quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Divididos entre Bolsonaro e Lula, imigrantes em Portugal unidos contra o “roubo”

 

Imigrantes brasileiros na Costa da Caparica, Portugal, estão divididos pelo voto entre dois candidatos à segunda volta das presidenciais, mas unidos nas críticas ao "roubo" dos políticos no Brasil e no receio da violência.

O “roubo” é mesmo embaraço para alguns, como é o caso de Ricardo Oliveira, dono de um restaurante na Costa da Caparica. "Vergonha sinto eu do Brasil, em termos de Presidente, das pessoas que o gerem, devido ao roubo, estão roubando demais", afirmou o imigrante de 46 anos, nascido em Minas Gerais.

Imigrante há pouco mais de quatro anos, "em busca de uma economia melhor" e também de segurança, Ricardo já só quer regressar ao Brasil “em passeio". Hoje, diz que vai votar em Bolsonaro (extrema-direita, atual Presidente e recandidato ao cargo) porque “vai roubar menos do que o outro", Lula da Silva, esquerda e antigo chefe de Estado.

Posição diferente tem Ângelo Pais, de 34 anos e há um ano em Portugal para fazer um mestrado, que promete ir votar em Lula da Silva, tudo porque “o Brasil piorou bastante nos últimos quatro anos, uma situação catastrófica”, em que a “pobreza, a miséria se propagou de uma forma nunca antes vista na história do Brasil, a violência, a desigualdade social".

Em 2018, Bolsonaro venceu com mais do dobro dos votos em Portugal do que Haddad, um resultado que foi completamente invertido na primeira volta deste ano, com o candidato de direita a obter metade de Lula da Silva, sinalizando uma mudança completa do perfil do votante em território português, o maior círculo do Brasil no exterior.

Hoje, o Brasil tem “um governo que tem toda a característica de um fascismo, que se fez na Europa muito na década de 30 do século passado”, afirmou o aluno que veio da Baía estudar em Portugal e que há quatro anos já tinha votado no candidato do Partido dos Trabalhadores, então Fernando Haddad.

O estudante do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas olha hoje “com uma sensação de tristeza” para as declarações de Bolsonaro e recusa em comparar a corrupção do atual governo com o anterior.

Com Lula da Silva houve mais casos “porque o ex-presidente deu autonomia suficiente para que a polícia federal pudesse fazer o seu trabalho de escrutínio, inclusive daqueles que estão no poder”, o que não acontecia até então. Apesar disso, Lula “não é corrupto”, porque "foi absolvido”.

Nos últimos quatro anos, Portugal assistiu a uma nova vaga de imigração brasileira (um terço dos estrangeiros) que elevou o número a um quarto de milhão de pessoas.

Elisângela Veríssimo, 38 anos, está imigrada há 18 anos e vê-se agora desempregada depois de anos a trabalhar como doméstica. Não irá votar mas, se o fizesse, votaria no candidato da esquerda.

O "Lula pode ser o que for, mas eu votava no Lula", porque "entre votar num ladrão e votar num psicopata, eu prefiro o ladrão", afirmou. Porque Lula "me surpreendeu, fez um bom trabalho”, disse, acrescentando: até “pode ter roubado, mas quem é que entra lá [no poder] que não rouba?".

Para Elisângela, "os melhores anos que as pessoas tiveram no Brasil foi na altura do Lula". Até "nós aqui em Portugal, os brasileiros, tivemos alguns direitos foi com o Lula em Portugal, com os acordos feitos entre Portugal e Brasil".

Há quatro anos, se tivesse votado, teria optado por Bolsonaro, em comparação com Haddad. Então, o atual Presidente "era uma pessoa nova, ainda tinha alguma expectativa, era um militar”.

E é essa dimensão militar que seduz Ricardo Oliveira, que elogia o apoio de Bolsonaro à compra de armas, uma política "excelente, que inibe o ladrão de entrar na sua casa".

Mas "independente de esquerda ou direita, está difícil [lá]. E na verdade tem um monte de gente vindo", acrescentou Ricardo Oliveira, que se mostra desencantado com o .seu país, à semelhança de Elisângela, que também não quer voltar.

"Não tenho coragem de jogar os meus filhos [um de 16 e outro de nove] hoje no Brasil. Para eles é ser jogados na selva”, resumiu a imigrante.

Madremeia/Lusa



Apreendidos 360 quilos de pescada subdimensionada na Nazaré

O Controlo Costeiro da Nazaré, no dia 26 de outubro, apreendeu 360 quilos de pescada branca subdimensionada, na Nazaré.
No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização, transporte e armazenamento de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a transportar a pescada sem que tivesse as medidas regulamentares de venda, resultando na sua apreensão.
No decorrer da ação foi identificado um homem de 45 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros.
O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, será entregue a várias instituições de solidariedade social.
A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso. 

Proença-a-Nova | Não há luz na sua rua? Agora é mais fácil comunicar avarias!

