quarta-feira, 22 de agosto de 2018

INÍCIO LUSA Maioria de angolanos na Alemanha vive da segurança social

Na Embaixada de Angola em Berlim estão registados cerca de 6.600 cidadãos angolanos e a maioria "não consegue emprego" e vive "com o apoio da segurança social", disse à Lusa o embaixador angolano.

O número de angolanos a residir na Alemanha "tem-se mantido estável", afirmou Alberto Correia Neto, acrescentando que a maior parte "tem mais de 40 anos". Neste retrato da comunidade, o diplomata acrescentou que "quadros superiores e empresários há poucos".

"Cerca de 70 a 80 por certo dos angolanos que vivem na Alemanha usufruem do apoio da segurança social. Muitos deles não conseguem arranjar um emprego", disse.

José Rocha foi um dos angolanos que na década de 1980 se mudou para Berlim, ao abrigo de um acordo de cooperação entre o Governo de Luanda e a ex-RDA (República Democrática Alemã), com o objetivo de receber formação profissional.
Com a reunificação da Alemanha acabou por voltar para a terra natal, Cabuta, no Cuanza Sul, mas "não havia emprego para ninguém". Regressou a Berlim, onde tirou o curso de bibliotecário na Universidade Livre. Trabalha há 25 anos na Biblioteca Universal e Científica da capital e é o vice-presidente da associação que reúne a comunidade angolana de Berlim e Brademburgo.

Lamenta que a comunidade "não tenha uma voz ativa" porque "está dividida" e refere que tem "saudades de uma estrutura unida, que possa defender os direitos dos angolanos".

"Há muitos angolanos indignados, alguns integram-se na comunidade alemã e já não se registam na embaixada", sublinhou José Rocha, que refuta os números oficiais, acrescentando que "há muitos angolanos a chegar à Alemanha".

Mas o angolano de 55 anos, a viver há 34 em Berlim, realçou que é "difícil encontrar emprego e muitos têm trabalhos que não são satisfatórios, por exemplo, nas limpezas", acrescentando que os angolanos podem "fazer mais, até porque muitos têm formação".

O representante da comunidade referiu que não foi convidado para participar no encontro entre o Presidente, que visita a Alemanha na quarta e na quinta-feira, e a comunidade angolana a residir no país.

E apontou o motivo: "Eu não tenho apoio por parte da embaixada porque não sou do MPLA, por isso não querem que esteja presente, mas tenho pena, gostava que ele se encontrasse com todos os angolanos, de todas as forças políticas".

José Rocha disse acreditar que o atual Presidente da República de Angola é "apenas um intermediário" e daqui a cinco anos haverá "um novo Governo e um novo Presidente".

"João Lourenço precisa do nosso apoio, mas o MPLA tem que nos dar a chance, Angola não pode ser refém desse partido", referiu o vice-presidente da associação que reúne a comunidade angolana de Berlim e Brademburgo, considerando que o atual Presidente "vai ficar na história como o homem que fez a transição entre a ditadura e um estado de direito".

Caso se torne possível um encontro com o chefe de Estado de Angola, José Rocha tem várias perguntas preparadas sobre o desemprego, por exemplo, ou o salário mínimo.

E rematou: "João Lourenço devolveu-nos a dignidade, mas isso não chega, há muito trabalho pela frente".

O Presidente angolano visita a Alemanha, depois das deslocações que efetuou à França e à Bélgica.

Em 2009, o antigo chefe de Estado de Angola José Eduardo dos Santos esteve na Alemanha e, em retribuição, a chanceler alemã, Angela Merkel, visitou Angola em 2011.

Fonte: DN


Seia recebe 4ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa amanhã mais uma edição do FICSE, um festival que dá voz a jovens talentos.
Em 2018 são 40 os participantes, de 13 nacionalidades diferentes, que procuram a sua sorte e reconhecimento, no único festival do género que se realiza na serra da Estrela.
Hungria e México são os países em estreia, num palco que também será preenchido pelas bandeiras da Arménia, Brasil, Bulgária, China, Lituânia, Malta, Moldávia, Polónia e Roménia. Portugal volta a congregar o maior número de participantes, com 14, cinco dos quais da cidade anfitriã – Seia.
Os participantes serão avaliados ao longo dos próximos dias, no decorrer das eliminatórias, pelo júri internacional do festival, que é constituído por personalidades com ligação ao mundo da música. Naturalmente, à medida que o festival avança, vai-se sentindo o acumular de emoções dos jovens talentos.
Melodia, timbre, ritmo, afinação, personalidade, presença… são um conjugar de atributos que destacam os melhores e ditam os finalistas. E serão estes que se apresentam ao público na Gala final, que acontece no sábado (dia 25), às 16h00 no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, e onde se conhecerão os grandes vencedores.
Mas, nem só de musicalidade vive o festival. Ao espírito competitivo inerente a este tipo de festivais, no contexto dos que acontecem na Europa, o evento representa também uma oportunidade de intercâmbio cultural, enriquecimento pessoal e troca de experiências e técnicas de interpretação musicais e coreográficas, proporcionado pelo contacto entre participantes de diferentes nacionalidades, dando igualmente espaço para visitar o concelho e a região, num programa cultural delineado em paralelo à competição.
Lusa

Sony te aconseja cómo capturar mejores fotos de noche


por Yesica Flores
Con el crecimiento del uso de Internet y redes sociales es muy común ver fotos espectaculares en cualquier lado, las cuales no son fruto de la casualidad, ya que si bien se requiere de suerte y paciencia para lograrlas, también se necesita del dominio del conocimiento de muchos factores, entre ellos una cámara que nos proporcione alta sensibilidad, estabilidad y sencillez en su manejo.
Para lograr las fotos deseadas sin necesidad de perderte en un mar de conceptos físicos de cómo se comporta la luz, los objetos y las personas, en Sony hemos recopilado una serie de tips que te ayudarán a comenzar a tomar mejores fotos, o en caso de que ya hayas comenzando, podrás mejorar tus próximas capturas que puedas presumir con tu familia o en tus redes sociales.
* Las escenas nocturnas en los viajes o desde ubicaciones pintorescas son muy populares. Para lograrlas debes seleccionar el Automático Superior en la cámara y fijarla a un tripié, con esto se obtienen fotos nítidas, incluso con velocidades de obturación pequeñas.
* Si buscas mayor definición usa la cámara en modo P y configura la sensibilidad ISO al valor más bajo posible. Aunque de esta forma se disminuirá más la velocidad de obturación, no tendrás que preocuparte de fotos borrosas, ya que la cámara está fija en el tripié. Es recomendable usar valores de ISO entre 100 e ISO 400.
* Si no cuentas con un tripié a la mano puedes apoyar tu cuerpo en una pared, poste o colocar la cámara en un barandal u otra superficie plana para que la cámara esté estable y se reduzca la distorsión. Si la cámara tiene la función de “temporizador” es recomendable usarla para evitar la distorsión al momento del disparo.
* Una vez que ya captures fotos nítidas y estables puedes comenzar a jugar con la luminosidad para obtener resultados increíbles, sobre todo en escenas donde hay luces artificiales, objetos iluminados con cielos nocturnos donde la cámara de manera automática promedia la iluminación y arroja fotos pálidas o planas, para ello se debe usar la función: “compensación de la exposición”, con la cual obtendrás magníficos resultados, ya sea subiendo o bajando la exposición.
* Otra función importante que te puede ayudar a obtener grandes imágenes es el balance de blancos, algunos modelos de cámaras ya tienen integrados algunos modos predeterminados, otras permiten hacerlo de manera personalizada.
* La cámara determina automáticamente el tono, por lo que puede reproducir los colores reales con fidelidad. Sin embargo, al realizar fotografías de escenas nocturnas de una ciudad, se pueden añadir tonos azulados, rojos o verdes, que dan resultados inimaginables, depende de tu gusto para reflejar las características de las luces artificiales, usa el balance de blancos para alterar los colores a tu estilo.
* En algunas situaciones las luces potentes de los edificios urbanos y de la iluminación tienden a aparecer blanquecinas en la imagen y los colores no se muestran tan vivos como deberían. En estos casos se puede ajustar la saturación hacia los valores positivos en los ajustes de forma que las luces sean más vivas y coloridas.
Estas recomendaciones son básicas para realizar buenas fotografías, pero hay un tip muy importante y es la práctica, así que agarra tu cámara Sony, comienza a tomar muchas fotos, obsérvalas, analízalas y vuelve a tomar y a tomar hasta que logres el resultado que deseas, para presumirlas y subirlas a tus redes sociales.

