sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Évora | Obras de melhoria da rede viária em São Sebastião da Giesteira e de fornecimento de água aos Castelos beneficiam população da Freguesia

A beneficiação da Rua do Telheiro, em São Sebastião da Giesteira, através da construção de um muro de sustentação da via, encontra-se já numa fase adiantada. Realizada por trabalhadores da Câmara Municipal de Évora, esta obra permitirá resolver os problemas de segurança desta via e melhorar bastante as ligações internas da localidade, com um custo total de 22 mil euros. 

Entretanto, iniciaram-se e avançam a bom ritmo os trabalhos da importante obra de fornecimento de água à população dos Castelos, adjudicada por um valor de 70 mil euros + IVA, depois de atrasos a que a autarquia é alheia. 

Ainda nesta Freguesia, estão para breve os trabalhos de ampliação do Cemitério de Boa Fé (67 mil 911 euros) e de construção da ETAR das Carvalhas (49 mil 602 euros), duas obras já consignadas e a aguardar início dos trabalhos pelas empresas contratadas pelo Município de Évora. 

As intervenções em curso na União de Freguesias de S. Sebastião da Giesteira e Boa Fé têm um valor total de 209 mil 513 euros.

JANEIRAS CANTADAS NO HOSPITAL DE PORTALEGRE

O Grupo Music’Alma, de Portalegre, cantou as Janeiras na noite de Reis à porta da entrada principal do Hospital Doutor José Maria Grande e junto à porta de acesso às Urgências. Em noite fria, doze elementos deste Grupo cumpriram a tradição que ecoou nos corações dos doentes à janela.

ULSNA
Mais imagens no link:

Portalegre | ULSNA ACOLHE 15 NOVOS MÉDICOS EM FORMAÇÃO

Decorreu no início desta semana, na sala de Conferências do Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, a cerimónia de recepção e boas-vindas a 15 novos médicos internos para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano,EPE

– 6 para formação específica, nas especialidades de Psiquiatria (1), Medicina Interna (1), Cirurgia Geral (1) e Medicina Geral e Familiar (3); e 9 jovens médicos para formação geral (o chamado 1ºAno Comum).


O Presidente do Conselho de Administração da ULSNA, Dr. Joaquim Araújo, agradeceu a escolha da região e demonstrou as potencialidades da mesma para a formação dos jovens médicos, desejando as maiores felicidades pessoais e profissionais aos jovens que agora iniciam um novo percurso nas suas vidas na nossa região

PRÉMIO NACIONAL LITERÁRIO JOÃO DE DEUS | POESIA 2021 ATRIBUÍDO À OBRA FRENTES DE FOGO


A obra “Frentes de Fogo” de A. M. Pires Cabral, Tinta da China Edições, é a vencedora da 1.ª Edição do Prémio Nacional Literário João de Deus | Poesia 2021, organizado pelo Município de Silves.

A Presidente Rosa Palma, congratula-se com a atribuição do prémio a uma produção de alto nível poético e literário, que cruza elementos mundanos com a sabedoria da vida, revelando um escritor de carreira reconhecida, de grande maturidade e com experiência multifacetada em diversos géneros literários, salientando ainda o elevado número de obras propostas a concurso e a inegável qualidade poética de muitas dessas criações.
O prémio no valor de 10 mil euros, contempla bienalmente uma obra publicada de autor português, visa homenagear a memória do insigne Poeta João de Deus, exímio representante da cultura nacional, bem como a promoção e incentivo de produções literárias na língua portuguesa.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 8 de março de 2022, no âmbito das comemorações do 192.º aniversário do nascimento de João de Deus, em São Bartolomeu de Messines.

O júri, constituído por José António Gomes, Catherine Dumas e Violante Magalhães decidiu, por maioria, contemplar a obra poética do escritor transmontano, frisando que «traz uma voz consolidada, com registo poético próprio, crítica, simultaneamente auto irónica. Nestes poemas, ecoam de forma melancólica, mas não menos esperançosa, a sabedoria que vem “Da inútil idade” e a corajosa resistência ao “espírito do tempo” e ao pensamento dominante. Com exímio rigor na composição e na harmonia entre som e sentido, cruzam-se memória e escrita, vida e morte, o local e o universal».

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 11 DE JANEIRO NO LARGO 1º DE DEZEMBRO E NA RUA DO ARMAZÉM EM TUNES NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALGOZ E TUNES ENTRE AS 08H00 E AS 13H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido no Largo 1º de Dezembro e na Rua do Armazém, em Tunes, na União de Freguesias de Algoz e Tunes, no dia 11 de janeiro, entre as 08h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 10 DE JANEIRO NA ZONA POENTE DA RUA ALMEIDA GARRETT EM PÊRA NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA ENTRE AS 09H00 E AS 12H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Requalificação urbana do Largo 1º de Maio - Pêra”, o fornecimento de água será interrompido na zona poente da Rua Almeida Garrett, em Pêra, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra, no dia 10 de janeiro, entre as 09h00 e as 12h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

MUNDO| "Quem não se render será eliminado", avisa presidente do Cazaquistão

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, autorizou as forças de segurança a abrir fogo sobre os manifestantes que se insurgem no país e a disparar para matar.

Momentos depois de, esta sexta-feira, o governo cazaque ter confirmado a morte de 26 civis em protestos, Tokayev dirigiu-se à nação, para culpar os manifestantes a quem chama "terroristas", "criminosos" e "assassinos". O chefe de Estado deixou ainda o aviso: "Quem não se render será eliminado".

Num discurso emitido na televisão, o presidente começou por dizer que "a lei e a ordem são as principais garantias do bem-estar não só no Cazaquistão, mas também em todos os Estados civilizados" e que as medidas tomas pelo governo não significam "um ataque aos direitos civis e às liberdades humanas. Pelo contrário, como demonstrou a tragédia de Almaty e em outras cidades do Cazaquistão, é a não observância das leis, a permissividade e a anarquia que conduzem à violação dos direitos humanos".

Tokayev tinha já anunciado que a ordem constitucional no país estava "largamente restabelecida". A ação das autoridades cazaques foi facilitada pela chegada da ajuda de tropas russas enviadas para o Cazaquistão naquela que foi apresentada como uma intervenção para manter a paz.

O presidente responsabiliza ainda "os média livres e algumas pessoas no estrangeiro" por instigar a crise.

Fonte: euronews.

Alexandre Fernandes apresenta o livro certo para começar o ano de 2022 a perder peso de forma equilibrada


Serão as emoções assim tão importantes para alcançar o peso perfeito? Segundo Alexandre Fernandes, cuidar das emoções é cuidar do corpo. No seu novo livro, O Peso Perfeito para Si, o autor apresenta conselhos, receitas, dietas vegetarianas e não-vegetarianas para 21 dias, mas também técnicas para trabalhar o aspecto emocional do peso. O Peso Perfeito para Si é uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina, e chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Janeiro.

Mente sã, corpo são. Esta é a máxima que Alexandre Fernandes, licenciado em Nutrição e Engenharia Alimentar, defende para vivermos em equilíbrio e alcançarmos a forma física que ambicionamos. No seu novo livro, O Peso Perfeito para Si, o autor aponta o dedo aos métodos de emagrecimento que «não consideram o aspecto emocional do excesso de peso e da obesidade», afirmando que os resultados desses programas de dieta serão «apenas temporários» e «podem levar a que o corpo fique mais propenso a armazenar gordura, para evitar, no futuro, esses momentos traumáticos de aparente escassez». Para evitar este cenário frustrante, o autor apresenta uma visão em que «corpo, mente, espírito, emoções e energia estão inteiramente ligados».
O livro convida-nos a sete questões essenciais para a perda de peso: o que é que o impede de emagrecer neste momento? O que deseja e ambiciona ao emagrecer? Quando deseja alcançar o seu objectivo de emagrecimento? Do que é que precisa para alcançar esse objectivo? Como o vai fazer? O que é que já fez e não deu certo? O que é que ainda não fez e pode fazer para o ajudar? De seguida, apresenta técnicas de meditação e potenciação das emoções positivas, dando conselhos para vivermos com os traumas e aumentar a nossa auto-estima.

De seguida, Alexandre Fernandes apresenta dois esquemas de uma dieta vegetariana para 21 dias: um adaptado para mulheres e outro para homens. O autor explica que, «além de fazer bem ao corpo, o consumo elevado de vegetais, em detrimento dos produtos de origem animal, também está associado à saúde mental, porque alivia os sintomas de ansiedade, fadiga e depressão». Contudo, este guia também apresenta duas alternativas não-vegetarianas para ambos os géneros, indicando como utilizar a Tabela dos Alimentos Equivalentes.

Um livro para trabalhar o aspecto emocional do peso e apoiar o acompanhamento médico especializado, O Peso Perfeito para Si chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Janeiro, numa edição Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina. Poderá ainda encontrá-lo no site oficial da editora.

O Peso Perfeito para Si
Alexandre Fernandes
Não-ficção / Saúde
208 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 11 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores

Proença-a-Nova | Concurso «Comprar é Ganhar» atribui 4.475,00 € em prémios

A iniciativa «Comprar é Ganhar”, que decorreu durante o mês de dezembro de 2021 em 39 estabelecimentos aderentes do concelho de Proença-a-Nova, permitiu atribuir 4.475,00 € em prémios ao consumidor final. Foram entregues 467 de 560 cupões com prémio monetário de 5,00 €, 194 de 280 cupões com 10,00 € e dois de quatro cupões com o prémio máximo: 100,00€. Por entregar ficaram assim 181 cupões com 1.525,00 € em prémios: recorde-se que a dotação completa deste concurso, que tem como objetivo incentivar ao consumo no comércio local e tradicional, é de 6.000,00 €. Adicionalmente, nos cupões sem prémio monetário, havia ainda a possibilidade de ganhar um brinde do Município e entradas gratuitas no Centro Ciência Viva da Floresta que podem ser utilizadas ao longo de 2022, mediante marcação prévia.

