quarta-feira, 23 de março de 2022

A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ


A Consultora tecnológica Noesis inaugurou ontem, dia 23 de março o escritório no Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
A Noesis é uma consultora tecnológica criada em 1995, tem 40% da faturação realizada fora de Portugal e está presente está presente nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Brasil e em Espanha, em Portugal tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença Nova, Guarda e agora Covilhã.

Para Alexandre Rosa CEO da Noesis, “a empresa pretende recrutar até ao final do ano 40 funcionários e estreitar relações com a Universidade da Beira Interior e estimular a fixação de quadros nesta região”.

No entender do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira ”um dos grandes desafios da atualidade é reter população e os talentos dos jovens licenciados e apostar nas sinergias entre as diversas instituições para permitir fixar empresas e criar emprego.”

Presente na cerimónia de inauguração da Noesis/Covilhã, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa destacou” o papel essencial das câmaras municipais na agilização de processos e no bom acolhimento empresarial, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento dos territórios do interior”.

A Noesis/Covilhã tem como principal objetivo acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. Não está, no entanto, excluída a contratação de outros perfis, que integrem qualquer outra área de negócio da Noesis, como por exemplo, recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação.

A estratégia Global passa também por estabelecer parcerias com a Universidade da Beira Interior promovendo a integração profissional de jovens licenciados, “sem que estes tenham de se deslocalizar para os grandes centros urbanos”.

Durante a visita ao Parkurbis, a ministra da Coesão Territorial visitou ainda a fase final das obras do Parkurbis/Lab, um investimento que vai permitir criar um Centro de Prototipagem para todo o tipo de estruturas que ficará disponível para empresas e estudantes.

O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Parkurbis a Altice Labs e a UBI. O investimento de 350 mil euros vai ser financiado a 85% com fundos comunitários.


APRESENTAÇÃO DE LIVRO DEDICADO AO CENTENÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SILVES TERÁ LUGAR A 26 DE MARÇO. Sessão será antecedida pela inauguração da rua João José Gomes

Numa iniciativa promovida pelo Município de Silves, no âmbito das comemorações do Centenário da Escola Secundária de Silves, o dia 26 de março será marcado pelo descerramento da placa toponímica em homenagem ao professor-escultor João José Gomes, às 15h30, no lado norte do mercado municipal de Silves; e pela apresentação do livro “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”, da autoria de Rogélio Mena Gomes e de Manuel José de Sousa Santos (Mourinho), pelas 16h30, na Junta de Freguesia de Silves.

A atribuição toponímica em homenagem a João José Gomes deve-se ao seu grandioso percurso na Escola Industrial e Comercial João de Deus, atual Escola Secundária de Silves (ESS), entre 1933 e 1966, onde foi professor e diretor (neste ultimo caso, durante 13 anos). Muito estimado e considerado pelos colegas, funcionários e alunos, o professor João José Gomes distinguiu-se, pela introdução de métodos pedagógicos que só mais tarde vieram a ser adotados nos programas oficiais do Ensino em Portugal e pela relação de proximidade e simplicidade para com os alunos, prática, à época, pouco usual. Como Diretor evidenciou-se pelo trabalho de modernização da Escola, sobretudo com a criação dos cursos noturnos, iniciativa de enorme significado pela possibilidade de conciliação de horários de trabalho com os de estudo, permitindo, desse modo, a valorização na profissão e nos negócios de muitos trabalhadores e comerciantes estudantes do concelho.

A importância da Escola Industrial e Comercial João de Deus/ESS será, também, relembrada e celebrada com a apresentação da obra “Escola Secundária de Silves, 100 Anos de Existência. Contributo para a sua História (1919-2019)”. Será uma tarde de viagem aos acontecimentos mais significativos da história deste estabelecimento de ensino, das figuras que se destacaram ao longo da sua existência e da influência que a escola exerceu na vida cultural, social e económica da cidade e do concelho. Todos aqueles que tiverem contacto com o livro terão, ainda, oportunidade para conhecer fotos de convívio e memórias de antigos alunos e saber um pouco mais sobre a evolução do ensino em Portugal.

 

Por falar em bomba atômica… lembremo-nos do Milagre de Hiroshima


Hiroshima destruída pela bomba atômica em 1945.Os sacerdotes Hugo Lassalle (Superior dos jesuítas no Japão), Hubert Schiffer, Wilhelm Kleinsorge e Hubert Cieslik [assinalados no círculo da foto] estavam em Hiroshima no momento da explosão da bomba atômica. Eles se encontravam na casa paroquial da igreja de Nossa Senhora da Assunção, um dos poucos edifícios que resistiu à bomba. Um dos sacerdotes estava celebrando a Santa Missa, outro tomava o café da manhã e os demais se encontravam em dependências da paróquia.

