quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Região Norte | Uma iniciativa do Clube de Caça e Pesca local

CASTELO DE PAIVA VAI ACOLHER 1ª MONTARIA AO JAVALI


No âmbito do seu Plano de Actividades para o presente ano, o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva vai promover, no próximo Sábado, dia 11, a 1ª Montaria ao Javali, uma actividade cinegética autorizada pelo ICNF- Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, que se vai desenvolver no território municipal e que vai contar com centenas de participantes.

Ciente do aumento descontrolado da população de javalis no território paivense, que tantos e elevados prejuízos têm causado, principalmente no sector da agricultura, o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva defende que urge reforçar o esforço de caça, com acções de controle de densidade, mediante a realização de batidas devidamente estruturadas e legalizadas.

Neste contexto, a concentração para esta montaria está marcada para as 8 horas, junto à sede da colectividade, nas antigas instalações da EB 2.3 de Castelo de Paiva, em Sobrado, com abertura do secretariado e oferta de “ Mata bicho “, seguindo-se o sorteio das portas de carabinas e de caçadeiras, estando previstas a presença de sete matilhas.

Ás 10 horas concretiza-se o arranque dos participantes para a Mancha e por volta das 10h30 dá-se o início da Montaria, uma iniciativa que Ivan Carvalho, actual presidente do Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva espera que seja um êxito e tenha boa adesão, traduzindo-se numa excelente jornada de confraternização e convivialidade entre os entusiastas da caça, seus amigos e familiares, reforçando o dirigente que, este evento venatório, vem consolidar o trabalho meritório que esta associação tem vindo a realizar no domínio desta área cinegética, para além de promover e divulgar as riquezas naturais, culturais, gastronómicas e turísticas desta região, das quais a caça é indissociável.

Num território conhecido pelos seus recursos naturais e pelas condições propícias à prática de actividades cinegéticas e de desporto-aventura, o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva promove este encontro na perspectiva de uma grande festa dos amantes da caça maior, entre monteiros, matilheiros e entusiastas desta actividade, sublinhando a organização que, no final da montaria, está previsto um almoço-convívio nas instalações do Hotel S. Pedro, com animação e entrega de lembranças a todos os participantes, estando confirmada a presença do edil paivense Gonçalo Rocha, e do Vereador do Desporto, José Manuel Carvalho, autarca que enaltece esta jornada cinegética, relevando os seus motivos e sua utilidade para a defesa da agricultura local.

As inscrições ficaram completas antes do prazo limite, mas qualquer esclarecimento sobre esta actividade cinegética, que conta com o apoio da Câmara Municipal, pode ser prestado pelo presidente da colectividade, através do número 918166969.

Carlos Oliveira

Câmara de Figueiró dos Vinhos aprova contrato de empréstimo de 750 mil euros para despesas do dia adia


Os 850 mil voltaram a 700 mil contrato aprovado, hoje, com a abstenção do PSD confirma o falhanço da gestão socialista


EMPRÉSTIMO | câmara recua e os 850 mil passam novamente a 700 mil euros. É um sinal positivo que registamos e que vem ao encontro do que dissemos relativamente ao empréstimo  a Curto Prazo em regime de conta corrente – Ref.ª 01ECP19 – Banco BPI – aprovação de cláusulas contratuais

Posição do PSD exarada em ata na reunião de câmara, de hoje, 08.01.2020

"Na reunião de câmara de 27 de novembro de 2019 foi aprovada, com a abstenção do PSD, a proposta de deliberação nº 128/2019 tendo em vista a contratação de um empréstimo de 700 mil euros, acrescidos de juros, com o objetivo de fazer face a dificuldades de tesouraria e à satisfação dos compromissos com os fornecedores.

Posteriormente na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2019 foi aprovada à revelia do que tinha sido deliberado anteriormente uma proposta de crédito do BPI de 850 mil euros. Deixámos exarado em ata as razões do nosso voto contra.

Vem hoje (08.01.20220) a esta reunião a Proposta de Deliberação nº 1/2020 que contempla um empréstimo de 700 mil euros e as cláusulas contratuais do referido empréstimo e respetivo contrato de crédito.

Imperou o bom senso. Tal como tínhamos alertado na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2019 a verba de 700 mil euros era a mais consentânea com o deliberado na reunião anterior, com as consultas às Instituições de Crédito e propostas recebidas.

É um sinal positivo este recuo que registamos com agrado.
Não obstante nada se alterou relativamente à posição do Partido Social Democrata relativamente ao empréstimo. Mantemos o que dissemos na altura e reafirmamo-lo agora.
É num contexto de término do Plano de Saneamento Financeiro e com o anúncio exaustivamente propagandeado da liquidação total da dívida à banca no final de 2019 que este empréstimo se vai realizar. É, pois, num contexto em que as desculpas se acabaram e em que a herança é a do próprio que a câmara se vai endividar.

O PSD vinha a alertar há muito para as consequências negativas do caminho que tem sido seguido. E é sem surpresa que se confirmam os piores cenários apontados, recentemente, por entidades independentes.

Este empréstimo é mais uma prova acabada do falhanço da gestão socialista no concelho.

Relativamente à aprovação ou não, da proposta de deliberação nº 01/2020 não faremos aquilo que o PS fez no passado por mero tacticismo político. Registamos o recuo do PS, no entanto pelas razões atrás expostas não podemos aprovar com o nosso voto este empréstimo. Todavia não o inviabilizamos, mas tem de ser o Partido Socialista a assumir o ónus de o pedir, reconhecendo com isso o falhanço da sua própria gestão, pelo que o voto do partido Social Democrata é o de abstenção. "


Partido Social Democrata Figueiró dos Vinhos

Covilhã| JOVEM ARTISTA GUINEENSE EXPÕE NA GALERIA ANTÓNIO LOPES



A Galeria António Lopes terá patente ao público, de 10 de janeiro a 9 de fevereiro, a exposição e instalação denominada “Sufri, nha fidjo!" de Helénio Mendes. 

