domingo, 17 de julho de 2022

QS europeu – Teresa Bonvalot vence o Pantín Classic!

Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: WSL)
Pantín (1707/2022) – Teresa Bonvalot conquistou, este domingo, mais um triunfo para o já preenchido currículo, ao vencer o Pantín Classic, prova inaugural do QS europeu 2022/23, cuja 35.ª edição se desenrolou durante esta semana na Galiza. A campeã europeia em título e recém-coroada campeã nacional, pela quarta vez na carreira, entrou, assim, da melhor forma na luta por um lugar nas Challenger Series 2023.

Após dois dias sem ação, a competição feminina retomou este domingo, com ondas pequenas e uma primeira semifinal entre Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins. Num duelo 100 por cento nacional, Teresa superiorizou-se por 0,99 pontos, terminando o duelo com 9,43 pontos contra 8,44 de Yolanda, que se despediu da prova galega com um importante 3. º lugar.

Na final Teresa Bonvalot teve pela frente a britânica Alys Barton, numa disputa de sentido único. Após um começo mais forte, na segunda metade da bateria Teresa sentenciou o triunfo, deixando a adversária em combinação. Com 15,76 pontos, a surfista de Cascais deixou Barton a longa distância, com apenas 10,03 pontos e a precisar de duas ondas para evitar a derrota.

Teresa começou, assim, a nova temporada do QS europeu como terminou a anterior, a vencer. Desde novembro de 2021 que ganha todos os campeonatos do QS europeu, sendo o quarto triunfo consecutivo neste circuito e quinto o da carreira e termos de WQS. Em Pantín foi a primeira vez que venceu no QS, mas já tinha vencido aqui a primeira prova internacional que aconteceu após a pandemia, em 2020, que teve carácter especial.

Na prova masculina o triunfo sorriu ao basco Adur Amatriain, numa disputa com o compatriota Kai Odriozola, que foi decidida por apenas 0,13 pontos. Aqui, o melhor português em prova foi Afonso Antunes, que terminou no 9.º lugar, seguindo-se Luís Perloiro no 13.º posto. Destaque ainda para o 9.º lugar de Carolina Mendes e Mafalda Lopes na prova feminina, enquanto Kika Veselko foi 13.ª classificada.

A ação no QS europeu regressa em Agosto, de 10 a 14, com mais um QS1000, desta vez em Newquay, no Reino Unido. Até ao final do ano, os melhores surfistas europeus terão ainda um QS1000 em Lacanau, França, um QS3000 em Anglet, também em França, ambos em Agosto, e mais um QS3000 nos Açores, em Outubro.

Depois, o circuito prossegue na primeira metade de 2023 para definir os 9 surfistas masculinos e 5 surfistas femininas que se apuram para as Challenger Series 2023. Algo que Teresa Bonvalot pode nem precisar, uma vez que está dentro do top 5 das Challenger Series 2022 e a lutar pela qualificação para o World Tour de 2023.

Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

Cantanhede | Presidente da Câmara salientou importância das parcerias na abertura do evento. Marmostra exibe 62 curtas-metragens no areal da Praia da Tocha

Começaram este sábado, 16 de julho, a ser exibidas as 62 curtas-metragens selecionadas, entre as 2.400 inscritas, oriundas de 113 países, no âmbito da 5.ª edição da Marmostra, que decorre até ao próximo dia 22 na Praia da Tocha.

Organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha, o evento assume em 2022 a característica de festival internacional de cinema, dado o elevado número e qualidades das obras apresentadas. A concurso estão quatro áreas temáticas, designadamente mar, ambiente, tradições, biografia.

Ao intervir na sessão de abertura, realizada no CIAX – Centro Interpretativo de Arte Xávega, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, destacou a importância destas parcerias, "não só pelas dinâmicas culturais que elas geram, mas também porque alargam o âmbito da Marmostra, mobilizando outros parceiros verdadeiramente alinhados com os objetivos que presidem à organização do evento".

Ainda de acordo com a autarca, a abertura deste festival ao público mais jovem, por via da 1.ª edição do Marmostra Júnior - destinado a curtas-metragens realizadas por jovens até aos 15 anos -, faz todo o sentido, não apenas pela dimensão pedagógica , mas também pelo "incentivo a novos talentos para a realização de trabalhos audiovisuais, neste caso sobre os contextos sociais das zonas costeiras e a sua relação com o mar".

A terminar, Helena Teodósio recordou a aposta do Município no reforço da atratividade da Praia da Tocha, não apenas com o intituito de melhorar de modo crescente os fatores que lhe confere a sua reconhecida qualidade balnear, mas também para acentuar a atmosfera particular que a caracteriza com um ambiente urbano de qualidade, assegurando que a expansão urbana é feita em moldes tendentes a preservar a identidade do lugar.

As sessões diárias do Marmostra vão decorrer a partir das 21h30, no areal junto à Biblioteca de Praia, ou no CIAX, caso as condições meteorológicas impossibilitem a sua apresentação ao ar livre.

Este ano, a Marmostra conta com extensões em Buarcos (Figueira da Foz), nos dias 23 e 24 de julho, e outra em Canelas (Estarreja), dias 2 e 3 de setembro.

O objetivo da Marmostra é promover o conhecimento do Mar e suscitar a reflexão sobre questões da relação com as comunidades costeiras, nomeadamente em contextos sociológicos com ele relacionados, passando pela sua dimensão económica como fonte de recursos ou como meio propicio para atividades de lazer, recreio e desporto.

Portugal recua para situação de alerta

Governo volta a avaliar situação face aos incêndios na terça-feira.
O Governo decidiu hoje não prolongar a situação de contingência e recuar para situação de alerta , face à melhoria das condições meteorológicas. A decisão foi anunciada pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, na sede da Proteção Civil.
A situação de contingência termina hoje às 23:59. A situação de alerta entra em vigor às 6:00 de segunda-feira até às 22:00 de terça-feira.
O nível de alerta estará em vigor entre as 00:00 de e as 23:59 de terça-feira, dia em que voltaremos a reavaliar", afirmou o ministro depois de uma reunião com vários ministros na Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Seis ministros estiveram reunidos por videoconferência: Administração Interna, Defesa e Segurança Social, Saúde, Ambiente e Agricultura para avaliar e decidr se a situação de contingência termina hoje, como previsto, ou se é novamente prolongada.
Terminam assim à meia-noite de hoje as medidas atualmente em vigor.
Até à meia-noite está proibida a circulação e permanência em espaços florestais, a realização de queimadas, assim como trabalhos com máquinas em espaços florestais e rurais e está suspenso o uso de fogo-de-artifício.
A declaração de contingência implica um elevado grau de prontidão e mobilização de meios com todos os planos de emergência e Proteção Civil accionados.

SIC Noticias

Festival das Artes QuebraJazz: Mário Laginha Trio atua no Castelo de Montemor-o-Velho

O Mário Laginha Trio atua no Castelo de Montemor-o-Velho, no próximo sábado, dia 23 de julho, pelas 22h00. Mário Laginha, Alexandre Frazão e Bernardo Moreira apresentam o seu novo trabalho “Jangada”, no 13º Festival das Artes QuebraJazz.
A segunda semana do festival de verão arranca com o espetáculo do Trio Benavent, Di Geraldo e Pardo, que celebra os 20 anos do primeiro álbum dos artistas, “Flamenco Leaks”. O trio hispânico, apelidado pelo público de ‘El Trio’ apresenta-se no dia 19 de julho, terça-feira, pelas 21h00, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas.
Ao longo da semana, o Anfiteatro Colina de Camões recebe, ainda, os Solistas da Accademia Teatro Alla Scala, com o concerto “Alla Scala das Míticas Vozes”, no dia 20 de julho, pelas 21h00; a Orquestra Filarmónica Portuguesa, com a apresentação “Mitos Ascendentes", no dia 21 de julho, às 21h00; a Orquestra Gulbenkian, que regressa aos palcos do festival com o espetáculo “O Brilho Sinfónico”, no dia 22 de julho, pelas 21h00, e, finalmente, a Orquestra Clássica do Centro com “O Fogo dos Deuses”, no dia 24 de julho, domingo, às 21h00.
No dia 23 de julho, pelas 18h30, o Quarteto João Freitas estreia-se no Grémio Operário de Coimbra. O concerto apresenta o primeiro álbum do guitarrista conimbricense “Live Sessions”, dedicado ao jazz tradicional.
A edição de 2022 conta, ainda, com workshops, exposições e conferências. No dia 22 de julho, sexta-feira, pelas 11h00, o chef Vítor Dias leciona um workshop de culinária, nos Jardins da Quinta das Lágrimas. Além disto, a exposição “Tale About Urban Piracy” vai ser inaugurada no dia 21 de julho, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu Municipal de Coimbra, no Edifício Chiado, permanecendo aberta aos visitantes até dia 4 de setembro. No dia 23 de julho, sábado, o filme-concerto “Amazing Grace: Aretha Franklin” vai ser exibido, às 22h00, nas Escadas S. Tiago, na Praça do Comércio. Por último, a conferência “O Mito da Autoctonia e as Dinâmicas da Inclusão e da Exclusão”, apresentada pelo Professor Delfim Leão, Vice Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, vai decorrer no dia 25 de julho, segunda-feira, pelas 22h30, na Sala Aqua do Hotel Quinta das Lágrimas.
A segunda semana do 13º Festival das Artes QuebraJazz inclui, ainda, atividades para os mais novos. Nos dias 19 e 20 de julho (terça e quarta-feira), o teatro infantil “Mito Pedro e Inês” estreia, pelas 11h00, nos Jardins da Quinta das Lágrimas. No sábado, dia 23 de julho, decorre um atelier de música para bebés, organizado por Jorge Felício, no Edifício 4 Elementos, no Hotel Quinta das Lágrimas, com sessão às 10h30 (dos 0 aos 2 anos) e às 11h30 (dos 2 aos 5 anos).
Os bilhetes para os eventos do 13º Festival das Artes QuebraJazz estão disponíveis na entrada sul da Quinta das Lágrimas, na FNAC Coimbra, na Livraria Almedina Estádio Coimbra e online, em https://www.eventbrite.es/e/bilhetes-festival-das-artes-quebrajazz-mitos-293711317457. Mais informações sobre o festival e sobre o programa em https://www.festivaldasartes.com/ e https://quebrajazz.pt/.

Porque hoje é ... Domingo | É VERDADE O QUE VEMOS, OUVIMOS E LEMOS?

 Extrema corrupção nos últimos tempos

Contemplando o mundo contemporâneo, fico desconcertado de todo. Como é possível apenas um homem decretar guerra a um País vizinho, dizimar milhares de pessoas inocentes (idosos, crianças, mulheres), indefesas, destruir tudo o mexe à sua frente? Como é possível milhares de soldados, filhos do Povo oprimido, obedecerem cegamente às ordens dum tirano e doente mental, depravado, que não respeita nada nem ninguém? De todos os dicionários que consultei para compreender um pouco mais o comportamento humano, e dele o que se pode esperar, desde Psiquiatria, Psicologia, Sociologia, Teologia, Psicopatologia, entre outros, apenas um Livro me forneceu a melhor descrição.

Quiçá, por isso seja o mais odiado do mundo, desvalorizado, incomodativo, porque Ele coloca-nos de frente com a miséria humana, uma espécie dita racional e perigosa. Certamente, é o melhor manual dos estudiosos do comportamento humano, que também não deixam de ser imperfeitos.

O grande poeta português António Nobre escreveu: “ A Bíblia, é a geografia da alma”. D. Pedro II, Rei de Portugal entre 1648 a 1706 escreveu: “O melhor dos aliados que nos podeis arranjar é a Bíblia. Então alcançaremos uma liberdade real. A Bíblia é o canhão que libertará o mundo”. Por sua vez Júlio Dantas – 1876 a 1962, Escritor e médico cirurgião, natural de Lagos – Algarve escreveu: “ A Bíblia e a Natureza, sendo ambas a Palavra de Deus, devem estar em harmonia, e, quando esta pareça não existir, é porque ou é falsa, a interpretação do teólogo, ou a do naturalista”.

Para o Papa João XXIII “É verdadeiramente imperdoável todo o católico, que nos nossos dias ignore o conteúdo do Santo Livro – a Bíblia”.

Face às ilustres frases recordamos o que o Papa Leão XIII Gioacchino Pecci – 1810 a 1903 escreveu: “A Bíblia levanta-se hoje como um fénix de fogo com um ar misturado de dó e desdem pelos seus adversários, tão ilesa como foram Sadraque e Abego na fornalha de Nabucodonosor”.

Vamos reflectir sobre 2 Timóteo 3:1 a 17

1- Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2- Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3- Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4- Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5- Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6- Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

7- Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8- E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9- Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

10- Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

11- Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Iconio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;

12- E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13- Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

14- Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15- E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16- Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

17- Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Texto extraído da Bíblia Online.

A idolatria e depravação dos gentios

(Romanos 1: 18 a 32)

18- Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

19- Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

20- Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

21- Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

22- Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

23- E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

24- Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

25- Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

26- Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27- E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28- E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

29- Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30- Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

31- Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32- Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Texto extraído da Bíblia Online, versão João Ferreira de Almeida.

Alguém consegue encontrar nestes versículos uma contradição em relação ao comportamento humano?

Não pode haver dúvidas: vivemos num mundo perigoso, desumanizado, em que os homens mais investem contra o homem, do que no seu bem-estar e preservação da vida. Caminhamos a passos largos para a liquidação da espécie humana. Uma questão de tempo, porque na vontade dos Vladimirs Putins que (des)governam este mundo não falta. Para uma melhor compreensão aconselho a leitura do livro “Os Homens contra o homem” da autoria de Gabriel Marcel, apesar de ser antigo, continua actual.

Termino como comecei: É verdade o que vemos, ouvimos e lemos?

J. Carlos

Director do Litoral Centro


Festa de Nossa Senhora do Carmo — 16 de julho

 

No século XII, como consequência do estabelecimento do Reino Latino de Jerusalém, muitos peregrinos da Europa vieram se juntar aos solitários da santa montanha do Carmelo [foto abaixo], na Palestina, aumentando-lhes assim o número. Pareceu bom dar à sua vida, até então mais eremítica que conventual, uma forma que fosse mais de acordo com os hábitos ocidentais. Foi quando o Legado Aimeric Malafaida, Patriarca de Antioquia, os reuniu em uma comunidade sob a autoridade de São Bertoldo, a quem foi dado pela primeira vez o título de Prior Geral. Santo Alberto, Patriarca de Jerusalém e igualmente Legado Apostólico, completou, nos primeiros anos do século seguinte, a obra de Aimeric, concedendo uma Regra fixa à Ordem, que começou a se expandir em Chipre, na Sicília e nos países de além-mar, favorecida pelos príncipes e pelos cavaleiros, de volta da Terra Santa.

Nossa Senhora do Carmo

Logo depois, tendo Deus abandonado os cristãos do Oriente aos castigos merecidos por suas faltas, tornaram-se tais — nesse século de adversidades para a Palestina — as represálias dos sarracenos vitoriosos, que uma assembleia geral, realizada no Monte Carmelo, sob os auspícios de Alain le Breton, decretou a emigração total dos religiosos, não deixando para cuidar do berço da Ordem senão alguns poucos sedentos de martírio. No preciso momento em que ela se extinguia no Oriente (1245), Simão Stock foi eleito Geral, no primeiro Capítulo do Ocidente, reunido em Aylesford, na Inglaterra.

Na noite do dia 15 para 16 de julho do ano de 1251, a graciosa Soberana do Carmelo confirmava a seus filhos, por um sinal externo, o direito de cidadania que Ela lhes havia obtido nas novas regiões para as quais os havia conduzido seu êxodo. Senhora e Mãe de toda a Ordem religiosa, Ela lhes conferia de suas próprias e augustas mãos o escapulário, parte do vestuário que caracteriza a maior e mais antiga das famílias religiosas do Ocidente. São Simão Stock, no momento em que recebia da Mãe de Deus essa insígnia [representação na pintura abaixo], enobrecendo-a ainda pelo contato de seus dedos sagrados, ouviu a própria Virgem Santíssima dizer: “Todo aquele que morrer dentro deste hábito não sofrerá de maneira nenhuma as chamas eternas”.

Nossa Senhora do Carmo

A Rainha dos Santos manifestou-se posteriormente a Jacques d’Euze, que o mundo iria saudar em breve como novo Papa sob o nome de João XXII. Anunciava-lhe Ela sua próxima elevação ao sumo pontificado, e, ao mesmo tempo, recomendava-lhe publicar o privilégio de uma pronta libertação do purgatório, que Ela havia obtido de seu divino Filho para seus filhos do Carmelo: “Eu, sua Mãe, descerei por misericórdia até eles, no sábado que se seguir à sua morte, e a todos que encontrar no purgatório livrá-los-ei e levá-los-ei à montanha da eterna vida”. São as próprias palavras de Nossa Senhora, citadas por João XXII na bula em que ele disto deu testemunho, e que foi chamada Sabatina em razão do dia designado pela gloriosa libertadora, no qual Ela exerceria o misericordioso privilégio.

A munificência de Maria, a piedosa gratidão de seus filhos pela hospitalidade que lhes dava o Ocidente, a autoridade, enfim, dos sucessores de Pedro, tornaram logo essas riquezas espirituais acessíveis a todo o povo cristão, pela instituição da Confraria do Santo Escapulário, que faz seus membros participarem dos méritos e privilégios de toda a Ordem do Carmo.

Quando o Papa Bento XIII, no século XVIII, estendeu a festa do dia 16 de julho para a Igreja inteira, ele, por assim dizer, nada mais fez do que consagrar oficialmente a universalidade do fato de que o culto da Rainha do Carmelo havia conquistado quase todas as latitudes do orbe.

ABIM

_______________

Dom Prosper Guéranger, O.S.B., L’Année Liturgique – Le temps après la Pentecôte, Maison Alfred Mame et Fils, Tours, 1922, tomo IV, excertos das pp. 149-153.

Dai-lhe, Senhor o descanso eterno. E a luz perpétua o ilumine!

 Comunicado com a triste notícia do falecimento de Sua Alteza Imperial e Real o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil. Seu passamento, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, correu nesta sexta-feira, véspera do dia de Nossa Senhora do Carmo.

Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis. Requiescat in pace. Amém.

Médicos de família em protesto exigem demissão de Marta Temido

Os médicos de família manifestam-se contra a medida do Governo, que admite a contratação de clínicos sem especialidade para os centros de saúde.
Cerca de duas centenas de médicos de família estão este sábado concentrados à frente do Ministério da Saúde contra a medida do Governo que admite a contratação de clínicos sem especialidade para os centros de saúde.
Os manifestantes exigem a revogação dessa norma do Governo incluída no Orçamento do Estado para 2022, que consideram um ataque direto à especialidade de medicina geral e familiar, alguns deles pedem a demissão imediata da ministra da Saúde, Marta Temido.
“Marta Temido sem perdão, pede a demissão”, lê-se num dos cartazes, em que também se refere a existência de uma situação de “luto no Serviço Nacional de Saúde” (SNS)
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto, pouco depois de ter discursado aos manifestantes, foi recebido pela ministra Marta Temido, que se encontra esta tarde no Ministério da Saúde.
Estamos perante um problema grave criado pela nova lei do Orçamento do Estado, um retrocesso na prestação de cuidados aos nossos utentes nos centros de saúde. Rejeitamos médicos não especialistas a assumir a responsabilidade de fazer o seguimento de listas de utentes completas nos centros de saúde”, justificou Nuno Jacinto, no início de um protesto que teve a presença do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.
Em declarações aos jornalistas, o presidente da APMGF defendeu que existem em Portugal especialistas em medicina geral e familiar “em número suficiente para cobrir as necessidades da população, mas não tem havido a capacidade de os captar e reter no SNS por questões políticas que foram acontecendo nos últimos anos”.
Temos mais de 1700 especialistas já fora do SNS. A solução não é ir buscar não especialistas, mas garantir os especialistas que já formámos – e que continuaremos a formar nos próximos anos – a fazerem o trabalho para o qual foram treinados”, contrapôs.
Para ultrapassar as atuais insuficiências ao nível da cobertura de médicos de família, Nuno Jacinto destacou como vias para a solução a questão salarial, mas, também, “a existência de carreiras atrativas, que sejam funcionais e que permitam uma diferenciação progressiva baseada no mérito”.
Precisamos de melhores condições de trabalho, designadamente de melhores instalações, e de uma valorização global do trabalho destes profissionais. Essa valorização não acontece quando se passa a mensagem de que qualquer médico pode fazer o vosso trabalho”, reagiu.

MEDIDA DO GOVERNO "É UMA DESCONSIDERAÇÃO E UM DESRESPEITO"
 

Na perspetiva do presidente da APMGF, a medida do Governo “é uma desconsideração e um desrespeito” à especialidade de medicina geral e familiar, “desvalorizando aquilo que foi feito ao longo das últimas quatro décadas”.
Ao dizerem-nos que qualquer médico pode fazer o vosso trabalho significa que não nos querem no SNS. Este é um protesto inédito. Estamos perante uma situação também ela inédita” frisou.
O Orçamento do Estado para 2022 abre a possibilidade de contratação, a título excecional, de médicos habilitados ao exercício autónomo da profissão (sem especialidade), enquanto não houver condições para assegurar médico de família a todos os utentes.
A ministra da Saúde reconheceu que cerca de 1,3 milhões de pessoas não têm médico de família, um problema que atribuiu, em parte, ao crescimento do número de inscritos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que totalizava em maio deste ano os 10,5 milhões de utentes, mais 455 mil do que em 2015.
Marta Temido afirmou, na quinta-feira, que a contratação de clínicos sem especialidade para colmatar a falta de médicos de família pretende responder aos casos de doença aguda, não contando para os rácios de cobertura de medicina geral e familiar.

SIC Notícias/Lusa
Imagem: CM

Vaga de calor: autoridades de saúde estimam pelo menos 360 mortes

As mortes "observadas e calculadas" devido à onda de calor tiveram o seu pico na sexta-feira, com 123 falecimentos.
A vaga de calor que desde dia 10 atinge Espanha, com temperaturas este sábado acima de 40 graus, aumentou para 360 as mortes atribuídas a esta causa, de acordo com dados do Instituto de Saúde Carlos III.
O Sistema de Monitorização da Mortalidade Diária (MoMo) deste organismo, dependente do Ministério da Saúde, estima em 360 as mortes que podem ser atribuídas às altas temperaturas.
As mortes "observadas e calculadas" devido à onda de calor tiveram o seu pico na sexta-feira, 123 falecimentos, quando no dia anterior o número recolhido nesta estatística era de 93.
As autoridades de Madrid anunciaram este sábado o óbito de um trabalhador da limpeza de 60 anos, que na sexta-feira sofreu uma insolação quando trabalhava na zona de Puente de Vallecas, tendo sido assistido no hospital, onde viria a morrer.
A Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) avisa que as temperaturas vão continuar a subir em plena vaga de calor causada por um anticiclone perto da Irlanda e uma depressão isolada de alto nível (DANA) a oeste da Península, que está a trazer ao país uma massa de ar africana "muito seca".
Após este calor extremo, que deve terminar na próxima segunda-feira, espera-se um alívio térmico, mas depois de terça-feira as temperaturas podem voltar a aumentar com uma nova vaga de calor, disse à Efe o coordenador de informação da Aemet, Cayetano Torres.
Segundo o especialista, trata-se de uma vaga de calor mais prolongada do que o habitual, mas não é a mais longa de sempre, pois em 2015 houve uma que durou 26 dias.
Nos últimos dias, apesar das temperaturas muito elevadas, tanto máximas, como mínimas, não foi superada a máxima histórica de 47,6 graus registada no município cordovês de La Ramba, em agosto passado.
Ao longo do dia, as temperaturas devem alcançar valores de 40 graus no interior da Península e no interior das comunidades cantábricas e nas Baleares podem chegar aos 38 graus, com previsão de uma máxima que pode ir até 44 graus em Badajoz.
SIC Notícias/Lusa

PJ detém estrangeiro procurado por homicídio na via pública em França

O detido foi presente ao Tribunal da Relação de Coimbra.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve na zona Oeste de Portugal continental um cidadão estrangeiro que tinha um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades de França por suspeita de ter assassinado uma pessoa na via pública.
De acordo com a PJ, trata-se de um homem, de 46 anos, suspeito da prática de um crime de homicídio consumado, em meados de maio, no sul de França.
Em comunicado, as autoridades judiciais referem que o detido “terá esfaqueado a vítima pelas costas, por diversas vezes, provocando-lhe a morte tendo fugido imediatamente, primeiro para Espanha e, depois, para Portugal”.
No princípio deste mês de julho, as autoridades policiais francesas deram conta da possível presença do suspeito em Portugal, o que, de facto, viria a confirmar-se, poucos dias depois, emitido e difundido o mandado de detenção europeu, foi imediatamente cumprido”, adiantam.
A PJ acrescentou que o detido foi presente ao Tribunal da Relação de Coimbra, tendo sido determinado que, ficasse a aguardar os ulteriores termos do processo de extradição sujeito à medida de coação de prisão preventiva
SIC Notícia/Lusa