quinta-feira, 7 de março de 2024

Câmara Municipal de Aveiro novamente distinguida com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos

 Câmara Municipal de Aveiro novamente distinguida com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi distinguida pela ERSAR - Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos, pela terceira vez, com o Selo da Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos (ao consumidor), referente à avaliação do serviço no ano de 2022. Um prémio atribuído apenas a seis entidades em todo o País, distinguindo a CMA entre as mais de 300 entidades gestoras existentes a nível nacional.
A decisão foi comunicada esta quarta-feira, 06 de março, no âmbito das Conferências de Março da ERSAR, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.
Para a atribuição de cada Selo, tal como definido no regulamento da iniciativa, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos diversos ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
O júri, assessorado por uma Comissão Técnica interna da ERSAR, para recolha, processamento e fornecimento de informação e prestação dos esclarecimentos necessários, procedeu à seleção das entidades distinguidas com a atribuição de um Selo.
Esta distinção vem sublinhar o trabalho muito positivo que a CMA tem executado em conjunto com a VEOLIA Portugal S.A., desde o dia 01OUT18, momento em que deu início ao contrato em vigor de Prestação de Serviços de Limpeza e Recolha de Resíduos Urbanos a Destino Final.
A distinção reconhece o desempenho que esta Câmara Municipal tem tido na melhoria contínua da gestão de resíduos urbanos, proporcionando mais e melhores serviços nesta área, e que tiveram novos impulsos nos últimos anos com a entrada em funcionamento do Ecocentro Municipal em 2022, do arranque da recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos no canal HORECA e da promoção da compostagem doméstica em 2023. A reformulação da prestação de serviços de recolha, transporte e tratamento de resíduos urbanos indiferenciados é uma aposta ganha, em todos os sentidos, nos aspetos qualitativos e financeiros.
A atribuição destes Selos e do Prémio de Desempenho por parte da ERSAR visa também sensibilizar as entidades gestoras Intermunicipais e Municipais para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.


*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Turismo do Centro congratula-se por vitórias da região em prémios de turismo em Berlim


Projetos “Passadiços do Mondego” e “A Última Rota da Transumância em Castro Daire” distinguidos nas categorias de Desenvolvimento Turístico e Cultura e Tradição.
Dois projetos do Centro de Portugal foram distinguidos, na noite de ontem, na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo a nível mundial. Os Passadiços do Mondego e "A Última Rota da Transumância em Castro Daire" destacaram-se nas respetivas categorias, sendo premiados ontem à noite numa cerimónia na capital alemã.
A Turismo Centro de Portugal orgulha-se de felicitar os municípios da Guarda e de Castro Daire por estas conquistas, que refletem o compromisso da região com o desenvolvimento turístico e a sustentabilidade.
Passadiços do Mondego vencedores nos World Travel Awards

Os "Passadiços do Mondego" conquistaram o prémio de "Projeto Líder de Desenvolvimento do Turismo 2024" na Gala Europeia dos World Travel Awards, realizada no The Ritz Carlton, em Berlim. Este é um marco histórico, uma vez que é a primeira vez que um projeto da região Centro vence estes prestigiados prémios, considerados os "Óscares" do Turismo.
Inaugurados em novembro de 2022, os Passadiços do Mondego oferecem um percurso de 12 quilómetros num território que integra o Parque Natural da Serra da Estrela e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, destacando-se por um percurso de 12 quilómetros entre cascatas, levadas e moinhos. Desde a sua abertura já passaram por esta atração turística mais de 130 mil pessoas.

Última Rota da Transumância em Castro Daire vence nos Destinos Verdes

"A Última Rota da Transumância em Castro Daire" foi reconhecida como uma das histórias mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável, nos "Green Destinations - Top 100 Story Awards" (“Destinos Verdes – Prémios Top 100 Histórias”), também revelados no ITB Berlim. Estes prémios destacam as iniciativas mais inspiradoras para o desenvolvimento do turismo sustentável, a partir das histórias submetidas à competição anual em diversas categorias.

O Município de Castro Daire conquistou o 1.º lugar na categoria "Cultura e Tradição", com a história que incide na recriação anual da tradição ancestral da transumância, em que os rebanhos e os seus pastores se deslocam entre a Serra da Estrela e a Serra do Montemuro. Este ano, o evento “A Última Rota da Transumância” terá lugar nas datas de 24 a 30 de junho, com a recriação da subida à Serra, e a 24 de agosto, com a descida da Serra.

Dois símbolos da inovação da região

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, felicita os municípios vencedores. “Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento internacional alcançado pelos Passadiços do Mondego e por 'A Última Rota da Transumância em Castro Daire'. Estes prémios distinguem não apenas os projetos em si, e o esforço dos seus municípios, mas são, cada vez mais, dois símbolos da dedicação, inovação e sustentabilidade que caracterizam a oferta turística da região Centro de Portugal”, elogia.

“Parabéns aos municípios da Guarda e de Castro Daire por este feito extraordinário e por proporcionarem experiências únicas para os visitantes. A Turismo Centro de Portugal congratula-se com estas conquistas notáveis e reafirma o seu compromisso em promover a região como um destino turístico de excelência”, conclui Raul Almeida.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Cantanhede | Biblioteca Municipal promove iniciativa À minha espera existe um livro

 
Durante o mês de fevereiro, a Biblioteca Municipal deu início ao projeto À minha espera existe um livro. A atividade é dirigida aos utentes da Biblioteca Municipal, de qualquer idade, que em cada semestre do ano em ponderação, registem o maior número de requisições de livros.
No projeto À minha espera existe um livro, a Biblioteca Municipal apura quais os utentes, que durante cada semestre do ano em ponderação, no caso, 2023, requisitaram maior número de livros. De forma a promover o interesse junto de todos os leitores, a iniciativa comtempla utilizadores de quatro faixas etárias: com idades até aos 6 anos, dos 7 aos 12, dos 13 aos 17 e a partir dos 18 anos, selecionando três vencedores por categoria. Posteriormente, é atribuído um prémio, simbólico, constituído por um saco com uma estampa da imagem do projeto, um caderno de escrita e uma esferográfica.
Os vencedores do primeiro semestre de 2023 foram: Lina de Noronha, Mafalda Lei e Pedro Catarino, na categoria até aos 6 anos; Diogo Corte-Real, Simão Maia e Tomás Cravo, na categoria 7 aos 12 anos; Emília Lourenço e Mafalda Barreiros (ex-aequo), Ana Faim e Pedro Castelo-Branco (ex-aequo), Anna Maia e Francisco Baptista (ex-aequo), na categoria 13 aos 17 anos; António Gomes da Cruz, Jorge Aurélio Carvalho e Sara Isabel Monteiro (ex-aequo) e Maria Isabel Lourenço, na categoria mais de 18 anos.
A partir do mês de março, os vencedores serão convidados a deixar uma sugestão de leitura, a partir dos livros que mais apreciaram entre as várias publicações lidas, e essas propostas figurarão nas salas da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Entre outros objetivos, a iniciativa visa incentivar hábitos de leitura, estimular a participação cultural da comunidade que frequenta o equipamento cultural, através de sugestões literárias. O projeto visa, ainda, rentabilizar economicamente a coleção da Biblioteca Municipal, auxiliando na redução dos gastos das famílias, contribuir para a diminuição da pegada ambiental destes utilizadores e manifestar reconhecimento pela fidelidade destes frequentadores da unidade cultural.

No dia 6 de março. Tecelagem de Almalaguês foi o mote para a sessão das Tardes Comunitárias