Trata-se da primeira exibição individual do jovem artista, cujo nome é tão invulgar como a sua arte. “A minha arte não se define como um estilo, mas como uma expressão livre e crua, influenciada pela arte tribal africana, por artistas do séc. XX como Jean Michel Basquiat e Amadeu de Sousa Cardoso e contemporâneos, como Mário Rita”, refere o artista. 

Helénio Mendes nasceu na Guiné-Bissau a 12 de Junho de 1997. Com cinco anos de idade emigrou com a sua família para Portugal, onde cresceu e reside atualmente. O seu percurso escolar esteve sempre diretamente relacionado com as artes onde aprendeu as técnicas e a história da arte, que lhe trouxeram influências cruciais para definir o seu traço pessoal. Atualmente frequenta o curso de Design de Moda na Universidade da Beira Interior, onde também procura modos de explorar a pintura na vertente têxtil, combatendo assim o fast-fashion. Em 2019, Helénio Mendes deu a conhecer um pouco da sua obra na primeira edição do INDUSTRIAL – Covilhã Art Fest e no Natal com Arte. 

A cerimónia de inauguração da exposição terá lugar no dia 10 de janeiro, sexta-feira, pelas 18h00, na galeria António Lopes, podendo ser visitada de acordo com os seguintes horários: 

GALERIA ANTÓNIO LOPES 
Casa dos Magistrados, Rua Portas do Sol. 
Dias úteis, 09h-12h30 e 14h-17h30 
Sábado e domingo, 10h-13h e 14h-18h

Detida por tentar introduzir heroína na Prisão de Coimbra

Resultado de imagem para Detida por tentar introduzir heroína na Prisão de Coimbra
DB
A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, em colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, empregada de limpeza, presumível autora da prática de um crime de tráfico de estupefacientes agravado.
A detenção ocorreu na cidade de Coimbra e foi materializada no decurso de ações que visam combater a introdução e a comercialização de produtos estupefacientes em meio prisional.
A suspeita foi abordada pelos Serviços Prisionais e posteriormente detida por elementos da Polícia Judiciária, quando se preparava para visitar um recluso daquele Estabelecimento Prisional, a quem pretendia entregar, furtivamente, produto estupefaciente.
A detida, de 51 anos de idade, sem antecedentes criminais, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de obrigação de permanência na habitação com vigilância eletrónica.

Instalação da Entidade da Transparência em Coimbra ou Aveiro custa mais 646 mil do que previsto no Orçamento do Estado

Instalação da Entidade da Transparência em Coimbra ou Aveiro custa mais 646 mil do que previsto no Orçamento do Estado

O presidente do Tribunal Constitucional (TC) alertou hoje que são necessários mais 646 mil euros, além dos 1,815 milhões previstos no Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), para criar a nova Entidade para a Transparência.
Numa audição na comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados, no parlamento, Manuel da Costa Andrade afirmou que o OE2020 prevê uma verba de 1,169 milhões de euros, enquanto a previsão do TC é de 1,815 milhões de euros.
Segundo o presidente do tribunal, a instalação da entidade “tem dificuldades”, a começar na rapidez, ou não, na cedência de instalações pelo Governo, o lançamento de concursos públicos, nomeadamente a plataforma informática para o registo único de declarações de deputados e detentores de cargos públicos, pelo que será praticamente impossível concluir esse trabalho este ano.
Outro dos fatores que pode atrasar o processo, admitiu Costa Andrade, é a contratação de pessoal “dentro da mobilidade da administração pública”, que “são processos longos e morosos”.
O quadro de pessoal da nova entidade, que tem por missão avaliar e fiscalizar as declarações de rendimentos, património e interesses dos titulares de cargos públicos e políticos, será de 15 funcionários, além dos três dirigentes, na sua maioria técnicos superiores de Direito e informática.
“Não será de acreditar que as tarefas estejam todas cumpridas este ano, são processos naturalmente lentos”, disse, antes de prever “em 2021, [a Entidade da Transparência] pode estar em velocidade de cruzeiro, se as coisas correrem bem”.
Pelos cálculos do tribunal, segundo afirmou a juíza conselheira Mariana Canotilho, também presente na reunião, serão necesários cerca de três milhões de euros por ano para a entidade funcionar em “velocidade de cruzeiro”, estimativa que o TC admite “revisitar” no final do ano.
Durante a reunião, tanto José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, partido que esteve na origem da proposta de criação da nova entidade, como o parlamentar do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, afirmaram-se disponíveis para, no debate do Orçamento, tentar encontrar uma solução para o problema.
O TC, segundo Costa Andrade, tem os mesmos funcionários, nos departamentos informático (dois) e técnico e financeiro (três), que tinha antes da criação da Entidade para as Contas e Financiamento dos partidos, e o pessoal de apoio não está preparado para, por exemplo, preparar cadernos de encargos para os concursos, alguns deles internacionais (se forem de valor superior de 144 mil euros), pelo que será necessário contratar assessoria para o efeito.
“Não temos a mínima preparação nem praticamente estruturas nenhumas para criar novas entidades e pô-las a funcionar”, admitiu Costa Andrade.
Depois, o Tribunal Constitucional, que nem sequer tem rede wi-fi, precisa de fazer obras no edifício, modernizar as suas estruturas, de apoio, ou ainda o sistema informático, que “está obsoleto”, segundo Costa Andrade.
Essas são obras “importantes” tanto para o funcionamento do TC como para a criação da Entidade da Transparência, admitiu ainda.
A nova entidade, criada em 2019 pelo parlamento, vai funcionar ou em Coimbra ou em Aveiro, dado que a lei determinou que a sede não esteja nas regiões metropolitanas, nem de Lisboa nem do Porto.
Em dezembro, logo após a entrega da proposta de orçamento no parlamento, a comissão de Transparência concluiu que não era possível saber qual o valor concreto para a criação da entidade e pediu uma reunião urgente com o presidente
Face à dúvida, na reunião de 17 de dezembro da comissão de Transparência e do Estatuto do Deputado, o presidente da comissão, Jorge Lacão, propôs, e foi aprovado, esclarecer a questão com o Tribunal Constitucional (TC), dado que a nova entidade vai funcionar sob a dependência do TC.
Em 28 de dezembro, o semanário Expresso noticiou, citando uma fonte oficial do TC, que “a proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2020 prevê uma verba para a instalação da Entidade para a Transparência manifestamente aquém das necessidades apontadas pelo Tribunal”, o que Costa Andrade confirmou hoje na comissão.
NDC

