sexta-feira, 5 de agosto de 2022

SELO DOS CTT LEVA ALÉM-FRONTEIRAS A INVULGAR HISTÓRIA DA PRINCESA SANTA JOANA EM AVEIRO

Há 550 anos, um acontecimento alterou o destino da então vila de Aveiro: a chegada ao Convento de Jesus da Princesa Santa Joana. Apesar dos protestos familiares, abdicou das coroas e optou pela vida religiosa, com todas as rendas e direitos reais a reverterem para o convento e desenvolvimento local. Um facto histórico que marcou Aveiro e que foi hoje homenageado com o lançamento de um selo dos CTT alusivo à padroeira da cidade.

A entrada em circulação do selo foi assinalada com uma cerimónia simbólica, que consistiu na obliteração e assinatura de um Inteiro Postal com um carimbo comemorativo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e pelo Diretor Comercial dos CTT, Francisco Castelo Branco.

Uma data com esta importância deve ser celebrada com a dignidade que merece. O lançamento deste selo postal é um marco importante para relembrar o legado de uma personalidade ímpar e honrar a memória da nossa padroeira. Os selos com a sua imagem vão percorrer o país e o mundo, levando mais longe ainda o nome e a história da Princesa Santa Joana. O modo de vida que escolheu ter, despojado de bens materiais, é uma inspiração e um grande exemplo de sentido de serviço à comunidade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.

Um dos postais carimbados e assinados pelas duas personalidades ficará no Museu dos CTT, acompanhado de uma placa comemorativa do evento. Um segundo estará disponível no Museu de Aveiro/Santa Joana.

As comemorações incluíram a apresentação de uma mostra filatélica dedicada a Santa Joana, na Sala de Exposições Temporárias do Museu. O Executivo optou ainda por assinalar o momento de forma criativa, realizando a sua reunião pública no Claustro do edifício. Os festejos terminaram com uma missa comemorativa desta data, na Sé de Aveiro, presidida pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.

A CMA celebrou a data no Museu de Aveiro/Santa Joana, cuja gestão assumiu definitivamente na última segunda-feira, 01 de agosto, sete anos depois de ter iniciado, resultado de um ato de descentralização do Governo central. Com mais de 30 mil visitantes registados no primeiro trimestre, 2022 será o melhor ano de sempre no que respeita à afluência.

Desde 2015, o Município investiu um milhão de euros na infraestrutura, refletindo-se na qualificação permanente e na aposta nos Recursos Humanos afetos ao Museu. O espaço acolheu desde então 74 exposições e foram publicados 30 artigos em revistas científicas e cadernos de cultura.

O Museu de Aveiro/Santa Joana integra a estratégia do Município e a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, desempenhando um papel ativo na política cultural da cidade.


Arouca prestes a inaugurar primeira obra do Orçamento Participativo

 
Por Mansores, na escadaria e miradouro da Vista Alegre ultimam-se, por estes dias, os detalhes para conclusão da obra de revitalização daquele espaço, cuja inauguração decorre este mês de agosto. O local foi intervencionado, nos últimos meses, fruto da vitória do projeto “Miradouro da Vista Alegre” na edição inaugural do Orçamento Participativo, em 2021, e conta com intervenção do artista plástico arouquense André Gomes.
 
O objetivo de Sara Tavares quando apresentou a proposta ao Orçamento Participativo passava por criar, num dos pontos mais altos da freguesia – o cimo da escadaria da Vista Alegre – “um espaço de observação panorâmica da freguesia de Mansores, do seu vale e das montanhas do Arouca Geopark, que possa também complementar o percurso PR 11 – Trilho das levadas”. Da ideia até à concretização passaram alguns meses, mas a conclusão desta intervenção está prestes a acontecer.
 
Desde o primeiro momento, a Junta de Freguesia de Mansores associou-se à execução deste projeto, apoiando a intervenção na limpeza e requalificação dos degraus da escadaria e da plataforma do miradouro, tendo o Município de Arouca executado os 12.500€ previstos na criação de uma plataforma de madeira no topo do miradouro e nos corrimãos de apoio, bem como na intervenção artística que está a ser levada a cabo.
 
“É com especial orgulho que estamos prestes a inaugurar a primeira obra resultante de um processo participativo que envolveu toda a comunidade em torno da escolha dos projetos que queriam ver concretizados em Arouca. Queremos que o Miradouro da Vista Alegre, após a renovação que lhe fizemos em parceria com a Junta de Freguesia de Mansores, possa também atrair, com o novo colorido que habita a sua longa escadaria, novos visitantes ao nosso território”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.
 
Recorde-se que a primeira edição do Orçamento Participativo teve como vencedores os projetos “Laboratório digital Intergeracional”, “Brincar Não Tem Idade!”, “Tecer Tradições – Oficinas Criativas”, “Laboratório Digital – 1.º Ciclo” e “Miradouro da Vista Alegre”. A atual edição do processo participativo encontra-se a decorrer, em fase de análise técnica de propostas, prosseguindo, a breve trecho, para votação pública. Mais informações em https://orcamentoparticipativo.cm-arouca.pt/

Marinha Grande | REABILITAÇÃO DE RUAS NO CONCELHO


A Câmara Municipal da Marinha Grande executou obras de conservação e reabilitação da rede viária municipal em ruas no concelho, através de um investimento superior a 30 mil euros.

Foram intervencionadas ruas em Vieira de Leiria, nomeadamente, Rua 5 de outubro, Rua da Vieira, Rua de Leiria; e a estrada de acesso à Praia Velha, em São Pedro de Moel.

O objetivo da empreitada foi o de melhorar as condições de circulação viária dos respetivos arruamentos, através da conservação dos pavimentos existentes, aplicando sobre estes uma camada de regularização em situações pontuais e uma camada de betão betuminoso, com função de regularização e/ou reperfilamento e desgaste. Os trabalhos mais significativos foram a fresagem do pavimento, pavimentações em betão betuminoso e execução de sinalização horizontal.


Compras públicas da saúde

 

Portugal participa na 1.ª iniciativa pan-europeia de compras da saúde.

O Ministério da Saúde, através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), vai participar na 1.ª Cimeira Pan-Europeia de Compras Públicas da Saúde, que se realizará em Bruxelas nos próximos dias 21 e 22 de setembro.

Reunindo profissionais do mercado europeu de compras, de hospitais e prestadores de serviços de saúde, 1ST Pan-European Hospital Healthcare Procuremet Summit representa uma oportunidade para debater e promover a aprendizagem de temáticas focadas em três pilares relacionados com as aquisições em saúde: sustentabilidade, transparência e digitalização.

Promovida pela Aliança Europeia de Contratação Pública na área da Saúde (EHPPA – European Health Public Procurement Alliance), conjuntamente com a Associação Europeia de Processos em Saúde (Health Proc Europe Association), esta cimeira inclui palestras, workshops práticos e diversas atividades. Conta já com mais de 300 participantes registados. 

A SPMS, enquanto Central de Compras Públicas da Saúde, participa com o objetivo de fomentar conhecimento e boas práticas, sobretudo ao nível da digitalização, onde Portugal se tem destacado.

Considerado uma referência em matéria de contratação pública na saúde, o nosso país tem vindo a participar ativamente em projetos europeus, designadamente no Procure4Healt, lançado no início de junho, que visa contribuir para promover a aquisição de inovação na União Europeia, em prol da sustentabilidade dos sistemas de saúde.

Para saber mais, consulte:

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Fortalecer a amamentação é o tema das comemorações deste ano.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada anualmente, entre 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos bebés de todo o mundo.

Este ano, a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como mote “Fortalecer a amamentação: Educando e Apoiando” e destina-se aos governos, sistemas de saúde, locais de trabalho e comunidades.

O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer aos bebés os nutrientes de que necessitam. A Unicef recomenda o aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de vida e a sua manutenção, com alimentos complementares, pelo menos, até ao segundo ano de vida.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

Para saber mais, consulte:

Dia Mundial das Hepatites Virais

Edifício do Ministério ilumina-se de amarelo para assinalar a data.

Para assinalar o Dia Mundial das Hepatites Virais, que se comemora anualmente no dia 28 de julho, o edifício do Ministério da Saúde iluminou-se de amarelo.

Esta iniciativa partiu da Direção-Geral da Saúde, que também celebra a data com um evento de apresentação do Relatório do Programa Nacional das Hepatites Virais, que caracteriza a situação do país e que traça o plano de ação até 2024, identificando as prioridades e as metas a alcançar, enquadradas nos objetivos da Organização Mundial da Saúde.

“A doença hepática no seu conjunto, incluindo as comorbilidades, consumo excessivo de álcool e fígado gordo, é uma das mais importantes causas de mortalidade precoce em Portugal”, alerta o documento.

De acordo com o relatório, Portugal deve traçar uma estratégia para eliminar as hepatites virais até 2030, cumprindo os objetivos internacionais de reduzir a incidência em 90% e a mortalidade associada em 65%.

As hepatites virais foram reconhecidas como uma das principais causas de mortalidade a nível mundial, causando cerca de 1,34 milhões de mortes por ano (cerca de 4.000 por dia), ultrapassando a causada por outras doenças infeciosas, incluindo a infeção pelo VIH, a malária e em paralelo com a tuberculose.

SNS | Reforço da atividade assistencial

 

Mais de 17 milhões de consultas médicas e de 9,5 milhões de consultas de enfermagem nos CSP nos primeiros seis meses do ano.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou, nos primeiros seis meses deste ano, 17,7 milhões de consultas médicas e mais de 9,5 milhões de consultas de enfermagem, nos cuidados de saúde primários (CSP).

Nos hospitais, e para o mesmo período, foram realizadas 6,5 milhões de consultas e mais de 382 mil cirurgias.

“Estes números são a prova de que, apesar da dimensão do desafio soubemos preservar a capacidade de resposta do SNS”, sublinhou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que esteve esta quarta-feira, dia 27 de julho, na inauguração das novas instalações do Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar do Baixo Vouga

António Lacerda Sales revelou ainda que o Governo está a trabalhar na resposta aos novos desafios “com determinação, mas também com investimento e com reformas estruturais” conforme afiançou, dando como exemplo o novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, aprovado recentemente em Conselho de Ministros, “para dar melhores respostas à organização, à gestão e à valorização dos seus profissionais.

São João leva consultas às pessoas

 

Populações vulneráveis do Porto com consultas de Hepatite C.

O Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) vai realizar consultas junto da população com comportamentos aditivos e dependências do Porto para diagnosticar, tratar e curar a Hepatite C, revelou o Diretor do Serviço de Gastrenterologia, Guilherme Macedo.

As consultas serão levadas a cabo por uma equipa de especialistas em doenças do fígado e vão decorrer nos postos da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD).

“Estão identificadas mais de 1.000 pessoas que tiveram contacto com o vírus da Hepatite C. Algumas já tiveram tratamento, outras libertaram-se espontaneamente do vírus, mas há quem mantenha doença ativa e precise de tratamento”, explicou Guilherme Macedo. Há entre “250 a 300 pessoas como estimativa de intervenção numa primeira fase”, acrescentou.

Este projeto parte de outro “muito bem-sucedido”, que visou “erradicar a Hepatite C nos estabelecimentos prisionais”, salientou o médico.

“Vamos deslocar-nos aos postos de atendimento do DICAD para fazer consulta especializada, porque muitas destas pessoas não tem acesso aos hospitais e existem estigmas associados”, descreveu Guilherme Macedo.

O responsável explicou que “existem verdadeiros nichos de agrupamentos de pessoas infetadas pelo vírus da Hepatite C em meios vulneráveis” e sublinhou a importância de “ir ao terreno” com um projeto que também já foi implementado nos albergues do Porto.

Para concretizar este projeto, o CHUSJ assinou hoje, dia 27 de julho, um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, com o objetivo de estabelecer “um plano organizado de observação e tratamento das pessoas com comportamentos aditivos e dependências e que habitualmente são acompanhados no DICAD” para “identificar, tratar e curar a Hepatite C”.

Além da consulta, o programa inclui a realização de elastografias, um procedimento clínico que permite perceber se o fígado tem a elasticidade normal ou está mais rígido, que é sinónimo de doença crónica avançada.

À ARS Norte cabe assegurar a parte logística do projeto, enquanto ao CHUSJ cabe a parte assistencial.

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia alertou hoje para a necessidade de um rastreio universal às hepatites e pediu maior celeridade e menos burocracia no acesso aos tratamentos, que nalguns casos ainda demoram meses.

A Organização Mundial da Saúde estabeleceu como meta eliminar a Hepatite C até 2030.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar e Universitário de São João > Notícias

Laboratório em Saúde Digital

 

Parceria entre CHUP e SPMS para desenvolver soluções digitais.

O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP) e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) lançaram um laboratório para desenvolver soluções digitais na área da saúde que podem vir a ser replicadas noutros hospitais.

Em comunicado, o CHUP salienta que o laboratório, “pioneiro” em Saúde Digital, permitirá dar “saltos qualitativos”, ao promover a criação de tecnologias inteligentes no serviço de cidadãos e profissionais.

A inovação tecnológica “tem permitido aumentar a qualidade nas respostas”, salienta o Hospital de Santo António, lembrando que as tecnologias de última geração “criam valor extra aos utentes e profissionais, mas também aos parceiros e prestadores de serviços”. Com o lançamento do laboratório, as equipas do Hospital de Santo António e da SPMS estão já a trabalhar no desenvolvimento de novas soluções.

O Presidente do Conselho de Administração do SPMS, Luís Goes Pinheiro, destaca a “baixa utilização” das soluções tecnológicas que têm sido colocadas à disposição dos utentes do Serviço Nacional de Saúde, mas também o papel que o CHUP tem desempenhado na implementação destas soluções tecnológicas.

“O Hospital de Santo António é um exemplo no que toca à transição digital da saúde e tem a coragem de ser pioneiro na aplicação de modelos que são depois replicados noutros hospitais”, observa.

Também o Presidente do Conselho de Administração do CHUP, Paulo Barbosa, salienta que este é “mais um passo na integração dos projetos de Saúde Digital num ecossistema amplo, nacional e de caráter estruturante”.

Neste momento, decorrem já iniciativas em diversas áreas, como da cirurgia vascular, cardiologia e enfermagem obstétrica, que tem tido “impacto na vida dos utentes” e “ganhos quantificáveis em saúde”. A teledermatologia permitiu evoluir para projetos de âmbito “mais abrangente e intimamente interligados com projetos de investigação”, como o GLIA do serviço de neurocirurgia, que foi distinguido, em 2021, com o prémio do “Boehring Ingelheim Award for innovation in Healthcare”. 

Para saber mais, consulte:

Hepatites Virais

 

Governo agiliza acesso a tratamentos de hepatite C.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou hoje, dia 28 de julho, que o Governo procedeu, esta semana, à alteração da Portaria que revê o regime especial de comparticipação para medicamentos destinados ao tratamento da doença de hepatite C, desburocratizando o Portal da Hepatite C, de forma a tornar mais ágil e rápido o acesso dos doentes a estes tratamentos.

“Assim estamos a garantir mais e melhor acesso às terapêuticas inovadoras, para mais e melhor vida dos nossos cidadãos”, afirmou o governante, na sessão de encerramento do evento de apresentação do Relatório do Programa Nacional das Hepatites Virais, da Direção-Geral da Saúde, a assinalar o “Dia Mundial das Hepatites Virais”.

Desde 2015, altura em que Portugal adotou a estratégia de tratar, com antivirais de ação direta, todas as pessoas infetadas pelo vírus da hepatite C independentemente do estadio da doença, assumindo-se como um dos primeiros países, a nível europeu e mundial, a implementar esta medida, foi possível iniciar o tratamento em mais de 28.000 utentes e curar mais de 18 mil.

Um dos aspetos em destaque no relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais, apresentado esta quinta-feira, foi a redução do número de novos casos de hepatite C em contexto de diálise, nas prisões e entre os utilizadores de drogas injetáveis, nos últimos cinco anos.

“Portugal alcançou progressos extraordinários e resultados significativos, com impactos substanciais nas políticas de apoio às pessoas com doença hepática”, referiu Lacerda Sales, destacando, entre outras, “a forma progressista como, face à elevada prevalência de hepatite junto da população prisional, Portugal implementou um programa de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infeciosas junto dos reclusos”.

Outro dos aspetos positivos em destaque é a tendência crescente da testagem nas hepatites B e C. O aumento anual de 33% na testagem para as hepatites B e C é precisamente uma das metas do programa até 2024, tal como a redução de 50% da mortalidade por cancro ou cirrose ou o tratamento de mais de 90% das pessoas elegíveis com estes tipos de hepatite.

O trabalho em equipa de todas as estruturas da saúde e apoio social, a promoção da literacia e o acesso facilitado a tratamento e cuidados médicos são essenciais para cumprir os objetivos de eliminação das hepatites virais pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030 – a diminuição em 90% do número de novos casos de infeção por hepatite B e C e a redução em 65% da mortalidade associada.

“Portugal alcançou progressos extraordinários e resultados significativos, com impactos substanciais nas políticas de apoio às pessoas com doença hepática”, referiu Lacerda Sales.

Protocolo negocial

Governo e sindicatos médicos chegam acordo.