De acordo com o regulamento, o consumidor que receba um cupão premiado tem de utilizar o valor recebido em compras no mesmo estabelecimento. O Município irá agora devolver aos estabelecimentos aderentes o respetivo valor, representando um investimento direto da autarquia no comércio local e tradicional. Os minimercados Pucariças, Vale da Mua e Ribeiro foram os que atribuíram mais prémios do conjunto dos estabelecimentos aderentes. A Textilar e o Vale da Mua atribuíram os cupões de 100,00 €.

Ansião | Igualdade de Género no Desporto em debate


O Município de Ansião, através da EIVL - Equipa para a Igualdade na Vida Local, irá dinamizar, no próximo dia 26 de janeiro, um seminário subordinado ao tema “Igualdade de Género no Desporto”.

Com o objetivo de promover a reflexão, o debate e a sensibilização para as questões relacionadas com a igualdade de género no contexto desportivo, esta ação destina-se em particular a professores/as (ação acreditada), desportistas, treinadores/as, técnicos/as das diferentes áreas sociais e, em geral, a todas as pessoas interessadas na temática.

O seminário desenvolver-se-á em dois momentos:

- A 1ª parte, sob a responsabilidade de Cristina Pereira Vieira, docente da Universidade Aberta e Investigadora do Centro Interdisciplinar em Estudos de Género, terá como objetivo enquadrar o debate, a partir do questionamento da desnaturalização dos papéis de género;

- A 2ª parte assentará na discussão sobre a Igualdade de Género no Desporto, alargando o debate aos/às atletas, técnicos/as e dirigentes desportivos presentes no painel, nomeadamente: Elisabete Jacinto (ex-atleta de desporto motorizado e Presidente da Comissão Mulheres e Desporto do Comité Olímpico de Portugal); Manuel Nunes (professor e Presidente da Associação de Futebol de Leiria); Sónia Baptista (técnica do Plano Nacional de Ética no Desporto do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude); David Carreira (ex-atleta paraolímpico de natação e personal trainer); e Isabel Moniz (professora, atleta sénior de atletismo e mentora do Projeto Eu Posso Correr, do Centro de Marcha e Corrida de Ansião).

O seminário será realizado num modelo misto (presencial ou online) - sendo que a participação presencial está sujeita à evolução da pandemia e ao cumprimento de todas as normas e regras emitidas pela Direção-Geral da Saúde.

A inscrição é gratuita mas obrigatória, através do link https://url.gratis/uGhG1o


Corpo de homem encontrado a boiar no porto de pesca de Olhão

O corpo de um homem foi hoje encontrado a boiar no interior do porto de pesca de Olhão, no distrito de Faro, anunciou a Autoridade Marítima Nacional. 

Depois de alertadas por um pescador, por volta das 06:00, as autoridades retiraram o corpo da água, tendo o óbito sido declarado pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica no cais da Estação Salva-vidas de Olhão.

"O alerta foi recebido pelo piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão, através de um pescador a dar conta da presença de um corpo a flutuar na água. Foram de imediato ativados para o local elementos da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Olhão", indicaram as autoridades marítimas.

De acordo com a AMN, no local estiveram elementos da Polícia Judiciária, tendo o comando local da Polícia Marítima tomado conta da ocorrência.

As causas da morte serão agora apuradas pelo Gabinete Médico-Legal de Faro, para onde o corpo foi transportado.

Madremedia/Lusa

Imagem: Rádio Regional

Portugal regista mais 17 mortes e 38.734 casos de Covid. Rt desce e incidência sobe

Estão confirmadas 19.071 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 17 do que no último boletim epidemiológico emitido pela DGS. O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 1.577.784, mais 38.734 nas últimas 24 horas.

O Rt nacional desceu de 1,41 para 1,32. A incidência, a nível nacional, aumentou de 2104,7 para 2438,8.

No boletim epidemiológico divulgado pela DGS esta sexta-feira, contam-se mais 42 pessoas internadas em enfermarias, subindo o total para 1353. Estão agora 161 pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos, mais três nas últimas 24 horas.

As regiões de Lisboa e Vale do Tejo (mais 15.606) e Norte (mais 14.689) foi a que mais contribuiu para o aumento do número de casos. Seguem-se o Centro (4558), a Madeira (1526), o Alentejo (1126), o Algarve (940) e os Açores (289).

Nas mortes, registam-se nove em Lisboa e Vale do Tejoquatro no Norte e uma no Centro,  AlentejoAlgarve e Madeira. Nos Açores não houve mais mortes por Covid-19.

A DGS contabilizou ainda mais 68000 casos ativos, perfazendo um total de 254.240. Estão agora 214.032 contactos em vigilância, mais 13.028 do que no dia anterior. Nas últimas 24 horas recuperaram da Covid-19 mais 31.917 pessoas

TSF

Ministra da Administração Interna suspende cinco militares da GNR acusados de agredir imigrantes

A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, suspendeu preventivamente cinco dos sete militares da GNR acusados de agredir, maltratar e sequestrar imigrantes em Vila Nova de Mil Fontes, concelho de Odemira, avança a ‘CNN Portugal’.

Segundo a estação, a suspensão tem a duração de 90 dias e surge depois de uma reportagem do canal a revelar descrições e imagens das agressões e atos de humilhação a que foram sujeitos os imigrantes por parte dos agentes.

Desde novembro passado que os sete militares estão acusados de um total de 33 crimes contra imigrantes, provenientes do sul da Ásia, a maioria do Bangladesh, do Nepal e do Paquistão.

Nesse sentido, Van Dunem, adianta a estação, assinou a 22 de dezembro de 2021 um despacho, no qual determinava a aplicação destas medidas, que para já, só afetam cinco militares, porque os serviços não conseguiram notificar outros dois.

Ainda assim, apesar do atraso, o processo disciplinar já se encontra em curso e nos próximos dias os dois agentes que faltam serão também suspensos, segundo fontes citadas pela ‘CNN Portugal’.

De recordar que os militares filmaram os próprios atos de violência para com os imigrantes e estão acusados de um total de 33 crimes.

Multinews

The Best: Lewandowski, Messi e Salah são os finalistas, Ronaldo falha o top 3 pela primeira vez desde 2010

Os vencedores vão ser conhecidos numa cerimónia virtual a 17 de Janeiro.

O polaco Robert Lewandowski, o argentino Lionel Messi e o egípcio Mohamed Salah são os finalistas do prémio The Best para melhor futebolista do ano, enquanto Cristiano Ronaldo falha os três primeiros lugares pela primeira vez desde 2010.

O ponta de lança do Bayern Munique, de 33 anos, conquistou pela primeira vez o troféu em 2020 e procura agora a segunda distinção, enfrentando a concorrência do avançado do Paris Saint-Germain, de 34, que já venceu o galardão por seis vezes, e de Salah, de 29 anos, que alinha no Liverpool e nunca venceu o prémio.

Messi venceu o prémio The Best com o presente formato em 2019, tal como aconteceu em 2010, 2011, 2012 e 2015, em atribuições conjuntas com a Bola de Ouro, depois de ter sido distinguido em 2009 como Jogador do Ano da FIFA, antecessor do atual galardão.

O internacional português Cristiano Ronaldo, vencedor do prémio por cinco vezes, em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017, e que alinha no Manchester United depois de três temporadas na Juventus, ficou fora dos três finalistas pela primeira vez desde 2010, ano em que Messi venceu e Iniesta e Xavi ficaram nos lugares seguintes.

O troféu The Best substituiu o antigo prémio de Jogador do Ano da FIFA, criado em 1991 e que entre 2010 e 2015 foi atribuído em conjunto com a Bola de Ouro, da revista France Football.

As finalistas ao The Best para melhor jogadora do ano também foram hoje conhecidas, com as espanholas Jenni Hermoso e Alexia Putellas e a australiana Sam Kerr a lutarem pelo galardão, conquistado em 2020 pela britânica Lucy Bronze.

Sportinforma


Assistentes técnicos do SNS são cada vez mais um dos alvos da violência contra profissionais de saúde

A violência física contra médicos e enfermeiros está a baixar, mas há cada vez mais casos envolvendo assistentes técnicos. É esta realidade que indicam os números de 2020 e também os dados disponíveis até outubro do ano passado, em plena pandemia.

Em 2020 foram registados 825 episódios de violência contra profissionais da saúde. Os números de 2021 não estão fechados, mas o balanço até outubro do ano passado indica 752 queixas. O subintendente da PSP Sérgio Barata compara com a pré-pandemia. "Face a 2019, antes da pandemia, representa menos 24 por cento. Se compararmos com 2020, representa mais 4 por cento de situações de violência."

Sérgio Barata é coordenador do gabinete de segurança para analisar os casos de violência contra profissionais de saúde. O projeto, sob a alçada do Ministério de Marta Temido em articulação com o Ministério da Administração Interna, arrancou a 2 de março de 2020, dia em que foram anunciados os primeiros casos de Covid-19 em Portugal. Desde então verificou-se uma alteração no que diz respeito à tipologia de violência exercida.

"A violência física representou 17 por cento, mas tem diminuído. Pelo contrário, o assédio moral tem aumentado. Em 2021 representava 14 por cento dos casos registados, mais 5 por cento que em 2020."

Os médicos e enfermeiros são as principais vítimas, mas a violência tem aumentado noutros alvos.

"Em 2021, os assistentes técnicos estão equiparados, ou seja, têm 30 por cento dos registos, mais 12 por cento que em 2020. Os enfermeiros representam 33 por cento das queixas e os médicos 31 por cento."

Gabinete de segurança anunciado há dois anos

O gabinete de segurança para analisar os casos de violência contra profissionais de saúde foi anunciado há dois anos por Marta Temido e Eduardo Cabrita. Os ministros da Saúde e da Administração Interna apresentavam este projeto com o objetivo de haver uma abordagem mais sistemática dos problemas associados a estes incidentes. O gabinete, que funciona sob alçada da tutela da saúde, é coordenado pelo subintendente Sérgio Barata. À TSF, ele explica que apesar da pandemia, já foram dados alguns passos, como um inquérito a todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, ao qual responderam 68 instituições.

Durante este mês de janeiro vai ser lançado o segundo inquérito do gabinete de segurança para analisar os casos de violência contra profissionais de saúde para aferir se houve, ou não, uma evolução positiva do fenómeno da violência contra os profissionais de saúde e as condições em que trabalham, em termos de segurança.

Plano de ação para a prevenção da violência no setor da saúde

A par deste gabinete está a ser desenvolvido o Plano de Ação para a Prevenção da Violência no Setor da Saúde, cujas linhas gerais foram publicadas esta quarta-feira em Diário da República.

O plano prevê que sejam feitos, de forma regular, relatórios de avaliação. O primeiro deve ser conhecido em 2023.

Sónia Santos Silva / TSF

Voto antecipado em Anadia para as Eleições legislativas

Todos os eleitores recenseados no território nacional, se assim o pretenderem, poderão exercer o voto antecipado para as eleições Legislativas de 2022, no dia 23 de janeiro, numa mesa de voto antecipado em mobilidade que funcionará, no caso do concelho de Anadia, no edifício dos Paços do Município, entre as 8h00 e as 19h00.

O voto antecipado em mobilidade foi alargado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado, constituída em cada município do continente e das Regiões Autónomas.

Os eleitores que pretendam votar antecipadamente em mobilidade devem manifestar essa intenção na plataforma: http://www.votoantecipado.mai.gov.pt, ou por via postal, à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre 16 e 20 de janeiro.

Por outro lado, os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID-19 estejam em confinamento obrigatório e por isso impedidos de se deslocarem às assembleias de voto, podem votar antecipadamente, desde que se encontrem recenseados no concelho da morada do local de confinamento ou em concelho limítrofe.

Para o efeito devem manifestar essa intenção à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna na presente plataforma entre 20 e 23 de janeiro. A entrega e recolha dos boletins de votos decorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro.

De referir ainda que face à situação pandémica existente e, com o intuito de evitar grandes aglomerações de pessoas, foram feitos desdobramentos em todas assembleias de voto, com a criação de mais secções de voto.

Centro de Vacinação de Anadia já entrou em funcionamento

O Centro de Vacinação de Anadia entrou em funcionamento na quarta-feira, 5 de janeiro, no Pavilhão de Desportos de Anadia, no Complexo Desportivo. O espaço conta com 6 postos de vacinação, 7 enfermeiros, 1 médico, 3 assistentes operacionais e 2 assistentes técnicas.

O Centro de Vacinação funciona às quartas-feiras, das 13h00 às 20h00, às quintas-feiras, das 8h00 às 17h00 e aos sábados e domingos, das 8h00 às 17h00.

De referir que por estes dias decorre também a vacinação das crianças, entre os 5 aos 11 anos. Com o intuito de tornar o ambiente mais alegre e menos tenso, o Município contratou uma equipa de animadores, para que as crianças estejam mais descontraídas, durante os momentos de espera e de recobro, distribuindo também alguns balões.

O Centro vai funcionar neste espaço desportivo, durante os próximos quatro meses, sendo posteriormente deslocalizado, a par de todos os serviços do Centro de Saúde de Anadia, para as instalações da antiga Escola Secundária de Anadia, para que tenha início a intervenção de reabilitação do edifício do Centro de Saúde, cuja empreitada ronda o milhão de euros e 200 mil euros.

CHEGA iniciou pré-campanha em Coimbra

 No dia 6 de Janeiro, junto ao Mercado Municipal D. Pedro V, em Coimbra,  deu-se o arranque simbólico da Pré-Campanha Eleitoral do Partido CHEGA, com a presença do Presidente do Partido, André Ventura, do cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral de Coimbra, Paulo Ralha e do Presidente da Distrital de Coimbra, Paulo Seco, também ele, candidato a estas eleições como número 2.

Todo este simbolismo de início de Pré-Campanha Eleitoral, reitera, segundo o partido, "a importância do Centro do País, e em abono da verdade, do Distrito de Coimbra nas contas eleitorais do próximo dia 30/01/2022 e na luta pelo terceiro lugar no panorama nacional."
Tendo como principal objetivo político "a Eleição de representação parlamentar pelo Distrito de Coimbra, mas acima de tudo, os principais objectivos "não políticos mas de carácter legislativo" desta candidatura passa por ser uma Candidatura do Distrito de Coimbra para o Distrito de Coimbra, mas com amplitude Nacional", cujas linhas orientadoras, segundo o CHEGA serão:

"a) Apoio aos Estudantes e ao Ensino, recolocando as Universidades Portuguesas e principalmente a de Coimbra, visto ter um grau de ensino acima da média, no lugar que lhe é reconhecido;
b) Combater a corrupção que tão nefastamente tem destruído o nosso Distrito e o nosso país;
c) Dignificar as nossas Forças de Segurança e dotá-las de meios e equipamentos dignos, não podendo continuar a haver instalações, como a da PSP da Praça 8 de Maio;
d) Apoio ao Pequeno Comércio, Pequenos Produtores e Pequenos Negócios;
e) Âmbito Social, não esquecendo o envelhecimento rápido da nossa população, que irá provocar enormes dificuldades financeiras no Orçamento da Segurança Social;
f) Defesa da nossa Identidade e Nacionalidade, não esquecendo o peso que a Cidade de Coimbra tem no panorama nacional, até pelo facto, de aqui estar o Túmulo de D. Afonso Henriques, valorizando as nossas raízes, as nossas causas e a nossa identidade."

Antigo presidente Mário Soares morreu há cinco anos

Assinalam-se esta sexta-feira cinco anos da morte de Mário Soares, combatente pela democracia contra o Estado Novo, fundador e primeiro líder do PS, antigo primeiro-ministro e Presidente da República, considerado a figura central da democracia portuguesa.

Nascido em 7 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, escritor e historiador, cuja vida se confunde com a própria história contemporânea portuguesa, morreu no dia 7 de janeiro de 2017, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha.

O primeiro Governo liderado pelo secretário-geral do PS, António Costa, decretou três dias de luto nacional.

"Perdemos aquele que foi tantas vezes o rosto e a voz da nossa liberdade. Mário Soares foi um homem que durante toda a sua vida se bateu pela liberdade. Fê-lo contra a ditadura, sofrendo a prisão, a deportação e o exílio", afirmou António Costa a partir de Nova Deli, onde então se encontrava em visita de Estado à Índia.

O presidente da Assembleia da República, o socialista Ferro Rodrigues, considerou que tinha morrido “o militante número um da democracia portuguesa”, enquanto o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou Mário Soares como um "singular humanista e construtor de portugalidade”.

Três dias após a morte do fundador do PS, antigo primeiro-ministro (1976/1978 e 183/1985) e Presidente da República (1986/1996), em 10 de dezembro de 2017, milhares de pessoas, entre as quais 500 convidados, marcaram presença no funeral de Estado, que começou nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos e terminou com um cortejo fúnebre até ao Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, realizou-se a sessão solene evocativa de homenagem, que contou com diversas interpretações musicais e em que se escutaram uma mensagem de vídeo do primeiro-ministro, discursos emotivos dos filhos, João e Isabel Soares, e intervenções de Ferro Rodrigues e de Marcelo Rebelo de Sousa.

A coragem de Mário Soares nos momentos difíceis da sua vida foi recordada com emoção pelos filhos e ouviu-se também a voz de Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo chefe de Estado, que falecera um ano e meio antes, em julho de 2015, a declamar "Os dois sonetos de amor da hora triste", de Álvaro Feijó.

Para o primeiro funeral de Estado realizado em Portugal depois do 25 de Abril, deslocaram-se a Lisboa diversas entidades estrangeiras que estiveram também presentes da cerimónia de evocação, entre os quais o rei Felipe VI de Espanha e os Presidentes do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau, o presidente do Parlamento Europeu, o presidente da Assembleia Nacional angolana e o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba.

Após a cerimónia, que durou pouco mais de uma hora, à saída do Mosteiro dos Jerónimos, seis F-16 da Força Aérea sobrevoaram os céus da zona de Belém sob aplausos de centenas de pessoas.

Durante o funeral, de acordo com a reportagem da agência Lusa, o silêncio foi quase absoluto. Nem os passos dos militares que transportaram a urna se ouviram no meio do silêncio na alameda de entrada do Cemitério dos Prazeres.

A urna ficou junto à capela, decorada com uma foto gigante de Mário Soares e uma faixa preta com a frase “Unir os portugueses, servir Portugal”.

Pelos altifalantes, ouviu-se a voz de Mário Alberto Nobre Lopes Soares, no seu primeiro tempo de antena para as eleições presidenciais de 1986. Foi uma espécie de legado, dito pelo próprio: “Nasci num país intolerante e pobre, com fome nos campos e nas cidades”.

Foi depois lembrada a ditadura e a luta contra “o fascismo”, o 25 de Abril e a libertação do país.

E uma das últimas frases, que Soares proferiu no dia em que venceu a segunda volta das presidenciais, em 1986, em que reclamou para si a “vitória da tolerância”, a “vitória da liberdade”: "A verdade não pertence em exclusivo a ninguém e não há nada que substitua a tolerância".

Madremedia
Imagem: DN

Tancos: Azeredo Lopes absolvido de todos os crimes. Autor confesso do assalto condenado por terrorismo

A justiça considerou não ter ficado provado que o antigo governante tinha conhecimento da investigação paralela da Polícia Judiciária Militar. Ex-ministro da Defesa foi absolvido de todos os crimes. João Paulino, cabecilha do assalto, foi condenado por terrorismo.

O ex-ministro da Defesa, Azeredo Lopes, foi esta sexta-feira absolvido de todos os quatro crimes de que era acusado no processo Tancos: denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder e denegação de justiça.

Em sede de alegações finais, o Ministério Público tinha pedido a absolvição do antigo governante - e de mais 10 arguidos -, considerando que a conduta do ex-governante se pautou apenas por uma "omissão do ponto de vista ético", ao não diligenciar no sentido de ser levantado um processo disciplinar aos elementos da Polícia Judiciária Militar.

João Paulino, cabecilha do assalto, condenado por terrorismo

O autor confesso do furto de armas dos paióis de Tancos, João Paulino, foi condenado a oito anos de prisão pelos crimes de terrorismo e tráfico de estupefacientes no Tribunal Judicial de Santarém.

João Paulino foi condenado a seis anos de prisão pelo crime de terrorismo e a cinco anos e seis meses de prisão pelo crime de tráfico de estupefaciente, resultando, em cúmulo jurídico, na pena única de oito anos de prisão.

João Paulino foi acusado pelo Ministério Público, num despacho confirmado pelo juiz de instrução criminal, de seis crimes: detenção de cartuchos e munições proibidas e, em coautoria com outros arguidos, de dois crimes de associação criminosa, um crime de tráfico e mediação de armas, um crime de terrorismo e outro de tráfico e outras atividades ilícitas.

Em sede de alegações finais, o Ministério Público tinha pedido para João Paulino uma pena de prisão, em cúmulo jurídico, a “rondar os nove a 10 anos, no mínimo” e a pena acessória de cassação da licença de uso e porte de arma por um mínimo de dois anos.

O procurador da República Manuel Ferrão sublinhou a gravidade dos factos em causa neste processo, frisando que o armamento furtado dos paióis de Tancos não se destinava a crime comum, mas tinha “fins muito mais específicos”, destinando-se a “criminalidade altamente organizada ou grupos de terroristas”.

Além do crime de terrorismo, o procurador considerou ter ficado provado que o ex-fuzileiro João Paulino cometeu o crime de tráfico de estupefacientes, por ter na sua posse 14 quilogramas de droga, com um valor superior a 90 mil euros, e igualmente o crime de detenção de cartuchos e munições proibidas, se bem que tenha devolvido este material já depois de iniciado o julgamento.

Antigo porta-voz da Polícia Judiciária Militar Vasco Brazão condenado a cinco anos de prisão

O antigo porta-voz da Polícia Judiciária Militar Vasco Brazão foi condenado pelo Tribunal Judicial de Santarém a uma pena de prisão de cinco anos, suspensa na sua execução por igual período, no processo do furto e recuperação de armamento dos paióis de Tancos.

O coletivo de juízes condenou o major Vasco Brazão pela prática de um crime de favorecimento pessoal praticado por funcionário e um crime de falsificação ou contrafação de documentos, num cúmulo jurídico de cinco anos, tendo a execução da pena sido suspensa por igual período.

Vasco Brazão, que foi absolvido da prática dos crimes de associação criminosa, tráfico e mediação de armas, e denegação de justiça e prevaricação, de que vinha também acusado pelo Ministério Público, foi ainda condenado à sanção acessória de proibição do exercício de funções por um período de dois anos e meio.

Nas alegações finais, o procurador da República Manuel Ferrão considerou terem ficado provado os crimes de favorecimento pessoal praticado por funcionário e de falsificação de documento, e pediu uma condenação a cinco anos de prisão, suspensa na sua execução por igual período, e a pena acessória de suspensão do exercício de funções por dois a três anos.

Ex-diretor da Polícia Judiciária Militar Luís Vieira condenado a quatro anos de prisão

O antigo diretor da Polícia Judiciária Militar Luís Vieira foi hoje condenado pelo Tribunal Judicial de Santarém a quatro anos de prisão, com execução suspensa por igual período, no processo do furto e recuperação de armamento dos paióis de Tancos.

O coronel Luís Vieira vinha acusado pelo Ministério Público dos crimes associação criminosa, tráfico e mediação de armas, falsificação ou contrafação de documentos, denegação de justiça e prevaricação e favorecimento pessoal praticado por funcionário, tendo sido condenado apenas por este último crime.

O coletivo de juízes condenou Luís Vieira a quatro anos de prisão, com execução da pena suspensa por igual período, e ainda à sanção acessória de proibição do exercício de funções por um período de três anos.

Em sede de alegações finais, o procurador da República Manuel Ferrão tinha pedido a condenação do militar a cinco anos de prisão, suspensa na sua execução por igual período, e a pena acessória de suspensão do exercício de funções por dois a três anos.

Madremedia
Imagem: Jornal i

Esta é a missão da ADASCA

 

AVEIRO ACORDA PARA A DÁDIVA DE SANGUE! Este é lema para o ano 2022, quer seja nos cartazes, tarjas e na viatura.

Os tempos que se avizinham deixam preocupada a ADASCA, porque pode-se registar uma quebra de dádiva nunca antes registada. Nós, todos nós, temos o dever cívico de fazer a nossa parte para que isso não venha a acontecer.

A vida só tem um sentido, e o único sentido que a vida tem é quando investimos nossa vida na vida dos outros, ou quando encarnamos a luta dos outros como se ela fosse nossa, a luta do colectivo.

Esta é a missão da ADASCA: lutar pelo respeito integral da pessoa do dador de sangue, na construção contínua da cidadania e da justiça social. Unidos os objectivos se tornam mais fáceis de alcançar.

O compromisso primordial da ADASCA é estar ao lado dos dadores de sangue, pela defesa dos seus direitos, para que a justiça social nesta área seja uma realidade. Não somos melhores. Nem piores. Somos iguais a nós próprios. Melhor é a nossa causa.

Os interessados podem acompanhar as actividades da ADASCA através do site www.adasca.pt + ONDE DAR SANGUE EM AVEIRO NO ANO DE 2022 http://www.adasca.pt/node/1502

É impossível realizar mais sessões de colheitas de sangue em Aveiro, porque a adesão é relativa, melhor: é uma incógnita.

Com apoio do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Quem não pode doar sangue, pode certamente apoiar com um donativo num valor à consideração de cada um.

A vida é um presente, que merecemos se nós nos entregarmos. A vida não é um problema que tem que ser resolvido. A vida é um mistério que quer ser descoberto.” (Rabindranath Tagore).






Para fomentar a prática desportiva: CM DE CASTELO DE PAIVA ISENTOU COLECTIVIDADES DE TAXAS DE UTILIZAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL

 A Câmara de Castelo de Paiva, liderada por José Rocha, deliberou em recente reunião do Executivo Municipal, isentar de pagamento de taxas de utilização do Pavilhão Municipal de Desportos, localizado em Sobrado, e do Pavilhão Desportivo do Couto Mineiro, situado na Portela/Raiva, diversas colectividades e entidades do concelho, tendo em conta que, um dos objectivos da autarquia é apoiar pelos meios adequados as colectividades que fomentem a prática desportiva, a formação de atletas, e o bem estar da população.  

Nestes termos, e de acordo com a deliberação municipal, foram contemplados com esta isenção o Real Atlético Clube, Associação Desportiva do Casal, Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, Serviços Sociais da CM de Castelo de Paiva, Associação Desportiva e Cultural de Bairros, Hóquei Clube Paivense, Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Paiva, APPACDM de Sabariz, Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Agrupamento Vertical de Escolas de Sobrado, Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro, Associação Mano a Mano, Associação de Familiares das Vitimas de Entre-os-Rios, Clube Taekwondo Paivense e Guarda Nacional Republicana.

     

 

Carlos Oliveira

Dakar: Orlando Terranova vence nos carros e Nasser mais líder

 O argentino Orlando Terranova (BRX) venceu hoje a sexta etapa dos carros da 44.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, disputada em Riade, na Arábia Saudita, num dia em que o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) reforçou o comando.

Terranova concluiu os 346 quilómetros cronometrados com o tempo de 3:06.45 minutos, deixando o sueco Mathias Ekstrom (Audi) no segundo lugar, a 1.06 minutos, com o saudita Yazeed Al Rajhi (Toyota) em terceiro, a 1.49 minutos.

O francês Sébastien Loeb (BRX) sentiu dificuldades durante a etapa e perdeu 21.31 minutos, baixando ao terceiro lugar, por troca com Al Rajhi, que é, agora, segundo classificado, a 50.19 minutos do qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota).

Loeb é o terceiro da geral, a 50.25 minutos do líder.

O dia voltou a não correr bem ao espanhol Carlos Sainz (Audi), que contou novamente com a ajuda do francês Stéphane Peterhansel (Audi), depois de ter ficado parado durante a especial.

Os pilotos beneficiam, no sábado, de um dia de descanso.

Fonte: MadreMedia/Lusa
Imagem: RTP

Presidente da República falou com viúva de motorista português que morreu em Calais

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou com a viúva do motorista português que faleceu em Calais, França, a quem apresentou condolências, divulgou hoje o Palácio de Belém.

“O Presidente da República apresentou as suas sentidas condolências à viúva do motorista português que faleceu em Calais, França, transmitindo as informações recolhidas pelas autoridades consulares”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa envia ainda as suas condolências à corporação de Bombeiros de Vila Real de Santo António, à qual a vítima pertencia.

Um motorista português de veículos pesados morreu na noite de 19 de dezembro numa estação de serviço perto de Calais, França, após alegados confrontos com três migrantes que teriam subido a bordo do camião para passarem a fronteira com o Reino Unido.

O incidente deu-se na estação de serviço de Epitre, ponto de paragem habitual para muitos condutores que atravessam o Túnel da Mancha ou o porto de Calais, e o motorista português terá obrigado três migrantes que se tinham escondido no camião a descerem de forma a não passarem de forma ilegal para o Reino Unido.

Segundo meios de comunicação franceses, os migrantes terão agredido o condutor português de 48 anos, que entrou em seguida na cabine do camião e acabou por ter um ataque cardíaco.

O motorista foi socorrido no local, mas acabou por morrer após ter recebido auxílio médico por parte dos bombeiros. Os migrantes fugiram do local.

A situação foi relatada às autoridades pelo segundo motorista do camião, também de nacionalidade portuguesa.

A polícia está agora a investigar o caso, tendo já divulgado que o motorista português havia assinalado às autoridades a presença de migrantes no seu camião antes do incidente que levou à sua morte.

Só em 2021 já chegaram ao Reino Unido mais de 22 mil pessoas através de pequenas embarcações vindas de França, que atravessam o canal da Mancha junto a Calais. Outros migrantes tentam passar a fronteira subindo a bordo de camiões que atravessam o Túnel da Mancha ou vão através de ferry até terras britânicas, saltando para cima dos veículos em andamento ou erguendo barricadas de forma a desacelerar a velocidade e conseguirem subir para os camiões.

Há entre 1.000 e 1.500 migrantes atualmente na região de Calais que tentam passar para o Reino Unido.

Fonte: MadreMedia/Lusa