domingo, 3 de dezembro de 2023

JOSÉLITO MARQUES DA SECÇÃO DE AR LIVRE DA COLUMBÓFILA PARTICIPOU NO EPIC TRAIL RUM AZORES

 
Numa organização do Clube Açoriano de Triatlo, Trail e Turismo” (CATTT) com a orientação técnica do “Morcegos Trail, realizou-se no passado dia 2 de dezembro, o Epic Trail Run Azores by Decathlon, com provas em diferentes distâncias de trail pontuáveis para os diversos circuitos nacionais da ATRP.
Este evento certificado pela Internacional Trail Run Association (ITRA), pela UTMB world series, pela Associação Trail Running Portugal, integra o Circuito de Trail São Miguel, sendo constituído por 4 provas e que tem por base a corrida em trilhos na Ilha de São Miguel, Açores percorrendo os concelhos de Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação, Ribeira Quente, Furnas, Lagoa (Ribeira Chã, Água de Pau) com a meta instalada em Vila Franca do Campo no pavilhão Açor Arena.
Participou na prova de 60km o atleta da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, Joselito Marques, que concluiu a sua prova em 11h54m, alcançando no final o 72° lugar na classificação geral masculino e 29° lugar no escalão M40.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas LoisasZeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Marinha Grande | ARTE CONTEMPORÂNEA DE ANTÓNIO A. CRISTO PATENTE EM VIEIRA DE LEIRIA

 “Retrospectiva 2023 - A Arte Abstrata de AACristo” é a exposição de arte contemporânea da autoria do artista António Aleixo Cristo, que está patente na Galeria Tony Vitorino, em Vieira de Leiria, até 6 de janeiro de 2024.
A mostra organizada pelo Município da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de LEIRIA, foi inaugurada no passado sábado, 2 de dezembro, na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do presidente da Junta, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; do artista António Cristo; do curador Aquilino Ferreira; e de vários convidados.
Na inauguração, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, elogiou o trabalho artístico de António Cristo, bem como o dinamismo que o curador Aquilino Ferreira tem impelido à Galeria, desafiado o público a conhecer a exposição e a contemplar arte contemporânea.
As 45 obras expostas retratam o “trabalho intenso, criativo e apaixonado” do artista ao longo do último ano, nas quais foram utilizadas técnicas mista, digigravura, artes digitais, fotografia, spray, entre outras, onde se denotam influências de arte urbana, pop arte ou grafitis.
António Aleixo Cristo (AACristo), nascido em Estômbar (Algarve), revelou desde cedo uma inclinação para a criação estética, através de diversos meios plásticos e visuais, como pintura, reproduções seriadas, cerâmica, etc. Partiu para o estrangeiro na década de 60, onde se dedicou à pesquisa de linguagens plásticas não convencionais. Viajou e trabalhou em vários países europeus e iniciou-se na pintura como autodidata, tendo realizado várias exposições individuais.

Regressou temporariamente a Portugal no final dos anos 80 e estabeleceu contactos com artistas locais e estrangeiros no Algarve (Portimão), onde continuou a sua investigação plástica experimental no domínio do expressionismo matérico. Explorou também a fotografia e a seriação gráfica de matrizes originais miniaturais e de pequeno formato. Até ao presente, tem preservado a sua identidade física, divulgando apenas algumas imagens digitais originais através de meios comuns e aleatórios da Internet.
                               
A exposição fica patente ao público até ao dia 6 de janeiro de 2024, todos os dias, das 10h00 às 19h00. A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | EX-CAPITÃO DE HÓQUEI EM PATINS EDUARDO CAPELA HOMENAGEADO


O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e o vereador do desporto, João Brito, participaram numa homenagem ao ex-capitão de hóquei em patins Eduardo Capela, falecido na passada semana, que se realizou no pavilhão do Sporting Clube Marinhense (SCM), na noite de sábado, 2 de dezembro.
O presidente da Câmara destaca Eduardo Capela como tendo sido ”um atleta exemplar, dedicado à prática e promoção do hóquei em patins, que inspirou várias gerações de hoquistas, pela sua dedicação ao clube, pela representação que fez da Marinha Grande e pelos seus valores humanos”.

Os dirigentes do SCM salientam que o clube “teve a sorte de ter na sua história uma pessoa com os valores como os que ele nos transmitiu enquanto atleta, sócio e amigo do clube”, que “personificava a essência do verdadeiro amor à camisola”.
Na homenagem estiveram presentes os seus familiares, que receberam do clube uma peça em vidro e uma camisola do clube, à qual se seguiu o cumprimento de um minuto de silêncio antes do arranque do jogo que pôs frente a frente o SCM e o Famalicense AC, a contar para a Taça de Portugal.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Opinião: As imposições descabidas da Europa aos pequenos clubes portugueses...

