terça-feira, 18 de agosto de 2020

Águeda | Protocolo permite ajudar as pessoas a tomarem corretamente os medi camentos

Novo serviço ajuda pessoas a tomarem corretamente o medicamentos. 
Para prestar esse serviço, foi hoje assinado um protocolo entre a a Câmara Municipal de Águeda, a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude 

A Câmara Municipal de Águeda formalizou, hoje, o protocolo com a Associação Nacional de Farmácias (ANF) e com a Associação Dignitude que permite implementar, em Águeda, um serviço de preparação individualizada e personalizada de medicação, sendo que Águeda é primeiro Município no país a aderir a este programa pioneiro. 
Este serviço farmacêutico diferenciado promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação com recurso a um dispositivo de múltiplos compartimentos para a organização de medicamentos, homologado pelo Infarmed, contribuindo para uma redução dos erros de administração de medicação prescrita devido a confusão, duplicações e/ou esquecimentos. Vai ser implementado em qualquer das 13 farmácias do Concelho de Águeda que venham a aderir a este programa. 
Para os utentes que tenham dificuldades económicas, a Câmara de Águeda decidiu atribuir um incentivo. Os munícipes serão identificados/sinalizados e encaminhados para o projeto pelos Centros de Saúde, pelas próprias farmácias ou pelos serviços municipais, sendo que competirá à autarquia analisar a condição sócio-económica dos utentes, que serão apoiados no acesso a este serviço farmacêutico de acordo com os seus rendimentos. 

Para além do protocolo para a prestação deste serviço, a Câmara Municipal de Águeda aderiu ao Programa Abem, da Associação Dignitude, uma Rede Solidária do Medicamento que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento por parte da população carenciada, garantindo que todas as pessoas possam comprar os medicamentos comparticipados que lhes são prescritos. 

Sessão conta com presença de Maria de Belém Roseira 

Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, afirmou que estes dois protocolos são importantes, sendo que num “as pessoas que efetivamente precisam encontram um apoio para que, através das farmácias, possa ser disponibilizada a medicação” e no outro é abrangida “uma franja muito mais larga da população, nomeadamente os idosos, os que estão medicados, e que sentem dificuldades em perceber como e quando os tomar”. 

Com este acordo, que une “parceiros fundamentais”, como os serviços de saúde, as farmácias e os municípios, está encontrada a estrutura que permite prestar “um serviço de qualidade e garantir que estes cidadãos têm acesso à medicação, de forma correta e que não seja potenciadora de erros”. 

Jorge Almeida enaltece o fato de a Câmara de Águeda ser a primeira a aderir a este programa pioneiro. “É uma honra muito grande, mas também é um enorme desafio, porque os primeiros, os que vão à frente, são os que têm a responsabilidade de fazer bem para que possam ser seguidos por outros”, disse, realçando que, na sessão de hoje, estiveram presentes a comunidade de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros), os farmacêuticos e os serviços municipais, bem como muitos presidentes de junta, “que levam esta noção de necessidade de, a partir daqui, trabalharmos todossa em conjunto”. 

Maria de Belém Roseira, Procuradora da Direção da Dignitude e antiga Ministra da Saúde, salienta a dignidade que está na base deste projeto, que permite apoiar uma franja populacional frágil, mas sem expor as suas fragilidades. Este projeto é um “conceito novo que assenta na inteligência colaborativa”, que coloca a par e em parceria as autarquias, articulando com as farmácias e com os serviços que atuam na sociedade. 

Realçando que “uma das marcas do nosso sistema de saúde é a múltipla morbilidade”, em que “as pessoas, muitas vezes, não têm grande capacidade, nem ensinamentos nem qualificação para perceber a gestão dos medicamentos”, este projeto permite “aplanar sobretudo a curva da pobreza e das desigualdades”. Este projeto, que agora vai ser implementado em Águeda, vai “contribuir para o bem dos aguedenses”, frisou Maria de Belém Roseira. 

Paulo Jorge Cleto Duarte, Presidente da ANF, salientou que este projeto acrescenta uma nova dimensão à relação, no âmbito da saúde, da solidariedade com o poder autárquico e com os munícipes. “Há muitas lacunas por cumprir na proteção da saúde da população; as pessoas precisam de cuidados adicionais, além da terapêutica, e este protocolo vem trazer esse cuidado adicional, atacando diretamente num dos maiores problemas de saúde pública a nível global que é a não adesão à terapêutica ou tomar muitos medicamentos errados na altura errada”. Segundo o dirigente, vai ser possível “garantir que as pessoas mais frágeis vão saber tomar melhor a sua terapêutica, vão ser melhor ensinadas na sua literacia de saúde e vão ter uma melhor gestão da sua medicação”. 

Num momento em que foi assinado o acordo com o primeiro Município do país a aderir ao programa, Paulo Cleto Duarte sublinhou que este co-financiamento da Câmara de Águeda “vai impactar muito positivamente a saúde das pessoas que aqui vivem”, acreditando que “este momento vai ficar na história da saúde em Portugal”. 

O Presidente da ANF acredita ainda que este projeto vai falar por si mesmo e que os resultados e o impacto que vai ter vai tornar a sua expansão nacional “inevitável” e “muito mais depressa do que imaginamos”. 

Carolina Mosca, Presidente do Colégio de Farmácia Comunitária e em representação da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, considerou essa parceria entre as várias áreas (saúde, solidariedade e autarquias) “de extrema relevância” e que tem o foco central no doente. “Este protocolo vai, sem dúvida alguma, facilitar e ajudar as pessoas de maior necessidades no que toca à gestão da terapêutica, sempre em prol do doente”. 

Refira-se ainda que Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, foi declarado Cidadão Abem, tendo recebido um diploma da Associação Dignitude, cujo Programa Abem já tem mais de 16 mil beneficiários.