VAGOS: Reunião Ordinária Pública esta quinta-feira

A próxima reunião ordinária pública da Câmara Municipal de Vagos realiza-se, esta quinta-feira, dia 23 de Agosto, pelas 18:00 horas, no edifício da Junta de Freguesia de Ouca.
A CM Vagos relembra que estas reuniões decorrem nas terceiras quintas-feiras de cada mês, em horário e local a anunciar.
Pretende-se, com esta iniciativa, criar uma maior proximidade com os munícipes, permitindo aos mesmos a possibilidade de assistir e intervir nas reuniões.
Destacamos os seguintes pontos da ordem do dia da reunião:
  • Lei-Quadro da Transferência de Competências para as Autarquias Locais – Lei n.º 50/2018, de 16 de agosto
  • Defesa da Floresta Contra Incêndios – Manutenção de redes secundárias de faixas de gestão de combustíveis  – Aprovação da minuta do contrato de empréstimo
  • Delegação de competências
  • Subsídios
  • Isenção e redução de taxas
  • Acordo de colaboração para a colocação de recursos humanos no âmbito da implementação de serviços de apoio à família na Escola Básica de Fonte de Angeão para o ano letivo 2018/2019 – Proposta
  • Acordo de colaboração para a colocação de recursos humanos no âmbito da implementação de serviços de apoio à família na Escola Básica de Boa Hora para o ano letivo 2018/2019 – Proposta
  • Acordo de colaboração com a associação de pais e encarregados de educação da Escola Básica de Quintã para a colocação de recursos humanos no âmbito do programa de generalização do fornecimento de refeições para o ano letivo 2018/2019 – Proposta
  • Acordo de colaboração com o Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação para implementação do programa de generalização do fornecimento de refeições da Escola Básica de Calvão e Escola Básica de Quintã – Proposta
  • Acordo de colaboração com o Agrupamento de Escolas de Vagos para implementação do programa de generalização do fornecimento de refeições para os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico das Escolas Básicas Dr. João Rocha – Pai e de Lombomeão – Proposta
  • Acordo de colaboração com a Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André para transporte de refeições e apoio ao serviço de fornecimento de refeições – Proposta
  • Acordo de colaboração para parceria no âmbito da implementação das atividades de animação e apoio à família do programa de expansão e desenvolvimento da educação Pré-escolar para os alunos da educação Pré-escolar da Escola básica de Fonte de Angeão – Proposta
  • Acordo de colaboração para parceria no âmbito da implementação das atividades de animação e apoio à família do programa de expansão e desenvolvimento da educação Pré-escolar para os alunos da educação Pré-escolar – Proposta
  • Protocolo de colaboração para implementação das atividades de enriquecimento curricular
  • Infraestruturas da Parcela B do Parque Empresarial de Soza – 2.ª fase – Proc.º e15/2017 – Adjudicação
  • «Beneficiação da Estrada Florestal n.º 1» – Proc.º e14/17 – Contrato de empreitada de obra pública – Minuta – Aprovação
  • «Eixo para a competitividade – Entrada Sul da ZI Vagos» – Proc.º e16/17 – Contrato de empreitada de obra pública – Minuta – Aprovação
  • Intervenção do público

“Aldeia Segura, Pessoas Seguras”

No âmbito da implementação do Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, o qual visa contribuir para a promoção da resiliência e segurança das populações (mais informação em http://www.prociv.pt), e com o objetivo de fomentar um contacto privilegiado com todos os cidadãos, nacionais e estrangeiros, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disponibiliza o endereço de email: http://aldeiasegura@prociv.pt
Este endereço destina-se à apresentação, em português ou inglês, de opiniões e sugestões sobre o referido Programa.
Tendo em conta o elevado número de cidadãos estrangeiros residentes e que visitam o nosso País, a Autoridade Nacional de Proteção Civil garante ainda uma adequada articulação com a Associação Safe Communities Portugal, estrutura que apoia a comunidade estrangeira no nosso país, difundido avisos e medidas de autoproteção em diferentes línguas.

Pontes em Bioética na Ria de Aveiro

Novas espécies cavernícolas tornam Portugal referência na biodiversidade subterrânea

Portugal está na lista de 'hotspots' mundiais de biodiversidade subterrânea graças ao trabalho liderado pela investigadora Ana Sofia Reboleira, que permitiu descrever mais de 54 espécies novas numa década, triplicando o número de espécies cavernícolas conhecidas no país.
A investigadora guiou hoje uma dezena de visitas a 47 metros de profundidade, mostrando daí a maior sala subterrânea conhecida no país -- o Algar do Pena, na freguesia de Alcanede, concelho de Santarém - à cerca de uma centena de especialistas que participam na 24.ª Conferência Internacional de Biologia Subterrânea, a decorrer em Aveiro desde segunda-feira.
Na plataforma criada no interior desta gruta vertical (que desce até aos 82 metros de profundidade) encontram-se, em pequenas caixas, alguns dos "animais das cavernas" que podem ser vistos por quem visita a gruta e que estão disponíveis para experimentação, sendo a sua manutenção assegurada por alunos do agrupamento de escolas local, no âmbito do projeto "Citizens & Science", orientados por Ana Sofia Reboleira.
"Portugal é um dos poucos sítios do planeta em que, numa cavidade, temos mais de 20 espécies adaptadas à vida cavernícola. Isto é muito raro. Há muito poucos locais no planeta com estas características", afirmou.
No encontro que decorre na Universidade de Aveiro até sexta-feira, especialistas de todo o mundo debatem os impactos das alterações climáticas e das atividades humanas nos ecossistemas subterrâneos, cujas condições ambientais "muito estáveis" (ao longo do ano as variações de temperatura são muito reduzidas) estão "a enfrentar alterações incríveis a uma velocidade estonteante", frisou.
Para Ana Sofia Reboleira, se "a biodiversidade vale por si só" e "não precisa de nenhum argumento para ser uma coisa válida", também é verdade que estes organismos desempenham um papel fundamental na "purificação e manutenção da qualidade da água" subterrânea, que representa "97% dos recursos planetários de água doce disponível para o consumo humano imediato".
"A nossa água para beber praticamente vem toda de fontes, de nascentes, de captações subterrâneas, e estes animais vivem dentro destas massas de água", intervindo "nos ciclos e nos processos de reciclagem de matéria orgânica, de contaminantes, de bioacumulação e de remoção deste tipo de substâncias", frisou.
"Cada vez vivemos períodos de seca maiores, cada vez as reservas de água são menores e a exploração de água maior. Portanto, se continuarmos a contaminar estas massas de água, sem perceber quais os impactos de todas as nossas atividades à superfície nestes ecossistemas provavelmente vamos enfrentar problemas muito mais sérios do que aqueles que já temos atualmente", advertiu.
O Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta Algar do Pena (CISGAP) situa-se no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC), estrutura do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas que tem instalada, desde 2014, a Estação Subterrânea de Monitorização da Fauna Cavernícola de Portugal Continental (Troglobiário), numa parceria com Ana Sofia Reboleira, professora associada da Universidade de Copenhaga, no Museu de História Natural da Dinamarca.
No CISGAP é feita a monitorização em cativeiro das espécies da fauna cavernícola que povoam as grutas de Portugal Continental.
"Aqui, temos a oportunidade única de termos um espaço em que os animais estão nas suas próprias condições" e onde, controlando algumas dessas condições, é possível fazer experimentação, salientou Ana Sofia Reboleira.
A monitorização, alimentação, verificação da evolução e estado de saúde dos organismos é feita por alunos dos 5.º e 6.º anos que frequentam o Clube do Ambiente do Agrupamento de Escolas Afonso Henriques, num projeto que no próximo ano letivo vai abranger os 1.400 alunos dos vários ciclos, no âmbito da flexibilidade curricular.
"A doutora Sofia está na Dinamarca, fala com os alunos por Skype (...). Eles é que estão próximos. É a terra deles e faz todo o sentido", disse Helena Vieira, diretora do Agrupamento, sublinhando a formação dada pela investigadora e o apoio dos técnicos do PNSAC, bem como da autarquia, que disponibiliza o transporte.
Lusa

Mexicanos quieren conocer más sobre ciberseguridad


por Yesica Flores
* Según una encuesta de Mastercard, el 92% de los mexicanos se preocupa por el acceso o el robo de su información financiera y personal en línea
Casi todos los mexicanos desean saber cómo proteger su información personal y financiera en línea, según una encuesta de Mastercard publicada el día de hoy en el marco del Mastercard Cyber Security Summit México.
"En la economía digital actual, ser un consumidor inteligente va más allá de saber cómo ahorrar y gastar dinero; requiere también de practicar buenos hábitos cibernéticos", comentó Patricio Hernández, Vicepresidente Senior de Soluciones en Seguridad de Mastercard América Latina y el Caribe. "Los consumidores son conscientes de las amenazas de seguridad cibernética a su información personal y buscan acciones simples e inteligentes que puedan realizar para proteger sus datos en línea".
Según la encuesta, el 92% de los mexicanos se preocupa por el acceso o el robo de su información financiera y personal en línea y el 85% considera los ciberataques como la "nueva normalidad". Otro hallazgo muestra que más de la mitad (55%) de los mexicanos se siente impotente en relación a la seguridad en línea de su información personal y financiera. Por ello, el 96% mostro interés por tener mayor conocimiento de cómo proteger su información personal y financiera en línea.
Muchos mexicanos consideran un inconveniente el hecho de tomarse el tiempo para asegurar su información en línea. De ellos, el 39% dice que es una molestia mayor que estar en el tráfico, y el 36% consideran que es peor que realizar sus impuestos.
Sin embargo, los mexicanos están dispuestos a hacer sacrificios interesantes para mantener sus cuentas e información a salvo: más de la mitad (53%) renunciaría a las redes sociales para garantizar la seguridad de sus datos. El 22% dejaría el café, el 48% renunciará a 15 minutos de su día. Además, el 9% dejaría su automóvil y el sexo, y el 8% estaría dispuesto a dejar el trabajo de sus sueños para garantizar que su información personal y financiera esté segura en línea.
“Los resultados de la encuesta realizada por Mastercard nos ayudan a entender mejor el sentimiento de los consumidores mexicanos a cerca de la ciberseguridad. Refuerza la necesidad para la industria de implementar estrategias eficientes en conjunto con las instituciones financieras, comercios y gobierno para brindar soluciones que garanticen mayor seguridad y protección de la información del sistema digital para que los consumidores puedan realizar transacciones digitales rápidas, convenientes y seguras” agregó Patricio Hernández
La cibersegruidad es una de las grandes prioridades de Mastercard. La compañía desarrolla soluciones tecnológicas basadas en biometría pasiva e Inteligencia Artificial para anticipar el ciber fraude y robustecer el sistema digital de pagos del futuro.

Bombeiros de Coimbra avaliam legalização de viatura doada pelo Luxemburgo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC) aceitou uma viatura de combate a incêndios doada pela Embaixada do Luxemburgo, mas decidiu adiar a sua entrega formal, prevista para sexta-feira.
Resultado de imagem para Bombeiros de Coimbra avaliam legalização de viatura doada pelo Luxemburgo
“A AHBVC é, neste momento, apenas fiel depositária da viatura, tendo presente que não sabemos se, quando e em que condições, poderá ser legalizada”, afirma a associação em comunicado.
A direção da AHBVC, presidida por Henrique Fernandes, refere que a “entrega formal da viatura (…) terá de ser adiada para quando estiverem reunidas as condições legais e financeiras de legalização da mesma”.
A “entrega formal” do veículo, por intermédio da Associação dos Amigos dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (BVC), tinha sido “sugerida para o dia 24 deste mês”, mas a direção dos BVC optou pelo seu adiamento para outra ocasião, tendo informado disso o conselheiro da Embaixada do Luxemburgo.
“Foi deliberado dar início, de imediato, ao processo tendente à legalização da viatura, tendo presente que apenas foi entregue o certificado de matrícula no Luxemburgo e não qualquer documento de entrega, cedência ou venda, ainda que a custo zero, por qualquer entidade”, esclarece.
A direção da Associação Humanitária realça que o documento entregue pela Associação dos Amigos dos BVC “não provém da entidade que legalmente é proprietária do veículo”.
A viatura será sujeita às “inspeções técnicas necessárias à sua eventual legalização, face às suas condições operacionais, para verificação das mesmas e da sua conformação com as normas” e exigências legais em vigor.
“Urge, ainda, apurar quais os custos relativos à colocação da viatura em condições operacionais, em Portugal, e se a AHBVC dispõe dessas verbas, tendo presente os encargos assumidos com a aquisição da viatura nova, recentemente adquirida, e as obras do quartel, em curso”, adianta a AHBVC.
A entrega de uma viatura de combate a incêndios pela Associação dos Amigos, “sendo à partida uma iniciativa benemérita, causou constrangimentos à direção e à imagem pública da Associação Humanitária que muito custou a construir”.
Há dois meses, dirigentes da AHBVC reuniram-se com a Associação dos Amigos “solicitando informações detalhadas, incluindo o histórico de reparações da viatura, bem como a sua operacionalidade, a fim de avaliar a sua mais-valia” para a instituição de socorro.
Tais informações “nunca foram entregues”, lamenta a associação liderada por Henrique Fernandes, avisando que “situações como esta, de factos consumados, não se poderão repetir”.
Além de que a AHBVC “pode não ter condições financeiras para aceitar bens que acarretem encargos futuros, pelo que a direção terá que, previamente, os avaliar e validar”.
Entretanto, relativamente “a quaisquer futuras iniciativas” destinadas aos BVC, a Associação dos Amigos foi informada por escrito de que elas “só poderão ser implementadas após comunicação à direção da AHBVC e objeto de aprovação formal conjunta”.
“A direção deliberou proceder ao pagamento da fatura, referente ao transporte da viatura, apresentada pela transportadora em nome da AHBVC, no valor de 1.845 euros”, beneficiando de um donativo de 2.000 euros de uma empresa de Coimbra, ao abrigo da lei do mecenato.
Lusa

Fortinet alcanza nuevo hito en innovación con más de 500 patentes emitidas


por Yesica Flores 

El compromiso con la innovación le ha permitido generar tres veces más patentes que el competidor más cercano en IoT, OT, seguridad de red y tecnologías en la nube
Michael Xie, fundador, presidente y director de Tecnología de Fortinet
“Con base en la cantidad de patentes emitidas y en los resultados excepcionales en las pruebas de terceros, Fortinet es el líder indiscutible en innovación de ciberseguridad. Nuestro compromiso de ofrecer soluciones que aborden los problemas de ciberseguridad más complejos a los que se enfrentan los clientes en la actualidad se combina con nuestra inversión en investigación y desarrollo de soluciones que combaten las ciberamenazas del mañana. La innovación tecnológica está integrada en el ADN de Fortinet. Nuestra innovación sustantiva, rápida y relevante garantiza que Fortinet continúe entregado productos líderes en la industria que ayudan a nuestros clientes a seguir el ritmo de la transformación digital, mientras mantienen su seguridad a la vanguardia de las amenazas en constante evolución".

Resumen de noticias
Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global en soluciones de ciberseguridad amplias, integradas y automatizadas, anunció hoy que ha superado las 500 patentes emitidas.

