domingo, 10 de julho de 2016

O IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia vai decorrer no próximo dia 17 de Julho

ADASCA realiza o IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia no próximo dia 17 de Julho (Domingo), no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Dador de Sangue, ainda que esta data seja comemorada oficialmente no dia 14 de Junho por determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As inscrições estão abertas e decorrem até dia 15 de Julho, estando disponíveis na Pastelaria Delicreme (imagens abaixo), como ainda no Café TiJuca, este localizado junto ao Apeadeiro da CP dentro do horário de expediente até ao dia 15 de Julho, para que possamos comprar o indispensável.

O valor é de apenas 5.00€ por participante, incluí água e participação no Lanche Convívio, podendo os interessados trazer a T-shirt da ADASCA das edições anteriores, ou, a sua própria T-shirt.
 
Repetimos: as inscrições podem ser impressas do site www.adasca.pt  ou no local onde se encontram disponíveis, deixando ficar as mesmas mediante o respectivo pagamento, que posteriormente serão levantadas pela ADASCA.

- Por fim o programa:
9:30 Horas - Concentração no Auditório da Junta de Freguesia de Cacia
10:30 Horas – Saída para Caminhada de 6 Kms
12:30 - Horas - Chegada ao local de partida
13:00 Horas – Lanche Convívio com animação musical a cargo do Victor Cruz acompanhado por dois colegas a órgão e bateria. 

Informações: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Resultado de imagem para pastelaria delicreme
Esta iniciativa é aberta à Comunidade. Venha conviver, dar visibilidade e força à Solidariedade.


J. Carlos

Colheita de sangue dia 13 de Julho na Sede da ADASCA, entre as 16 horas e as 20 horas em Aveiro

Com a chegada do Verão, não falta vontade de ir para a praia, ou viajar para umas merecidas férias. Se assim é, desfrutem o melhor que vos for possível…

Devemos lembrar que os doentes dependentes de transfusão de componentes sanguíneos, continuam a depender do nosso gesto solidário.

Quem tiver a possibilidade de comparecer sinta-se bem-vindo até ao Posto Fixo, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, relativamente próximo da rotunda do Jumbo vs Glicínias.

Para quem pretende doar sangue pela primeira vez, deve ter idade compreendida entre os 18 e os 60 anos, podendo ir até aos 65 anos no caso de se tratar de dador regular.

Convém que os interessados em aderir se façam acompanhar do Cartão de Cidadão ou do Cartão Nacional de Dador de Sangue, por forma facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST.

Lembramos que a isenção das taxas moderadoras além dos centros de saúde, já foi reposta nos hospitais públicos, tendo entrado em vigor no dia 30 de Março, sendo necessário ter efectuar duas dádivas durante o espaço de 365 dias e, de seguida validar as mesmas junto do centro de saúde da área de residência, caso este procedimento não seja feito, a dádiva fica sem efeito para poder beneficiar das respectivas isenções, na medida em que a verificação é feita através do número do Utentes | SNS.
 
Após a dádiva, os dadores devem ter o cuidado de solicitar a declaração junto do administrativo, caso não o façam vão sentir a necessidade de a requer posteriormente, o que leva algum tempo, podendo criar alguns incómodos.

As datas para o mês de Julho podem ser consultadas através do link indicado abaixo, no espaço agenda.
 
J. Carlos


NB: As datas das sessões de colheitas para Julho podem ser consultadas no espaço agenda através deste site www.adasca.pt

ADASCA realiza o IV Convívio do Núcleo de Dadores de Sangue de Cacia no próximo dia 17 de Julho.
As inscrições estão abertas e decorrem até dia 15 de Julho, estando disponíveis na Pastelaria Delicreme, como ainda no Café TiJuca, este localizado junto ao Apeadeiro da CP dentro do horário de expediente até ao dia 15 de Julho, para que possamos comprar o indispensável.

"A máfia khazariana certamente está derrotada - A Derrota da máfia khazariana é dada como certa, na medida em que a rebelião se alastra na UE, nos EUA e em outros lugares"

O fim da tirania da máfia khazariana no planeta Terra está se aproximando muito rapidamente. Os Rothschilds e outras principais famílias mafiosas khazarianas como: Os Borgia, Medici, Del Banco (Warburg), os Rockefeller (incluindo os Clinton), os Bush (Pecce) tiveram a data de  até 10 de Julho para chegarem a um acordo de paz com os povos do planeta. Depois disso, "suas cabeças estarão a premio" com uma recompensa de US$ 100 milhões cada, paga em ouro, a ser entregue a qualquer um que prendê-los e se, no caso de resistirem à prisão, será usada força contra essas famílias genocidas.

Estamos sabendo de lutas internas ferozes e discussões acontecendo dentro da "família", sobre o que fazer com esta situação. Quando este boletim estava prestes para o ar, fomos contatados por uma facção dos Rothschilds e para uma reunião com um representante da Sociedade do Dragão Branco - SDB, programada para esta semana. Nesta reunião se discutirá a criação de um sistema financeiro que seja bom, tanto para a humanidade como para a natureza. Também será discutido a criação de um novo sistema meritocrático, democrático e transparente para o planejamento do futuro de nossa espécie e do planeta.

"Soube de várias fontes, que existe uma multidão de pessoas, (homens e mulheres), esperando que, se os RKM (Rothchilds /Bauer) não cooperarem, está ansiosa para acabar com a vida dos criminosos RKM, em todos os níveis. Podem avisar seus representantes que isso é verdade e de que nada adiantará fugir ou se esconderem, pois o seu tempo se esgotou. É hora de se renderem ou todos serão retirados do planeta a força, incluindo seus familiares até os primos mais distantes; dessa forma, terminando eficazmente com as linhagens malignas que têm atormentado a humanidade por tanto tempo. Mais uma vez, desejamos boa sorte nas negociações que, caso descumpridas incorrerá em serias consequências. Dito isto, tenham um ótimo dia".

Na semana passada, o governo chinês também entrou em contato com líderes de outros países asiáticos, assim como, com os chefes do grupo de nações G20, para informá-los que esperam que um acordo seja alcançado entre a Sociedade do Dragão Branco e o grupo da família Rothschild. Embora os chineses sejam muito educados para fazerem ameaças, esta é uma declaração emitida pelos maçons chineses:

"Vamos cooperar com toda religião, sociedade, facção, partido político ou país que esteja de acordo com os princípios de coexistência, coprosperidade e paz mundial. No entanto, cortaremos relações com qualquer um que não chegue a um acordo sobre a meta da paz mundial".

Da mesma forma, outro grupo que pretende representar uma coalizão de 172 nações soberanas, na semana passada, também lançou seu apoio para  a criação de um novo sistema financeiro inclusivo.

Fontes do Pentágono estão dizendo que a Chanceler Alemã, Angela Merkel, (um membro da família Saxe Gotha Rothschild), já chegou a um acordo com os chineses, quando visitou a China, em 13 de junho. Nessa negociação, Merkel prometeu renunciar depois da Grécia sair da UE e, em troca, os chineses concordaram em resgatar o Deutschebank. De outra forma, o Deutschebank não sobreviveria a uma saída da Grécia da UE (com 71% dos gregos contra o apoio da UE e apenas 27% a favor), uma vez que isso significaria um default da dívida grega, usado pelo Deutschebank (e outros) para criarem montanhas de derivativos. Estas montanhas entrariam em colapso depois da remoção da areia da dívida grega, em que estão construídas.


Outro país da EU, onde a crise está rapidamente chegando a um ponto crítico é a Itália. Lá, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, prometeu 150 bilhões de Euros do governo, para o resgate dos bancos italianos, apenas para ser publicamente repreendido pelos alemães, que disseram não a negaram tal acordo, porque eles iriam acabar pagando por isso. Os italianos, então, disseram aos alemães que cabia aos italianos decidirem. Isso degenerou numa briga pública, que provavelmente acabará com a Itália revertendo para a Lira e na renuncia de Renzi, dizem fontes da CIA na Europa.




Dessa forma, o presidente François Hollande, também será forçado a renunciar. Quando a Itália deixar o Euro, a França, pela realidade financeira, também será forçada a deixa-lo e reverter sua moeda para o Franco.

Além disso, na semana passada, o mais alto tribunal da Áustria determinou que a recente eleição presidencial, lá realizada, foi marcada por fraudes e que precisava ser novamente realizada. É quase certo que  isso resultará na eleição de Norbert Hofer, candidato à presidência de "extrema direita" (ou seja, anti totalitarismo da UE) do Partido da Liberdade.

As facções pró-UE tentaram impedir essa desintegração, propondo uma UE ainda mais apertada, embora centralizadamente controlada. Estão até mesmo propondo a expansão da UE para o Médio Oriente e África.


Claro que, dada a sua desagradável história colonial, estejam seguros em apostar que os povos de África e do Médio Oriente irão dizer: "Obrigado, mas não. Muito obrigado". É evidente que o projeto da EU, concebido para evoluir para um governo mundial do estilo da União Soviética está condenado.

Nesta situação, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse ao Parlamento da UE que teve discussões com líderes de outros planetas sobre a situação na UE. Estejam certos que a exopolítica e os galácticos tiveram uma grande oportunidade com isso.



Também, nos Estados Unidos, a máfia khazariana está em apuros. O alvoroço generalizado sobre as atividades de Hillary e Bill Clinton são claros sinais disso. Como foi amplamente divulgado em múltiplas plataformas de mídia, Bill Clinton, basicamente, invadiu um avião, onde a Procuradora Geral dos EUA, Loretta Lynch, estava e teria uma conversa privada de 20 minutos com ela. Escusado será dizer que, com sua esposa objeto de uma investigação criminal, esta reunião foi amplamente vista como uma flagrante interferência no sistema jurídico. A suposição que a maioria das pessoas está fazendo é que Clinton ameaçou Lynch em nome de Hillary.

De qualquer maneira, mais tarde Lynch emitiu uma declaração pública, dizendo que iria junto com o que os funcionários de carreira do FBI decidissem. Estes funcionários de carreira, há muito fizeram saber que, se Hillary fosse outra pessoa, já teria ido para a cadeia há muito tempo. Em Washington DC, fontes da CIA agora dizem que o cenário mais provável é que Hillary seja considerada culpada para, depois, ser perdoada pelo presidente Obama.

No entanto, nem Hillary nem quaisquer outros membros de sua máfia, novamente serão autorizados a governar os EUA.

Várias ações judiciais sobre as eleições roubadas também estão deixando muito claro que o povo americano agora está em revolta aberta contra o roubo descarado de eleições pela máfia khazariana.

