quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Projeto CATRAIA leva muita arte até a Praia da Tocha

 De 11 a 14 de agosto, a Praia da Tocha enche-se de música, exposições, instalações, conversas e oficinas, num exercício de consciencialização ambiental através da arte.
A expressão “andar à catraia" significa na gíria da região da Gândara o “acto de caminhar à beira-mar em busca de materiais trazidos pelo mar com o fim de os reutilizar” (in Glossário de Termos Gandareses de Idalécio Cação), uma prática que no passado servia as necessidades da população, numa zona de areias abundantes onde reinava a escassez e a pobreza, mas que, com o desenvolvimento social, económico e industrial das últimas décadas, caiu em desuso. O resultado tem sido uma costa cada vez mais repleta de lixo marinho.
O projeto CATRAIA surge, assim, em 2019, da emergência de criar uma nova geração de gente que “anda à catraia”. Através da arte e da ação em comunidade, pretende-se refletir sobre os modelos de consumo que moldaram os hábitos da sociedade nos últimos anos, celebrar a cultura da região e trabalhar em conjunto para construir um futuro mais sustentável e solidário.
Com lugar na Praia da Tocha, no concelho de Cantanhede, a quarta edição do festival pretende regressar ao formato inicialmente sonhado, trazendo várias formas de artivismo que aliam a crença numa cultura descentralizada, acessível e assente na reinvenção das raízes, a uma forte componente de sensibilização ambiental, através de um programa transgeracional e multidisciplinar.
Arte urbana, trash art, exposições e instalações interagem com a localidade ao longo do festival, ao mesmo tempo que poderão visitar a Feira de Artesanato e a Feira da Troca, atividades que pretendem promover o comércio local e circular.
O programa musical é vasto e eclético, indo da world music ao jazz e atualizando o cancioneiro português. Conta com nomes como Terra Livre, Baleia Baleia Baleia, Ana Lua Caiano, projetos emergentes como Barananu, Santi Lesca, Rossana, Mazela e os locais The Winery Bastards.
Os catraios poderão participar em oficinas de reciclagem e atividades na floresta e os mais graúdos em oficinas de compostagem, criação sonora e expressão dramática, assim como aulas de yoga e desportos de mar apoiados pelas escolas locais. Os já conhecidos Jogos do Helder prometem envolver toda a família ao longo dos dias do festival e o Sarau Poético coloca o microfone nas mãos dos visitantes.
Os momentos de conversa refletem a vontade de dar voz à comunidade e fomentar a Educação Ambiental, contando com investigadora Filipa Bessa para expor a problemática do lixo marinho e microplásticos e o biólogo Jael Palhas na dinamização de um percurso pelos ecossistemas das lagoas e charcos da região.
O evento é totalmente gratuito e realizado por um grupo de jovens voluntários inseridos como um núcleo da Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), com os apoios da Junta de Freguesia da Tocha e da Câmara Municipal de Cantanhede.

MUNDO Pequim anuncia política de "China única" e apela à unificação pacífica de Taiwan


China vai pôr termo aos exercícios militares em Taiwan. Após seis dias de manobras em retaliação à visita de Nancy Pelosi ao território, Pequim anunciou, esta quarta-feira, que vai passar a fazer apenas patrulhas regulares ao redor da ilha.

Arrefecem as tensões, mas a ameaça permanece. Caso o território não aceite a unificação de forma pacífica, o exército chinês não exclui o que diz ser um "último recurso": tomar Taiwan pela força.

Xiao Qian, embaixador da China na Austrália, defendeu as manobras militares na região uma reação às provocações, provocações do lado americano aos movimentos separatistas na ilha de Taiwan e a reação é legítima, justifica-se e não há razão para uma reaproximação" e garante que o "objetivo é enviar uma mensagem clara a todos os que estão a violar o compromisso da política "China Única", que apoiam Taiwan, ou duas Chinas". 

A estratégia para a implementação da política "China Única" consta no novo livro branco de Pequim, um documento que traça o caminho para colocar a nação insular sob o domínio do Partido Comunista chinês.

Taiwan rejeita, no entanto, a soberania da China e, ainda esta terça-feira, anunciou o disparo de mísseis como resposta a alegados preparativos de uma invasão orquestrada por Pequim.

Exercícios militares chineses ao largo de Taiwan   -   Direitos de autor  Huizhong Wu/Copyright 2022 The Associated Press. All rights reserved

Fonte: Euronews


ABMG substituiu condutas e reparou roturas em zonas de baixa pressão no Concelho de Soure

 A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara procedeu, nas zonas de Casais da Misericórdia e Bonitos, concelho de Soure, à substituição de 36 metros de conduta, com o objetivo de controlar as perdas de água, reparar roturas e solucionar a falta depressão que se tem vindo a verificar nas povoações abastecidas pela rede de abastecimento de Bonitos.
Para além "de melhorar as condições da pressão de água", os trabalhos desenvolvidos pretendem, também, "melhorar a qualidade do serviço."
Futuramente, a ABMG prevê a substituição integral das condutas.

Bandeira vermelha hasteada na praia de Vila Praia de Âncora em Caminha

Foram detetados "valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência, encontrando-se a água imprópria para banhos".
A praia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, foi esta tarde de quarta-feira "desaconselhada à prática balnear depois da análise da qualidade da água, efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência".
A APA desaconselha, por isso, "a prática balnear na praia" até que serem conhecidos os resultados das análises à qualidade da água.
Neste sentido, "foram dadas instruções para que fosse hasteada a bandeira vermelha e colocados os avisos de desaconselhamento de ida a banhos nos acessos à praia, por parte da Câmara Municipal de Caminha".

SIC Notícias
Imagem: O Minho


Portugueses procurados em Espanha por assaltos a estações de serviço

A Guardia Civil recorreu às redes sociais para pedir ajuda.
A Guardia Civil espanhola pediu, esta quarta-feira, ajuda nas redes sociais para localizarem um homem e uma mulher portugueses envolvidos em pelo menos quatro assaltos em estações de serviço em Espanha.
Segundo a força policial, a mulher tem 40 anos e o homem tem 42 e os dois são suspeitos de assaltos em estações de serviço em Toledo, Badajoz e Sevilha.


Fôlego: PLANTA PARTY (Música / Festa) 19/08, 17h-20h @ Jardim Municipal de Oleiros

O Jardim Municipal de Oleiros recebe no dia 19 de agosto a terceira edição da “Planta Party” no Fôlego – ciclo de festas com música onde por cada bebida consumida no bar, uma árvore é plantada numa área ardida do concelho. O evento terá como convidada musical A DJ Susana Pereira, “A Minha Vida Dava Uma Banda Sonora”, que animará a tarde com sonoridades festivas e tropicais, alusivas ao verão.

Na passagem pela praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, em junho, a iniciativa contabilizou um total de 560 árvores, que serão plantadas na época baixa, numa região ardida do concelho. Na passagem pela Praia Fluvial do Bostelim, em julho, a Planta Party angariou um total de 183 árvores.

Entre Junho de 2022 e Março de 2023, o Fôlego promoverá uma Planta Party em cada município do seu território – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei - e a plantação das árvores será realizada após a festa, na época da plantação (Inverno), pela equipa e voluntários locais mobilizados pelo projeto, numa colaboração estreita com o município.

Planta Party é um evento-assinatura da associação cultural Safari @safari.producoes que visa converter a energia do público e a força das artes em ganhos concretos para o ambiente. Em 2020, o projeto garantiu a plantação de 1.000 árvores no Parque Natural Sintra-Cascais como resultado de três festas (Janeiro, Fevereiro e Março), numa parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Neste ciclo do Fôlego, as festas Planta Party saem pela primeira vez de ao pé do mar e reinventam-se no interior do país, em praias fluviais e espaços verdes, em tardes que prometem música e banhos de sol, a reverter em favor do clima e da paisagem.

MAIS SOBRE O FÔLEGO

O FÔLEGO - programa cultural movido pelo combate às alterações climáticas em Mação, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila de Rei – avança no Centro de Portugal.

O nome “FÔLEGO” surge da associação do território ao fogo - mas também ao ar, necessário à combustão e à vida – e o programa convida à imersão no património natural por via das artes, apelando à mobilização local, nacional e internacional pela mitigação da crise climática. O FÔLEGO atuará no território entre 2021 e o verão de 2023.

Privilegiando o envolvimento da comunidade local em torno de um futuro saudável e consciente, o FÔLEGO terá uma programação cruzada entre áreas artísticas: artes plásticas, dança, fotografia, música, novo-circo, novos media e teatro. Terá como eixo principal a arte participativa e comunitária, em relação próxima com as populações, promovendo a mobilidade de públicos e artistas locais, nacionais e internacionais.

Selecionado para financiamento no quadro EEA Grants, Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, o projeto é promovido pela Academia de Produtores Culturais, em parceria com Mapa das Ideias, H2Dance e Heidi Ruustgard (Noruega), Universidade da Islândia, Associação Pinhal Maior e os cinco municípios – Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila-de-Rei - atuando num esforço coordenado entre dezenas de instituições locais, nacionais e internacionais, de caráter governamental e não-governamental.

O FÔLEGO aliará as artes, a ciência e o ambiente, trabalhando a problemática do clima em várias frentes - não apenas numa abordagem conceptual e artística, mas também pela sensibilização e envolvimento da comunidade em ações concretas no sentido da mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática.

OUTROS HIGHLIGHTS DO PROGRAMA (2022)

VILAS MUTANTES” (dança, música, comunidade)

Trabalho sobre memórias e reações ao fogo, saberes e inquietações da comunidade pela coreógrafa Alice Duarte e o músico Alexandre Moniz, com uma residência artística por município.

T5 (música)

Entre maio e setembro de 2022, no terceiro sábado de cada mês, o FÔLEGO convida um artista local a tocar num concelho vizinho, nesta grande casa (T5) de cinco municípios que forma o território do FÔLEGO. O próximo acontece dia 18/06 no Centro Geodésico em Vila de Rei.

Fernando Mota criará instrumentos musicais a partir de galhos de árvores

MIGRANTES CLIMÁTICOS”

Projeto de criação sobre as memórias das populações migrantes no local pela companhia Teatro O Bando

WORKSHOPS, VIDEOMAPPING, etc etc.

Programa e mais info: http://www.folego.pt/

Redes sociais: facebook.com/folegoaceso / @folegoaceso

CIM Viseu Dão Lafões reúne com Ministra da Saúde

 
O Senhor Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, reuniu-se, hoje, com a Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido, com o intuito de ser feito um ponto de situação do projeto de construção do centro de ambulatório e radioterapia, bem como do investimento na área da saúde mental /psiquiatria no Centro Hospitalar Tondela/Viseu, tendo participado na mesma o Senhor Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, a Senhora Presidente da ARS do Centro, Rosa Reis Marques, o Senhor Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela|Viseu, Nuno Duarte, e a Senhora Diretora Executiva do ACES Dão Lafões, Rita Figueiredo. 
 
Neste sentido, o Senhor Presidente do Conselho Intermunicipal, Fernando Ruas, solicitou à Senhora Ministra da Saúde informações relativamente á data prevista para o arranque das obras da unidade de radioterapia, se o financiamento das mesmas se encontrava assegurado na totalidade, qual seria o modelo de afiliação, bem como se estava garantida a afetação dos recursos humanos necessários ao bom funcionamento da referida unidade. 
 
A este propósito a O Senhor Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, foi informado que, através de uma candidatura já efetuada ao Portugal 2020, já estava assegurado o financiamento comunitário, referente à componente de obra, todavia, ainda, faltava assegurar o financiamento da componente relacionada com os equipamentos, tendo, a este propósito, o senhor Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, manifestado a disponibilidade de colaboração no sentido de, em sede de negociação do processo de contratualização a desenvolver-se entre a CIM Viseu Dão Lafões  e a Autoridade de Gestão do PO Centro 2030, ser garantido o financiamento da componente dos equipamentos como aliás já tinha acontecido no Portugal 2020, quando foi efetuado o mapeamento da requalificação dos serviços de urgência do Centro Hospitalar Tondela|Viseu. 
 
No tocante ao investimento na área da saúde mental /psiquiatria, o Senhor Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, também, solicitou, à Senhora Ministra da Saúde, um ponto de situação sobre os mesmos, nomeadamente, ponto de situação do projeto, cronograma de lançamento do concurso e prazo para a execução das obras, tendo a Senhor Ministra da Saúde, Marta Temido, informado que o financiamento do referido investimento se encontrava assegurado pelo PRR, sendo que o mesmo, ainda, não se encontrava adjudicado, contudo era certo que o investimento teria que estar concretizado até dezembro de 2023 e que tudo iria ser feito para que esse prazo fosse cumprido. 
 
A Senhora Ministra da Saúde salientou que relativamente à evolução destes dois projetos, nomeadamente, lançamento dos procedimentos concursais, adjudicações e prazos de execução, o Senhor Presidente da CIM Viseu Dão Lafões seria o interlocutor, sendo informado, em primeira mão, de todos os seus desenvolvimentos. 
 
Salienta-se, pois a importância desta reunião, saudando-se a forma aberta, cordial e colaborativa da Senhora Ministra da Saúde, o que vem reforçar a sintonia nos objetivos entre a CIM Viseu Dão Lafões e o Ministério da Saúde e que por certo resultará em melhores cuidados de saúde para todos os cidadãos de Viseu Dão Lafões. 

  



RUA DE TRÁS OS MUROS E RUA DO “ENCALHE” EM SILVES REABREM AO TRÂNSITO

 
O Município de Silves informa que, foram concluídas as obras na rotunda do “Encalhe”, terminando deste modo todas as restrições ao tráfego automóvel junto da Rotunda do “Encalhe” e na Rua do Cemitério.
De referir que os trabalhos da “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua de Trás dos Muros”, que condicionaram a circulação ao trânsito na zona da Rotunda do “Encalhe”, permitiram a remodelação e modernização da rede de água e saneamento.
Deste modo será restabelecida a abertura ao trânsito em toda a extensão da Rua Trás dos Muros (ainda que condicionada pela execução de trabalhos nas bermas e passeios), permitindo a normal circulação automóvel.
A autarquia agradece a compreensão e colaboração dos residentes e automobilistas durante o tempo em que decorreram as obras na zona do “Encalhe”

Arouca | Xutos & Pontapés na Feira das Colheitas 2022

 A Feira das Colheitas está de volta, de 22 a 25 de setembro, para uma nova edição e a primeira confirmação do cartaz é a mítica banda rock portuguesa Xutos & Pontapés que atua em Arouca na noite de 24 de setembro. A decisão é resultado de um processo participativo lançado pelo Município em junho passado que procurava conhecer a vontade dos arouquenses na escolha da programação musical para o evento.
 

Os arouquenses foram chamados a votar e disseram sim, em massa, aos Xutos & Pontapés. Na consulta lançada online pelo Município de Arouca, ao longo de uma semana, onde se procurava conhecer quais as preferências da população para os concertos da Feiras das Colheitas, a banda de “A Minha Casinha” e “Circo de Feras” rapidamente se destacou na votação, tendo angariado 32% dos votos válidos, num universo de 8.632 votos recolhidos.
 
Rui Veloso (1.060); Wet Bed Gang (777); Slow J (491); Agir (473); João Pedro Pais (427); Quinta do Bill (350); Carminho (307); Dino d'Santiago (302); Resistência (224) seguiram-se nas preferências dos arouquenses.
 
“Nesta edição, optámos por lançar o desafio à população para escolha dos artistas que irão abrilhantar os concertos da Feira das Colheitas e é com grande satisfação que registámos mais de 8.500 votos válidos de um público diferenciado do qual mais de metade eram jovens até aos 29 anos”, refere Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca. “Agora iremos fazer cumprir esta vontade já antiga de trazer esta mítica banda portuguesa até Arouca”, remata.
 
Brevemente, serão divulgadas mais informações relativas aos horário, localização e bilheteira para este concerto que irá decorrer no sábado, 24 de setembro.

Cantanhede | Evento sensibiliza para as questões ambientais. Festival Catraia anima a Praia da Tocha durante quatro dias

 

A Praia da Tocha recebe entre esta quinta-feira, 11 de agosto, e domingo, 14 de agosto, mais uma edição do Festival Catraia, evento que reúne música, exposições, instalações, conversas e oficinas.

Organizado pelo núcleo de jovens da Associação de Moradores da Praia da Tocha, e contando com o patrocínio do Município de Cantanhede e da Junta de Freguesia da Tocha, esta quarta edição do festival surge sem os condicionalismos impostos pela pandemia da Covid-19, apresentando uma forte componente de sensibilização ambiental, com ações transversais a todas as gerações.

Arte urbana, exposições e instalações interagem com a Praia da Tocha ao longo dos quatro dias, ao mesmo tempo que decorre a Feira de Artesanato e a Feira da Troca, atividades que pretendem promover o comércio local e circular.

O programa musical viaja desde o world music ao jazz e atualiza o cancioneiro português. Nomes como Terra Livre, Baleia Baleia Baleia, Ana Lua Caiano, projetos emergentes como Barananu, Santi Lesca, Rossana, Mazela e os locais The Winery Bastards integram o cartaz.

Para os mais novos há oficinas de reciclagem e atividades na floresta, enquanto os graúdos podem participar em oficinas de compostagem, criação sonora e expressão dramática, assim como aulas de yoga e desportos de mar apoiados pelas escolas locais.

Os já conhecidos Jogos do Helder prometem envolver toda a família ao longo dos dias do festival e o Sarau Poético coloca o microfone nas mãos dos visitantes.

O festival conta ainda com a presença da investigadora Filipa Bessa, que vai falar sobre a problemática do lixo marinho e microplásticos e do biólogo Jael Palhas, que dinamiza um percurso pelos ecossistemas das lagoas e charcos da região.

A agricultura do século XXI é o tema da ExpoReg em Reguengos de Monsaraz


A 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.
 
Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura do século XXI. Para além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho.
 
O certame terá ainda em permanência a exposição “A Agricultura do Século XXI” e a 25ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo. Diariamente, das 18h às 22h, haverá passeios a cavalo no picadeiro.
 
A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, dia 12 de agosto, pelas 18h, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho. Às 22h sobe ao palco Rafa e Beltran com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e a partir da meia-noite o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.
 
No dia 13 de agosto, pelas 10h, tem início a conferência “A Agricultura do Século XXI” no Auditório Guadiana. A conferência vai ser moderada por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, e abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.
 
Às 10h45, Gonçalo Morais Tristão, Presidente do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio vai falar sobre “Regas de Precisão” e pelas 11h10, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vai abordar o tema “As Castas do Século XXI”.  A fechar, pelas 11h45, será apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede e Daniel Lopes, da Jopauto.
 
A partir das 18h decorre no picadeiro o primeiro dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. O palco da ExpoReg recebe às 22h o grupo Baila Maria e a partir da meia-noite o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.
 
No domingo, dia 14 de agosto, às 18h tem início o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Mário Moita vai atuar a partir das 22h no palco da ExpoReg para comemorar 40 anos de carreira e a pista de dança abre à meia-noite com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Igualmente à meia-noite haverá largada de toiros no Campo das Largadas.
 
Na segunda-feira, último dia da ExpoReg, pelas 22h realiza-se uma Corrida de Touros à Portuguesa na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida de alternativa a António Núncio vão estar também os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da Ganadaria Branco Núncio.
 
O palco da ExpoReg terá a partir das 22h uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, pela meia-noite, atua a banda Os Red.
 
A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 18h e a meia-noite e nos restantes dias das 10h à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.








 


Carlos Manuel Barão

GNR recuperou motociclo furtado na Figueira da Foz

O CT de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, no dia 5 de agosto, recuperou um motociclo furtado, no concelho de Figueira da Foz.
Na sequência de diligências que tiveram início devido ao furto de um motociclo na noite de 4 de agosto, na Figueira da Foz, os militares da Guarda localizaram o motociclo furtado que será entregue ao legítimo proprietário.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Figueira da Foz.

Bairrada mantém nível de produção na vindima 2022 e aumenta certificação de vinhos em 10%

Com a época das vindimas a chegar, é tempo de fazer balanços e perspetivar a campanha deste ano. A Comissão Vitivinícola da Bairrada prevê uma produção de cerca de 181 mil hectolitros e regista um aumento na certificação de vinhos de 10%, no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período em 2021. Apesar das ondas de calor que se fazem sentir no país, a região prevê manter a produção do ano anterior.
Para Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, as condições climáticas ‘felizmente não tiveram grande impacto na nossa região. A consequência da pouca chuva e muito calor poderá evidenciar-se através de uma vindima mais precoce que o habitual. Existe menor quantidade de água nos solos, no entanto, e atendendo à forte influência atlântica de que a Região beneficia, as manhãs mais frescas têm favorecido o desenvolvimento regular das uvas, pelo que podemos afirmar que a qualidade e quantidade dos vinhos da Bairrada se vai manter na vindima 2022/2023.’
 A aposta na certificação tem sido uma tendência não só na região da Bairrada como em todas as outras. Face ao período homólogo do ano anterior, de Janeiro a Junho de 2022, a Comissão Vitivinícola da Bairrada verifica um aumento de 10% na certificação dos vinhos da região. Esta certificação valida e, garante ao consumidor, que os vinhos são feitos com uvas produzidas na região sob a denominação de origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico.
No que toca às perspetivas de vindima, para 2022, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) espera que a produção em Portugal caia cerca de 9% em relação à colheita de 2021. No entanto, isso não acontecerá nesta região, com previsão para manutenção dos valores do ano anterior.
Atualmente, a Região Demarcada da Bairrada, constituída por oito concelhos – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos – contabiliza cerca de 2.400 produtores de vinhos, que exploram quase mais de seis mil hectares de vinha.
Na Comissão Vitivinícola da Bairrada há cerca de 110 produtores inscritos, dos quais 84 colocam no mercado vinho com o selo de Denominação de Origem (DO) Bairrada ou IG Beira Atlântico.  A região produz mais de metade (53%) dos espumantes nacionais, sendo o mercado português o seu maior consumidor.