• Fortinet posee 536 patentes emitidas en todo el mundo y 240 solicitudes de patentes pendientes adicionales, un récord entre proveedores de seguridad.
• Las patentes emitidas abarcan una amplia gama de tecnologías de ciberseguridad, que incluyen el Internet de las Cosas (IoT, por sus siglas en inglés), Tecnología Operacional (OT, por sus siglas en inglés), seguridad de red y nube, todo con el objetivo de ayudar a los clientes a mantenerse actualizados y seguros ante el cambiante panorama de amenazas.
La innovación en seguridad es fundamental para la transformación digital
La transformación digital está teniendo un impacto significativo en la tecnología, desde la toma de decisiones impulsada por datos hasta la adopción de la nube, la movilidad, y la explosión de dispositivos IoT. Esto conlleva a una creciente superficie de ataque y al aumento en cantidad de ciberataques, lo que impulsa a las organizaciones a reexaminar sus arquitecturas de seguridad a favor de un enfoque de estructura de seguridad abierta y multicapa para proteger sus redes.

Fortinet se ha anticipado constantemente a las amenazas y vulnerabilidades del futuro, creando soluciones antes de que estas amenazas surjan, en ocasiones incluso años antes, a través de productos innovadores como la plataforma de firewall de próxima generación FortiGate, la tecnología ASIC especialmente diseñada y el sistema operativo de seguridad FortiOS. La innovación es fundamental para la misión de Fortinet de ofrecer seguridad sin excusas, con soluciones patentadas diseñadas para ofrecer tecnologías de seguridad de redes abiertas, integradas y con visión de futuro que permitan adaptarse de forma dinámica y segura al cambio.
Algunas de las más recientes innovaciones patentadas por Fortinet incluyen desarrollos relacionados con:
• Automatización e inteligencia artificial (IA)
• Configuración de políticas de seguridad basadas en la nube
• Servicio de registro basado en la nube
• Protección de dispositivos del Internet de las Cosas (IoT)
• Analítica de seguridad
• Seguridad web y de correo electrónico
• Gestión de eventos e información de seguridad (SIEM, por sus siglas en inglés)
• Protección de sandboxing para puntos terminales
• Gestión de políticas de seguridad optimizada dinámicamente
• Autenticación de usuarios segura y automatizada de doble factor, utilizando servicios push

Productos líderes en la industria que se integran con terceros
Fortinet integra su tecnología patentada con soluciones de terceros a través del Fortinet Security Fabric. Actualmente, muchas organizaciones implementan una amplia gama de soluciones de ciberseguridad y redes que no interoperan entre sí, pero que tampoco pueden reemplazarse fácilmente. Para superar este desafío, Fortinet aprovecha la integración y orquestación abiertas basadas en interfaces de programa de aplicación (API, por sus siglas en inglés) para ofrecer una amplia protección y visibilidad a cada segmento de la red y los dispositivos, ya sean virtuales, en la nube o físicos. El compromiso de Fortinet con la innovación tecnológica y su capacidad para integrarse fácilmente con soluciones de terceros garantiza que los clientes puedan aprovechar la protección amplia y continua a través de toda la red desde el núcleo de la infraestructura y hasta en la nube.

Fundamento de innovación y compromiso con los clientes y con las pruebas independientes
Muchas de las innovaciones de Fortinet han sido desarrolladas en base a la retroalimentación de los clientes e incorporan características que abordan directamente los desafíos que enfrentan los clientes de Fortinet. Fortinet lleva su compromiso con la innovación un paso más allá y participa constantemente en pruebas y validaciones independientes para garantizar que sus tecnologías patentadas funcionen bien en entornos de la vida real. La creciente lista de soluciones validadas por terceros demuestra que los productos de Fortinet no sólo son innovadores, sino que también son efectivos y superan a la competencia.

Recursos adicionales
• Obtenga más información sobre la historia de innovación de Fortinet en el folleto corporativo.
• Lea más acerca del Fortinet Security Fabric y la tercera generación de seguridad de red.
• Inscríbase en los FortiGuard Threat Intelligence Briefs y el servicio de Inteligencia de Amenazas de FortiGuard.
• Siga a Fortinet en Twitter, LinkedIn, Facebook, YouTube e Instagram.

Fortinet Network Security Academy llega por primera vez a México en alianza con Universidad Anáhuac