Irão recusa devolver caixas negras do avião ucraniano que se despenhou

Resultado de imagem para Irão recusa devolver caixas negras do avião ucraniano que se despenhou
As autoridades iranianas não vão devolver as caixas negras do Boeing 737 nem à fabricante "nem aos norte-americanos".
O Irão recusa devolver à Boeing as caixas negras do avião ucraniano que caiu esta quarta-feira em Teerão, conforme noticia a France Press.
As autoridades iranianas, representadas por Ali Abedzadeh, admitiram mesmo que não irão passar à companhia norte-americana estes componentes do Boeing 737, que caiu na quarta-feira: "Não vamos dar as caixas negras à fabricante (Boeing) e aos norte-americanos."
TSF

Norte | Novo recorde de peregrinos em Valença 89 Mil Peregrinos de todos os cantos do mundo passaram pela Eurocidade Valença Tui

A Eurocidade Tui Valença reforça a liderança como centro das grandes rotas dos Caminhos de Santiago. Em 2019 foram 88310 os peregrinos que passaram ou começaram a sua peregrinação na Eurocidade.
O número de peregrinos pela Eurocidade tem crescido sempre. Se no ano passado foram 88310, os que chegaram a Santiago e pediram a Bula Compostelana em em 2014 eram 35494 mil oriundos de todos os cantos do mundo.
Percurso Lendário com Autenticidade
A história e simbologia jacobeia que Valença e Tui aportam, há séculos, com autenticidade, às peregrinações para Santiago muito tem contribuído para alcançar estes números. Associada à história, às marcas patrimoniais, o aspeto lendário e de cultura popular fazem parte indissociável de Valença e Tui.
Próximo Ano Jacobeu
O Município de Valença tem objetivos ambiciosos para o próximo Ano Jacobeu, considerando os Caminhos de Santiago um dos grandes nichos de fluxo turístico com mais potencial de crescimento no território. Preparam-se ações culturais e promocionais de impato para os próximos tempos.
Caminho Português do Interior Mantém a Liderança
Em 2019 foram 72361 os peregrinos a percorrer o Caminho Português do Interior, quando em em 20'18 foram 67816 e em 2014 34715 peregrinos. O Caminho Português do Interior é o segundo percurso que mais peregrinos leva a Santiago de Compostela depois do Caminho Francês.
O Caminho Português da Costa atrai, cada vez, mais peregrinos até Valença. Em 2019 foram 15949 quando no ano passado eram 13836 e em 2014 apenas 779.
O que Valença Oferece Mais Hoje
Os grandes fluxos de peregrinos tem permitido, capacitar alojamentos, cada vez mais diversos e qualificados, uma restauração mais versátil e diversificada e a readaptação de parte do comércio para o nicho de peregrinos com uma ampla oferta de souvenirs e produtos locais. Apostas que apresentam um grande potencial de crescimento e oportunidade para quem quer investir no turismo religioso.
Peregrinos Projetam Marca Valença
Os peregrinos tem sido verdadeiros embaixadores de Valença por esse mundo fora, mostrando os pontos mais “instagram” do concelho, as suas singularidades culturais, naturais, patrimoniais e gastronómicas. Uma projeção que se nota no dia a dia. A nenhum escapa, por exemplo, o fato de Valença proporciona uma experiência única aos peregrinos: a meio da ponte internacional, em pleno Caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente a a Fortaleza de Valença atrás.

INOVA-EM investe na melhoria do serviço de saneamento de águas residuais


A INOVA-EM tem em curso um plano geral de otimização do funcionamento dos sistemas de saneamento que visa reduzir as infiltrações de águas dos solos e as descargas indevidas dos caudais pluviais nas redes, situações que sobrecarregam as infraestruturas e provocam problemas, com especial gravidade nas estações elevatórias e de tratamento. 

O referido plano contempla também a avaliação da conformidade das ligações particulares das redes prediais aos coletores públicos de modo a serem acionados mecanismos para eliminar as ligações de águas pluviais ao sistema de saneamento, o que é ilegal, além de criar constrangimentos operacionais graves e de aumentar significativamente os custos de funcionamento.

Durante este mês de janeiro, estão em curso nesse âmbito operações de limpeza e inspeção vídeo da rede coletora na freguesia de Tocha, designadamente no emissário/intercetor de drenagem de águas residuais entre Tocha e Cochadas, incluindo a zona onde recentemente se observaram descargas devidas a obstruções provocadas por desconhecidos que introduziram propositadamente sacos de areia, blocos de betão e outros materiais nas caixas de visita, descargas essas que provocaram elevados danos materiais e ambientais e obrigaram a intervenções de emergência.

Além do objetivo de carácter ambiental, a preocupação centra-se também na necessidade de reduzir os custos, quer na gestão direta do sistema municipal, quer nos valores a pagar à Águas do Centro Litoral, correspondentes aos efluentes que são recolhidos na zona poente do concelho de Cantanhede e canalizados para a estação elevatória das Cochadas, da responsabilidade daquela empresa pública. 