É um processo que “marca de facto o início de uma negociação substantiva em torno de temas como o regime de dedicação plena no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que figura no programa de Governo e que iremos cumprir, também o tema da organização do trabalho em serviço de urgência, que se tornou por demais evidente que é necessário abordar de uma forma estruturada, e outros temas relacionados com a grelha salarial e com a valorização dos trabalhadores médicos”, revelou a Secretária de Estado da Saúde após a reunião tida no Ministério da Saúde com os sindicatos médicos e na qual foi acordada a inclusão da revisão da grelha salarial dos profissionais que trabalham no SNS no protocolo negocial em curso.

Maria de Fátima Fonseca informou que este processo negocial se junta a outros que decorrem com outros grupos profissionais, porque só de forma estruturada serão possíveis reformas que levem o SNS para “outros patamares de resposta aos cidadãos”.

Urgências Obstetrícia e Ginecologia

Diploma para estabilizar equipas tem aplicação imediata

“É importante que o País saiba e que as grávidas saibam que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está disponível – como sempre esteve – para lhes dar uma resposta e para que vivam este momento das suas vidas com segurança, com confiança e com tranquilidade”, afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.

O Secretário de Estado falava durante uma conferência de imprensa sobre as escalas dos serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia no mês de agosto, em Lisboa, onde esteve também a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, e o Coordenador da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, Diogo Ayres de Campos.

Na sua intervenção inicial, António Lacerda Sales disse também que as atuais “dificuldades dos serviços de obstetrícia não são de hoje”, sendo, contudo “mais notórias no período de verão e de férias”.

O Secretário de Estado frisou que o País tem «profissionais de saúde de excelência», “um SNS que funciona em rede” e com capacidade para se organizar como já foi provado no passado.

Também a Secretária de Estado da Saúde deixou uma palavra de tranquilidade a todas as utentes grávidas e aos profissionais de obstetrícia. Referiu ainda que o Governo tem estado reunido com todos os conselhos de administração dos hospitais portugueses para “clarificar cabalmente todo o regime que decorre do Decreto-Lei que foi aprovado e entrou em vigor no dia 26 de julho” e destacou a necessidade da sua “aplicabilidade imediata”.

Maria de Fátima Fonseca disse que este diploma constitui uma solução de curto prazo para atender às circunstâncias atuais e que é preciso “montar um conjunto de soluções que permitam aos hospitais deste País ter as respostas e os instrumentos de gestão para dotar as suas equipas dos profissionais necessários”.

A criação de condições para termos “mais profissionais de forma estável no serviço nacional de saúde”, a sua remuneração adequada no serviço de urgência e a diminuição da dependência dos prestadores de serviço, são os objetivos deste diploma, reiterados pela Secretária de Estado.

Maria de Fátima Fonseca disse ainda que o Governo irá acompanhar de perto, através de reuniões mensais da Administração Central do SNS com as administrações dos hospitais, a progressiva aplicação do diploma.

“Estamos certos de que, com a efetividade progressiva na aplicação do diploma, as respostas serão consolidadas, conseguiremos mobilizar mais profissionais e teremos capacidade de, crescentemente, conferir maior previsibilidade na organização dos serviços de urgência”, disse ainda.

PRAIA DE MIRA: Desta sexta a domingo, o trânsito estará condicionado!

Alterações importantes no tráfego devido ao evento "Sentir o o Carnaval na Praia de Mira"

1 -Parque de estacionamento largo da barrinha encerrado dia 5;
2- Estacionamento Avenida da Barrinha (ao lado do palco) totalmente encerrado nos dias 5, 6 e 7;
Nos dias 5 e 6, a rua Raúl Brandão terá o sentido de trânsito invertido entre as 20h e a 01h, conforme mapa abaixo;
3- No dia 7, será o dia da “Folia em desfile”, o desfile passará pela Avenida Infante D. Henrique, Av. Arrais Batista Cera, rua Furriel Henriques da Costa, Av. da Barrinha, por esta ordem, finalizando na zona do palco da barrinha.

Pianista Gerardo Rodrigues divulga álbum "Estado de Alma"

 
A Digressão "Estado de Alma" de Gerardo Rodrigues, teve início em Setembro de 2021, e já conta com quatro dezenas de espetáculos que passaram pelas salas nacionais. Esta auto-descoberta que o confinamento de 2020 permitiu ao Gerardo Rodrigues ter todo o tempo do mundo, após 35 anos como músico, produtor, compositor, etc... sempre para os outros, para finalmente olhar para dentro e compor, gravar e tocar o que lhe vai na alma, para sí, por sí e partilhar com todos.
De género Neo-Classic ou Modern-Classic, Gerardo Rodrigues em 14 meses lançou dois álbuns que tem feito as delícias de todos quanto cruzam com ele.
Ninguém sai de um Concerto indiferente. Tem sido uma viagem alucinante e gratificante.

