segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

OPINIÃO PSD "está derrotado porque tem dois candidatos que não têm nada para apresentar ao país"

"João Lourenço está mal informado sobre Portugal"

Miguel Sousa Tavares considera a corrida à liderança do PSD, entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes, "completamente desinteressante". O comentador SIC considera que o partido "está derrotado porque tem dois candidatos que não têm nada para apresentar ao país".

Eu, Psicóloga | Entenda por que as celebridades vestiram preto na premiação do Globo de Ouro

Ação foi organizada pelo Time's Up, entidade liderada por mulheres em Hollywood que luta contra assédio e desigualdade de gênero


O tapete vermelho do Globo de Ouro é sempre um dos mais aguardados da temporada de premiações em Hollywood. Desta vez, no entanto, o red carpet gerou expectativa por outro motivo: a campanha do Time's Up, entidade recém-criada por mulheres que trabalham na indústria cinematográfica para lutar contra o assédio e a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Com o endosso de mulheres como a roteirista Shonda Rhimes e as atrizes Meryl Streep e Reese Witherspoon, o Time's Up lançou sua primeira ação com um pedido: que as convidadas para o Globo de Ouro deste ano usassem preto para a festa, usualmente conhecida por seu tom mais informal e divertido do que os Oscars.

"No domingo vestimos preto para manifestar solidariedade às mulheres e homens em todos os lugares que foram silenciados pela discriminação, assédio ou abuso. Aonde quer que você esteja, quem você seja, o que for que esteja fazendo. Junte-se a nós", convocou um dos posts da conta do Time's Up no Instagram que, criada há apenas seis dias, já conta com 175 mil seguidores.

O movimento, naturalmente, surge diante da leva de denúncias que continuam a atingir alguns dos homens mais poderosos de Hollywood. O caso mais emblemático, até agora, foi o do produtor Harvey Weinstein. Após décadas desfrutando de prestígio, Weinstein sucumbiu após um artigo do "The New York Times" revelar que, por anos, o produtor assediou atrizes e funcionárias da Miramax e da Weinstein Company, empresas das quais é co-fundador. A reportagem fez com que celebridades como Angelina Jolie, Gwyneth Paltrow, Lea Seydoux e Cara Delevingne quebrassem o silêncio e contarem que também foram vítimas de assédio e intimidação por parte de Weinstein.

As revelações do caso de Weinstein não impressionam apenas por mostrar como algumas das mulheres mais famosas, ricas e influentes do mundo estão também à mercê de agressores no ambiente de trabalho. Atrizes menos conhecidas, como Ashley Judd e Mira Sorvino, tiveram oportunidades de ascender na carreira perdidas por conta da influência do produtor americano, após as duas esquivarem-se de suas abordagens sexuais.

Além de Weinstein, somam-se denúncias de assédio contra o ator Kevin Spacey (neste caso, as investidas teriam sido em homens), o diretor Brett Ratner e o comediante Louis C.K, apenas para citar os casos de maior repercussão.

Eu, Psicóloga | Síndrome da genitora tóxica: por que minha mãe não gosta de mim?



É um tabu em nossa sociedade aceitar que haja mães que não gostem de suas filhas, mas isso é mais real e frequente do que gostaríamos de admitir. Como tudo aquilo que é difícil de aceitar e digerir, tendemos a negá-lo. Mas existem, vemos suas vítimas no consultório, lutando para preencher um buraco negro de infelicidade que arrastam desde a infância e que na maioria dos casos nem vem à consciência, porque dói falar dele.

A mãe tóxica é uma mulher que atingiu a maternidade por caminhos pouco desejados, por convenções, porque assim estava programado seu roteiro de vida, porque era isso que se esperava delas. Renegar a maternidade ou simplesmente exercer o direito de não fazer parte dela não era, e não é, algo aprovado pela sociedade. Aquelas mulheres que decidiram livre e abertamente não ser mães foram vistas com receio e suspeita pela maioria à sua volta. Sempre. Mesmo agora. Falamos de uma minoria valente e coerente que decidiu sozinha qual era sua vontade e seu caminho. Muitas outras, no entanto, aceitaram gestar, parir e criar como algo inevitável. Não é tão difícil entender que algumas daquelas filhas não apenas não tenham sido amadas incondicionalmente, como percebidas como um inconveniente, um obstáculo, uma rival e até uma projeção daquilo que elas queriam ser.


"Não é fácil encontrar a felicidade em nós mesmos, e não é possível encontrá-la em nenhum outro lugar" (Agnes Repplier) 

Na maioria são mulheres muito narcisistas ou infantilizadas, que nunca assumiram o papel de mãe e que continuam filtrando o mundo a partir de sua necessidade e seu desejo. Outras são mulheres amarguradas, cuja vida não se parece em nada com o que esperavam, profundamente infelizes, que usam suas filhas como bode expiatório, projetando nelas o foco de sua insatisfação. Há diferentes formas de mães tóxicas, mas todas incluem a culpa, a manipulação, a crítica cruel, a humilhação, a falta de empatia, o egocentrismo puro. São mães que fazem saber a suas filhas que não estão à altura do que se espera delas, invejam seus êxitos, desconfiam de sua necessidade de independência, rivalizam com elas num patológico palco vital no qual a vítima nem sabe que o é.