 
Cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes, ontem, dia 6 de março, no auditório da Biblioteca Municipal, a assistir à sessão das Tardes Comunitárias, subordinada ao tema Vamos falar sobre Tecelagem de Almalaguês. Integrado no projeto Tardes Comunitárias: Dar Mais Vida Aos Anos, a apresentação da inicativa esteve a cargo de elementos que integram a Associação Herança do Passado, localizada em Almalaguês.
Ao longo da sessão, as convidadas tiveram oportunidade de partilharam informações sobre este ofício artesanal com séculos de história, com muita tradição na região de Coimbra, salientanto a sua importância económica, influência que tiveram na indumentária das mulheres locais e a preponderância etnográfica para a comunidade da região de Almalaguês, em particular para as mulheres tecedeiras.
Na sua intervenção, Maria Emília Pereira, presidente da Associação Herança do Passado de Almalaguês, salientou a “
importância de divulgar estes verdadeiros tesouros e a forma de os produzir artesanalmente, para que a arte nunca se perca, ganhe nova vida e perdure no tempo”.
A dirigente cultural acredita que “a manutenção desta arte ancestral e secular permite manter tradições, usos e costumes idos, que cada vez mais estão a cair no esquecimento, e que, associações como a nossa fazem questão de preservar, enquanto património local, regional, e até mesmo nacional”, concluiu.
A sessão contou ainda com testemunhos das tecedeiras Fernanda Balaus, Graça Patrício, Licínia Lindo e das estagiárias Adriana e Leonor, verdadeiras embaixadoras da história da tecelagem de Almalaguês. As artesãs recriaram alguns momentos em que, outrora, as toalhas e toalhetes de Almalaguês eram habituais na vida quotidiana: na entrega do farnel aos trabalhadores agrícolas, levado pelas mulheres e comidos na “fazenda”; na Romaria à Senhora da Alegria, que ocorria no domingo de Pascoela e na tradição da oferta do arroz doce, confecionado pelos pais dos noivos e entregue, porta a porta, nas casas da aldeia, numa canastra, pelas amigas dos noivos.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir à execução de um tecido confecionado através de tear manual que se encontra em exposição na Biblioteca Municipal. A ação encerrou com uma degustação de alguns produtos gastronómicos típicos da região de Almalaguês, designadamente arroz-doce, merendeiras e jeropiga.

Sobre a Associação Herança do Passado
A Associação Herança do Passado foi fundada por tecedeiras da região de Almalaguês, em março de 2008 e localiza-se na Escola Primária de Anaguéis, a Norte da mesma localidade. A instituição tem como prioridade a preservação da arte da tecelagem de Almalaguês que, ao longo dos anos, tem vindo a perder-se, muito por culpa das novas tecnologias de fabricação.
A Associação Herança do Passado pretende manter viva esta tradição artesanal tão antiga e rica em história, divulgando-a por todo o país, em feiras de artesanato e em outros locais públicos, podendo ser visitada por todos aqueles que queiram conhecer esta arte secular. Paralelamente, realizam-se neste espaço cursos de formação de artesanato, mas, também, de formação geral, dirigidos a toda a comunidade, numa perspetiva de promover a formação contínua ao longo da vida, respondendo às necessidades das comunidades locais. A Associação incentiva, igualmente, a frequência do espaço pelos munícipes mais velhos, com o objetivo de facilitar a partilha e o intercâmbio dos seus saberes e vivências culturais, com os mais jovens, contribuindo desta forma para a transmissão e perduração da herança cultural desta comunidade. Aqui funciona, também, a ofi­cina de tecelagem, aberta diariamente, proporcionando a todos que queiram aprender, a oportunidade de executar uma peça tecida em tear manual.


Castelo de Paiva participou com cinco equipas. LIGA BOCCIA SÉNIOR DO INATEL 2024 ARRANCOU COM JORNADA EM PAREDES

A 1ª prova da 𝗟𝗶𝗴𝗮 𝗕𝗼𝗰𝗰𝗶𝗮 𝗦𝗲́𝗻𝗶𝗼𝗿 𝗜𝗡𝗔𝗧𝗘𝗟 𝟮𝟬𝟮𝟰, realizou-se ontem no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, no concelho de Paredes, e o município de Castelo de Paiva voltou a participar neste evento desportivo, garantindo a participação das delegações da ARPIP-Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, Centro Social de Real, Centro Social de Sardoura e a ACUP- Associação dos Combatentes do Ultramar Português, todas instituições de solidariedade social localizadas no concelho.
Estiveram representados nesta jornada inaugural, os Municípios de
Paredes, Gondomar, Penafiel, Vila Nova de Gaia, Baião, Felgueiras, Matosinhos, Sto Tirso, Lousada, Braga e Resende
A competição realizou-se da parte da manhã e, no final, houve a habitual entrega de prémios, por parte da Câmara Municipal de Paredes, tendo pontuado os quatro primeiros classificados e receberam prémios as três primeiras equipas desta prova, marcando presença o representante do Inatel e representantes municipais e das associações presentes.
Em termos de classificações, o 1º lugar foi garantido pela equipa de Paredes 3, 2º Famalicão 1, com a equipa de Lousada 2 a assegurar o terceiro lugar do pódio, e Paredes 1 na quarta posição da geral, tendo participado nesta prova 262 jogadores, sendo que a 2ª jornada desta liga será disputada a 27 de Março, no Município de Lousada.