 
A E-Redes, o operador da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal Continental das redes de alta, média e baixa tensão, tem disponível um balcão digital e uma aplicação móvel para comunicação de avarias.
“Com a missão de manter a iluminação pública ao serviço da segurança e conforto das comunidades, sugerimos um reforço e apelo à cidadania participativa para a comunicação de focos apagados fazendo uso dos canais digitais que a E-REDES coloca à disposição dos portugueses - site e APP”, lê-se na divulgação do serviço.
O site disponibiliza um balcão digital que reúne todos os serviços num local único: enviar leituras, comunicar novas ligações, alterações de potência, anomalias e intervenções como avarias, comunicar prejuízos, fraudes, situações de risco ou intervenções técnicas.
A plataforma é simples de usar, em três passos é possível comunicar uma avaria: basa aceder a balcãodigital.e-redes.pt e, no caso de uma avaria na iluminação pública, preencher o tipo de avaria, a localização e os dados de quem faz a comunicação. Depois é só aguardar pelo contacto da empresa para agendar a intervenção. Também é possível despistar avarias domésticas no caso de estar sem luz em casa e perceber se é uma intervenção técnica da empresa ou falha no serviço. Para quem não usa a internet, o balcão digital estará brevemente disponível nas Juntas de Freguesia. 

Município de Proença-a-Nova apoia 46 cirurgias às cataratas para utentes carenciados

 
O protocolo entre o Município de Proença-a-Nova e a Fundação Álvaro de Carvalho e do seu projeto “Dar visão ao interior – região centro” já permitiu a realização de 46 cirurgias às cataratas a utentes do concelho desde 2018, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, sendo que os últimos 16 utentes foram intervencionados a 20 de abril e 14 de outubro deste ano, no Instituto Microcirurgia Ocular, em Castelo Branco. Em 2019, a Fundação Álvaro Carvalho solicitou a integração de uma nova entidade, The Claude and Sofia Marion Foundation, para manter este ritmo de crescimento e participar oficialmente neste projeto solidário, associando-se à Fundação Álvaro de Carvalho, permitindo a sustentabilidade do objetivo final.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, revela que “este protocolo está incluído na estratégia do Município de apoiar os cidadãos mais vulneráveis e que necessitam de atenção especial, proporcionando assim melhor qualidade de vida”.

A seleção dos doentes é feita com base em dois critérios: prioridade clínica e carência económica, realizada em parceria com a Coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova.

No âmbito deste protocolo, a Câmara Municipal assegura metade dos custos das cirurgias e o transporte de ida e regresso a casa quer no dia da cirurgia, quer nas consultas de pós-operatório.

A Fundação Álvaro de Carvalho é uma entidade de solidariedade social e tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação, privilegiando os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas do interior do país, onde este protocolo foi realizado com Municípios do Distrito de Castelo Branco e da Guarda.

Marinha Grande | PLANO PARA A ENERGIA SUSTENTÁVEL EM DEBATE

 
A Câmara Municipal da Marinha Grande vai realizar o segundo e último workshop com os stakeholders do concelho, relativo ao Plano de Ação para a Energia Sustentável e para o Clima (PAESC), para debate dos resultados relativamente às medidas e ações que visam a adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas, a ter lugar no dia 10 de novembro de 2022, pelas 10h00, no Auditório do Edifício da Resinagem.

A participação nesta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de um Plano de Ação detalhado, refletindo as especificidades do Município.

No âmbito da elaboração do PAESC, pretende-se integrar a adaptação às alterações climáticas em processos de planeamento e decisão de agentes locais e regionais; sensibilizar agentes locais através de ferramentas de apoio; aumentar a capacidade de incorporação de medidas de adaptação e mitigação nos seus instrumentos de planeamento locais; assegurar que estratégias se adequam às especificidades territoriais; e garantir a participação ativa de diversos agentes nas diversas fases do desenvolvimento da estratégia.

10.º Colóquio do OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja

 Serão dois dias dedicados à discussão cruzada entre investigadores e comunidade local.
 
O Observatório Homem – Meio de Estarreja (OHM), juntamente com o projeto Agorarisk, e com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja e do Agrupamento de Escolas de Estarreja, promove o 10.º Colóquio do “OHM-Estarreja: reflexão para um diálogo transdisciplinar em Estarreja”, nos dias 3 e 4 de novembro, na Escola Secundária e no Cine-Teatro de Estarreja (CTE).
 
Este evento, que conta com a participação de 35 investigadores, pretende criar uma discussão cruzada entre investigadores e comunidade local, possibilitando uma maior aproximação do trabalho científico com instituições e com os estarrejenses. Estimular o diálogo entre diferentes disciplinas de modo a permitir uma reflexão sobre os caminhos futuros do OHM, consolidando parcerias locais com a investigação, são outros objetivos estabelecidos para estes dias de partilha de experiências, de perspetivas e de conhecimento.
 
No dia 3, às 21h00, a tela do CTE exibe dois documentários: “A Ria e a Fábrica”, de Laurent Maget, e “Vues et Voix d'Estarreja”, de Fabienne Wateau e Carmen Giongo em colaboração com alguns alunos e professores do agrupamento de Escolas de Estarreja, ao abrigo do projeto SAFE - Social Awareness for Environment in Estarreja. Os filmes têm como tema central o impacto da atividade industrial no concelho estarrejense.
 