Marinha Grande | Camião interativo “Creactivity” para crianças na Praia da Vieira

A Avenida dos Pescadores, na Praia da Vieira, recebe o camião “Creactivity”, que apresenta workshop’s interativos para as crianças e jovens, de 24 a 28 de agosto, cuja entrada é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa do BPI e Fundação la Caixa, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, que desenvolve atividades para crianças a partir dos 6 anos, onde se pratica a Arte de pensar com as mãos, com elementos idealizados para impulsionar a criatividade, o espírito  empreendedor, a cooperação e a reflexão.

O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades. O autocarro está equipado no interior com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades para o público destinatário realizar.
O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".

Caracterizando-se pela sua componente lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com diversos materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o recurso a materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

Outras competências mais transversais podem igualmente ser trabalhadas, como os hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.
 
Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, além de famílias. Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

O Camião “Creactivity” vai estar estacionado na Avenida dos Pescadores, na Praia da Vieira, de 24 a 28 de agosto, das 10h00 às 14h00 e das 16h00 às 20h00. A participação é gratuita.

Câmara isenta tarifas de água e saneamento em 50% aos concessionários de praia

A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou aplicar as tarifas com redução de 50%, às faturas de água, águas residuais e resíduos sólidos, relativas ao consumo dos meses de julho, agosto e setembro de 2020 a todos os concessionários de praia do concelho.

A medida tem em consideração a limitação da ocupação e da utilização das praias de banhos, no contexto da pandemia da doença COVID-19, para a época balnear de 2020, e o facto das praias constituirem espaços lúdicos e económicos muito importantes, visitadas todos os anos por milhares de pessoas e que, este ano, estão têm uso mais limitado.

A deliberação do Município assenta na rigidez das regras legalmente impostas e que obrigam os concessionários de praia a encargos financeiros adicionais difíceis de suportar.

É também tido em consideração que a maioria destes concessionários tem a sua atividade económica limitada aos meses de Verão; e que a limitação na utilização e ocupação das praias diminui o número de turistas às praias, diminuindo a atividade económica destes operadores económicos.

A medida da Câmara Municipal da Marinha Grande atende ainda ao facto destes operadores económicos serem grandes empregadores do concelho, durante os meses de verão.

Cantanhede | A partir do próximo dia 20 de agosto


Mercado Municipal passa a receber produtores agrícolas locais
A partir da próxima quinta-feira, 20 de agosto, o Mercado Municipal de Cantanhede vai acolher no interior das suas instalações os produtores agrícolas locais que se encontravam até então no recinto envolvente, junto da Capela de São Mateus.
A partir de agora, todos os sábados e dias de Feira Quinzenal de Cantanhede, das 8h00 às 15h00, os pequenos agricultores do município podem comercializar a sua produção, permitindo desta forma ao cliente, um acesso direto a produtos agrícolas, resultantes de uma agricultura familiar, sempre frescos e de qualidade assegurada.
No âmbito das obras de requalificação recentemente concluídas a que o Mercado Municipal foi sujeito, “a criação de um espaço condigno para os pequenos agricultores já estava prevista e salvaguarda”, assegura Adérito Machado, vereador da autarquia, adiantando ainda que “os pequenos produtores estiveram provisoriamente no exterior do recinto, apenas enquanto decorriam as obras de recuperação do Mercado Municipal, situação que agora fica resolvida”, salienta o autarca. O edil camarário assegura que esta medida visa “aproximar os pequenos produtores e consumidores, fomentando as cadeias curtas de comercialização, contribuindo desta forma para o escoamento de produtos locais de alta qualidade”.
Esta mudança visa assim proporcionar melhores condições a vendedores e clientes, num espaço agradável e aprazível não só para o produtor, como também para o consumidor, uma vez que o Mercado Municipal, após as obras de requalificação, tornou-se num espaço moderno e funcional, com todas as condições para se transformar num ponto de encontro.
A fim de prevenir e eliminar possíveis focos de contágio pela Covid-19, no seguimento recomendações e orientações da Direção Geral da Saúde, a autarquia cantanhedense prevê no Plano de Contingência no Âmbito da infeção por SARS inúmeras medidas, com especial destaque para o uso obrigatório de máscara, não manuseamento dos produtos expostos, optando sempre que possível, por solicitar ao comerciante que coloque os produtos no saco e para a circulação alternada de pessoas dentro do mercado, evitando assim aglomerados no mesmo espaço.


Marinha Grande | Afonso Lopes Vieira celebrado em São Pedro de Moel

Programação Cultural de Verão nas Praias da Marinha Grande
São Pedro de Moel, na Marinha Grande, vai encher-se de literatura e música, de 21 a 23 de agosto, no âmbito de mais uma edição do Festival Afonso Lopes Vieira, respeitando as regras impostas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) devido às medidas de prevenção do contágio do Covid-19.

A iniciativa é organizada pela Protur - Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Todos os espetáculos e atuações respeitarão as regras emanadas pela DGS, sendo obrigatório o uso de máscara por parte do público e a distância social recomendada.

O programa do Festival Afonso Lopes Vieira é o seguinte:

A ACONTECER DURANTE OS 3 DIAS DO FESTIVAL

A POESIA DO LUGAR
Instalações com poemas do livro “Animais Nossos Amigos” – o primeiro livro de poesia para crianças – de Afonso Lopes Vieira, acompanhado das ilustrações originais de Raúl Lino.
Composição por Sara Saragoça Soares.

VAMOS VER O MAR?
Instalação em ferro com figuras de madeira.
RUAS DE SÃO PEDRO DE MOEL

LEITURAS INUSITADAS DE POESIA
COM AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO
RUAS E PRAIA DE SÃO PEDRO DE MOEL
Sinope |
Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino) percorrem as ruas (e a praia) de São pedro de Moel, partilhando poemas de Afonso Lopes Vieira.
21, 22 e 23 AGO | Leitura de Poesia | São Pedro de Moel

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE AFONSO LOPES VIEIRA
GENTILMENTE CEDIDAS POR JOÃO CORREIA
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Exposição de fotografias tiradas por Afonso Lopes Vieira, e do poeta em várias fases da sua vida, gentilmente cedidas por João Correia.

EXPOSIÇÃO DE DESENHOS DE PATRICE GIRAUD
RUA AMIGOS DE SÃO PEDRO DE MOEL
Em homenagem ao poeta Afonso Lopes Vieira, Patrice Guiraud elaborou vinte desenhos a tinta preta e a tinta da China. O preto e o branco vêm revelar a intemporalidade da praia de São Pedro de Moel.

INSTALAÇÕES EM PVP, FERRO E PALETES
RUAS DE SÃO PEDRO DE MOEL

21 AGOSTO

11H | 14H30
VISITAS ENCENADAS
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
VISITAS ENCENADAS À CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Visitas encenadas por Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino). Nesta visita ficará a conhecer a vida e a obra do primeiro poeta português a escrever poesia para crianças.
Lotação limitada a 5 pessoas, por ordem de chegada à Casa-Museu.

15H MURAIS A AFONSO LOPES VIEIRA
BRUNO NETTO E PATRÍCIA CAETANO
PARQUE DO VALE

16H | 17H30
VISITAS ENCENADAS
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
VISITAS ENCENADAS À CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Visitas encenadas por Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino). Nesta visita ficará a conhecer a vida e a obra do primeiro poeta português a escrever poesia para crianças.
Lotação limitada a 5 pessoas, por ordem de chegada à Casa-Museu

22H00 HÉLDER MORRISON E CARLOS VICENTE
CONCERTO | PALCO DO VALE
Poemas originais de Hélder Morrison que dá também voz a outros autores, e conhecido por ter formado o projecto “Notas Faladas” (poesia com música) com o mesmo espírito, apresenta-se agora em duo com a música original ao vivo de Carlos Vicente (guitarra acústica e eléctrica).

23H TANIRA
CONCERTO | PALCO DO VALE
Tanira é uma banda portuguesa de folk, um caldeirão onde se fundem ainda outras sonoridades como o rock e a música do mundo, produto das diferentes influências e experiências musicais dos seus elementos. Criada em 2008, a actual formação divide-se por instrumentos como a vozes, violino, flautas, uilliann pipe (gaita irlandesa), bouzouki, guitarra, guitazouki, baixo, percussão e bateria.

22 AGOSTO

10H WORKSHOP DE MARIONETES PARA CRIANÇAS
PARTE 1 | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Esta formação, de dois dias, proporciona um momento de aprendizagem artística entre crianças e famílias. Pretendemos transmitir-lhes a linguagem de Teatro de Marionetas e de Formas Animadas, através da sua construção com materiais recicláveis, e de como é que se pode expressar através delas. Com esta partilha de conhecimentos, estimulamos a sensibilidade artística, o interesse e a curiosidade relativamente a estas áreas do saber. Inscrição obrigatória para protur.reservas@gmail.com (5€/criança).

11H30 CARACOL VICENTE VAI AO PINHAL
ATIVIDADE INFANTIL | JARDIM DO VALE
Leitura da história "Caracol Vicente vai ao Pinhal", por Ana Cristina Luz, seguida de trabalho de ilustração por colagem. Material fornecido: base em cartolina para execução do trabalho e caracol recortado no mesmo material. Material necessário para cada criança: tesoura, cola e pedaços de papel ou cartolina para usarem na actividade. Inscrição obrigatória para protur.reservas@gmail.com (Entrada Livre).

11H30 “SAUDADES NÃO AS QUERO”
PASSEIO POÉTICO | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino) conduzem um passeio onde se partilha poesia, de Afonso Lopes Vieira, de outros poetas portugueses e do público! Estão todos convidados a partir da Casa-Museu e percorrer as ruas de São pedro até ao Farol, no Penedo da Saudade.

14H30 | 16H | 17H30 VISITAS ENCENADAS
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Visitas encenadas por Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino). Nesta visita ficará a conhecer a vida e a obra do primeiro poeta português a escrever poesia para crianças.
Lotação limitada a 5 pessoas, por ordem de chegada à Casa-Museu

18h30 A LISTA DE ARISTIDES DE SOUSA MENDES
TERTÚLIA | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Conversa sobre o livro que revela mais de 50 artistas salvos do nazismo pelo cônsul Aristides de Sousa Mendes. O pintor catalão Salvador Dalí e a mulher Gala, o actor norte-americano Robert Montgomery, o pianista polaco Witold Malcuzynski e a escritora francesa Tereska Torrès são alguns dos artistas que constam desta lista organizada por Ana Cristina Luz, no âmbito do seu trabalho de mestrado em Mediação Cultural e Literária, da Universidade do Minho.

22H ANDRÉ BARROS E VALTER LOBO
CONCERTO | PALCO DO VALE
ANDRÉ BARROS E VALTER LOBO
Esta dupla singular embarca num navio de pavilhão português navegando numa sonoridade tão frágil quanto forte num exercício visceral, virados do avesso. André Barros no piano e programações, melodias e ambiente etéreos, acompanha Valter Lobo que é a voz e as palavras das entranhas.

23H O GAJO
CONCERTO | PALCO DO VALE
João Morais escolheu em 2016 a Viola Campaniça para expressar a sua arte. Este instrumento de raiz tradicional Portuguesa é assim a figura central de um projecto com referências arábicas e mediterrânicas, numa nova linguagem para uma viola antiga, que renasce pelas mãos d’O Gajo. Em 2019 lançou 4 Ep’s: “Rossio”, “Santa Apolónia”, “Cais do Sodré” e “Alcântara-Terra” que, em conjunto, completam a colecção “As 4 Estações d’O GAJO”, que atravessará 2020 com este trabalho na bagagem. Todos a bordo!