A Liga Boccia Sénior INATEL já conta com mais de duas centenas de inscritos, refletindo o interesse e o entusiasmo da comunidade pela prática desta modalidade. Este é um projecto inovador que visa promover o envelhecimento activo através da prática de exercícios físicos e do convívio, ao mesmo tempo em que destaca a modalidade do Boccia.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Proença-a-Nova | Município apresenta propostas desportivas para as férias da Páscoa

 

Está preparado mais uma edição do programa desportivo Páscoa a queimar, que arranca a 25 de março. Aulas de hidroginástica e Aquafit Base, torneios de miniténis, badminton, voleibol, ténis de mesa e basquetebol, Passeio de BTT são algumas das propostas.
A primeira atividade é um torneio de badminton destinado a crianças a partir dos 6 anos, no dia 25, seguindo no dia 27 o Jogo do 31 (basquetebol)), o torneio de voleibol (para maiores de 10 anos) e de mini ténis (dos 6 aos 14 anos), a 1 e 2 de abril, respetivamente. A 3 de abril irá acontecer um passeio de BTT com concentração às 09h30 no pavilhão gimnodeportivo para maiores de 10 anos. Para terminar este programa, o torneio de ténis de mesa, também para maiores de 10 anos) no dia 4.
Estão ainda disponíveis aulas de hidroginástica e aquafitbase (a 26 de março e 4 de abril) e aulas de hidro sénior (a 28 de março e 2 de abril), que são uma ótima oportunidade para experimentar estas atividades para quem nunca contactou com as estas modalidades.
Todas as atividades são gratuitas e, com exceção das aulas de hidroginástica e hidro sénior, necessitam de inscrição obrigatória até ao dia útil anterior e que pode ser feita online. As atividades realizam-se com um mínimo de 4 participantes e é obrigatório trazer um par de ténis limpos para os torneios que acontecem no pavilhão municipal. No caso das aulas de aquafit base, estão limitadas a 10 participantes.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


ERSAR atribuiu à empresa municipal dois Selos de Qualidade INOVA-EM distinguida pelos serviços de abastecimento público de água e gestão de resíduos urbanos

 
A INOVA-EM foi distinguida pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com dois Selos de Qualidade, nas categorias de serviço de abastecimento público de água (ao consumidor) e serviço de gestão de resíduos urbanos (ao consumidor).
Os prémios foram entregues esta quarta-feira, 6 de março, em Lisboa, no decorrer da cerimónia solene de atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”.
As distinções, em diferentes categorias, têm por base um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores e consistem na atribuição de Selos de Qualidade pelo cumprimento dos critérios identificados no regulamento da iniciativa.
Para o efeito, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos diversos ciclos de regulação. Seguiu-se uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.
Para Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, “estas distinções são muito importantes pois representam o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido, por vezes invisível, de uma vasta e competente equipa, assim como o compromisso contínuo com a qualidade e a melhoria dos serviços prestados para beneficio da comunidade”.
Embora o objetivo da INOVA-EM não seja os prémios, Pedro Cardoso enfatiza que “estes têm tanto mais valor se levarmos em conta que a empresa municipal presta serviço num território que se estende por 400Km2, servindo 165 localidades de 14 freguesias”.
Os prémios e selos dos Serviços de Águas e Resíduos são uma iniciativa da ERSAR, que conta com um júri representativo do setor e é organizada em parceria com o jornal Água e Ambiente.


