sábado, 24 de fevereiro de 2024

Ontem, dia 22 de fevereiro. Biblioteca Municipal recebeu sessão Encontro (D)Escola: construção de uma comunidade aprendente

 

O auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede recebeu, no passado dia 22 de fevereiro, o Encontro (D)Escola: construção de uma comunidade aprendente. Com a organização partilhada pela Universidavde de Coimbra, a Universidade Aberta e o Município de Cantanhede, a iniciativa contou com a presença de cerca de uma centena de participantes de forma presencial e mais de cinquenta à distância.

Na sessão de abertura esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Diogo Casanova, vice-reitor da Universidade Aberta, e Maria Paula Paixão, diretora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que acompanhou o encontro por via telemática, e ainda a Prof. Doutora Teresa Pessoa, dinamizadora do projecto inovador Educ@rteNatureza.

Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para agradecer à Universidade de Coimbra e à Universidade Aberta e “felicitar o projeto inovador Educ@rteNatureza pela temática deste encontro, do maior interesse, e a escolha deste projecto inspirador que é o (D)Escola para aprendermos com essa experiência, e sobretudo por esta possibilidade de reflexão sobre a importância determinante da relação entre as escolas, bibliotecas, associações locais, instituições, os equipamentos culturais e equipamentos verdes, numa lógica de construção de uma comunidade de aprendizagem dinâmica e participativa. Dois projetos que estreitam os laços comunitários, que valorizam e empoderam as comunidades locais, exemplo de articulação de saberes, vontades e recursos, conducentes à construção de comunidades aprendentes.”

Trata-se de uma temática cada vez mais importante e atual”, tendo o autarca enaltecido este projeto que “contraria a formatação que prende a educação, e especialmente a escola, a parâmetros tradicionais”. O autarca elogiou o “carácter social deste projeto”, desenvolvido muitas vezes, “de e para comunidades desfavorecidas, despertando os jovens para aspetos culturais e humanos”. Pedro Cardoso destacou, ainda, a importância “das atividades desenvolvidas “à medida de” e não “a pedido de”, permitindo assim “melhorar a educação dos jovens através do estabelecimento de redes, tão importantes nas sociedades de hoje”.

No primeiro painel do Encontro foram oradoras Margarida Fragoso, da Direção Municipal da Cultura do Município de Lisboa, responsável pelo projeto (D)ESCOLA; Lurdes Caria, coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Francisco Arruda, Lisboa; Vanda Pereira, da Biblioteca de Alcântara, e Inês Brito de Araújo, coordenadora executiva, todas associadas ao projeto (D)ESCOLA e que fizeram a sua apresentação nas suas diversas facetas.

Integraram o segundo painel Teresa Pessoa, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, coordenadora do Projeto Educ@rteNatureza, Pedro Cardoso, edil do Município de Cantanhede, Margaria Fragoso, do Projeto (D)ESCOLA e Isabel Nina, docente e coordenadora Interconcelhia de nove Redes de Bibliotecas Escolares, uma das quais a de Cantanhede (RBC).

Neste Encontro foram mostradas várias atividades realizadas no âmbito do projeto (D)ESCOLA, do Município de Lisboa, nas quais a aprendizagem dos alunos e de outros aprendentes se realizam, não só com o apoio da Escola formal, mas, igualmente, de instituições culturais como Bibliotecas Escolares, Museus, Teatros, Associações diversas, Universidades, entre outras. Também foi destacado o papel dos professores bibliotecários assim como o trabalho importante da rede de Bibliotecas do concelho.

Nas suas intervenções os oradores reforçaram a importância da aprendizagem não formal, em contexto escolar, mas, igualmente, ao longo da vida, recorrendo a parcerias com as Instituições culturais existentes nas Comunidades e todas as que podem oferecer práticas de sustentabilidade e boa gestão ambiental.

Este Encontro contou com o apoio da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC), através de um lanche servido pelos alunos do 12.º ano do Curso de Restaurante-Bar.

No encerramento da sessão houve um momento musical a cargo de um grupo de alunos da Associação Musical da Pocariça.

Marcaram presença na iniciativa vários produtores locais que tiveram os seus produtos gastronómicos à venda: Isabel Mioto, de Cadima (tremoços); Padaria S. João, Dorinda Branco, Franciscas (bolo mulato); Bolos da Avó Madalena; Luís e Paula Antunes (bolos de Ançã e de cornos), Vitivinicultura, Rui Ferreira (Pena); Licor do Ti Zé, José Augusto, Febres; Cantinho da Ofélia, Ofélia Cipriano, Sepins (bolo da Páscoa) e Mel da Casa de Sepins, Vítor Couceiro, Sepins.

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA REÚNE DIA 26 EM SESSÃO ORDINÁRIA

 
| 𝐄𝐦 𝐜𝐮𝐦𝐩𝐫𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐝𝐢𝐬𝐩𝐨𝐬𝐭𝐨 𝐚𝐫𝐭𝟐𝟕𝐝𝐚 𝐋𝐞𝐢 𝟕𝟓/𝟐𝟎𝟏𝟑, 𝐝𝐞 𝟏𝟐 𝐝𝐞 S𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, 𝐧𝐚 𝐬𝐮𝐚 𝐫𝐞𝐝𝐚c𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐚𝐭𝐮𝐚𝐥, 𝐞 𝐝𝐨 𝐚𝐫𝐭𝟑𝟔𝐝𝐨 𝐑𝐞𝐠𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐀𝐌, o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, convocou 𝐮𝐦𝐚 𝐒𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐎𝐫𝐝𝐢𝐧𝐚́𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐬𝐭𝐞𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐏𝐚𝐢𝐯𝐚, 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 próximo 𝐝𝐢𝐚 𝟐𝟔 𝐝𝐞 F𝐞𝐯𝐞𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨, 𝐜𝐨𝐦 𝐢𝐧𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐚̀𝐬 𝟐𝟎:𝟎𝟎 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬, 𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐫 𝐧𝐨 𝐒𝐚𝐥𝐚̃𝐨 𝐍𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐝𝐨 𝐄𝐝𝐢𝐟𝐢́𝐜𝐢𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐏𝐚𝐜̧𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨, 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐬𝐞𝐠𝐮𝐢𝐧𝐭𝐞 𝐨𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨𝐬:
Período Antes da Ordem do dia
1. Informações gerais e expediente.
2. Votação da acta da Reunião Ordinária de 18 de dezembro de 2023.
3. Assuntos gerais de interesse municipal.
4. Apreciação da informação escrita da atividade da CM e da situação financeira do Município.
Período de Intervenção do Público
5. Intervenção do Público.
Período da Ordem do dia
6. Dirigentes intermédios de 2.º e 3.º grau – Abertura de procedimentos concursais/designação do Júri de recrutamento – Apreciação e deliberação.
7. Proposta de Alteração dos Limites Administrativos entre as Freguesias do Concelho
Apreciação e deliberação.
8. Informação para apreciação e conhecimento da AM:
8.1. Compromissos Plurianuais – 4.º Trimestre de 2023.
8.2. Declaração de compromissos plurianuais a 31.12.2023.
8.3. Declaração de recebimentos em atraso a 31.12.2023.
8.4. Declaração de pagamentos em atraso a 21.12.2023.
8.5. Relatório de Atividades da CPCJ de Castelo de Paiva – 2023.
8.6. Relatório de conclusões dos procedimentos de auditoria aos exercícios de 2017 a 
2021 – Município de Castelo de Paiva.
Período de Intervenção do Público
9. Intervenção do Público.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Na noite do próximo dia 2 de Março. IBERIAN ENSEMBLE PROMOVE RECITAL NA IGREJA PAROQUIAL DE FORNOS

 

No âmbito da programação da Rota do Românico, a Igreja de São Pelágio de Fornos, em Castelo de Paiva, vai receber, no próximo dia 2 de Março, pelas 21h30, um recital do “ Iberian Ensemble “.

Este é um evento enquadrado no Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24 do Iberian Ensemble, na Rota do Românico, sendo que, o Iberian Ensemble, grupo de música antiga sob a direção artística de Alexandre Andrade, dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII.

Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
No concerto agendado para a Igreja Paroquial de Fornos, o Iberian Ensemble contará com a presença dos músicos Alexandre Andrade [flauta barroca] e Ivan Oliveira [teorba e guitarra barroca].

O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património, promovido pelo Iberian Ensemble, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico, tendo esta iniciativa cultural entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS FESTAS DA CIDADE 2024

 As Festas da Cidade 2024 vão acontecer no Parque da Cerca, de 29 de maio a 2 de junho, com a organização do Município da Marinha Grande. As inscrições para as áreas de gastronomia, artesanato, doçaria e licores já estão abertas.
Este ano, o evento abrange mais dias do que as edições anteriores e é antecipado pela Festa da Criança, que se realiza no mesmo recinto, de 22 a 25 de maio.
Os cabeças de cartaz são os seguintes:
25 de maio . sábado (Festa da Criança) – Nina Toc Toc
29 de maio . quarta-feira – D.A.M.A
30 de maio . quinta-feira (feriado) – Artistas Locais
31 de maio . sexta-feira – Julinho KSD
1 de junho . sábado – Calema
2 de junho . domingo – Toy
As Festas da Cidade da Marinha Grande constituem um dos maiores eventos de cariz económico, cultural, social e recreativo que se realizam no concelho e que se têm revelado fundamentais na dinamização e divulgação de diversas atividades existentes, designadamente no âmbito do artesanato, turismo, comércio, indústria e serviços, dando também a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações do concelho.

As regras de participação nas diversas áreas e a ficha de inscrição estão disponíveis no sítio de internet da Câmara Municipal, no endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/festasdacidade2024   ou no site https://associativismo.cm-mgrande.pt/documentos  .

Os prazos de inscrição são os seguintes:
Área da Gastronomia (Associações) - Até ao dia 15 de março de 2024;
Área do Artesanato, Doçaria e Licores (Associações, Instituições de Ensino e Entidades sem fins lucrativos) - Até ao dia 15 de março de 2024;
Área de Artesãos - Até ao dia 12 de abril de 2024.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Município de Águeda distinguido pelos eventos desportivos

 Taça de Portugal de Maratona de Canoagem, Mundial de Motocross e Troféu Trail Terras de Águeda eleitos na lista dos melhores eventos desportivos do país
A Câmara de Águeda acaba de ser distinguida, entre as autarquias que fazem parte dos Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelos eventos desportivos que promove e/ou apoia com três projetos distintos. A cerimónia decorreu hoje, na Mealhada, no decorrer de um seminário sobre “Gestão de eventos desportivos em contexto municipal”.
Águeda conquistou o 1.º lugar pelo melhor evento desportivo nacional, entre os municípios com uma população entre 25 001 e 50 000 habitantes, com a Taça de Portugal de Maratona em Canoagem, que decorreu a 6 de maio em Óis da Ribeira e que foi organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a ARCOR - Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira e com a Câmara Municipal de Águeda.
O Mundial de Motocross, que decorreu em março do ano passado (e tem data marcada já para 5 e 6 de maio próximo, no Crossódromo do Casarão) alcançou o 2.º lugar na categoria de melhor evento internacional. O evento é organizado pela ACTIB – Águeda Action Club em parceria com o Município de Águeda.
Águeda obteve também o 3.º lugar pelo melhor evento local, com o Troféu Trail Terras de Águeda, organizado pela Câmara Municipal em parceria com várias entidades (clubes, associações e Juntas de Freguesia). Realizado ao longo de nove meses, foram percorridos 560 quilómetros por todo o concelho, em 11 etapas, onde participaram mais de 5 500 atletas.
Refira-se que estes prémios são atribuídos pela Plataforma Cidade Social, no âmbito do Programa Municípios Amigos do Desporto.


*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE CICLO DE CINEMA “FILMES QUE CONTAM ABRIL”

 Atividade integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril
 
O Município de Silves, com o objetivo de promover uma prática Descentralização Cultural junto de todas as freguesias do concelho, irá promover o Ciclo de Cinema “Filmes que contam ABRIL”.
A atividade integra o programa que celebra 50 anos do 25 de Abril no concelho de Silves  e tem como objetivo  explorar a temática  do 25 de abril, a ditadura antes e depois e a revolução, através de diversos registos cinematográficos produzidos por realizadores portugueses e estrangeiros.
Celebre connosco a história e o futuro que todos queremos mais justo e participado.
 
De entrada gratuita, o Ciclo de Cinema decorrerá até ao mês de outubro, com a seguinte programação:
 
» 27 de fevereiro | 21H00
SALGUEIRO MAIA “O IMPLICADO” de Sérgio Graciano
Local I Junta de Freguesia de Tunes
 
» 24 de março | 21h00
NATUREZA MORTA de Susana Sousa Dias
Local I Casa do Povo de Alcantarilha 
 
» 12 de abril | 21h00
O JOVEM CUNHAL de João Botelho
Local I Sociedade de Instrução e Recreio de São Marcos da Serra
 
» 4 de maio | 21h00
A PÁTRIA de Bruno Gascon
Local I Centro Cultural Athaide d`Oliveira (antigo celeiro) - Algoz
 
» 5 de julho | 21h30
O HOMEM DO LIXO de Laura Gonçalves (curta metragem) E BOM POVO PORTUGUÊS”
de Rui Simões
Local I Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines
 
» 13 de julho | 21h30
LINHA VERMELHA de José Filipe Costa
Local | Zona Lateral da Igreja Matriz de Pêra
 
» 25 de agosto | 21h30
AS ONDAS DE ABRIL de Lionel Baier
Local | Espaço Exterior da Junta de Freguesia de Armação de Pêra
 
» 12 de outubro | 21h00
UM ADEUS PORTUGUÊS de João Botelho
Local | Teatro Mascarenhas Gregório I Silves
 
Junte-se a nós nesta digressão cinematográfica que a todos promete envolver.