23 AGOSTO

10H WORKSHOP DE MARIONETES PARA CRIANÇAS
PARTE 2 | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Esta formação, de dois dias, proporciona um momento de aprendizagem artística entre crianças e famílias. Pretendemos transmitir-lhes a linguagem de Teatro de Marionetas e de Formas Animadas, através da sua construção com materiais recicláveis, e de como é que se pode expressar através delas. Com esta partilha de conhecimentos, estimulamos a sensibilidade artística, o interesse e a curiosidade relativamente a estas áreas do saber. Inscrição obrigatória para protur.reservas@gmail.com (5€/criança).

11H | 14H30 VISITAS ENCENADAS
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Visitas encenadas por Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino). Nesta visita ficará a conhecer a vida e a obra do primeiro poeta português a escrever poesia para crianças.
Lotação limitada a 5 pessoas, por ordem de chegada à Casa-Museu

15H SUJA AS MÃOS COM BARRO
WORKSHOP DE CERÂMICA | POSTO DE TURISMO
Execução de uma peça em barro personalizada, com a técnica da bola, e decoração com texturas ou engobes. Serão fornecidos todos os materiais e ferramentas necessárias ao desenvolvimento do trabalho. Graça Loureiro, Ceramista e Formadora, estudou Pintura Decorativa na Fundação Ricardo Espírito Santo, também adquiriu experiência no próprio atelier com outros ceramistas e artistas plásticos. Fiuzas (Joana Loureiro) estudou Cerâmica Artística e fez o curso de Artes Plásticas na ESAD. Inscrição obrigatória para protur.reservas@gmail.com (35€/pessoa).

16H | 17H30 VISITAS ENCENADAS
CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Visitas encenadas por Afonso Lopes Vieira (Miguel Linares) e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço (Carolina Santarino). Nesta visita ficará a conhecer a vida e a obra do primeiro poeta português a escrever poesia para crianças.
Lotação limitada a 5 pessoas, por ordem de chegada à Casa-Museu

18H30 INAUGURAÇÃO DOS MURAIS A AFONSO LOPES VIEIRA
BRUNO NETTO | PATRÍCIA CAETANO | MURAIS
Bruno Netto, o “muralista dos famosos”, viveu na Holanda, Espanha e México, de onde trouxe a inspiração e a arte muralista, sendo o único artista plástico português a pintar murais óleo.
C.Pat, artista plástica, a natureza é a sua fonte de inspiração, cujo reflexo projeta nos livros de desenho uma forma de respirar literatura artística.

21H30 A CARAVELA DESCONHECIDA
TEATRO DE MARIONETES | CASA-MUSEU AFONSO LOPES VIEIRA
Navegar é um acto que está presente na raiz cultural da nação portuguesa, algo que possibilitou o conhecimento de diversas pessoas e “mundos”, mas navegar por entre sonhos, num universo imaginário, é também um dom que todos temos na nossa essência. Para tal, é necessário libertarmo-nos, é preciso que nos permitamos mergulhar em águas profundas, transportando-nos para mares ousados e terras longínquas, onde podemos ser sereias, piratas, reis ou... simplesmente, quem quisermos. Um projecto da Universo Paralelo – Associação Cultural.
...

Cantanhede | Requalificação da rede viária


Câmara adjudica pavimentações para a freguesia de Cadima
O Município de Cantanhede continua a lançar procedimentos e a adjudicar empreitadas no âmbito do plano de intervenção de reabilitação da rede viária do concelho. A requalificação da Rede Viária na Freguesia de Cadima, pelo valor de 177.315,21 euros, já se encontra adjudicada, estando apenas a faltar a assinatura do auto de consignação para o início da obra.
Foi definido um plano de intervenções, depois das obras de melhoria nas instalações e água e saneamento, que, depois de concluídas, possibilita a reabilitação das vias.
Assim, no que diz respeito à Freguesia de Cadima considerou-se a necessidade de, nesta fase, intervir em três trechos:
- no Trecho da Rua Seixo do Rodelo, na Freguesia de Cadima (com PK0+000 no entroncamento entroncamento da Rua Seixo do Rodelo com a Rua Frederico Garcia Secades, prolongando-se por 1350m);
- no Trecho da Rua Dr. Aristides Gonçalves Salvador, em Cadima, na Freguesia de Cadima (com PK0+000 no cruzamento da Rua Dr. Aristides Gonçalves Salvador com a Rua Aires Costa, prolongando-se por 890m);
- no Trecho da Rua da Rotunda da Via Regional do acesso à Coutada CM1030 e Rua Cónego Gonçalves Salvador, em Cadima, na Freguesia de Cadima (com dois troços, o primeiro da Coutada CM1030 com PK0+000 no cruzamento da CM1030 com a Rua Dr. Aristides Gonçalves Salvador, prolongando-se por 675m e o segundo da Rua Cónego Gonçalves Salvador com PK0+000 no cruzamento da Rua Cónego Gonçalves Salvador com a Rua Dr. Aristides Gonçalves Salvador, prolongando-se por 748m).
O prazo de execução desta obra é de 180 dias seguidos e contempla ainda a sinalização horizontal de todas as ruas.


CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA 2020


A campanha anual de Vacinação Antirrábica e de Identificação Eletrónica 2020, promovida pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária em cooperação com a Câmara Municipal de Aveiro, vai decorrer de 01 a 18 de setembro. Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade. 

Para além deste prazo, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser efetuadas ao longo de todo o ano no Gabinete Médico Veterinário instalado na Divisão de Serviços Urbanos - Zona Industrial de Taboeira - Rua das Fontainhas às quintas-feiras, das 14h00 às 16h00 mediante a cobrança das mesmas taxas. 

Por decisão da DGAV, esta campanha destina-se exclusivamente a cães, ficam excluídos os gatos e furões. 

A vacina antirrábica utilizada nesta campanha confere uma imunidade de 3 anos, no entanto a licença na Junta de Freguesia mantém-se obrigatória, com periodicidade anual; 

A vacina antirrábica só pode ser realizada quando os cães se encontrem identificados eletronicamente (microchipe); 

Todos os donos de cães que compareçam a esta campanha deverão fornecer na altura, os seguintes dados, unicamente para efeitos de preenchimento da ficha de registo SIAC (microchipe): nome completo, morada, BI ou CC, NIF, contacto telefónico. 

As taxas a aplicar pelos Serviços Oficiais de vacinação antirrábica e de identificação, anualmente determinadas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, são as seguintes: 

>> Vacinação antirrábica (taxa única): 10,00€ | Registo no Microchipe: 2,50 euros | Boletim sanitário: 1,00€. 

Para um melhor cuidado com os animais de companhia, a CMA sensibiliza os cidadãos para a importância da sua Legalização: Vacinação, Identificação Eletrónica e Registo. 

A CMA sensibiliza ainda para devem ser cumpridas as regras no âmbito da Pandemia por Covid-19: 

- 1 acompanhante por animal; 
- Desinfeção das mãos; 
- Distanciamento social (2 metros); 
- Uso de máscara obrigatório. 

Calendarização da Campanha: 

Aradas 
01 de setembro: 
14h00 - Largo Acácio Rosa (perto da Junta de Freguesia) 
16h00 – Junto à Igreja da Quinta do Picado 

São Bernardo 
02 de setembro: 
10h00 - Rua Cónego Maio, 133 (perto da Junta de Freguesia) 

Santa Joana 
2 de setembro: 
14h00 - Av. D. Afonso V (perto da Junta de Freguesia) 

Cacia 
03 de setembro: 
10h00 – Av. Fernando Augusto Oliveira (perto da Junta de Freguesia) 

Glória, Vera Cruz e Vilar 
04 de setembro: 
11h00 - Parque Estacionamento Mercado de Santiago (Glória) 
14h00 - Rua Conselheiro Luís Magalhães (perto da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz) 

Oliveirinha 
09 de setembro: 
10h00 – Largo da Capela (Costa do Valado) 
11h00 – Largo da Feira (Oliveirinha) 
14h00 – Largo da Fonte da Nossa Senhora da Guia (Granja) 
15h00 - Largo frente Capela 

Nossa Senhora de Fátima 
11 de setembro: 
10h00 - Rua da Igreja (Largo da Junta de Freguesia) 

Nariz 
11 de setembro: 
11h00 - Largo de São Pedro 

Requeixo 
11 de setembro: 
12h00 - Rua do Sobral (perto do Centro Social) 

Eirol 
15 de setembro: 
14h00 - Campo de Futebol de Eirol 

Eixo 
15 de setembro: 
15h00 - Parque da Balsa 
16h00 - Rua Vitorino Nemésio (Azurva) 

Esgueira 
17 de setembro: 
14h00 – Serviços Urbanos - Taboeira 

São Jacinto 
18 de setembro 
11h00 - Avenida Almirante Gago Coutinho (perto da Junta de Freguesia).

Incêndio de julho queimou 466 hectares de floresta em Proença-a-Nova


O incêndio florestal que começou no dia 25 de julho no concelho de Oleiros, estendendo-se posteriormente a Proença-a-Nova e Sertã, destruiu 466 hectares de floresta e algumas áreas agrícolas no concelho de Proença-a-Nova, de acordo com o levantamento realizado pelo Gabinete de Proteção Civil e Florestas do Município. Os prejuízos ultrapassam os 200 mil euros, contabilizando-se o investimento necessário para recuperar as infraestruturas afetadas, para controlar a erosão, tratar e proteger encostas, para prevenir a contaminação e assoreamento e recuperação de linhas de água, e os prejuízos em termos de biodiversidade. Nos dias em que esteve ativo, o incêndio preocupou principalmente as populações de Corgas e Fatelo que estiveram na linha do fogo. 

A limpeza dos cem metros da faixa de proteção dos aglomerados populacionais revela-se fundamental para proteger as aldeias em situações extremas como as que são vivenciadas durante os incêndios de grandes dimensões, libertando os meios de socorro para combater o fogo noutros locais. O Município tem em curso o programa de reconversão de áreas florestais em áreas agrícolas, apoiando os proprietários dos terrenos nas faixas dos cem metros com movimentação de terras e oferta de árvores e plantas, mas apenas nas situações em que há o acordo escrito de todos esses proprietários. Depois da Mó, a localidade das Fórneas é a que se prepara para implementar este projeto que está disponível para qualquer aldeia do concelho, cumprindo-se o disposto em regulamento. Adicionalmente, o Município está a articular com as Juntas de Freguesia a disponibilização de destroçadores de sobrantes para que fora da época crítica dos incêndios florestais, em que os trabalhos na floresta se encontram proibidos, os proprietários evitem a realização de queimas, considerando-se as estatísticas que apontam para um número muito elevado de ocorrências em resultado desta prática. 

Recorde-se que, desde 2016, quatro grandes incêndios assolaram o concelho de Proença-a-Nova: a 7 de setembro de 2016, do Braçal até à Figueira e Atalaias; a 23 de julho e 9 de setembro de 2017 na zona sul do concelho, de incêndio proveniente da Sertã e que alastrou também a Mação; e o de 25 de julho deste ano. No conjunto, estas quatro ocorrências foram responsáveis pela destruição de 8.786 hectares de floresta no concelho proencense.

Explosão em bloco de apartamentos na Madeira faz pelo menos três feridos

Fuga de gás pode estar na origem da explosão.

Uma explosão num bloco de apartamentos em Câmara de Lobos, na Madeira, provocou pelo menos três feridos.
Segundo o Diário de Notícias da Madeira, na origem da explosão pode estar uma fuga de gás.
Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos estão a combater as chamas no local.
Em declarações à TSF, disse fonte dos bombeiros de Câmara de Lobos confirma que os três feridos foram transportadas o Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e não correm risco de vida.
O Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) vai efetuar a verificação da estabilidade de todo o edifício e os serviços do município apurar se os feridos têm necessidade de realojamento.
TSF

António Costa: “Não vale a pena pedirem a demissão de membros do Governo. Tenho toda a confiança em Ana Mendes Godinho”

O primeiro-ministro falou aos jornalistas depois de uma reunião no Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide. A época de incêndios, a razão do encontro, acabou por não ser o tema principal das declarações.

Questionado sobre a controvérsia com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a preocupação com os lares, nomeadamente com o de Reguengos de Monsaraz, Costa desvalorizou o tema que disse ser uma "polémica artificial".
Não nos devemos distrair do essencial nem estar aqui em polémicas artificiais, cada um deve-se concentrar naquilo que lhe compete fazer, ao Ministério do Trabalho compete fiscalizar e apoiar os lares".
"Não houve nas palavras da ministra nenhuma tentativa de desvalorização da realidade", garantiu, salientando depois que "convém não esquecer que os lares não são do Estado". "São fruto da atividade do terceiro setor", que, disse Costa, "são parceiros fundamentais na nossa sociedade".
“Não podemos confundir a árvore com a floresta", salientou o primeiro-ministro. "Muitas famílias portuguesas têm entes queridos internados em lares, não podemos criar uma situação de alarme que não se justifica", justificou.
"Felizmente o número de lares onde tivemos problemas é uma percentagem diminuta (...) mas isto não é desvalorizar", garantiu o chefe do Governo.
"Temos de nos preocupar, mas não há razões para alarme (...) Temos de ter noção dos casos que existem, mas também enquadrar e contextualizar essa informação no conjunto da situação. Neste caso concreto, não houve nenhuma desvalorização do ponto de vista da investigação", acrescentou.
António Costa disse ainda que o "país não precisa de polémicas" e manifestou confiança na ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
"Não vale a pena pedirem a demissão de membros do Governo, tenho toda a confiança em Ana Mendes Godinho (...) está a fazer trabalho excepcional e vai continuar a fazê-lo", disse o primeiro-ministro.
Lusa

Nova lei das comunicações prevê vales de desconto e tarifários mais baratos de Internet

O novo diploma vem alterar a atual Lei das Comunicações Electrónicas e prevê-se que implique vales de desconto para aceder ao serviço de banda larga fixa e a imposição de tarifários mais baratos de Internet.

De acordo com o Público, os custos associados a estes descontos podem ser repartidos pelos operadores ou financiados pelo Estado. O objetivo da medida é tornar a Internet universal, acessível a qualquer consumidor, em todo o país, cumprindo requisitos mínimos. Neste momento, um quarto da população portuguesa nunca utilizou a Internet.
O novo diploma vem alterar profundamente a atual Lei das Comunicações Electrónicas e pode contribuir para alterar o desempenho digital português, comparativamente ao nível europeu: Portugal ocupa o 19.º lugar entre os 28 Estados-membros da UE no Índice de Digitalidade da Economia e da Sociedade (IDES) de 2020, segundo dados divulgados em junho pela Comissão Europeia.
Nesta análise, é referido que "os preços da banda larga continuam a constituir um problema", pelo que é preciso um "esforço suplementar" para que a Internet chegue a todas as famílias, mesmo nas zonas rurais.
Contudo, segundo o jornal, há dois obstáculos nesta implementação da banda larga: há zonas onde o serviço não existe, uma vez que os operadores consideram que não é rentável lá ir construir rede, e há regiões onde, mesmo existindo o serviço, há quem não consiga pagá-lo.
O anteprojeto de transposição do Código Europeu das Comunicações Eletrónicas foi entregue ao Governo e à Assembleia da República pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), no início de agosto.
“A proposta da Anacom segue o disposto no Código Europeu das Comunicações Eletrónicas, em cuja discussão e elaboração participou ativamente ao longo dos últimos anos”, referiu o regulador.
Este diploma “estabelece o novo quadro regulamentar que dará resposta às necessidades crescentes de conectividade dos cidadãos nacionais e europeus, nomeadamente por via de medidas que estimulem o investimento em redes de capacidade muito elevada”, explicou a Anacom.
Lusa

COVID-19 e SANTO ANTÃO


  • Péricles Capanema
Não mais tolerando o confinamento, muitos estão jogando a toalha. Como que sufocados, querem sair logo de casa, tomar um ar, espairecer, pelo menos dar umas voltinhas no quarteirão; estão enjoados com as pessoas que veem todos os dias, precisam já ver gente diferente, sentir outras pessoas em volta, conversar sem a máscara. E, não menos importante, machuca muito a sensação do abandono, tantas vezes acabrunhante, em especial a falta de contato com familiares e amigos. Enfim, o isolamento para muitos está cobrando preço quem sabe excessivo. Abertura já, flexibilização já. Não ligam para fases, nem para cores, seja o que Deus quiser.
O isolamento prolongado amargura e desorienta. Sumiu o bem-estar psicológico que propiciava a vida da movimentação livre, cafezinho no bar, pastel na padaria, longas passadas e paradas diante das lojas. Em rumo contrário — com a economia em queda, não obstante promissores sinais de recuperação —, avultam no caminho, como assombrações, a insegurança, a incerteza e o medo do futuro. Em casos sem conta também a grana curta, todavia, por outro lado, muita gente está percebendo o que antes não chamava atenção, é possível com menos viver igualmente bem.
Vivemos numa civilização do toque, do contato, do calor humano. Da conversa, da conversinha e da falação. Emoções e sentimentos se expressam pela proximidade. Estávamos acostumados com tudo isso e desapareceram da noite para o dia, mudou o panorama. Olhamos para os lados sem saber o que fazer e a quem recorrer. Será o fim da linha? Sair agora do confinamento? O preço poderá ser ainda mais alto. Não sou médico, nem autoridade pública para fazer reparos e dar orientações, cujos fundamentos, melhor que eu, conhecem os especialistas.
Meu foco aqui é outro, o entretenimento, bem de primeira necessidade. Há muita gente mundo afora enfrentando riscos de internamento em UTIs, sequelas permanentes, até morte, para sorver com delícias alguns minutos de distração. Pesam os prós e contras e se lançam, ao voltar parcialmente à normalidade do período anterior ao COVID-19, na aventura do perigo calculado para tentar escapar da depressão, construir barreiras contra desequilíbrios psíquicos e fortalecer defesas do organismo. Os ares novos permitem desviar o olhar, por pouco tempo que seja, das perspectivas minguadas do confinamento, bem como divisar horizontes maiores e dar as costas para ambientes em que o futuro aparece toldado pela neblina das incertezas.
Entretenimento, bem de primeira necessidade, dizia. Significa divertimento, distração, diversão. Não é só isso. Dou aqui à palavra também significado pouco usual, talvez novo. O trabalho, o esforço, as provações, a seu modo, têm condições de fazer parte do entretenimento. Entreter significa também ocupar o tempo com esforço estrênuo em algo útil e, em consequência, deixar-se dominar pela sensação da vida justificada. E assim fortalecer os nervos espirituais, formando, ampliando e enrijecendo a personalidade. Um soldado numa trincheira, debaixo de saraivadas mortais de balas e granadas, pode ter em plenitude tal sensação. Igual modo, uma enfermeira exausta, lutando para salvar vidas numa UTI repleta de pacientes com COVID-19. Alegria na fina ponta da alma, mantida longe das depressões.
O leitor deve estar se perguntando o que faz Santo Antão no título deste artigo: tem ele alguma coisa a ver com o assunto? Tudo. Pensava nos sofrimentos do confinamento. Todos fugimos do sofrimento, mas não do confinamento. Surgiram naturalmente as figuras dos monges do deserto, que fugiam da sociedade e se afundavam no deserto, buscando voluntariamente a solidão [sob tantos aspectos forma extrema de confinamento]. Na solidão voluntária encontravam significado para a vida, imprescindível para a felicidade. E assim, por associação de ideias, surgiu esmaecida, lá no fundo, a figura de Santo Antão [também conhecido como Santo Antônio do Deserto – quadro ao lado], em muitos sentidos, o primeiro e o maior dos ermitãos, sol no nascedouro da vida monástica no Ocidente. Santo Antão tem todos os títulos para ser o padroeiro dos presentes dias de confinamento, ser nosso intercessor para que transcorram de maneira proveitosa, ao mesmo tempo entretida e virtuosa, para cada um e suas famílias. Santo Antão, rogai por nós!
Intitulado o pai de todos os monges, Santo Antão, segundo seu biógrafo Santo Atanásio, bispo de Alexandria, nasceu na Tebaida, no Alto Egito, em 251 e faleceu em 356. Viveu 105 anos, portanto, séculos 3º e 4º. De família aristocrática e rica, perdeu os pais por volta dos 20 anos. Logo depois, em seguimento aos conselhos evangélicos, vendeu o que tinha e distribuiu aos pobres, estabelecendo-se como penitente nos arredores da vila em que tinha nascido. Conheceu outros eremitas por ali, procurava imitá-los, frequentava a igreja. Sentiu por volta dos 35 anos chamado para vida mais distante dos homens e buscou no fundo do deserto fortificação militar antiga e abandonada, onde se trancou. Amigos seus levavam a comida (pão) que lançavam por cima do muro. Muitos o procuravam, mas em geral não os recebia a não ser muito raramente. Vinte anos depois, já caminhando para os 60 anos, aceitou orientar pessoas que ali queriam se fixar como monges. Impressionou a todos quando deixou a fortificação, forte e sadio como aos 35 anos. Ao redor dali, sob orientação do santo, foram fundadas ermidas e comunidades que buscavam a perfeição cristã. Um sem-número de eremitas e cenobitas viviam nas proximidades sob sua luz. Santo Antão, por duas vezes deixou a região para ir a Alexandria; na primeira para apoiar cristãos perseguidos, na segunda para lutar contra o arianismo. Com fama de santidade, eram numerosos os que buscavam seus conselhos em viagens ao local ou por carta, entre os quais o imperador e seus dois filhos.
A vida monástica ali praticada, da qual ele foi o motor, repito, está na origem do monaquismo cristão, amplo e importante impulso de piedade, com enormes reflexos civilizatórios, do qual surgiu a Europa, tal qual a conhecemos. E a América. É lícito conjeturar, quase nada de grande do que produziu a Europa, teria existido sem o enérgico impulso inicial dado por Santo Antão, imerso na solidão voluntária, do fundo de um deserto.
Quem não fica tocado, caminhando pela serra da Canastra, ao ver o filete de água de onde provém o rio São Francisco, a nascente histórica? Ou, mesmo olhando o começo do rio Samburá, a nascente geográfica? Ali começa tudo. Até se perder no oceano Atlântico, quase 3 mil quilômetros depois, o rio São Francisco fertiliza, alimenta, transporta, embeleza. Santo Antão é o filete de água do monaquismo, impulso inicial de incalculáveis rios de virtude, cultura, arte, oração, civilização — enfim, de perfeição natural e sobrenatural. Avanço civilizatório de fato está aqui.
Concluo. Santo Antão viveu entretido até os 105 anos, a maior parte dos quais na mais completa solidão — na oração, na penitência, na leitura e reflexão, nos trabalhos de cultivo e criação. Dali, por graduais e sucessivos efeito aprimorantes, via de regra em círculos cada vez mais afastados, foi surgindo sociedade mais moralizada e civilizada. Sob a luz de tal exemplo, no confinamento, para cada um, podem surgir visões mais abrangentes de considerar a vida, maneiras mais apuradas de convívio, até de preparar pratos, tanta coisa mais, que poderão melhorar para sempre a vida das pessoas, das famílias, dos círculos próximos. Mais ainda. O confinamento pode ser destrutivo, contudo muitas vezes esconde bênçãos. Cabe a nós não as deixar passar ao largo.
ABIM

Proença-a-Nova | Vencedores do Prémio Literário Pedro da Fonseca já são conhecidos


Já são conhecidos os vencedores da 3ª Edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, dedicado ao tema do palato: gastronomia tradicional do concelho de Proença-a-Nova, cuja identidade foi revelada a 15 de agosto, nas redes sociais do Município de Proença-a-Nova, data em que se assinala o dia da Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Proença-a-Nova, e Dia do Emigrante. 

O conto “Agosto não se faz em lume brando”, de Valentina Ferreira, venceu na categoria prosa e o poema “Na ilusão do silêncio”, de Pedro Baptista, foi o vencedor na categoria poesia. O júri decidiu atribuir ainda uma menção honrosa ao conto “Um repasto póstumo”, de Nuno Sobral. 

Este concurso, além de homenagear um escritor, filósofo e teólogo proencense, pretende igualmente valorizar tradições e outras características do concelho, “levando Proença-a-Nova mais longe através da literatura”, reconhece João Lobo, presidente da Câmara Municipal, acrescentado que, relativamente ao tema desta edição, “a gastronomia é um vetor importante do ponto da atratividade turística, eleva o saber fazer e as nossas gentes, valorizando, neste caso particular, a cultura gastronómica, uma aposta que o Município tem feito através dos festivais gastronómicos do seu calendário anual (sendo exemplo a Adega Típica, Sopas e Condutos, Cereja e Limão, Tigelada e Mel, Plangaio e Maranho e Mercado dos Sabores de Natal), ou da participação em iniciativas como o concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal em que a tigelada ficou entre os 28 finalistas a nível nacional”. 

Os temas escolhidos para as duas ultimas edições do concurso têm-se baseado na tradição de Proença-a-Nova (Janeiras e Encomendação das Almas em 2018 e Palato em 2020), maneira de levar os participantes a descobrir Proença-a-Nova, tal como confirmam os vencedores: Valentina Ferreira diz que “apesar de não conhecer Proença-a-Nova, toda a preparação e escrita do conto implicou muita pesquisa, não apenas da gastronomia e dos pratos típicos, mas também dos locais, dos costumes, das expressões, das formas de estar e de falar”, tal como o vencedor na categoria de poesia que se inspirou “na memória ficcionada do real, a isso juntei as referências à gastronomia, levando-me a procurar aquilo que existia em Proença-a-Nova, a descobrir quais eram os pratos típicos da região tentando enquadrar todos esses traços no tronco comum da memória. É um prémio muito importante porque ajuda na divulgação da poesia que muitas vezes é colocada de lado”, afirma Pedro Baptista. 

Nesta edição foram recebidas 59 obras, das quais 32 na categoria prosa e 27 na categoria poesia, avaliadas pelo júri responsável composto pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, o Chef Hélio Loureiro, a diretora-adjunta do Jornal de Notícias, Inês Cardoso, a editora da Alma Azul, Elsa Ligeiro, e a professora Isabel Bessa Garcia, em representação do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova; e aos quais o presidente da Câmara Municipal “agradece e reconhece o trabalho desenvolvido. Ao Chef Hélio Loureiro que relativamente a este tema, a gastronomia, representou um apoio importante e aos restantes elementos que já nos acompanham desde a primeira edição, o meu agradecimento por continuarem a desempenhar este papel e darem sua contribuição essencial para este concurso”. O prazo de entrega dos trabalhos foi prolongado para 29 de maio (já havia sido estendido até 31 de março), devido às circunstâncias excecionais vividas pela pandemia da COVID-19.

Vinte mulheres assassinadas desde o início do ano

Grande parte dos homicídios ocorreu já após o período de confinamento obrigatório.

Vinte mulheres foram assassinadas desde o início do ano, registando-se ainda 29 tentativas de femicídio nas relações de intimidade, anunciou o Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA).
Os dados preliminares do OMA, grupo de trabalho da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), apontam para 10 "femicídios íntimos", associados a relações de intimidade atuais, passadas ou pretendidas, e 10 assassínios em outros contextos, por motivos financeiros, na sequência de assalto ou outros.
Dos 10 femicídios íntimos, "mais de metade ocorreu já após o período de confinamento obrigatório, entre junho e agosto" na sequência da pandemia de Covid-19, realça Cátia Pontedeira, do OMA, em declarações à agência Lusa.
Segundo os dados recolhidos até sábado, dia 15, com base em notícias de mulheres assassinadas e de tentativas de assassinato, além das 25 tentativas de femicídio em contexto de intimidade, ocorreram dois homicídios na forma tentada contra mulheres em contexto de violência doméstica que foram perpetrados contra as mães.
Registou-se ainda uma tentativa "por motivos de género" e uma outra por motivos financeiros, acrescenta a OMA.
Em comunicado, o Observatório das Mulheres Assassinadas considera ser urgente investir na análise do fenómeno, para prevenir futuros casos.
Estes dados revelam a urgência de um investimento numa análise sobre o femicídio e a sua tentativa a partir de um olhar especializado e aprofundado, para prevenir futuros assassinatos", defende o OMA, na nota divulgada.
O grupo de trabalho da UMAR acentua a importância de as vítimas de violência doméstica serem informadas sobre as ajudas que têm à disposição e incentivadas a procurar apoio, existente em todo o país.
"É fundamental informar as vítimas de violência doméstica onde podem procurar ajuda e incentivá-las a procurar esta ajuda especializada", destaca o OMA.
No mesmo comunicado, a estrutura sublinha o contacto do Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica, 800 202 148, um número "gratuito, confidencial e está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano".
O último caso de que a OMA teve conhecimento verificou-se em Lamego, distrito de Viseu, na sexta-feira, quando uma mulher de 56 anos morreu, vítima de disparo de arma de fogo. O suspeito é o ex-marido, ainda por localizar pelas autoridades.
Lusa