A mãe que não ama despeja sua toxicidade de diferentes formas. Há mães que invejam suas filhas e tentam anulá-las, mães que superprotegem e absorvem excessivamente, na tentativa de evitar o sentimento de culpa por não ter querido ter esse filho, mães voltadas unicamente à “fachada”, que exigem que suas filhas se encaixem num molde que elas mesmas criaram para se exibir, mães que usam a doença e a vitimização como principal estratégia de manipulação, mães dependentes que invertem os papéis e fazem que sejam suas filhas que se encarreguem de seu bem-estar físico e emocional e mães que, infelizmente, encaixariam-se em vários desses roteiros de filme de terror.

A maioria das meninas criadas por esse tipo de mulher não é capaz de entender que toda sua insegurança, falta de autoestima, necessidade de aprovação, autoexigência brutal, dificuldade para a intimidade emocional e vazio profundo derivam da falta de amor primário. Para uma pessoa, aceitar que sua própria mãe não a quis e não gosta dela é um dos processos psicológicos e emocionais mais difíceis de superar e tem consequências devastadoras em todos os aspectos da vida. A essa desproteção crônica é preciso acrescentar a incompreensão dos outros, uma sociedade disposta a olhar para o outro lado diante de uma realidade tão antinatural. As mulheres criadas por essas mães tóxicas chegam a duvidar até de sua própria saúde mental porque aos anos de maus-tratos emocionais, de tortura psicológica, é preciso somar o silêncio e a falta de apoio. Sabemos hoje, graças a numerosos estudos, que a falta de amor parental cria estruturas psíquicas desorganizadas que afetam muitas áreas da personalidade. A rejeição e a falta de amor materno produzem um estado crônico de avidez afetiva e um medo patológico do abandono.

Durante sua infância tratará por todos os meios de ganhar a atenção e a aprovação de sua mãe, o que resultará numa adulta que tentará por todos os meios ganhar a atenção e a aprovação do mundo. Não se sentirá digna de ser querida, terá aprendido que seu valor está no que faz e não no que é, a fragilidade e a insegurança serão companheiras de viagem e, com frequência, passará esse perverso legado a seus filhos, tornando assim crônico o círculo da infelicidade e da dependência.

Há muitos exemplos conhecidos de pessoas que, mesmo tendo alcançado sucesso social, laboral, econômico, expondo para o mundo uma fachada impecável de êxito na vida, são mortos-vivos, empregando toda sua energia em preencher esse vazio afetivo que há dentro delas; em nosso dia a dia somos rodeados de pessoas que tentam em vão preencher esse vazio (que chamamos de existencial, embora seja na verdade afetivo) pelos caminhos mais distintos, mas naufragando no pessoal com profundos sentimentos de vazio e solidão, que produzem a incapacidade de amar e ser amadas.

Obviamente há saída. É imprescindível dizer a essas mulheres que pode ser curada a menina prejudicada que há dentro delas e que parece dirigir sua vida. Como psicóloga que acompanha muitas dessas mulheres, não acredito no determinismo e defendo a capacidade resiliente que habita cada ser humano. Temos o dom da liberdade e a capacidade intrínseca de tomar o controle de nossa própria vida. Para isso é necessário tomar consciência de e dar nome àquilo que nos afetou, por mais difícil e brutal que isso seja. E é imprescindível fazer um luto: despedirmo-nos definitivamente da mãe que não tivemos, que já não teremos, e não continuar buscando, com braçadas de quem se afoga, maneiras infrutíferas de compensar esse oco escuro. Assumir sem culpa nenhuma que mãe não se escolhe e que viemos ao mundo programados para amar quem nos coube ser nossa mãe. Tomar a decisão interna de criar distância emocional e física da mulher que não soube nos querer e, acima de tudo, fazer da tentativa de não transmitir a ferida para nossas filhas um objetivo vital, uma cruzada.

Município fixa taxa de IMI em 0,3%


A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) respeitante ao ano de 2017 e a liquidar no ano de 2018, para os prédios urbanos, fixando-a em 0,3%, o valor mínimo legalmente previsto.

A deliberação foi tomada por maioria, na reunião da Assembleia Municipal realizada no dia 29 de dezembro, na sequência da proposta apresentada pela Câmara Municipal.

O regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais define que o produto da cobrança do IMI constitui receita dos municípios, podendo ser fixado entre 0,3 % e 0,45 % para os prédios urbanos.

As receitas do IMI destinam-se aos investimentos em curso e que se perspetivam lançar no concelho da Marinha Grande nas áreas das infraestruturas de redes municipais e requalificação urbana, cuja execução física e financeira terá um forte impacto na estrutura da despesa do orçamento camarário do ano de 2018.

Desfile de Carnaval a 9 de fevereiro



O Parque da Cerca, na Marinha Grande, recebe o tradicional Desfile de Carnaval das escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo, no dia 9 de fevereiro (sexta-feira), pelas 10h00, para o qual estão abertas as inscrições até ao dia 12 de janeiro. 

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e vai reunir crianças dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico públicos e privados das freguesias de Marinha Grande e Moita.

O Desfile tem início às 10h00, junto ao Arquivo Municipal, seguindo pela Avenida Infante D. Henrique em direção à Rotunda do Atrium. As crianças voltam pela mesma avenida em direção à Rotunda do Rotary, para seguirem pela Rua dos Bombeiros Voluntários até à Praça Guilherme Stephens. O desfile termina, cerca das 11h00, junto ao Arquivo Municipal, depois da passagem dos alunos pelo Jardim Stephens.

O Desfile de Carnaval 2018 tem o apoio dos Agrupamentos de escolas, PSP da Marinha Grande e Bombeiros Voluntários da Marinha Grande.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal assegura o apoio à sonorização que anima o corso carnavalesco, em Vieira de Leiria.

Philips y American Well forman asociación global en telesalud para la salud del usuario y la asistencia médica profesional


por Yesica Flores

  • Acuerdo de varios años para integrar las capacidades de atención virtual de American Well con las soluciones de salud digital de usuarios y profesionales de Philips
  • Primera implementación en la plataforma para padres Avent uGrow de Philips, que permite a estos acceder a consultas médicas las 24 horas del día, los 7 días de la semana logrando tranquilidad inmediata.
Ciudad de  México – Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA), líder mundial en tecnología de la salud, y  American Well™, proveedor líder de telesalud en EE.UU., que conecta a millones de usuarios con profesionales de la atención médica a través de consultas por video, anunciaron hoy la firma de una nueva alianza estratégica para ofrecer de manera conjunta soluciones de atención virtual en todo el mundo.
A través de esta asociación en el ámbito de la tecnología, las dos compañías trabajarán en conjunto para incorporar los servicios de telesalud de American Well en una serie de soluciones de Philips tanto para usuarios sanos como para pacientes con necesidades médicas, que se extiende al bienestar y la salud personales, a la gestión de salud poblacional y a programas clínicos. Un primer ejemplo es la aplicación para padres Philips uGrow que pronto incorporará servicios de cuidado de la salud a distancia provistos por American Well. La nueva alianza tiene como objetivo brindar una experiencia sin interrupciones mediante soluciones que permitan a los usuarios administrar mejor su salud.
Desde el 2006, American Well ha brindado a los usuarios acceso las 24 horas del día a profesionales de cuidado de la salud con licencia. Los pacientes pueden utilizar el servicio incluso cuando su médico de atención primaria no está disponible, gracias a la comodidad del acceso remoto y los cortos tiempos de espera. American Well también es la infraestructura de telesalud que usan los mayores pagadores, hospitales y empleadores de los EE. UU. , que en forma conjunta brindan servicios a más de 150 millones de estadounidenses, a nivel nacional. A través de las relaciones consolidadas en el sector, American Well, se está extendiendo para crear un mercado global para sus clientes y socios, para compartir recursos y para ofrecer una mejor atención digital.
“La asociación con American Well para ofrecer soluciones de atención virtual altamente personalizadas a usuarios y profesionales de la atención médica se adapta a la visión de Philips de ofrecer una atención coordinada 24/7, a lo largo del Contínuum de la Salud – la atención adecuada, en el momento y el lugar oportuno”, expresó Jeroen Tas, director de innovación y estrategia en Philips. “American Well ya colabora con muchos de los principales aseguradores y proveedores de la salud de los EE. UU., y ofrece excelentes oportunidades para el desarrollo de empresas conjuntas con el objetivo de crear una mejor experiencia del paciente en esta importante nueva área de servicio de salud digital”.
“Estamos encantados de participar en la ampliación y mejora de la excelente línea de productos de Philips”, afirmó Ido Schoenberg, médico, presidente y director ejecutivo de American Well. “Philips brinda excelentes programas y dispositivos para profesionales, junto con potentes herramientas de análisis. Con la incorporación de la atención de la salud a distancia, ahora pueden ofrecer desde recopilación de datos, hasta prestación de cuidados e intervención clínica. Juntos ayudamos a proveedores y pagadores a mejorar su modelo de atención mediante el uso de una serie de datos más amplios y precisos, que se analizarán de manera más rápida para cerrar de forma efectiva el ciclo con los pacientes”.
Los padres tendrán una conexión a pedido con un profesional de la salud pertinente
La primera etapa de la asociación aporta el servicio de atención médica a distancia de American Well a la aplicación para padres Avent uGrow de Philips. Esta actualización de la atención médica a distancia de uGrow fue anunciada hoy en EE. UU. y pronto se podrá descargar de App Store y de Google Play. La aplicación uGrow, diseñada para que los padres puedan supervisar el desarrollo de su bebé, se conecta de manera inalámbrica a un ecosistema de dispositivos, como el monitor inteligente para bebés de Philips Avent. La aplicación uGrow, que se incorporará al ecosistema a fines de este año, incluirá activación por voz con Amazon Echo y el kit para alimentación inteligente Philips Avent que controlará de manera automática la hora, el volumen y la duración de la alimentación de un bebé.
Una característica clave del sistema es la capacidad que tiene uGrow para que los padres compartan datos con profesionales de la salud y reciban asistencia personalizada. Al conectar a los usuarios directamente con los proveedores, American Well brinda una conexión de video en tiempo real, segura y con un profesional de atención médica pertinente (pediatra, médico de adultos o especialista en salud mental) en línea o por teléfono móvil, las 24 horas del día, los 7 días de la semana, y ayuda a programar una consulta con un especialista en lactancia. Por el servicio, los usuarios pagarán un honorario, que varía según el tipo de profesional y la duración de la consulta. Para los padres preocupados, la capacidad de la atención virtual que incorpora la aplicación ofrece una ventaja única, ahorra tiempo y costos, y evita las molestias de una visita a un centro de emergencias.
Además de uGrow, Philips aprovechará el kit de desarrollo de software (SDK por sus siglas en inglés) de atención médica a distancia de American Well para integrar las visitas por video sin interrupciones y de manera natural en una serie diversa de soluciones digitales de atención médica de Philips.  Las visitas de atención médica a distancia integradas de American Well se mejorarán aún más a través de la integración mediante un servidor con los sistemas clínicos y de salud de la población, en función de la plataforma Digital HealthSuite de Philips. A través de HealthSuite, los usuarios y los pacientes pueden tener el control seguro y total de sus datos personales, que incluye los datos de sus dispositivos conectados, y seleccionar los datos que comparte con los profesionales de la salud, lo que da como resultado una atención médica más integral, efectiva y personalizada, una experiencia superior del usuario y mejores resultados de salud.

Philips también se unirá al mercado de servicios clínicos American Well Exchange™, que permite a los socios intercambiar servicios de telesalud y redistribuirlos a nuevas poblaciones de pacientes. A través de Exchange, los programas de telesalud de Philips se pueden redistribuir a los planes de salud, a los empleadores y a los sistemas de salud dentro del ecosistema de American Well, y llevar la innovación de Philips directamente a una cantidad cada vez mayor de usuarios.
CES 2018
La aplicación uGrow de Philips Avent con American Well estará en exhibición en CES 2018 en el stand n.° 44019 (Sand Convention Center, Las Vegas, del 9 al 12 de enero de 2018). El 11 de enero a las 11: 30 a. m. PST, Jeroen Tas y el Dr. Ido Schoenberg disertarán en el Digital Health Summit sobre el “Hospital del futuro”. El 10 de enero a las 4:30 p. m. PST, Liat Ben-Zur, directora de Propuestas y Plataformas Digitales Conectadas de Philips disertará en el FamilyTech Summit sobre cómo la tecnología y el análisis de datos ayudan a construir vínculos más fuertes entre la madre y su bebé. Ambas sesiones tendrán lugar en CES 2018.
Para las actualizaciones en vivo durante estos eventos, siga la conversación @PhilipsLiveFrom y el hashtag del evento #CES2018, o visite nuestros canales de redes sociales adicionales en YouTube y LinkedIn.

MUNDO Siamesas de Gaza separadas com sucesso



AFP
A cirurgia de separação de duas gémeas siamesas palestinianas, na Arábia Saudita, foi um sucesso e as irmãs já não correm risco de vida.
As irmãs foram operadas no hospital pediátrico Rei Abdullah, em Riade. Partilhavam uma perna mas tinham corações e pulmões diferentes.
As crianças seguiram para a Arábia Saudita depois de, em outubro, ter sido notícia que ambas, recém-nascidas, corriam risco de vida caso permanecessem em Gaza.
A imprensa saudita, citada pela BBC, refere que a cirurgia teve nove fases e separou com sucesso os órgãos que as crianças partilhavam: intestinos, fígado e a região pélvica.

Fonte: SIC Noticias

Imagens do Hospital de Faro "denunciam o verdadeiro estado do nosso país"


A denúncia dos enfermeiros do Hospital de Faro sobre o caos que se vive nas urgências daquela unidade hospitalar, não escaparam ao 'crivo' de Maria Vieira. No seu já habitual tom crítico, defende que "isto é o que se passa na esmagadora maioria dos hospitais públicos e nos centros de saúde do país".
Imagens do Hospital de Faro "denunciam o verdadeiro estado do nosso país"
Em carta dirigida à presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, os enfermeiros do Hospital de Faro denunciaram, através de fotografias chocantes, o caos que tomou conta das urgências daquela unidade hospitalar onde trabalham.
A atriz Maria Vieira comentou o caso, na sua página do Facebook, começando por salientar que os profissionais de saúde, acima referidos, “tiveram que manter o anonimato, pois as represálias deste Governo, que tomou o poder de assalto, seriam imediatas no sentido de perseguir, ostracizar e prejudicar todos aqueles que denunciam o verdadeiro estado do nosso país, tal como de resto fazem em todos os sectores profissionais e empresas que gerem e dominam”.
E não se pense que esta situação se vive apenas no Hospital de Faro. Não, isto é o que se passa na esmagadora maioria dos hospitais públicos em Portugal e nos centros de saúde do país, que se encontram lotados e enfrentando a dramática escassez de pessoal necessário ao bom funcionamento das instituições públicas de saúde”, prossegue a atriz, salientando ainda “a sobrecarga de horários que os profissionais de saúde enfrentam diariamente e dos baixos salários que todos eles auferem”.
Dirigindo-se especificamente aos “milhares de amigos e seguidores brasileiros” que tem, Maria Vieira remete para as fotografias e afirma que as mesmas “poderão testemunhar o verdadeiro estado deste país, um país falido e governado por mentirosos e por incompetentes que enquanto nos conduzem à miséria e à bancarrota contam estórias de um sucesso que não existe por forma a se perpetuarem no poder dando assim continuidade ao seu próprio bem estar e ao bem estar das suas famílias e dos seus compadres e amigos”.
“Olha só galera, essas imagens não são de um hospital do SUS, não, essas imagens são de um hospital português situado no Algarve, no sul de Portugal!!! Dizei-me Senhor, por quanto tempo mais vamos ter que suportar estes socialistas e estes comunistas que nos desgovernam e que todos os dias nos matam um pouco mais?”, termina Maria Vieira.
Fonte: Noticiasaominuto

MUNDO Vaga de frio e queda de neve chega a Marrocos

A vaga de frio que fustiga a Europa chegou a Marrocos, com as temperaturas a descerem para níveis inabituais e queda de neve no Atlas, revelou esta segunda-feira o responsável da meteorologia daquele país do norte de África.

O interior do país, em particular a cordilheira do Atlas, foi fortemente afetado por esta vaga de frio anormal, sentida desde sexta-feira, apesar de os invernos serem muito rigorosos naquelas regiões marroquinas.

Embora em menor escala, a onda de frio atingiu a costa atlântica de Marrocos e uma chuva de granizo atingiu hoje a capital marroquina, Rabat.

No domingo, ao largo da costa de Rabat, uma tromba de água que impressionou os marroquinos foi observada desde a cidade.

"As temperaturas são globalmente abaixo do normal, com a queda de neve nas regiões montanhosas do Atlas, a partir dos 900 metros de altitude, onde as temperaturas podem descer até aos cinco graus negativos", referiu o meteorologista.

A neve provocou o corte de estradas, de acordo com o Ministério dos Transportes, e agravou o isolamento das vilas situadas em regiões altas.

Um habitante de Ben Smim, no Médio Atlas, que compreende 18% da área montanhosa do país, disse à agência France Presse que "as pessoas estão isoladas, as estradas cortadas e o gado já não é alimentado".

Marrocos lançou uma operação de emergência para as zonas afetadas e o ministro do Interior apelou "à mobilização de todos os setores governamentais", afirmando que mais de meio milhar de pessoas beneficiarão de um plano de luta contra o frio, com medidas como a distribuição de cobertores e géneros alimentares.

A Fundação Mohammed V para a solidariedade anunciou desenvolver o programa "Operação Frio Grande" nas zonas montanhosas.Para os agricultores, a chuva acabou por ser bem acolhida, pois temiam que o país entrasse numa seca e afetasse as colheitas.

Fonte:Lusa

CASOS DE GRIPE ESTACIONÁRIOS NA ULSNA / actualização diária


Na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, o Plano de Contigência da Gripe continua activo.

Dos utentes registados, até ontem, dia 7 de Janeiro de 2018, apenas 5% dos episódios que deram entrada nas Urgências de Portalegre, Elvas e Ponte de Sor e nas consultas dos Centros de Saúde do distrito, apresentaram patologia de gripe.

Refira-se que se registou, nos últimos dias, um aumento ligeiro das consultas de recurso na área de Portalegre, uma diminuição dos episódios nas Urgências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre e, ao invés, mas sem expressão significativa, houve um ligeiro aumento da procura das Urgências do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

Gabinete de Comunicação e ULSNA, 8 de Janeiro de 2018

Hora de Fecho: Sócrates: "Sempre tive dificuldades financeiras"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Sócrates disse no primeiro interrogatório que começou a pedir dinheiro a Santos Silva mal saiu do Governo em 2011. E até aí? Vivia da "generosidade da minha mãe, que lá ia dando umas massas".
O ministro das Finanças garante não ter tido qualquer intervenção na atribuição das isenções de IMI a empresa da família de Vieira. PJ estará a investigar lugares pedidos por Centeno ao Benfica.
Centeno garante que houve "cumprimento escrupuloso do código de conduta" do Governo no pedido para bancada presidencial do Benfica. Invoca razões de segurança e vai continuar a ver o Benfica a jogar.
De acordo com o primeiro-ministro, a dívida será "melhor do que os 127% que se tinha estimado inicialmente". E o défice estará "francamente abaixo de 1,5%, que era a meta inicial".
João Lourenço, o sucessor de José Eduardo dos Santos no cargo de Presidente de Angola, considera que a forma como a Justiça portuguesa se comportou no "Caso Manuel Vicente" é uma "ofensa".
A defesa do antigo vice-Presidente de Angola considera que o processo judicial 'Operação Fizz' sofreu vícios processuais que o colocam em causa.
O mundo assinala hoje o aniversário do líder norte-coreano, mas a data de nascimento nunca foi confirmada oficialmente. E o dia não será assinalado como os aniversários dos antigos líderes.
A atriz portuguesa que faz carreira na televisão americana será a apresentadora internacional do primeiro festival da Eurovisão que se realiza em Portugal, no próximo dia 12 de maio.
Fontes próximas da famosa apresentadora afirmam que Oprah está "seriamente a pensar" avançar para a corrida à Casa Branca em 2020.
Antes da panóplia de produtos de beleza que enche as prateleiras dos supermercados e lojas de luxo, que truques usavam as mulheres para se cuidarem? Descubra 27 conselhos de beleza das nossas avós.
“Three Billboards Outside Ebbing, Missouri” e "Big Little Lies", produções protagonizadas por mulheres, foram os grandes vencedores. A noite negra dos Globos de Ouro escreveu-se no feminino. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
A contenção orçamental continua a ser aplicada na Educação em 2018, como sucede desde 2010 – ao contrário do que se diz, os dados mostram que investimento não aumentou de forma significativa no sector

Helena Matos
Portugal é hoje bem menos livre do que era há anos. Em nome do combate às discriminações criámos um monstro. O certificado de igualdade de género é a última criação desse monstro. Mas vai haver mais.

Manuel Villaverde Cabral
A impressão que fica é que, tal como o governo foge das dificuldades reais do país como o diabo da cruz, também os candidatos à liderança do PSD ignoram os «fundamentais» da situação sócio-económica.

João Carlos Espada
Dois livros recentes revelam dois destinos possíveis para o Ocidente: o tédio e a submissão, por um lado; a honra e a resistência, por outro. A escolha cabe a cada um de nós.

Alberto Gonçalves
O futebol falado atrai tanta gente por ser simples e permitir a criaturas igualmente simples a ilusão de que dominam um tema. Nas tretas da bola, os clichés dão pontos e a vergonha é conceito obscuro.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Os investimentos que a Águas do Algarve está a fazer

A empresa Águas do Algarve lançou, recentemente, diversos concursos públicos.
O que vai implicar um maior investimento é o que diz respeito à construção do seu Laboratório Central que tem 1.557.100 euros como preço-base.
A empresa propõe-se pagar até ao máximo de 1.424.000 euros pela execução da empreitada de Reformulação do Sistema de Telegestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento do Algarve”.
O concurso de “Aquisição de Serviços de Fiscalização, Gestão de Qualidade, Coordenação de Segurança em Obra e Coordenação de Gestão Ambiental da Empreitada Beneficiações da ETA de Alcantarilha”  tem como preço-base 207 mil euros.
Outro concurso que está a decorrer é o de “Aquisição de Disjuntores de Média Tensão para o Quadro Monobloco da E.E.1/Beliche” lançado por 155 mil euros.
A aquisição sobrepressores para arejamento – ETAR de Vale Faro e ETAR da Quinta do Lago deverá custar, no máximo, 61.600 euros, enquanto que pela aquisição de Serviços de Impressão em Regime de Aluguer Operacional a empresa compromete-se a pagar uma verba que pode ir até aos 3.050 euros mensais.
Fonte: O Algarve Económico

Mais de 350 alunos do Centro Escolar de Cantanhede cantaram as janeiras na Câmara Municipal

Mais de 350 alunos das valências de jardim-de-infância e do primeiro ciclo de ensino básico do Centro Escolar de Cantanhede estiveram esta manhã no edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede a cantar as janeiras ao executivo camarário. As crianças foram recebidas pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que esteve acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e do vereador Adérito Machado, tendo a tradição sido assinalada num ambiente de alegria que contagiou todos quantos trabalham no edifício.
Acompanhado por um grupo instrumental constituído por professores e pais das crianças, as centenas de vozes cantaram com assinalável entusiasmo alguns versos ao jeito deste antigo costume popular português que marca o início do novo ano. “Este dia não está frio / Para quem anda nas janeiras / A cantar é que me rio / E me esqueço das canseiras” constava na quadra de abertura, que prosseguia com “Nesta casa vive gente / Que também sabe cantar / E a todos os presentes / Um ano bom ano vimos desejar”.
No final, a presidente da autarquia distribuiu abraços e um uma lembrança a todos os intervenientes, que prosseguiram o seu périplo a cantar as janeiras em outras entidades sedeadas na cidade, designadamente a Junta de Freguesia, Bombeiros Voluntários, GNR, Biblioteca Municipal, Escola Secundária Lima de Faria, Escola Básica Marquês de Marialva, Escola Básica Cantanhede Sul, Caixa Geral de Depósitos e Caixa de Crédito Agrícola.

MIRA RECORRE A FUNDOS COMUNITÁRIOS PARA ORGANIZAR TAÇA DE CAMPEÕES EUROPEUS DE CORTA-MATO

Resultado de imagem para Câmara de Mira
Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato de 2018 é uma organização conjunta da Câmara de Mira, Associação de Atletismo de Coimbra e da Federação Portuguesa de Atletismo.
A Câmara de Mira apresentou uma candidatura aos fundos do programa de qualificação turística Valorizar, destinada a suportar parcialmente os custos de organização da Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato, prova marcada para 04 de fevereiro.
A candidatura tem o apoio da Turismo Centro “devido ao impacto que a prova terá dentro e fora de Portugal”, revelou à agência Lusa o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida. Um primeiro sinal desse impacto, garante o autarca, é o facto de os principais hotéis de Mira estarem já esgotados para o fim de semana da competição, situação que se estende aos concelhos vizinhos de Cantanhede, Vagos e Aveiro.
A Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato de 2018 é uma organização conjunta da Câmara de Mira, Associação de Atletismo de Coimbra e da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). A prova contará com os melhores atletas europeus da modalidade, que participarão em representação dos clubes campeões nacionais dos respetivos países.
“Trata-se de um evento com repercussão internacional assinalável, que irá atrair milhares de visitantes ao concelho e à região Centro, dinamizando a economia local”, resume Raul Almeida.
O autarca lembra que recentemente os fundos do programa de qualificação turística Valorizar apoiaram em 90 por cento os custos da Festa de Passagem de Ano da Praia de Mira, que atraiu ao concelho 40 mil visitantes e teve o apoio da Turismo Centro.
O financiamento resultou de uma candidatura aos incentivos do Portugal 2020, apresentada na sequência dos incêndios que atingiram o concelho em outubro de 2017.
“São eventos como estes que ajudam a repor a normalidade num concelho que foi fortemente abalado pelos incêndios”, explica o edil, lembrando que, em outubro de 2017, “os habitantes de Mira viram mais de 60% do seu território arder, com dezenas de habitações destruídas e diversas unidades industriais, o que colocou centenas de postos de trabalho em risco".
A Taça dos Campeões Europeus de Corta Mato de 2018 vai ser oficialmente apresentada a 25 de janeiro, dia em que encerram as inscrições das equipas. Só nessa altura será tornado público o orçamento e serão divulgados pormenores sobre a transmissão televisiva, que ainda está a ser negociada.
Por esta altura decorrem já obras de beneficiação da pista de 1.750 metros da Praia de Mira, que foi oficialmente inaugurada em 2016, durante o Campeonato Nacional de Corta-Mato.
A estrutura representou para o município um investimento de 60 mil euros, tendo o seu traçado levado em conta as sugestões dos atletas internacionais que têm escolhido a Praia de Mira para os estágios habituais antes das grandes competições, como é o caso de Jéssica Augusto, Dulce Félix, Salomé Rocha, Rui Pinto e Nelson Cruz.
Raul Almeida garante que Mira vai continuar a apostar em 2018 na realização de grandes eventos como forma de dinamizar a economia local e de promover o nome do concelho.
Em defesa desta estratégia, o autarca cita um estudo feito em 2015 pelo IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) Lab sobre o impacto nos concelhos de Mira e Vagos da prova de orientação Portugal “O” Meeting, que juntou durante cinco dias 2.200 pessoas.
Em média, cada participante veio acompanhado por mais três pessoas, gastou mais de 200 euros, mais de metade dos participantes ficaram instalados em hotéis, um terço optou por casas particulares e cerca de 60 por cento comeu diariamente em restaurantes dos dois concelhos.
Fonte: Lusa

Ordem dos Médicos do Centro alerta: “Resposta à epidemia da gripe com modelo errado”

Resultado de imagem para Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM)
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento e a ‘profunda incompetência’ do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, uma vez que em vez de preparar atempadamente este momento que se repete anualmente, o Ministério da Saúde utiliza a mesma fórmula ineficiente.
Face a estas “medidas avulsas” e no atual contexto dos cuidados de saúde primários, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos não pode ficar indiferente à sistemática escassez de recursos humanos e recurso técnicos da maioria dos centros de Saúde da região Centro.
“Sem falar com as equipas de cada centro de saúde e sem conhecer em detalhe a população mais vulnerável, de nada adiantará divulgar medidas desgarradas que já provaram ser completamente ineficazes”, alerta Carlos Cortes, “tais como abrir aos fins-de-semana centros de saúde sem condições para evitar o recurso da população às urgências hospitalares. O resultado está à vista: o caos”.
“Esta não pode ser a resposta do Ministério da Saúde para fazer face à gripe. Há centros de Saúde que nem têm forma de fazer nebulizações, a maioria nem oxímetros tem. Casos existem que nem injetáveis ou medicação mais simples possuem”, denuncia.
Para o presidente da SRCOM, “é preciso apostar numa forte campanha de informação às populações durante o ano. A literacia em Saúde não pode ser apregoada só nos momentos de crise. Num estudo recente realizado em dezembro de 2017, Portugal foi considerado dos países da Europa com literacia em Saúde inadequada mais frequente (72,9% da população).
A Ordem dos Médicos alerta, há vários anos, para estes factos e para a necessidade de corrigir estas tremendas desigualdades que alargam o fosso entre a expectativa dos cuidados de saúde dos utentes e a realidade. O Serviço Nacional de Saúde continua a resistir com a ajuda de profissionais empenhados e dedicados. "Não basta dizer que existe um plano de contingência nas unidades de saúde. Trata-se de uma medida que denota falta de planeamento e desconhecimento dos motivos que leva ao aumento do fluxo de doentes aos hospitais", afirma Carlos Cortes. Acrescenta ainda: "Estamos a administrar a solução dos problemas de forma pontual, sem contexto nem planeamento. Com esta visão redutora, estamos a agravar as condições de funcionamento dos centros de saúde e a entupir os serviços de urgência dos hospitais. Nas urgências dos hospitais da Região Centro, o principal responsável do caos a que estamos a assistir não é a gripe. É a incapacidade do Ministério da Saúde em dar resposta necessária a este flagelo".

Salvadorenhos têm de sair dos Estados Unidos, avisa Casa Branca


A Administração Trump anunciou esta segunda-feira que vai terminar com um programa de permissões especiais para mais de 200 mil salvadorenhos que vivem e trabalham nos Estados Unidos. O programa TPS (Temporary Protected Status) foi criado em 2001, após uma série de terramotos que afetaram a zona da América Central.

Com o anúncio por parte do executivo americano de que o programa não vai continuar, milhares de salvadorenhos terão até 2019 para poder sair dos Estados Unidos ou terão de ser deportados. Não é a primeira vez que a administração Trump promove o fim destes programas, com haitianos e pessoas originárias da Nicarágua a deixarem de contar com documentos para viver nos Estados Unidos.

O departamento de segurança nacional americano já avisou aos salvadorenhos que vivem nos Estados Unidos que terão de sair até setembro de 2019 ou provar por meios jurídicos que merecem continuar a viver no país.

O diretor do departamento anunciou esta segunda-feira que foram dados 18 meses para “permitir que a transição seja ordeira. As condições originais causadas pelos terramotos de 2001 já não se verificam”.

O TPS, Temporary Protected Status, foi criado em 1990 e autorizou a entrada de imigrantes de vários países legalmente para viver e trabalhar nos Estados Unidos, sem levar em conta que a chegada aos Estados Unidos tenha sido legal.

As permissões só eram concedidas a originais de países afetadas por conflitos armados, desastres ambientais ou epidemias. Há 200 mil salvadorenhos a viver nos Estados Unidos, pelo que compõem a maior fatia de pessoas que utilizam o programa de permissões.

A lei foi iniciada pelo presidente George Bush, tendo concedido a entrada de mais de 300 mil pessoas nos Estados Unidos.

Governo de El Salvador reage

O Governo salvadorenho tem tentado entrar em contacto com os americanos para tentar a extensão do período de permanência dos imigrantes de El Salvador no país. Hugo Martínez, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse que terminar o programa de permissões “significava a separação de famílias que estão nos Estados Unidos”.

O ministro fez notar que as crianças que nasceram depois de 2001 já nos Estados Unidos possuem nacionalidade americana e que agora se encontram na iminência de ficarem sem os pais que vão ser deportados.

Nos Estados Unidos, há consulados que já estão a prestar serviços jurídicos para ajudar os salvadorenhos que estão a ser confrontados com a deportação.

Fonte:RTP

“Quando o Fado se une com um piano”

Filipe Costa, maestro e pianista e Madalena Gil, fadista e atriz,estão juntos para apresentar um novo concerto: "Quando o Fado se une com um Piano"
É de destacar que Madalena Gil participou em várias produções de Filipe La Feria, numa delas fazendo de pequena Amália no musical Amália, dentre outras. Também já teve várias participações em programas de tv e concertos pelas mais variadas casas de fado.
Filipe Costa é professor do Conservatório de Música de Santarém, da academia de Música de Salvaterra de Magos e da Escola de Música de Fazendas de Almeirim. É maestro e diretor artístico de vários projetos. Também é Produtor de Concertos e espetáculos.
A ideia é apresentar um concerto em que dois músicos de gerações diferentes,sobem ao palco para presentear o publico com Fado, em que o piano é o acompanhamento, substituindo a guitarra portuguesa e a viola de fado.

TOCHA: Dia de Reis na “Progresso e Vida”

Para assinalar o Dia de Reis, no sentido de preservar as tradições que caracterizam esta data festiva, a Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha presenteou todos os seus idosos residentes e de Centro de Dia, bem como familiares e amigos, com um agradável momento de animação musical.
Utentes, colaboradoras e os Órgãos Sociais estiveram presentes na festa do Dia de Reis na Progresso e Vida e, vestidos a rigor, todos se transformam em reis e rainhas com as coroas elaboradas pelos idosos.
A animação deste dia esteve a cargo do Grupo de Músicas e Cantares Alegria do Zambujeiro. Este grupo, natural do Zambujeiro, freguesia de Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, foi fundado em Fevereiro de 2015 com o intuito de proporcionar momentos de convívio e animação e também como forma de combater o isolamento.
A Alegria do Zambujeiro tem como repertório músicas tradicionais portuguesas e toca também algumas músicas originais da autoria do maestro Orlando Carapêto. O cavaquinho, o acordeão, a guitarra, os bombos, o reco-reco, a pandeireta, os ferrinhos e as castanholas, juntamente com as vozes tão cheias de vida e emoção, encantaram os presentes e deliciaram os ouvidos de quem os escutou. 
Para os idosos, o dia ficou marcado pela recordação de muitos dos temas da sua mocidade. O grupo musical encantou com várias músicas do cancioneiro português e ficou a promessa de novo regresso para mais um dia animado com agradáveis momentos de convívio e bem-estar.    
O dia terminou com o já habitual lanche convívio onde não faltaram as delícias confecionadas na instituição e o tradicional bolo-rei.