Por isso, gostaríamos de contar mais com a ajuda das nossas rádios, para que chegue a mais gente, e para que possa encantar mais.
Contamos convosco para divulgar. Estamos totalmente disponíveis para o que necessitarem. Entrevistas, pequeno live informal na rádio, etc...

Deixamo-vos com alguns links, para poderem conhecer melhor o seu trabalho.

Bio
Estudou Piano e Composição no Conservatório de Música em Torres Vedras.
Leccionou em Escolas Públicas e Privadas por vários anos.
Seu vasto currículo inclui direção musical, músico, compositor e produtor.
Em 2000, participou, como compositor e orquestrador, do 36º Festival RTP da Canção, tendo vencido o concurso, com a canção “Sonhos Mágicos”, interpretada pela “Liana”.
Acompanhou, como músico e diretor musical, vários artistas portugueses.
Produziu e gravou álbuns para vários artistas nacionais.Faz uma pausa em Portugal e volta para Nova York, sua cidade natal, por alguns anos.
Em 2010, regressa a Portugal, onde se estabeleceu em Peniche, com o seu estúdio.
Em 2011, é convidado a ingressar na Academia de Música Stella Maris - Peniche, onde é Professor de Piano e Diretor Pedagógico.
Em 2020, o confinamento, devido ao vírus Covid-19, permitiu que ele reunísse várias de suas Improvisações ao Piano, guardadas, para seu primeiro álbum a solo, intitulado "Improvisos", lançado em Julho de 2020.
O seu segundo trabalho de originais, "Estado de Alma", foi lançado em Setembro de 2021.
Em Fevereiro de 2022, foi distinguido, pelo Rotary Clube de Peniche, como "Profissonal do Ano 2022", pelo trabalho desenvolvido na comunidade na última década e pelos dois álbuns lançados em 2020 e 2021
 
Links:
Video do Single "À Deriva": https://youtu.be/UBePgk10HE4

Faixas dos Álbuns "Improvisos" (2020) e "Estado de Alma" (2021): https://bit.ly/3owehpS
ID's para rádios (Álbum "Estado de Alma" e Single "À Deriva"): https://bit.ly/3BlyhTH
Fotos várias: https://bit.ly/3zB2L2V

Marinha Grande | JARDIM DE INFÂNCIA E ESCOLA DA COMEIRA EM REQUALIFICAÇÃO

A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar a requalificação dos edifícios do Jardim de Infância e da Escola Básica da Comeira, bem como do respetivo recinto escolar, através de um investimento superior a 150 mil euros.

Os trabalhos no Jardim de Infância compreendem a substituição da cobertura, aplicação de isolamento térmico nas paredes exteriores e respetiva pintura, substituição de caixilharias, substituição da cortiça aplicada em paredes interiores, pintura interior e envernizamento do pavimento das salas de professoras. A intervenção no edifício da Escola do ensino básico prevê, na generalidade, pintura interior e pintura exterior.

A empreitada foi adjudicada por 159,613.05 €, acrescidos de IVA, com um prazo de execução de 75 dias.

Confraria da Cerveja celebra as mulheres do setor no Dia Internacional da Cerveja e desafia a um brinde

 Com o mote “A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino”, a campanha digital celebra o regresso dos brindes de cerveja com moderação como única reserva, e lembra que a Cerveja escreve-se no feminino. Nesta iniciativa integra-se ainda um manifesto que evoca as mulheres que fazem parte da nossa vida e da vida do setor, assinado pelas Confradesas da Cerveja. A Confraria da Cerveja desafia os portugueses para um “Brinde à Cerveja” no dia 5 de agosto, sexta-feira, data da efeméride celebrada a nível mundial.


 

“A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino” é o mote da campanha digital e manifesto que marca a comemoração da Cerveja no seu dia internacional, celebrado todos os anos na primeira sexta-feira do mês de agosto. As mulheres do setor, as suas consumidoras e as mulheres que fazem parte das nossas vidas são a mensagem principal desta campanha que será veiculada no dia 5 de agosto, sexta-feira, nas redes sociais @sabercerveja.

O manifesto, que evoca os momentos de consumo, o seu património, a naturalidade dos seus ingredientes e um setor composto por mais de 50 mil pessoas, foi assinado por um conjunto de Confradesas da Cerveja, desde figuras públicas a mulheres do setor. Entre as signatárias do manifesto “A Cerveja Está Viva e Escreve-se no Feminino” encontram-se nomes como Joana Schenker (Campeã Europeia de BodyBoard), Natália Cavaleiro Costa (Nutricionista), Isabel de Sousa (Professora do Instituto Superior de Agronomia) Paula Lobo Antunes (Atriz), Manuela Botelho (Secretária Geral da APAN), Ana Jacinto (Secretária Geral da AHRESP), Conceição Zagalo (Empreendedora Social), Maria Helena Duarte (Diretora da revista Paixão pela Cerveja) e Confradesas que atuam diretamente  no setor cervejeiro como, Teresa Apolónia, Graça Borges, Patrícia Nunes e Sandra Peixoto.

De forma a promover o convívio entre os amigos e a degustação moderada de cerveja, homenagear os responsáveis pela produção, distribuição e comercialização desta bebida, bem como unir Portugal aos diferentes países nesta comemoração, a Confraria da Cerveja desafia os portugueses a partilhar uma fotografia de um brinde à cerveja nas redes sociais, marcando o hashtag #VivaCerveja e a página @sabercerveja, como forma de chegar a todo o setor.

Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja assinala que “Neste ano marcado pela palavra ‘regresso’, seja dos momentos de consumo, seja por rever todas nossas pessoas, seja pela música e cultura, que nos brinda e nós brindamos a ela, sentimos que a cerveja está viva como nunca pois ela faz parte do nosso convívio social, sendo a moderação a única vírgula que acrescentamos a este regresso. Paralelamente a cerveja é de todos e para todos. É democrática, acessível e para todos os géneros, momentos e gostos, sendo a bebida mais consumida no mundo, a seguir à água e ao chá.  No setor cervejeiro, as mulheres emancipam-se, são criadoras de marcas, são beer sommeliers e estão no centro da sua produção. Por isso, celebramos também a evolução da sociedade, com um copo de cerveja na mão que se ergue pelas mulheres ‘de e da’ categoria. Até porque cerveja, de facto, escreve-se no feminino!”

A bebida alcoólica mais consumida na União Europeia, bem como em Portugal, a cerveja é uma bebida milenar que goza de uma composição habitualmente composta por cevada, lúpulo, fermento e água, a par de uma naturalidade assegurada pela produção cervejeira e microcervejeira nacional, que hoje conta com mais de 100 empresas espalhadas pelos 18 distritos de Portugal e Ilhas. Símbolo maior de convívio e de partilha, a produção de cerveja é uma arte ancestral que chegou há milhares de anos a terras Lusitanas pela mão de Lísias, o pai de Baco, e continua a dar cartas em pleno séc. XXI com uma multiplicidade de novos sabores e empreendedorismo dos cervejeiros em Portugal.

O Dia Internacional da Cerveja  criado em 2007, em Santa Cruz da Califórnia,  começou por ser uma celebração apenas no bar dos fundadores, que depois se expandiu até se transformar num evento mundial, assinalado em mais de 50 países. Em Portugal esta data é celebrada pela Confraria da Cerveja, uma entidade não lucrativa que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro. Inspirada na tradição das irmandades, a Confraria da Cerveja promove a paixão e o reconhecimento da importância da Cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha, celebração e na defesa da arte cervejeira enquanto atividade de relevo para a economia portuguesa.

 

O MANIFESTO

A Cerveja está viva como nunca.

É a Mãe de todos os momentos, irmã das vitórias e a colega que dá o

ombro amigo, até nas derrotas.

A Cerveja carrega uma herança de milhares de anos, neta da

naturalidade e da simplicidade dos ingredientes, tal como aquela

receita das nossas avós.

A Cerveja é companheira para todos os gostos, cores, texturas, seja

com ou sem álcool, pois prima pela moderação e a alegria de um

brinde “nunca fica para tia”.

A Cerveja é sobrinha da inovação e afilhada de um setor que reúne

mais de 50 mil pessoas que tudo fazem para que esta chegue bem

gelada às nossas mesas.

Ela faz parte da nossa vida.

A cerveja está viva e escreve-se no feminino!

#VivaACerveja!

Covilhã | CORTE DE TRÂNSITO | VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


No âmbito da passagem da 3ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta pela Covilhã, no dia 7 de agosto, será necessário proceder ao condicionamento/corte trânsito, entre as 15H00 e as 16H00, nos acessos e percurso definido para a prova.