Agora, fontes do Pentágono estão dizendo que isso é parte de uma revolução aberta e indiscriminada acontecendo contra a tirania do Conselho da Reserva Federal. Uma fonte disse que o "Brexit está inspirando o Texodus e o Califexit" e que, em seguida, outros estados também irão aderir. Também, haverá o "Amexit da OTAN, ONU e dos acordos globalistas de livre comércio como: Nafta, TPP e TTIP", prevê a fonte do Pentágono.

No Oriente Médio, também houve uma reviravolta completa. Como informamos na semana passada, Egito e Israel estão agora solicitando para se juntarem à Organização de Cooperação de Xangai, um grupo que seu suposto arqui-inimigo de muito tempo, o Irã está se juntando.

Agora a Turquia de repente fez uma volta de 180 graus, restabelecendo relações amigáveis com a Rússia, Israel e em breve, até mesmo com o Egito. Parece que a paz finalmente está prestes a chegar a essa, há muito  atormentada região.

Uma facção da máfia khazariana,  que está teimosamente querendo começar a 3ª Guerra Mundial e acionar o "Armageddon", ainda não desistiu completamente de seus intentos.

Nessa frente, na semana passada, houve alguma ação em Moscou, do tipo que faria para um grande filme de espionagem. Fontes do FSB, bem como relatórios de agências de notícias como o Washington Post e a agência oficial de notícias russa Tass, concordam que houve algum tipo de tiroteio perto da embaixada dos EUA em Moscou. Também, concordam que um "diplomata" dos EUA foi gravemente ferido, sendo removido para fora do país para tratamento de emergência.


O site de notícias, Sorcha Faal, gerido pelo US Naval Intelligence, disse que os russos apreenderam algum tipo de dispositivo eletrônico, contendo informações sobre o pessoal da frota russa no Báltico.


Imediatamente após este incidente, o chefe da frota russa no Báltico e muitos de seus subcomandantes foram afastados das suas funções.


Os russos também imediatamente fizeram uma oferta pública de fornecimento das coordenadas exatas do transponder para países vizinhos, para todos os seus aviões voando no espaço aéreo aberto sobre o Mar Báltico. É evidente que esta providência foi destinada a impedir qualquer má interpretação das ações russas na região.

Dado o comportamento passado dos fanáticos religiosos khazarianos que desejam desencadear "fim dos tempos", é um bom palpite de que mais uma tentativa de iniciar uma guerra nuclear foi interrompida.

O que esses fanáticos religiosos precisam colocar em suas cabeças, é que o mundo não está prestes a acabar, o mundo está prestes a começar ou renascer no paraíso que sempre foi concebido ser.

Nesse sentido, esperamos ter algumas boas notícias na próxima semana, se as negociações com os representantes Rothschild forem bem sucedidas. Se não forem, a batalha continuará, até que as pessoas do mundo sejam vitoriosas. A liberação planetária será em breve.

Autor: Benjamin Fulford
 Tradução: Sementes das Estrelas / Candido Pedro Jorge
05.07.2016

BOAS NOTÍCIAS: Energia: Europa investe 10ME nas ondas de Peniche

Viva !
No resumo das melhores notícias desta semana, começamos por destacar a aposta da Europa nas ondas de Peniche. Depois de vários anos de testes, que confirmaram a viabilidade do projeto da finlandesa AW Energy, o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou, esta semana, um investimento inédito nesta área da energia limpa, num total de 10 milhões de euros.

Nova Iorque, o sonho de qualquer empreendedor com ambição internacional, vai ser a casa da primeira loja exclusiva da marca de sapatos Josefinas. A empresa portuguesa que ganhou fama por criar as sabrinas mais caras do mundo (à venda por 3.400 euros) vai abrir a loja ainda este Verão.

Jovens à procura de emprego podem tentar a oportunidade oferecida pela ANA Aeroportos que abriu um programa de estágios de 12 meses com arranque marcado para Setembro. A organização tem 30 vagas para jovens candidatos nas áreas da engenharia, manutenção, gestão, marketing ou negócios.

Para Aristides Sousa Mendes o reconhecimento veio tarde demais. Mas como diz o ditado, “mais vale tarde do que nunca”. Para homenagear o cônsul que salvou milhares de refugiados do extermínio nazi, 44 judeus que foram salvos pelo diplomata português esteve, esta semana, em Lisboa, depois de percorrerem a “Estrada da Liberdade”, entre França e Portugal.

Não será boa notícia para toda a gente, mas quem quiser ficar offline pode sempre desligar as ligações do smartphone. A verdade é que este Verão os veraneantes podem contar com Wi-Fi grátis em 30 praias de Portugal.

Para uma semana em cheio sem gastar um tostão já sabe que pode e deve consultar o roteiro à borla do Boas Notícias. Uma viagem ao tempo dos piratas, um festival de Música no Rio e um passeio arqueológico com um esqueleto de 29 mil anos são alguns dos destaques de eventos gratuitos desta semana.

Boas Notícias e Força Portugal!

Campo de Férias de Albergaria-a-Velha termina com sessão no Cineteatro Alba


A 14.ª edição do Campo de Férias do Município de Albergaria-a-Velha terminou hoje para os 432 participantes, com uma sessão no Cineteatro Alba. Entre os dias 27 de junho e 8 de julho crianças e jovens, com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos, integraram múltiplas atividades culturais, desportivas e recreativas, acompanhados por 12 professores e 57 monitores.

A Vereadora da Educação esteve presente na cerimónia de encerramento, onde foram reunidos os 12 grupos de crianças e jovens, separados por escalões etários. Catarina Mendes agradeceu o envolvimento de todos os intervenientes, lembrando que tiveram um comportamento exemplar e que não se registaram acidentes.