*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Escola das Artes lança Formação internacional especializada em Pós-Produção para Cinema. Mark Mangini, designer de som e vencedor de dois óscares, será um dos tutores

 Claire Atherton (referência internacional da Montagem para Cinema), Mark Mangini (vencedor de 2 Óscares da Academia e 6 nomeações para Óscares), Mariana Gaivão (realizadora, montadora e coordenadora do curso), Paulo Américo (um dos mais reputados coloristas de cinema em Portugal), Ricardo Ferreira (especialista de Efeitos Visuais premiado com 2 Óscares), Vasco Carvalho (especialista em design de som em Portugal) e Alexander Gerner (especialista em Estética de Generative A.I. nas Artes) são os tutores da nova formação em Pós-Produção de Cinema lançada pela Escola das Artes, da Universidade Católica no Porto. O objetivo: preparar futuros profissionais de cinema e audiovisual para um trabalho inovador e de vanguarda nas várias áreas de pós-produção, elevando a sua aprendizagem e prática aos mais altos padrões contemporâneos.
O desenvolvimento de conhecimentos e competências sobre pós-produção acompanhará a construção de uma consciência teórico-prática, com o objetivo central de preparar os participantes para uma colaboração criativa aprofundada com os autores dos filmes, acompanhando tanto as mais conceituadas metodologias como as mais recentes tendências da indústria nesta área,” refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
 
Como aprender e ensaiar o pensamento criativo a par do domínio técnico na Pós-Produção? “Neste curso, o exercício prático da Montagem de Imagem, do Desenho e Montagem de Som,
 
dos Efeitos Visuais e do Grading, será feito a partir do material bruto de longas-metragens contemporâneas, em ambiente real, ensaiando e testando metodologias de trabalho, da organização e primeiro visionamento ao último corte, assim como o pensamento dramatúrgico, rítmico, espacial e temporal necessário às questões tanto técnicas quanto profundamente criativas que cada uma destas etapas coloca ao montador de imagem, som, artista VFX ou colorista”salienta Mariana Gaivão, coordenadora do curso especializado de Pós-Produção de Cinema, da Escola das Artes.
 
O curso será lecionado por docentes da Escola das Artes e por tutores convidados, nacionais e internacionais, com reconhecida experiência e trabalho de referência nas diferentes áreas afetas à Pós-Produção. Entre eles incluem-se: Claire Atherton, referência internacional na montagem de cinema que foi colaboradora próxima de Chantal Akerman e montadora de filmes de outros realizadores como Éric Baudelaire ou Wang Bing; Mark Mangini, designer de som, vencedor de dois Óscares da Academia de Hollywood com Dune e Mad Max Fury Road, e nomeado outras seis vezes pela Academia em filmes como Blade Runner 2049, Star Trek I, IV e V, O Quinto Elemento e Gremlins; Mariana Gaivão, coordenadora do curso, programadora de cinema, realizadora e montadora de filmes de realizadores como Marco Martins e João Pedro Rodrigues, exibidos em festivais como Cannes, Berlim, Veneza ou Locarno; Paulo Américo, um dos mais reputados coloristas de cinema em Portugal, com mais de 15 anos de experiência e participação em cerca de uma centena de filmes; Ricardo Ferreira, especialista de efeitos visuais que integrou a equipa que venceu dois Óscares de Melhores Efeitos Visuais com Interstellar (2015) e Ex-Machina (2016); Vasco Carvalho, designer de som com mais de 20 anos de experiência que trabalhou no desenho e/ou mistura de som de mais de 60 filmes, muitos deles exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais; e Alexander Gerner, especialista em estética de Generative A.I., incluindo as suas aplicações à arte e aos media, num momento de transição tecnológica prestes a revolucionar toda a prática de criação visual.
A formação vai decorrer entre abril e setembro, em regime pós-laboral.
 
Fernanda Teixeira

 

Silves | INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “FÉRIAS SUPER FIXE – PÁSCOA 2024” ABREM A 11 DE MARÇO

 Tem início no dia 11 de março o período de inscrições para o programa de ocupação de tempos livres “Férias Super Fixe – Páscoa”. As mesmas deverão ser efetuadas online, até ao dia 15 de março, no portal do Município de Silves em: https://www.queroir.pt/ferias-super-fixe---pascoa-2024
Posteriormente, será aberto um segundo período de inscrições entre 16 a 20 de março, caso ainda existam vagas disponíveis.
As inscrições incluem a oferta de transporte (na EB 2,3 de Armação de Pêra, Junta de Freguesia de SB Messines, Junta de Freguesia do Algoz e nas Piscinas Municipais de Silves), almoço, seguro, t-shirt e acompanhamento de técnicos e monitores qualificados para as várias atividades previstas. O programa decorrerá na primeira semana entre os dias 25 de março e 28 de março e na segunda semana entre os dias 1 de abril e 5 de abril.
Os participantes deverão utilizar equipamento adequado para as atividades (que decorrerão das 9h00 às 17h00), nomeadamente a t-shirt das “Férias Super Fixe”, fato de treino ou calções, sweatshirt e ténis. Em dia de atividades aquáticas é necessário fato de banho, touca, toalha e chinelos. Também deverão acompanhar-se de um lanche para o meio da manhã e da tarde e água.
Do programa de atividades fazem parte as seguintes iniciativas: jogos pré-desportivos, natação, hip hop, cinema super fixe, workshop escalada e visita ao Zoo de Lagos.
O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt  são os contactos disponíveis para recolha de informações adicionais.
O programa é dirigido a crianças dos 6 aos 12 anos residentes no concelho de Silves.

Município de Cantanhede cancela simulacro de incêndio rural

 

Foi cancelado o simulacro de incêndio rural previsto para hoje, às 15h00, na localidade do Espinheiro, no âmbito da Semana da Proteção Civil e do programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, devido às condições meteorológicas adversas.

A decisão foi tomada pela Câmara Municipal de Cantanhede, no seguimento do aviso amarelo para precipitação emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

MUNICÍPIO DE SILVES REPAVIMENTOU ARRUAMENTOS EM ARMAÇÃO DE PÊRA

 O Município de Silves concluiu recentemente as obras de repavimentação da rua Maria José Correia, rua Álvaro Gomes e rua Henrique Gomes na Vila de Armação de Pêra, num investimento que ascendeu a 41 mil euros.
A intervenção integra-se na estratégia de requalificação do espaço urbano em todo o concelho, melhorando o ambiente, as acessibilidades e a mobilidade dos cidadãos.


Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos vai juntar 1800 alunos de todo o país em Aveiro

 No dia 14 de março, vai realizar-se na Universidade de Aveiro (UA) a grande final do 17º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que reunirá 1800 alunos dos Ensinos Básico e Secundário vindos de todo o país. O evento acontece na data em que se celebra o Dia Internacional da Matemática e o Dia do Pi.
Esta competição é promovida anualmente, desde 2004, pela Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Agência Ciência Viva. Pelo segundo ano consecutivo, a organização local é assegurada pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, do Departamento de Matemática da UA e do Projeto Matemática Ensino (PmatE).
Neste campeonato disputar-se-ão seis jogos (Cães & Gatos, Rastros, Produto, Dominório, Atari Go e Nex), distribuídos por doze categorias. Para esta edição do Campeonato, estão inscritos 1800 alunos, de 322 escolas do Ensino Básico e Secundário de todo o país.
Ao longo de todo o dia, das 9h00 às 17h00, o Pavilhão Aristides Hall, na Universidade de Aveiro, será o palco das competições, sendo que as eliminatórias acontecem de manhã e as finais ocorrem da parte da tarde. A cerimónia de entrega de prémios está prevista para as 17h00.


Em paralelo com as competições, decorre um vasto programa de atividades para proporcionar aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos. Experiências, shows, palestras, jogos e workshops são apenas algumas das atividades propostas a todos os interessados em passar um dia diferente no campus da UA.

Competição inclusiva

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é também uma competição inclusiva. Encontra-se preparado para receber alunos com baixa visão ou cegueira, que utilizem jogos adaptados. Contará também com a participação de alunos surdos, tendo sido disponibilizadas no site oficial do evento as regras dos jogos em Língua Gestual Portuguesa.

Voluntários

Além da equipa da organização nacional e local, o campeonato conta com a colaboração de 140 voluntários, maioritariamente estudantes universitários, que irão receber e encaminhar os alunos, arbitrar os jogos, assegurar a ordem nos pontos de encontro e a comunicação com a zona de jogo, apoiar os alunos com baixa visão, entre outras funções.

Todas as informações sobre o campeonato estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/cnjm17.

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
www.ua.pt/fabrica

FCTUC assinala Dia da Mulher com iniciativa “Inspirar trajetórias”

 

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai assinalar o Dia da Mulher com a iniciativa “Inspirar trajetórias”. O evento realiza-se no dia 11 de março, segunda-feira, no DEI, sala A5.1, a partir das 14h15.

Esta iniciativa, que decorre no âmbito do projeto “Inspira”, conta com uma mesa redonda que terá a participação de quatro convidadas da área da informática, nomeadamente Beatriz Negromonte, cientista de dados na Siemens, Bernardete Ribeiro, professora catedrática jubilada do DEI/FCTUC, Joana Sousa, frontend developer na Velv, e Susana Brás, investigadora no IEETA/Universidade de Aveiro.

O “Inspira” é um programa de retenção de talento feminino na informática baseado em mentorias e atividades de suporte ao desenvolvimento das suas trajetórias académicas, proporcionando um espaço de partilha de experiência e consciente das questões de género.

Para participar no evento basta aceder ao formulário.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Passadiços do Paiva eleitos “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa” pela sétima vez consecutiva


Os Passadiços do Paiva acabam de juntar outro prémio ao seu palmarés. São, pela sétima vez consecutiva, a “Melhor Atração de Turismo de Aventura da Europa”. A distinção é dos World Travel Awards (WTA). O anúncio foi feito hoje (6 de março), na cerimónia de entrega de prémios que está a decorrer em Berlim, na Alemanha, onde decorre também a ITB Berlin, uma das maiores feiras de turismo do mundo, e que conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

“A cada ano que passa a concorrência é maior e a pressão para nos mantermos no topo do turismo mundial também, pelo que é sempre com enorme satisfação, mas também com um enorme sentido de responsabilidade que recebemos distinções como esta”, sublinha a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. “Este prémio reforça também o caráter distintivo e inovador dos Passadiços do Paiva, que dão a conhecer um património natural único, que é o nosso rio Paiva, num território com selo UNESCO e, naturalmente, é também um incentivo adicional para todos os que diariamente no terreno promovem esta infraestrutura turística singular, dando-a a conhecer a milhares de visitantes nacionais e estrangeiros”, refere. “Este prémio é de todos que todos os dias contribuem para a construção de um destino de natureza e aventura de excelência, uma missão que nunca tem fim”, acrescenta.

Os Passadiços do Paiva abriram ao público em junho de 2015 e desde então receberam mais de 1,5 milhões de visitantes. Foram ainda distinguidos com dezenas de prémios, não só de índole turística, como é o caso dos World Travel Awards, mas também económica e ambiental.

Atribuídos desde 1993, os World Travel Awards são considerados os “óscares” do turismo mundial e são reconhecidos pelos profissionais do setor à escala mundial, distinguindo o prestígio e o trabalho desenvolvido na indústria turística, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo.

*Sandra Gomes
Comunicação



AGENDA: Aveiro 2024 apresenta Take, espetáculo de dança em torno da sonoridade

 Data: 8 de março (sexta-feira)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

TAKE, um espetáculo de dança criado pelos coreógrafos São Castro e António M. Cabrita com a Companhia Instável, será apresentado esta sexta-feira, dia 8 de março, às 21h30 no Teatro Aveirense, no âmbito da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A sonoridade é o tema central desta peça coreográfica, que usa o design do som como condutor da relação entre os corpos, sustentando um cenário criativo e influenciando uma atmosfera narrativa. Uma estrutura coreográfica como se de cenas de cinema (takes) se tratasse, tendo o som como extensão dramatúrgica, quer do corpo quer da narrativa.
Os bilhetes para TAKE podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou na Ticketline (https://ticketline.sapo.pt/evento/take-78725).

