terça-feira, 30 de maio de 2017

Edu Mundo apresenta projeto a solo no Cineteatro Alba

Edu Mundo vai desvendar algumas da suas músicas inéditas, num registo acústico em trio, no próximo café-concerto do Cineteatro Alba a 1 de junho, quinta-feira. O espetáculo tem início às 22h00, com entrada livre. 

Edu Mundo é o nome artístico de Márcio Silva, músico natural do Porto. Tocou bateria no grupo Reggae Souls of Fire e viola braguesa nos Diabo na Cruz. Integra atualmente os Terrakota, grupo de música de fusão com influências de África, das Caraíbas e do Oriente, e os FogoFogo, uma homenagem aos sons de Cabo Verde. 

Em paralelo, Edu Mundo tem composto canções para outros artistas, destacando-se "Pantomineiro", música que integra "Rua da Emenda", de António Zambujo, e "Eu Entrego", que faz parte do disco “Moura”, de Ana Moura, interpretada em dueto com a diva cubana Omara Portuondo.

 Atualmente vê o estúdio como a sua segunda casa, estando a preparar o primeiro disco a solo, com algumas participações especiais. Nas atuações ao vivo, revela algumas das novas canções, em formato intimista, revelando também os dotes de instrumentista. Edu Mundo, guitarra e voz, vai estar acompanhado por Tomás Marques, no baixo, e Alexandre Reis, na flauta

Crianças de Albergaria-a-Velha em festa no dia 1 de junho

Mais de 1600 crianças do pré-escolar e 1.º Ciclo da rede pública, privada e solidária do Concelho de Albergaria-a-Velha participam na “Festa da Criança”, no dia 1 de junho, data que assinala o Dia Internacional da Criança.

  A Câmara Municipal vai montar três espaços de atividades desportivas e recreativas, de forma a abranger o maior número de crianças e evitar deslocações longas da escola ou IPSS até ao local. As áreas estarão situadas no Parque da Mobilidade, em Albergaria-a-Velha, junto à Piscina Municipal, no Estádio Municipal da Branca e no Campo de Jogos José Oliveira Santos, do Grupo Desportivo Beira Vouga, em Frossos.

Os três espaços de atividades estão divididos em diferentes estações, cada uma com um jogo específico, que testa a perícia, o equilíbrio, a capacidade de manipular objetos e o uso correto do lado direito e esquerdo do corpo. Em Albergaria-a-Velha, as atividades decorrem de manhã e de tarde. Na Branca, os jogos têm lugar no período da manhã e em Frossos durante a tarde, até às 16h00.

 A Câmara Municipal assegura o transporte até à zona das atividades e oferece um pequeno lanche. As crianças devem levar roupas leves, boné e sapatilhas e é recomendado o uso de protetor solar.

O Dia Internacional da Criança é assinalado pela Organização das Nações Unidas desde o final da década de 1950, desde a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Em Albergaria-a-Velha, a data é assinalada dando a possibilidade às crianças de passarem um dia de brincadeira e jogos.

Festas da Cidade Trânsito condicionado na Avenida João Beare


A Câmara Municipal informa que, devido à realização das Festas da Cidade 2017, o trânsito na Avenida João Beare, junto ao Parque da Cerca, na Marinha Grande, estará interdito, de 2 a 4 de junho.

As vias alternativas estarão devidamente identificadas.

Devido à estimada afluência de público no próximo fim-de-semana, a empresa municipal TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande disponibiliza um serviço especial de transporte do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca.

O objetivo deste serviço é evitar os congestionamentos de trânsito e dificuldades de estacionamento junto ao local de realização das Festas da Cidade. Desse modo, e havendo estacionamento gratuito no Parque Municipal de Exposições e no Estádio Municipal, os participantes podem deixar as viaturas naquelas zonas e ser transportados comodamente até ao recinto das Festas da Cidade.
 
É aplicada uma tarifa simbólica / dia (que inclui a viagem de ida e volta), no valor de 80 cêntimos para adultos e de 40 cêntimos para crianças até aos 12 anos. Os passes das linhas urbanas não podem ser utilizados neste serviço especial.

Os horários do transporte para as Festas da Cidade são os seguintes:

Partidas de:
Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Destino: Parque da Cerca
Horários:
Dia 2 de junho: das 20h00 à 01h00 
Dia 3 de junho:  das 19h00 à 01h00
Dia 4 de junho: das 15h00 à 00h00

Partidas de:
Parque da Cerca
Destino: Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Horários:
Dia 2 de junho: 20h15 à 01h15
Dia 3 de junho: 19h15 à 01h15
Dia 4 de junho: 15h15 à 00h15

Frequência de passagem de 30 em 30 minutos nas paragens assinaladas.

