domingo, 23 de julho de 2023

“Esta é a Minha Praia”. Já está na rua a campanha que valoriza o que é genuíno em Viseu Dão Lafões


Campanha impulsiona uma região que está a crescer 14% e aponta ao melhor ano de sempre no turismo. Mood valoriza recursos do território e arranca hoje em locais estratégicos, nomeadamente, em Lisboa e Porto.
A campanha “Esta é a Minha Praia”, uma iniciativa de promoção turística para o território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, já está na rua! Num ano em que a região está a bater recordes de afluência, Viseu Dão Lafões recebe assim mais um impulso decisivo para a sua promoção, graças à comunicação que agora começa a ser ativada em locais estratégicos, nomeadamente nas cidades de Lisboa e do Porto – os dois maiores centros urbanos nacionais são a grande aposta para uma mensagem que está em linha com o próprio Turismo de Portugal, apostado igualmente na valorização dos territórios distantes da costa, com a campanha “Riscos que corre ao visitar o interior do país”.
O mood “Esta é a Minha Praia” valoriza o que é genuíno em Viseu Dão Lafões, destacando variados recursos turísticos. Esta é uma campanha que transforma o destinatário da mensagem em protagonista. O objetivo é que as pessoas se identifiquem com as características ímpares desta região como um todo, assumindo Viseu Dão Lafões como a ‘sua’ praia, a praia de todos, e tornando-as assim embaixadoras do território. E embora esta seja uma ativação de verão, a mensagem intemporal pretende atrair visitantes durante todo o ano. Em destaque estão as características únicas da região que conjuga natureza com cultura e património, gastronomia, vinhos do Dão ou termalismo, entre muitas outras experiências que atraem cada vez mais visitantes.
De acordo com os dados mais recentes do INE, relativos aos quatro primeiros meses de 2023, entre janeiro e abril, a procura turística em Viseu Dão Lafões aumentou 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado e está já acima dos números de 2019, o ano de referência. É de prever, por isso, que 2023 venha a ser o melhor ano para a atividade turística na região.

Para o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, “’Esta é a Minha Praia’ é uma expressão cada vez mais utilizada, para assumir que nos identificamos totalmente com uma ideia, uma experiência, um conceito, mas também um local. É um mote facilmente reconhecível por todos e que é muito positivo, pois privilegia o bem-estar, a descoberta e a autenticidade. Além disso, conjuga-se na perfeição com o ambiente de otimismo que se vive hoje na região”.

“Com esta campanha, Viseu Dão Lafões passa a marcar presença nas ruas e avenidas dos grandes centros urbanos, junto do público nacional e dos milhões de turistas que todos os anos escolhem Portugal para passar as suas férias. O nosso objetivo é posicionar a nossa região enquanto destino de eleição junto de cada vez mais turistas, nacionais e internacionais, desafiando-os a descobrir este território em qualquer altura do ano", explicou, ainda, Nuno Martinho.

Campanha exibida em vários formatos e suportes

Esta é a terceira campanha promocional lançada na altura do verão pela Comunidade Intermunicipal, depois de “O Verão é Aqui!", em 2021, e “Um Verão sem Comparação”, em 2022. Desta vez, a componente temporal é menos evidente, precisamente para criar a perceção de que Viseu Dão Lafões é a praia de todos durante todo o ano.

A campanha está concebida para exibição em diversos formatos e suportes, desde logo com uma forte presença digital, mas também em painéis nas autoestradas, mupis em espaço urbano, anúncios na rede multibanco, e outras. Só em Lisboa, existirão 50 mupis. No Porto, a campanha estará presente também na rede de táxis. Além de outdoors estratégicos (A25 e A1), a comunicação será também ativada em feiras e eventos. A criação de pacotes turísticos é outra das vertentes da comunicação.

Pode descobrir mais sobre a campanha em www.visitviseudaolafoes.pt, a par das redes sociais Facebook e Instagram, em @visitviseudaolafoes.
__________________________
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões


Estudo de Impacte Ambiental em fase de discussão pública. Cantanhede reitera que linha de alta velocidade não deve atravessar o concelho

 
A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou aprovar, por unanimidade, uma posição favorável à adoção do Eixo 5 para a Linha Ferroviária de Alta Velocidade (LFAV) entre Lisboa e Porto, no troço Soure/Aveiro (Oiã), por não abranger o território do Município.
Igual posição já fora assumida há precisamente um ano, sendo agora reforçada durante o período de discussão pública sobre o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) deste projeto ferroviário. A mesma foi, de resto, transmitida de viva voz pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, durante uma reunião com a Infraestruturas de Portugal, que decorreu também esta quarta-feira.
O parecer técnico aprovado em reunião do Executivo Municipal propõe, face ao EIA, “parecer desfavorável à proposta do Eixo 4 e variante a Anadia/Oliveira do Bairro, no atravessamento do Município de Cantanhede”.
No caso do Eixo 4, a proximidade da LFAV com as áreas urbanas consolidadas e respetivas habitações traduzir-se-ia num impacto negativo significativo ao nível do ruído e comodidade, obrigando ainda à demolição de uma habitação na localidade de Espinheiro, da União das Freguesias de Sepins e Bolho.
No que respeita ao Eixo Variante Anadia/Oliveira do Bairro, a LFAV “rasga” o tecido urbano das localidades do Bolho e Casal do Bolho, “o que irá provocar um impacto negativo significativo ao nível social, ao nível do ruído e comodidade das populações, bem como à desvalorização dos prédios urbanos na área circundante”.
Do ponto de vista ambiental, o parecer emitido pela Divisão de Gestão do Território e Sustentabilidade do Município de Cantanhede alerta ainda o facto de o EIA fazer referência a possíveis impactos negativos na massa de água subterrânea do Cretácico de Aveiro, sem nunca referir o facto da LFAV atravessar o Sistema Aquífero Cársico da Bairrada, onde se integra a nascente dos Olhos da Fervença, “pelo que se deverá exigir que o EIA integre uma avaliação dos possíveis impactos neste importante sistema aquífero”.
Face ao exposto e tendo em consideração os impactes negativos gerados, constrangimentos sociais, económicos e de qualidade de vida referidos na presente informação, associados à falta de informação do EIA no que respeita aos possíveis impactes negativos no Sistema Aquífero Cársico da Bairrada, propõe-se parecer desfavorável à proposta do Eixo 4 e Variante a Anadia/Oliveira do Bairro, no atravessamento do Município de Cantanhede”, conclui a proposta.

MARINHA GRANDE RECEBE MAIS DE 600 PARTICIPANTES NOS DIAS NAS DIOCESES DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

 O concelho da Marinha Grande vai acolher cerca de 600 jovens estrangeiros, oriundos de Alemanha, Espanha, Filipinas, Polinésia Francesa e Polónia, no âmbito dos Dias nas Dioceses (Pré-Jornada) da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023 (JMJ), de 26 a 31 de julho.
A receção e o acolhimento estão a ser preparados pelo equipa de acolhimento local da paróquia com estreita colaboração com o Município da Marinha Grande, Junta de Freguesia, agentes de segurança e proteção civil, Saúde Pública e SBR 1º de Janeiro.

Os jovens vão pernoitar na Escola Guilherme Stephens, na sede da Sociedade de Beneficência e Recreio 1.º de Janeiro, na Sede dos Escuteiros e em famílias de acolhimento. Irão participar num programa de atividades que integra visitas à região, Fátima e concelho da Marinha Grande.

Durante estes dias, pretende-se que os jovens conheçam a região, vivam experiências de fé, criem novas amizades e, sobretudo, reflitam sobre o propósito que os move para participar na jornada, indo depois participar nos eventos em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

O programa dos Dias nas Dioceses da Jornada Mundial da Juventude, na Marinha Grande, é o seguinte:

26 de julho . Quarta-feira
21h30 - Escola Guilherme Stephens
Festa de Boas-Vindas com os Tocándar

27 de julho . Quinta-feira
09h00 - Igreja Matriz da Marinha Grande
Eucaristia
10h00 - Visita ao Santuário de Fátima
21h15 - Escola Guilherme Stephens
Atuação do Grupo de Cavaquinhos MusicOrdem
22h00 - Igreja Matriz da Marinha Grande
Noite de Louvor

28 de julho . Sexta-feira
09h00 - Igreja Matriz da Marinha Grande
Eucaristia
10h00 - Visita à cidade
21h30 - Igreja Matriz da Marinha Grande
Procissão de velas

29 de julho . Sábado
09h00 - Leiria
“Faith ’n Fun”
21h30 - Parque Mártires do Colonialismo
Marinha Grande ao Luar

30 de julho . Domingo
11h00 - Parque Mártires do Colonialismo
Eucaristia
Piquenique com as famílias
Animação musical com KR Band
21h30 - Noite livre

31 de julho - segunda-feira
09h00 - Igreja Matriz da Marinha Grande
Eucaristia
10h00 - Partida dos peregrinos estrangeiros para Lisboa.