Plinio Maria Solimeo

No dia 6 de agosto de 1945, solenidade da Transfiguração de Nosso Senhor e praticamente no fim da II Guerra Mundial, a aviação americana lançou sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, a bomba atômica “Little Boy”, de urânio, que provocou a morte de 140 mil pessoas, mais de 70 mil feridos, e grande parte da cidade destruída. Três dias depois, a mesma aviação lançou a bomba nuclear de plutônio, “Fat Man”, sobre a cidade de Nagasaki. Essa bomba destruiu a catedral da Imaculada Conceição, matando muitos católicos que estavam no templo. Foi a primeira e única vez em que armas nucleares foram usadas contra alvos civis.

Devido à radiação, entre dois a quatro meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 e 166 mil pessoas em Hiroshima, e 60 a 80 mil em Nagasaki. Durante os meses seguintes, várias pessoas morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação.

Nesse terrível cenário, ocorreu nessa cidade um fato surpreendente, que passou a ser conhecido como o “Milagre de Hiroshima”: quatro sacerdotes jesuítas alemães sobreviveram à catástrofe, inclusive a seus efeitos, apesar de estarem muito perto do local onde a bomba explodiu.

Esses religiosos eram os padres Hugo Lassalle (Superior dos jesuítas no Japão), Hubert Schiffer, Wilhelm Kleinsorge e Hubert Cieslik [assinalados no círculo da foto acima]. No momento da explosão, eles se encontravam na casa paroquial da igreja de Nossa Senhora da Assunção, um dos poucos edifícios que resistiu à bomba. Um dos sacerdotes estava celebrando a Santa Missa, outro tomava o café da manhã e os demais se encontravam em dependências da paróquia.

O edifício religioso sofreu apenas danos menores, como vidros quebrados, conforme escreveu o Pe. Hubert Cieslik em seu diário, mas nenhum dano em consequência da energia atômica liberada pela bomba. O Pe. Schiffer escreverá depois o livro O Rosário de Hiroshima, no qual narra tudo o que lhes sucedeu naqueles dias fatídicos.

Os religiosos atribuem sua preservação a uma proteção particular da Santíssima Virgem, pois “vivíamos a mensagem de Fátima e rezávamos juntos o Rosário todos os dias”.

Quando, mais tarde, esses jesuítas receberam tratamento médico, foi-lhes dito que devido à radiação eles teriam lesões graves, enfermidades, e inclusive uma morte prematura. Porém, contra todas as expectativas, tal não sucedeu. Nenhum deles teve qualquer transtorno físico.

Pelo contrário, em 1976 — 31 anos depois do lançamento da bomba —, o Pe. Schiffer participou do Congresso Eucarístico de Filadélfia, onde relatou sua história. Ele confirmou que os quatros jesuítas ainda viviam, sem nenhuma enfermidade. Isso foi comprovado por dezenas de médicos que os examinaram cerca de 200 vezes nos anos posteriores, não encontrando qualquer sinal da radiação em seus corpos.

O Pe. Hugo Lassalle continuou em Hiroshima, e em 1948 naturalizou-se japonês com o nome Enomiya Mabiki. De passagem por Roma, recebeu do Papa Pio XII autorização para recolher fundos destinados a reconstruir a igreja dedicada à Assunção de Nossa Senhora. Em 1959, com a elevação de Hiroshima a diocese pelo Papa João XXIII, ela passou a ser catedral. Sua construção começou em 1950 e foi concluída no dia 6 de agosto de 1954, nove anos após a explosão da bomba atômica.

É preciso dizer que a rendição do Japão se daria na solenidade da Assunção da Virgem aos Céus, 15 de agosto de 1945, poucos dias depois da explosão das bombas atômicas.

Hiroshima foi reconstruída totalmente, com aquela tenacidade própria aos filhos do Sol Nascente, contando hoje com mais de um milhão e cem mil habitantes.

ABIM

____________

Fonte principal: https://www.aciprensa.com/noticias/el-milagro-de-hiroshima-jesuitas-sobrevivieron-a-la-bomba-atomica-gracias-al-rosario-50173?utm_source=boletin&utm_medium=email&utm_campaign=noticias_del_dia


Mira associa-se à Hora do Planeta

Mira associa-se mais uma vez à "Hora do Planeta”, uma iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund for Nature), que acontece no próximo sábado, dia 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

Realizada anualmente desde 2007, a "Hora do Planeta” é uma iniciativa internacional que visa unir milhões de pessoas em todo o mundo para mostrar o seu compromisso em ajudar o Planeta e a combater as alterações climáticas. O tema escolhido para este ano foi "Restauro da Natureza”, para advertir para a importância e fragilidades dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental.