Recorde-se que, no que diz respeito ao sistema coletor sob responsabilidade da Águas do Centro Litoral, esta já tornou público que vai avançar a curto prazo com grandes investimentos para melhorar o seu funcionamento, nomeadamente com a construção de uma nova ETAR e a qualificação dos emissários. 

Os trabalhos que a INOVA-EM está a executar na freguesia da Tocha decorrem em estradas municipais, podendo por isso haver alguns condicionamentos na circulação rodoviária.

Considerando as referidas descargas provocadas propositadamente por desconhecidos, a INOVA-EM solicita a todas as pessoas que detetem alguma anomalia no funcionamento do sistema de saneamento de águas residuais, para informarem os serviços dessa ocorrência através do telefone 231 410 830 ou do telemóvel 965 260 744.

Natal em Águeda foi “um enorme sucesso”


O maior e o menor Pai Natal do mundo, ruas encantadas e muita animação fizeram da quadra natalícia um dos motivos para atrair milhares de pessoas a Águeda

Já não se pode celebrar o Natal sem passar por Águeda. É em Águeda que está o maior Pai Natal do mundo e também o mais pequeno; é em Águeda que se pode percorrer ruas decoradas com chapéus cintilantes; é em Águeda que se pode desfrutar de uma pista de gelo ecológica; e se a tudo isto juntarmos mercadinhos de Natal e a Parada com as figuras de Natal ou os espetáculos no Centro de Artes de Águeda, muito havia para fazer, ver e celebrar nesta época. Todos os caminhos vinham dar a Águeda.
 
Sucesso” é a palavra que caracteriza a programação de 2019 de Natal em Águeda, que iniciou a 29 de novembro e se prolongou até sábado passado. Isso mesmo declarou Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda: “Foi um enorme sucesso, com milhares de pessoas nas ruas, partilhando da alegria de uma programação que foi desenhada a pensar precisamente nelas. Tivemos viaturas fantásticas a percorrer a cidade, a parada de figuras de Natal, sem esquecer a pista de gelo, os mercadinhos de Natal e toda uma programação no Centro de Artes alusiva a esta época”.
 
O vice-presidente lembrou ainda que, apesar de Águeda ter sido fustigada pela depressão “Elsa” e a baixa da cidade ter ficado inundada, essa não foi a marca do calendário de dezembro. “Vivemos momentos de alguma preocupação, mas soubemos articular todas as ocorrências com as entidades competentes, enfrentando o mau tempo que se fez sentir com os recursos necessários e adequados à proporção da intempérie”, disse Edson Santos.
 
Contudo, o maior destaque do mês do frio e dos contos de fadas, do Pai Natal e das prendas, vai mesmo para as atividades propostas. Uma delas foi a viagem no tempo proporcionada no comboio histórico do Vouga, que decorreu nos dias 14 de dezembro e no sábado passado (4 de janeiro) e que atraiu centenas de pessoas num equipamento dos primeiros anos do século XX. Uma antiga locomotiva a diesel percorreu a Linha do Vouga, partindo de Aveiro até Macinhata do Vouga e que permitiu uma visita ao centro histórico de Águeda.
 
Foi um corrupio de pessoas no centro da cidade de Águeda, entre visitantes dos vários pontos do país e estrangeiros, moradores e várias personagens do imaginário natalício que, por estes dias, habitaram a cidade.
 

Cultura e muito mais
Foi um mês de programação intensa e que integrou várias iniciativas de índole cultural e até desportiva. Desde exposições permanentes – como a do Menor Pai Natal do mundo, no Posto de Turismo ou a “Bicicleta Motorizada” (patente até 26 de abril, no Centro de Artes) – a espetáculos de renome internacional, como “A Bela Adormecida”, do Russian Classical Ballet, que esteve no Centro de Artes de Águeda, no início de dezembro.
Um trail e caminhada, que atravessou vários locais do interior da cidade de Águeda, fizeram as delícias dos amantes do desporto.
Uma animação que voltou a atrair milhares de pessoas ao centro de Águeda, que respirou Natal em cada canto da cidade. Uma animação que promete regressar no final deste ano, em mais um Águeda Natal.

Guarda Revolucionária do Irão reivindica ataque às duas bases militares no Iraque

Resultado de imagem para Guarda Revolucionária do Irão reivindica ataque às duas bases militares no Iraque

Na última noite duas bases militares no Iraque, utilizadas pelo exército dos Estados Unidos da América, foram atacadas pelo Irão.

As bases localizadas em Ain Assad e também Arbil, foram alvo de mais de uma dezena de “rockets”, segundo as agências de noticias. O ataque já foi reivindicado pela Guarda Revolucionária do Irão.