Assim sendo, os cortes de transito irão ocorrer nos seguintes horários:

N18 (Fundão> Covilhã) - 15h45min
Cidade (Hospital > Praça do Município) – 15h:50min
Covilhã> Piornos- 16h:00min
Piornos > Torre 15h00 (Transito condicionado à lotação de segurança)
Acesso à Torre: Corte de transito a partir das 8h00min reabrindo às 18h:15min

A GNR e a PSP farão o acompanhamento da prova ao longo do percurso, sendo que os cortes de trânsito serão sempre efetuados antes da passagem dos ciclistas e abertos após a passagem do carro-vassoura.

Projeto iniciado em 2019 decorre na Quinta da Fonte Quente. Município de Cantanhede proporciona atividades a crianças com multideficiência

 

O Município de Cantanhede, através da Divisão de Ação Social e Saúde, está a dar continuidade ao projeto “As minhas férias na Quinta da Fonte Quente”, que proporciona a ocupação lúdica e recreativa de crianças com multideficiências, residentes no concelho de Cantanhede, no período de férias escolares.

A edição de 2022 desta atividade, que resultou de um desafio lançado em 2019 pelo Município de Cantanhede à APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional da Tocha, decorre neste momento com as crianças, às quais é proporcionado por profissionais da APPACDM o contacto com o meio ambiente e um conjunto de ateliês, que vão desde a pintura e culinária até à agricultura.

Esta iniciativa surgiu da necessidade de encontrar uma resposta efetiva, durante as pausas escolares, para estas crianças”, explica a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, destacando a importância de “promover estratégias que permitam a conciliação entre a vida familiar, pessoal e profissional, bem como a ocupação das crianças com multideficiência com estímulos e atividades orientadas”.

O Município de Cantanhede lançou o desafio às entidades parceiras - APPACDM e Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense -, que corresponderam positivamente, motivo pelo qual, volvidos três anos da implementação, o mesmo continua”, finalizou.

Dia 5 de agosto no Mercado Municipal Câmara de Cantanhede dinamiza Dia da Juventude

 

O Município de Cantanhede assinala amanhã, dia 5 de agosto, entre as 17h30 e as 19h00, o “Dia da Juventude” que será marcado com a realização de um mercado informativo informal destinado aos jovens com idades entre os 14 e 30 anos, que abordará diversas áreas, designadamente a educação, cultura, desporto, entre outras, aproveitando a ocasião para divulgar junto dos jovens os vários programas e respostas que existem a nível local, nacional e internacional (programas de estágios, intercâmbios, festivais, oportunidades, etc.).

No âmbito da intervenção da autarquia na área da juventude, a ação que irá decorrer no Mercado Municipal tem como objetivo promover uma participação ativa dos jovens, proporcionando a possibilidade de conhecerem um pouco melhor a autarquia, a cidade e a região onde residem.

Numa iniciativa que se prevê bastante participada, a Câmara Municipal pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e promover a sua participação ativa na construção do futuro de Cantanhede, de Portugal e do Mundo.

Depois das grandes dificuldades que os jovens viveram durante a pandemia de COVID-19, a Câmara Municipal procura assim colocar em evidência as oportunidades formativas e culturais locais e regionais, de forma a implementar cidadania ativa, consciente, informada e responsável na sociedade.

Após a realização desta atividade, todos os participantes são convidados a visitar e desfrutar da Expofacic, a maior feira do país!


As entidades que vão dinamizar o Mercado informativo são:

1 – Município de Cantanhede (Orçamento Participativo Jovem; Ano Europeu da Juventude; Banco Voluntariado Jovem; O teu Município: a tua voz)

2 - ETPC – Escola Técnico Profissional de Cantanhede

3 - AELDF – Associação de Estudantes Lima de Faria

4 - Agrupamentos de Escuteiros de Cantanhede, Febres e Tocha

5 - Associação Lucia-Lima

6 - Catraia

7- Centro Cultural e Recreativo da Pena: Festa D’Anaia

8 - Sociedade Columbófila Cantanhedense

9- Cancioneiro de Cantanhede: Folk (voluntariado jovem)

10 - Cordinha D’água (Teatro)

Entidades a nível Nacional:

11- FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis

12- CNJ – Conselho Nacional da Juventude

13- ESN: ERASMUS STUDENT NETWORK

14 - Jornada Mundial da Juventude