por Yesica Flores
El programa educativo global de Fortinet busca formar profesionales certificados en ciberseguridad a través de alianzas con instituciones educativas locales
Fortinet® (NASDAQ: FTNT), líder global en soluciones de ciberseguridad amplias, integradas y automatizadas, anunció el lanzamiento en México de su programa de formación profesional Fortinet Network Security Academy (FNSA) en alianza con la Universidad Anáhuac. Con el objetivo de proveer una oportunidad única para capacitar en materia de ciberseguridad y certificar a los estudiantes de la universidad, libre de costo, la Universidad Anáhuac podrá ofrecer los cursos de Network Security Expert (NSE) nivel 4 de Fortinet en los 10 campus que posee la institución educativa.
La innovadora iniciativa de FNSA tiene como fin brindar una certificación en ciberseguridad a estudiantes de centros de enseñanza y universidades en todo el mundo para que puedan ingresar exitosamente al mercado laboral, al mismo tiempo que ayuda a cubrir la creciente demanda de profesionales especializados en temas de seguridad informática.
Universidad Anáhuac, una comunidad universitaria que impulsa el proceso de formación integral de sus estudiantes en una amplia gama de profesiones, es la primera institución educativa de México en adoptar este programa y formar una alianza estratégica con Fortinet para ayudar a cerrar la brecha de habilidades en el creciente campo de la ciberseguridad.
De acuerdo a Eduardo Zamora, director de Fortinet México: “Frente a un panorama de amenazas cada vez más hostil, las empresas mexicanas se encuentran con dificultades al buscar el talento necesario para implementar y operar sus soluciones de seguridad, las cuales son críticas para la continuidad del negocio en la actualidad. Con esto en mente, Fortinet se compromete a brindar un apoyo óptimo a instituciones educativas para proveer las herramientas necesarias, desde equipos virtuales y guías hasta instructores capacitados por nuestro equipo, para fomentar la formación adecuada de la próxima generación de profesionales de ciberseguridad".
Los cibercriminales están evolucionando y haciendo uso de los avances de la tecnología para incursionar en nuevas técnicas de ciberataques, que les permiten explotar vulnerabilidades que se presentan en las redes de empresas y organizaciones de todo tipo. Los datos del recién publicado Informe sobre Panorama de Amenazas Global de Fortinet revelan que el número de detecciones únicas de exploits creció más del 11% en el primer trimestre del 2018, además de señalar una prevalencia de malware y cryptojacking significativa en América Latina.
El programa educativo FNSA surge a partir de la detección de algunas carencias que presenta el mercado a nivel global como el escaso personal capacitado en temas de ciberseguridad y el poco contenido en materia de seguridad que existe en los centros de estudios tradicionales. El programa de capacitación de Fortinet busca también retener el talento para capacitarlo y entregarlo al mercado laboral, ayudando a suplir la alta demanda que tienen las empresas de profesionales especializados en ciberseguridad, tanto en México como a nivel global.
“Como una universidad de excelencia, somos conscientes de la importancia de la formación en nuevas tecnologías, siendo una de ellas la ciberseguridad. Formar esta alianza con Fortinet es muy importante para nosotros porque cada estudiante de nuestros cursos no solo aprenderá cómo configurar equipos para proteger los entornos actuales de redes, sino que se llevará un conocimiento para su vida cotidiana y formará parte de un cambio cultural en el área de ciberseguridad que abre las puertas laborales a los jóvenes”, dijo José Valdez, CIO de la Red de Universidades Anáhuac.
Tras culminar el programa de FNSA, los estudiantes de Universidad Anáhuac contarán con el conocimiento líder de la industria, respaldado por una reconocida certificación profesional internacional como un importante diferencial para su carrera. Mayor información sobre Fortinet Network Security Academy se encuentra disponible aquí.
La relación de Fortinet con la Universidad Anáhuac lleva más de 8 años. Además de la alianza para ser sede de los cursos de FNSA, la Universidad Anáhuac eligió a Fortinet para asegurar las redes de sus dependencias en México. La institución educativa ha desplegado los Firewall de Próxima Generación FortiGate en sus diez campus a lo largo del país.
“Fortinet nos provee una plataforma consolidada de seguridad que permite dinamismo en la confluencia de datos y una mayor disponibilidad de la red, ayudándonos a ofrecer un entorno de calidad para nuestra Comunidad y sobre todo un ambiente tecnológico seguro”, agregó Valdez.