Entre idas à praia, jogos desportivos e ações nos vários equipamentos municipais, o Campo de Férias 2016 incluiu algumas novidades. Em termos de atividades radicais e aventura, foi dinamizada uma caminhada aquática no Rio Fílveda, em Ribeira de Fráguas, bem como uma sessão de slide no Quartel dos Bombeiros Voluntários.
A valorização do património local e regional também fez parte do programa, com visitas à Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, ao Navio-Museu Santo André, em Ílhavo, e ao Museu Comur, na Murtosa, onde os participantes ainda deram um passeio de moliceiro. Finalmente, nas Olimpíadas Empreendedoras, os jovens testaram os seus conhecimentos sobre empreendedorismo em diversos jogos e desafios. Entre as atividades habituais houve ainda equitação, canoagem, hóquei em patins, dança, e diversas atividades desportivas.

O Campo de Férias é uma iniciativa da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, que conta com o apoio das empresas Art Seguros, Mazel, Intermarché, Grohe e Durit. O preço de participação foi de 50 euros e de 25 para uma segunda inscrição do mesmo agregado familiar.


Os alunos incluídos no Escalão B dos apoios sociais escolares também pagavam 25 euros, enquanto os do escalão A estavam isentos. A Câmara Municipal garantiu o transporte dos participantes das várias freguesias até ao local das atividades e ofereceu o lanche da manhã e da tarde em cada um dos dias.

Festim 2016 despede-se de Albergaria-a-Velha com Cheikh Lô

Cheikh Lô, um dos expoentes máximos da música de fusão africana, atua no Cineteatro Alba no próximo sábado, 15 de julho, pelas 22h00. Este é o último concerto Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo em Albergaria-a-Velha e os bilhetes custam quatro e seis euros.

O cantor e músico senegalês, nascido em 1955 no Burkina Faso, conta com um percurso musical de 40 anos e é uma referência na música moderna africana. Compositor, cantor, guitarrista e percussionista, o “mestre da Afro-Pop” é influenciado pelo Reggae e pelo Funk, que mistura com os sons dançáveis do Mbalax, estilo surgido no Senegal e Gâmbia na década de 1970.

Cheikh Lô começou a sua carreira musical como baterista no Volta Jazz, considerado um dos melhores grupos surgidos após a independência dos países da África Ocidental. Na década de 1980, em Paris, trabalhou com Papa Wemba e gravou três discos com o produtor Ibrahima Sylla. Em 1995 lança “Ne La Thiass” e, três anos depois, “Bambay Gueej”, ambos produzidos por Youssou N’Dour, o “padrinho da Pop senegalesa”.

O seu último álbum, “Balbalou”, foi gravado na Suécia, em 2015, e produzido por Andreas Unge. O disco conta com as participações da brasileira Flávia Coelho, da maliana Oumou Sangaré e do Trompetista Ibrahim Maalouf. Cheikh Lô foi galardoado com o prémio carreira no maior evento mundial de World Music, o Womex, no ano passado.


Os bilhetes normais para o concerto têm o preço de seis euros. Para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens Sub 23 o preço é de quatro euros. Há descontos para grupos.

Câmara de Albergaria-a-Velha atribui subsídios às coletividades

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai atribuir 107 450,00 euros em subsídios às coletividades culturais e recreativas. A proposta foi aprovada por unanimidade na quarta-feira, em reunião do Executivo Municipal.

A atribuição de subsídios pelas coletividades, afirma o Presidente da Câmara, “é uma forma importante de apoiar e dinamizar a atividade cultural e recreativa no Concelho de Albergaria-a-Velha, permitindo a integração intergeracional e também a formação de públicos”. António Loureiro adianta que o trabalho das associações “é um contributo decisivo para a preservação do nosso património cultural”. O Autarca explicou que há um aumento na atribuição de subsídios, embora não seja possível fazer comparações com o ano anterior, porque algumas coletividades recebem várias parcelas ao longo do ano, algumas foram contempladas pela primeira vez e outras recebem subsídios pontuais.

As associações, coletividades, grupos e clubes que apresentaram candidaturas e a quem foi atribuído subsídio são as seguintes (valores em euros):

Associação Cultural e Recreativa Sobreirense – 1000,00
Associação Os Amigos de Vale Maior – 1500,00
Grupo de Teatro "A Bateira" – 2500,00
Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela – 2000,00
União Desportiva e Cultural de Mouquim –1500,00
Associação dos Amigos das Escolas Cultura e Recreio de Loure – 1000,00
Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha – 3000,00
AlbergAR-TE - Associação Cultural – 2250,00
Culturalb - Associação de Artes, Recreio e Cultura de Albergaria-a-Velha – 2250,00
Grupo de Cantares de Santa Eulália – 1750,00
Associação Motociclista de Angeja "Terríveis do Paralelo" – 500,00
Arcádia - Associação de Arte e Cultura em Diálogo – 500,00
Avilar - Associação para a Promoção da Aldeia de Vilarinho de S. Roque – 750,00
Associação Cultural Os Judas do Fial – 750,00
Donaldeia - Associação de Promoção e Desenvolvimento Rural – 750,00
Associação Cultural Recreativa Escola de Samba Unidos de Vila Régia – 1250,00
Associação Social Idosos Com Vida – 2250,00
Educalba – Associação de Cultura e Educação de Albergaria-a-Velha – 2000,00
Casa do Povo de Alquerubim – 500,00
Associação Juventude Branquense – 500,00