Dez miúdos e jovens vão esbanjar talento na Barrinha da Praia de Mira

A V Edição do Concurso "Nostracantores" acontece na próxima sexta-feira... e, merece ser vista!
São 10 jovens artistas, os que se inscreveram para o evento - quatro até aos 14 anos e seis entre os 15 e 20 anos de idade - num espetáculo que está a ser preparado com o mesmo brilhantismo de anos anteriores, pelo diretor musical e artístico André Ferreira, para uma excelente noite com grandes jovens talentos da música.
O início do espetáculo está agendado para as 21.30 horas, no palco da Barrinha na Praia de Mira e as entradas são gratuitas.
Chame os amigos e familiares, compareça e testemunhe a qualidade musical que aquelas crianças e jovens podem oferecer. Será uma noite muito bem passada, onde a arte juntar-se-á à beleza deslumbrante do local...

Fonte: Jornal Mira Online

Queixas de discriminação contra brasileiros foram as que mais cresceram em Portugal

Relatório divulgado relata descida de participações na sua generalidade.

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) divulgou esta terça-feira o seu Relatório Anual sobre a situação da Igualdade e Não Discriminação Racial e Étnica e a nacionalidade brasileira foi o principal motivo de queixas sobre o tema relatadas em Portugal no ano de 2021.

De facto, estas participações acabaram por ser 26,7% de um total de 408 denúncias recebidas no ano passado pela CICDR. Mais até do que ter sido o principal motivo, as queixas de discriminação contra brasileiros cresceram, comparativamente aos últimos dois anos. Em 2020 registaram-se 96 denúncias e agora 109, mais 13,5%.

Este aumento pode também ser considerado proporcional ao crescimento de cidadãos brasileiros a viverem legalmente em Portugal. De acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), em 2021 viviam no nosso país pouco mais de 210 mil brasileiros e já este ano ultrapassaram os 250 mil. Em 2016, por exemplo, legalmente só residiam em solo luso perto de 82 mil pessoas com nacionalidade brasileira.

"No universo das 408 queixas recebidas pela CICDR em 2021, a expressão que mais se destaca enquanto fundamento na origem da discriminação é a 'nacionalidade Brasileira', referida em 109 queixas (26,7% do total), com uma ligeira preponderância face aos anos anteriores", começa por ler-se no relatório, onde é referido também que a maioria das queixas ocorrem com pessoas do sexo feminino:

"No caso das “pessoas de nacionalidade Brasileira”, houve uma prevalência de situações alegadamente ocorridas com “pessoas do sexo feminino”, que perfazem 45,9% das 109 queixas, em comparação com33,0% de situações alegadamente ocorridas com “pessoas do sexo masculino.”.
A grande maioria das reclamações de discriminação relativas a pessoas de nacionalidade brasileira foram reportados sobretudo no Distrito de Lisboa (34,9%) e em contextos muito diversificados, com destaque para as situações do foro privado, ocorridas entre Vizinhança (11,9%) ou na Vida Social Privada (8,3%), e para as áreas do Comércio (10,1%), Laboral (10,1%) e Educação (8,3%).

No geral, no entanto, e de acordo com este relatório, as queixas por discriminação têm vindo a reduzir nos últimos anos em Portugal, concretamente 6,4% comparando o ano de 2019 (436 reclamações) e 37,7% em 2020 (655).

De referir também que do total de 408 denúncias, apenas 73 foram convertidas em processo de contraordenação.

