terça-feira, 8 de março de 2022

COLUMBÓFILIA: Nuno & Filho venceram concurso de Castro Verde - 1

 Emanuel Ventura é o líder da Classificação Geral de Concorrentes e a equipa Nuno & Filho assume a liderança do Troféu Crédito Agrícola.

Com a realização da prova nacional de Castro Verde 1, decorreu a segunda prova do Campeonato 2022 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 332 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de velocidade, foi ganho pela equipa Nuno & Filho, liderando a Classificação Geral de Concorrentes, Emanuel Ventura e assumindo a equipa Nuno & Filho, a liderança do Troféu Crédito Agrícola, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Castro Verde - (Velocidade)

1º lugar – Humberto Carvalho – 427 pontos; 2º - Nuno & Filho - 419; 3º - José Rossa Ribeiro - 418; 4º - Emanuel Ventura - 407; 5º - Gonçalo Paião - 401; 6º - Lusitano Espinhal & Irmão - 396; 7º - Asas de Lemede – 395; 8º - Paulo Santos - 387; 9º - Fernando Pereira - 383; 10º - Avelino Soares - 379.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Emanuel Ventura – 834 pontos; 2º - Nuno & Filho - 833; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 805; 4º - Paulo Santos - 785; 5º Humberto Carvalho - 778; 6º - José Rossa Ribeiro - 777; 7º - José Catarino – 770; 8º - Gonçalo Paião - 764; 9º - António Santos - 756; 10º - Asas de Lemede - 701; 11º - Marco Ferreira -684; 12º - Fernando Pereira - 683; 13º - António Oliveira - 662; 14º -Manuel Barreto - 651; 15º - Nelson Rainho - 615; 16º - José Rossa Ribeiro/B - 608; 17º - Euclides Pimenta - 606; 18º Cidálio Salvador - 595; 19º - Matias & Vila Nova - 593; 20º - Vitor Ferreira – 557; 21º - Avelino Soares - 552; 22º - José Oliveira – 538; 23º - Manuel Frade - 521; 24º Avelino Soares/B - 312; 25º - José Santos - 286; 26º - Xrb & Bea - 276; 27º Fábio Cruz - 259; 28º - Carlos Pereira - 209; 29º - António Pertornilho - 209; 30º Fernando Cruz – 172; 31º - José Vinagreiro – 101; António Sargaço – 16; 32º - Jorge Monteiro - 13.

Troféu Crédito Agrícola

1º - Nuno & Filho – 786 pontos; 2º - Emanuel Ventura – 775; 3º - Emanuel Ventura – 766 pontos.


Ansião | Empossadas comissões constituídas em sede de Assembleia Municipal


No passado dia 7 de março, tomaram posse perante o Presidente da Assembleia Municipal de Ansião, José Miguel Medeiros, as comissões de acompanhamento constituídas na sessão ordinária de 20 de dezembro deste órgão.

Por proposta dos grupos municipais do Partido Socialista e do Partido Social Democrata, estas comissões visam o estudo e o acompanhamento de matérias relacionadas com atribuições do município e surgem no cumprimento do Regimento da Assembleia Municipal de Ansião e da legislação das autarquias locais em vigor.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António José Domingues, tendo sido empossados e iniciado funções naquela data os seguintes membros de cada comissão:

- Comissão de Acompanhamento do Funcionamento da APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior: Rui Rocha, Presidente e Representante do Partido Social Democrata; Sónia Freire, Secretária e Representante do Partido Socialista; Sandra Carvalho, Representante do Partido Social Democrata; Marcelo Afonso, Representante do Partido Socialista; e Adriano Rodrigues, Representante do Partido Chega.

- Comissão de Acompanhamento da Transferência de Competências nos Domínios da Educação, Saúde e Ação Social: Rui Nogueira, Presidente e Representante do Partido Socialista; Fernando Silva, Secretário e Representante do Partido Social Democrata; Jorge Cancelinha, Representante do Partido Social Democrata; Elsa Dias, Representante do Partido Socialista; e Adriano Rodrigues, Representante do Partido Chega.

- Comissão de Acompanhamento do Plano Estratégico e Fundos Comunitários: Mário Pires, Presidente e Representante do Partido Social Democrata; Nuno Costa, Secretário e Representante do Partido Socialista; Fernando Correia, Representante do Partido Social Democrata; Lilibeth Ferreira, Representante do Partido Socialista; e Adriano Rodrigues, Representante do Partido Chega.

A criação destas comissões prendeu-se com os novos desafios para a autarquia das matérias em causa e com a necessidade daí decorrente de assegurar uma ação participada e conciliadora de vontades nas intervenções consideradas prioritárias e estruturantes para o desenvolvimento do território e para a defesa dos interesses de toda a população ansianense.


PROJETO AVEIRO 2027 APRESENTADO PERANTE JÚRI INTERNACIONA

 Candidatura a Capital Europeia da Cultura defendida hoje em Lisboa 

O projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura apresentou hoje o seu bidbook ao júri escolhido pela Comissão Europeia. Esta audiência de pré-seleção aconteceu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, perante 12 jurados independentes, de várias nacionalidades, aos quais foram apresentadas as linhas gerais do dossier de candidatura, com posterior colocação de questões.

A delegação de Aveiro 2027 foi composta por dez elementos, representando as várias áreas do programa da candidatura e liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, entidade promotora deste projeto cultural.

A delegação integrou também: Carlos Martins (membro da Comissão Executiva de Aveiro 2027), Sónia Almeida (Chefe da Divisão de Cultura e Turismo da CMA), Filipe Teles (Pró-Reitor da Universidade de Aveiro), Martim Sousa Tavares (Coordenador do Programa Cultural de Aveiro 2027), Michela Magas (Curadora dos projetos internacionais de Aveiro 2027), João Pedro Rosa (Coordenador do Programa de Participação de Aveiro 2027), Natasa Golosin (Responsável pelo Programa de Voluntariado de Aveiro 2027), Hugo Branco (Curador de projetos artísticos de Aveiro 2027) e Matilde Cardoso (Estudante e Participante num dos projetos culturais de Aveiro 2027). A comitiva integrou na sua estrutura de apoio, José Pina (Coordenador da Comissão Executiva de Aveiro 2027), André Cester Costa (Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da CMA) e Miguel Craveiro (Técnico da CMA).

Neste dia em que Aveiro apresentou o seu projeto ao Júri do concurso, fazemos o lançamento público de um vídeo muito expressivo sobre Aveiro, denominado “Wetlands”, que integra de uma forma especial a comunicação da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027: https://www.youtube.com/watch?v=7H0QYbT2oMo

O próximo passo do processo é a escolha das Cidades (de entre as 12 candidatas) que passarão à fase final de seleção, sendo essa "short-list" anunciada publicamente numa conferência de imprensa marcada para o dia 11 de março, no Centro Cultural de Belém.

Para o próximo dia 15 de março, às 18h45, está marcado um evento de apresentação pública do “BidBook” da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, no Teatro Aveirense, no qual será realizado um balanço do projeto Aveiro 2027 e apresentados os seus futuros passos, independentemente do resultado da seleção.


Cantanhede propõe ligação direta a Coimbra em metrobus. Resposta ao estudo apresentado pela CIM Região de Coimbra

 

A Câmara Municipal de Cantanhede já se pronunciou formalmente sobre as propostas do traçado de expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego até à Bairrada. Analisados os prós e os contras das três ligações equacionadas pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, que está a liderar o processo, o executivo liderado por Helena Teodósio entende que a que melhor serve os cantanhedenses é a que preconiza a ligação direta a Coimbra.

Das propostas técnicas que constam do estudo, a autarquia cantanhedense considera que a mais equilibrada e financeiramente sustentável é a ligação Coimbra-Cantanhede com posterior derivação para a Mealhada. O parecer da Divisão de Gestão do Território Sustentabilidade Ambiental da Câmara de Cantanhede destaca também o facto desta opção permitir uma ligação mais rápida à capital de distrito.

Da resposta enviada pelo executivo de Helena Teodósio consta também a eliminação de quatro paragens no troço Coimbra-Cantanhede, previstas no estudo, nomeadamente São João do Campo, Pena, Póvoa da Lomba e centro da cidade de Cantanhede, tornando o trajeto, em via dedicada, mais direto e mais rápido.

A ligação entre as duas cidades ficaria, assim, com apenas cinco paragens: Cidreira, Ançã, Portunhos, Cantanhede (Rua dos Bombeiros Voluntários) e Zona Industrial.

No segundo troço deste circuito do metrobus, a ligação de Cantanhede à Mealhada, a autarquia cantanhedense propõe a utilização do corredor da antiga linha ferroviária até Enxofães, com uma via dedicada ao longo da Estrada Municipal 615-1 e com paragens em Cordinhã, Zona Industrial de Murtede e Pedrulha.

Este é o trajeto mais direto, mais rápido, mais económico e com maior facilidade de implementação, segundo consta da proposta enviada à CIM Região de Coimbra, permitindo também a ligação futura a Anadia sem ramificações de linha, o que facilita a operacionalidade da rede.

A par disso, a ligação da Mealhada a Coimbra (outra das soluções apresentadas no estudo) já é garantida atualmente em transporte ferroviário.

Esta é a solução que preconizamos, não só porque a vemos como um importante fator de desenvolvimento económico e social, mas também porque é a que se afigura mais favorável para a consolidação de um sistema de mobilidade sustentável na região”, justifica a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.

Helena Teodósio sublinha ainda que “os benefícios do circuito que propomos são imensos, desde logo ao nível dos movimentos pendulares de e para Cantanhede. Desde há bastante tem que temos vindo a reunir na CIM Região de Coimbra com a empresa que está a fazer os estudos e o que resultou dessas reuniões foi a convicção de que o percurso mais viável e vantajoso é o que liga Cantanhede a Coimbra”, conclui.

Até ao Verão, a CIM Região de Coimbra deverá ter em sua posse o “desenho” final do trajeto de ligação entre os três concelhos.


Porto de Mós | CMPM - Dia Internacional da Mulher

 O Dia da Mulher surgiu em forma de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e de trabalho.

Em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional da Mulher, pelas Nações Unidas. Atualmente, esta data é comemorada em mais de 100 países como um dia de protesto pelos direitos das mulheres e celebração do feminino.

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Presidente da Assembleia Municipal, fez um discurso onde realça a distância a que ainda nos encontramos de viver num mundo onde exista igualdade entre homens e mulheres.

Os direitos das mulheres já fizeram grandes progressos nas últimas décadas desde a abolição de leis discriminatórias ao aumento do número de raparigas a frequentar a escola.

Mas, infelizmente, apesar da lei portuguesa garantir igualdade, ainda existe uma diferença salarial entre homens e mulheres. As mulheres continuam a ser vítimas de violência domésticas em maior número e muitas sofrem violência sexual, sendo obrigadas a casar, exploradas sexualmente e integradas no tráfico de seres humanos.

O Município de Porto de Mós assinala hoje, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, homenageando as mulheres do concelho de Porto de Mós.

Este ano serão homenageadas as Mulheres Profissionais de Saúde do concelho, que dedicam a sua vida a cuidar do outro, no dia 20 de março, pelas 14h30, na Casa da Cultura de Mira de Aire.

_____ "_____

Clarisse Louro,
Presidente da Assembleia Municipal de Porto de Mós

Comemora-se hoje, 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, com raízes que vêm dos finais do século XIX e da história da luta das mulheres por melhores condições de trabalho, e pelos seus direitos sociais, políticos e económicos. Mas também no contexto do projeto de igualdade de género, ainda longe de se concretizar, apesar dos avanços das últimas décadas.
A igualdade plena entre homens e mulheres está ainda longe de ser atingida. Há países ou regiões onde poderá estar mais próxima, mas subsistem culturas e regiões onde não passa de uma miragem.
Infelizmente não é apenas nesses contextos que há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Mesmo as geografias e culturas que a asseguram no plano do Direito, negam-na no dos factos.
E a violência contra as mulheres é mesmo transversal e uma autêntica pandemia que afeta todos os países, em todo o mundo. Milhões de mulheres, por todo o mundo, sofrem violência física ou sexual. Milhões de crianças do sexo feminino são, numas geografias, forçadas a casar. Noutras, exploradas para fins sexuais. Fins para que milhões de mulheres são traficadas pelo mundo fora.
Em Portugal, a lei garante a igualdade de homens e mulheres. Os factos nem tanto. A realidade não acompanha a lei.
Apesar das mulheres serem iguais aos homens perante a lei portuguesa, mostram as últimas estatísticas que, para trabalho igual e com iguais competências específicas, as mulheres recebem menos 14,8% que os homens. As vítimas de violência doméstica são quase exclusivamente mulheres. Muitas são mortas nesse contexto: 28, em 2019, 30, em 2020, e 23 em 2021!
Por tudo isto continua a ser importante assinalar esta data.
Na minha qualidade de mulher e Presidente da AM não quero ficar-lhe indiferente.
E tomo-a para denunciar injustiças e despertar consciências, numa altura onde homens e mulheres da Ucrânia estão a sofrer na pele as agruras de um conflito feroz, que viola o Direito Internacional e a paz.
Hoje quero homenagear todas as mulheres do meu concelho e, em nome delas, e pelo dramático momento histórico que estamos a viver, homenagear a mulher ucraniana com uma mensagem de solidariedade pela sua dor e esperança. E com um especial agradecimento pelo seu exemplo, pela sua coragem e pela sua resiliência.
No dia 20 de março, na Casa de Cultura de Mira de Aire, vamos homenagear as Mulheres Profissionais de Saúde das nossas Unidades de Saúde. Numa cerimónia simples, mas com muito significado para nós.
Conto com a vossa presença.

 

REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DE MOÇAMBIQUE NA MARINHA GRANDE

Uma representação diplomática moçambicana esteve na Marinha Grande, na manhã desta terça-feira, 8 de março, para analisar a possibilidade de se estabelecerem oportunidades de negócio entre os dois países.

A comitiva foi constituída pela ministra conselheira da Embaixada de Moçambique em Portugal, Maria de Fátima Manso; pelo adido consular, Celso Gusse; pelo representante da comunidade moçambicana a residir na região, Constantino Reis; e pelo empresário português com ligações a Moçambique, Carlos Cordeiro. Foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; e pelo técnico do Gabinete de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo da Câmara Municipal, Luís Barreiros.
O presidente da Câmara lembrou a história e o presente do concelho “intimamente ligados à indústria de vidros, moldes e e plásticos e à exportação, que fazem da Marinha Grande uma cidade tecnológica, com o maior rendimento per capita do distrito”.

Aurélio Ferreira deixou as portas abertas para “o nosso Município poder cooperar com Moçambique, nomeadamente na área do empreendedorismo e da formação profissional”.

A ministra conselheira da Embaixada, Maria de Fátima Manso, referiu que “Moçambique é um país com muitas oportunidades e vontade política de acolher todo o investimento, que precisa de industrialização”. Esclareceu que esta visita institucional à Marinha Grande pretendeu conhecer a realidade local e explorar possíveis formas de parceria económica.

México | Comercio Electrónico: Clave Para La Participación De Las Mujeres En La Economía Digital

 


por Yesica Flores

El comercio electrónico es un escenario para aumentar la participación y el liderazgo de las mujeres como empresarias, proveedoras, gestoras, trabajadoras y clientes en la economía digital. De acuerdo con cifras de ONU Mujeres, en América Latina, el porcentaje de propietarias de un negocio es del 2.8%, lo que representa menos de la mitad del porcentaje de hombres que tienen un negocio. 

En este contexto, datos revelados en el World Economic Forum, el potencial que tiene el comercio electrónico para igualar las condiciones económicas de las mujeres en países en desarrollo, y su capacidad para impulsar a más mujeres a emprender.

Ana María, creadora de la marca de joyería Colombiana Ave María, es el ejemplo de una empresaria que alcanzó el éxito gracias al e-commerce. La emprendedora inició su marca mientras cursaba sus estudios universitarios como administradora; gracias al amor por su proyecto, y sobre todo al esfuerzo de muchas personas, Ave María creció  hasta convertirse en una de las marcas de joyería más reconocidas en Colombia, con más de 300 mil seguidores en redes sociales y con presencia en México y otros mercados internacionales. 

“Ave María no solo me permitió tener independencia financiera, sino que me dio solidez económica. Además, mi emprendimiento ha representado la oportunidad de desarrollarme en un escenario donde el piso es parejo sin importar temas de género”, señala Ana María. “Nunca he pensado que por ser mujer no tengo oportunidad de triunfar”, agrega la emprendedora. 

Uno de los retos más grandes para Ave María ha sido manejar el crecimiento. “Es fácil tomar retos de inversión u operativos, pero lo difícil es concretarlos sin saturar de trabajo al equipo. Cuando comenzamos a colaborar con Melonn, el objetivo era mantener una cultura de equilibrio entre trabajo y vida personal en el equipo, garantizando el mejor servicio de logística para nuestros clientes, es ahí cuando un socio de logística se volvió primordial para la marca”, comenta Ana.

“En Melonn estamos comprometidos con impulsar el crecimiento y desarrollo de negocios latinoamericanos, especialmente de las mujeres emprendedoras, brindando soluciones de logística que les faciliten los procesos de entrega. Actualmente en Melonn el 57% de nuestros clientes son mujeres dueñas y fundadoras de negocios, quienes han logrado tener un gran impulso y crecimiento,  incluso les ha permitido llegar a nuevos mercados”, mencionó Daniela Uribe, Country Manager de Melonn en México

Según datos del Foro de Cooperación Económica Asía-Pacifico (APEC), los servicios logísticos tienen un papel decisivo en el desarrollo del mercado de los negocios en línea. En una economía donde los consumidores se vuelven cada vez más exigentes, y consideran cada detalle para ofrecer su lealtad a una marca, Melonn ofrece los conocimientos y la experiencia que las empresas necesitan para hacer crecer sus negocios en el espacio digital.  

De acuerdo con el reporte “Toward Realizing the Potential of Latin America ‘s Women Entrepreneurs”, realizado por la Universidad de Cambridge, las empresarias latinoamericanas tienen problemas para crecer sus productos en nuevos mercados, y tienen menos probabilidades de recibir formación y servicios de desarrollo empresarial. Contar con socios estratégicos como Melonn es fundamental para que los emprendimientos puedan prosperar en el espacio del comercio electrónico. 

“Buscamos que a través del e-commerce, cada vez más mujeres en la región latinoamericana tengan acceso a una fuente de ingresos y puedan encontrar un mercado para hacer crecer sus negocios. En Melonn trabajamos constantemente para erradicar las brechas de género que existen en el sector, generando oportunidades tanto para las mujeres emprendedoras como en nuestro equipo interno, donde actualmente contamos con 38% del liderazgo femenino y esperemos que crezca en el futuro”, agregó Daniela Uribe

El comercio electrónico es vital para brindar nuevas oportunidades a las mujeres en las economías en desarrollo, a través del emprendimiento y el autoempleo. 

Primeira etapa da Taça Nacional de Ciclismo Júnior em Proença-a-Nova


A Taça de Portugal de Juniores terá a primeira etapa oficial da temporada de 2022 a decorrer em Proença-a-Nova, no dia 20 de março. O Parque Urbano Comendador João Martins será o local onde o pelotão de ciclistas irá partir, num percurso circular que se repetirá por duas vezes, com partida marcada para as 11h00 e chegada prevista para as 13h10. Organizada pela ACBI (Associação de Ciclismo da Beira Interior), em parceria com o Município de Proença-a-Nova e Federação Portuguesa de Ciclismo, esta será a primeira de cinco provas da Taça de Portugal 2022.
No final das cinco provas que constituem a competição, ganha a taça o atleta que conseguir somar o maior número de pontos. Desta forma, Gonçalo Tavares, atualmente a representar a Bairrada Cycling Team, terá assim a oportunidade de competir no concelho de onde é natural. O jovem, que inclusive já vestiu as cores da seleção nacional portuguesa de juniores em Europeus e Mundiais da modalidade, sonha com uma vitória nesta etapa. “Ambições? Sem dúvida que é a vitória, principalmente pelo facto de estar a correr em casa. Seria uma boa recordação ganhar uma prova a nível nacional a correr em casa, com a minha família, amigos e conhecidos a ver”, afirma. “Ainda não tive acesso ao percurso oficial, mas pelo que sei não me deve favorecer muito, devido ao facto de não ter muita dureza”, alerta Gonçalo Tavares, que se descreve como um tradicional trepador.
Duas das restantes provas realizam-se em Odemira, no Troféu José Poeira, sendo a quinta e última, no dia 1 de maio de 2022, em Palmeira, no distrito de Braga. A quarta etapa não tem, ainda, local designado, mas espera-se que decorra a 30 de abril.


MARINHA GRANDE COMEMORA 34º ANIVERSÁRIO DA SUA ELEVAÇÃO A CIDADE


A Marinha Grande comemora o 34º aniversário da sua elevação a cidade, na próxima sexta-feira, 11 de março, através de atividades dirigidas à população e que vão envolver as restantes cidades irmãs.

As comemorações realizam-se simultaneamente nas quatro cidades irmãs, elevadas a cidade no mesmo dia, em 11 de março de 1988: Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, “a Marinha Grande beneficiou com a sua elevação a cidade, pelo reconhecimento das suas valências e potencialidades naturais, sociais, culturais e económicas”. “Ao longo destes 34 anos, os laços entre os quatro territórios e as suas populações foram sendo fortalecidos, através da dinamização de projetos comuns. Unidos pela sua elevação a cidade no mesmo dia, os municípios irmãos encurtaram distâncias, facilitaram sinergias, aproximaram pessoas, empresas e instituições, em prol do crescimento mútuo”, acrescenta.

O presidente da Câmara salienta que, “o Município da Marinha Grande, tem estabelecido contacto com os seus congéneres para, sempre que possível, estabelecer parcerias nas mais diversas áreas, sobretudo ao nível económico e educativo. O resultado do trabalho realizado até aqui, só me poderia deixar orgulhoso e satisfeito, não obstante querer continuar a fazer sempre mais e melhor, na perspetiva de contribuirmos para o desenvolvimento intermunicipal”.

O programa conta com um Fórum online, que terá a participação dos presidentes de Câmara das quatro cidades. O programa da Marinha Grande inclui a sessão comemorativa, que contará com a presença das crianças das Escolas EB da Comeira e EB Guilherme Stephens, que integram o projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades» e um concerto de Piano que vai decorrer no Teatro Stephens.

O projeto educativo «À Descoberta das 4 Cidades» é realizado pelos quatro municípios há 28 anos e tem permitido o intercâmbio de alunos do 1º ciclo, suas famílias, professores, autarcas e técnicos dos municípios, com o objetivo de dar a conhecer cada concelho, a nível geográfico, social, cultural e económico”.

O programa das comemorações do 34º aniversário da elevação da Marinha Grande é o seguinte:

10h00 – Concentração na Praça Stephens
Entoação do Hino de Portugal e Hastear das Bandeiras
Entoação do Hino «Caracol da Amizade» pelas turmas participantes no Projeto «À descoberta das 4 Cidades»

10h15 – Auditório do Edifício da Resinagem
Intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
Intervenção de crianças do Projeto “À Descoberta das 4 Cidades”
Entrega dos Prémios do Jogo "Usos da Água, Ontem e Hoje"
Visualização de Vídeo
Hino “Caracol da Amizade”

11h00 - Fórum de discussão online "Ideias ao quadrado" Facebook
Encontro via zoom (transmitido no Facebook dos municípios)
Intervenção dos presidentes das Câmaras Municipais da Marinha Grande, do Fundão, de Montemor-o-Novo e de Vila Real de Santo António.

O Fórum irá focar-se nos seguintes temas:
1.    A importância das Geminações enquanto contributo para a criação de sinergias e potenciador de projetos inovadores no desenvolvimento dos Municípios;
2.  O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” enquanto exemplo unificador de ideias, parcerias e boas práticas;
3. A adaptação do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” à nova realidade, em tempo de pandemia;

21h30 - Casa da Cultura Teatro Stephens
Concerto de piano com GERARDO RODRIGUES
Ficha artística: Piano – Gerardo Rodrigues
Público-alvo: M6 anos
Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete e de acordo com a lotação da sala.

GALERIA ANTÓNIO LOPES NA ROTA DA MODA “MADE IN COVILHÔ

Durante os meses de março e abril, a Galeria António Lopes estará na Rota da Moda “Made in Covilhã” com a exposição “Design Moda UBI 2022”.

Trata-se de uma mostra artística na área do design de moda, que será inaugurada no dia 16 de março, pelas 17h00, e na qual estará patente o trabalho criativo desenvolvido, ao longo do percurso académico, pelos alunos do curso de Design de Moda na UBI.

“A exposição permite aos alunos um novo olhar sobre si mesmos, sobre a profissão e as muitas tramas que formam um designer na atualidade, com arte, comunicação, conhecimento, reflexão e responsabilidade” refere a coordenadora da licenciatura em Design de Moda na UBI, Rafaela Norogrando.

A exposição estará patente de 16 de março a 17 de abril de 2022, na Galeria António Lopes, no centro da cidade, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00-13h00 e as 14h00-18h00, na Galeria António Lopes, no centro da cidade, com entrada gratuita.

Em simultâneo irão decorrer outras iniciativas na Universidade da Beira Interior como workshops, aula aberta e visitas guiadas no Museu de Lanifícios – Núcleo da Real Fábrica Veiga.


APCOI LANÇA APP HERÓIS DA FRUTA NA COVILHÃ PARA DESAFIAR FAMÍLIAS A SAIR DO SOFÁ


A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, no âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinalou no passado dia 4 de março, lança a app Heróis da Fruta, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos.

O aplicativo, desenvolvido em Portugal pelos estúdios ONTOP, com financiamento da Novo Nordisk e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO), surge para dar continuidade ao propósito da APCOI de contribuir para a prevenção da obesidade infantil.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa digital com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

No supramencionado link constam, igualmente, os cartazes com os 5 baús dispersos pela cidade da Covilhã.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

A app Heróis da Fruta encontra-se já disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android:

GooglePlay

Apple Store

As escolas também poderão inscrever-se para participar no projeto “Heróis da Fruta”, cujo regulamento e ficha de inscrição online podem ser acedidos no portal https://www.heroisdafruta.com/

RÚSSIA x UCRÂNIA — Movimentações nos ventos da guerra

 Coluna de tanques russos



“A Rússia espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja”

Fonte: Editorial da Revista Catolicismo, Nº 855, Março/2022

Tendo como fundo de quadro o grave conflito que vem se acentuando ao longo das fronteiras entre Rússia e Ucrânia — sobretudo depois da assinatura do pacto entre Rússia e China de “aliança sem limites”, acordado em Pequim no dia 4 de fevereiro último —, muitos analistas internacionais passaram a sentir “cheiro de pólvora” se espalhando pelos ares de várias nações.

Alguns deles vislumbraram a possibilidade da realização de velho sonho do autocrata Vladimir Putin de restabelecer a antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), para o que a invasão da Ucrânia seria apenas o primeiro passo. Outros levantam inclusive a hipótese de que tal conflito possa se degenerar numa III Guerra Mundial, até mesmo com o emprego de arsenal atômico.

Temendo o perigo de que esse sonho de Putin se transforme em realidade, alguns países outrora subjugados pela falida União Soviética — como Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária, Lituânia, Letônia e Estônia — mobilizaram tropas para defender suas fronteiras.

No quadro [aqui o reproduziremos amanhã] elencamos algumas informações que mostram como os ventos da guerra avançaram rapidamente até chegar ao decreto do dia 21 de fevereiro, com o qual Putin deixou cair a máscara, mostrando sua sinistra face stalinista. Com efeito, com esse decreto ele violou a integridade e a soberania territorial da Ucrânia ao declarar a independência de duas regiões claramente ucranianas (Donetsk e Luhansk), conforme os acordos de Minsk (2014 e 2015); tendo ordenado logo em seguida o envio de tropas para essas regiões — o que o governante absoluto da Rússia, hipocritamente, chamou de “missão de paz”…

Análise sob o ponto de vista católico

Nós, enquanto católicos que procuram analisar meticulosamente o panorama político internacional, não podemos deixar de relacionar esse conflito com as proféticas palavras de Nossa Senhora de Fátima. Com efeito, no dia 13 de julho de 1917, na terceira aparição aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, Ela profetizou:

“Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora dos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja; os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas; por fim, o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz”. 1

Em carta do dia 12 de maio de 1982, dirigida ao Papa João Paulo II, a Irmã Lúcia escreveu : “Porque não temos atendido a este apelo da Mensagem, verificamos que ela se tem cumprido, a Rússia foi invadindo o mundo com seus erros. E se não vemos ainda, como fato consumado, o final desta profecia, vemos que para aí caminhamos a passos largos”. 2

Guerra de civilizações, de culturas, de ideologias

Enquanto católicos não podemos deixar de apontar os efeitos que uma nova guerra poderá causar à Igreja e influenciar todos os aspectos da sociedade temporal. É o que o nosso principal colaborador, o muito saudoso Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, comenta em seu prenunciativo texto publicado em nossa edição de abril de 1951 [aqui o reproduziremos no dia 9 próximo].

Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, a situação de guerra poderá levar o mundo a um novo e brutal “choque de civilizações” e a uma “guerra cultural”, gerando revoluções sociais e/ou guerras civis, provocando destruições incalculáveis, não apenas materiais, mas culturais, no sentido da expansão da IV Revolução. 3 Ou seja, será uma guerra ideológica entre “duas civilizações, duas culturas, dois mundos ideológicos inteiramente distintos e antagônicos, em presença um do outro. E a sobrevivência da hegemonia mundial da cultura ocidental será impossível se a vitória couber ao bloco liderado pelos bolchevistas”, escreveu o Prof. Plinio no referido artigo.

Uma vez iniciada a invasão da Ucrânia pela Rússia, a situação de guerra poderá levar o mundo a um novo e brutal “choque de civilizações” e a uma “guerra cultural”. 

“Morto o comunismo? E o anticomunismo também?”

Uma objeção poderia ser levantada: a URSS não existe mais; a União Soviética era uma coisa e a Rússia de hoje, outra. Sem dúvida, o objetor fictício tem razão. Mas também tem razão quem vê o perigo do retorno do regime próprio da “União Soviética” — que subjugou povos por sete longas e negras décadas —, prenunciado na pretensão de dominar a vizinha Ucrânia. Tudo isso se agrava exponencialmente com o recente pacto sino-russo.

Ademais, constitui grave equívoco julgar que o “comunismo morreu” e que a Rússia pós URSS já não é mais dominada pela antiga nomenklatura do regime comunista. A respeito, aconselhamos a leitura do manifesto “Morto o comunismo? E o anticomunismo também?”, de autoria de Plinio Corrêa de Oliveira, publicado em nossa revista (edição de outubro de 1989 — link indicado no final desta matéria).4

Nesse documento, o autor demonstra que no desmoronamento da União Soviética o comunismo não morreu, mas apenas se metamorfoseou por meio de duas políticas cosméticas denominadas Glasnost (transparência), em 1985, e depois Perestroika (reestruturação), em 1986, ambas levadas a cabo pelo velhaco político Michail Gorbachev.

Como a carranca marxista-leninista do comunismo assustava a opinião pública ocidental, os dirigentes russos resolveram dar a impressão de que “o velho comunismo morreu”, desmobilizando desse modo as reações anticomunistas, ao mesmo tempo que conservavam os países satélites da Rússia. Tudo não passou de mera cirurgia cosmética — como agora estamos vendo com o projeto de Putin, antigo coronel da KGB da ex-URSS.

Ele próprio já afirmou que a maior tragédia geopolítica do século XX foi o fim da União Soviética, tendo aliás renovado essa afirmação no dia 21 de fevereiro último, ao lamentar as perdas causadas à Rússia pelo desfazimento da União Soviética em 1991. Não é, pois, de estranhar que Putin queira restabelecer o antigo sistema de domínio soviético ao subjugar o próprio país e os vizinhos, entre os quais a Ucrânia, a fim de restabelecer aquela espúria união de países comunistas para fazer face ao mundo ocidental.

“Espada de Dâmocles” pairando sobre o Ocidente

Nestes dias em que redigimos esta matéria, a tensão nos ventos da guerra é altíssima — sobretudo porque poderá ocorrer uma conflagração armada envolvendo Rússia, China, Estados Unidos, Ucrânia e nações vizinhas. Bem vislumbramos que esses ventos poderão mudar de direção de um dia para outro, e quando esta edição estiver em mãos de nossos leitores, a tensão poderá ter aumentado, diminuído ou mesmo cessado. Quem viver, verá!

         Mesmo que o clima de guerra venha aparentemente arrefecer, enquanto Vladimir Putin e Xi Jinping — o qual pretende fazer com Taiwan o mesmo que o mandatário russo quer fazer com a Ucrânia — estiverem aboletados no poder de suas imensas nações, tal clima persistirá ainda que seja como “espada de Dâmocles” pairando sobre a civilização ocidental e cristã.

Chamberlain, no retorno a Londres, exibe o “acordo de Munique” após encontro com Hitler

“Escolhestes a vergonha, agora tereis a guerra”

         Não somos partidários do “ceder para não perder”, mas sim de lutar para vencer! Imaginamos que também nossos leitores sejam admiradores desse princípio católico, em oposição a certos líderes mundiais entreguistas, partidários do princípio “ceder para não perder”. Conforme se desenrolarem os acontecimentos, a eles poderemos aplicar a histórica censura proferida por Churchill ao entreguista Chamberlain (Primeiro-Ministro do Reino Unido entre 1937 e 1940) quando este retornou a Londres celebrando o “acordo de Munique” após um encontro com Hitler — às vésperas da eclosão da Segunda Guerra Mundial —, na vã tentativa de apaziguar a agressividade nazista: “Tínheis a escolher entre a vergonha e a guerra. Escolhestes a vergonha, agora tereis a guerra”.

Assim sendo, não “baixemos a guarda”, estejamos com os olhos bem abertos, pois não podemos ver de modo otimista o perigo que nos ameaça, nem com olhos “chamberlainescos”… Pelas mesmas razões, consideramos que o artigo a seguir seja mais atual do que no próprio ano em que foi redigido, décadas atrás, por Plinio Corrêa de Oliveira. Dele eliminamos apenas algumas frases concernentes especificamente à geopolítica naquele remoto ano.

ABIM

Da Redação de Catolicismo

____________

Notas:

  1. 1. Um caminho sob o olhar de Maria – Biografia da Irmã Lúcia Maria de Jesus e do Coração Imaculado, Carmelo de Coimbra, Edições Carmelo, Coimbra, 2013, pp. 63-64.
  2. 2. Antonio Augusto Borelli Machado, Catolicismo, Nº 597, Setembro/2000.
  3. 3. Plinio Corrêa de Oliveira, Revolução e Contra-Revolução, Artpress, S. Paulo, 4a. edição em português, 1998, Parte III. (na qual o autor descreve o nascimento da IV Revolução – a Revolução Cultural, que procura implantar uma sociedade tribal e anárquica).

4. http://catolicismo.com.br/Acervo/Num/0466/P04-05.html

Descoberta de 300 armas medievais evoca era de paz na Espanha

No Castillo de la Estrella, na Espanha, descobriram mais de 300 armas medievais dos cavaleiros da Ordem de Santiago: adagas, espadas, lanças, pontas de flechas, fragmentos de armadura, cota de malha e uma armadura completa do século XIV, além de material obtido dos mouros na conquista de Granada.

O achado teve repercussão internacional, pois ajudou a reconstruir mentalmente uma ordem religiosa, social e política equilibrada e adaptada às necessidades psicológicas e morais da alma humana.

Pensar nessa ordem traz uma paz e uma satisfação perdidas na cacofônica desordem universal na qual vamos afundando.

ABIM

Mãe e filho morrem em veículo que progenitora terá incendiado em Sines

“A mulher terá regado o carro com combustível, com os dois filhos lá dentro. A mãe e a criança mais nova morreram carbonizadas, [enquanto] a filha mais velha conseguiu sair”, acrescentou o CDOS.

Uma mulher e uma criança morreram carbonizadas no interior de um veículo em Porto Covo, Sines, na segunda-feira à noite, suspeitando as autoridades que a mãe tenha incendiado a viatura, da qual outra criança conseguiu fugir.

“A mulher terá regado o carro com combustível, com os dois filhos lá dentro. A mãe e a criança mais nova morreram carbonizadas, [enquanto] a filha mais velha conseguiu sair”, acrescentou o CDOS.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Sines, Hugo Cruz, explicou que a mulher, de 29 anos, “terá ateado o fogo com um isqueiro”.

“A criança mais nova, de 04 anos, morreu carbonizada”, não sabendo ainda os bombeiros precisar o sexo, referiu o comandante.

A filha mais velha, uma menina de 10 anos, terá conseguido abrir uma das portas da viatura e sair, com “ferimentos ligeiros”, pelo que foi transportada para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, disse.

Segundo o comandante do destacamento territorial de Santiago do Cacém da GNR, Luís Molano, igualmente em declarações à Lusa, o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária de Setúbal.

Para o local do sinistro, foram mobilizados 30 operacionais, apoiados por 13 veículos, dos bombeiros, GNR, PJ e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), com uma ambulância de suporte imediato de vida e a viatura médica de emergência e reanimação.


Deco denuncia cobrança de 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas da NOS

A Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor informou hoje que denunciou à ANACOM que tem sido cobrado aos consumidores nas lojas da NOS Comunicações um valor de 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas.

Em comunicado, a associação diz ter recebido reclamações de consumidores a quem tem sido cobrado nas lojas da empresa de telecomunicações NOS um valor extra de 80 cêntimos pelo pagamento presencial das suas faturas, uma prática que a associação considera “ilegítima”.

Os consumidores, além de terem de pagar mais 80 cêntimos pelo seu serviço de telecomunicações, veem também limitado o direito de livre escolha quanto à forma de pagamento, segundo a associação.

“Esta cobrança lesa gravemente os direitos dos consumidores seus clientes e é uma violação dos princípios da universalidade e igualdade que resultam da natureza pública do serviço de telecomunicações”, refere a DECO.

A associação considera igualmente que é “uma prática abusiva”, ao forçar os consumidores a “optar contra a sua livre vontade, por outra forma de pagamento”.

“À semelhança do que já acontece neste e noutros setores, os consumidores podem ser incentivados, inclusivamente através da oferta de benefícios ou descontos, a utilizar determinados meios de pagamento (como o débito bancário), mas o direito de liberdade de escolha deve pertencer sempre ao consumidor, que não deve ser penalizado por optar por determinada forma de pagamento”, sublinha a Deco.

A associação chama a atenção para o facto de ser “particularmente gravosa para os consumidores mais vulneráveis, nomeadamente idosos com menores rendimentos ou com baixa literacia digital que preferem pagar as suas faturas de telecomunicações em loja”.

Igualmente preocupante, segundo a Deco, foi a forma como a NOS introduziu este custo extra, "sem a devida informação aos consumidores desta alteração contratual".

Madremedia/Lusa

SERÁ QUE ELES DORMEM EM PAZ?


Não sei se Fidel Castro dorme em paz.
Não sei se De Gaulle dormia em Paz.
Não sei se Ho-Chi-Min dormia em paz.
Não sei se Kennedy dormia em paz.
Não sei se Mao-Tse-Tung dormia em paz.
Não sei se Chang Kai-Chek dormia em paz.
Não sei se Lyndon Johnson dormia em paz.
Não sei se Jimmy Carter dorme em paz.
Não sei se Truman dormia em paz.
Não sei se Churchill dormia em paz.
Não sei se Hitler dormia em paz.
Não sei se Brejnev dormia em paz.
Não sei se quem está no poder 15 ou 20 anos intocável no poder,
Se quem ficou todo esse tempo no poder,
se quem apertou ou mandou apertar botões e gatilhos dormia ou dorme em paz.
O que sei é que os líderes pacifistas comem pouco, dormem pouco, e, por serem desprotegidos, correm maior risco de vida do que os que fizeram ou fazem as guerras. E ainda por cima, são perseguidos e odiados como se fossem eles os causadores de todas as desgraças da Humanidade!!!

Pe. ZEZINHO,scj

MAS, A PAZ É POSSÍVEL!
Quando lutamos e trabalhamos pela implantação da justiça, quando perdoamos e amamos, quando repartimos o pão e os bens entre todos, quando combatemos a miséria e favorecemos o progresso humano, quando somos germes de união no nosso ambiente familiar, estudantil, de trabalho, de diversão... na nossa vida de cada dia, a paz é possível!
Enquanto não se respeitarem todos o direitos do homem, e este for vítima de opressões e de injustiças, não pode haver paz.
Enquanto os políticos julgarem e tratarem os que estão legitimamente no poder como rivais e inimigos que é preciso abater e derrubar por qualquer forma , como pode haver paz?
Enquanto a autoridade for uma luta à procura de poder, glória e dinheiro, como pode haver paz?
Enquanto a verba do mundo maior for para armamentos e para os homens das armas, como pode haver paz?
Enquanto houver milhões de crianças que morrem à fome, como há-de haver paz?

Em “Osservatore Romano”
Edição portuguesa de 12.1.1986.p.(23)11

Vamos reflectir nisto

LIBERDADE E PAZ PARA A UCRÂNIA = SOLIDARIEDADE PARA COM O POVO UCRANIANO

O LITORAL CENTRO (Diário Online) solidariza-se com a luta do Povo Ucraniano!
Não sei Vladimir Putin dorme em Paz com a dimensão de mortes e sofrimento que deliberadamente está a provocar contra um Povo indefeso que tem o direito a viver livre no seu País.

Joaquim Carlos
(Director)