À semelhança dos anos anteriores, durante uma hora, a autarquia vai desligar as luzes, interiores e exteriores, de alguns edifícios, para demonstrar o combate contra as alterações climáticas.

Assim, entre as 20h30 e as 21h30 de sábado serão desligadas as luzes dos seguintes locais:

  • Paços do Concelho de Mira
  • Casa do Visconde e Tribunal de Mira
  • Estátua do Infante Dom Pedro
  • Complexo Desportivo de Mira
  • Biblioteca Municipal de Mira
  • Museu do Território da Gândara
  • MiraCenter – AIBAP
  • Palheiro de Mira – Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira

Complementarmente, porque a Natureza é aliada fundamental contra as alterações climáticas, torna-se urgente restaurar os habitats degradados e reunir esforços para proteger a biodiversidade. Com estes objetivos a “Hora do Planeta” propõe o “Restauro da Natureza” como tema anual e o Município de Mira irá requalificar (reflorestar) espaços naturais degradados, bem como continuar com medidas de maior eficiência energética, promovendo a progressiva substituição da iluminação pública por lâmpadas de baixo consumo.

O Município de Mira apela a toda a população que adira à “Hora do Planeta”, e que, no mesmo período, desligue ou reduza as luzes da sua casa, contribuindo, assim, para um mundo mais sustentável.

Participe nesta iniciativa. O planeta agradece!

Governo prolonga situação de alerta até 18 de abril

Mantêm-se inalteradas atuais medidas, entre as quais a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.

Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira a resolução que prolonga até 18 de abril a situação de alerta devido à pandemia de Covid-19, o que significa que se mantêm as regras atualmente em vigor, que incluem o uso obrigatório de máscara em espaços fechados.

“O Conselho de Ministros aprovou hoje [quarta-feira] a resolução que prorroga a declaração da situação de alerta, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, até às 23:59h do dia 18 de abril de 2022. A resolução mantém inalteradas as medidas atualmente em vigor”, lê-se no comunicado.

Entre as regras em vigor, está a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes. A obrigatoriedade de teste negativo ao SARS-CoV-2 mantém-se para quem não tomou dose de reforço da vacina contra a Covid-19 nas visitas a lares e em hospitais e centros de saúde.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) estima que o uso de máscara em locais fechados deixará de ser obrigatório a partir de 3 de abril. Contudo, especialistas e o próprio bastonário da Ordem dos Médicos têm defendido que a decisão ainda não é aconselhável nesta fase, depois de, na semana entre 8 e 14 de março, foram registados 78.464 novos casos de infeção e 123 mortes por Covid-19.

Fonte: Sapo ( Tiago Varzim)

Helena Teodósio no Conselho Consultivo dos Tribunais Administrativos e Fiscais. Em representação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, vai representar a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) no Conselho Consultivo dos Tribunais Administrativos e Fiscais da Zona Centro, juntamente com o seu homólogo de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita.

A decisão foi aprovada já este mês em reunião do Conselho Diretivo da ANMP, órgão que a autarca de Cantanhede integra desde dezembro de 2021 e que agora é liderado por Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Entre outras atribuições, cabe ao Conselho Consultivo dos Tribunais Administrativos e Fiscais da Zona Centro dar parecer sobre os planos anuais e plurianuais de atividades e relatórios de atividades e sobre regulamentos internos do tribunal e dos juízos que o integram, bem como pronunciar-se sobre reclamações ou queixas recebidas do público sobre a organização e funcionamento em geral do tribunal de comarca ou de algum dos seus serviços.

O Conselho Consultivo dos Tribunais Administrativos e Fiscais da Zona Centro abrange os tribunais de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu e Castelo Branco.



Silves | SERVIÇO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE SILVES PROMOVE “CLÍNICA DOS CACOS”


A oficina “Clínica dos Cacos”, organizada pelo Município de Silves, irá decorrer nos dias 25 de março, 29 de abril, 27 de maio, 24 de junho e 22 de julho, entre as 14h30 e as 17h00, no Museu Municipal de Arqueologia.

A iniciativa é dirigida ao público em geral e conta com o apoio do Serviço de Conservação e Restauro. Os participantes terão a oportunidade, ao longo das sessões, de restaurar pequenos objetos cerâmicos, que se encontrem danificados e pelos quais detenham particular estima.

Para esclarecimento de dúvidas e inscrições, os interessados devem contactar o Serviço de Conservação e Restauro através do email: conservacaoerestauro@cm-silves.pt ou através do telefone 282 440 854.

MUNICÍPIOS DA COVILHÃ MANTEIGAS E SEIA ASSUMEM EDIFÍCIOS NA TORRE


Os municípios da Covilhã, Manteigas e Seia e a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional assinaram na segunda-feira, o protocolo de cedência de 2 edifícios da Torre que integram o domínio público militar.

O protocolo cede aos três municípios o edifício da antiga torre da Força Aérea, e o túnel subterrâneo que faz a ligação com a outra torre.

O Presidente da Câmara da Covilhã aproveitou a oportunidade para salientar a importância de “dotar a Torre com novas condições para receber os turistas, qualificando o espaço e melhorando a atratividade”, Vítor Pereira, reiterou a “importância da Serra da Estrela como motor de desenvolvimento económico que tem de ser dinamizado e apoiado pelas estruturas do estado e pelos privados”. O autarca da Covilhã sublinhou ainda que “ o protocolo abre caminho a novas sinergias entre os municípios da Serra em diversos setores”.

Durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã,

O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas aproveitou a intervenção para puxar pela marca, Flávio Massano considera que “A Serra da Estrela é o melhor produto turístico do centro do país, o estado tem a obrigação de apoiar a desenvolver este território”. Uma ideia partilhada pelo autarca de Seia, António Luciano Ribeiro que defende “ uma Serra com novas dinâmicas e projetos que valorizem a marca”.

Presente na cerimónia o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches sublinhou que o protocolo entre a Covilhã, Manteigas e Seia vai permitir “transformar uma estrutura degradada numa oportunidade económica e turística que permita rentabilizar da melhor maneira os imoveis do domínio publico”.

As 3 autarquias vão agora definir uma estratégia comum que permita revitalizar os edifícios em nome da marca Serra da Estrela.


UCRÂNIA | Rússia acusa Ucrânia de esconder armas em centro comercial


Um míssil russo atingiu um centro comercial no centro de Kiev e matou pelo menos 8 pessoas. As imagens do momento do ataque foram divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia. O governo russo diz que o exército ucraniano estaria a usar o espaço como depósito de armas.

Numa das suas intervenções diárias, Igor Konashenkov assegurou que, nos arredores de Kiev, unidades nacionalistas ucranianas “usam prédios residenciais como escudos para disparar contra as tropas russas a partir de múltiplos sistemas de lançamento de foguetes”.

“Ao mesmo tempo, um centro comercial localizado nos subúrbios foi usado como uma grande base para armazenar munições para lançadores de mísseis”, atentou.

De acordo com o porta-voz, os serviços de inteligência da Rússia confirmaram “as coordenadas dos sistemas de lançamento de foguetes ucranianos através de vários canais”, revelando “a localização de um armazém com munições impulsionadas por foguetes”.

Igor Konashenkov adiantou ainda que os militares russos têm imagens de vídeo com lançadores de foguetes na área do centro comercial, mostrando uma gravação onde alegadamente aparece aquele armamento.

O porta-voz acrescentou que a Rússia tem várias provas da utilização por “nacionalistas” ucranianos de residências civis em Kiev e outras cidades do país para instalar sistemas de artilharia.

Na noite de domingo para segunda-feira, um bombardeamento atingiu um centro comercial na zona noroeste de Kiev, matando pelo menos oito pessoas, segundo um novo balanço das autoridades ucranianas, num momento em que as forças russas continuam a tentar cercar a capital ucraniana.

O anterior balanço apontava para seis vítimas mortais.

A área do complexo comercial foi alvo de um ataque que atingiu veículos num parque de estacionamento e provocou uma cratera de vários metros de largura.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 26.º dia, causou pelo menos 902 mortos e 1.459 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais de 10 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,3 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

A invasão da Ucrânia, iniciada por Moscovo em 24 de fevereiro, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Fonte: euronews

Liga MEO Surf – Allianz Figueira Pro marca o regresso do melhor surf nacional daqui a 10 dias

Figueira da Foz (23/03/2022) - A praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, está a postos para receber os melhores surfistas nacionais, no Allianz Figueira Pro, que se realiza de 1 a 3 de Abril. Esta vai ser a primeira etapa da Liga MEO Surf 2022, a principal prova do surf português onde se decidem os títulos de campeões nacionais da modalidade.

Será dentro de 10 dias que a buzina que dará início à luta pelo título nacional masculino e feminino de 2022 irá tocar pela primeira vez. Um regresso a uma praia especial para o surf nacional e que, em 2020, recebeu aquela que foi a primeira etapa da Liga MEO Surf e, simultaneamente, a primeira prova de surf em todo o Mundo a ir para a água já em contexto de pandemia. 

Pedro Santana Lopes, Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
“Receber a 1ª etapa na Figueira da Foz, da Liga MEO Surf, é, sem dúvida, muito importante em termos nacionais e muito prestigiante. A Figueira da Foz faz parte do roteiro histórico de praias da Liga MEO Surf, por reunir todo um conjunto de características que pretendemos que ano após ano a façam assumir como um destino líder da modalidade, durante todo o ano. Temos uma grande variedade de praias que reúnem condições ímpares, vou ousar recorrer à linguagem própria da modalidade, tais como a frequência de swell e de ventos offshore. Paralelamente, um evento desta natureza dinamiza o turismo local, aposta que queremos afirmar, por não podermos ter um turismo dito sazonal, mas sim um turismo de todo o ano porque a Figueira tem potencialidade para tal.”

Mas o Allianz Figueira Pro também vai marcar o arranque de mais uma edição da Allianz Triple Crown, o já histórico sub-troféu, que em 2022 vai distinguir os melhores surfistas entre as etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande. Será a oitava edição consecutiva de um troféu que distribui um prémio igualitário e que em 2021 teve como vencedores Vasco Ribeiro e Francisca Veselko.

José Francisco Neves, Membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Diretor de Transformação e Marketing
“É com grande entusiasmo que somos pelo 10.º ano consecutivo um dos principais parceiros do Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO Surf). Este ano vamos dar nome às etapas da Figueira da Foz, da Ericeira, já um clássico para nós, e, como grande novidade, seremos também naming sponsors do Allianz Ribeira Grande Pro, proporcionando, assim, o regresso do circuito aos Açores, algo que vinha sendo desejado por todos os intervenientes. Vamos manter com estas três provas o nosso e cada vez mais de todos, troféu Allianz Triple Crown. Na Allianz continuamos a reconhecer a importância desta associação ao Surf e orgulhamo-nos em partilhar os mesmos valores deste desporto, como a superação, a resiliência e o respeito pelo meio ambiente. A Marca Allianz tem crescido com esta parceria, mas acreditamos que também o surf nacional tem beneficiado com esta associação.”

Com Vasco Ribeiro e Francisca Veselko a partirem na condição de campeões em título, serão eles a vestirem as licras amarelas de líderes do Go Chill ranking na Figueira da Foz. Mas candidatos a lutar pelo estatuto máximo do surf português não vão faltar, onde Ribeiro e Veselko partem na frente, seguidos de perto por uma cada vez mais evoluída nova geração do surf nacional. No caso de Vasco Ribeiro, este será o regresso à competição, depois de uma lesão que tem atrapalhado o arranque de temporada internacional, confirmando a presença na Figueira da Foz.

Vasco Ribeiro, campeão nacional em título
“Vai ser ótimo regressar aos campeonatos e logo na Figueira da Foz, que é um sítio que gosto muito. Espero que estejam ondas incríveis. As expectativas são altas. Tenho andado a treinar muito, por isso penso que vai ser um ano em grande. Temos a nova geração a entrar em força no cenário do surf nacional, o que é um aliciante extra. É bom poder começar com a licra amarela vestida. O objetivo passa por levá-la até ao final da temporada”.

No caso de Francisco Veselko, depois do título obtido na temporada passada e ainda com idade júnior, a liderança será também um teste à sua determinação e responsabilidade do estatuto ocupado.

Francisca Veselko, campeã nacional em título
“Vai ser incrível começar a temporada da Liga MEO Surf na Figueira da Foz, que tem uma das minhas ondas preferidas de todo o calendário. As minhas expectativas são altas. Há sempre ondas incríveis na Figueira da Foz e espero poder mostrar todo o meu potencial. Vai ser a primeira vez que começo o ano com a licra amarela. É algo especial e que é uma grande motivação para mim. O meu objetivo este ano passa por defender o título nacional com a mesma vontade com que o alcancei. O nível está cada vez mais elevado e acredita que vai ser um ano muito disputado entre todas as surfistas.”

Historial de vencedores do Allianz Figueira Pro – Últimos 3 anos:
2021 – Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins
2020 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2019 – Gony Zubizarreta e Yolanda Hopkins

Allianz Figueira Pro 2021 em números:
– Campeões da Etapa: Vasco Ribeiro e Yolanda Hopkins;
– 1274 ondas surfadas por 104 surfistas inscritos;
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Vasco Ribeiro, 10 pontos (final);
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Vasco Ribeiro, 19 pontos (final)

Em termos de troféus laterais, o grupo Joaquim Chaves Saúde vai premiar a melhor onda da etapa, enquanto o Bom Petisco Girls Score distinguirá o melhor score feminino. A isso junta-se a luta pela Go Chill Expression Session, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz aos melhores surfistas locais deste Allianz Figueira Pro.

Fantasy Surfer – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Figueira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Bom Petisco, Go Chill, Somersby, Corona Extra e Rip Curl, o parceiros de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Porto, e o apoio técnico da Associação de Surf da Figueira da Foz e da Federação Portuguesa de Surf.

Mais informações em www.ansurfistas.com.

Fotos: Vasco Ribeiro, Francisca Veselko e Praia do Cabedelo (Jorge Matreno/ANSurfistas) 

Escola Superior de Biotecnologia promove semana aberta sobre biotecnologia e sustentabilidade. À descoberta da Ciência, de 20 a 22 de abril, para estudantes do secundário

 Entre os dias 20 e 22 de abril, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, abre as portas aos estudantes do ensino secundário para proporcionar dias de imersão nos temas da biotecnologia e da sustentabilidade. Uma oportunidade para visitar os laboratórios, conhecer alguns dos projetos de investigação em curso e colocar algumas questões antes de darem o passo de entrada no ensino superior. 

“Microbiologia e Genética”, “Química nas Ciências da Vida e do Ambiente”, “Bioengenharia: Tecnologia, Ambiente e Saúde”, “Alimentação, Nutrição e Saúde” são os grandes temas deste ano da Semana Aberta. Com interregno de dois anos, por causa da pandemia, esta iniciativa regressa e à semelhança de anos anteriores, são esperados mais de 200 alunos do ensino secundário por dia. 

 

O objetivo da Escola Superior de Biotecnologia é o de abrir portas aos alunos do ensino secundário, dando-lhes a possibilidade de conhecerem, experienciarem e de se questionarem sobre as áreas relacionadas com a biotecnologia,” refere Paula Teixeira, docente responsável pela Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia. “Queremos proporcionar-lhes momentos diferenciadores antes de ingressarem no Ensino Superior,” conclui. 

 

Esta iniciativa, que se realiza desde 2006 na primavera, é apoiada por inúmeras instituições, públicas e privadas. As inscrições terminam a 5 de abril e podem ser efetuadas através da escola, a título individual ou familiar. 

 

ESAC recebe sexta reunião do Grupo de Trabalho de Luta contra Cortaderia. 7 de abril | 09h00 às 17h30 | na ESAC (Auditório E) + on-line


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC - IPC) dinamiza, presencialmente (Auditório E) e on-line, no próximo dia 7 de abril, das 09h00 às 17h30, a sexta reunião do Grupo de Trabalho de luta contra Cortaderia, no âmbito do projeto LIFE Stop Cortaderia.

Nas palestras que compõem o programa serão abordados, entre outros temas: os desafios da Estratégia Transnacional, cuja rede conta com mais de 140 entidades; o papel de diferentes municípios portugueses no controlo da erva-das-pampas (Cortaderia selloana); o conhecimento científico desta planta invasora em termos biológicos e de consequências para a saúde pública; o trabalho de campo e de sensibilização levado a cabo.

Na reunião participará Daniel Nuitjen da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, que falará sobre a situação de Cortaderia ao nível europeu.

A reunião está aberta ao público em geral e a participação é gratuita, mas obrigatória em https://tinyurl.com/GTCoimbra22. Os interessados em participar presencialmente devem fazer a sua inscrição até ao dia 30 de março. Já aqueles que pretendem assistir virtualmente, devem inscrever-se até 5 de abril.


Recorde-se que a ESAC é uma das duas entidades portuguesas parceiras do projeto LIFE Stop Cortaderia, sendo Hélia Marchante a investigadora responsável nesta instituição de ensino superior.

Figueiró dos Vinhos | Concurso Municipal de Ideias de Negócio – “Empreendedorismo nas Escolas 2021/2022”

Integrado no projeto “CIMRL - Empreendedorismo nas Escolas 2021/2022” realizou-se hoje, dia 23 de março, na Casa da Cultura, o Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Esta iniciativa, de carácter regional no âmbito da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, tem como objetivo promover o empreendedorismo em contexto escolar, desenvolvendo competências empreendedoras nos alunos, apoiados nos professores, na comunidade escolar e nos Municípios.
No caso de Figueiró dos Vinhos no concurso do Ensino Secundário foi vencedor o projeto “The Fridge Door” da aluna Sofia Pedro e no concurso destinado ao 3.º Ciclo, venceu o projeto “Recycling” das alunas Ana Raposo, Angelina Antunes e Leonor Assunção.
Estas ideias de negócios irão representar o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos nas finais intermunicipais nas quais participam todos os municípios da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e que se realizam no início do mês de abril.

Todos estão de parabéns pelo empenho e espírito empreendedor demonstrado!

Cine-Teatro de Estarreja: os espetáculos que não pode perder até julho

A programação cultural para a próxima temporada do Cine-Teatro de Estarreja (CTE) é marcada pela ousadia, criatividade e paixão. De abril a julho, a sala de espetáculos estarrejense estará repleta de novos espetáculos com reconhecidos e novos talentos do teatro, da dança e da música. Há espaço ainda para a criação artística e para o cinema.

Música domina a programação da temporada

O café-concerto, espaço mais intimista do CTE, reabre com uma nova rubrica, “Ciclo Voz e Guitarra”. São três espetáculos imperdíveis, durante o mês de abril. A primeira atuação é da cantora brasileira Tainá, no dia 2. Segue-se a colombiana-mexicana, Mari Segura, no dia 14. O encerramento deste Ciclo é da responsabilidade do cantautor norte americano Christopher Paul Stelling, no dia 21.

Carolina Deslandes promete uma noite meteórica, tal como tem sido a sua carreira, acompanhada pelo guitarrista Feodor Bivol, no dia 24 de abril. A 30 de abril, celebramos o Dia Internacional do Jazz, com a Orquestra de Jazz de Estarreja, que convida Maria Viana, uma das mais consagradas intérpretes nacionais deste estilo musical.

No dia 8 de maio, é tempo de comemorar o 17.º Aniversário da Elevação de Estarreja a Cidade, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro Cláudio Ferreira, com o jovem estarrejense, Ricardo Silva, um talento criado no nosso concelho, como convidado. De relembrar que este concerto foi adiado por razões inerentes à COVID-19.

É um “Concerto Íntimo” há muito esperado. O cantor e compositor brasileiro Armandinho atua no dia 13 de maio para dar a conhecer o seu novo álbum de originais, que “promete ser uma viagem sonora com muitas histórias de amor, mar, sol e celebração à vida.”

Dia 14 de maio, o palco do CTE é da Banda Visconde de Salreu, que se une ao tenor Carlos Guilherme, para um, concerto que conta ainda com a participação do Coral Sra. do Monte e do Orfeão da Banda Visconde de Salreu.

O espetáculo dos guitarristas Amós Lora e Grutera, está agendado para o dia 20 de maio, marcando a abertura e extensão do Festival “Cordas do Museu”, ao CTE, que acontece na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, de 20 a 22 de maio.

Em junho celebramos o 17.º aniversário da reabertura ao público do CTE com um concerto de uma das melhores vozes do panorama musical português. Dulce Pontes apresenta o seu primeiro disco em cinco anos, “Perfil”, que representa um regresso às suas raízes. Para assistir no dia 18.

O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo faz-se ouvir com dois concertos em julho. Descobrir o impressionante poder da música com o “Manchester Collective & Abel Selaocoe” e ouvir o “mago dos sons”, Hermeto Pascoal, são as propostas para os dias 2 e 9, respetivamente.

Oito (boas) desculpas para não faltar ao teatro e ao bailado

Com a chancela do LAC – Laboratório de Aprendizagem Criativa, sugerimos a peça de teatro para bebés ““Xiribi Ba Ba Ba Bach”, da companhia “Lua Cheia – Teatro para Todos”, no dia 3 de abril. Segue-se a programação com o Teatro do Desassossego, grupo de teatro juvenil do Município de Estarreja, que uma vez mais participa no projeto “PANOS – palcos novos, palavras novas”, do Teatro Nacional Dona Maria II. Nesta edição, a escolha recaiu sobre o texto original de Keli Freitas, “Fábrica de Matar Baleia”, e será apresentada no dia 9 de abril. Há uma fábula submarina “O Cardume” e uma oficina “Do Plástico Fiz Sardinha”, do Historioscopio, Teatro de Marionetas, para assistir e participar no dia 15 de maio. A criação da Associação Terceira Pessoa, “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo”, que será desenvolvida ao longo de uma residência artística com os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos de Estarreja, estará em cena no dia 3 de junho, e marca a abertura das Festas de Santo António, da Cidade e do Municipio de Estarreja.

Dois espetáculos do cartaz do “ALAVANCA – Festival de Teatro de Avanca” acontecem no CTE. No dia 28 de abril, o Teatro da Terra apresenta “Uma Ida ao Teatro e outros Textos de Karl Valentin”. Passado um mês, o projeto artístico “Terra Amarela” sobe ao palco com a peça “Fala aos Bichos”.

Nesta temporada, a plataforma emergente de artes performativas do Município de Estarreja, “TRAMPOLIM”, dá destaque ao teatro-dramaturgia e estreia três peças curtas, no dia 25 de junho. “TRAMPOLIM” irá acolher, em residência artística, dois nomes e um coletivo do panorama dramatúrgico e cénico do teatro Português: Sónia Barbosa, Ricardo Cabaça e SillySeason, um coletivo de artistas composto por Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira.