 Em Portugal praticamente todos os jovens com menos de 25 anos aprenderam a jogar futebol em relvados sintéticos. Esta geração beneficiou durante toda a sua aprendizagem, ao contrário das gerações anteriores, da disseminação por todo o país de condições que fazem, nos dias de hoje, dos jogadores portugueses de futebol, uma referência em todo o mundo devido à sua qualidade. 
Este esforço de acabar com os campos "pelados" em pouco tempo só foi possível devido a um grande investimento do poder autárquico junto dos pequenos clubes que por sua vez, com grande proximidade às populações,  identificaram e trabalharam dia após dia, novos talentos muitas vezes somente por "paixão" à modalidade e à sua terra.

No entanto, o tempo corre mais depressa do que desejamos e as alterações climáticas exigem que os materiais usados neste género de relvados sejam substituídos pois a existência de partículas poluidoras nestes relvados requerem, segundo normas europeias, uma rápida substituição. 

Mais uma vez, neste caso tal como em muitos outros, a Europa parece desconhecer a situação financeira e real destes pequenos clubes portugueses que são de grande importância para a formação desportiva dos jovens e que financeiramente já dão dores de cabeça a dirigentes que sem qualquer interesse pessoal, fazem "das tripas coração" para levar mais adiante o clube da sua terra.

O número de campos sintéticos em Portugal é enorme e é simplesmente impossível à maior parte dos pequenos e médios clubes cumprirem com as exigências de uma Europa que legisla nos gabinetes para países ricos sem terem a mínima noção do número de pequenos clubes portugueses que não conseguirão a substituição dos relvados sintéticos para um material "amigo do ambiente" em tão curto espaço de tempo.

Seria bom que a Europa ao legislar por uma boa causa, visitasse o terreno e soubesse porque é que um país pobrezinho chamado Portugal tem os melhores jogadores de futebol do mundo.

Seria bom que conhecesse a vontade e o querer de dirigentes,  técnicos, autarcas e desportistas que todos os dias abdicam de tempo com grande sacrifício pessoal e económico em busca de resultados desportivos e em prol da formação dos jovens.

Não nos venha a Europa falar de proibições sem falar em ajudas e tentem entender o porquê de sermos os melhores...a não ser que queiram estragar o que foi bem feito e que deixemos de ser os melhores no futebol...essa ideia também já me ocorreu...

Será?

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 

Cantanhede | Programa estende-se até 7 de janeiro. Magia do Natal já chegou ao centro da cidade de Cantanhede

 
A atmosfera de Natal intensifica-se no concelho de Cantanhede com um programa de animação cultural especialmente associado ao espírito que caracteriza esta época do ano. Como habitualmente, a agenda do mês de dezembro é quase integralmente dominada por eventos alusivos à quadra natalícia, na maioria organizados pela Câmara Municipal ou com o apoio da autarquia, no âmbito de parcerias com outras entidades.
Na última sexta-feira, primeiro dia de dezembro, foram inauguradas iluminações de Natal, com destaque para o edifício dos Paços do Concelho, junto ao qual foi instalada uma árvore de Natal de grandes dimensões.
Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal nas ruas mais movimentadas da cidade, a Praça Marquês de Marialva transformou-se no palco principal das atividades natalícias, com exposições, concertos, presépios, mercadinho, música, jogos, ateliês criativos e pinturas faciais.
Esta época fomenta o encontro das famílias, neste caso a pretexto da celebração em que esse encontro adquire um significado ainda mais profundo”, refere a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que destaca o “ecletismo” do programa delineado pela autarquia para assinalar a quadra natalícia, com especial enfoque nas atividades dirigidas às crianças, “para quem esta época do ano assume uma magia especial”.
Ao intervir na sessão de inauguração das luzes de Natal, na qual também marcaram presença o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, a vereadora Célia Simões, e o presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, Helena Teodósio enfatizou que “há muitos e bons motivos para as pessoas visitarem Cantanhede durante esta quadra”.
Uma das novidades na programação deste ano é a realização, de 8 a 10 de dezembro, da Mod’Arte Cantanhede, iniciativa que inclui workshops e dois desfiles de moda, um primeiro proporcionado por lojistas do concelho e um segundo que contará com a apresentação de criações artísticas de jovens designers também do concelho.
Da programação consta ainda uma tômbola de Natal, até 27 de dezembro, um carrossel para crianças, até 7 de janeiro, e espetáculos musicais em várias freguesias.
Ainda no âmbito desta quadra, a Biblioteca Municipal acolhe a partir de 6 de dezembro a exposição “Nasceu um Menino”, uma mostra que reúne trabalhos do Mundinho d’Arte ateliê.
Destaque ainda para os presépios de cortiça, de Samuel Machado, e em calcário, da autoria de Carla Ferreira, que já podem ser apreciados na Escola Conde Ferreira e Largo Conselheiro Ferreira Freire, respetivamente.
A chegada do Pai Natal à Praça Marquês de Marialva terá lugar no dia 16 de dezembro, sábado, com início às 16h30, trazendo consigo muita alegria, música e muitas surpresas.

Paulo Cardantas 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo