domingo, 27 de outubro de 2019

Mundo | Sophie Wilmès vai ser a primeira mulher a liderar o governo belga

Resultado de imagem para Sophie Wilmès vai ser a primeira mulher a liderar o governo belga
TVI24

A ministra do Orçamento belga, Sophie Wilmès, uma liberal francófona de 44 anos, foi nomeada hoje pelo rei primeira-ministra interina, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na Bélgica.

Sophie Wilmès vai suceder a Charles Michel e a sua nomeação foi anunciada após ter sido recebida pelo rei Philippe.
Wilmès será substituída na pasta do Orçamento pelo deputado do Movimento Reformista David Clarinval.
A Bélgica está sem um governo em plenas funções desde Dezembro de 2018. As negociações para formar uma nova coligação governamental registaram poucos avanços após as legislativas de 26 de maio.
Entre 2010 e 2011, o país esteve um período de 541 dias sem um governo em exercício, um recorde.
Charles Michel, de 43 anos, chefiava o governo desde 2014. Foi escolhido em julho pelos dirigentes da União Europeia para suceder a Donald Tusk como presidente do Conselho Europeu, cargo que deve ocupar a partir de 1 de Dezembro.
Lusa

Mundo | Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

Resultado de imagem para Pela unidade de Espanha: Milhares manifestam-se em Barcelona contra o movimento separatista catalão

Milhares de pessoas juntaram-se hoje numa marcha em Barcelona pela unidade de Espanha e contra o movimento separatista catalão.

Segundo a polícia regional, cerca de 80 mil pessoas integravam a marcha, muitas com bandeiras de Espanha e da Catalunha, quando esta partiu do Paseo de Gracia, cerca das 12:00 locais (11:00 em Lisboa).
Segundo a entidade que organizou a marcha, a Societat Civil Catalan (SCC), a “manifestação constitucionalista” reuniu 400 mil pessoas.
Entre os participantes figuravam o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, Josep Borrell, o líder do Partido Popular, Pablo Casado, e o líder do Ciudadanos, Albert Rivera.
O Supremo Tribunal espanhol condenou, a 14 de outubro, os principais dirigentes políticos envolvidos na tentativa de independência da Catalunha a penas que vão até um máximo de 13 anos de prisão.
A sentença motivou protestos independentistas, que começaram no próprio dia do anúncio do Supremo e se têm repetido ao longo de vários dias em Barcelona e em outras cidades da região autónoma.
A par de várias manifestações pacíficas, a vaga de contestação ficaria igualmente marcada por distúrbios e violentos confrontos entre manifestantes mais radicais e as forças de segurança.
Na noite de sábado, três agentes da Unidade de Intervenção da Polícia (UIP) estacionada em Barcelona, um outro agente da polícia e quatro manifestantes foram feridos em incidentes ocorridos na capital catalã.
Lusa

Região de Aveiro | Cacia colheu mais uma sessão de colheitas de sangue realizada pela ADASCA



Foi amplamente divulgada a preparação desta sessão de colheitas de sangue, certamente, durante um mês.
Foram distribuídos cerca de 1300 folhetos durante o acto eleitoral, por dois elementos voluntários da ADASCA, devidamente identificados com coletes e outros assessórios. 
Na verdade, quando nos dedicamos a uma causa, ambicionamos conseguir os melhores resultados possíveis.
Com esta não fugimos à regra:
- Inscritos: 50
- Dádivas aprovadas: 45
- Dadores suspensos: 7
- Primários, não nos foi fornecido a quantidade pela administrativa do CST de Coimbra.
Reconhecemos que a qualidade das imagens não é a melhor, tendo em conta a luminosidade provocada pelos vidros laterais do Salão da Junta de Freguesia.
Até final do corrente ano, os interessados em fazer a sua dádiva de sangue, podem dirigir-se ao Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, todas as 4ª.s Feiras entre as 15 e as 19:30 horas, Sábados entre as 9 e as 13 horas.
Não deixem de consultar o site www.adasca.pt 
Fernando Lamas, voluntário da ADASCA durante 10 anos
Obrigado a todos quantos compareceram, como ainda à Direcção da Junta de Freguesia de Cacia por ter cedido o espaço para mais esta acção solidária, ao senhor Fernando Lamas e ao José Luís pela sua disponibilidade na distribuição dos folhetos durante todo o dia no decurso do acto eleitoral, só assim se compreende estes resultados.


Joaquim Carlos



Região de Aveiro | Colheita de Sangue na Empresa Prio na Gafanha da Nazaré


Decorreu no passado dia 24 uma sessão de colheitas de sangue na empresa Prio, localizada na área do Porto Comercial de Aveiro, embora este se encontre localizado na Gafanha da Nazaré, Concelho de Ílhavo.
Este evento levou algum tempo a ser realizado pelas mais diversas razões, sendo uma delas atribuída ao CST de Coimbra pela demora em responder aos e-mails a confirmar o seu agendamento.
Graças ao empenhamento e persistência da Soaria Basílio, como ainda de Gilda Caeiro, ambas funcionárias daquela empresa, conseguiu-se  consumar mais uma iniciativa solidária tendo como destinatários os doentes que necessitam de componentes sanguíneos.
A sessão de colheitas decorreu entre as 9 horas e as 13 horas, com um intervalo para o almoço, tendo recomeçado às 15 horas e o seu término às 17 horas, com recurso à Unidade Móvel para Dádiva de Sangue, tendo alcançado os seguintes resultados:
- Inscritos: 58
- Dádivas aprovadas: 42:
- Candidato suspensos: 15
- Dadores primários: 31
- Eliminados: 1
A organização esteve a cargo da empresa Prio, e contou com o apoio do CSTC/IPST como ainda a presença da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro - ADASCA.
A todos quantos fizeram questão de aderir à dádiva de sangue, sem excepção a ADASCA agradece publicamente. Obrigado pela oferta do almoço.

Joaquim Carlos



Obituário | Faleceu Ana Paula Canotilho.


Ana Paula Canotilho era artista, investigadora, professora, feminista, dirigente sindical. Foi dirigente nacional do Bloco de Esquerda, tendo integrado a sua Mesa Nacional, e fazia parte da direção do Bloco no distrito do Porto. Foi por duas vezes cabeça de lista do Bloco nas eleições autárquicas à Câmara de Gondomar.
Deixou-nos esta madrugada aos 58 anos, vítima de um enfarte na cidade de Maputo.

Fonte:


Bloco de Esquerda Aveiro / Concelho

NB: O Litoral Centro endereça os seus mais sentidos pêsames à família, aos seus amigos como ainda ao Bloco de Esquerda pela perda da sua militante.
Joaquim Carlos
Director

PAÍS | Três jovens mortos e três feridos em Évora. Há suspeita de crime

Inicialmente as autoridades receberam o alerta para um despiste no Redondo, distrito de Évora.
Três pessoas foram encontradas sem vida e outras três feridas, na Estrada Regional 381, junto à barragem da Vigia, no Redondo, Évora. Entre as vítimas que perderam a vida está uma jovem de 19 anos que já foi identificada. Chamava-se Jéssica Silva, natural de Reguengos de Monsaraz. As outras duas vítimas são dois jovens de 23 e 24 anos de idade.

A Guarda Nacional Republicana foi alertada para um despiste de uma viatura ligeira de mercadorias durante a madrugada desde domingo, pelas 05:10. No local da ocorrência a GNR estranhou de imediato o suposto acidente e foi de imediato accionada a Polícia Judiciária.
No interior do veículo acidentado não havia vestígios de sangue das vítimas e as mesma encontravam-se fora da suposta viatura acidentada. Há indícios de arrastamento de corpos.
As vítimas em causa são quatro homens e duas mulheres, sendo que três foram encontradas sem vida. A mais velha tem 33 anos. Os três feridos foram transportados para o Hospital de Évora sob custódia policial, sendo que dois deles estão em estado considerado grave.
Para o local da ocorrência foram mobilizados 35 operacionais, entre os quais os Bombeiros Voluntários de Redondo e Reguengos de Monsaraz, a GNR, e operacionais do INEM, apoiados por 17 viaturas terrestres.
Todas as vítimas pertencem aos concelhos vizinhos de Reguengos de Monsaraz e de Évora, de acordo com António Recto, presidente da Câmara de Redondo.
Fonte: bombeiros24

Religião | O primeiro convertido de Santa Teresinha

Por Plinio Maria Solimeo

No dia 17 de março de 1887, um crime monstruoso ocorrido na Rua Montaigne, em Paris, abalou a França. Num tríplice assassinato, uma cortesã, sua criada e uma filha desta foram cruelmente mortas.

Quatro dias depois a polícia de Marselha anunciava a prisão do suspeito, um italiano de nome Henrique Pranzini, que disse conhecer a vítima, mas jurou inocência, apesar de a polícia ter encontrado roupas sujas de sangue em suas acomodações.

À medida que as investigações prosseguiam, outras evidências surgiam contra Pranzini. Contudo, ele continuava a negar o tríplice assassinato, dizendo que passou a noite do crime com sua concubina, que confirmou a história. Entretanto, ela encaminhou depois ao magistrado uma carta na qual se retratava, afirmando que no dia seguinte ao assassinato fora procurada por Pranzini, que lhe pediu dinheiro para poder deixar Paris, sendo atendido. Assim, em vez de inocentá-lo, incriminava-o ainda mais.

Quem era Pranzini

Segundo as investigações da polícia, Pranzini nasceu em 1856 na colônia italiana de Alexandria, no Egito. Trabalhara no correio daquele país, mas fora expulso por roubo. Depois serviu de intérprete na Rússia e no Sudão. Girou também pelo Afeganistão e por Burma. Em todos esses lugares circulavam rumores de crimes que ele teria cometido.

Pranzini chegou a Paris em 1886, sem um tostão. Mas aos poucos foi se relacionando com várias mulheres, sobretudo no bas-fond, entre as quais “Madame de Montille”ou Marie Regnault, uma de suas vítimas no tríplice assassinato.

O Julgamento

O julgamento de Pranzini ocorreu em meados de julho, tendo sido acusado de assassinar no dia 17 de março Marie Regnault, sua criada, que procurara socorrê-la, e uma filha desta de doze anos. Como agravante, era acusado também de roubo de jóias e dinheiro, e de tentativa de arrombar um cofre.

No dia 13 de julho o júri deu seu veredicto: Pranzini foi julgado culpado e condenado à morte. A sentença capital deveria ser executada no final de agosto.Tanto a imprensa nacional quanto a internacional deram farta cobertura a todo o caso.

Santa Teresinha e Pranzini
Por isso, o eco dessas trágicas notícias chegou até os Buissonnets, em Lisieux, onde vivia a família Martin. E comoveu muito a adolescente Teresinha, então com 14 anos [foto ao lado com 13 anos].

Ora, ela passava na época por uma grande experiência mística, relatada em sua autobiografia como “a graça de Natal”, um de cujos frutos é assim descrito: “Senti a caridade entrar em meu coração. […] Jesus […] fez-me pescadora de almas. Senti o grande desejo de trabalhar pela conversão dos pecadores, desejo jamais sentido tão vivamente”.

Esse desejo encontrou exatamente em todo o caso Pranzini uma ocasião de se manifestar: “Para excitar meu zelo, Nosso Senhor mostrou-me que meus desejos Lhe eram agradáveis. Ouvi falar de um grande criminoso que acabava de ser julgado por crimes horríveis. Tudo levava a crer que ele morreria na impenitência. Quis a todo custo impedir que caísse no inferno. Para consegui-lo, empreguei todos os meios imagináveis. Sentindo que não podia nada por mim mesma, ofereci a Deus todos os méritos infinitos de Nosso Senhor, os tesouros da Santa Igreja, enfim, pedi a Celina [irmã de Sta. Teresinha] que mandasse celebrar uma Missa nas minhas intenções”.

Acreditava, mas queria um sinal

Quando se aproximava o dia da execução de Pranzini, Teresinha estava convicta de que seria atendida. Diz ela: “Sentia no fundo do coração que nossos desejos [dela e de Celina] seriam satisfeitos. Mas, a fim de aumentar minha coragem para continuar a rezar pelos pecadores, disse a Nosso Senhor que estava certa de que Ele perdoaria o pobre e infeliz Pranzini. E que eu cria, ainda que ele não se confessasse e não desse nenhuma prova de arrependimento, de tal modo eu tinha confiança na misericórdia infinita de Jesus. Todavia, eu pedia somente um ‘sinal’ de arrependimento, para minha simples consolação”.

Chegado o dia da execução, na manhã de 31 de agosto de 1887, dois guardas e um capelão levaram o condenado ao pátio da prisão, onde estava montada a guilhotina.
Sta. Teresinha reza pela conversão do condenado

Pranzini realmente não se confessou, nem deu mostras de arrependimento. Entretanto, chegando ao pé do cadafalso, virou-se inesperadamente para o capelão, pediu-lhe o crucifixo que levava, e o osculou três vezes antes de receber o golpe fatal que lhe deceparia a cabeça.

Esse foi o “sinal”. Narra Santa Teresinha: “No dia seguinte ao de sua execução, tomo o jornal ‘La Croix’, abro-o ansiosamente, e o que vejo? […] Pranzini não se confessara. Subira ao cadafalso e estava prestes a passar sua cabeça pelo lúgubre orifício da guilhotina quando, tomado por súbita inspiração, volta-se de repente, toma o Crucifixo que lhe apresentava o padre, e beija por três vezes as chagas sagradas!… Em seguida, sua alma foi receber a sentença misericordiosa d’Aquele que declarou que haverá no Céu mais alegria por um só pecador que faz penitência, do que por 99 justos que não necessitam dela”.

ABIM
__________________

Política | As principais medidas fiscais do programa do executivo

O programa do Governo aprovado pelo Conselho de Ministros continua a apostar na reposição de rendimentos e dá um novo fôlego às questões ambientais, propondo várias medidas no âmbito da fiscalidade verde.
O novo Governo de António Costa, que hoje tomou posse, promete prosseguir o desagravamento fiscal do rendimento das famílias, mas pretende direcionar a medida para o patamar de rendimentos médios, ou seja, aqueles que na legislatura anterior foram menos beneficiados com a alteração dos escalões – centrada sobretudo nos rendimentos mais baixos.
O programa aposta ainda no aprofundamento, no âmbito da Concertação Social, de um acordo de médio prazo sobre salários e rendimentos.
Na vertente ambiental, avança com propostas que discriminam positivamente os produtos e serviços mais ecológicos.
Eis as principais medidas fiscais da proposta de programa de Governo:

IRS

O Governo do PS compromete-se a prosseguir a política de devolução de rendimentos das famílias, através da revisão dos escalões do IRS e de medidas que acentuem a progressividade do imposto.
O executivo quer aumentar as deduções fiscais do IRS em função do número de filhos, expurgando desta equação a diferenciação dos filhos em função do rendimento dos pais.
Na calha está também uma alteração ao esquema de benefícios e deduções fiscais (como as que são concedidas através de um conjunto de despesas, por exemplo) com efeitos regressivos.
Além disso, o Governo promete avançar no sentido do englobamento dos diversos tipos de rendimento no IRS, eliminando as diferentes taxas atualmente existentes, que permitem a quem tem rendimentos de capitais, por exemplo, optar por pagar uma taxa autónoma, de 28%, ou por englobá-los ao rendimento de trabalho ou pensões e sujeitá-lo ao esquema de taxas aplicáveis aos escalões de rendimento coletável.

Benefícios fiscais

O resultado do grupo de trabalho que, na legislatura anterior, avaliou os benefícios fiscais existentes em Portugal deverá agora servir de base à avaliação “regular e sistemática” dos benefícios fiscais que o programa do Governo propõe.
Neste contexto, o executivo promete tornar o sistema fiscal “mais simples e transparente” e com um maior nível de exigência na explicitação dos objetivos que levam à criação ou manutenção de um determinado benefício fiscal.

Fiscalidade verde

O Governo quer garantir que “a política fiscal está alinhada com os objetivos de transição energética e de descarbonização da sociedade”, prometendo para tal continuar com a eliminação das isenções e benefícios fiscais associados aos combustíveis fósseis e as isenções de taxa de carbono (exceto quanto ao comércio europeu de licenças de emissão).
O executivo quer também criar incentivos que levem as empresas a apostar menos na disponibilização de carros (ou então que disponibilizem apenas veículos elétricos) e mais na comparticipação do uso de transportes públicos, pretendendo ainda dar uma “clara vantagem fiscal aos veículos elétricos e reforçar a discriminação positiva dos veículos de melhor desempenho ambiental”.
O Governo pretende, igualmente, criar incentivos para a eficiência energética, sobretudo nos edifícios de habitação.
Ainda neste domínio, o programa recupera uma medida já prevista no Orçamento do Estado para 2019, prometendo criar o Plano Poupança Floresta, destinado a incentivar o investimento de pequenos investidores na floresta nacional através de um benefício fiscal.

Incentivos ao investimento e inovação

O programa do Governo propõe a devolução integral do IVA pago pelos centros de investigação sem fins lucrativos na compra de equipamentos, materiais e serviços para projetos de investigação, desde que os valores do IVA não sejam dedutíveis.
Entre as medidas que integram o programa inclui-se a criação de um quadro fiscal favorável aos ganhos de escala das empresas e à sucessão empresarial e a revisão do sistema de incentivos fiscais à investigação e desenvolvimento empresarial (SIFIDE), de forma a incentivar o investimento privado.
Em paralelo, aumenta-se de 10 para 12 milhões de euros o valor máximo de lucros que as empresas podem reinvestir e deduzir à sua coleta do IRC.
O Governo tenciona também criar uma tarifa social de acesso a serviços de Internet, de modo a permitir a sua utilização mais generalizada.

Salários

O Governo quer que o salário mínimo nacional avance dos atuais 600 euros para os 750 euros em 2023, conforme anunciou o primeiro-ministro na tomada de posse do novo executivo, deixando para a negociação com os parceiros sociais os ‘saltos’ anuais que devem ser fixados de forma a atingir aquela meta.
Mas em matéria de rendimentos e política salarial, o novo Governo pretende ir além da questão do salário mínimo nacional, através da negociação em sede de Concertação Social de um acordo de médio prazo sobre salários e rendimentos.
Neste contexto, propõe desenvolver uma política de combate às excessivas desigualdades salariais, através de estímulos concretos à melhoria dos leques salariais de cada empresa, penalizando, no plano fiscal e contributivo, as empresas com leques salariais acima do limiar definido e beneficiando as que tiverem uma trajetória positiva em contexto de valorização salarial.
O Programa do XXII Governo Constitucional hoje aprovado em Conselho de Ministros apresenta uma estrutura semelhante à do programa eleitoral do PS, mas diferente da tradicional organização temática por ministérios que caracterizou programas de outros executivos.
Neste documento, com 191 páginas, é apresentado um capítulo com quatro objetivos de curto e médio prazo, denominado “Boa Governação: Contas certas e convergência, investimento nos serviços públicos, melhoria da qualidade da democracia e valorizar as funções de soberania”. Após este primeiro ponto, o programa está depois dividido por quatro áreas temáticas: alterações climáticas, demografia, desigualdades, e sociedade digital.
Após a aprovação, hoje à tarde, em Conselho de Ministros, o programa do Governo foi enviado por via eletrónica para a Assembleia da República e, conforme decidido em conferência de líderes, será discutido entre quarta e quinta-feira na Assembleia da República – calendário que mereceu a discordância do PSD.
Lusa / Madremedia

Mundo | Bispos pedem ordenação de homens casados como sacerdotes para a Amazónia

Bispos católicos pediram hoje a ordenação de homens casados como sacerdotes, uma solução para enfrentar a escassez de clérigos na Amazónia, uma proposta histórica que pode pôr fim a séculos de tradição católica romana.
A maioria dos 180 bispos de nove países da Amazónia pediu também ao Vaticano para reabrir um debate sobre a ordenação de mulheres como diáconos, sustentando que “é urgente que a Igreja promova e confira na Amazónia ministérios para homens e mulheres de maneira equitativa”, de acordo com o documento final, citado pela agência Associated Press.
As propostas foram inscritas no documento final aprovado hoje, no final de um sínodo de três semanas sobre a Amazónia, que o Papa Francisco convocou em 2017 com o objetivo de chamar a atenção para as ameaças à floresta tropical, mas também de melhorar o sacerdócio junto dos povos indígenas.
A Igreja Católica, que abarca quase duas dezenas de ritos diferentes, permite já sacerdotes casados nas igrejas de rito oriental e em casos em que os sacerdotes anglicanos previamente casados se convertem à Igreja. Se Francisco aceitar a proposta desde sínodo, porém, será o início de uma nova era para a Igreja Católica de rito latino após mais de um milénio.
As propostas adotadas hoje pedem também a elaboração de um novo "rito amazónico", que reflita a espiritualidade, as culturas e as necessidades únicas dos fiéis daquela região.
Francisco disse aos bispos no final da votação que reabrirá os trabalhos de uma comissão que estudou em 2016 a questão das mulheres diáconos. Disse também que prevê adotar as recomendações gerais dos bispos e preparar um documento próprio antes do final do ano.
Alguns porta-vozes da Igreja mais conservadores e tradicionalistas têm advertido que qualquer abertura papal a sacerdotes casados ou mulheres diáconos conduzirá a Igreja à ruína, acusando os organizadores do sínodo e o próprio Papa de heresia por considerar a flexibilidade no celibato sacerdotal obrigatório.
A expressão desta “indignação” assumiu esta semana a forma de um roubo de três estátuas indígenas com uma mulher grávida nua de uma igreja no périplo do Vaticano entretanto atiradas para o rio Tibre.
As estátuas, que os conservadores diziam serem ídolos pagãos, foram recuperadas incólumes pela polícia italiana. Uma destas estátuas estava hoje em exposição, quando os bispos do Sínodo votaram o documento final, aprovado parágrafo a parágrafo com uma maioria necessária de dois terços.
As propostas mais controversas no Sínodo diziam respeito à permissão de homens casados serem ordenados sacerdotes, uma forma de resolver a escassez de sacerdotes na região, que faz com que algumas comunidades da Amazónia mais isoladas passem meses sem uma missa.
O parágrafo com a proposta foi o mais contestado na votação, mas recebeu, ainda assim, a maioria necessária de 128 a favor contra 41 rejeições.
Lusa

Região Centro | “Desporto adaptado para todos” em Cantanhede

Em comemoração dos seus 50 anos, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra realiza o evento "Desporto Adaptado para Todos", em Cantanhede, no dia 30 de outubro, entre as 14:30 e as 17:00 horas, no Pavilhão Marialvas. 


Este evento pretende valorizar o desporto adaptado e mostrar que o desporto pode ser realizado por qualquer pessoa, com ou sem deficiência.

A Unidade Funcional da Tocha da APPACDM de Coimbra conta com vários campeões a nível nacional e ibérico, que vão fazer demonstrações dos desportos onde mais brilham: futsal adaptado, remo indoor, tai-chi/defesa pessoal, karaté, basquetebol, natação adaptada, stand up paddle adaptado e ginástica desportiva. Estas demonstrações e workshops vão ser orientadas por profissionais das várias áreas e pelos atletas da APPACDM de Coimbra, mostrando o melhor do desporto adaptado e que este não é assim tão diferente do desporto "comum".

A participação no evento está aberta ao público, sendo que qualquer pessoa pode desafiar os nossos campeões e tentar bater records em modalidades como natação, remo indoor e basquetebol, com competição de lançamentos.

Obituário | “Desde sempre à espera de ninguém”: Morreu o poeta e tradutor José Bento

Resultado de imagem para “Desde sempre à espera de ninguém”: Morreu o poeta e tradutor José Bento

O poeta e tradutor José Bento, 86 anos, autor de "Sítios", Medalha de Mérito das Belas-Artes de Espanha, morreu no sábado, no Hospital Amadora Sintra, onde se encontrava internado, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.

Vencedor da primeira edição do Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, atribuído por Portugal e Espanha, em 2006, José Bento foi, desde a década de 1950, um dos principais divulgadores de autores como Jorge Luis Borges, Garcia Lorca, Miguel de Unamuno, Santa Teresa de Ávila, San Juan de la Cruz ou Miguel de Cervantes, com a tradução das suas obras, e também um poeta premiado, autor de livros como "Sítios" e "Um Sossegado Silêncio".
Nascido em Pardilhó, Aveiro, em 17 de novembro de 1932, José Bento, fundador da revista literária Cassiopeia, nos anos de 1950, formou-se em Contabilidade, mas foi na escrita e na tradução que se notabilizou, com destaque para obras como "D. Quixote de La Mancha", obra fundadora do romance moderno, editado pela Relógio d'Agua, Grande Prémio de Tradução do PEN Clube Português.
Francisco Brines, Vicente Alexandre, Luís Cernuda, Pablo Neruda, Juan Ramón Jiménez, Ortega y Gasset, María Zambrano, Octavio Paz, Ignacio Martínez de Pisón, Calderón de la Barca, Garcilaso de La Vega, Francisco de Quevedo são alguns entre as dezenas e dezenas de autores traduzidos e divulgados em Portugal por José Bento.
O escritor organizou igualmente coletâneas premiadas de autores das letras hispânicas, como "Antologia da Poesia Espanhola do Siglo de Oro", "Antologia da Poesia Espanhola das Origens ao Século XIX" e "Antologia da Poesia Espanhola Contemporânea".
Entre as suas mais recentes traduções editadas conta-se o clássico "Os Trabalhos de Persiles e Segismunda", de Cervantes.
A obra literária de José Bento encontra-se publicada, em anos mais recentes, pelas editoras Assírio & Alvim, Relógio d'Água e Sistema Solar.
Em 2006, quando lhe foi atribuído o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura, o poeta e também tradutor espanhol Francisco Brines disse que José Bento tinha feito "a mais completa de tradução do espanhol para qualquer língua".
Na altura, o escritor José Saramago, que presidiu o júri da primeira edição deste prémio, destacou o amor de José Bento pelas Letras hispânicas, recordando tratar-se de "um homem discreto, tímido", que não gostava de aparecer em público.
"Os autores que traduzi - disse quando recebeu o prémio - nada me devem e eu, sem dúvida, devo-lhes muito".
"Um só espaço em verdade me pertence - meu berço, meu texto, meu legado: a casa que é a mãe e viverá", escreveu José Bento em "Este é um dos lugares". "Lá estou e serei: sou as paredes, a escuridão que a procura (...). Batei à porta, chamai do seu jardim devastado até não me ser senão lembrança: lá dentro, responderei, embora aqui, desde sempre à espera de ninguém".
Na sua obra literária, que remonta aos anos de 1970 com títulos como "Sequência de Bilbau", destacam-se "Adagietto", "Rimas" e "Alguns Motetos", além de "Um Sossegado Silêncio" e "Sítios", que recebeu o prémio Luís Miguel Nava 2013, e "Silabário", Prémio D. Dinis da Casa de Mateus 1992, que condensa a sua obra poética até ao início dos anos de 1990.
Em 1991 foi condecorado pelo rei Juan Carlos de Espanha com a Medalha de Ouro de Mérito das Belas Artes e, no ano seguinte, foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República Mário Soares.
José Bento, que o meio editorial português colocou entre os seus melhores tradutores, recebeu o Prémio PEN Clube de Tradução e o Grande Prémio Internacional de Tradução Literária, da Associação Portuguesa de Tradutores, o Prémio de Tradução Paulo Quintela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, além do Prémio Cervantes de Tradução, atribuído pelo governo espanhol, pelo conjunto da sua atividade, como recordam as editoras Assírio & Alvim e Sistema Solar.
A Junta da Extremadura e a Associação de Escritores Extremenhos deram, em 2006, o nome de José Bento ao Prémio Hispano-Luso de Tradução.
Lusa

Beira Litoral | Pombal é o 4º Município mais sustentável do País

O Município de Pombal foi, pelo 14º ano consecutivo, galardoado com a Bandeira Verde ECOXXI.

Na edição de 2019 deste galardão que distingue os Municípios mais sustentáveis do país, o concelho de Pombal alcançou o 4º lugar a nível nacional, sendo o primeiro do distrito de Leiria, sendo um dos 7 concelhos do país com uma classificação no índice superior a 80% (82,17%). Em 2018, Pombal tinha sido o 5º classificado do índice.
Este ano foram galardoados 48 Municípios, aqueles que obtiveram uma classificação superior a 50%.
A avaliação, feita pela Comissão Nacional de Avaliação que integra mais de 40 instituições, recai sobre 21 indicadores.
Destaque para os indicadores “Implementação do Programa Bandeira Azul”, “promoção da educação ambiental/educação para o desenvolvimento sustentável por iniciativa do município” e “Qualidade do Ar e Informação ao Público”, nos quais o Município de Pombal tem classificação máxima.
A atribuição deste galardão reconhece o Município de Pombal como cumpridor de boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável.
Este resultado acontece no ano em que a Agência Portuguesa do Ambiente considerou Pombal como Município Mais Azul da Região Centro.
Diogo Mateus, destaca o envolvimento de toda a comunidade, e em especial das 22 Eco-Escolas no concelho (o concelho com mais Eco-Escolas do distrito de Leiria) e das freguesias (no ano em que 7 atingiram a distinção de Eco-Freguesia).
O Presidente da Câmara Municipal reconhece também a importância do trabalho dos funcionários do Município que diariamente se empenham para melhorar a sustentabilidade do concelho e envolver toda a comunidade nesta causa comum.
Pombal hasteia a Bandeira Verde ECOXXI desde 2006, assumindo um compromisso com a sustentabilidade ambiental, económica e social, com especial destaque para a educação ambiental.