sexta-feira, 19 de maio de 2023

Silves | 24.º FESTIVAL DA CALDEIRADA E DO MAR SORTEIA INGRESSOS PARA EVENTOS DE VERÃO

 Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, o 24.º Festival da Caldeirada e do Mar decorre de 26 a 28 de maio, em Armação de Pêra. Para além dos mais saborosos e frescos sabores da caldeirada e do mar, tão emblemáticos desta vila piscatória, os comensais ficam habilitados a ganhar ingressos para alguns dos eventos de verão promovidos pela autarquia.
Quatro bilhetes para uma sessão dos Sunset Secret de 2023, quatro pulseiras de entrada livre na Feira Medieval de Silves em 2023, e um bilhete duplo para o Lado B com Capicua (a realizar no dia 22 de setembro) são os prémios que irão ser sorteados, bastando que todos aqueles que fizerem as suas refeições nos restaurantes aderentes; preencham o cupão do concurso e anexem a fatura. O sorteio decorrerá na semana seguinte ao términus do Festival e os vencedores serão anunciados através do site e redes sociais do Município de Silves.
Relembramos que O Silvense, A Grelha, Estrela-do-mar, Ingredientes, O Fernando, O Serol, Olivalmar, Pelintra, Praia com Tempero, Tasca'lado, restaurante da Néné, churrasqueira O Balbino, churrasqueira O Casarão e a marisqueira Hera são os estabelecimentos aderentes com mais de duas dezenas de deliciosas e suculentas propostas, onde a caldeirada é a rainha e os sabores do mar os grandes cicerones; num fim de semana dedicado à gastronomia marítima e onde marcarão, também, presença os produtos estrela do concelho, como os vinhos de Silves e as sobremesas feitas com a doce e aromática Laranja de Silves, com muita animação à mistura.
 

IPO DE COIMBRA ORGANIZA O 8º CURSO DE GASTRENTEROLOGIA ONCOLÓGICA

 Decorre, hoje, no IPO de Coimbra o 8.º Curso de Gastrenterologia Oncológica, destinado aos Médicos de Medicina Geral e Familiar da Região Centro, integrado numa iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três institutos de oncologia do país.
O objetivo é estabelecer canais de comunicação que privilegiem o diálogo com os médicos de medicina geral e familiar divulgando as mais atuais recomendações sobre gastrenterologia oncológica e endoscopia digestiva.
Neste contexto, serão discutidos casos clínicos, com especial enfoque para a vigilância de lesões pré-malignas do esófago, estômago, cólon e reto, bem como, para a avaliação do risco familiar dos cancros do estômago, cólon e reto.
A colaboração do IPO de Coimbra na implementação pela ARS do rastreio do cancro do cólon e reto de base populacional em 2009 na região centro, colaboração que continua a manter, será, também, uma experiência a partilhar, na convicção de que o diagnóstico precoce e o rastreio continuam a ser as principais armas contra a doença oncológica e, ainda, na perspetiva de que os médicos de medicina geral e familiar detêm um papel privilegiado na sensibilização da população.
Esta iniciativa, que vai na oitava edição pretende, fundamentalmente, fomentar a colaboração entre o Serviço de Gastrenterologia do IPO de Coimbra e os médicos de medicina geral e familiar, contribuindo desta forma, para melhorar a prestação e continuidade de cuidados aos doentes do SNS.

JOAO MIGUEL PEREIRA BELO
 

Energia fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder meta do PNEC 2030

 Um estudo da Universidade de Évora conclui que a energia solar fotovoltaica flutuante tem capacidade para exceder a meta nacional definida no Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2030 para Portugal.
Em comunicado divulgado, a Universidade de Évora explica que o estudo foi conduzido por investigadores da Cátedra Energias Renováveis daquela academia.
Os investigadores concluíram que a potência instalada em sistemas solares fotovoltaicos flutuantes, instalados em superfícies de água como lagos ou barragens, “consegue exceder a meta nacional” de sete gigawatts (GW) definida no PNEC 2030 para a energia fotovoltaica em Portugal.
“A análise dos resultados sugere que, a nível regional, é o Alentejo que apresenta maior potencial nesta área, quer em termos da superfície da água existente quer ao nível do recurso solar”, pode ler-se no documento.
De acordo com a Universidade de Évora, mesmo aplicando-se uma redução de 85 por cento à superfície de água total disponível a nível nacional, e com os critérios de seleção a incluírem algumas questões técnicas e de natureza ambiental, os resultados deste estudo mostram que o potencial dos sistemas de energia solar fotovoltaica flutuante conseguem atingir, pelo menos, uma capacidade nacional estimada de 10,8 GW.
“O Alentejo, tal como referido, apresenta a maior área disponível para flutuação e implantação fotovoltaica com 32 por cento do total nacional de área disponível, principalmente devido ao lago (barragem) de Alqueva, um dos maiores reservatórios artificiais de água da Europa”, lê-se no comunicado.
O estudo indica ainda que as regiões mais a sul de Portugal apresentam “valores muito semelhantes” de potencial de recurso solar, com a região do Alentejo a “destacar-se” ao combinar uma grande área disponível para a instalação destes sistemas.
“A região Centro do país representa 27 por cento e a terceira maior área disponível está na região de Lisboa e Vale do Tejo, com 15 por cento”, acrescentam.
Citado no comunicado, o investigador da Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora Luís Fialho sublinhou a importância deste estudo pela “necessidade de descarbonizar o nosso sistema eletroprodutor através de fontes renováveis, sendo chave para uma eletricidade mais barata e sustentável”.
O investigador considerou ainda que Portugal tem um potencial de recurso solar “bastante importante”, com uma irradiação solar global anual “superior a 1 800 quilowatt-hora por metro quadrado”, o que, a par de uma forte redução de custo dos sistemas fotovoltaicos na última década, leva a que a energia solar fotovoltaica apresente um crescimento de mercado e uma entrada cada vez maior no sistema eletroprodutor nacional.
Para Luís Fialho, a aplicação da tecnologia fotovoltaica flutuante “traz a vantagem” de usar uma área potencialmente não utilizada, reduzindo a ocupação de solos para este fim, e pode apresentar “um aumento de rendimento” devido à sua instalação sobre a água, enquanto “proporciona uma redução na evaporação”.
O investigador disse ainda que esta conclusão é demonstrada no estudo, que fornece uma análise abrangente do potencial de instalação deste sistema em Portugal continental, usando corpos d’água, com informação fornecida pela Agência Portuguesa do Ambiente e outras entidades, onde se incluem dados sobre localização e respetivas áreas de barragens, lagos, entre outras massas de água.
“Esta análise resulta de um mapeamento das áreas potenciais para o sistema solar fotovoltaico flutuante aplicado no território nacional, estabelecendo uma relação entre a disponibilidade de radiação solar e a distribuição geográfica dos corpos d'água nas diferentes regiões do país”, acrescentou.
No comunicado é ainda revelado que a Cátedra Energias Renováveis assume hoje um papel de destaque na investigação desta tecnologia, estando neste momento a monitorizar a maior central experimental europeia de sistemas fotovoltaicos flutuantes, a Central Fotovoltaica de Sierra Brava, em Espanha.
Neste projeto estão incluídas cinco tecnologias distintas com uma potência total de 1 125 megawatts.

Pela APImprensa

JOGO SOLIDÁRIO TROUXE EX-INTERNAICONAIS DE FUTEBOL À MARINHA GRANDE

 Decorreu no dia 18 de maio, feriado municipal, no Estádio Municipal da Marinha Grande, o jogo solidário entre os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e jogadores internacionais de futebol.

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e o vereador João Brito integraram a equipa da Marinha Grande, que defrontou grandes craques do futebol como Fernando Meira,

João Pinto, Rui Barros, José leal, Fernando Mendes, entre muitos outros. O jogo foi arbitrado pelo internacional Pedro Henriques.

As receitas da bilheteira reverteram a favor dos Bombeiros da Marinha Grande e do Centro de Acolhimento Girassol, numa iniciativa solidária organizada pelo restaurante I Love It Francesinhas, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.
Após o jogo, realizou-se o jantar solidário de francesias, nas instalações da SBR 1º de Janeiro.

Atividade desafia participantes a conhecerem espécies invasoras da Ria de Aveiro

 No âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras, o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, juntaram-se na organização de uma atividade que leva os entusiastas da natureza e curiosos a explorar algumas espécies invasoras presentes na Ria de Aveiro. A atividade acontece no sábado, 20 de maio, das 10h00 às 16h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
“À descoberta de espécies invasoras da Ria de Aveiro” é uma atividade que tem como objetivo proporcionar um maior conhecimento sobre o que são espécies invasoras, onde podem ser encontradas e qual é o seu impacto no ecossistema local.
 
A atividade é composta por dois momentos, o primeiro que convida os participantes a utilizarem um mapa para encontrar, no parque adjacente à Fábrica, imagens representativas de diversas espécies aquáticas, e um segundo momento, que leva os participantes até ao laboratório da Fábrica, onde poderão observar exemplares vivos das espécies invasoras em aquários.
Esta é uma oportunidade para todos aqueles que querem saber mais sobre as espécies invasoras e a importância da preservação do ecossistema da Ria de Aveiro.
 
Destinada a miúdos e graúdos, a atividade decorre no dia 20 de maio, em contínuo das 10h00 às 16h00, e tem duração aproximada de 60 minutos. Não é necessário fazer inscrição prévia, sendo a participação gratuita.
 
Esta atividade está integrada no programa da Semana sobre Espécies Invasoras, que decorre entre 13 e 21 de maio. Esta iniciativa ibérica pretende sensibilizar para a problemática das espécies invasoras, que são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, além de promoverem outros impactos significativos a nível ambiental e socioeconómico.

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro
Tel. +351 234 427 053

Cantanhede | Evento integra programação da 18.ª edição da “Feira do Tremoço”. “Curtição do Tremoço” estreia na praia fluvial de Olhos da Fervença

 
É já este sábado, 20 de maio, a partir das 20h30, que a praia fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, acolhe a estreia do evento “Curtição do Tremoço”.
Trata-se de um sarau cultural com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão na região, com a curadoria da Associação Episódio Medieval e da União Recreativa da Taboeira.
Será realizado o foto-concerto “SOM”, pelo projeto Cabra Cor de Rosa, com cerca de 50 fotografias a serem projetadas no espelho de água da praia fluvial, sendo que cada uma delas terá a sua própria sonoplastia / música interpretada ao vivo (com parceria com Associação fotografARTE).
Haverá também um espetáculo de fogo por Von Fénix, concerto de música eletrónica por Phill Bass e a atuação de “Rock Classics” selecionados pelo DJ Patêlo.
Trata-se de um convívio dirigido ao público em geral, especialmente para todos os elementos das associações culturais da freguesia de Cadima.
Este evento está incluído na programação geral da 18.ª edição da “Feira do Tremoço” cuja organização da Junta de Freguesia de Cadima conta com o apoio do Município de Cantanhede.

Paulo Cardantas


SILVES É PALCO DA V MOSTRA PAPAS DE MILHO, DE 2 A 4 DE JUNHO. Rosinha é cabeça de cartaz do evento

 A Praça Al-Muthamid volta a encher-se, de 2 a 4 de junho, com os sabores típicos e saberes tradicionais do xerém em mais uma edição da Mostra Papas de Milho. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves e pela Junta de Freguesia de Silves, conta com a presença de inúmeras tasquinhas que apresentarão as suas melhores propostas de papas de milho, também conhecidas na região por xerém ou xarém. A entrada é livre.
Para animar os comensais haverá uma vasta programação musical que conta com Rosinha como cabeça de cartaz e outros nomes bem conhecidos do público, com os fadistas Helena Silva, Joana Rato e Ricardo Neto; o Grupo Etnográfico de Quelfes; o Rancho Folclórico do Algoz, a Banda Zeca e os Pelintras e os acordeonistas Mário Dias e Filipe Romão.
O Município de Silves e a Junta de Freguesia de Silves convidam todos a fazer parte desta experiência gastronómica secular e a saborear este versátil prato acompanhado com os mais diversificados ingredientes.

Proença-a-Nova | Autoridades fiscalizam poços sem proteção

 
A Guarda Nacional Republicana (GNR), em articulação com outra entidades competentes, tem em curso uma ação de fiscalização aos poços, fendas ou outras situações que não estejam devidamente cobertos e localizados em propriedades não muradas ou eficazmente vedadas, fazendo cumprir o decreto-lei 310/2002 de 18 de dezembro que diz que “é obrigatório o resguardo ou a cobertura eficaz de poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos e suscetíveis de originar quedas desastrosas a pessoas e animais”.
O Município alerta os munícipes para que protejam devidamente estas estruturas que, de acordo com a lei, deverão ter uma placa que feche completamente a escavação com uma altura mínima de 80 cm e que suporte uma força de 100 kg. Nos casos em que o poço tenha a necessidade de ter uma abertura, esta deverá ter uma tampa ou cancela e que só deverá permanecer aberta pelo tempo estritamente necessário.
Em caso de incumprimento, a GNR notificará os proprietários para que realizem os trabalhos necessários, de modo a garantir a segurança no local no prazo definido pela lei, após o qual serão aplicadas coimas que podem chegar aos 170 euros, agravadas no triplo do valor quando as obras não são executadas dentro do prazo.
No âmbito desta operação designada de “Poço visível”, a GNR também irá promover uma campanha de sensibilização dos cidadãos para os riscos decorrentes da existência de poços, fendas e outras irregularidades existentes em quaisquer terrenos, e de maquinismos e engrenagens colocados à borda desses poços, não eficazmente resguardados ou cobertos.

Para assistir a 22 de maio, às 11h15, na Universidade Católica no Porto. Presidente da Assembleia da República dá aula aberta na Faculdade de Direito da Católica

“O futuro do Mundo” é o tema da Conferência de Encerramento do Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues, organizada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa que se realiza a 22 de maio, às 11h15. O orador é o Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Augusto Santos Silva.
Numa sessão especialmente dirigida a estudantes do Mestrado em Direito Internacional e Europeu, mas aberta a toda a comunidade, o Presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva vai partilhar a sua visão relativamente aos desafios que o mundo vive nos dias de hoje. Augusto Santos Silva licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorou-se em Sociologia, pelo ISCTE, com uma tese intitulada “Tempos cruzados: um estudo interpretativo da cultura popular.” É professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde já exerceu a função de presidente do Conselho Científico. Entre 2015 e 2019 foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e entre 2019 e 2022 foi Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (2019-2022)

“É para nós um enorme gosto e um privilégio receber o Presidente da Assembleia da República na Faculdade de Direito da Católica no Porto para participar na Conferência de Encerramento do Ciclo de Primavera dos ISP Dialogues,” refere Azeredo Lopes, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito e coordenador do International Studies Programme. “Em dois semestres, os ISP Dialogues receberam mais de duas dezenas de oradores de relevo nacional e internacional que partilharam a sua visão, as suas vivências e experiências enquanto protagonistas ativos da diplomacia e do direito internacional e europeu,” salienta Maria Isabel Tavares, docente da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica, acrescentando “a diversidade de convidados complementa o ensino dos alunos, mas também fomenta e encoraja o pensamento crítico, contextos interdisciplinares e uma abordagem mais humanista.” Azeredo Lopes acrescenta também “os ISP Dialogues nasceram no âmbito de um programa de Mestrado em Direito Europeu e internacional, todo lecionado em inglês, e ganharam uma dimensão surpreendente, pela adesão e participação de tantos.”

Os ISP Dialogues são organizados pela Escola do Porto da Faculdade de Direito, no âmbito do International Studies Programme, o Mestrado em Direito Internacional e Europeu, lecionado totalmente em inglês. Ao longo de um ano, as sessões dos ISP Dialogues contaram com 24 oradores convidados, que abordaram temas específicos no âmbito do Direito Internacional e Europeu e das Relações Internacionais.

A Conferência de Encerramento dos ISP Dialogues sob o tema “O Futuro do Mundo” realiza-se a 22 de maio, às 11h15, na Universidade Católica no Porto. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Para mais informações consultar:

ANA OLIVEIRA
Senior Communication Consultant

Microsoft, Delta e Hovione são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal: eis o que os trabalhadores esperam delas

Estudo global da consultora de recrutamento Randstad analisa as perceções dos profissionais relativamente ao mercado de trabalho português aos 150 maiores empregadores nacionais. Saúde, turismo, desporto e entretenimento são os sectores que mais atraem os portugueses para trabalhar. Tecnologias surgem em quinto lugar.
O que torna um empregador atrativo? Para os trabalhadores em Portugal é a garantia de que pratica uma política salarial e de benefícios justa e adequada ao contexto económico, práticas de conciliação pessoal e profissional bem definidas, bom ambiente de trabalho, programas claros de progressão e segurança laboral. É o que conclui a edição 2023 do Randstad Employer Brand Research, o estudo global anual realizado pela consultora de recrutamento para avaliar a perceção dos profissionais face ao mercado de trabalho e identificar os empregadores e sectores mais atrativos em cada país.
Na edição deste ano, divulgada esta sexta-feira, a Microsoft regressa ao topo das preferências dos trabalhadores, logo seguida pela Delta Cafés e pela Hovione. Mas a análise mostra também que os empregadores nacionais estão a ter um desempenho inferior em relação a alguns dos aspetos que os trabalhadores consideram determinantes.
De acordo com o estudo da Randstad, “55% dos trabalhadores já abandonaram ou considerariam abandonar o seu emprego porque o seu salário é demasiado baixo e não acompanhou o aumento do custo de vida”. Nas mulheres esta percentagem é superior (57%), tal como nos trabalhadores ativamente à procura de emprego (63%). Indicadores que assumem uma relevância redobrada num contexto de escassez de talento e forte concorrência entre empresas para atrair e reter os melhores profissionais, como é o atual.
Nos últimos anos, os principais pilares de atratividade de um empregador não sofreram grandes alterações. Os trabalhadores continuam a valorizar fatores como a remuneração e benefícios, conciliação familiar, ambiente de trabalho, progressão. Contudo, apesar de não se alterarem face aos anos anteriores, alguns destes fatores surgem agora reforçados com os trabalhadores a atribuírem particular importância às questões salariais, equilíbrio trabalho-família e progressão. Ora, são precisamente estes os fatores onde as empresas pontuam pior.

Expectativas desajustadas
O relatório sinaliza que em Portugal “os empregadores registam um desempenho abaixo do adequado em matéria de salários, benefício, conciliação e progressão”, destacando que “este é um aspeto que tem de ser urgentemente alterado já que tem um impacto direto na capacidade de retenção de talento das empresas”. Os dados conhecidos esta sexta-feira revelam que, enquanto o salário atrativo é o primeiro fator para classificar o “empregador perfeito”, o mesmo indicador encontra-se apenas na última posição naquilo que pensam que os empregadores oferecem.
Já a estabilidade relativamente ao trabalho de longo termo e a localização são os principais fatores apontados pelos inquiridos na avaliação do empregador atual. Contudo, a possibilidade de ter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é o segundo ponto que os participantes priorizam num empregador. Ora, Com um desempenho negativo em matéria salarial - fator que é este ano apontado como o mais relevante para os trabalhadores portugueses - “os empregadores arriscam perder trabalhadores de decidam aceitar outras ofertas simplesmente pelo incremento remuneratório”.
Contudo, o estudo também destaca que os benefícios materiais, na escolha de um empregador em detrimento de outro, “não são tudo” e variam consoante a geração a que pertencem os trabalhadores. Profissionais mais jovens, sobretudo a que se situa entre os 18 e os 24 anos, consideram menos importantes os benefícios materiais do que os outros grupos etários. Neste caso, são muito valorizadas as relações com a liderança ou colegas. Por outras palavras, os dados apontam que valorização dada aos benefícios não materiais se aproxima cada vez mais da importância atribuída aos benefícios materiais.
Em matéria de expectativas, o estudo lança ainda um outro alerta com impacto direto na capacidade de retenção de talento das empresas. “A progressão na carreira é apontada como muito importante por 82% dos trabalhadores inquiridos em Portugal. Contudo, só 53% consideram que o seu atual empregador oferece as oportunidades de que necessitam para o seu desenvolvimento pessoal”, realça o estudo.
Apesar disso, a comparação dos dados com a edição 2022 do estudo revela que em matéria de “lealdade” à empresa, o comportamento dos trabalhadores em Portugal não se alterou substancialmente. Cerca de 13% dos trabalhadores mudaram de empregador nos últimos seis meses e 26% ponderam fazê-lo. A predisposição para a mudança é maior entre os mais jovens, comportamento que se verifica também na generalidade dos países analisados. A merecer destaque está o aumento registado no universo de trabalhadores que teme perder o emprego, 18%, número que compara com 9% no ano passado.

Saúde é o sector mais atrativo para os trabalhadores portugueses
Além da Microsoft, Delta Cafés e Hovione, que ocupam as três primeiras posições do ranking dos empregadores mais atrativos em 2023, a lista integra ainda nas dez primeiras posições a Bosch, a OGMA, a Siemens, a CUF, a Nestlé, a Volkswagen Group Services e a Ikea Portugal. No atual contexto, nota Raul Neto, presidente executivo da Randstad Portugal, este reconhecimento das empresas “é ainda mais relevante, na medida em que lhes confere capacidade para atrair e reter os melhores talentos e contribui para se diferenciarem no mercado”.
Já no que toca aos setores, o estudo mostra que a área da saúde é a que mais atrai os portugueses para trabalhar, seguindo-se o turismo, desporto e entretenimento e ainda o setor das tecnologias de informação, o das telecomunicações e consultoria. A merecer destaque está ainda o sector dos bens de consumo rápido e a indústria alimentar, que nos últimos anos têm ganho relevância nas preferências dos trabalhadores em Portugal.
O estudo Randstad Employer Brand Research analisa a marca empregadora das principais empresas mundiais, identificando as mais atrativas para trabalhar com base na opinião da população ativa de 32 países, entre os quais Portugal. Na edição deste ano, o estudo agrega as perceções de mais de 185 mil inquiridos, 5255 dos quais em território nacional, sobre 6022 empresas, procurando responder a questões como o que leva as pessoas a escolher uma empresa em detrimento de outra, ou o que as motiva a ficar na empresa ou a sair.

Cátia Mateus/SIC Notícias