Hospital da Figueira da Foz cifra adesão à greve de enfermeiros em 62,7%

A administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) cifrou hoje a adesão à greve dos enfermeiros naquela unidade de saúde em 62,7%, percentagem próxima dos 66% anunciados pela estrutura sindical que convocou a paralisação.
Resultado de imagem para Hospital da Figueira da Foz cifra adesão à greve de enfermeiros em 62,7%
Em comunicado enviado à agência Lusa, a administração do HDFF diz que no turno da manhã a adesão à greve dos enfermeiros foi de 62,69% e que das cinco cirurgias programadas foi realizada uma.
"Estão agendadas 408 consultas, prevendo-se que se realize a maioria das consultas", indica ainda o comunicado.
Já sobre o "silêncio absoluto" da administração, denunciado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), como resposta a três pedidos de reunião realizados, José Albino e Silva, presidente do conselho de administração do HDFF, alega que este, à data do primeiro pedido, em junho, optou "por aguardar mais algum tempo", uma vez que assuntos como a contratação de enfermeiros tinham a sua resolução "em curso".
Já à data do segundo pedido de reunião, em julho - houve um terceiro pedido, de acordo com o SEP, já em agosto - a administração argumenta que "estaria para breve a nomeação do futuro conselho de administração" da unidade de saúde, "o que de certa forma e por motivos óbvios inviabilizou de imediato a reunião com o órgão de gestão ainda em funções".
Na nota, embora mantendo a posição de "não reunir agora" com o SEP, José Albino e Silva diz ter enviado ao sindicato, na terça-feira, um conjunto de esclarecimentos sobre as questões que motivaram a greve, entre as quais estão o descongelamento das progressões na carreira ou a contratação de mais profissionais de enfermagem.
No comunicado, a administração do HDFF explica que "pediu efetivamente 15 enfermeiros e não 11 [como alegou o sindicato] tendo sido recrutados no mês de julho sete enfermeiros. Entretanto, foram já autorizadas mais duas contratações, aguardando-se autorização da tutela para contratar os restantes", argumenta.
Acrescenta que a unidade de saúde "tem vindo a reforçar o quadro de pessoal, nomeadamente de enfermagem", e que no final de agosto o HDFF "terá no quadro de pessoal 207 enfermeiros que, em número absoluto e relativo, é o maior número de profissionais de enfermagem no hospital da Figueira desde o ano de 2011".
Já sobre o descongelamento das progressões na carreira, o administrador alega que ele "foi efetuado, abrangendo até ao momento 127 enfermeiros em regime de contrato de trabalho em funções públicas".
O descongelamento, segundo José Albino e Silva, foi efetuado com reposicionamento remuneratório de 25% retroativo a janeiro de 2018 e processado desde abril, a que acrescem outros 25% a partir de 01 de setembro.
De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a greve agendada hoje noHDFF teve uma adesão de 66% no turno da manhã, resultando no encerramento do bloco operatório, com exceção de uma cirurgia oncológica, disse fonte sindical.
Lusa

Sabe onde fazer a sua dádiva de sangue em Aveiro?


Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.


Marialvas: Plantel será apresentado sexta-feira


Pelas 22:00 horas...

Hora de Fecho: "Cheguei à JCP pela lista telefónica" /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
João Ferreira diz que ser eurodeputado e vereador não são tarefas para a vida, mas não diz até quando fica. Fala dos limites da Geringonça. Da evolução de Cuba e Coreia. E do populismo no Sporting.
Quanto a indemnizações pagas e provisionadas, 1,7 milhões de euros referem-se a danos em habitações e 269 mil euros a danos em estabelecimentos comerciais e industriais.
A medida surge da recomendação de um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para estudar a requalificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. "É um ato fácil".
A polémica entre Asia Argento e Jimmy Bennett tem mais um episódio. Foi divulgada uma fotografia íntima de quando o ator teria 17 anos e Argento 37.
Sporting respondeu à providência cautelar apresentada pelo ex-líder Bruno de Carvalho explicando não só o desprovimento de razão mas também as consequências que teria no adensar da crise do clube.
A viúva de José Afonso mostrou-se surpresa com a proposta de trasladação dos restos mortais do músico para o Panteão Nacional, tornada pública na terça-feira pela Sociedade Portuguesa de Autores.
Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, diz que Trump o mandou pagar pelo silêncio de duas mulheres com quem teria tido casos. "Participei nesta conduta com o objetivo de influenciar a eleição".
Paul Manafort, histórico lobista republicado que chegou a dirigir da campanha presidencial de Donald Trump, foi condenado por oito crimes de fraude fiscal e fraude bancária.
Richard Chapelow, o britânico que desapareceu numa barragem de Ourique, estava a passar férias com a família de Jon Hunt, um magnata do imobiliário do Reino Unido. As buscas ainda estão a decorrer.
Depois de um ano de 2017 com apenas cinco ocorrências, nenhuma delas mortal, este ano já está marcado com seis vítimas fatais pela prática de saltos de varandas em pisos elevados.
Com o colapso da ponte em Génova soaram os alarmes na Europa sobre o estado, manutenção e investimento nas infraestruturas. Os especialistas concluem: existem problemas a resolver. 
Opinião

Rui Ramos
Ao tentarem criar um tabu sobre as migrações, as elites europeias criaram Marine Le Pen, Gert Wilders e os outros. Talvez a voz deles não chegue ao céu, mas já quase chegou ao Web Summit.

Helena Matos
A Vogue diz que na próxima estação as sobrancelhas serão finíssimas. Nós antecipamos as tendência da política: vai usar-se o fascismo obrigatório e o básico dos básicos continuará a ser o "Bloco quer"

Paulo Trigo Pereira
Liberalismo e qualidade da democracia é o que separa a Web Summit do Bloco de Esquerda. No BE uns não são democratas liberais, outros serão, mas acham que a democracia é vulnerável. 

João Marques de Almeida
Uma conversa em Belém. Outra na São Caetano à Lapa. E um telefonema por causa da Web Summit. Não se assustem: qualquer semelhança entres estes episódios e a realidade é pura coincidência. 

Alberto Gonçalves
Para o Bloco de Esquerda, que passa o tempo a sugerir proibições, tudo o que abomina é “fascista”: eu, você, dois terços do eleitorado, quatro quintos do Ocidente, nove décimos do mundo democrático...
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa