segunda-feira, 1 de julho de 2019

APRESENTADA EM CASTELO DE PAIVA A 2ª EDIÇÃO DA BIENAL DA CULTURA


Espectáculo “Payva Douro” será o momento alto da iniciativa

Na manhã do passado Sábado realizou-se no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local, em Sobrado, a apresentação oficial do programa para a 2ª Bienal da Cultura, uma iniciativa municipal que, sob o tema “ O rio, a terra e as gentes “, vai decorrer entre 14 e 20 de Julho no território paivense.

Apresentada pelo edil paivense, Gonçalo Rocha, que na cerimónia esteve acompanhado pelo director pedagógico da Academia de Musica de Castelo de Paiva,Agostinho Vieira, e pelo actor e director artístico, António Capelo, esta 2ª Bienal da Cultura vai evidenciar um programa multi-cultural e diferenciado, pretendendo uma vez mais, celebrar a cultura e a criatividade na relação saudável e equilibrada entre pessoas e as tradições locais, com espectáculos livres e direccionados para toda a comunidade.
Um dos maiores momentos previstos para este evento está agendado para 19 de Julho, às 22:00h, e será sem dúvida o espectáculo Payva D’Ouro, assinado porAntónio Capelo, que configura o regresso do Teatro do Bolhão a Castelo de Paiva, com uma apresentação dedicada agora ao tema "O Rio, a Terra e as Gentes “ a ter lugar no Largo do Conde, com um evento teatral e multidisciplinar de larga escala, envolvendo profissionais daquela companhia teatral portuense, em articulação com cerca de 500 intervenientes, pertencentes a grupos e entidades locais, visando aprofundar o envolvimento da comunidade na celebração da vila, da sua memória colectiva e da sua identidade.

Payva D’ouro apresenta-se como uma celebração da região de Paiva, da sua identidade e da memória colectiva das suas gentes e constrói-se a partir da presença do rio e da sua relação orgânica com a terra a as gentes. O rio é entendido como ponto de partida e de chegada, caminho, espaço de viagem, de trabalho e de vivência quotidiana. É, também, poeticamente a “porta mágica” para outros mundos e outros tempos e, neste espectáculo, destacam-se o teatro, o circo, a dança, a música e o canto que vão marcar presença nas varandas, fachadas e janelas do emblemático Largo do Conde, num evento festivo que vai cativar os visitantes.

Para António Capelo, como que por magia, “ o adro da igreja transformar-se-á num enorme cais, onde a vida se anima… e a nossa memória se ergue à altura da vela que evocará, em imagens, o tempo que já foi de outros, dos outros que foram a nossa família e continuam a ser a nossa comunidade. Onde os sons vão encher os nossos ouvidos das cantigas que ouvimos em casa, nas ruas, nos campos e sobre as próprias águas dos rios todos do nosso concelho “, destacando-se a parceria mais representativa, com aAcademia de Música de Castelo de Paiva, cujo côro e orquestra vão actuar ao vivo emPayva d’Ouro, interpretando músicas do Cancioneiro Popular da região.

A iniciativa arranca a 14 de Julho com a cerimónia de abertura, com Estátuas Vivase uma actuação dos Pauliteiros de Miranda no Largo do Conde, pelas 18h30, o mesmo sítio que vai receber Àrias de Ópera, às 21h30, enquanto no CICL está patente uma exposição de fotografia de Luis Monteiro, “ Payva – terras de água “.

No dia 15, às 18 horas, realiza-se uma conferência no CICL subordinada ao tema “Os Rios do futuro “, e à noite na Zona de Lazer de S. Martinho, regista-se uma apresentação da Escola de Rock de Paredes de Coura, sendo que, no dia 16, o programa contempla à noite “ A vez à Dança “ no Auditório Municipal com a presença do Conservatório de Dança do Vale do Sousa e Academia de Dança de Castelo de Paiva.

Para o dia 17, às 18h00 no CICL, será apresentado o livro “ Do castelo da ilha à Ilha do Castelo “, de António Lima, e mais tarde, às 21h30 no Castelo, em Fornos, haverá um Concerto com Polén e Orquestra Ligeira da AMCP, com o dia 18 a ser preenchido com um espectáculo de Stand-Up Comedy com Joel Santos, às 21h30 no Auditoria Municipal, enquanto no Largo do Conde se apresentam os “ Combos da Escola Estúdio do Pejão, às 23h30 no Largo do Conde.