Os trabalhos resultantes do concurso “Captar Estarreja: transformações da natureza e das vivências no concelho de Estarreja”, promovido pelo projeto de investigação científica Agorarisk, serão partilhados com o público numa exposição de fotografia com o mesmo nome, com inauguração agendada para o dia 4, às 17h30, no átrio do edifício dos Paços do Concelho. O concurso teve como objetivo reunir fotografias para ilustrar como convivem a atividade humana e o meio natural no território.  Ficará patente até ao dia 25 de novembro.
 
A participação é gratuita e não carece de inscrição.
 
Programa:
3 NOV. QUINTA
 
17H00 ~ 19h30
AUDITÓRIO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTARREJA
Apresentação dos Projetos Científicos
 
21H00
CINE-TEATRO DE ESTARREJA
CINEMA
Exibição dos filmes “A Ria e a Fábrica” e “Vues et Voix d’Estarreja”, seguida de debate
 
4 NOV. SEXTA
09h15 ~12h00
CINE-TEATRO DE ESTARREJA
Apresentação dos Projetos Científicos
 
17h30 ~19h00
ÁTRIO DO EDÍFICIO DOS PAÇOS DO CONCELHO
Inauguração da exposição "Captar Estarreja"
Entrega de Prémios
 

Marinha Grande | CONFERÊNCIA DEBATE SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

A Conferência "Sustainable and Digital Building (SDB 2022)” está a decorrer nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro Empresarial da Marinha Grande.

A iniciativa é organizada pelo CDRsp - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto e conta com o apoio do Município da Marinha Grande. Pretende ser um fórum de discussão sobre a construção sustentável e digital, contando com oradores nacionais e internacionais.

A sessão de abertura ocorreu na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, e contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e do diretor do CDRsp, Artur Mateus.
O presidente Aurélio Ferreira enalteceu a importância de promover debates em torno das questões relacionadas com a sustentabilidade e de, através de eventos como este, permitir a troca de experiências entre profissionais do setor de vários países.

Estão inscritos na conferência cerca de 90 participantes (presenciais e online), oriundos de países como: Angola, Brasil, Eslováquia, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Reino Unido e Suécia.

Segundo o CDRsp, “a transformação digital de edifícios é um ponto-chave para alcançar as metas climáticas europeias e, para alcançar edifícios de carbono líquido-zero até 2050, a indústria da construção precisa buscar o desempenho ideal que depende do uso de materiais sustentáveis, novos processos de construção, como fabricação aditiva, metodologias BIM e Digital Twin”.

Águeda é um dos municípios mais sustentáveis do país

 Galardão da Bandeira Verde ECOXXI foi entregue hoje, numa cerimónia onde Águeda foi reconhecido com um exemplo a nível nacional

Águeda acaba de receber a distinção de um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 85%, estando no “top 5” das Autarquias com melhores índices de sustentabilidade municipal. O galardão de Bandeira Verde ECOXXI foi entregue hoje, numa cerimónia que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, onde o Município de Águeda foi destacado entre os seus pares como referência pelas boas práticas que implementa.

“É um motivo de orgulho para todos recebermos este galardão que reconhece as políticas de sustentabilidade que promovemos e executamos, a que se juntam um conjunto de outras distinções como o Município do Ano e um dos 100 Destinos mais sustentáveis do mundo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, frisando que as boas práticas são olhadas como exemplo por muitos outros municípios.

O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 70 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

A avaliação destes indicadores permite aferir a grande maioria das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incidindo no planeamento e gestão de recursos, bem como na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, dando particular ênfase ao cumprimento do ODS de Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao da Produção e Consumo Sustentáveis.

Para a edição deste ano foram apresentadas 59 candidaturas, provenientes de todas as regiões do país e Águeda destaca-se pelas boas práticas, com um índice superior a 85% no conjunto dos indicadores em avaliação.

Depois de escrutinado por aquele grupo de peritos que integram a Comissão Nacional (envolvendo 34 entidades, entre as quais se contam a Agência Portuguesa do Ambiente, a Agência para a Energia, Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, entidades reguladoras e universidades), Águeda ficou posicionado, pelo resultado obtido, no “top 5” dos municípios mais sustentáveis do país, a par de Braga, Pombal, Santo Tirso e Torres Vedras.

Conversando com o Inimigo: livro de memórias de Henrique Cymerman chega ao mercado espanhol após liderar tops de vendas em Portugal

    Depois de conquistar leitores e crítica em Portugal, Henrique Cymerman publica Conversando com o Inimigo – Do Porto a Abu Dhabi via Telaviveem Espanha, com a chancela da Nagrela Editores. Neste livro com «segredos de Estado», encontramos um registo na primeira pessoa do mais premiado jornalista português, que desde a década de 1970 – quando decidiu fazer aliá para Israel–, tem vindo a arriscar a vida em nome do dever de informar. Uma lição de diplomacia para memória futura, fala-nos de História, de Política, de Humanidade e de esperança. Fala-nos de encontros com Yasser Arafat, Yitzhak Shamir ou mesmo Osama Bin. Fala-nos da amizade com o Papa Francisco, que, em 2013, o nomeou «Anjo da Paz» e que com ele reuniu, em duas ocasiões, os presidentes israelita, Shimon Peres, e palestiniano, Mahmud Abbas, em orações pela paz. 


