domingo, 29 de maio de 2022

Comunicado do PS: Nota de pesar pela morte de Carlos Cidade

A notícia do falecimento de Carlos Cidade, hoje, foi recebida com profundo pesar no seio do Partido Socialista  (PS). Ainda na plenitude da sua vida e com uma carreira profissional e política marcada pelo êxito, é com transtorno que tornamos pública a nossa tristeza perante a sua morte inesperada.
Nascido em 1959, Carlos Manuel Dias Cidade era licenciado em Direito, no ISBB, em Coimbra e detentor de Pós-Graduação em Direito do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente, pelo CEDOUA, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Era jurista de profissão  e Coimbra foi a cidade a que se devotou e onde concretizou de forma notável e em diversas áreas o seu potencial e as suas vastas capacidades. A nível autárquico, desempenhou com brilho as funções de adjunto e de Chefe do Gabinete do à época presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado. Foi também vice-presidente da autarquia no mandato 2017-2021 e responsável pelos pelouros da Gestão Urbanística, Ambiente, Espaços Verdes e Jardins, Mercados e Desporto. No mandato de 2021-2025, exercia no executivo municipal de Coimbra a função de vereador sem pelouros atribuídos.
A nível partidário, construiu o seu percurso enquanto membro da Comissão Nacional do PS, da Comissão Política Distrital e como líder concelhio de Coimbra do Partido Socialista. A nível profissional deixa o seu nome ligado ao  Departamento Jurídico da Águas do Centro Litoral, SA (Grupo Águas de Portugal).
Sempre com a defesa dos interesses da cidade de Coimbra em mente, exerceu, em representação do município, as funções de Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural do Paúl de Arzila e da Comissão Ambiental de acompanhamento da Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico de Coimbra, no biénio 2016/2017. Integrou ainda o Comité Organizador dos Jogos Europeus Universitários/Coimbra 2018, foi vice-presidente na Direção da AAC-OAF (2000-2002) e membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Académica de Coimbra/OAF.
Carlos Cidade deixou-nos prematuramente e ainda com muito para oferecer à cidade de Coimbra, ao Partido Socialista e a Portugal. A sua partida inesperada coloca em todos nós o ónus de honrar a sua memória de camaradagem e amizade, patentes na sua dedicação à causa pública e no seu altruísmo. O Partido Socialista envia à sua esposa, filhos e netos as mais sentidas condolências neste momento de luto e pesar.

Publicado por Pedro Henriques 
29/05/2022

Nota de Pesar - Carlos Cidade

 Mensagem das Comissões Coordenadoras Concelhia e Distrital de Coimbra do Bloco de Esquerda:

A morte de Carlos Cidade deixa a cidade mais pobre. Parte um homem que foi, ao longo do período da nossa democracia, figura ativa e marcante da vida política da nossa cidade. Primeiro no movimento sindical, como coordenador da CGTP/Intersindical em Coimbra, depois como dirigente das estruturas concelhia/distrital do PS e ainda como autarca. Um homem generoso e amante de Coimbra, parte demasiado cedo.

As coordenadoras concelhia e distrital do Bloco de Esquerda de Coimbra lamentam a perda e apresentam as mais sinceras e sentidas condolências à família e ao Partido Socialista.


NOVO PLANO DE SINALIZAÇÃO TEMPORÁRIO EM ARRUAMENTO CENTRAL DE PÊRA ENTRA EM VIGOR A PARTIR DE 30 DE MAIO

 Implicando corte nas Ruas Alexandre Herculano e Almeida Garrett
 
O Município de Silves informa que, decorrente da “Empreitada de Requalificação de Infraestruturas da vila de Pêra”, a partir do dia 30 de maio, a circulação de trânsito estará interditada na Rua Alexandre Herculano e na Rua Almeida Garrett, entrando em vigor, a partir da referida data, um novo plano de sinalização temporário da obra.
 
A alteração ao tráfego terá efeitos até 31 de julho de 2022, visando a minimização dos impactos negativos na vida dos cidadãos.
 
O Município de Silves agradece a melhor compreensão pelos incómodos causados, sendo certo que estamos perante uma obra fundamental de requalificação urbana na Vila de Pêra.

 

Avião desaparece do radar após descolar da Croácia em direção à Alemanha

A polícia da Croácia anunciou que está à procura de um pequeno avião que saiu hoje do radar, depois de descolar da cidade croata de Split.
O avião Cessna 182 desapareceu do radar por volta das 09:25 (10:25 em Lisboa) quando voava em direção da Alemanha, segundo uma declaração da polícia.
As autoridades enviaram equipas de resgate e estão a revistar a área com drones, acrescentou a polícia, através de um comunicado que não especificava quantas pessoas se encontravam no avião.

Madremedia

AVISO: CORTE DE ÁGUA NA URBANIZAÇÃO VILA NOVA, DIA 31 DE MAIO, DAS 9H00 ÀS 18H00 (freguesia de Armação de Pêra)

 A Câmara Municipal de Silves informa que o fornecimento de água na Urbanização Vila Nova será interrompido no próximo dia 31 de maio, das 9h00 às 18h00.
 
A interrupção afetará os prédios a sul da Rua da Praia e no troço da Rua Dr. Manuel Arriaga delimitado entre os cruzamentos com a Av. do Rio e a Rua Bartolomeu Dias, em Armação de Pêra  (freguesia de Armação de Pêra) e resulta da execução de trabalhos no âmbito da Empreitada de “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra (1ª fase) - Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento”.
 
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Câmara de Anadia homenageia funcionários

A Câmara Municipal de Anadia aproveitou o Feriado Municipal, Dia da Ascensão, para homenagear seis trabalhadores que cumpriram 25 e 35 anos de serviço, numa cerimónia singela, presidida pela presidente da Câmara Municipal, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município.
Os seis trabalhadores receberam uma medalha, um alfinete de lapela e ainda um certificado, em reconhecimento da sua dedicação e trabalho em prol do Município ao longo de todos estes anos de serviço público.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, em nome de todo o executivo, deixou uma palavra de reconhecimento aos distinguidos, enalteceu ainda a prestação de todos os trabalhadores, bem como o seu espírito de missão em prol da causa pública.


Avião com 22 pessoas desaparece numa zona montanhosa do Nepal

A bordo do aparelho seguiam três membros da tripulação e 19 passageiros.

Um avião com 22 pessoas a bordo que fazia um voo de 15 minutos numa rota turística foi este domingo dado como desaparecido numa zona montanhosa do Nepal, anunciou a companhia aérea Tara Air.
“O contacto perdeu-se com um voo doméstico de Pokhara para Jomsom”, disse o porta-voz da companhia aérea baseada em Katmandu, Sudarshan Bartaula, à agência francesa AFP.
Três membros da tripulação e 19 passageiros estavam a bordo do avião, disse o porta-voz.
A torre do aeroporto perdeu o contacto com o avião pouco depois da descolagem para um voo programado de 15 minutos para a cidade montanhosa de Jomson, segundo a agência norte-americana AP.
A polícia nepalesa disse que não havia informações sobre o avião Twin Otter e que estava em curso uma operação de busca.
A chuva tem caído na região nos últimos dias, mas os voos têm funcionado normalmente.
Os aviões nessa rota voam entre montanhas antes de aterrarem num vale.
É uma rota popular entre os estrangeiros que fazem caminhadas nos trilhos das montanhas e também entre peregrinos indianos e nepaleses que visitam o venerado templo de Muktinath, segundo a AP.

SIC Notícias

Miguel Oliveira em nono lugar no GP de Itália de MotoGP

A prova italiana foi conquistada pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na nona posição o Grande Prémio de Itália de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade em motociclismo, conquistada pelo italiano Francesco Bagnaia (Ducati).
O piloto luso, que partiu do 15.º lugar, concluiu a prova a 11,256 segundos do vencedor, enquanto o francês Fábio Quartararo (Yamaha) foi segundo, a 0,635 segundos, e o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) foi terceiro, a 1,983.
Quartararo lidera o Mundial, com 122 pontos, enquanto Miguel Oliveira tem 50 e mantém o 11.º lugar.

Sportinforma/Lusa

Três medalhas de ouro para Fernando Pimenta na Taça do Mundo

Fernando Pimenta esteve envolvido em três de quatro ouros lusos na Taça do Mundo de Poznan de canoagem.
O canoísta português Fernando Pimenta esteve hoje envolvido em três das quatro medalhas de ouro conquistadas pela seleção portuguesa na Taça do Mundo de Poznan, na Polónia.
O duplamente medalhado olímpico luso venceu as provas individuais de K1 500 metros e K1 1.000 metros e, juntamente com Teresa Portela, ganhou a prova mista de K2 500, num dia em que também João Ribeiro e Messias Baptista venceram, em K2 200.
Portugal que segue, provisoriamente, no quinto lugar do medalheiro, quando ainda faltam as finais de K1 5.000 metros, masculina e feminina, com Pimenta em busca de um quarto ouro, arrebatou ainda uma medalha de prata (Francisca Laia, em K1 200) e uma de bronze (Kevin Santos, em K1 200).
O principal protagonista foi, como habitual, Fernando Pimenta, que começou por vencer a prova de K1 1.000 metros, em 3.27,91 minutos, superando o australiano Thomas Green, segundo, em 3.29,37, e o belga Artuur Peeters, terceiro, em 3.29,81.
Depois, ganhou também os 500, em 1.39,18 minutos, à frente do australiano Jackson Collins, segundo, em 1.39,46, e do austríaco Timon Maurer, terceiro, em 1.39,74.
Na prova mista de K2 500, Fernando Pimenta e Teresa Portela gastaram 1.35,03 minutos a chegar ao ouro, superando uma dupla sueca (segunda, em 1.35,03) e uma australiana (terceira, em 1.36,83), que completaram o pódio.
Por seu lado, João Ribeiro e Messias Baptista ganharam a final A de K2 200 metros em 1.29,72 minutos, superando por escassa margem os alemães Félix Frank e Moritz florstedt, segundos em 1.29,81. O bronze foi para a Austrália (1.30,43).

Sportinforma

Imagem: Sapo desporto

Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário

Dias 3, 4 e 5 de Junho no Museu Nacional Ferroviário, na cidade do Entroncamento
O Fantástico Mundo do Modelismo chega ao mais icónico espaço ferroviário português.
Clubes, Associações, Praticantes, Lojas, Curiosos e Amantes do Modelismo Ferroviário de norte a sul do país, numa grande festa de modelismo, com centenas de metros de módulos e de composições.
Durante três dias a animação é garantida. O encontro reúne mais de meia centena de amantes e aficionados do modelismo ferroviário, mais de 150 metros de módulos, representando estações, apeadeiros, cidades, paisagens reais e outras fruto da imaginação dos próprios modelistas. Poderão ser observadas manobras de inversão, ultrapassagem ou cruzamento de comboios, bem como manobras de carga e descarga de mercadorias.
Pretende-se dar inicio a um grande evento anual, que marque a Agenda Cultural da Região Centro. Para além dos amantes do modelismo, o evento é dedicado às Famílias. Neste encontro todas as pessoas poderão visitar o Museu e a cidade do Entroncamento, conhecer o fantástico mundo dos comboios em miniatura andar, no circuito de modelismo tripulado do Museu, o nosso Minicomboio bem como aprender como se faz uma maquete e falar com os modelistas.
Também as escolas foram convidadas a participar, estando reservado o primeiro dia do evento para este público. Teremos várias oficinas, procurando que os mais jovens possam ter um dia diferente e celebrar o Dia Mundial de Criança, data que se comemora anualmente a 1 de junho. Estas oficinas contam com a participação da IP Património e nelas as crianças aprendem a fazer uma maquete de uma Estação Ferroviária.
Para comodidade dos visitantes haverá uma praça da alimentação com vários Food Trucks, quem preferir pode trazer o farnel de casa e comer nas nossas Carruagens Restaurante, para além de muitas surpresas.
A entrada é gratuita durante todo o evento no seguinte horário: dia 3 das 10h00 às 18h00, dia 4 das 10h00 às 20h00 e dia 5 das 10h00 às 18h00.
O Minimo – Encontro Nacional de Modelismo Ferroviário é organizado pelo Museu Nacional Ferroviario, pela Fermodel e pelo Município do Entroncamento.

Imagem: Sabores do Ribatejo

Pelo menos 35 pessoas morreram devido às fortes chuvas no nordeste do Brasil

Pelo menos 500 pessoas ficaram desalojadas, pelo que a autarquia do Recife abriu escolas e creches para acolher a população.
Pelo menos 35 pessoas já morreram em Pernambuco, devido às fortes chuvas que afetam o estado do nordeste do Brasil desde o início da semana, informaram fontes oficiais.
Pelo menos 20 vítimas morreram durante um deslizamento de terras numa vila no bairro do Ibura, na zona sul de Recife, capital do estado de Pernambuco, segundo o último boletim da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) brasileira.
A autarquia da cidade de Camaragibe confirmou mais seis mortos, na sequência de um deslizamento de terras numa área arborizada da cidade.
Pelo menos 500 pessoas ficaram desalojadas, pelo que a autarquia do Recife abriu escolas e creches para acomodar famílias que tiveram de deixar as suas casas.
As autoridades aconselharam ainda 32 mil famílias a retirarem-se de áreas de risco e ofereceram refúgio em instalações municipais, enquanto outras ficaram em casas de amigos ou parentes.
As chuvas causaram vários deslizamentos e inundações em todo o estado de Pernambuco, principalmente no Recife e região metropolitana.
Em apenas 24 horas, entre as 23:00 de sexta-feira e as 11:00 de sábado (entre as 3:00 e as 15:00 de sábado em Lisboa), a cidade de Recife registou 70% da previsão de chuvas para todo o mês de maio, sublinhou a SEDEC.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou a nomeação de 92 novos membros do Corpo de Bombeiros, que tomarão posse a partir de 6 de junho, para reforçar o resgate das vítimas das enchentes, avançou o jornal O Globo.
O governador solicitou ainda o apoio de efetivos das Forças Armadas, além de embarcações e aeronaves do exército brasileiro.
SIC Notícias
Imagem: R7

Dois jovens foram baleados durante uma rixa num bar em Paredes

As vítimas ficaram em estado grave e foram transportadas para o Hospital São João, no Porto.

Dois jovens ficaram em estado grave após terem sido baleados em Gandra, no concelho de Paredes, durante uma rixa num bar na última madrugada, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
O alerta foi dado pelas 06:30 para o bar Praxe, na Avenida Central de Gandra, acrescentou fonte da GNR.
Ambas as vítimas foram transportadas para o Hospital São João, confirmou fonte dos Bombeiros de Baltar.
Dado ter envolvido armas de fogo, o caso passou para a alçada da Polícia Judiciária, assinalou a fonte da Guarda.

Madremedia/Lusa


Cantanhede | Balcão itinerante do BUPi reforçado a partir de junho. Quase 6.300 matrizes efetuadas no primeiro ano de funcionamento

A funcionar desde 17 de maio de 2021 em Cantanhede, o BUPi - Balcão Único do Prédio efetuou 6255 matrizes neste primeiro ano de atividade – das 130 mil que se preveem efetuar. Durante este período, este serviço chegou a todas as freguesias do concelho, através do balcão itinerante, que foi responsável por 2070 matrizes.

A partir de junho, no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, este serviço itinerante será reforçado com mais equipas, o que permitirá aumentar o ritmo de registos.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, responsável pelo pelouro do Urbanismo, elogia o “excelente trabalho” da equipa envolvida, referindo que “o balanço é bastante positivo”.

Já ultrapassamos as nossas melhores expectativas, pese embora o muito que ainda há para fazer. Esta aposta na elaboração de um cadastro atualizado, o mais completo possível, para além das vantagens para os munícipes, é fundamental para conhecermos ainda melhor o nosso território, já que só assim podemos descodificar novas formas de valorizar os nossos recursos naturais, para ordenar melhor, para criar valor”, sublinhou.

O BUPi contribuiu para o conhecimento do cadastro predial, com todas as vantagens na sua aplicabilidade em diversas áreas da gestão do território.

Para além da obtenção do registo do prédio e da realização da georreferenciação dos prédios com matrizes rústicas e mistas, será possível, no futuro, consultar, atualizar e imprimir informação atualizada e detalhada sobre uma determinada parcela, em tempo real e a qualquer momento.

Para efetuar a respetiva georreferenciação/localização, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende realizar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, aceder ao BUPi Online em www.bupi.gov.pt.

Já no caso de o proprietário não ter efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo, habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.

O balcão fixo de Cantanhede funciona no antigo edifício da EB1 de Cantanhede, no Largo Conselheiro Ferreira Freire (Escola Amarela).







Luís Montenegro: “Eu vim para ser candidato a primeiro-ministro em 2026”

No discurso de vitória à liderança do PSD, Luís Montenegro disse que "Portugal ganhou uma alternativa política ao partido que nos tem governado e desgovernado nos últimos anos", reconhecendo que ainda há "muitos obstáculos para ultrapassar".
Luís Montenegro afirmou hoje, em Espinho, após ser eleito o 19.º presidente do PSD, que a grande jornada que agora terminou “honra o partido e a democracia portuguesa”.
“Hoje, no essencial, não fomos nós quem ganhou ou o PSD, no essencial, quem ganhou foi Portugal. Portugal ganhou hoje a formação de uma alternativa política ao socialismo que nos tem governado e desgovernado nos últimos anos”, disse.
A acompanhar o discurso da vitória, após ser anunciado que venceu com 73% dos votos contra 27% dos conquistados por Jorge Moreira da Silva, o antigo líder parlamentar social-democrata tinha uma ruidosa sala com cerca de uma centena de militantes, entre eles os antigos deputados Hugo Soares, António Leitão Amaro e Hermínio Loureiro, que o receberam com gritos de “PSD, PSD” e “Portugal, Portugal”.
O líder da candidatura “Acreditar” que vai suceder a Rui Rio na liderança do maior partido da oposição afirmou ainda que o resultado de hoje é um sinal de “grande mobilização, de responsabilidade para o PSD, mas também de vitória”.
Luís Montenegro venceu as quatro principais distritais: Braga, Porto, Aveiro e Lisboa, com percentagens que oscilaram entre os 66% e os 72%.
Numa intervenção em que deixou ‘farpas’ ao PS e às suas políticas que colocaram Portugal “na cauda da Europa”, Luís Montenegro disse querer, a partir de agora, “ser a voz dos que trabalham, dos que deixaram de ter voz, mas não apenas a voz da oposição, mas a voz da esperança, do futuro, dos que apontam as falhas da governação, mas que também apontam alternativas”.
Depois cumprimentou o candidato derrotado, Jorge Moreira da Silva, que considerou “um quadro altamente qualificado, um político com capacidade para servir o partido e o país”, assegurando que não “vai prescindir do seu talento e dos que o apoiaram”.
Ao presidente cessante, Rui Rio, dirigiu também palavras de “amabilidade” e agradeceu “todo o empenho que os órgãos do partido tiveram nos últimos anos sob a sua liderança”.
“Eu não sou autossuficiente. Eu preciso da ajuda de todos do PSD e daqueles que não sendo poderão vir a juntar-se a nós”, continuou Luís Montenegro.
Na fase de perguntas e respostas, o antigo líder parlamentar social-democrata disse que, apesar do mandato ser de dois anos, pretende ser “candidato a primeiro-ministro” nas eleições previstas para daqui a quatro anos, salientando que “foi eleito para liderar o partido que vai ficar ainda mais unido”.
Questionado, agora que é presidente do PSD, qual será a sua posição na relação com o Chega, Luís Montenegro enfatizou que “nunca foi tema da campanha e que não o seria agora”.
Relativamente às eleições europeias, daqui por dois anos, Luís Montenegro salientou que “vai para ganhar, mas que não fugirá às responsabilidades”.
Sobre a abstenção de 39% nas eleições de hoje, Montenegro minimizou os números, garantindo que a abstenção não foi na sua candidatura e que, segundo os votos apurados, conseguiu um número superior ao alcançado por Rui Rio nas duas últimas eleições diretas.

Madremedia

Epidemias e pandemias, ontem e hoje

 

  • Carlos Sodré Lanna

As palavras que distinguem as várias amplitudes das epidemias são oriundas do grego. Endemia é uma doença contagiosa que atinge grande número de pessoas de uma região. Epidemia tem caráter transitório e atinge uma ou mais localidades. Pandemia é uma epidemia que se propaga em uma área geográfica internacional, afetando parte da população mundial.

Da Antiguidade até os nossos dias, as epidemias e pandemias foram quase tão comuns como as guerras e os conflitos políticos. Os registros mais antigos remontam ao século V a.C., por ocasião da guerra do Peloponeso. São pouco conhecidas várias epidemias, sobretudo de populações colonizadas pelos europeus nas regiões da América e da África.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), de franca orientação esquerdista, é o único órgão credenciado a declarar a existência de uma pandemia. Depois de alguma relutância, esse rótulo já foi aplicado à pandemia do novo Coronavírus, que recebeu o nome de Covid-19.

Essa pandemia vem sobressaltando o mundo inteiro, a ponto de transformar as perspectivas para a vida normal em um “antes e depois”. Muito se tem dito e escrito sobre ela, sobretudo na grande mídia, gerando um sensacionalismo com eco em inúmeros governos. Tudo isso parece obedecer a uma palavra de ordem, e não se pode fugir à impressão de que em algum posto de comando prevalece o desejo de prolongar o seu ciclo.

Para quê? Talvez a fim de testar o grau de preparação da humanidade para aceitar uma nova ordem social. Os primeiros indícios dessa intenção apontam para uma sociedade futura centralizadora, submissa à vigilância onipresente e aos comandos de informática. E já se pode prever também que ela seria diametralmente oposta à civilização cristã. É bom lembrar, a propósito, que a história da humanidade esteve sempre pontuada por doenças infecciosas que espalharam seus tentáculos pelo mundo, e muitas delas alteraram o curso dos acontecimentos.

Indicaremos a seguir algumas outras pandemias, que deixaram impressão duradoura.

1. Praga de Justiniano (541-544)

Um dos sintomas da Praga de Justiniano era a necrose das mãos

Seu nome é uma alusão ao imperador Justiniano I do Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente. Considerada a primeira pandemia da História, ela teve sua origem na Etiópia, de onde se espalhou por todo o império, causando uma das maiores mortandades epidêmicas. Segundo estimativas, 60 milhões de pessoas morreram nesse período. A esse surto de 541 seguiram-se vários outros nos dois séculos seguintes. Assim como a peste bubônica, a de Justiniano também foi causada pela bactéria Yersinia pestis, disseminada por roedores cujas pulgas estavam infectadas com a bactéria. Esses ratos viajavam em navios comerciais ao redor do mundo e faziam circular a infecção, que era transmitida aos seres humanos pela picada de pulgas infectadas. Geneticistas indicam que tal bactéria tem sua origem na China.

2. Peste bubônica (1343-1353)

Conhecida como Peste negra, e também causada pela Yersinia pestis proveniente da Ásia, foi uma doença terrivelmente mortal, que se espalhou por toda a Europa entre os anos 1333-1351, através de ratos infestados de pulgas. Quando chegou à Europa, a peste negra causou grande mortandade, dizimando em poucos meses a metade da população de Florença, na Itália. As infecções se espalhavam pelo sangue e por meio de partículas transportadas pelo ar. Cerca de 80% dos pacientes morriam seis a dez dias após serem infectados. A taxa de mortalidade foi superior a 70%, ceifando a vida de mais de 50 milhões de pessoas em toda a Europa.

.

Soldados de Fort Riley, Kansas, doentes de gripe espanhola, sendo tratados em uma enfermaria de Camp Funston.

3. Influenza ou gripe espanhola (1918-1920)

“Gazeta de Notícias”, jornal carioca, em 15-10-1918

A “gripe espanhola”, também chamada pandemia de gripe de 1918, foi uma das mais letais do século XX. Mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pelas três ondas dessa epidemia. O número de mortos é estimado em 50 milhões, em dois anos de expansão do influenzavirus (H1N1), sendo a segunda ocorrida em 2009.

Essa pandemia recebeu o nome de “gripe espanhola”, mas, apesar de atingir fortemente a Espanha — acometendo até mesmo o rei Afonso XIII —, alguns epidemiológicos afirmam que ela surgiu num hospital de campanha no norte da França; outros estudiosos, como o historiador Alfred W. Crosby, garantem que teve origem em Kansas (EUA), num campo de treinamento de tropas destinadas ao front da Primeira Guerra Mundial; outros ainda especulam que ela originou na China, como defendeu o Prof. Claude Hannoun, o principal especialista em gripe espanhola do Instituto Pasteur.

Doentes da gripe espanhola numa enfermaria do Rio em 1918 

Seja como for, tal pandemia se espalhou pela Europa e Estados Unidos, antes de alastrar-se pela Ásia e outras partes do mundo. No Brasil (então contando com apenas 30 milhões de habitantes), aproximadamente 30 mil pessoas morreram da “gripe espanhola” — vitimando inclusive o então presidente eleito, Rodrigues Alves. Durante esse período não houve nenhum medicamento ou vacina capaz de combater essa gripe mortal, o que resultou no fechamento completo das cidades.

4. Vírus Ebola (descoberto em 1976)

No Congo, senhora atingida pelo ebola sendo levada para isolamento

O vírus da doença infecciosa Ebola foi descoberto no fim da década de 70. Seus sintomas mais comuns são dor de garganta, dores musculares, vômitos, diarreia, sangramentos internos e externos. Matou mais de 11.000 pessoas, e sua simples lembrança ainda hoje causa arrepios. Sua origem é atribuída ao morcego-da-fruta que propaga o vírus. Propaga-se pelo contato com fluidos corporais, como saliva, e também por sangue humano ou de outros animais infectados. A epidemia originou-se na África, primeiramente numa região do Sudão e no Zaire (atual República Democrática do Congo) e se espalhou para Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Tem alta taxa de mortalidade, que atinge quase a metade das pessoas que infecta. Demorou dois anos para ser vencido, e suas conseqüências ainda preocuparam o mundo.

5. AIDS – HIV (de 1981 até os presentes dias)

Vítima da AIDS em 1989

         A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência adquirida — em inglês: Acquired immunodeficiency syndrome) é uma doença infecto-contagiosa que ataca o sistema imunológico. Transmite-se por fluidos corporais, e se espalhou por relações sexuais e agulhas infectadas por usuários de drogas. Desde que foi identificado em 1981, o HIV (vírus causador da AIDS) foi classificado como um dos problemas de saúde mais graves do mundo, pois ainda não se encontrou sua cura. No mundo, contraíram AIDS cerca de 75 milhões de pessoas, das quais cerca de 35 milhões morreram, aproximadamente 40 milhões de pessoas vivem hoje com o vírus. Segundo vários cientistas, o vírus passou dos primatas aos humanos.

6. Outras pandemias pelo mundo

Dezenas de outras epidemias poderiam ser citadas. Por questão de espaço, limitamo-nos a enumerar algumas das mais conhecidas: praga de Atenas (429 a.C.); peste de Antonino (165 a.C.); epidemia de Cocoliztli, no México (1545); grande praga de Milão (1629); grande praga de Londres (1664); gripe de Marselha (1720); pandemia de cólera (1846); gripe russa (1889); poliomielite (1908); gripe asiática (1956); gripe de Hong Kong (1968); surto do SARS (2002); gripe suína (2009).

ABIM

“Presencialidade” resultou mais humana que o teletrabalho

Com a Covid, o teletrabalho se tornou uma das palavras de ordem em 2020, mas acabou substituído no final de verão europeu de 2021 pelo retorno à normalidade, com uma ponta de alegria pelo fato de as pessoas restabelecerem o convívio humano, se verem, se cumprimentarem, conversarem, trocarem impressões, só possíveis no contato presencial.

Houve uma previsão fracassada na pandemia: o teletrabalho não veio para ficar; ele continuará a ser residual, porque empresas e empregados experimentam o contentamento de estar trabalhando ao lado de seres humanos.

ABIM

FESTIVAL CULTURAL "CULTURA EM REDE'22" NA COVILHÃ

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) promove o Festival Cultural "Cultura em Rede'22 - Beiras, Raia Histórica e Serra da Estrela", que contempla a realização de 75 espetáculos, entre os meses de junho e outubro, que irão percorrer os 15 municípios da CIM-BSE, dos quais a Covilhã faz parte.


Tendo como objetivo valorizar os artistas e grupos artístico-culturais locais, num contexto de colaboração e cooperação entre as associações, que se unem com o propósito de afirmar a cultura identitária, este Festival assenta nos eixos cultura / território / turismo.

Assim, apostando na qualidade, diversidade e diferenciação dos programas culturais, tendo em vista a valorização do património cultural e natural e a captação de novos fluxos turísticos, a Covilhã recebe os seguintes espetáculos (descritivo em anexo):

10 junho, 21:30, Largo do Calvário – "Unidos por um Fio"
12 junho, 21:30, Largo do Calvário – "Melhores Dias Virão"
24 junho, 21:30, Largo do Calvário – "Cabrália 16º Sul 39º Oeste"
06 agosto, 21:30, Largo do Calvário – "Da Beira com Amor"
02 setembro, 21:30, Largo do Calvário – "Identerioridades"

Os espetáculos são apresentados em locais de elevado valor cultural e natural que fazem parte do património histórico dos municípios que compõem a rede cultural. No caso do município da Covilhã, decorrem na área envolvente à Capela do Calvário, uma capela quinhentista, classificada como Imóvel de Interesse Público.

Este Festival em Rede, que pretende mobilizar todos agentes culturais (municípios, associações, artistas e comunidades) dos diferentes municípios, contabiliza um total de 50 coletividades culturais e conta com 15 projetos artísticos que incluem espetáculos de dança contemporânea, teatro, música, novo circo e performances multimédia.

O evento partiu do lançamento de um concurso de ideias que decorreu em simultâneo e que permitiu a seleção dos melhores programas/projetos artísticos, liderado por um consórcio de cada Município, num total de 25 espetáculos, 5 espetáculos por município (cada projeto artístico apresenta 5 espetáculos). As melhores propostas de projetos foram, assim, selecionadas através de uma "Bolsa Artística para a Itinerância Cultural", criada como uma atividade de cooperação intermunicipal que colocou os diferentes agentes culturais a trabalhar em parceria e em prol do desenvolvimento de projetos únicos e inovadores, pensados e concebidos desde a sua génese pelas gentes locais.

De referir que a CIM-BSE é constituída por 15 municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda. Considerando a abrangência territorial da região, estes concelhos estão distribuídos em rede, sob a forma de três redes culturais, compostas por cinco municípios cada. São elas a Rede Cultural das Beiras (Covilhã, Belmonte; Fundão; Guarda; Sabugal), a Rede Cultural da Serra da Estrela (Manteigas; Seia; Gouveia; Celorico da Beira; Fornos de Algodres) e a Rede Cultural da Raia Histórica (Almeida; Figueira de Castelo Rodrigo; Meda; Pinhel; Trancoso).

Estas redes contribuem para implementar novas atividades que solidifiquem a cooperação intermunicipal já conquistada, enfatizando os fatores diferenciadores relativos ao património cultural material e imaterial que cada rede cultural representa. No caso da Rede Cultural das Beiras foi dada relevância às artes cénicas, arte urbana, indústrias criativas, património industrial, património judaico e religioso.

Real Madrid conquista a Liga dos Campeões

Golo de Vinícius Júnior deu o troféu europeu aos “merengues”.
Os espanhóis levaram a melhor sobre os ingleses na terceira final da Champions que as duas equipas disputaram entre si. Mas foi Real Madrid que conquistou o troféu, com um golo de Vinícius Júnior no arranque da segunda parte. Um encontro que ficou marcado por uma invasão de adeptos que atrasou em meia hora o início do jogo no Stade de France, nos arredores de Paris.

A Liga dos Campeões, cujo encontro começou com mais de meia hora de atraso, foi conquistada pelo Real Madrid de Carlo Ancelotti graças a um golo solitário de Vinícius Júnior aos 59′ minutos.

“RAZÕES DE SEGURANÇA” ATRASARAM PONTAPÉ DE SAÍDA
O início da final da Liga dos Campeões foi adiado em mais de meia hora, por “razões de segurança”, comunicou a UEFA. E que razões eram essas? Vídeos partilhados nas redes sociais mostravam grupos numerosos de adeptos a tentar ‘furar’ os controlos de bilhética e segurança em torno do Stade de France.
A Associated Press reportou a presença de adeptos sem bilhetes envolvidos em confrontos com os ‘stewards’ do estádio, presenciando ainda longas filas de adeptos dos ‘reds’.
À hora do apito inicial originalmente programado para as 21:00 (20:00 de Lisboa), vastas áreas das bancadas estavam ainda vazias, num Stade de France com capacidade para 80 mil pessoas.

DOIS HISTÓRICOS NA CHAMPIONS
Há 41 anos, em 1981, os dois emblemas já se tinham defrontado pela primeira vez numa final da Taça dos Campeões Europeus, curiosamente em Paris, onde o Liverpool venceu por 1-0 e arrecadou uma das seis ‘orelhudas’ do seu historial, sendo que a última foi erguida na ‘ressaca’ de Kiev, em 2019, depois de uma final diante do Tottenham, em Madrid.
Hoje, em Saint-Denis, estiveram frente a frente dois dos clubes que mais vezes venceram a competição e que mais vezes participaram na final, com o Real Madrid a atingir a sua 17.ª decisão e o Liverpool a 10.ª.
Depois de vencer o Grupo D, superiorizando-se a Inter Milão, Sheriff e Shakhtar Donetsk, o Real Madrid ultrapassou na fase a eliminar o Paris Saint-Germain, Chelsea e Manchester City, garantindo nova presença no jogo decisivo.
Já o Liverpool, venceu o Grupo B, na frente de Atlético Madrid, FC Porto e AC Milan, batendo depois o Inter Milão, Benfica e Villarreal.

SIC Notícias

Imagem: DW

Detido homem que perseguia e ameaçava ex-companheira

Além da detenção do suspeito, os agentes realizaram uma busca domiciliária e outra em veículo.
Um homem de 25 anos foi detido por suspeita de violência doméstica, acusado de perseguir a ex-companheira de 21 anos por se recusar a aceitar o fim do relacionamento, anunciou hoje a GNR de Braga.
O comando territorial de Braga da GNR deteve, na quinta-feira, o homem de 25 anos por violência doméstica no concelho de Guimarães.
O suspeito perseguia a vítima, sua ex-companheira de 21 anos, por não aceitar o fim do relacionamento. “Foi possível apurar-se ainda que o agressor lhe enviava ainda mensagens ameaçadoras, causando-lhe medo e inquietação”, escreveu a GNR.
Além da detenção do suspeito, os agentes realizaram uma busca domiciliária e outra em veículo, que culminaram com a apreensão de dois telemóveis e um documento falsificado.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação.

SIC Notícias/Lusa