Festival Internacional de Cinema Documental CinANTROP em exibição na Marinha Grande

O Foyer da Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, exibe os filmes a concurso no âmbito CinANTROP - Festival Internacional de Cinema Documental e Etnográfico de Portugal, de 4 a 11 de junho. A entrada é gratuita.

A iniciativa é organizada pelo cinANTROP, com o apoio do Município da Marinha Grande.

Trata-se do primeiro festival de cinema etnográfico da Península Ibérica. Iniciado em 2013, o seu diretor, Bruno Gaspar, inspirou-se na vida e obra de António Campos para definir a índole do festival. O objetivo é contribuir para a preservação e divulgação do Património Material e Imaterial dos Povos através do cinema.

Bruno Gaspar, o fundador deste projeto, levou a programação até outros países. No passado mês de maio exibiu alguns documentários de língua portuguesa na Celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, em Shangai (China), na Biblioteca Cervantes e na Shangai International Studies University (SISU).

Na Marinha Grande são exibidos os seguintes filmes:


4 de junho . domingo . 15h00 . “Os Resistentes – Retratos de Macau” de António Faria
A série dos resistentes nasce da necessidade que Macau tem de descobrir ou procurar constantemente uma identidade. Filmado a preto e branco, com música da Orquestra Chinesa de Macau, tem como objetivo dar voz àqueles que resistiram à passagem do tempo.
Duração: 50´



6 de junho . terça-feira . 15h00 . “Time Travel” de António Faria e Carolina Neves Rodrigues
Wong Kei é um jovem de 25 anos que deixou um trabalho estável para perseguir o seu sonho com a sua câmera, despendendo todo o seu tempo a capturar a preciosa vidada cidade. Um dia, ao passear junto de um mercado de peixe, ele encontra ocasionalmente uma pescadora. Mais tarde ele vê-a na televisão a falar sobre a sua forma de vida, inspirando-o verdadeiramente com o seu estilo de vida. Determinado a procurá-la, ele inicia uma jornada em que vai conhecer muitos bairros antigos de Macau e aprender o passado e o presente do labor de pescador, as suas vidas quotidianas, e como a cultura piscatória tem contribuído para o que é Macau presentemente. "Viagem no tempo" é, assim, dedicado à exploração de uma cultura em declínio numa pequena cidade, levando-nos literalmente numa viagem em que podemos passar a entender o significado social das suas gentes.
Duração: 56´



7 de junho . quarta-feira . 15h00 . “Olhar Macau” – série de documentários sobre o Património Material e Imaterial de Macau, produzidos pela Casa de Portugal de Macau
Duração: 80´



8 de junho . quinta-feira . 15h00 . Sessão Brasil:
“A Grande Ceia Quilombola” de Ana Stela Cunha e Rodrigo Sena
No Quilombo de Damasio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o grupo. O documentário retrata parte destes saberes, tendo a comida um papel fundamental na coesão do grupo.
Duração: 53´



“Ilha” de Daniel de La Calle Gebelle
Um dia na pequena ilha brasileira de Boipeba. Os pescadores locais ainda vivem de modo tradicional, saem ao mar em barquinhos a motor e canoas, recorrem a pé os arrecifes, praias e manguezais em busca de sustento. Porém, o mundo de fora colocou os olhos neste ideal moderno do paraíso tropical. A mudança parece inexorável. “ilha” separa-se do modelo narrativo do cinema social e ambiental clássico e oferece um olhar contemplativo a um lugar e a pessoas, com um ritmo e modo de viver à beira da mudança.
Duração: 56’



“Os caminhos da política: personagens e eleitores” de Carlos Eduardo Fialho e Tatiana Miranda
É um documentário que busca refletir sobre as relações entre candidatos e eleitores na política brasileira contemporânea através de entrevistas com eleitores e do acompanhamento da produção da campanha dos chamados "candidatos personagens" no Brasil.
Duração: 121´



9 de junho . sexta-feira . 15h00 . “Mar de Sines” de Diogo Vilhena
Este é um projeto de cinema com a comunidade, num documentário que reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade. O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto; mergulha nas profundezas do oceano. 
Duração: 70 minutos



11 de junho . domingo . 15h00 . Última Sessão: “Olhar Macau” – série de documentários sobre o Património Material e Imaterial de Macau, produzidos pela Casa de Portugal de Macau
Duração: 80’

Festas da Cidade começam sexta-feira


Concertos de HMB, Ana Moura e Dengaz
Festas da Cidade começam sexta-feira

HMB, Ana Moura e Dengaz atuam nas Festas da Cidade 2017, que decorrem no próximo fim-de-semana, de 2 a 4 de junho, no Parque da Cerca, na Marinha Grande e cuja entrada é livre. O cartaz do evento é mais vasto e apresenta grupos locais, animação infantil e atividades desportivas.