Agrupamentos de Escuteiros
CNE - Albergaria-a-Velha - Agrupamento nº 838 – 1750,00
CNE - Angeja - Agrupamento nº 1145 – 1750,00
CNE - Branca - Agrupamento nº 1116 – 1750,00
CNE - Valmaior - Agrupamento nº 1178 – 1750,00

Bandas/Associações musicais
Associação de Instrução e Recreio Angejense – 9000,00
Associação Recreativa e Musical "Amigos da Branca" – 12 500,00
Banda Recreativa União Pinheirense – 9000,00
Banda Velha União Sanjoanense – 9000,00
Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas – 5500,00
Columbofilia, Caça e Pesca
Grupo Columbófilo de Valmaior – 600,00
Associação de Caçadores da Branca – 600,00

Grupos Folclóricos
Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha – 3750,00
Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha – 3750,00
Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Fial – 3750,00
Rancho Foclórico da Casa do Povo de Angeja – 3750,00
Rancho Foclórico de Ribeira de Fráguas – 3750,00
Grupo Foclórico As Lavadeiras do Vouga – 3000,00
Rancho Foclórico "Ecos da Memória" – 2000,00

Rancho Foclórico Malmequeres de Campinho – 2000,00

Biblioteca Municipal promove “Yoga Entre Histórias”

“A Lagartinha que tinha um Sonho” é o conto que dá o mote para a “Yoga Entre Histórias”, uma atividade de promoção de leitura para famílias, que decorre no sábado, 9 de julho, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para o endereço biblioteca@cm-albergaria.pt.

“A Lagartinha que tinha um Sonho”, de Cláudia Pinto Praça, com ilustrações de Zeka Cintra, é um livro ilustrado que conta a história de força e coragem de uma pequena e desajeitada lagartinha que luta para ser bailarina. Partindo da obra, a autora convida pais e filhos a viverem a leitura de forma diferente, experimentando as várias posturas de Yoga associadas aos animais do conto infantil. Mais do que ver e ouvir de forma passiva, os participantes vivem a história com o próprio corpo e transformam-se nas personagens que a pequena lagartinha encontra pelo caminho.

A sessão “Yoga Entre Histórias” tem a duração de 45 minutos e é dirigida a famílias com crianças dos quatro aos oito anos. As inscrições são limitadas a 15 crianças, mais um acompanhante.

Os participantes podem adquirir o livro “A Lagartinha que tinha um Sonho” no dia da atividade pelo preço de dez euros. A autora está disponível para uma sessão de autógrafos no final.

Cláudia Pinto Praça foi professora de Língua Portuguesa durante 12 anos. Em 2013 decidiu  “mudar de vida” e frequentou uma formação de Yoga para Crianças, enquanto começava a escrever histórias infantis. Em 2014 publicou “O Leão que perdeu a Juba” e, no ano seguinte, “A Lagartinha que tinha um Sonho”. Ambos os livros associam a leitura ao Yoga, permitindo criar uma atividade divertida em família.


Casa Municipal da Juventude celebra Dia dos Avós com sessões fotográficas


A Casa Municipal da Juventude vai dinamizar no dia 20 de julho, pelas 15h00,“Gerações Retratadas”, uma sessão fotográfica dedicada à temática dos avós e netos. Os retratos farão parte de uma exposição que será apresentada no Dia dos Avós, a 26 de julho. A participação na sessão é gratuita.

“Gerações Retratadas” visa reforçar os laços familiares entre avós e netos, promovendo a partilha de experiências durante uma sessão fotográfica, que terá lugar na Casa Municipal da Juventude. Os participantes podem escolher a forma como querem ser retratados, podem levar roupa e acessórios e definir a pose com que vão ficar registados em imagem. As fotografias serão expostas no Dia dos Avós, durante um convívio intergeracional, e depois serão entregues aos participantes.

Os avós e netos da atividade “Gerações Retratadas” podem fazer a sua inscrição na Casa Municipal da Juventude, até ao dia 15 de julho. Quem preferir fazer a sua própria sessão fotográfica em casa, também pode participar enviando as fotografias, com boa qualidade, para serem impressas em formato A5. As imagens ou inscrições devem ser enviadas para o endereço de correio eletrónico casa.juventude@cm-albergaria.pt. A oficina é limitada a 40 inscrições.


Albergaria Contigo, Albergaria com Samba regressa ao Torreão


O Samba e a animação musical estão de regresso a Albergaria-a-Velha, na sexta-feira e no sábado, com uma programação variada. É mais uma edição de Albergaria Contigo, Albergaria com Samba, pelo terceiro ano na Quinta da Boa Vista/Torreão, no espaço onde decorreu o Festival Pão de Portugal e Albergaria conVIDA. A entrada é livre.

Albergaria Contigo, Albergaria com Samba é um festival musical abrangente, que começa com bandas Rock e Pop e termina com várias escolas de Samba da região, entre elas os Unidos de Vila Régia, co-organizadores do encontro.

Apesar das portas do recinto abrirem na sexta-feira às 18h00, o festival começa pelas 21h30, com um conjunto de bandas de música moderna e alternativa, todas com origem em Albergaria-a-Velha. A programação começa com o grupo Lógica do Bandido, um projeto novo, onde pontuam o baixo, a bateria e a guitarra.

Segue-se a dupla de guitarras e voz, com o Albergariense César Oliveira e Cláudio da Paula.

Depois é a vez de Jok3r, rapper de Albergaria, que tem conseguido firmar o seu nome e a sua música, em várias atuações pela região. Os Albergarienses Sombra são os próximos a entrar em palco. Duo de versões acústicas, arrastam um largo conjunto de admiradores, que procuram a singularidade da voz de Diana Costa e da guitarra de Hugo Sousa, esplanadas em canções reconhecidas do universo Rock.

Por fim entra em cena ReWinding, quarteto de música Rock, fundado o ano passado em Albergaria-a-Velha, que apresenta covers de Talking Heads, Scorpions, Dire Straits, Eric Clapton, Bryan Adams, entre outros. Todas as bandas em cartaz vão tocar versões de temas conhecidos do grande público, com a exceção de Jok3r que apresenta temas originais. A noite de sexta-feira termina com atuação de DJ da discoteca Prestige.

No sábado, o Samba é rei. O dia começa pelas 9h00, na Quinta da Boa Vista/Torreão, com um “BiciSambaPaper”, um rally paper pelas ruas do centro de Albergaria-a-Velha, de bicicleta, com temas sobre o Concelho, mas também sobre o Samba e a história deste estilo musical. As inscrições podem ser feitas através do Facebook da Escola de Samba Unidos de Vila Régia. À tarde, pelas 16h00, o recinto vai ser palco de uma aula de Zumba, que servirá de aquecimento para as festividades noturnas.

Depois do jantar das escolas de samba convidadas, a noite começa com a atuação de “Desfole”, um projeto de gaitas de foles e percussão. Segue-se a atuação da escola de dança Desafio D’Arte, de Pinheiro da Bemposta.

A primeira escola de samba a desfilar é Renascer, de Oliveira de Azeméis. Segue-se a Independentes da Vila, de Estarreja, e o grupo anfitrião Unidos de Vila Régia. Atuam depois a Charanguinha, de Ovar, e a Vai Quem Quer, de Estarreja. A noite termina novamente com a atuação de DJ da discoteca Prestige. Todos os grupos apresentam as suas baterias de Samba e diversa coreografia.

Albergaria Contigo, Albergaria com Samba 2016 é a uma co-organização da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e Escola de Samba Unidos de Vila Régia. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, do grupo Framboesa, do Albergaria Integra’T (CLDS-3G) e a da Agência Interattiva.




Por que a invasão do Iraque foi o maior erro da história da política externa americana

Peter Van Buren - The Nation – Carta Maior

Eu estava lá. E esse lugar era onde se deve estar se você quiser ver os sinais do fim dos tempos para o império americano. Era o lugar para se estar se você quiser ver a loucura e, oh, sim, foi uma loucura, não filtrada através de uma mídia complacente e sonolenta que fez a política de guerra de Washington parecer, se não sensível, pelo menos sensata e séria o suficiente. Eu estava no Ground Zero, que era para ser a peça central de uma nova Pax Americana no Grande Oriente Médio.

Não querendo estigmatizar, mas a invasão do Iraque acabou por ser uma piada. Não para os iraquianos, claro, e nem para os soldados americanos. E aqui a mais triste verdade de tudo: no dia 20 de março, que marca o décimo aniversário da invasão infernal, nós ainda não entendemos seu propósito. No caso de você querer ir para o cerne da questão, ao invadir o Iraque os Estados Unidos fizeram mais para desestabilizar o Oriente Médio do que nós poderíamos ter imaginado àquela altura. E nós - e muitos outros - iremos pagar o preço por isso por muito, muito tempo.

A loucura do Rei George

É fácil esquecer quão normal a loucura pareceu naquela época. Em 2009, quando eu cheguei no Iraque, já estávamos no momento do último suspiro da possibilidade de salvar algo que já podia ser entendido como o maior erro da história da política externa americana. Foi então que, como um oficial do Departamento de Estado designado para liderar duas equipes de reconstrução provincial no leste do Iraque, eu entrei pela primeira vez naquela fábrica de processamento de frango que ficava no meio do nada.

Até então, o plano de resconstrução americano estava afundando em rios de dinheiro mal gasto. No centro dos esforços americanos - pelo menos depois de os Estados Unidos abandonarem a ideia de um governo interino para o Iraque, e de que nossas tropas invasoras seriam recebidas com doces e flores como libertadores - nós não tinhamos conseguido reconstruir nada de significante. Primeiramente concebido como um Plano Marshall para o novo século americano, seis longos anos depois tudo tinha se desenvolvido em uma farsa.

Na meu período de atuação, os Estados Unidos gastaram algo entorno de 2,2 milhões de doláres para construir uma enorme instalação no meio de nada. Ignorando a dura realidade dos iraquianos que nasceram e vendiam frangos ali há cerca de 2000 anos, os Estados Unidos decidiram financiar a construção de uma unidade central de processamento (tendo os iraquianos como gerentes de compras locais) que cortará os frangos com máquinas complexas trazidas de Chicago, empacotaria os peitos e asas em filme plástico e, em seguida, transportaria tudo para supermercados locais. Talvez tenha sido o calor do deserto, mas isso fazia sentido na época, e o plano foi apoiado pelo Exército, o Departamento de Estado e a Casa Branca.

Elegante na concepção, pelo menos para nós, mas não se conseguiu lidar com algumas deficiências simples, como a falta de energia elétrica regularmente, um sistema logístico para levar as frangos para a fábrica, capital de giro, e... mercearias. Como resultado disso, os reluzentes 2,2 milhões investidos na fábrica não processaram nenhum frango. Para usar algumas das palavras de ordem do momento, nada foi transformado, não qualificou ninguém, não estabilizou nem promoveu economicamente nenhum iraquiano. Ele apenas ficou lá vazio, escuro e não utilizado no meio do deserto. Como os frangos nós fomos depenados.

De acordo com a loucura da época, no entanto, o simples fato que a fábrica não ter cumprido nenhum de seus reais objetivos não significa que o projeto não foi um sucesso. Na verdade, a fábrica foi um sucesso na mídia dos EUA. Afinal, para cada visita monitorada, com fins de propaganda, à fábrica, meu grupo abastecia o local às pressas com frangos comprados, preparávamos as máquinas e faziamos uma apresentação fantasiosa.

No humor negro daquele momento, nós batizamos o lugar de Fábrica de Frango Potemkin. Entre visitas públicas e privadas, tudo ficava às escuras, apenas ressurgindo com o cantar do galo a cada manhã que alguma equipe de filmagem vinha para uma visita. Nossa fábrica foi, portanto, considerada um grande sucesso. Robert Ford, então na embaixada de Bagdá e agora embaixador dos EUA para a Síria, disse que sua visita foi o melhor dia que ele esteve no Iraque. O general Ray Odierno, então comandante de todas as forças dos EUA no Iraque, enviou blogueiros e civis, que acompanhavam os militares, para ver o projeto da vitória. Algumas das propagandas proclamavam que "ensinando os iraquianos a florescer sozinhos dá a eles a capacidade de fornecer a sua própria estabilidade, sem necessidade de contar com os americanos".

A fábrica de frangos era uma história engraçada no começo, o tipo da piada interna que você precisa saber o que realmente ocorre para entender. É, nós desperdiçamos algum dinheiro, mas 2,2 milhões de dólares é uma quantia pequena numa guerra que um dia irá custar trilhões. Realmente, ao final das contas, qual foi o prejuízo?

O dano foi este: nós queríamos deixar o Iraque (e o Afeganistão) estáveis para avançar nos objetivos americanos. Fizemos isso gastando nosso tempo e dinheiro em coisas obviamente inúteis, enquanto a maioria dos iraquianos não têm acesso a electricidade, água limpa, regular e assistência médica ou hospitalar. Como poderíamos ajudar a estabilizar o Iraque se nós agíamos como palhaços? Como um iraquiano me disse, "é como se eu estivesse pelado em uma sala com um grande chapéu na minha cabeça. Todo mundo entra e ajuda a botar flores e fitas no meu chapéu, mas ninguém parece reparar que eu estou pelado".

Por volta de 2009, é claro, tudo isso deveria estar muito óbvio. Nós não estávamos mais dentro do sonho neoconservador de uma superpotência mundial incomparável, estávamos apenas atolados no que aconteceu neste sonho. Nós éramos uma fábrica de galinhas no deserto que ninguém queria.

Viagem no tempo para 2003

Aniversários são tempos de reflexão, em parte, porque é muitas vezes só retrospectivamente que reconhecemos os momentos mais significativos em nossas vidas. Por outro lado, em aniversários muitas vezes é difícil lembrar o que era tudo, realmente, quando tudo começou. Em meio ao caos do Oriente Médio hoje, é fácil, por exemplo, esquecer como as coisas pareciam no começo de 2003. O Afeganistão pareceu ter sido invadido e ocupado de forma rápida e limpa, de forma que os soviéticos (os britânicos, os gregos antigos...) jamais poderiam ter sonhado. O Irã estava assustado, vendo o poderoso exército americano na sua fronteira oriental e em breve na ocidental também, e estava pronto para negociar.

A maioria do resto do Oriente Médio foi enfiado em um longo sono com ditadores confiáveis o suficiente para manter a estabilidade. A Líbia era uma exceção, embora as previsões eram de que em pouco tempo Muammar Kadafi iria fazer algum tipo de acordo. E ele fez. Tudo o que era necessário era um golpe rápido no Iraque para estabelecer uma presença militar americana permanente no coração da Mesopotâmia. Nossas futuras guarnições militares lá, obviamente, supervisionariam as coisas, fornecendo os músculos necessários para derrubar todos os futuros elementos desestabilizadores. Isso fazia tanto sentido para a visão neoconservadora do começo da era Bush. A única coisa com a qual Washington não contava era que nós fossemos o primeiro elemento desestabilizante.

De fato, o grande plano estava se desintegrando até durante o período em que ele estava sendo sonhado. Com vontade de ter tudo em seus termos, a equipe de Bush perdeu uma oportunidade diplomática com o Irã que poderia ter feito o barulho de hoje desnecessário. Como parte do desastre, homens desesperados, blindados pela história, aumentaram o volume de medidas desesperadas: tortura, gulags secretos, dissimulações, uso de drones para assassinatos, e ações extraconstitucionais em casa. O mais frágil do acordos foi aparado para tentar salvar alguma coisa, incluindo ignorar a rede de proliferação nuclear paquistanesa A.Q Khan em troca de uma aproximação com Líbia, e uma foto brega da Condoleezza Rice com o Kadafi.

Dentro do Iraque, as forças do conflito sectário entre sunitas e xiitas foram desencadeadas pela invasão dos EUA. Isso, por sua vez, criou as condições para um confronto entre os Estados Unidos e o Irã dentro da política interna iraquiana, similar à crescente guerra na política interna do Líbano entre Israel e Irã.