Madremedia

Morreu Fernando Chalana

O antigo jogador do Benfica tinha 63 anos.
Morreu o antigo jogador do Benfica, Fernando Chalana, avançou o clube da Luz em comunicado. "O nosso Pequeno Genial, faleceu, aos 63 anos, na madrugada desta quarta-feira, 10 de agosto".
Chalana é um dos "grandes e eternos nomes da Mística do Sport Lisboa e Benfica, ingressou no Clube aos 15 anos e representou-o, primeiro como jogador, durante 13 épocas (1974-1984 e 1987-1990), e depois, durante largos anos, como elemento técnico ligado ao futebol", refere o comunicado.

Fonte: SIC

Autarca da Covilhã diz ter “certeza absoluta” que incêndio teve “mão criminosa”

 
As chamas já atingiram vários locais de interesse geológico do Estrela Geopark, uma área classificada pela UNESCO.
O presidente da câmara da Covilhã diz que é “um clássico” haver incêndios na zona da Serra da Estrela no mês de agosto. Vítor Pereira diz ter a “certeza absoluta” que este fogo tem “mão criminosa”.
“Este incêndio começou, de certeza absoluta, por mão criminosa. Perdoem-me a expressão, ela será pouco adequada, mas é já quase um clássico o fogo posto, no dia 6 ou 7 de agosto. Todos os anos, sistematicamente, ocorre este lançamento de fogo naquele sítio”, disse em entrevista à SIC Notícias.
O incêndio deflagrou na madrugada de sábado, tendo o alerta sido dado perto das 03:20. Há quatro dias que as chamas consomem parte do Parque Natural da Serra da Estrela, pondo em risco a fauna e a flora, assim como as quintas e árvores de fruto da população da aldeia de Verdelhos.
O autarca afirma que as chamas aproximaram-se “perigosamente da aldeia de Verdelhos sem pôr em causa habitações principais”, tendo sido atingidos alguns armazéns de alfaias agrícolas.
A área classificada pela UNESCO está a ser sofrer perdas. Emanuel Castro, coordenador do Estrela Geopark, afirma que foram consumidos “10 locais de interesse geológico”, sublinhado que é uma perda “muito relevante”.
“Estamos a falar da Lagoa Seca e do Vale Glaciário do Zêzere, é uma perda notável. Na verdade, é uma perda que ainda não conseguimos ter o total conhecimento do valor, seja do ponto de vista da biodiversidade, da paisagem, mas também da consequência que terá no pós-incêndio que vai demorar meses, anos, décadas a recuperar”, afirma.
Pelas 18:00 estavam no local, segundo o site da Proteção Civil, 718 operacionais, apoiados por 217 meios terrestres e 13 meios aéreos. A dificuldade de acesso às chamas tem sido uma da principais agravantes deste incêndio.
SIC Notícias
Imagem: SIC

Helicóptero aterra de emergência na Serra da Estrela. Fogo na Covilhã faz 4 feridos

3 bombeiros e 1 sapador florestal ficaram feridos, na sequência do fogo que deflagrou no concelho da Covilhã.
Um helicóptero de combate a incêndios foi obrigado a aterrar de emergência, esta tarde, na Serra da Estrela. A aeronave estava a participar no combate ao fogo que deflagrou no concelho da Covilhã quando teve um problema técnico, que obrigou a uma aterragem forçada.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adianta à TSF que os ocupantes estão a salvo.
Em conferência de imprensa, esta terça-feira, o comandante regional da Proteção Civil do Centro, António Ribeiro, adianta que o incêndio causou ferimentos ligeiros em quatro pessoas - três bombeiros e um sapador florestal.
O comandante ressalvou que, apesar de a situação ter estado perto de de controlada na última noite - com o incêndio confinado a apenas uma frente, em Verdelhos -, o combate ao fogo complicou-se esta tarde, com "ventos fortes e erráticos" a provocarem "reacendimentos fortes". No entanto, sublinha, nenhuma habitação foi atingida pelas chamas, até ao momento.
O incêndio da Covilhã está a ser combatido por mais de 700 operacionais, apoiados por mais de 300 viaturas e seis meios aéreos.
TSF

ABMG tem novo local de atendimento em Soure

A ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara informa todos os utilizadores que, a partir do 𝐝𝐢𝐚 𝟏𝟏 𝐝𝐞 𝐚𝐠𝐨𝐬𝐭𝐨, o atendimento passará a ser realizado, apenas, na 𝐋𝐨𝐣𝐚 𝐧º𝟗, 𝐝𝐨 𝐌𝐞𝐫𝐜𝐚𝐝𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐫𝐞.
O balcão de atendimento, até agora existente, na Avenida Conselheiro Matoso, ficará encerrado.
No novo espaço os clientes poderão tratar de todos os assuntos relacionados com a água e o saneamento.
O atendimento presencial ao público decorre das 9:00h às 13:00h e das 14:00h às 16:00h.