Consulte a programação de Aveiro 2024

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

COLUMBÓFILIA: José Santos, Campeão Olímpico, venceu concurso de PUEBLA D RODRIGO terceira prova da Campanha 2024, continuando a liderar a classificação geral de concorrentes, a equipa Nuno & Filho, continuando a liderar o Troféu Crédito Agrícola José Rossa Ribeiro

 

Com a realização da solta de Pueblo D Rodrigo, decorreu no passado dia 03 de março, a terceira prova do Campeonato 2024 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 26 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Meio-fundo, foi ganho pelo associado nº 1, José Santos continuando a assumir a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, com 936 pontos, a equipa Nuno & Filho, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Puebla D. Rodrigo – (Meio Fundo)

1º lugar –António Santos – 325 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 315; 3º - Nuno & Filho - 312; 4º - José Rossa Ribeiro - 293; 5º - Ernesto Costa – 310; 6º - José Santos – 300; 7º - Paulo Ferreira – 289; 8º - Gonçalo Paião - 283; 9º - Manuel Frade - 278; 10º - Euclides Pimenta – 274.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 936; 2º - José Rossa Ribeiro - 934; 3º - Antonio Santos - 891; 4º - Manuel Frade - 859; 5º - Ernesto Costa – 842; 6º - Humberto Carvalho – 833; 7º - Lusitano Espinhal & Irmão– 828; 8º - Gonçalo Paião - 823; 9º - Eugénio Claro - 784; 10º - Vitor Ferreira – 783.; 11º - Euclides Pimenta - 752; 12º - Fábio Cruz - 508; 13º - José Vinagreiro - 722; 14º - Jorge Monteiro - 704; 15º - Cidálio Salvador - 694; 16º - Eliano Martins - 636; 17º - Manuel Barreto - 622; 18º - Avelino Soares - 621; 19º - Paulo Ferreira - 618; 20º - José Santos – 575; 21º - Marco Ferreira - 511; 22º - António Petornilho - 484; 23º - Fernando Cruz - 386; 24º - Matias & Vila Nova - 351; 25º - António Sargaço - 257; 26º - Paulo Santos - 244; 27º - Asas de Lemede – 200; 28º - Manuel Santos– 197; 29º -.Carlos Pereira – 134.



Bloco dedica mural aos direitos das mulheres

 “A Voz das Mulheres é a Força da Democracia” é a frase em destaque no mural que o Bloco de Esquerda, em ação de campanha, pintou hoje em Coimbra.
Com o dia 8 de Março próximo, Dia Internacional das Mulheres, o tema do mural centra-se no feminismo. No programa com que se apresenta às legislativas de 10 de março, o Bloco reforça o compromisso com os avanços nas causas feministas.

Entre outras medidas, o partido defende a criação de um Serviço Nacional de Cuidados e a introdução de alterações à lei para promover o acesso à IVG, destacando ainda o apoio às vítimas de violência de género e a luta pela igualdade salarial.

Em declarações, o Bloco explica que “a mancha sobre a palavra ‘força’ resulta do ataque por parte de uma pessoa que propositadamente se dirigiu ao local procurando boicotar a ação de propaganda e o exercício de liberdade democrática, atirando tinta ao mural e às pessoas que o executavam. A denúncia foi apresentada à PSP. Apesar da agressão, o mural foi concluído.”
--
Foto: em anexo
Bloco de Esquerda de Coimbra

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE ESPETÁCULO DE NOVO CIRCO

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, exibe o espetáculo de circo “Um Homem e o seu Criado”, de Cláudia Nóvoa, no dia 15 de março, pelas 21h30.Este espetáculo conta a história de dois homens que nascem e morrem iguais. Entre o nascimento e a morte, cruzam-se, entrelaçam-se, divergem ou convergem: um transforma- se num rei poderoso, outro no criado que o acompanha ao longo da vida. Trata-se de um belíssimo e surpreendente espetáculo de novo circo, para todas as idades, que integra malabarismo, acrobacias, movimento, teatro físico e música.

Ficha Técnica e Artística 
Ideia original e direção artística: Cláudia Nóvoa 
Coreografia: Cláudia Novoa 
Interpretação: Ariana Sebastião e Pedro Matias 
Música Original e interpretação: Sílvio Rosado 
Cenografia: Joana da Matta e Pedro Matias 
Figurinos: Rita Olivença 
Execução de figurinos: Isabel Telinhos 
Desenho de luz: Cláudia Rodrigues 
Fotografia e vídeo: Susana Chicó 
Produção: Hipótese Contínua 
Imagem gráfica: Sebastião Rebolo 
Apoio técnico: Nuno Almeida 
Duração: 70 minutos 
Classificação etária: M/6
Preço: 5€  
Bilheteira: www.bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.


*Gabinete de Comunicação e Imagem