  • Conversando con el Enemigo, o título da edição espanhola da Nagrela Editores, será oficialmente apresentado em Barcelona, no dia 9 de Novembro, numa sessão organizada e transmitida online pela Comunidade Israelita de Barcelona (CIB), e no dia 10 em Madrid, num evento apresentado pelo jornalista Pedro Piqueras que terá lugar no Centro Sefarad-Israel.  
  •  
  • Recorde-se que o livro de Cymerman, é também, pela radical diversidade dos seus protagonistas, um manifesto pela tolerância cultural e religiosa, comungando da luta contra a «ascensão do ódio», de que Moratinos, alto representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, tem vindo a ser um dos principais agentes.

  • Conversando com o Inimigo, teve publicação também no Brasil, e vai ser lançado em breve em Israel. Em Portugal, o livro tem vindo a liderar os tops de vendas, desde a sua publicação, no passado mês de Setembro. Depois do 1.º lugar nos tops na rede de livrarias Bertrand e do El Corte Inglês, conquistado aquando do lançamento da obra, Cymerman volta a liderar as vendas em Portugal, desta feita na cadeia FNAC, onde ocupa o 1.º lugar na categoria «História e Política».
  • Ler mais
    •  

    De 10 a 12 de Novembro MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE 10.º ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DO ALGARVE

     A Câmara Municipal de Silves (CMS), através do Sector de Arqueologia da Divisão de Cultura, Turismo e Património organiza, de 10 a 12 de novembro, na FISSUL, o 10.º Encontro de Arqueologia do Algarve.
    A ação, organizada conjuntamente pela Universidade do Algarve, Universidade Nova de Lisboa e Ministério da Cultura - Direção Regional de Cultura do Algarve, pretende divulgar os trabalhos arqueológicos de maior relevância, ocorridos na região do Algarve na última década, através da promoção do debate científico relativo a problemáticas relacionadas com a atividade arqueológica no contexto geográfico do Algarve, e sensibilizar para a promoção social da atividade arqueológica, preservação e valorização do património arqueológico.
    Património e Arqueologia Marítima, Arqueologia Medieval e Moderna, Problemáticas da Arqueologia Urbana, Gestão de Património, Arqueologia Romana, Arqueologia Proto-histórica, Arqueologia Pré-histórica e Boas Práticas em Conservação Preventiva, são as temáticas que irão ser abordadas nesta décima edição.
    As inscrições para a participação no 10.º Encontro de Arqueologia do Algarve decorrem até dia 06 de novembro, devendo para tal ser preenchida a ficha de inscrição, que se encontra em https://www.cm-silves.pt/pt/destaques/9430/de-10-a-12-de-novembro--municipio-de-silves-promove-10-encontro-de-arqueologia-do-algarve.aspx
    Para mais informações, os interessados poderão contactar o Sector de Arqueologia da Divisão de Cultura, Turismo e Património, através do telefone 282 440 854, ou por email arqueologia@cm-silves.pt.

    Da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Alunos visitam a mostra Brinquedos artesanais em exposição

     

    Cerca de duas dezenas de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) efetuaram ontem, dia 26 de outubro, uma visita à exposição Brinquedos artesanais, que está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede até fim do mês de outubro.

    Acompanhados por uma docente do estabelecimento educativo, os alunos dos 10° e 11° anos do projeto de Arte e Diversidade Cultural tiveram oportunidade, no âmbito da disciplina de Cidadania, de apreciaram os mais de cem trabalhos expostos, com natural destaque para as bonecas e bonecos, jogos, carretas, réplicas de carros, motorizadas, bicicletas, aviões, comboios, cordas de saltar, carteira e uma casa de brincar.

    Na sessão estiveram Fernando Marques e Márcia Ferreira, dois dos quinze artistas representados na exposição, que além de partilharem o seu testemunho, aproveitaram a ocasião para transmitir aos alunos um pouco do seu percurso profissional e artístico, revelando alguns dos mais importantes pormenores relacionados com as suas áreas de trabalho artesanal.

    Os participantes tiveram assim oportunidade aprender ainda algumas das técnicas utilizadas na execução das obras, aproveitando a ocasião para questionar os artesãos sobre os projetos atuais e para o futuro.

    Recorde-se que a mostra Brinquedos artesanais apresenta trabalhos elaborados exclusivamente por artesãos amadores e profissionais do concelho de Cantanhede, que pretendem assim disponibilizar as suas criações, a sua criatividade, a sua arte, demonstrando a todos quantos visitam este equipamento cultural que também pelo artesanato é possível criar brinquedos, bonitos e imaginativos.

    Fernando Marques nasceu em Cantanhede, em 1969. Desde 2015 que se dedica à elaboração de brinquedos, utilizando como principal matéria-prima latas e outros objetos de reciclagem.

    Márcia Margarida Ferreira nasceu em Arazede e reside em Pedras Ásperas, Sanguinheira. Carpinteira de profissão, dedica-se ao artesanato desde os 37 anos, participando regulamente em feiras de artesanato com trabalhos em tecidos, como bonecos, carteiras, entre outros.

     

    Segurança Social envia 33 cheques de 125 euros para a mesma morada

     O apartamento tem estado arrendado ao longo dos últimos anos, mas nunca teve tantos inquilinos diferentes.
    O proprietário de um imóvel arrendado em Lisboa foi surpreendido quando foi recolher o correio. O inquilino entregou-lhe um molho inesperado com 33 vales postal no valor de 125 euros. No total eram 4.000 euros enviados pela Segurança Social.
    Nos últimos anos, o imóvel tem estado arrendado, mas nunca teve tantos inquilinos diferentes.
    O proprietário herdou o imóvel há pouco tempo, sabe que a mãe tinha feito há cerca de quatro anos um contrato de arrendamento a um imigrante, mas não mais que isso.
    Se o apoio extraordinário é pago pela Segurança Social, o mais certo é que esses imigrantes registados na mesma morada recebam ou já tenham recebido outros apoios sociais.
    Por diversas vezes ao longo dos últimos anos. foram noticiadas várias fraudes na autorização de residência para imigrantes. Há prédios de quatro andares em Lisboa com mais de 1.000 registos de moradores.
    Contactado pela SIC o Ministério da Segurança Social garante que quando é detetada fraude, as autoridades são avisadas, mas, neste caso, não impediu o envio dos vales.
     Uma fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras admite que alguém terá usado uma morada para inscrever as dezenas de imigrantes na Segurança Social, que, em principio, seria quem geria no passado esta caixa de correio.
    Neste momento, os destinatários destes vales podem nem sequer estar em Portugal.

    Fonte/Imagem: Sic Notícias

    Comédia Boeing Boeing anima Cineteatro Anadia

    A comédia “Boeing Boeing” vai “aterrar” no Cineteatro Anadia, no próximo dia 26 de novembro, pelas 21h00. Uma peça encenada por Sofia de Portugal, que conta com um lote extraordinário de atores, António Camelier, Marta Gil, António Machado, Teresa Guilherme, Liliana Santos e Carolina Puntel.
    Uma hilariante comédia de enganos sobre a trajetória de um Casanova, Bernardo, um arquiteto que está noivo de três mulheres, Janete, Julietta e Judite, três hospedeiras de bordo de diferentes países com quem vive, sem que saibam a existência uma das outras. Berta, a fiel empregada doméstica de Bernardo, é cúmplice neste jogo amoroso, trocando as fotografias, roupas de cama e ementas para que nenhuma das noivas desconfie da presença de outras mulheres.
    Até que um dia os seus amores vão chegar à sua casa ao mesmo tempo. Dada a azáfama vivida na casa de Bernardo, Berta está à beira de um ataque de nervos. Um amigo de longa data do arquiteto, Roberto Seguro, veio visitá-lo e vê-se apanhado na maior trama amorosa que alguma vez viu e que terá um fim inesperado, onde tudo pode acontecer.
    “Boeing Boeing” é considerada uma das melhores comédias de todos os tempos, registado no Guinness World Records como o texto francês mais representado em todo o mundo.
    Os bilhetes encontram-se à venda na bilheteira do Cineteatro Anadia (sextas-feiras e sábados, das 19h30 às 23h00, e no dia do espetáculo, a partir das 14h00), nos postos BOL (Worten e FNAC) e em http://www.bol.pt. Os portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior beneficiam de um desconto de 50% na compra do bilhete.

    GNR encetou Perseguição no Guadiana termina com colisão de embarcações

    Há quatro feridos a registar, um deles grave. Foram apreendidos mais de 90 fardos de haxixe.
    Ao arranque da amanhã, uma perseguição no rio Guadiana, concelho de Alcoutim, terminou com a colisão entre duas embarcações. Há a registar provocando quatro feridos, um deles com gravidade.
    O comandante dos bombeiros de Alcoutim confirmou à Renascença que o embate, cerca das 5h00, aconteceu durante uma operação de luta contra o narcotráfico. Estiveram envolvidas uma lancha rápida e uma embarcação da GNR.
    Numa perseguição houve ordem de paragem, que não foi obedecida, e houve o abalroamento entre as embarcações”, relata José Ribeiros, acrescentando que as vítimas são todas dos alegados suspeitos pelo crime de tráfico de droga.
    O ferido grave foi transportadao para o Hospital de Faro.
    Uma nota enviada à redação explica que o Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, apreendeu mais de 90 fardos de haxixe e deteve quatro homens com idades entre os 20 e os 32 anos.
    Após partilha de informação com a Guardia Civil, foi detetada uma embarcação de alta velocidade (EAV), com 12 metros e três motores de alta potência, a subir o Rio Guadiana, carregada com produto estupefaciente”, refere.
    De acordo com a informação disponibilizada no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foram mobilizados para o local do acidente 18 elementos e sete viaturas.

    VAGOS: “Formação + Próxima” para o setor turístico arranca em novembro

    Têm início, já em novembro, as primeiras formações no âmbito do projeto “Formação + Próxima” ligadas às áreas do marketing digital, vinhos da Bairrada e surf. 
    A primeira formação tem início no dia 18 de novembro de 2022 e é sobre “Marketing digital: Como promover o seu negócio on-line?”, com o formador Hugo Teixeira FranciscoTem a duração de 12 horas, distribuídas por quatro dias, em formato presencial e online, em horário pós-laboral, das 18h30 às 21h30. Nos dias 18 e 25 de novembro, a formação é presencial, no auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, sendo os restantes dias, 22 e 24 de novembro, em formato on-line.
    A segunda formação é dirigida à restauração, profissionais do serviço de vinhos e outros interessados na temática, com uma formação curta, de 3 horas, no dia 23 de novembro sobre “Vinhos tranquilos da Região da Bairrada – os Brancos, os Rosés e os Tintos”, com o formador Sommelier Paulo Vale, especialista em vinhos desta Região Demarcada da qual Vagos é parte integrante. Esta ação realiza-se na Casa-Museu de Santo António de Vagos entre as 15h30 e as 18h30.
    A terceira formação é dirigida a todos os que pratiquem surf com uma formação de curta duração, de 8 horas, nos dias 2 e 3 de dezembro sobre Surf e Salvamento – Vagos, um destino seguro”, com os formadores Bruno Rocha e Fernando Cheganças. Esta ação realiza-se no Centro de Promoção e Desenvolvimento de Desportos Náuticos, no dia 2, entre as 18h00 e as 22h00 e no dia 3, na Praia da Vagueira, entre as 9h00 e as 13h00.
    As inscrições nas ações podem ser feitas diretamente na Academia Digital do Turismo de Portugal em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/
    ou no site da Câmara Municipal de Vagos em https://www.cm-vagos.pt/servicos/formacao-proxima . 
    A escolha destas ações de formação e as que se seguirão tiveram como base um diagnóstico de necessidades de formação específica realizado através de um inquérito enviado, pela Câmara Municipal de Vagos, aos agentes económicos do território. A partir dos seus resultados, criou-se um plano de formação ajustado às respetivas necessidades formativas abrangendo diversas áreas, incluindo a turística.
    O plano de formação previsto tem a duração de 2 anos e abrangerá áreas diretamente ligadas ao turismo como o reconhecimento do território para melhor o promover, línguas estrangeiras, gastronomia, gestão de alojamentos, animação turística, assim outras áreas ligadas à gestão de negócios, marketing, vitrinismo, empreendedorismo, etc.
    Se é agente económico e quer capacitar os seus recursos numa área específica quer na área de turismo como em qualquer outra área, entre em contacto para turismo@cm-vagos.pt .
    O projeto “Formação + próxima” do Turismo de Portugal, visa capacitar os colaboradores do setor do turismo, de forma gratuita, através de formação de empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais em regime presencial e à distância.
    O intuito desta formação passa, também, por acrescentar valor ao tecido empresarial da região através de um programa que seja mais próximo das pessoas e mais próximo das necessidades dos territórios. Pretende-se, desta forma, profissionalizar o turismo do concelho e todos os serviços complementares a este setor, de forma a valorizar os nossos recursos endógenos e integrá-los numa rede de oferta turística abrangente e consolidada.

     

    Estudo publicado na Nature alerta que os hotspots globais para a conservação da natureza do solo estão mal protegidos

     
    Um estudo internacional com a participação de Alexandra Rodríguez e Jorge Durán, investigadores do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), publicado hoje na prestigiada Nature, identifica as regiões do mundo que deveriam ter a maior prioridade para a conservação da natureza do solo. Estão localizadas nos trópicos, Ásia, América do Norte e Europa.
    A investigação, que inclui mais de 10 mil observações de indicadores de biodiversidade (invertebrados, fungos, protistas, bactérias e arqueias) e serviços de ecossistemas em 615 amostras de solos de todos os continentes, conclui também que a maioria dos solos que mantêm os mais altos níveis de biodiversidade e serviços ecológicos não possui um nível adequado de proteção. Os cientistas combinaram essas observações para avaliar três dimensões ecológicas do solo: riqueza de espécies, a singularidade dessas espécies em cada região e vários serviços ecossistémicos, como regulação do ciclo da água ou armazenamento de carbono.
    Os dados obtidos revelam que diferentes facetas da conservação do solo atingem o pico em diferentes partes do planeta, dificultando a proteção de todas simultaneamente. Ecossistemas temperados, por exemplo, mostram maior biodiversidade local (riqueza de espécies do solo), enquanto ecossistemas mais frios são identificados como hotspots de serviços do ecossistema do solo. Por sua vez, ecossistemas tropicais e áridos abrigam as comunidades mais singulares de organismos do solo.
    «Os valores ecológicos do solo são frequentemente negligenciados nas decisões de gestão de políticas e conservação da natureza. Este estudo demonstra onde os esforços para protegê-los são mais urgentes», afirma Manuel Delgado Baquerizo, da Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha), um dos líderes do estudo.
    Os investigadores do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC, coautores do artigo científico e responsáveis pela recolha e análise de amostras em Portugal e na Antártida, defendem que a biodiversidade do solo tem de ser protegida. «O solo ainda é um recurso pouco reconhecido que, no entanto, abriga uma imensa biodiversidade e inclui elementos-chave para os ciclos básicos que sustentam a vida», afirma Alexandra Rodríguez.
    Portanto, salienta Jorge Durán, «para preservar os seus serviços do ecossistema, é necessário conservar a diversidade de cada tipo de solo, especialmente nas áreas mais vulneráveis às mudanças ambientais previsíveis. A proteção dessa diversidade é essencial para manter funções de vital importância para a nossa existência, como o sequestro de carbono, a degradação de poluentes, etc.».
    Os solos também são vulneráveis «às alterações climáticas e mudanças no uso da terra. Para conservar melhor os valores ecológicos do solo, devemos saber onde a sua proteção é mais necessária. No caso de plantas e animais acima do solo, os hotspots de biodiversidade foram identificados décadas atrás. No entanto, até agora nenhuma avaliação foi feita para obter os valores ecológicos do solo. A maioria dos alimentos que consumimos vem do solo direta ou indiretamente. Proteger esses solos é essencial para a nossa sobrevivência», notam os dois coautores do estudo.
    Os padrões espaciais contrastantes para as três dimensões ecológicas do solo avaliadas demonstram como é complexo protegê-las todas ao mesmo tempo. «Quando se trata de proteger os solos, provavelmente não nos devemos focar em maximizar localmente todas as dimensões ecológicas do solo em simultâneo, mas sim em abordagens integradas que destacam o potencial local», enfatiza Carlos Guerra, investigador do Centro Alemão para a Pesquisa em Biodiversidade Integrativa e autor principal do artigo.
    Os trópicos, a Ásia, a América do Norte e a Europa são as regiões onde foram identificados hotspots de ecossistemas que deveriam ter a mais alta prioridade para a conservação da natureza do solo. Os cientistas compararam esses hotspots prioritários com áreas que já estão protegidas e descobriram que metade deles não está atualmente sob nenhuma forma de conservação da natureza.
    «As áreas protegidas são projetadas para preservar plantas, pássaros ou mamíferos. No entanto, não está claro para nós se essas áreas protegidas são eficientes na conservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas dos nossos solos. Este estudo sugere que não estamos a proteger de forma eficiente os hotspots de conservação do solo à escala global. Ao projetar áreas protegidas, precisamos considerar explicitamente os solos, a sua biodiversidade e os serviços que prestam, para que possamos proteger a sua capacidade de sequestro de carbono e biodiversidade», conclui Carlos Guerra.
    Com o título “Global hotspots for soil nature conservation”, o artigo científico está disponível em:

    Cristina Pinto
    Assessora de Imprensa – Universidade de Coimbra – Faculdade de Ciências e Tecnologia



    Liga MEO Surf - Bom Petisco Peniche Pro: A corrida ao principal título masculino do surf português começa amanhã às 7h30 no Lagide

    • Heats masculinos - Clique aqui
      Heats femininos - Clique aqui
      Spot do evento - Clique aqui
      Foto: Guilherme Ribeiro, Vasco Ribeiro e Matias Canhoto (Jorge Matreno/ANSurfistas)
      Peniche (27/10/2022) - O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, tem chamada marcada para esta sexta-feira, às 7h30, na Praia do Lagide. A derradeira prova da temporada vai definir o campeão nacional masculino de surf num duelo entre 11 surfistas com possibilidades de chegar ao topo do surf nacional.
       
      Sequência Prova – 1º dia de Competição (sujeito a alteração)
      - Trials masculino
      - Round 1 masculino
      - Round 2 masculino ou Round 1 feminino (on stand by)
       
      Além dos 11 candidatos ao título que compõe esta luta (Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca, Vasco Ribeiro, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Francisco Almeida, Afonso Antunes, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer e Luís Perloiro), esta etapa conta com outros tantos nomes de peso do surf nacional, que podem intrometer-se indiretamente nas contas do título. Um deles é o jovem surfista local de Peniche, Matias Canhoto, recém-coroado campeão nacional Sub-16.
      Matias Canhoto, surfista local de Peniche e atual campeão nacional Sub-16
      “Sinto-me bem e tenho estado a treinar focado para esta etapa. É uma prova em que estou a competir em casa, nas ondas onde surfo e treino com regularidade. Espero fazer um bom resultado, tal como consegui no ano passado [N.R. Matias ficou em 5º lugar em 2021]. Além disso, há o aliciante de ser a etapa decisiva pelo título e gostava de me dar bem. Entre os candidatos gostava que o título fosse para o Guilherme Fonseca, pois é um surfista também daqui de Peniche e com quem costumo surfar muitas vezes. Tenho como objetivo fazer as etapas da Liga MEO Surf e, aos poucos, começar a encará-las cada vez mais a sério, de forma, a num futuro próximo, conseguir lutar pela vitória em etapas, uma vez que tenho o objetivo de um dia ser campeão nacional.”
       
      Requisitos Título de Campeão Nacional Liga MEO Surf 2022:
       
      Candidatos em competição direta: Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco Ribeiro
      - Precisam de ser finalistas e/ou ficar à frente dos principais oponentes
       
      Candidatos à condição: Tomás Fernandes, Eduardo Fernandes, Afonso Antunes e João Moreira
      - Precisam de ser finalistas e esperar que Guilherme Ribeiro, Guilherme Fonseca e Vasco
      Ribeiro não cheguem às fases finais
       
      Candidatos requisito de vitória: Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro, Francisco Almeida
      - Precisam de vencer
      - Dependem de diversas combinações de resultados de terceiros
       
      As possibilidades indicadas para obter o título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, referem-se ao cenário geral mais admissível face à multiplicidade de possibilidades que se podem vir a verificar, pelo facto do grupo de candidatos ser bastante alargado.
       
      As previsões mostram a entrada de muita ondulação na Capital da Onda durante os três dias da janela de espera, com o vento sul a fazer a organização de prova optar pelo pico do Lagide. Uma decisão que deixa boas perspetivas para ter um grande espetáculo nesta luta que se prevê muito renhida pelo título nacional masculino.
       
      Francisco Morgado, diretor de prova da Liga MEO Surf
      “Temos uma boa ondulação a entrar de Noroeste e vamos ter sempre vento sul durante os três dias de prova, o que oferece boas condições no Lagide. Esta parece-nos ser uma decisão natural, tendo em conta as condições previstas de mar. Estamos confiantes para ter um espetáculo de nível elevado no Bom Petisco Peniche Pro, que vai decidir o título de campeão nacional masculino”.
       
      Agenda do Bom Petisco Peniche Pro (sujeito a alterações):
      1º dia – Sexta-feira, 28 de Outubro
      07h30 – Call primeiro dia para trials masculino
      10h00 – Jerónimo Martins: Palestra sobre proteção dos oceanos e limpeza de praia com a participação de alunos das escolas do concelho de Peniche
       
      2º dia – Sábado, 29 de Outubro
      07h30 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
      11h00 – Passatempo Jerónimo Martins “Quem sabe, melhor defende”
      17h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
       
      3º dia – Domingo, 30 de Outubro
      07h30 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
      10h00 – Happy Hour Jerónimo Martins
      12h00 – Finais do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)
      13h00 – Entrega de prémios do Bom Petisco Peniche Pro (por confirmar)
       
      Em Peniche serão ainda premiadas a melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Best Wave, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Peniche aos melhores surfistas locais deste Bom Petisco Peniche Pro.
       
      Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
      Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
      Prémio vencedor anual: Prancha Polen Surfboards
      Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
       
      A nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
       
      A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
       
    • Mais informações em www.ansurfistas.com.

    Papa Francisco reza pelo povo brasileiro: “Para que o liberte do ódio, da intolerância e da violência”

    A declaração do Papa Francisco surge poucos dias antes das eleições Presidenciais, cuja campanha está a ser marcada por episódios de violência.
    A segunda volta das eleições presidenciais no Brasil decorre este domingo. A poucos dias do sufrágio, o Papa Francisco pediu o fim do ódio e da violência no país.
    Rezo a Nossa Senhora Aparecida para que proteja e cure o povo brasileiro, para que o liberte do ódio, da intolerância e da violência”, disse o Papa Francisco durante audiência-geral.

    SIC Notícias


    Onda de furtos de radares de trânsito na Suécia

    A Suécia tem sido alvo de vários furtos de radares de trânsito. O caso tomou tamanhas proporções que levou os "media" locais a especular que as câmaras desses radares furtados estariam a ser utilizados em drones russos, na Ucrânia.
    As autoridades suecas confirmam os furtos, mas não comentam as informações de que os componentes estariam a ser enviados para a Rússia.
    Os analistas estão céticos, mas não excluem essa hipótese.
    Penso que, em tal caso, passou muito pouco tempo entre os grandes furtos que assistimos na Suécia para que essas câmaras tivessem seguido já rumo à Rússia. Contudo, é possível que haja uma ligação indireta, pois já vimos isso antes. Grupos criminosos a reagir ao que é fácil de vender", afirma o professor da Universidade de Defesa da Suécia, Hans Liwång.
    No total, foram furtados cerca de 150 radares de trânsito, nos últimos dois meses. As câmaras são, alegadamente, semelhantes às utilizadas nos drones russos.
    Os delitos na Suécia ocorrem numa altura em que a Rússia aumentou a utilização destes objetos voadores para atacar alvos civis em toda a Ucrânia.

    Euronews

    Adidas anuncia rompimento da parceria com Kanye West

     A gigante alemã Adidas rompeu todos os contratos com o rapper Kanye West, agora conhecido como Ye.
    É mais uma rutura na sequência das declarações antissemitas e de desrespeito pela comunidade negra.
    O fim desta parceria significa uma perda líquida de 250 milhões de euros para a Adidas este ano, mas a empresa alemã diz "não tolera antisemitismo ou qualquer forma de discurso de ódio".
    A empresa também anunciou que deixará de fabricar os produtos da marca Yeezy do rapper.
    A colaboração era altamente proveitosa para ambas as partes. Só a coleção de tenis Yeezy contribuiu para tornar o rapper multimilionário.
    A decisão surge depois de Ye ter feito uma série de comentários antissemitas na sua conta do Twitter, de ter surgido num desfile de moda em Paris com uma t-shirt com a inscrição "White Lives Matter", por oposição ao movimento "Black Lives Matter" e de ter dito numa entrevista que a "escravatura é uma escolha".
    Um atrás de outro, os apoios e parcerias do rapper estão a cair.
    A agência que o representa em Hollywood anunciou o fim da parceriaa produtora MRC decidiu anular o documentário sobre o cantor que já estava terminado, justificando que não pode "apoiar nenhum conteúdo que amplifie a sua audiência".
    Também a Balenciaga pôs fim à colaboração com a estrela, agora cadente, dizendo que "os discursos de ódio não são nem aceitáveis nem desculpáveis".

    Euronews