Festa do Leitão e do Espumante na Curia

A União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro promove, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, no Parque de Merendas da Curia, junto à Estação da CP, a Festa do Leitão e do Espumante.
The Yankees, Gonçalo Tavares, Quim Barreiros e “Meninos da Sacristia” animam os três dias de festa. O grupo The Yankees sobe ao palco do Parque de Merendas pelas 21h30, do dia 12 de agosto. No dia seguinte, o cantor anadiense Gonçalo Tavares atua pelas 22h00. No último dia, domingo, o final de tarde (18h30) será animado pelo artista Quim Barreiros. A noite estará por conta dos “Meninos da Sacristia”.
O evento conta com uma prova de cicloturismo, com partida e chegada no Parque de Merendas, que irá percorrer as várias localidades da União de Freguesias. O passeio tem lugar no sábado (13 de agosto), pelas 9h00.
Ainda integrado na Festa do Leitão e do Espumante, a tarde de domingo, 14 de agosto, será preenchida com a prova de ciclismo “X Circuito da Curia - Trofeu Inter-regional de Esperanças 2022”, nas categorias de juniores e sub/23. O pelotão irá realizar seis voltas a um circuito, num total de 90 kms. A organização prevê a participação de 20 equipas oriundas de vários pontos do país.
O evento, que está de volta depois de dois anos de interregno, devido à pandemia da Covid-19, tem como intuito, para além de atrair mais visitantes a esta estância termal, promover os principais ex-líbris enogastronómicos do concelho, designadamente o Leitão e o Espumante Bairrada.


Portugal regista novo máximo de mortes em meio aquático

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores apela à classe política uma urgente revisão da legislação deste setor.
Portugal registou este ano, até 31 de julho, 88 mortes em meio aquático, um recorde dos últimos cinco anos, informou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores (FEPONS).
Este é o valor mais elevado para os primeiros sete meses do ano desde que o Observatório do Afogamento, da FEPONS, começou a reunir estatísticas, em 2017, destacou a federação.
Segundo um comunicado, 35 mortes ocorreram em mar e 31 em rio, havendo ainda oito óbitos em poços, seis em barragens e três em piscinas domésticas.
Em 2021, também entre janeiro e julho, tinham sido registadas 62 mortes; 57 em 2020 e 2019; 66 em 2018 e 71 em 2017, de acordo com os dados do comunicado divulgado esta terça-feira.
A 3 de agosto, um homem de 77 anos morreu depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória, na água, na praia da Quarteira, no concelho de Loulé, revelou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 12 de julho, o Observatório do Afogamento tinha divulgado o relatório relativo ao primeiro semestre, revelando que as vítimas são sobretudo homens (72,1%) e as fatalidades verificam-se em locais não vigiados (97,15%).
A federação verificou um aumento dos óbitos nas idades mais jovens, até aos 24 anos, e que a maioria das vítimas mortais estava a tomar banho (26,5%), mas que 5,9% encontrava-se a passear junto à água ou a pescar.
Num momento em que se está a registar uma enorme dificuldade na contratação de nadadores-salvadores, e num momento em que as temperaturas vão subir, estas conclusões preocupam a FEPONS, que apela à classe política uma urgente revisão da legislação deste setor”, pode ler-se no relatório.
A 19 de julho, a AMN e a Direção-Geral da Saúde (DGS) associaram-se para sensibilizar a população portuguesa para os cuidados a ter nas praias com a campanha “Juntos Por Um Verão Mais Seguro”.
Para minimizar o número de acidentes durante a época balnear 2022, a AMN e a DGS recomendam que se vigie permanentemente as crianças, a frequentar praias vigiadas, utilizar calçado adequado nos acessos à praia e na utilização de apoios balneares e respeitar a sinalização das praias.
Recomendam igualmente às pessoas que se mantenham hidratadas, a tomar refeições ligeiras, a respeitar os períodos de digestão, a evitar as horas de maior exposição solar (11:00 – 17:00), usar protetor solar, a não se aproximarem de arribas instáveis e respeitar as indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância nas praias.

SIC Notícias/Lusa