Nada disso terminou. Hoje, de fato, a guerra na política interna desses países simplesmente achou um novo palco, a Síria, com várias forças usando "ajuda humanitária" para empurrar e impulsionar os seus alidados sunitas e xiitas.

Descontentando as expectativas neoconservadoras, o Irã emerge da década americana no Iraque economicamente mais poderoso, com o comércio não oficial entre os dois vizinhos sendo avaliado agora em cinco bilhões de dólares por ano, valor que continua crescendo. Nessa década, os Estados Unidos também conseguiram remover um dos contrapesos estratégicos do Irã, Saddam Hussein, substituindo-o por um governo dirigido por Nouri al-Malaki, que já encontraram apoio em Teerã.

Enquanto isso, a Turquia está agora envolvida em uma guerra aberta com os curdos do norte do Iraque. A Turquia é, naturalmente, parte da Otan, então imagine o governo dos EUA sentado em silêncio enquanto a Alemanha bombardeava a Polônia. Para completar o círculo, o primeiro-ministro do Iraque advertiu recentemente que uma vitória dos rebeldes da Síria vai desencadear guerras sectárias em seu próprio país e vai criar um novo refúgio para a Al Qaeda, que iria desestabilizar ainda mais a região.

Enquanto isso, militarmente queimado, economicamente sofrendo com as guerras no Iraque e no Afeganistão e sem qualquer moral no Oriente Médio pós-Guantánamo e Abu Ghraib, os Estados Unidos sentam sobre suas próprias mãos, com a faísca regional do que veio a ser chamada de Primavera Árabe se apagando, para ser substituída por desestabilização ainda maior dentro da região. E mesmo assim Washington não parou de procurar a versão mais recente da (agora sem nome) guerra global contra o terror em regiões cada vez mais novas que precisam de desestabilização.

Tendo notado a facilidade com que o entorpecido público americano patrióticamente olhou para o outro lado, enquanto nossas guerras seguiram seus caminhos específicos para o desastre, nossos líderes nem sequer piscam mais ante a possibilidade de mandar caças americanos não tripulados e forças de operações especiais para lugares cada vez mais distantes, notavelmente mais para dentro da África, criando das cinzas do Iraque uma versão do estado de guerra perpétua que George Orwell uma vez imaginou em seu romance não-utópico 1984. 

Feliz aniversário

No décimo aniversário da Guerra do Iraque, o Iraque continua, em qualquer nível, um lugar perigoso e instável. Até mesmo o sempre otimista Departamento de Estado aconselha viajantes americanos que vão para o Iraque, posto que esses cidadãos "continuam correndo risco de serem sequestrados... porque grupos rebeldes, incluindo Al Qaeda, ainda estão ativos", além de notar que "a norma do Departamento de Estado para negócios americanos no Iraque aconselha o uso de 'Detalhes de Segurança'".

Numa perspectiva mais ampla, o mundo está muito mais inseguro e perigoso do que estava em 2003. De fato, para o Departamento de Estado, que me enviou para o Iraque para testemunhar as leviandades do imperialismo, o mundo tornou-se ainda mais assustador. Em 2003, no momento infame do "missão cumprida", só a embaixada em território afegão foi considerada "extremamente perigosa" na lista de embaixadas além-mar. Não muito mais tarde, ainda, Iraque e Paquistão foram adicionados nesta lista. Hoje, Iemêm e Líbia, antes seguros para embaixadas, agora estão categorizadas como "extremamente inseguras". 

Outros lugares antes considerados tranquilos para diplomatas e suas famílias, como Síria e Mali, foram esvaziadas e não contam com nenhuma presença diplomática americana. Até mesmo a sonolenta Tunísia, uma vez calma o bastante para que uma escola de árabe fosse estabelecida na embaixada, conta agora com uma equipe reduzidíssima com nenhum familiar residente. No Egito isso é oscilante. 

Explicitamente o grande apologista da estratégia adotada no Iraque, com a ausência de George W. Bush e dos altos funcionários de seu governo, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair lembrou-nos recentemente de que há mais no horizonte. Admitindo que há "muito tempo desistiu de tentar persuadir as pessoas do Iraque que foi a decisão certa", Blair acrescentou que novas crises estão se aproximando. "Você tem uma crise hoje na Síria, você terá uma outra no Irã em breve", disse ele. "Estamos no meio dessa luta, que vai levar uma geração, e vai ser muito árduo e difícil. Mas acho que estaremos cometendo um erro, um erro profundo, se pensarmos que podemos ficar fora dessa luta".

Pense nesse comentário como um aviso. Depois de algum modo ter transformado todo o Islã em um inimigo, Washington simplesmente atrelou-se a intermináveis crises nas quais não tem nenhuma chance de vencer. Nesse sentido, o Iraque não foi uma aberração, mas o auge histórico de um modo de pensar que agora está lentamente ruindo. Por décadas, os Estados Unidos terão uma força militar grande o suficiente para garantir que a nossa queda seja lenta, sangrenta, feia e relutante, embora inevitável. Um dia, porém, mesmo os caças não tripulados terão que aterrisar. Assim, feliz 10 anos de aniversário, Guerra do Iraque! Uma década depois da invasão, um caótico e instável Oriente Médio é o legado não terminado da nossa invasão. Eu acho que o alvo da piada somos nós ao final, embora ninguém esteja rindo.

Tradução: Mailliw Serafim e Caio Sarack