As notícias apontam a hipótese de que este ataque serve para vingar a morte de Qassem Souleimani morto na semana passada pelos Estados Unidos.
A Guarda Revolucionária sugeriu aos Estados Unidos que retirassem as tropas da região de modo a evitar a morte de mais soldados.
A agência Reuters cita uma televisão iraniana que dá conta de declarações de um comandante da guarda revolucionária que diz que este ataque foi apenas o primeiro passo e que Teerão não poupará tropas americanas.
O Irão ameaçou ainda atacar "no interior dos EUA", "Israel" e "aliados dos EUA", segundo os Guardas da Revolução, na eventualidade de haver uma retaliação norte-americana.
Perante este aviso o comentador de assuntos internacionais da Antena 1, Filipe Vasconcelos Romão, considera que o mesmo não pode ser descartado até porque já existiram ações semelhantes há 30 anos no conflito militar entre o Iraque e forças de coligação internacionais lideradas pelos Estados Unidos.
Através do Twitter, o ministro de Relações Exteriores do Irão, Mohammad Zarif, especificou que o Irão não pretende o aumento da tensão ou mesmo a guerra mas que irá sempre defender-se de qualquer ataque.
Quanto aos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou falar ainda hoje sobre o assunto, através do Twitter, o presidente norte-americano escreveu: “Tudo está bem!” Avaliação das vítimas e danos ocorridos agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo!”
O senador republicano Lindsey Graham, próximo de Donald Trump, considerou "um ato de guerra" os disparos de mísseis e admitiu ataques de represália às instalações petrolíferas iranianas.
As Filipinas ordenaram a evacuação obrigatória dos filipinos no Iraque, informou o ministério das Relações.
O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, disse que todo o pessoal diplomático e militar do país estacionado no Iraque estava seguro.
O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe vai também cancelar a visita à Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Omã que estava agendada para este fim de semana.
Este ataque teve também influência noutros setores. O preço do petróleo subiu mais de 4,5 por cento.
A autoridade federal norte-americana proibiu aviões e pilotos norte-americanos de voarem sobre áreas do Iraque, Irão, do Golfo Pérsico e do Golfo de Omã.
A mesma autoridade preveniu para o risco de "más identificações e maus cálculos" de aeronaves civis, em contexto de aumento de tensão entre norte-americanos e iranianos.
As agências noticiosas também estão a avançar a existência de um importante movimento de aviões militares sobre Bagdade.
O Irão disse também já esta noite que que vai proceder a uma segunda ronda de ataques às bases militares iraquianas onde estão as tropas norte-americanas.
A notícia é avançada pela agência de noticias iraniana TASNIM, citada pela agência Reuters.
RTP / Mário Aleixo

PSD: Rio espera que diretas de sábado sejam “ato limpo” e com “regras iguais” em todo o país

Resultado de imagem para PSD: Rio espera que diretas de sábado sejam “ato limpo” e com “regras iguais” em todo o país
O presidente do PSD e recandidato ao cargo, Rui Rio, disse hoje esperar que as eleições diretas para a liderança do partido sejam "um ato limpo e democrático", com "regras iguais" em todo o continente e regiões autónomas.
Hoje, o secretário-geral do PSD/Madeira, José Prada, afirmou que cerca de 2.500 militantes social-democratas do arquipélago que a estrutura regional considera terem as quotas pagas vão votar no próximo sábado, apesar de a secretaria-geral nacional indicar que apenas 104 estão em condições de o fazer.
Em causa está o modo de pagamento das quotas, que deve ser por transferência bancária, débito ou vale postal, conforme o regulamento aprovado no Conselho Nacional do partido, em novembro de 2019, enquanto a maioria dos militantes na Madeira paga as quotas diretamente na sede.
Hoje, na apresentação da sua moção de estratégia global, em Lisboa, Rui Rio disse querer “fazer votos”, uma vez que está na reta final da campanha.
“Que este ato seja um ato democrático, que seja um ato limpo”, desejou.
O líder social-democrata lembrou que a sua direção procedeu a uma alteração no regulamento de pagamento das quotas, de modo a que só o militante tivesse acesso à referência para as regularizar, de forma a “terminar com aquela vergonha de andarem meia dúzia a pagarem as quotas de todos os outros”.
“Hoje alguém pode pagar a quota de outro, mas para o fazer tem de ter a anuência dele, tem de ser ele a fornecer o código”, afirmou, dizendo que não resolveu completamente o problema, mas “deu um passo gigantesco”.
“Estas regras têm de ser iguais para todos, em todo o continente e regiões autónomas. Eu espero que seja um ato limpo e em que se respeitem as regras em igualdade para todos sem exceção”, avisou, num ‘recado’ que parece dirigido ao PSD/Madeira.
Pelo menos 40 mil militantes do PSD com as quotas em dia podem votar nas diretas para escolher o próximo presidente, segundo dados provisórios disponibilizados no site do partido após o encerramento dos cadernos eleitorais, em 22 de dezembro.
Na Madeira, apenas 104 militantes são contabilizados no ‘site’ oficial do PSD como tendo a conta em dia, de um universo de mais de 10 mil militantes ativos nesta região autónoma (com pelo menos uma quota paga nos últimos dois anos).
O atual presidente do PSD, Rui Rio, o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais são os candidatos a votos, nas primeiras diretas em que haverá uma disputa a três.
Se nenhum deles obtiver no sábado “a maioria absoluta dos votos validamente expressos”, 50%, a segunda volta realiza-se uma semana depois, dia 18, entre os dois candidatos mais votados.
Lusa

Religião | “Guerra ao Natal” na tentativa de abolir esta magna celebração


  • Plinio Maria Solimeo

    Infelizmente, nos últimos tempos, com a decadência religiosa que grassa em todo o mundo, a comemoração do Natal — a festividade mais popular do calendário católico e mesmo do profano — foi gradativamente perdendo seu sentido religioso, até chegar em nossos dias, a se transformar num acontecimento praticamente comercial.

    Já vem de longe a oposição à comemoração do Natal. Por exemplo, no século XVII, os protestantes puritanos o proibiram a seus membros. Mais tarde, na França, durante a ímpia Revolução Francesa — que substituiu o culto ao verdadeiro Deus pelo da “deusa razão” — essa festa foi banida. Já no século XX, as celebrações de Natal foram também proibidas não só na ateia Rússia soviética, mas em quase todos os países do bloco comunista.

    A esse respeito, temos a salientar um fato que mereceu realce na campanha eleitoral de Ronald Reagan para a presidência dos Estados Unidos. Numa de suas inúmeras transmissões de rádio ele comentou um fato que ocorreu na Ucrânia quando sob jugo comunista:

    Havia naquele país uma canção favorita de Natal, Nova Radist Stala (Notícias felizes chegaram até nós), que começava com estas palavras: Chegaram até nós as boas notícias que nunca o foram antes. Sobre uma gruta, acima de uma manjedoura, uma estrela brilhante iluminou o mundo, onde Jesus nasceu de uma donzela Virgem.

    Ora, os dirigentes comunistas, que queriam apagar no povo a noção de Natal, mas que não ousavam enfrentar o clamor público caso suprimissem essa tradicional melodia, procuraram então secularizá-la, relacionando-a de algum modo com sua seita atéia. Assim, num primeiro momento, alteraram a letra da música para: Chegaram as alegres notícias, que nunca o foram antes. Uma estrela vermelha com cinco pontas iluminou o mundo.

    Entretanto só isso não satisfazia à sanha atéia dos soviéticos. Eles queriam ser mais específicos. Por isso alteraram finalmente a letra da música para: Chegaram as alegres notícias que nunca o foram antes. A tão esperada estrela da liberdade iluminou os céus em outubro (Revolução Comunista). Onde antigamente viviam os reis e tinham suas raízes seus nobres, hoje em dia, com pessoas simples, paira a glória de Lenin.

    Contudo, tanto na Ucrânia quanto em toda a União Soviética, muitos cristãos desafiavam os dirigentes comunistas, cantando nas ruas canções de Natal, mesmo com risco de serem presos. Foi o que ocorreu na Romênia comunista, quando um sacerdote católico romano, Pe. Geza Palffy, depois de um sermão em 1983, no qual protestava contra o fato de o dia 25 de dezembro ter sido declarado dia de trabalho, foi preso pela polícia secreta, espancado, e morto.

    Citando esses fatos, o futuro presidente americano concluiu afirmando que, no entanto, dentro e fora da Cortina de Ferro, os ucranianos nunca cessaram de cantar: Nós vos imploramos, Senhor nosso, e hoje oramos a vós: Concedei-nos liberdade, devolvei a glória à nossa Mãe Ucrânia.

    O que levou Reagan, no término de sua transmissão, a afirmar: “Acho que todos esperamos que a oração deles seja atendida”. O que de fato sucedeu.

    Mais recentemente, no início do século XXI, começou nos Estados Unidos, no Canadá, e em parte no Reino Unido, uma verdadeira campanha para banir os símbolos do Natal dos lugares públicos, inclusive das grandes lojas do país como Wal-Mart, Macy’s e Sears. As decorações com algum sentido religioso foram abolidas, e os funcionários instruídos a não dizer mais Feliz Natal aos clientes, mas apenas Boas Festas, ou Saudações da Estação (Inverno).

    Isso apesar de, por motivos comerciais mais que religiosos, manterem ainda alguns aspectos da festa, como luzes e alguma decoração, mas associando-os a “feriados”, e não mais especificamente à festa do nascimento do Menino Jesus. Pelo que Feliz Natal tornou-se então o grito de guerra de milhões de americanos que lutavam contra essa mutação politicamente correta do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Sob essa pressão atéia, mesmo órgãos do Governo e escolas foram forçados a banir as comemorações do Natal com conotação religiosa. A “União Americana das Liberdades Civis” por exemplo, uma ONG que defende o “casamento” homossexual e os direitos dos LGBTs de adotarem crianças, o controle da natalidade e o aborto, a discriminação contra as mulheres e as minorias LGBTs, argumentou que exibições e imagens de Natal financiadas pelo Governo violam a Constituição americana, sobretudo a Primeira Emenda, que proíbe o estabelecimento pelo Congresso de uma religião nacional. O que foi refutado sobejamente pelos movimentos conservadores.

    Desse modo foram suprimidos as árvores de Natal e os presépios em lugares públicos e nos grandes shopping centers, enquanto que o “menorah” judeu e outros símbolos religiosos eram permitidos. Em muitas escolas, também as canções natalinas foram abolidas.

    Essa campanha organizada contra a comemoração do nascimento do Menino Jesus, e a controvérsia suscitada, foi descrita pela mídia como uma “Guerra ao Natal”.

    Isso, como dissemos, suscitou muita reação, principalmente nos Estados Unidos, onde foi fundada uma associação com o nome de Liberty Counsel (“Conselho da Liberdade”), para combater essa iniciativa malsã. Seu presidente, Mat Staver, afirmou então: “A guerra contra o Natal não é novidade. As forças repressivas sempre tiveram o mesmo objetivo: primeiro secularizar, e depois eliminar o Natal. Vemos que isso vai aumentando a cada ano, quando grupo de ateus tentam proibir qualquer representação do Natal. Precisamos conhecer nossos direitos, e nunca tomar nossa liberdade como garantida”.

    O Liberty Counsel juntou-se à American Family Association, para pedir o boicote às grandes cadeias do varejo que tinham sucumbido à pressão atéia, exigindo que se voltasse a usar o termo “Natal” em vez de “Festas” na publicidade impressa, televisiva e on-line dessas lojas.

    E isso surtiu efeito, pois no dia 9 de novembro de 2006, o gigante Wal-Mart anunciou estar novamente endossando o Natal em suas lojas, imprensa, rádio e televisão. Em uma de suas campanhas publicitárias, podia-se ver crianças brincando perto de um Presépio e de uma árvore de Natal. Sua “loja de férias” tornou-se então a “loja de Natal”. Seu porta-voz confessou: “Aprendemos nossa lição do ano passado, e estamos usando o Natal este ano no Wal-Mart. Vamos usá-lo mais cedo, e com frequência!”.

    Além do Wal-Mart, outros grandes varejistas, como Dillards, JC Penny, L.L. Bean, Linens ‘Things, Target, Kohl’s, Sears, Kmart e Macy, colocaram o Natal claramente de volta em suas mensagens aos consumidores. Embora nem todos os varejistas tenham aderido à onda, a mensagem tornou-se clara: o Feliz Natal estava de volta nos shoppings!

    Mas nem todos cantaram no mesmo tom. Seguindo a onda anti-Natal tardia, a rede de cafeterias Starbucks, em novembro de 2015, em vez da alusão à festa em suas xícaras e copos, como fazia sempre nos anos anteriores, apresentou xícaras somente vermelhas, com seu logotipo.

    O que foi visto pelo público como um combate ao Natal, e provocou muitas reações nas redes sociais, chegando mesmo à campanha eleitoral de 2016. Com efeito, o candidato republicano Donald Trump uniu-se aos que pediam o boicote à Starbucks, afirmando que “se eu me tornar presidente, todos nós iremos dizer novamente ‘Feliz Natal’”.

    Ele cumpriu a promessa quando eleito, com o retorno do “Feliz Natal” na Casa Branca, bem como do tradicional presépio que não havia sido usado no ano anterior.

    Continuando coerente com esse seu propósito, o presidente Trump, no dia 6 de dezembro deste ano de 2019, no dia dos Santos Reis, ao acender a iluminação da “National Christmas Tree”, disse a uma multidão diante da Casa Branca: “Há mais de dois mil anos, uma estrela brilhante apareceu no Oriente. Homens sábios [Reis Magos], vieram de longe, e se puseram sob a estrela, onde encontraram a Sagrada Família em Belém. Como a Bíblia nos conta, quando os Reis Magos entraram na gruta, viram o infante Menino com Maria, sua Mãe, e ajoelharam-se e O adoraram. Os cristãos dão graças porque o Filho de Deus veio ao mundo para salvar a humanidade. Jesus Cristo nos inspira a amarmos uns aos outros, com corações cheios de generosidade e graça”.

    O presidente concluiu: “No Natal nós lembramos essa verdade eterna: cada pessoa é um filho amado de Deus. Como uma nação agradecida, louvamos a alegria da família, as bênçãos da liberdade, e o milagre do Natal. Em nome de Melânia e de toda minha família, Feliz Natal, e Deus vos abençoe a todos”.

    Isso poderia ter sido dito por um sacerdote, mas muito mais raramente por outro presidente da República de nossos dias, que dificilmente teriam a coragem de serem tão impoliticamente corretos…
ABIM
___________________
Fontes:

Torres Vedras | "SEM MUROS, ENTRE MUNDOS", NA FÁBRICA DAS HISTÓRIAS - CASA JAIME UMBELINO...

A Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, em Torres Vedras, acolhe entre os próximos dias 11 de janeiro e 29 de fevereiro a exposição Sem Muros, entre Mundos.

Trata-se de uma mostra coletiva da autoria de Isabel Cardoso, Paula Estorninho e Sofia Pinto Correia que “leva-nos ao encontro de meninas pequeninas que carregam consigo velhos segredos e nos desafiam a brincar às escondidas, sala a sala, sem muros e entre mundos, propondo-nos entrar em florestas e castelos, inventando-lhes histórias em função das formas, cores e texturas que apresentam e abrindo-nos, sem hesitar, aos  segredos que elas  sussurram.
Três universos plásticos e narrativos muito diferentes mas que prestam serviço às histórias, à poesia e à imaginação e reinvenção, e onde nos cruzamos com princesas e mouras encantadas, e até meninas levitadas. Basta ver, tocar e sentir, que são outra forma de “ler”, não as páginas dos livros mas as coisas, as obras artísticas.
Três artistas que nos dão a conhecer a sua sensibilidade exprimindo, de forma maravilhosa, as suas ideias, emoções e sentimentos”. 

Sala 1 – Isabel Cardoso | Sentir
“O cheiro da terra molhada que a chuva produz; o sol quente que nos aquece a pele e provoca um arrepio; uma borboleta; o canto de um pássaro; o brotar de uma pequena erva que com o passar do tempo se transforma numa bonita flor; o vento que nos acaricia e nos faz sentir livres; o sabor da fruta acabada de colher … estas e muitas outras sensações acabaram por ser o fio condutor que deu origem à exposição Sentir.
Tudo isto são presentes que a Natureza nos dá e que, por vezes, não paramos para os apreciar e sentir … olhamos mas não vemos, tocamos mas não sentimos … São dádivas da Natureza que é preciso olhar com o coração e nunca esquecer de valorizar e preservar.
Através de pequenas esculturas, em massa de Porcelana Fria - Biscuit, o apelo à Natureza é retratado de forma leve e delicada. As “Gongas”, assim se chamam as peças, pretendem apelar a todos os nossos sentidos e fazer-nos sentir o que está retratado em cada uma das suas formas”.
Isabel Cardoso

Sala 2 -  Paula Estorninho | Sob a pele das palavras
"Em vão me tento explicar, os muros são surdos,
Sob a pele das palavras há cifras e códigos."

Carlos Drumond de Andrade
“Em menina fazia bonecas de papel que vestia com “paisagens” recortadas de revistas: imagens de mar transformavam-se em frescos vestidos de verão, campos de flores em coloridos vestidos de primavera, o céu com pássaros a voar em vestidos de liberdade.
Quando o meu filho nasceu comecei a fazer brinquedos: bonecos de plasticina, fantoches em pasta de papel, tendas de índio, castelos. Quando ele cresceu e trocou os bonecos pelo computador, continuei a brincar e em 2005 surgiram as primeiras bonecas.
Construídas com massa de moldar, com braços e pernas articuladas, amarradas por fios, as cabeças coroadas por caracóis, unhas de perceves, cascas de bolotas, tudo o que pode ter lugar numa cabeça sonhadora, trajando vestidos coloridos como apontamentos de cor, são essencialmente muito femininas. Pequenas, do tamanho de um palmo mas com identidade própria, todas têm um nome e um bilhete de identidade que as acompanha.
Em 2008 nasceu o projeto “No Pátio Azul”, ou seja, fotografando as bonecas no pátio da casa em Serpa, um pátio resguardado por altos muros caiados de azul, onde é feito o primeiro registo.
A partir de 2011 as bonecas saltaram os muros do pátio para o mundo em busca de novos horizontes. As fotografias fora do pátio são imagens artísticas, encenadas em ambientes naturais ou em estúdio, onde as bonecas adquirem vida através do olhar de Rui Cambraia. Mergulhadas nas águas do rio Guadiana, envoltas nas ondas do mar, com animais de brincadeira ou verdadeiros crustáceos e insetos, deleitadas na flora primaveril do Alentejo, a mise en scene é real – as imagens não são fotomontagens e as bonecas ganham uma alma, uma dimensão humana.
Cada boneca é única, irrepetível. De aparência frágil e delicada, podem ser damas de companhia, objetos de contemplação ou o que quisermos que elas sejam. Refletem os nossos desejos, os nossos sonhos, as nossas forças e fragilidades, as nossas emoções e, por isso, são um pouco de mim e de todos os que as adquirem. Cada uma esconde segredos que é preciso descobrir…”.
Paula Estorninho 