Para além do grande espectáculo “Payva D’Ouro”, o dia 19 contempla ainda, às 23h30, uma sessão “ Tempo ao Jazz “, no centro da vila, enquanto o ultimo dia daBienal da Cultura, começa no Choupal, em Pedorido, às 15 horas, com uma apresentação do Núcleo de Experiencias Turisticas das Minas do Pejão, com a participação da Banda Juvenil dos Mineiros do Pejão, e uma peça de teatro “ Romeu e Julieta na Ilhas dos Amores “ às 18horas no espaço do Auditório Municipal,concluindo-se a programação na Zona de Lazer do Choupal, com dois concertos,Operar pela Ópera, pela Orquesta Sinfónica, e Supercombo do Pejão, espectáculos programados a partir das 21h30.

Porque a cultura tem um papel importante para a população, para a valorização do município, porque envolve arte, crenças, hábitos e costumes, porque potencia conhecimento à comunidade, evidencia momentos de lazer e prazer artístico, o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, espera um novo sucesso nesta edição, e manifestou o entusiasmo de se protagonizar um grande evento, uma bienal fantástica que marque a região e que ajude a projectar ainda mais território e a consolidar a atractividade.

Carlos Oliveira
               

Coimbra | Projeto PAVNEXT distinguido no Programa Cleantech Camp 2019

O sistema PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor), um pavimento que permite a redução do número de acidentes e da sua gravidade, que produz energia elétrica pela passagem dos veículos e que utiliza uma cobertura superficial feita de borracha resultante da reciclagem de pneus usados, foi distinguido no Programa Cleantech Camp 2019, um programa de apoio ao empreendedorismo na área das energias limpas.

O projeto, desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), conquistou o 3.º lugar,correspondendo a um prémio monetário de cinco mil euros. Foi apresentado por Francisco Duarte, bolseiro de Pós-Doutoramento do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvesting Solutions (https://pavenergy.dec.uc.pt), coordenado por Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil, e cofinanciado pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

«O sistema PAVNEXT permite produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e permite a redução do número de acidentes rodoviários e da sua gravidade», explicam os responsáveis do projeto.

O programa CleanTech Camp consistiu em 4 semanas de formação. A primeira semana foi preenchida com aulas digitais, a segunda decorreu em Barcelona, a terceira no Porto e a última em Madrid. Para além disso, foram organizados eventos denetworking, bem como uma cerimónia final em Barcelona. Durante o programa, cada projeto teve um mentor atribuído que seguiu o desenvolvimento do plano de negócio e o pitch de investidores.

Os participantes do Cleantech Camp tiveram acesso à sede da CEiiA, espaços de incubação da Barcelona Activa, InnovaHub da Naturgy, Venture Center da Enagás e FAB da Enagás.

O PAVNEXT tem vindo a conquistar vários prémios desde 2016: ganhou a 1ª edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária, a competição nacional do ClimateLaunchpad, o concurso Big Smart Cities Portugal, o prémio “Urban Transitions” na final europeia do ClimateLaunchpad e o concurso Inov.Ação Valorpneu 2018, entre outros.

Cristina Pinto

Proença-a-Nova | Mathys expõe Metáforas Coloridas na Galeria Municipal



A exposição de pintura de Silvia Mathys, “Metáforas Coloridas”, foi oficialmente inaugurada este sábado, 29 de junho, na Galeria Municipal, com a presença de familiares, amigos, alunos e colegas da artista. Também o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, marcou presença, agradecendo a disponibilidade da artista, naquela que é a primeira exposição que a Galeria / Cafetaria Municipal recebe depois da mudança de concessão. “É sempre um privilégio para qualquer concelho ter pessoas como vós que vão enriquecendo a cada momento quem chegar a este espaço para usufruir daquilo que é o vosso talento”, afirmou, referindo-se igualmente a Cavalheiro Cardoso com quem Silvia Mathys se estabeleceu em Proença-a-Nova há mais de 30 anos. Silvia Mathys agradeceu igualmente a oportunidade de expor as suas “Metáforas Coloridas”, um conjunto de quadros em aguarela e acrílico em que se destacam a natureza e a figura humana. Na sua intervenção, a artista destacou precisamente estas paixões, através das quais transmite “as suas mensagens mais íntimas”. 

