oferecido aos seus membros individuais.
Uma forma privilegiada de descobrir a riqueza e a diversidade do património Arte Nova, reconhecido como itinerário cultural europeu e uma oferta a todos os que individualmente se associam à RANN e partilham dos seus princípios da salvaguarda e de valorização dos testemunhos culturais e da sociabilidade que marcaram e transformaram o quotidiano europeu no limiar entre o século XIX e o século XX.
O pass é oferecido aos membros individuais da Rede e confere benefícios de acesso aos museus e locais patrimoniais durante um ano [é pessoal e intransmissível]. Em Aveiro, o pass oferece uma visita guiada ao roteiro Arte Nova que constitui a coleção do Museu Arte Nova de Aveiro, devendo o visitante efetuar previamente a reserva por email [museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> ] e, no momento, apresentar o Pass na entrada do Museu.
As outras entidades que integram o passe são: Nancy [França]; Centro Gaudi [Espanha]; Museu de Wiesbaden [Alemanha]; Museu Horta [Bélgica]; La Chaux-de-Fonds [Suíça]; CIVA [Bélgica]; Maison Losseau [Bélgica]; Casa Danvas-La Roche [Roménia]; Casa Alegre de Sagrera [Espanha]; Jungenstilsenteret [Noruega]; Centro Arte Nova de Riga [Letónia]; Museu Iparűvészeti [Hungria]; Hôtel Van Eetvelde [Bélgica] e Maison Cauchie [Bélgica].
Informação sobre estas entidades e os benefícios que oferecem podem ser consultados em:  https://bit.ly/PASS_EN.
Para se tornar membro individual da RANN e receber o PASS deverá remeter um email para info@artnouveau-net.eu<mailto:info@artnouveau-net.eu>. Os associados pagam uma quota de 50€ por ano.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | WORKSHOP SOBRE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS EM COLETIVIDADES

 “Segurança contra incêndios em edifícios (SCIE) desportivos, lazer, associações e coletividades” é o tema do próximo workshop integrado no ciclo de ações de capacitação “Associativismo em Movimento”, realizado pelo Município da Marinha Grande, no dia 4 de março, pelas 18h00, no Auditório da Resinagem.
Trata-se de uma iniciativa dirigida aos órgãos sociais, demais elementos das várias associações e coletividades, bem como responsáveis por edifícios desportivos e lazer, protagonizada por técnicos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. 

O workshop integra-se nas comemorações Sub-regionais do Dia Internacional da Proteção Civil e terá como oradores o Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil, Carlos Guerra; e os técnicos de SCIE, Manuel Gonçalves e Liliana Ferreira.
A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do link 

Gabinete de Comunicação e Imagem

AGENDA | Eça de Queirós inspira chef Rui Paula para jantares-tertúlia em Aveiro

 Data: 23 e 24 de fevereiro (sexta-feira e sábado)
Hora: 20h00
Local: Restaurante Prosa (Hotel MS Collection Aveiro - Palacete Valdemouro)

Aveiro recebe os Jantares Queirosianos nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, pelas 20h00, no restaurante Prosa, localizado no hotel MS Collection Aveiro - Palacete Valdemouro. Estes momentos gastronómicos e culturais integram a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura e ocorrem no âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento do Conselheiro Joaquim José de Queirós, figura proeminente de Aveiro e avô de Eça de Queirós.
Os jantares têm a curadoria da Fundação Eça de Queirós e o menu foi elaborado pelo chef Rui Paula, responsável pelo restaurante, tendo por base os pratos referidos nas obras de Eça, mas introduzindo alguns produtos da região. As refeições serão acompanhadas por declamações de excertos da obra de Eça de Queirós, por parte do ator Pedro Lamares, e os eventos terminam com uma tertúlia intitulada “A culinária em Eça de Queirós”, pelo professor Carlos Reis.

Segue abaixo o menu dos Jantares Queirosianos.
Para reservas e mais informações, basta enviar um e-mail para: prosa@mscollection.pt<http://?>

Consulte a programação de Aveiro 2024 em: https://aveiro2024.pt/pt/programa/<http://?>

MENU JANTARES QUEIROSIANOS
Receção de boas-vindas com serviço de 3 snacks
Entrada fria
Foie gras e enguia fumada
Espumante Quinta do Poço do Lobo Baga
Entrada quente
Ovos rotos, espargos e chouriço
Vinho Rosé Quinta das Bageiras Colheita
Peixe
Bacalhau e grão-de-bico
Vinho Branco O21 Arinto
Carne
Arroz Merendeiro
Vinho Tinto Vadio 100% Baga
Pré-sobremesa
Sobremesa
Comer como abades
Ribeiro Santo Sono de Vindima Colheita Tardia
Petit fours e café

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Proença-a-Nova | Auditório Municipal recebe Exposição de Macramé


A Exposição de Macramé, patente no Auditório Municipal, foi oficialmente inaugurada a dia 17 de fevereiro, numa sessão onde estiveram presentes os alunos responsáveis pelos trabalhos, que semanalmente se reúnem na atividade “Cantinho das Artes” para criar as obras agora apresentadas.
João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, também esteve presente, aproveitando a oportunidade para “agradecer o facto de estarem todos aqui para verem a exposição e de conviverem um pouco, pois essa é também uma das bandeiras da nossa Biblioteca: proporcionar esta parte da ocupação para as pessoas que estão disponíveis para aprender”, realçou. “Vejo aqui também muitas pessoas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, que recentemente foram assistir ao espetáculo do apresentador António Sala, que foi uma oferta do Paulo Ribeiro, que, sendo de cá, estabeleceu em Proença-a-Nova a sede do grupo de teatro Atrapalharte”.
A exposição, que se pode visitar até ao dia 31 de março, teve a organização da formadora Rosa Fernandes, que agradeceu a presença de todos os visitantes, deixando uma nota: “para já vamos parar de trabalhar o Macramé, porque esta é uma técnica algo cansativa, são muitas horas a preparar estas peças. Uma única flor pode ter entre 600 a 700 nós e 35 metros de fio. São muitas horas, muitos metros de fio, muita disponibilidade e acima de tudo, muita paciência”. Quanto ao que se segue, Rosa Fernandes aponta para os trabalhos com material reciclado como a nova vertente a ser explorada nestas aulas. “Precisamos de fazer algo novo e também de gerir o esforço exigido aos alunos/as”.

Patente no concelho está também a exposição de pintura “Remontados”, da autoria de Manuel Casa Branca, na Galeria Municipal. No início de março será a vez da exposição “Arte e Natureza” visitar a Galeria Municipal, com a apresentação dos trabalhos realizados no âmbito da Residência Artística “Arte e Natureza” dos alunos de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Bloco de Esquerda reúne com associações de moradores do planalto do Ingote

 A candidatura do Bloco por Coimbra, acompanhada pela dirigente nacional Catarina Martins, reuniu esta quarta-feira com as Associações de Moradores do Bairro António Sérgio, do Bairro da Rosa, do Monte Formoso e da Rua Cidade de São Paulo.
As Associações partilharam as necessidades e reivindicações das comunidades para uma qualidade de vida digna. Como deu conta o cabeça de lista do Bloco por Coimbra, Miguel Cardina, estas são populações "que muitas vezes são afastadas do direito à cidade e portanto falaram-nos da necessidade de mais transportes, bem como de equipamentos culturais e desportivos."
Em declarações, Catarina Martins lembrou que nos próximos tempos serão feitos muitos investimentos no país, acrescentando que se espera que habitação e transportes não fiquem de fora, "por causa da questão óbvia de as pessoas precisarem de uma casa para morar e também porque não haverá nenhuma transição climática sem mudarmos os transportes". "Nestas transições é preciso garantir que as populações são defendidas", rematou.

*Fotos: em anexo
Bloco de Esquerda de Coimbra

Município de Cantanhede avança com a criação de um Centro de Alojamento e Emergência Social

 
A Câmara Municipal de Cantanhede viu aprovada a candidatura que submeteu à Bolsa de Alojamento Urgente e Temporário, no âmbito do PRR, e vai avançar com a reabilitação de um edifício para instalar um Centro de Alojamento e Emergência Social (CAES). O processo representa um investimento global de mais de 833 mil euros na criação de condições de acolhimento de 10 pessoas durante 72 horas.
Localizado em Cantanhede, o imóvel visa a disponibilização de soluções de alojamento de emergência ou de transição destinadas a pessoas que se encontram em situações de risco ou emergência, contribuindo assim para a concretização da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário.
O auto de consignação da empreitada de reabilitação do edifício foi assinado pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, numa sessão em que esteve também presente a vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões, e o presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira.
“Com esta obra estamos a construir um equipamento social para as pessoas confrontadas com situações de perigo ou desproteção decorrentes da ausência de condições mínimas de subsistência e que exigem uma resposta social imediata”, afirmou Helena Teodósio. Trata-se de fazer acolhimento de curta duração para afastar essas pessoas do perigo a que estejam expostas e em simultâneo encontrar uma resposta habitacional mais adequada.
A autarca explica que o Centro de Alojamento e Emergência Social de Cantanhede “ficará integrado na Rede de Cooperação que tem vindo a ser construída a nível nacional e, naturalmente, ajudará a mitigar o sofrimento das pessoas numa fase inicial”, referiu a autarca, adiantando que os serviços contemplarão apoio ao nível do acompanhamento do cidadão, alojamento de emergência, alimentação, higiene pessoal, tratamento de roupas e apoio psicossocial por equipa especializada.
O novo equipamento social terá diferentes tipologias de quartos, que serão ocupados por um período de 72 horas, para pessoas a indicar pela Segurança Social, entidade com responsabilidade na gestão de vagas desta resposta social.
A empreitada de requalificação do imóvel onde vai ficar a funcionar o CAES de Cantanhede incidirá em vários aspetos construtivos, tendo em vista a sua adaptação à função que passará a desempenhar.
O projeto da intervenção prevê a substituição de caixilharias, alterações ao nível do sistema de aquecimento, incluindo a colocação de painéis solares, e ainda trabalhos de beneficiação das coberturas e fachadas, além da criação de mecanismos para facilitar o acesso a pessoas de mobilidade reduzida e que permitam ganhos de eficiência energética e sustentabilidade futura.
Beneficiando de comparticipação financeira no âmbito do PRR, a obra será iniciada no mês de março, sendo o prazo de execução de 270 dias.

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo