sexta-feira, 9 de março de 2018

Justiça e caos social

João António Pagliosa
Entre algumas coisas que me decepcionam aqui no Brasil, está o sistema judiciário e a lei penal. 
Entendo que jamais haverá democracia plena e jamais haverá paz social, se a lei não for aplicada com rigor a todos aqueles que aviltam as regras estabelecidas, e infringem a lei. Para haver lei e ordem precisa haver uma polícia preparada, bem armada, bem remunerada e respeitada pela população.
Porém, há excrecências homéricas criadas pelos homens que legislam, e cito o foro privilegiado como uma verdadeira estupidez cósmica. Quem pode suportar tamanha imbecilidade se a Constituição diz que somos todos iguais perante a lei?
Nos últimos tempos tenho observado a imoralidade em que se transformou a justiça brasileira. Tenho observado a soberba e a profunda ufania que reverbera na mente de ampla gama de juízes que lotam nossos tribunais. Muitos se consideram deuses e portanto, infalíveis. Muitos são nefelibáticos... Parecem não viver um mundo real...
Gilmar Mendes teve a pachorra de dizer recentemente: "A Constituição sou eu!" Você, prezado leitor, consegue entender isso? Pois para este escriba é impossível aquilatar tamanha insanidade...
Sepúlveda Pertence teve a infeliz ideia de tentar livrar Lula da cadeia. Movido pelo amor aos milhões de reais embolsados, ele deve ter imaginado: Que se dane a justiça... 
E, perdeu de goleada!
O decano Celso de Mello procura e não encontra nenhuma maneira de livrar Lula das mãos de Sergio Moro. Porque um juiz nessa idade, comete uma loucura dessas com todas as provas contra o maior mentiroso da história do Brasil? Provas que são robustas e que são incontestáveis... Por que um juiz que estudou tanto, tenta desesperadamente burlar a lei?
Falar do Lewandovski e do Toffoli é perda de tempo. Não consigo sequer imagina-los como juízes... Para a função, falta-lhes tudo.
Quanto a Fachin, parece que agora acertou o prumo,e decidiu a favor dos anseios do povo brasileiro que deseja fazer valer a lei.
E a presidente do STF, Carmem Lúcia segue firme na decisão de não ceder aos apelos dos lacaios a serviço do garanhão de Garanhuns. Parabéns, não se deixe dobrar pelos iníquos e não carregue o peso do opróbrio. A integridade é salutar para o corpo e para a mente.
Sei que há e haverão excelentes juízes a serviço da população que os remunera regiamente. Não obstante, observamos alguns comportamentos que parece estarmos vivendo um pesadelo absurdo e interminável, e vivemos uma caos social porque a corrupção tomou conta de nossa sociedade.
Assim, faço um apelo a todos os defensores do direito, da lei e da ordem: "Não ridicularizem a nossa justiça. Precisamos ordem para alcançarmos progresso. Sem ordem viveremos eterno caos social, e seremos reféns dos vigaristas que abundam por aí. Honrem os seus diplomas e os seus juramentos."

O mau tempo está de volta


O mau tempo vai voltar este fim-de-semana. A tempestade Félix vai trazer consigo muita chuva, vento forte e também forte ondulação, prevendo-se que as ondas possam, no seu pico, atingir 15 metros de altura.

Em face desta previsão, as autoridades apelam à população para evitar deslocar-se para zonas da orla costeira, quer seja em passeio quer para desenvolver actividades lúdicas, como, por exemplo, a pesca.

Já antes tinha surgido o conselho de afastamento das arribas, que se encontram bastante fragilizadas, devido, por um lado, à chuva que tem caído e, por outro, à subida da água do mar registada na última semana.

Isso levou a que nestes dias já se tenham registado diversas derrocadas e que outras sejam esperadas, tendo a Protecção Civil colocado fitas que impedem a circulação nos troços que se pensa terem maiores probabilidades de queda.

Nesta altura, o nível das águas do mar já se encontra acima do que é normal, o que aliado ao facto do mau tempo ter feito desaparecer muita areia nas praias, leva a temer que se voltem a registar inundações e destruições nas zonas da orla costeira.

Fonte: O Algarve Económico

Contra o statuo quo da arquitectura


P
 
 
Ipsilon
 
 
  Vasco Câmara  
No Ípsilon desta sexta-feira, entrevista com uma das arquitectas mais influentes da actualidade, Elizabeth Diller, fundadora do atelier nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro. Gosta de repensar as convenções do espaço e tem a ambição de mudar as instituições. Entre outros projectos, como a nova sala de espectáculos onde o maestro Simon Rattle há-de tocar com a sua London Symphony Orchestra, destaca-se um parque que revolucionou Nova Iorque enquanto experiência urbana e espaço público para o século XXI: o Line, que fez de uma linha de comboio abandonada um parque urbano com dois quilómetros e meio de comprimento e poucos metros de largura.
Elizabeth Diller passou por Lisboa, Isabel Salema falou com ela.
Continuamos em Nova Iorque: eis a carta a uma cidade desaparecida. Foi uma cidade de desesperados em fuga, agora é produto a consumir. O que é feito da rebeldia? A pergunta é de Jeremiah Moss, pseudónimo de Griffin Hansbury, que chegou a Nova Iorque em 1993 e, não se conformando com as mudanças na cidade (ele ainda hoje quando vai cortar o cabelo teme encontrar fechada a sua barbearia do costume), criou um blogue de resistência. Daí resultou Vanishing New York, em que alerta para um fenómeno global: a gentrificação das metrópoles. Nesta viagem pelas “ruínas” de uma urbe, os guias são os seus protagonistas, bares, clubes, como o CBGB, filmes, como Taxi Driver, músicos, como Patti Smith ou os Talking Heads. Isabel Lucas falou com um zangado Jeremiah.
E João Bonifácio ouviu o coração quebrado de Marlon Williams. Oiçam-no (Bonifácio): "Não há equação que defina com precisão o monumento que é Make Way For Love: é o que acontece à country quando sai dos honky-tonks de beira de estrada e se vai enfiar nos clubes nocturnos onde Sinatra brilhou; é a mais exemplar união entre guitarras-slide baratas e cordas caras; e a ironia em ouvir um rapaz novo a cantar como um crooner de antigamente". Make Way For Love, portanto5 estrelas.
Damo-vos muita música: a de Luís Figueiredo, compositor e arranjador, que parte do jazz para ir muito mais além: um grandioso álbum conceptual; a dos Felt, que na alvorada dos anos 80 viram a sua música sonhadora passar despercebida: agora que são reeditados esses discos é hora de fazer a devida vénia a Lawrence, o líder do grupo que tanto sofreu com a ausência de reconhecimento; a de Evidence, cujo novo disco quebra um hiato demasiado longo de um veterano da cena alternativa do hip hop americano; a das Breeders, ícones do rock alternativo dos anos 90 - mais de duas décadas depois, aí está All Nerve, e nada mudou e ainda bem.
Quase 60 anos depois da edição original (1961), Solaris, de Stanislaw Lem, é, finalmente, publicado entre nós: pela primeira vez, numa tradução directamente feita do polaco. Hugo Pinto dos Santos é o cosmonauta que não se perde na viagem ao planeta de superfície gelatinosa por onde andaram Andrei Tarkovsky (em 1972) e de Steven Soderbergh (em 2002), autores das duas adaptações cinematográficas do romance.

Marcelo não fará “candidatura escondida” nem “despedidas grandiosas”

Resultado de imagem para Marcelo não fará “candidatura escondida” nem “despedidas grandiosas”
Marcelo Rebelo de Sousa, que completa dois anos como Presidente da República, prometeu não utilizar o cargo para uma "candidatura escondida", caso decida recandidatar-se, e afirmou-se também contra "despedidas grandiosas".
Em resposta a questões da comunicação social, durante uma cerimónia em que assinalou dois anos de mandato, na Sala de Jantar do Palácio de Belém, o chefe de Estado reiterou que no verão de 2020 tomará uma decisão sobre uma eventual recandidatura.
"Naquela altura, penso que estamos no termo do prazo para haver uma decisão, porque a partir desse momento, tomada uma posição, de duas, uma: ou eu serei candidato, então tenho de me portar como candidato, não vou utilizar o cargo de Presidente para fazer candidatura escondida, que é uma forma de desigualdade em relação aos outros candidatos; ou não sou candidato", afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que não é "favorável a despedidas grandiosas no termo dos mandatos" e defendeu que, "pelo contrário, deve haver um apagamento progressivo para deixar o palco aos candidatos e ao futuro Presidente".
"Tem de ser com uma certa distância, tem de ser no momento em que eu anuncio a data das eleições presidenciais, que são em janeiro [de 2021] – portanto, significa, o mais tardar no fim do verão", completou.
O ex-comentador político e professor universitário de Direito voltou a dizer que se candidatou às presidenciais de 24 de janeiro de 2016 por sentimento de dever e que decidirá candidatar-se a um segundo mandato se, no verão de 2020, entender que esse dever se mantém.
"Se entender que não, que naquele contexto preciso há quem cumpra melhor essa missão, então, naturalmente, não há razão para a recandidatura", expôs.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "é uma avaliação que tem de ser feita olhando para como é que está o país económica e socialmente naquele momento, como é que está politicamente, como é que está a Europa, como é que está o mundo, o que é que isso significa nos nossos anos seguintes".
Fonte: Lusa

Já saiu o Euromilhões. Está milionário?

Já saiu a chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira.

A chave é composta pelos números 9, 14, 21, 32 e 44. As estrelas são o o 1 e 12.

Newsletter n.º 45 da União das Mutualidades Portuguesas | 9 mar. 2018


Newsletter
Edição n.º 45 | 9 de março de 2018
 
 
imagem
Sessão Plenária da UMP debateu novo Código das Associações Mutualistas
 
A União das Mutualidades Portuguesas organizou uma Sessão Plenária Nacional na passada quarta-feira (dia 7), em Coimbra, com o objetivo de analisar e debater o anteprojeto do novo Código das Associações Mutualistas. Clique aqui para saber mais.
imagem

Chama Mutualista nas comemorações do 148.º aniversário da ASMAB
Depois de ter passado por Espinho e São Pedro do Sul, a Chama Mutualista já está na cidade de Bragança, nas instalações da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança, onde foi recebida por Alcídio Castanheira, presidente da direção (à direita na imagem), e Luís Martins, tesoureiro da instituição. Saiba mais aqui.
imagem

UMP visitou A Restauradora de Ramalde
Luís Alberto Silva, presidente do Conselho de Administração da União das Mutualidades Portuguesas, esteve na passada quinta-feira (8 de março) nas instalações d' A Restauradora de Ramalde - Associação Mutualista, para uma reunião com a direção da instituição portuense. Clique aqui para ler a notícia.

Notícias

imagem
Mutualidades celebraram Dia Internacional da Mulher
A 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher e a data não passou despercebida a diversas Associações Mutualistas espalhadas pelo país. Clique aqui para saber mais.
imagem
SIC destaca Centro de Acolhimento a Vítimas de Violência Doméstica da ASMAB 
O projeto da Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança para um Centro de Acolhimento a Vítimas de Violência Doméstica foi tema de reportagem da SIC. Veja o vídeo aqui. 
imagem
AMUT promoveu caminhada no Trilho da Floresta de Ovar
O programa AMUT Caminhando, organizado pela AMUT - Associação Mutualista de Gondomar, teve mais uma caminhada em contacto com a Natureza, desta feita no Trilho da Floresta, em Ovar. Veja o resumo e imagens da iniciativa aqui.
imagem
A Beneficência Familiar lançou novo website
A Beneficência Familiar - Associação de Socorros Mútuos do Porto lançou um novo e moderno website, com toda a informação para os Associados da instituição portuense, que comemora atualmente 14 décadas de existência. Aceda aqui ao novo website.
imagem
Elevator Pitch, um concurso de empreendedorismo social
A União das Mutualidades Portuguesas esteve presente no Seedcamp do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.​ Saiba mais aqui.
 
Aniversários
17 de março
Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança 
148.º aniversário

19 de março
Associação Artística de Socorros Mútuos "19 de Março"

126.º aniversário  

19 de março
Associação de Socorros Mútuos Freamundense
127.º aniversário 

Legislação


Declaração de Retificação n.º 9/2018
Retifica o Decreto-Lei n.º 2/2018, de 9 de janeiro, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que altera o regime contributivo dos trabalhadores independentes, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 6, de 9 de janeiro de 2018

Portaria n.º 70/2018
Portaria que fixa as normas regulamentares necessárias à repartição dos resultados líquidos de exploração dos jogos sociais atribuídos ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Resolução da Assembleia da República n.º 66/2018
Recomenda ao Governo medidas para reforçar o armazenamento e a reutilização de água e para reduzir os custos da água para o setor agrícola

Município de Vagos alerta população para a limpeza dos terrenos

Resultado de imagem para Município de Vagos
Todos os anos os incêndios ameaçam casas, edifícios e localidades. Para sua proteção é obrigatória a limpeza dos terrenos envolventes aos edifícios inseridos em espaços rurais.
A Câmara Municipal de Vagos está, através do Gabinete de Proteção Civil, Gabinete Técnico Florestal e Núcleo de Fiscalização, a proceder à verificação no terreno do cumprimento da limpeza das Faixas de Gestão de Combustível na envolvente das edificações isoladas.
Os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta daquelas edificações ou instalações.
Isto mesmo é referido no nº 2 do Artigo 15º do Decreto-Lei nº124/2006 de 28 de junho, na sua atual redação, conjugado com a Lei do Orçamento de Estado para 2018, Faixa de Gestão de Combustível.
Com estas ações a Câmara Municipal de Vagos pretende alertar a população para a limpeza das Faixas de Gestão de Combustível. Deste modo e em articulação com as forças de segurança é possível evitar acidentes, como aqueles que ocorreram no passado dia 15 de outubro.
Para sua segurança e segurança dos que o rodeiam, limpe os seus terrenos. Está a proteger a sua casa e os seus bens dos incêndios florestais.

Conhecer o café como se conhece o vinho


A JMV vai promover, nos próximos dias 12 e 13 de Março, na sua filial de Vilamoura, o JMV Wine & Coffees Experience, um evento direccionado a profissionais da área.

A empresa aproveita a oportunidade para apresentar o seu portefólio 2018. 

Neste primeiro evento, será dada, ainda, a oportunidade de assistir a masterclasses sobre os temas “Conhecer o café como se conhece o vinho” com José Maria Machado e Alexandre Almeida (Vinhos Borges & Torrié), “A Singularidade dos Vinhos do Dão” com José Maria Machado (Vinhos Borges), “O Estilo do Terroir da Ramos Pinto” e “Duas Quintas, Vinhos Intemporais” com Teresa Ameztoy (Ramos Pinto).

A JMV Wine & Coffees Experience vai desenvolver-se entre as 14 e as horas, nos dia 12 e 13 de Março.

Fonte: O Algarve Económico

Funcionário dos CTT terá desviado objetos no valor de 5.400 euros

Resultado de imagem para Funcionário dos CTT terá desviado objetos no valor de 5.400 euros

Um funcionário dos CTT está indiciado pela prática do crime de peculato por alegadamente ter desviado de objetos postais artefactos em ouro e prata num valor superior a 5.400 euros, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra.
Numa curta nota publicada na página da instituição, lê-se que o homem foi detido na quinta-feira, "no âmbito de uma investigação do DIAP [Departamento de Investigação e Ação Penal] distrital de Coimbra em articulação funcional com a Diretoria do Centro da PJ".
"Indicia-se que, desde o ano de 2015, retirou por diversas vezes objetos postais expedidos na modalidade 'Express mail', que continham no seu interior artefactos em ouro e prata, em valor superior a 5.400 euros", refere a nota.
A informação especifica também que, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de suspensão do exercício de funções.


Fonte: Lusa
Foto: © Global Imagens

Nunca esquecemos quem nos salvou a vida, nunca esquecemos quem nos ofereceu um sorriso num momento menos bom da nossa vida. Faça a diferença e ofereça o melhor presente do mundo. Dê Sangue e ajude a Salvar Vidas. Desejamos bom fim de semana a todos. Muito obrigado.

Hora de Fecho: “O Porto devia ter um Rui Patrício"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Miguel Sousa Tavares numa entrevista sobre desporto e não só: "a chatice" que era ir à bola com o pai, os jogos contra Coluna (que lhe dava "porrada"), as glórias do FC Porto e a guerra com Scolari.
CM avança que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, terá tido um encontro com José Silva, funcionário judicial em prisão preventiva. JN diz que PJ procura mais duas "toupeiras" na zona Centro.
O Presidente faz dois anos de mandato quando se abre um novo ciclo à direita. Se parece que se deu melhor com a esquerda, não é por afinidade política. Eis toda a história de Marcelo com as direitas.
Faz hoje dois anos que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República. Do namoro com o Governo, debaixo de um guarda guarda-chuva em Paris, à tragédia dos incêndios.
A meia maratona de Lisboa pode não partir da Ponte 25 de Abril, como é habitual. O vento forte está a preocupar a organização, que pondera mudar o ponto de partida. A decisão vai ser tomada no sábado.
Veja as fotos "buraco de dimensões consideráveis" na Rua Garrett, em Lisboa. As fortes chuvas provocaram também abatimentos do piso em Campo de Ourique e nos Anjos.
O porta-voz da Autoridade Marítima garante que o risco de derrame de combustível pelo navio encalhado no Bugio é baixo, mas admitiu que o barco tem sido muito fustigado.
"Tiros. Tiros. Tiros. Mãe. Meu Deus". A mensagem foi enviada por uma estudante à mãe, que a leu à polícia. No dia do tiroteio na Flórida que matou 17 pessoas, as autoridades receberam 81 chamadas.
A segunda temporada da série, que é inspirada num romance distópico de Margaret Atwood, começa já em abril. A julgar pelo trailer, Offred (Elisabeth Moss) vai continuar a tentar escapar de Gilead.
Daniel Raimundo soube no início do ano que tinha um problema oncológico galopante, pediu ajuda para voltar da Bélgica para Portugal e realizou o sonho de ir a Alvalade. Morreu esta sexta, aos 43 anos. 
Opinião

Rui Ramos
Ao fim de quarenta anos, o CDS tem uma segunda oportunidade de ser o único partido não-socialista em Portugal. Vai agora ser a alternativa que da primeira vez não conseguiu ser? 

José Manuel Fernandes
O cosmopolitismo das elites impede-as de perceber o mal-estar que as mais recentes vagas migratórias geraram um pouco por toda a Europa. É uma cegueira que tem aberto as portas a todos os populismos. 

João Cândido da Silva
Pedro Passos Coelho, Vítor Gaspar e Maria Luis Albuquerque acabam de ganhar um apoiante inesperado. Chama-se Mário Centeno, na versão de presidente do Eurogrupo.

Manuel Villaverde Cabral
Na Grécia a força material da UE continuou a ser suficiente para absorver os movimentos centrífugos da esquerda populista, e em Itália o peso da moeda única prevalecerá sobre os ímpetos soberanistas. 

Diana Soller e Madalena Meyer Resende
Durante os últimos anos, os partidos do centro alemão parecem ter estado muito mais preocupados em fazer o que os eleitores querem do que dizer aos eleitores ao que vêm. Neste processo perderam a alma

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Bolo-rei com recheio de leitão ganha concurso de ideias de negócio na Mealhada

O projeto de um bolo-rei com recheio de leitão da Bairrada, apresentado por três alunas da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL,) ganhou o Concurso Municipal de Ideias de Negócio da Mealhada, anunciou ontem esta autarquia.

"A nossa ideia de negócio é promover a região da Bairrada num jogo de sabores intensos entre o tradicional bolo-rei e o improvável leitão, produto endógeno da Bairrada. Apresentamos um produto de excelência nunca antes visto: o nosso delicioso bolo-rei com carne e molho de leitão", resumiram as alunas da EPVL, que irão representar a Mealhada na final Intermunicipal que vai decorrer, no dia 25, em Oliveira do Hospital.

Das 19 candidaturas apresentadas na categoria de ensino Secundário e Profissional, foram escolhidas 10 com ideias diversificadas: da gastronomia, com incidência nas 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada (água, pão, vinho e leitão), a projetos nas áreas das artes e indústria criativa ou tecnologia, com desenvolvimento de aplicações informáticas.

Além da EPVL, esta quinta edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao abrigo do programa "Educação Empreendedora nas Escolas", contou com o envolvimento de outras três escolas do município: Secundária da Mealhada e Escolas Básicas n.º 2 da Mealhada e da Pampilhosa, abrangendo cerca de 150 alunos.

Fonte: Lusa
Foto: Jornal da Mealhada/DR

Há um doente num Hospital que precisa de si. Não espere para conhecer alguém que precisou de sangue para viver, para começar a dar sangue. Abrace esta causa de todos nós. Dê o melhor presente do mundo. Dê Sangue e Ofereça Vida. Muito obrigado.