Natural da Suíça, onde completou o curso de Moda e Design, Silvia Mathys foi sócia gerente de uma empresa de serigrafia e publicidade em Proença-a-Nova. Atualmente leciona a disciplina de Pintura Artística na Universidade Sénior de Proença-a-Nova e tem participado em alguns projetos com o CLDS 3G, nomeadamente a execução de murais em locais públicos, em parceria com Cavalheiro Cardoso, sendo que o mais recente será inaugurado no próximo sábado, 6 de julho, às 15h00, enquadrado no programa do Festival do Peixe do Rio que decorre em São Pedro do Esteval. 

“Metáforas Coloridas” estará em exposição até 31 de agosto.

MARINHA GRANDE | A CASA DA CIÊNCIA Recebe abertura da 155.ª edição do "European Study Group with Industry”


O Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedorismo da Câmara Municipal da Marinha Grande, está a apoiar a 155.ª edição do "European Study Group with Industry (ESGI)" organizado pelo Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) e o Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria (IPLeiria), em parceria com a Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação (PT-MATHS-IN) e o Consórcio Europeu da Matemática na Indústria (ECMI).

Esta segunda feira, dia 01 de julho, no Edifício da Resinagem, decorreu a sessão de abertura deste evento, no qual, ao longo de quatro dias, alunos portugueses e estrangeiros, com o apoio de investigadores, vão resolver problemas matemáticos com aplicação direta à indústria em algumas empresas e nos polos académicos do IPL.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, "As Instituições de ensino e, nomeadamente, o IPL, têm vindo a desenvolver um trabalho brilhante na área do ensino e da investigação, pensando e agindo de uma forma global, com uma visão de abertura e de trabalho conjunto entre a escola, as empresas e a sociedade, numa perspetiva de trabalho em rede, em que o conhecimento, a experiência e o contributo de todos, académicos, empresários e estudantes, irá contribuir cada vez mais para “num contexto colaborativo” enfrentar desafios globais".

"Cada vez mais, as mentes criativas e empreendedoras têm um papel decisivo nos destinos da humanidade” afirmou a presidente na cerimónia de abertura desta 155ª edição da ESGI. “Na indústria marinhense, para além de uma enorme tradição industrial e empreendedora, há uma superestrutura que garante que há um plano macro que continuamente potencia a criação empresarial e industrial. Com a proximidade física e protocolar entre entidades como a OPEN, o CENTIMFE, a Pool-net, o CDRSP e o Centro de Formação do IEFP, temos um cluster de ciência e conhecimento aplicados à indústria que obtém externalidades positivas incríveis para todo o nosso mundo empresarial.” concluiu a autarca para quem “A Marinha Grande foi, é e será sempre a casa da ciência, da engenharia e do design em Portugal.”.
Mais informação em http://esgi.ipleiria.pt/ 

Aveiro | Comboio Histórico regressou à Linha do Vouga


A primeira viagem deste ano, que contou com a presença do Dr. Carlos Nogueira, Presidente da CP e da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, teve lotação esgotada e decorreu num ambiente festivo, que se alastrou às muitas pessoas que junto à linha viram passar o comboio. 

O Vouguinha, como é conhecido este comboio, tem uma antiga locomotiva diesel de 1964, que puxa três carruagens de madeira dos primeiros anos do século XX. 

A recuperação das três carruagens, que estavam desativadas há décadas, e são datadas das primeiras décadas do século XX, foi feita pela EMEF – Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário do Grupo CP. Uma das carruagens, de 1908, foi fabricada na Bélgica, outra na Alemanha, em 1925, e a terceira foi construída em Portugal, no ano de 1923, pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto.

No final da viagem, o Presidente da Câmara, Jorge Almeida, referiu: “A viagem correu muito bem, a festa entre as pessoas a bordo e todo o entusiasmo ao longo da linha, com pessoas a sair de casa para ver a passagem do comboio, demonstra que as pessoas têm um carinho muito especial pelo Comboio Histórico. Este ano vamos também ter o comboio a vapor, que já se encontra em Sernada do Vouga, e estamos a trabalhar com a CP para que possam ser encontradas as condições de segurança ideais que permitam a sua circulação”. 

Após a recriação histórica efetuada no Núcleo Museológico, foi apresentado ao público um projeto arquitetónico de reabilitação e ampliação deste mesmo espaço. Sobre este projeto, o edil aguedense disse: “Este espaço tem um espólio fabuloso, a possibilidade de o dotar com uma nova infraestrutura, em parceria com a CP e a Junta de Freguesia e a Autarquia, visa proporcionar melhores condições para o material aqui existente e também para os inúmeros visitantes que todos os anos aqui se deslocam. Este projeto, que estava idealizado já há alguns anos, pretende também envolver as instalações existentes em Sernada do Vouga. Penso que esta região tem aqui qualquer coisa de único que nos diferencia e temos de desenvolver e potenciar estas infraestruturas.” 

A viagem vai repetir-se todos os sábados, até 12 de Outubro. O passeio inclui um programa de animação a bordo, com um grupo de cantares tradicionais, e degustação de produtos regionais, como miniaturas de pastéis de Águeda e o espumante da Bairrada. Será também possível admirar magníficas paisagens numa inesquecível viagem ao passado, com visita ao Museu Ferroviário e às ruas coloridas de Águeda. 

Os bilhetes de ingresso são vendidos no sistema de bilhética da CP, em todo o País e pela internet.

Instituto Pedro Nunes assinala comemoração dos 50 anos da chegada do Homem à Lua

cartaz.jpg

No dia 15 de julho, Coimbra acolhe “Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon”, um evento organizado pelo Instituto Pedro Nunes e a Agência Espacial Portuguesa que assinala comemoração dos 50 anos da chegada do Homem à Lua. A efeméride é comemorada com um programa duplo: a apresentação da iniciativa “Portugal New Space Entrepreneurship Initiative 2030” pelo Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e um concerto de acesso gratuito onde o músico Júlio Resende apresenta o "Cinderella Cyborg”. 

O Instituto Pedro Nunes e a Agência Espacial Portuguesa vão assinalar em Coimbra os 50 anos da chegada do Homem à Lua com a realização do evento “Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon”. A iniciativa, que vai decorrer no dia 15 de julho, segunda-feira, a partir das 20h00, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, tem uma dimensão institucional e cultural. A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados no Teatro Académico Gil Vicente, de segunda-feira a sábado, das 17h00 às 22h00. 

A sessão de abertura de “Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon”, marcada para as 20h00, é feita por Amílcar Falcão, Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, seguindo-se uma breve intervenção de Teresa Mendes, Presidente do IPN, e o lançamento de “Portugal New Space Entrepreneurship Initiative 2030” por Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Esta iniciativa visa criar para Portugal uma estratégia para mobilizar diversos setores da sociedade para o Espaço, potenciando novas oportunidades de cooperação institucional, industrial e internacional e contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e competitivas no mercado internacional.

A partir das 21h15, o pianista e compositor português Júlio Resende, apresenta um concerto de celebração do aniversário dos 50 anos do Homem na Lua, com um alinhamento formado pelos temas do seu novo álbum “Cinderella Cyborg”. Neste novo projeto, o músico “conta a história da relação do homem com a máquina e todas as coisas que esse amor pode gerar”, incluindo “Let’s go the moon again”, durante o qual o som do piano se funde com a gravação da voz de Neil Armstrong.

O Instituto Pedro Nunes coordena o Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), um dos 20 centros de incubação da Agência Espacial Europeia a nível europeu, onde são apoiadas startups que transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial.

“Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon” tem o apoio da Universidade de Coimbra, FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ANI-Agência Nacional de Inovação, Ciência Viva e MCTES-Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.



Reguengos de Monsaraz | Parque Campinho recebe segunda edição do Festival do Caracol


A segunda edição do Festival do Caracol vai decorrer entre os dias 5 e 7 de julho em Campinho, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz. O evento realiza-se no Parque Campinho e terá uma ementa constituída por Caracol à Bulhão Pato, Caracol com Molho de Mostarda, Caracol de Cebolada, Caracol em Molho de Tomate, Caracol Cozido, Carne de Porco com Caracol, Feijoada de Caracol e Caracoletas Grelhadas.

A cerimónia de abertura do festival realiza-se no dia 5 de julho, às 19h, com a atuação do Grupo Coral Os Bel’Aurora, seguindo-se duas horas mais tarde o Grupo En’Canta Modas e a partir das 22h um baile com Ruben Baião. No sábado, pelas 19h, sobe ao palco o Grupo Al’Canti, e às 20h atua o Grupo Instrumental “Os Lírios do Campo”. A fechar a noite, pelas 21h, cantam Rafa e Beltran, e a partir das 22h realiza-se um baile com Artur Barroso.

O último dia do festival vai receber às 19h o Grupo Coral “Gente Nova” de Campinho, uma hora depois sobe ao palco o Grupo Coral e Instrumental “Brisas do Alentejo” e a fechar o evento, pelas 21h, haverá um baile com o grupo Sons e Tons. O Festival do Caracol é um evento da responsabilidade da União de Freguesias de Campo e Campinho e do Município de Reguengos de Monsaraz.


Sub Região de Paiva mostra o que tem de melhor - Quatro dias de festa em Castelo de Paiva na maior Feira do Vinho Verde de Portugal

Despertar apetites e sabores num certame repleto de animação 


Milhares de visitantes são esperados a partir da próxima Quinta Feira para a 22ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, que continua a promover um certame de nível nacional, que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região, a par da afamada gastronomia e da beleza do seu artesanato, e que este ano contará com mais de 80 espaços / expositores e muitas novidades ao nível do vinho verde e seus derivados, para além da animação musical, que terá o seu ponto alto com as actuações dos diversos grupos musicais do concelho que, a par da constante animação de rua, vão actuar nas noites dos quatro dias do evento, a grande novidade desta edição.


         Na cerimonia de abertura, marcada para a tarde do dia 4 de Julho nos Paços do Concelho, ao lado do edil paivense Gonçalo Rocha e da restante equipa municipal, vai estar oSecretário Estado das InfraestruturasJorge Delgado, para além de outras entidades ligadas à Administração Central, assim como autarcas vizinhos, especialistas ligados à temática vitícola e dirigentes associativos, bem como outras personalidades e convidados.

                A iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, agora tudo estruturado em quatro dias de grande animação, onde não vai faltar espectáculos musicais, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o programa apresentado pela edilidade paivense.


Secretário de Estado das Infraestruturas
presente na cerimónia de abertura

Será pois, a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub-Região do Paiva, muitos deles já premiados ao nível dos concursos da Comissão Regional de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CRVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos quatro dias do certame, que este ano tem espectáculos musicais com Agrupamentos Nova Som Band, Pé de Dança, Novo Show, Sound +, Populares Bairristas, Tuna da Faculdade de Medicina do Porto, Tuna Académica da Lusíada do Porto, Paulo Soares, Ricardo Ramalho Festa Total, Bruno Falcão e Amigos da Sexta, para além da animação de rua com a participação dos ranchos folclóricos do concelho, Bando das GaitasConcertinas Val do Arda, Concertinas Diatónicas, Postas de Bacalhau, Bandinha da Alegria, Cantadores ao Desafio, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, agendada para as 16 horas, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinha, restaurantes e expositores, o certame vai acolher as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.
No dia inicial haverá uma recriação do Ciclo dos Vinhos Verdes, e à noite participam o Rancho Folclórico de S Martinho, com espectáculo musical a cargo de Paulo Soares e do Conjunto Novo Show, enquanto na noite de Sexta-feira, a animação estará a cargo  Folclóricos de Bairros, para além da actuação da Tuna da Faculdade de Medicina do Porto, e dos Cantadores ao Desafio Adília e Soalheira, registando se a realização de bailes populares com o grupo Tradicional “ Amigos da Sexta “e o conjunto Sound +,seguindo-se um grande espectáculo musical com o Grupo Nova Som Band no palco principal,que vai manter os resistentes a dançar pela madrugada fora.
Já no  Sábado, a iniciativa começa com desporto e a caminhada do Trilho das Vinhas de Bairros, com melhor da cozinha tradicional paivense a estar em evidencia à hora do almoço e jantar, com tempo para as provas dos novos vinhos e espumantes da Sub-região de Paiva, seguindo-se à noite a actuação do Grupo de Danças e Cantares do Paraíso e Rancho Folclórico da Senhora das Amoras, e a actuação do grupo “ Postas de Bacalhau “, acontecendo baile popular com a presença do agrupamento “ Populares Bairristas ”, com a animação de rua a cargo da Bandinha da Alegria e da Tuna Académica Lusíada Porto, terminando a jornada festiva com actuação do agrupamento musical “ Pé de Dança  “ no palco principal e DJ Bruno Falcão pela madrugada fora.
No Domingo, dia 7 e ultimo dia da feira, o certame abre de manha cedo com os Bombos Independentes de Meixomil, e um desfile de Confrarias, seguindo-se as habituais provas de vinhos e as jornadas gastronómicas que vão ser animadas com a presença do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, marcando presença a Cantadeira Irene da Gaita, as Concertinas do Val do Arda e as Concertinas Diatónicas, sendo que Ricardo Ramalho vai animar, a partir das 22 horas, o convívio de encerramento, denominado como baile dos resistentes.
Neste evento, e que marca também a realização da XI Concentração de Caravanas,localizada no Parque da Feiravão estar presentes 8 produtores de marca e 5 produtores individuais, para além de 6 restaurantes ( Pinhal, ANCRA, Ramadas, O Alambique e Flor do Paraíso e SC Paivense ) e diversos espaços dedicados ao sector do fumeiro e dos enchidos, bem como à doçaria regional paivense, ao artesanatoJosé Manuel Carvalho,vereador responsável pela iniciativa, mostra-se satisfeito pela adesão conseguida, ultrapassando as oito dezenas de expositores e faz questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, “ já é uma referência Nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o nosso potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis ”.
Também Gonçalo Rocha, presidente da autarquia de Castelo de Paiva, destaca que, “ para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “corpo e alma ” ao sector da vinha, esta feira continua a ser uma excelente oportunidade de promoção e de negocio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das autarquias e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber ”.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite para quatro dias de grande festa orienta-nos para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado  nacional.


 Carlos Oliveira

Sociedade| Publicado decreto-lei que permite pais acompanharem filhos no primeiro dia de escola

Resultado de imagem para Publicado decreto-lei que permite pais acompanharem filhos no primeiro dia de escola
SAPO 24
Os funcionários públicos vão poder faltar até durante três horas para acompanhar os filhos com idades até aos 12 anos no primeiro dia de escola, segundo o decreto-lei publicado hoje em Diário da República.
Este decreto-lei, promulgado a 19 de junho, entra em vigor a 1 de agosto.
A medida, integrada no “programa 3 em linha - Programa para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar” visa “promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar”.
O programa tem por objetivo “melhorar o índice de bem-estar, no indicador ‘Balanço vida-trabalho’, sendo que conciliar melhor a vida profissional, pessoal e familiar favorece a diminuição do absentismo, o aumento da produtividade e a retenção de talento, contribuindo, também, para a sustentabilidade demográfica”, é referido no decreto-lei.
Por isso, o trabalhador da administração pública responsável pela educação de menor de 12 anos tem direito a faltar justificadamente com vista ao seu acompanhamento no primeiro dia do ano letivo, até três horas por cada menor.
“A falta prevista no número anterior não determina a perda de qualquer direito do trabalhador e é considerada, para todos os efeitos, prestação efetiva de trabalho”, é referido.
No entanto, devem ser criadas condições para “o exercício efetivo do direito e de modo a salvaguardar o interesse público, evitando prejuízo grave para o funcionamento do órgão ou serviço”.
Portanto, a entidade patronal deve tomar as medidas de gestão com a antecedência necessária para promover a utilização deste mecanismo de conciliação.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a 19 de junho, o “diploma do Governo que permite aos trabalhadores da Administração Pública faltarem justificadamente para acompanhamento de menor, até 12 anos, no primeiro dia do ano letivo”.

Fonte: MadreMedia/Lusa

COIMBRA | Utentes da APPACDM visitam instituições parceiras numa caminhada por Coimbra

Utentes e familiares e colaboradores da APPACDM de Coimbra estão hoje a fazer uma caminhada pela cidade, visitando instituições parceiras da associação, no âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário.
A caminhada, que começou no Jardim Botânico, tem paragens, durante a manhã, na Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Centro, duas das entidades parceiras da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra.
Além de “apresentar cumprimentos”, a APPACDM quer, designadamente, transmitir aos responsáveis por aqueles serviços as suas mensagens de “defesa e reforço do Serviço Nacional de Saúde” e, por outro lado, reafirmar a necessidade de continuar a “promover a educação para a inclusão”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação, Helena Albuquerque.
Depois do almoço, no Parque Verde da cidade, a caminhada prossegue até à Câmara de Coimbra, outra das importantes parceiras da APPACDM e onde, “simbolicamente”, também serão saudados os municípios de Arganil, de Cantanhede e de Montemor-o-Velho, onde a Associação possui delegações e com cujas autarquias tem igualmente cooperado.
A caminhada termina no Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, que é “a tutela mais forte da AAPCDM”, acrescenta Helena Albuquerque.
“Uma instituição como a nossa não trabalha, nem pode trabalhar sozinha”, conclui a presidente da APPACDM, referindo que este “é um dia de agradecimento e de partilha” da Associação.
Apoiando mais de 1.200 jovens e adultos, na sede e nas três delegações, a APPACDM de Coimbra foi fundada em 30 de junho de 1969, como delegação da Associação, com sede em Lisboa, tendo-se tornado numa instituição autónoma em 2001.
O cinquentenário da Associação de Coimbra está a ser assinalado durante o ano de 2019, com uma iniciativa por mês, sendo a caminhada de hoje o sétimo evento das comemorações.
A instituição tem como principal missão “criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão) possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade”.

NDC
____________________

Meios de combate a incêndios entram hoje na máxima força, mas faltam 20 meios aéreos

Resultado de imagem para Meios de combate a incêndios entram hoje na máxima força, mas faltam 20 meios aéreos
Os meios de combate a incêndios vão ser reforçados a partir de hoje, passando o dispositivo a estar na sua capacidade máxima, mas dos 60 meios aéreos previstos apenas estão disponíveis 40.
A Diretiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano, indica que os meios são reforçados hoje pela terceira vez este ano com a entrada em vigor do denominado ‘reforçado — nível IV’, que termina a 30 de setembro.
Nos próximos três meses, vão estar operacionais 11.492 elementos, 2.653 equipas e 2.493 veículos dos vários agentes presentes no terreno.
A DON indica, para este período, a operação de 60 meios aéreos, incluindo um helicóptero da Força Aérea que será ativado em caso de necessidade para coordenação aérea.
No entanto, só 40 meios aéreos vão estar disponíveis a partir de hoje, faltando 20 das aeronaves previstas no dispositivo.
O porta-voz da Força Aérea, tenente-coronel Manuel Costa, disse à agência Lusa que faltam os 17 meios aéreos, que aguardam uma decisão judicial dos efeitos suspensivos das providências cautelares, e os três helicópteros ligeiros da frota do Estado, que estão em preparação.
Aquele que é considerado o nível mais crítico de incêndios mobiliza, este ano, mais 725 operacionais, 190 equipas e 30 viaturas do que o mesmo período de 2017.
No ano passado por esta altura estavam aptos a voar 55 meios aéreos.
Também a partir de hoje a Rede Nacional de Postos de Vigia vai ser reforçada com a entrada em funcionamento da rede secundária com um total de 230 postos de vigia e 912 vigilantes das florestas.
Os 230 postos de vigia que têm como missão prevenir e detetar incêndios vão estar a funcionar até 15 de outubro, altura em que voltam a ser reduzidos para 72 até 06 de novembro.
Dados disponíveis na página da internet do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indicam que este ano deflagraram 4.888 incêndios rurais que atingiram 9.705 hectares de florestas, 41% dos quais em povoamentos florestais, 43% em matos e 17% em áreas agrícolas.
Lusa