Sala 3 – Sofia Pinto Correia | Mouras Encantadas
“Da procura das raízes, do passado ancestral, das histórias dos antigos, das lendas e dos mitos, dos rituais ligados à terra, do estudo das regiões onde viveram os meus antepassados, do fascínio pela arqueologia e pela antropologia, pela arqueogenealogia, como escreveria Foucalt, pelas tradições, pelos caminhos e trilhos da descoberta do património construído ou menos material, surgiu esta paixão. A paixão pelas coisas tornadas vida em mistérios sussurrados oralmente, a paixão pela magia, pela terra, pelas vozes da terra. Que este encantamento seja contagiante. Que saiba contar estas histórias, que saiba passar o testemunho, na mão que escreve, que pinta ou que alinhava estas mouras encantadas."
Sofia Pinto Correia
A exposição Sem Muros, entre Mundos será inaugurada no dia 11 de janeiro, pelas 17h.

Tancos: Quem são os 23 arguidos acusados pelo Ministério Público

Resultado de imagem para Tancos: Quem são os 23 arguidos acusados pelo Ministério Público
O caso de Tancos envolve 23 acusados, incluindo Azeredo Lopes (que se demitiu na sequência do caso), o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira e o ex-porta-voz da instituição militar Vasco Brazão, que estão acusados de um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.
Lista dos 23 acusados pelo Ministério Público:
Azeredo Lopes, ex-ministro da Defesa, é acusado de quatro crimes: Denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder e denegação de justiça.
Luís Vieira, ex-diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM), é acusado de cinco crimes: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), é acusado de cinco crimes: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e de favorecimento pessoal praticado por funcionário.
João Paulino, apontado como presumível autor do furto de armas do paiol da base militar de Tancos, é acusado de seis crimes: Detenção de cartuchos e munições proibidas e, em coautoria com outros arguidos, de dois crimes de associação criminosa, um crime de tráfico e mediação de armas, um crime de terrorismo e outro de trafico e outras atividades ilícitas.
Lima Santos, sargento chefe do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Loulé, é acusado de seis crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e falsificação ou contrafação de documento.
Bruno Ataíde, do NIC da GNR do destacamento de Loulé, é acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Resultado de imagem para Tancos: Quem são os 23 arguidos acusados pelo Ministério PúblicoJosé Batista Gonçalves, militar da GNR de Loulé, é acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Luís Sequeira, tenente coronel da GNR, é acusado de sete crimes, seis dos quais em coautoria: Um crime de associação criminosa, um crime de tráfico e mediação de armas, três crimes de falsificação ou contrafação de documento, um crime de denegação de justiça e prevaricação e um crime de favorecimento pessoal.
Amândio Marques, coronel de infantaria e diretor da Direção de Investigação Criminal do Comando Operacional da GNR, é acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documento, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoa praticado por funcionário.
Taciano Correia, coronel da GNR, é acusado de seis crimes, cinco dos quais em coautoria: Um crime de associação criminosa, um crime de tráfico e mediação de armas, dois de falsificação ou contrafação de documentos, um de denegação de justiça e prevaricação e outro de favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Pinto da Costa, major da Polícia Judiciária Militar, é acusado de sete crimes, cinco dos quais em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e dois crimes de detenção de arma proibida.
Mário Lage de Carvalho, sargento da PJM que chegou a ser condecorado pelo ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, é acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
José Carlos Teixeira Costa, inspetor da Polícia Judiciária Militar (PJM), é acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Valter Abreu, um dos responsáveis pelo assalto a Tancos, é acusado de cinco crimes em coautoria: Dois crimes de associação criminosa, um de trafico e mediação de armas, um de terrorismo e outro de trafico e outras atividades ilícitas.
Filipe de Sousa, um dos responsáveis pelo assalto a Tancos, é acusado de três crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas e terrorismo.
António Laranginha, também um dos responsáveis pelo assalto a Tancos, é acusado de três crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas e terrorismo.
João Pais, também um dos responsáveis pelo assalto, está acusado de cinco crimes em coautoria: Dois de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, terrorismo e tráfico e outras atividades ilícitas.
Fernando Santos, um dos responsáveis pelo furto das armas, está acusado de cinco crimes em coautoria: Dois de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, terrorismo e tráfico e outras atividades ilícitas.
Pedro Marques, arguido com responsabilidades no assalto, está acusado de cinco crimes em coautoria: Dois de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, terrorismo e tráfico e outras atividades ilícitas.
Gabriel Moreira, um dos responsáveis pelo furto das armas, está acusado de cinco crimes em coautoria: Dois de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, terrorismo e tráfico e outras atividades ilícitas.
Hugo Santos, um dos responsáveis pelo assalto a Tancos, está acusado de cinco crimes em coautoria: Dois de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, terrorismo e tráfico e outras atividades ilícitas.
Jaime Oliveira, arguido com responsabilidades no assalto, está acusado de dois crimes em coautoria: Associação criminosa e tráfico e outras atividades ilícitas.
Nuno Gonçalo Reboleira, coordenador do Laboratório de Polícia Técnico-Científica da PJM, está acusado de cinco crimes em coautoria: Associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documento, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário.
Lusa