São esperadas milhares de pessoas na quarta edição das Festas da Cidade,  organizadas pela Câmara Municipal, com a parceria das associações do concelho. 

Além da programação cultural que decorre no palco e cujos espetáculos são, este ano, projetados em dois ecrãs gigantes, realizam-se atividades infantis e desportivas  e atuações junto à zona das tasquinhas.

A área da gastronomia conta com 33 tasquinhas dinamizadas por associações do concelho. É reforçado o número de mesas, bancos e chapéus de sol e instaladas estruturas de lava-mãos. Estão agendados espetáculos de rua, a ter lugar na zona da gastronomia, nos três dias.

Ao longo do Parque da Cerca, estão dispostos 10 expositores de associações locais, 50 espaços para mostra de artesanato e produtos regionais e representações de empresas locais associadas da ACIMG - Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande. O público pode ainda usufruir das ações de sensibilização ambiental promovidas pela Valorlis e de um espaço  de exposição automóvel.

Atentos à segurança e socorro dos visitantes vai estar a Cruz Vermelha Portguesa que volta a estar presente nas Festas da Cidade com um hospital de campanha.

Dada a proximidade de datas, as Festas da Cidade voltam a congregar a comemoração do Dia Mundial da Criança que apresenta as seguintes atividades de animação infantil, a realizar nos dias 3 e 4 de junho:
Torneio de Futebol Infantil Interescolas;
Insuflável “Arca de Noé”;
Insuflável “Combo 3 em 1”;
“Extreme Bungee” - cama elástica em que os participantes são presos a elásticos, suportados por uma estrutura de alumínio fixa;
“Orbitball” - Bola insuflável gigante, onde as crianças entram e andam às voltas e a rebolar;
“Bike Looping” - Equipamento mecânico onde a segurança dos participantes é reforçada através de uma cadeira com arnês;
“Bowling” - clássico jogo do bowling gigante.
Pinturas faciais;
Modelagem de balões.

O programa das Festas da Cidade 2017 é o seguinte:

2 de junho . sexta-feira
Parque da Cerca
Música Ambiente, Tasquinhas
19h00 . Abertura da Zona da Gastronomia com os Gaiteiros dos Tocándar
20h00 . CRASSH Street 
22h00 . HMB 
23h30 . Zumba at Night  com Anabela Cantanhede e Filipa Carvalho 


3 de junho . sábado

Campo da Portela - Atlético Clube Marinhense
10h00 às 19h00 . Torneio Interescolas 2017 – Futebol 5

Parque da Cerca
10h00 às 19h00 . Espaço Infantil 
Comemoração do Dia Mundial da Criança (Insufláveis, equipamentos de animação, jogos, Pinturas faciais e modelagem de balões)

Atividades desportivas, culturais, música ambiente, tasquinhas, artesanato
10h00 . Abertura da Zona da Gastronomia e Zona de Artesanato
15h00 . EZ Aviador 
19h00 . Rancho Folclórico de Picassinos 
20h00 . Animação de Rua com Glow Band
22h00 . Ana Moura
23h30 . Festa Amnésia 94FM 

4 de junho . domingo
Parque da Cerca 

09h00 . Jardim Stephens
Passeio Pedestre – Local de concentração

10h00 às 19h00 – Espaço Infantil
Comemoração do Dia Mundial da Criança (Insufláveis, equipamentos de animação, jogos, Pinturas faciais e modelagem de balões)

09h00-12h30 . Atividades de catequese para crianças e adolescentes
Org: Igreja Paroquial da Marinha Grande 
10h00 - Abertura da Zona da Gastronomia e zona de artesanato
11h00 . Eucaristia 
19h00 . “Acordeão em Espetáculo" com Teresa & Rodrigo Maurício 
20h30 . Caruma
21h30 . Dengaz

Atividades Paralelas:
Dias 3 e 4 de junho . sábado e domingo
Das 09h30 às 18h00
Torneio do Vidreiro Street Basket 3x3
Av.ª Jonh Beare
Org: Sporting Clube Marinhense
Apoio: CMMG

Patrocínios: Caetano Auto, Intermarché Marinha Grande, LPM – Comércio Automóvel, S.A, Sociedade Central de Cervejas – Sagres 

Parceiros: Associações do Concelho, Jornal da Marinha Grande e Rádio Clube Marinhense

Apoios: Bombeiros Voluntários da Marinha Grande, Cruz Vermelha Portuguesa, Delta Cafés, PSP – Policia de Segurança Pública, TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande, Valorlis

TUMG assegura transporte até às Festas da Cidade

A empresa municipal TUMG – Transportes Urbanos da Marinha Grande disponibiliza um serviço especial de transporte do Parque Municipal de Exposições e do Estádio Municipal para o Parque da Cerca, na Marinha Grande, no âmbito das Festas da Cidade, nos dias 2, 3 e 4 de junho.

Desse modo, e havendo estacionamento gratuito no Parque Municipal de Exposições e no Estádio Municipal, os participantes podem deixar as viaturas naquelas zonas e ser transportados comodamente até ao recinto das Festas da Cidade.
 
É aplicada uma tarifa simbólica / dia (que inclui a viagem de ida e volta), no valor de 80 cêntimos para adultos e de 40 cêntimos para crianças até aos 12 anos. Os passes das linhas urbanas não podem ser utilizados neste serviço especial.

Os horários do transporte para as Festas da Cidade são os seguintes:

Partidas de:
Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Destino: Parque da Cerca
Horários:
Dia 2 de junho: das 20h00 à 01h00 
Dia 3 de junho:  das 19h00 à 01h00
Dia 4 de junho: das 15h00 à 00h00

Partidas de:
Parque da Cerca
Destino: Estádio Municipal e Parque Municipal de Exposições
Horários:
Dia 2 de junho: 20h15 à 01h15
Dia 3 de junho: 19h15 à 01h15
Dia 4 de junho: 15h15 à 00h15

Frequência de passagem de 30 em 30 minutos nas paragens assinaladas.

Sessão Toastmasters

Vem assistir e participar na Sessão Toastmasters, este conceito fabuloso de desenvolvimento de competências de comunicação e de liderança, desta vez no auditório do Museu da Pedra do Município de Cantanhede.

O QUE É A TOASTMASTERS INTERNACIONAL? https://www.toastmasters.org/
A Toastmasters International, é uma organização mundial sem fins lucrativos, focada e especializada no desenvolvimento de competências de comunicação e liderança.


O QUE FAZEMOS NUMA SESSÃO?
Além de treinarmos a escuta ativa, a gestão do tempo, a motivação, falar em público, obtendo sempre um feedback positivo, uma sessão normal de um Clube Toastmasters é organizada em 3 partes:
1ª discursos preparados, 
2ª discursos de improviso e 
3ª avaliações.

PORQUÊ ESCOLHER OS TOASTMASTERS?
Ajudamos-te a eliminar o receio de falar em público, a desenvolveres competências de liderança e a comunicar de uma forma tão eficaz que vais ficar surpreendido com estas capacidades que estavam escondidas dentro de ti.

Gostaste tanto do conceito que queres mais informações?

Site oficial Toastmasters Portugal: www.toastmasters.pt

Entrada Gratuita.

Eu, Psicóloga: O que é TOC, o transtorno obsessivo compulsivo?

A doença afeta 2% da população, mas ainda assim muitos acreditam que são somente manias


Todo mundo gosta de falar que possui algum tipo de TOC: “Não consigo ver livro desarrumado, preciso ajeitar. É tipo TOC!”, “Nossa é só eu voltar pra casa e já tenho que lavar a mão. Meu TOC não deixa, preciso ficar limpo!” são algumas das coisas que ouvimos por aí.

O transtorno obsessivo-compulsivo está longe de ser uma simples mania. A doença obriga seus portadores a realizarem compulsões — certos atos físicos ou mentais — destinados a aliviar a ansiedade e o incômodo causados por pensamentos de conteúdo desagradável que aparecem sem cessar na mente dos pacientes.

“O pensamento ruim vem, gera um incômodo, e então o portador sente a necessidade de realizar algum tipo de comportamento, uma compulsão, um ritual, para se livrar dele”, explica Daniel Costa, psiquiatra do Projeto Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (PROTOC), grupo de pesquisa e tratamento associado ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo (USP).

Acredita-se que 2% da população geral sofra desse mal. Os picos de incidência do TOC estão entre as crianças de período escolar e os jovens adultos, na faixa etária dos 18 e 20 anos. A disseminação de informação, portanto, é um dos pontos principais para a o tratamento da doença, que pode afetar crianças que, muitas vezes, não entendem que até mesmo seu cérebro é capaz de escravizá-las.

O conteúdo dessas obsessões, chamadas também de “pensamentos intrusivos”, varia amplamente. “Obsessões de agressão, como o medo de que alguém querido morra, receio de ter um impulso violento, de se ferir por não ser cuidadoso o suficientemente” são alguns dos exemplos dados por Costa.
Preocupações com contaminação ou sujeira, nojo excessivo, obsessões religiosas e sexuais, como temor de ter cometido incesto, de ser homossexual, de ter cometido pecado ou de blasfemar contra alguma ordem divina são outros casos típicos envolvidos nas fixações do portador do TOC.

Com a crescente tensão resultante desses pensamentos, as compulsões são a saída (provisória) encontrada pelos pacientes. “Pode ser tanto um comportamento observável como um ritual mental”, detalha Costa. Verificar se a porta está trancada, lavar-se por determinado número de vezes, repetir rezas, fazer contagens, redesenhar linhas, dar pulos, alinhar objetos, organizar roupas. Tudo pode ser um ritual, assim como tudo pode ser uma obsessão.

Como refém

Como nem um milhão de repetições consegue acabar por definitivo com as obsessões, as horas escoam. Com o tempo perdido para realizar os rituais, aqueles que sofrem com o TOC começam a desenvolver o que Costa chama de “fenômeno da esquiva”. “Isso é pouco estudado. A pessoa começa a evitar as situações relacionadas à obsessão dela justamente para evitar os rituais que precisaria realizar”, explica.

As consequências acabam sendo o isolamento e a paralisação. “O TOC é uma das condições mais incapacitantes existentes. A gente acha que não só os comportamentos aparentes dela contribuem para esse comprometimento funcional mas fenômenos como o da esquiva também são responsáveis”, diz Costa.

É por isso que ele alerta: “Sintoma obsessivo-compulsivo é amplamente disseminado na população, todo mundo já teve um pensamento intrusivo. Mas a regra é que para estabelecermos um diagnóstico psiquiátrico, é preciso ter um comprometimento funcional muito grande. Só dá para falar em transtorno quando o comprometimento funcional ou sofrimento subjetivo pessoal é evidente”.

Procure ajuda

O tratamento envolve duas linhas de ação: a medicamentosa — acompanhada exclusivamente por psiquiatras — e a psicoterapia. “O tratamento do TOC é feito com alguns antidepressivos, os inibidores seletivos da recaptura de cerotonina”, diz Costa. Esses remédios também são utilizados no tratamento da ansiedade, visto a proximidade que ela possui com o transtorno. A diferença, porém, é que o ansioso preocupa-se de forma exagerada com assuntos cotidianos, enquanto o obsessivo-compulsivo possui pensamentos dos quais não consegue livrar-se a menos que realize os rituais.

A doença porém, possui evolução crônica. O médico explica que os sintomas podem ser controlados e até mesmo desaparecerem por um tempo, mas voltam em algum momento da vida.

As causas ainda são desconhecidas. “Fatores genéticos estão implicados, isso não há dúvida. Parentes de primeiro grau com pessoas que possuem o transtorno são mais propensos a tê-lo. Não existe um gene específico, porém”, conta Costa. Pelo que observam os pesquisadores, fatores ambientais, como traumas e abusos, podem disparar os sintomas, mas não esses "gatilhos" ainda não foram confirmados em estudos.

Debora Oliveira

Terra tem 467 milhões de hectares de florestas a mais do que se dizia

Luis Dufaur (*)



Floresta de baobás em região considerada árida no Senegal


Uma equipe internacional de pesquisadores revelou na prestigiosa revista Science que a superfície da Terra coberta por florestas é 10 % mais extensa do que se supunha. A deficiente medição anterior não considerou as florestas das zonas áridas, distorcendo o cômputo global.

As florestas ocupam 4 bilhões de hectares ou 30% da superfície das terras acima do nível dos mares. Normalmente se imaginam luxuriantes florestas tropicais, rústicas florestas boreais ou penteados bosques de regiões temperadas.

Tinha-se passado por cima dos bosques existentes em zonas áridas — onde a evaporação é maior que a precipitação anual. Essas zonas representam algo superior a 40% da superfície continental e não estão desprovidas de florestas. Elas se encontram em contextos climáticos muito diversos no Sudão, na América do Sul, nas estepes da Europa Oriental e no sul da Sibéria, bem como no Canadá.

Uma trintena de cientistas de treze países analisou imagens satelitais fornecidas pelo Google Earth. Elas abarcavam mais de 210.000 parcelas de meio hectare repartidas pelo globo.

O principal autor do estudo, Jean-François Bastin, pesquisador associado à Universidade Libre de Bruxelas e consultor na Organização das Nações Unidas para aAgricultura e a Alimentação (FAO) explicou que gora sua equipe pode utilizar imagens de alta resolução com um grau de precisão inferior a um metro, do que resultou o cálculo de cerca de 1,1 bilhão de hectares de florestas de regiões áridas.

Essa é uma extensão comparável à das florestas úmidas tropicais, como a amazônica. Dois terços dessa enorme área estão recobertos de formações vegetais densas — florestas “fechadas” —, onde a frondescência cobre pelo menos 40% do solo. Essas florestas aparecem em todos os continentes, inclusive no oeste da América Latina, no leste do Brasil e no norte da Venezuela e da Colômbia, por exemplo.

O cálculo mais exato acrescentou 467 milhões de hectares de florestas da terra, elevando o total a mais de 4,3 bilhões de hectares.


Floresta de eucaliptos na região árida de Pilbara, Austrália ocidental

A preocupação da confraria verde-vermelha era de afastar a ideia de um planeta mais verdejante do que parecia, pois isso poderia desmoralizar suas campanhas demagógicas contra o desmatamento.

Segundo a FAO, perto de 2 bilhões de pessoas vivem nesses territórios florestais até agora desconsiderados. Neles as árvores fornecem frutos e folhas para a alimentação dos homens e engorda dos animais, além de madeira para cozinhar e aquecer, como se dá com os bosques de acácias e eucaliptos na Austrália e de baobás na África.

Quando os cientistas sérios se aplicam ao seu trabalho, trazem dados sensatos. Mas a agitação verde-vermelha não gosta nada disso e não toma iniciativas para esclarecer o fundo da realidade.



( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista,

conferencista de política internacional e colaborador da ABIM

          

“Feira do Emprego, Formação e Oportunidades” dia 2 de junho



No próximo dia 2 de junho, decorre em Figueiró dos Vinhos, no Jardim Municipal, a “Feira do Emprego, Formação e Oportunidades” promovida pelo CLDS 3G AGIR SEMPRE - FIGUEIRÓ DOS VINHOS.

Contando com a colaboração do Município de Figueiró dos Vinhos, Agrupamento de Escolas, Instituto de Emprego e Formação Profissional e NERLEI, envolve a participação destas entidades, de instituições de ensino da região e outras através da presença em stands expositivos, onde são divulgadas ofertas profissionais, de formação, ensino superior e profissional, entre outros.

A iniciativa decorre entre as 10 horas e as 17 horas e ao longo do dia decorrem diversos workshop´s e sessões de informação sob os temas “Curriculuns Vitae´s Gráficos & Originais”, “Medidas Ativas de Emprego”, “Criação de empresas e financiamento do Negócio”, bem como dois Show Cooking´s promovidos por alunos de duas escolas.

O CLDS 3G é um projeto cuja entidade executora é a Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos e é apoiado pelo PORTUGAL2020 no âmbito do PO ISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, sendo esta Feira realizada no âmbito do Eixo I - Emprego, Formação e Qualificação.

Inscrições abertas para intercâmbio europeu

Tens entre os 13 e os 20 anos?
Gostavas de desenvolver e estimular o espírito empreendedor? 
O Youth Inclusive Entrepreneurship Exchange é um intercâmbio de jovens, que se vai realizar em Estarreja, de 10 a 15 de junho, e vai juntar 64 jovens de 7 países europeus, com o objetivo de capacitar os jovens para o empreendedorismo e inclusão.
Este intercâmbio tem como objetivos específicos dotar os jovens de:
1. Espírito de iniciativa e empreendedorismo.
2. Comportamentos inclusivos.
3. Pró-atividade e participação ativa na sociedade.
4. Valores como inovação, mudança, respeito, tolerância e confiança.
5. Experiências multiculturais de dimensão europeia.
6. Certificado europeu de validação de competências.


Perfil do participante:
- Idade entre os 13 e os 20 anos.
- Identificarem-se com o problema, necessidades e objetivos do projeto.
- Estarem motivados para darem contributos em todas as fases do projeto, desde o planeamento à conclusão.
- Estarem empenhados em disseminar os resultados do projeto pelas suas redes de contactos e influências.
- Serem pró-ativos na criação impactos em si próprios e nas comunidades às quais pertencem.
- Terem vontade de dar continuidade e assegurar a sustentabilidade deste projeto com iniciativas e participações noutros projetos que também foquem as prioridades da UE.
- Conseguirem expressar-se de forma oral e escrita e compreender o básico em Inglês.

Vamos selecionar 7 jovens de Estarreja para participar neste intercâmbio, em regime residencial, e de forma completamente gratuita. 
As inscrições decorrem até o dia 1 de junho, através do seguinte link: http://bit.ly/inscricaoYIEE  
Os selecionados, terão uma reunião preparatória, no dia 6 de junho, pelas 18h00, no Ciclo Criativo.

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

Torneio Fim de Aulas 2017


Torneio Fim de Aulas 2017 - Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede

A face sinistra da China

Plinio Maria Solimeo
china-vermelha-2

O aspecto não sorridente da China comunista é o aspecto real do país 

A China é apresentada por muitos como um país onde o socialismo de mercado de tal maneira deu certo, que a converteu na economia de mais rápido crescimento no mundo, na maior exportadora e importadora de bens, e na primeira potência industrial. Isso evidentemente não teria sido possível sem a cumplicidade do Ocidente.
Assim, de repente, um país que ainda em vias de desenvolvimento se torna o primeiro mercado para bens de consumo de luxo, com o número assombroso de 1.363 milionários, que gastam e esbanjam no Ocidente empobrecido.
Entretanto, observadores imparciais alertam que esse gigante asiático tem pés de barro, e que, mais cedo ou mais tarde, mostrará sua verdadeira face. Pois, apesar de tudo isso, sua população vive em estado de semi-escravidão, dependendo em quase tudo de seu inexorável Estado-Patrão.
Vejamos alguns exemplos.
China vermelha
No Tigre Asiático vigora há mais de 50 anos o controle implacável do Partido Comunista, como na era do facínora Mao Tsé-Tung [foto à esquerda]. Por exemplo, é o Estado que decide isto de exclusivo do foro familiar: o número de filhos que cada família pode ter, e praticava inexoravelmente a política de filho único até há pouco.

Mas essa medida trouxe tantos problemas ao país — como os vem causando para praticamente o mundo inteiro —, que o governo teve que revisá-la.
Assim, em outubro de 2015, o Partido Comunista e as autoridades governamentais chinesas fizeram uma nova emenda na Lei de Planejamento Familiar, permitindo a todos os casais devidamente registrados que tivessem dois filhos.
Essa mudança, que pode parecer auspiciosa a muitos desavisados, não demonstra senão até que ponto o Partido Comunista controla a vida dos cidadãos chineses.
Ele o faz exercendo um controle coercitivo sobre as mulheres e suas famílias. De modo que as recalcitrantes que tiverem três ou mais filhos serão pesadamente multadas, poderão perder o emprego, ser sujeitas a detenção arbitrária e forçadas a abortar. Pior ainda: serão ameaçadas com esterilização, além de sofrerem outras políticas discriminatórias contra seus filhos.
China vermelha
Mas essa tardia mudança não tem produzido efeito. Porque, apesar da permissão para o segundo filho ter sido sancionada em outubro de 2015, menos de 1.85 milhão em 11 milhões de casais aptos em todo o país (16.8%) se candidataram para tê-los. Pelo contrário, dados do Escritório Nacional de Estatística da China mostram que o número total de nascimentos em 2015 caiu 16.55 milhões, ou seja, 320 mil a menos que em 2014. Ainda não temos dados para 2016, quando as autoridades chinesas esperam um boom, por ser o Ano do Macaco, considerado pela mitologia chinesa como o mais auspicioso para gerar filhos.

Acontece também que muitos casais, especialmente os das áreas urbanas, estão relutantes em ter um segundo filho, devido a diversos fatores. Entre eles, o do elevado custo, pela falta de opções em assistência e educação infantil, de disponibilidade para o cuidado deles, devendo, ademais, interromper a carreira profissional. Mas principalmente pela mentalidade forjada durante décadas pelo governo comunista, de permitir apenas um filho por casal.
Além disso, essa nova e tardia medida do governo é inepta para reparar o profundo desequilíbrio demográfico causado por décadas de controle da população pelo Estado. É o que crê a Comissão do Congresso dos Estados Unidos sobre a China, em um informe publicado em abril[i].
O que pesa ainda nesse quadro é que, por uma preferência cultural, tradicionalmente os chineses preferem ter filhos homens, uma vez que ao chegarem à idade de trabalhar poderão mais facilmente garantir o futuro da família, ajudando no orçamento familiar. Por isso, de acordo com dados do governo, em 2015 nasceram 34 milhões de homens a mais que de mulheres.
O órgão do governo americano estima que, devido também a essa mentalidade, no ano passado foram abortadas cerca de 64 milhões de meninas, o que provoca a existência de um mercado negro para adoção de meninos, dirigido por verdadeiras quadrilhas.
Esse desequilíbrio entre os sexos está contribuindo também para o aumento do tráfico de mulheres (principalmente de países da região como Laos, Coréia do Norte, Cambodge e Vietnã), para os matrimônios forçados e exploração sexual.
Por outro lado, o governo tem que enfrentar um problema colateral: de acordo com um relatório de janeiro de 2016 do Escritório de Estatística chinês, a população hábil (pessoas entre 16 e 59 anos) teve uma queda de 4.87 milhões com relação ao ano anterior, continuando em declínio. Ao mesmo tempo, a população senil (60 anos para cima) aumentou em aproximadamente 9.58 milhões em 2015, levando os idosos a constituírem agora quase um quarto da população total.
*       *       *
Igreja Católica destruída, pois não alinhada  ao governo comunista, mas fiel a Roma
Igreja Católica destruída, pois não alinhada ao governo comunista, mas fiel a Roma
O relatório do órgão do governo americano trata também da questão religiosa no país, dizendo que o regime chinês está revendo suas leis sobre assuntos religiosos para introduzir novos controles à educação, aumentar a fiscalização dos sites web de conteúdo religioso, e reafirmar o princípio de que a religião é uma ameaça à segurança nacional. Nas restrições à liberdade religiosa, segundo o Comitê do Congresso americano, inclui-se a determinação de minar a influência do Vaticano sobre os católicos chineses.
Ora, essa perseguição religiosa é bastante antiga. Basta lembrar que durante a chamada Revolução Cultural“numa circular de 15 de maio de 1966, Mao Tsé-Tung lançou a luta política contra seus inimigos, aos quais chamou de ‘monstros e demônios’; quer dizer, contra todos aqueles que se opuseram ao controle do partido e à ideologia comunista: os intelectuais, os ricos, os proprietários de terra, ‘contra-revolucionários’ e os seguidores das diversas religiões. Depois do editorial do Diário do Povo, de 1º. de julho, ‘Varrer todos os monstros e demônios’, os Guardas Vermelhos lançaram uma violenta campanha para deter e perseguir a todos os membros destas categorias”.
Essa perseguição foi terrível para os seguidores de religiões, sobretudo as cristãs, tachadas de “inimigas do povo”, tendo os católicos sido declarados suspeitos de atividade contra-revolucionária[ii].
China vermelha
Esse estado de coisas não mudou muito em sua essência, embora nos acidentes tenha havido certa liberalização. O que faz com que a parte mais sadia dos católicos chineses fiéis a Roma — para falar só deles — ainda tenha que pertencer a uma “Igreja Clandestina”, ou seja, viver como que nas catacumbas [foto ao lado].

Para enfraquecer o reduto católico, que segundo algumas estatísticas aumenta anualmente em 100 mil convertidos, o governo comunista resolveu criar uma “Associação Patriótica dos Católicos Chineses”, inteiramente controlada por ele, com bispos nomeados pelo Partido e ordenados sem aprovação de Roma. Essa associação foi definida por Bento XVI como “inconciliável” com a doutrina católica.
Católicos foram humilhados, perseguidos e executados durante  a “Revolução Cultural” promovida pelo sanguinário Mao Tsé-Tung
Católicos foram humilhados, perseguidos e executados durante a “Revolução Cultural” promovida pelo sanguinário Mao Tsé-Tung
Existe atualmente uma centena de bispos ativos na China, 30 dos quais são da Igreja Clandestina, fiéis a Roma, e 70 “oficiais”, ordenados ilegitimamente, mas que depois se reconciliaram mais ou menos com Roma ou foram ordenados com o reconhecimento de Roma e de Pequim.
Enquanto a “igreja oficial” goza da tolerância do governo comunista, a “Igreja clandestina” paga um preço alto pela sua clandestinidade, com perseguições, depoimentos, detenções, sequestros, multas etc.[iii]
Segundo dissidentes que conseguiram escapar desse novo Gulag, “a realidade dos campos de trabalho chineses é aterradora. As minorias religiosas e os dissidentes políticos são encarcerados sem razão durante anos. Nesse tempo, eles são torturados e alguns são levados a instalações cirúrgicas, onde se lhes extirpam seus órgãos enquanto ainda estão vivos”. “Segundo se crê, há mais de 10 mil órgãos em circulação na China, a metade deles extirpados à força. Para o Partido Comunista, o corpo de uma pessoa é propriedade do governo e seus órgãos um ‘bem comum’, assim como os bebês. É a cara negra de uma China que continua sendo maoísta”[iv].
China vermelha
Enquanto isso, o sorridente presidente chinês, Xi Jinping [foto à esquerda cumprimentando Vladimir Putin], aparece abraçando com mandatários dos Estados Unidos, da União Europeia e investidores ocidentais, como se presidisse à nação mais feliz do planeta e sem que ninguém o interpele pelos abomináveis crimes que se cometem em seu país.

____________

[i] http://www.cecc.gov/publications/annual-reports/2016-annual-report?
[iii] Sandro Magister, www.chiesa, 26 de septiembre de 2016
[iv] http://www.actuall.com/familia/la-realidad-de-china-secuestros-granjas-humanas-y-una-extensa-red-de-trafico-de-organos/