A 7 de maio entre no mundo de D. Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, com o bailado “D. Quixote”, interpretad0 pelo Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

O CTE acolhe ainda a sétima arte com os filmes nacionais e internacionais acabados de estrear. No “Cinema Infantil” exibimos “As Aventuras de Lia”, no dia 10 de abril, e “Os Mauzões, no dia 1 de maio. “Monstros Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, “Downtown Abbey: Uma Nova Era” e “Top Gun: Maverick” são as propostas do “Cinema em Cartaz”. As “Quintas de Cinema” trazem o cinema de autor e europeu nos dias 7 de abril, 5 e 26 de maio e 30 de junho.

PAÍS | Estes deverão ser os 17 ministros do novo Governo. Confira a lista dos ministros do XXIII Governo Constitucional, quem fica, quem entra e quem sai.

 A SIC sabe que o novo elenco governativo é composto por rostos que os portugueses já conhecem, como o da ministra Marta Temido, mas também por caras novas, como é disso exemplo a nova ministra da Defesa. Confira abaixo a lista de possíveis nomes, que esta quarta-feira António Costa vai entregar ao Presidente da República, e o respetivo ministério que vão ocupar.

O número de mulheres à frente de Ministérios deverá aumentar de oito para nove, serão seis os ministros que se mantêm e há sete novas caras. Confirmam-se as entradas de Ana Catarina Mendes, Fernando Medina e António Costa e Silva e a continuidade nas mesmas pastas de Marta Temido (Saúde), Pedro Nuno Santos (Infraestruturas), Ana Mendes Godinho (Trabalho), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura).

De saída do Governo estarão, como já era conhecido, Francisca Van Dunem (MAI e Justiça), Pedro Siza Vieira (Economia), Tiago Brandão Rodrigues (Educação), Graça Fonseca (Cultura), Augusto Santos Silva (Negócios Estrangeiros), João Leão (Finanças), Ricardo Serrão Santos (Mar), João Pedro Matos Fernandes (Ambiente) e Manuel Heitor (Ensino Superior).

Destaque também para João Gomes Cravinho que troca a pasta da Defesa pela dos Negócios Estrangeiros, para Duarte Cordeiro que sobe de Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares para ministro do Ambiente e Ação Climática, para André Moz Caldas que sobe de Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros para ministro da Cultura, e para João Costa que também sobe de Secretário de Estado Adjunto e da Educação para ministro da Educação.

EIS OS NOMES DOS POSSÍVEIS 17 MINISTROS DO XXIII GOVERNO:

  • Ministério da Presidência – Mariana Vieira da Silva (mantém-se)
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros – João Gomes Cravinho (troca de pasta)
  • Ministério da Defesa Nacional – Helena Carreiras (novidade)
  • Ministério da Administração Interna – José Luís Carneiro (novidade)
  • Ministério da Justiça – Catarina Sarmento e Castro (novidade)
  • Ministério das Finanças – Fernando Medina (novidade)
  • Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares – Ana Catarina Mendes (novidade)
  • Ministério da Economia e do Mar – António Costa e Silva (novidade)
  • Ministério da Cultura – André Moz Caldas (novidade)
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Elvira Fortunato (novidade)
  • Ministério da Educação – João Costa (novidade)
  • Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social – Ana Mendes Godinho (mantém-se)
  • Ministério da Saúde – Marta Temido (mantém-se)
  • Ministério do Ambiente e Ação Climática – Duarte Cordeiro (novidade)
  • Ministério das Infraestruturas e Habitação – Pedro Nuno Santos (mantém-se)
  • Ministério da Coesão Territorial – Ana Abrunhosa (mantém-se)
  • Ministério da Agricultura e da Alimentação – Maria do Céu Antunes (mantém-se)

A tomada de posse do XXIII Governo Constitucional deverá acontecer na próxima semana, na tarde de dia 30 de março, segundo adiantou Marcelo Rebelo de Sousa.

Em atualização

A TOMADA DE POSSE ADIADA

A agenda do Presidente da República apontava para 23 de fevereiro, mas a nulidade das eleições legislativas no círculo da Europa – decidida pelo Tribunal Constitucional – trocou as voltas a todos, incluindo ao chefe de Estado e ao futuro primeiro-ministro que, admitiu, foi obrigado a rever o plano que tinha traçado e a adiar convites – que manteve em segredo até hoje.

Apesar de a participação das comunidades portuguesas nas eleições legislativas deste ano ter aumentado, acabou por ser a nulidade de mais de 80% dos votos dos emigrantes pelo círculo da Europa que marcou o ato eleitoral.

No círculo da Europa, o PS conquistou 14.345 (39,63%) dos 36.191 votos válidos e o PSD 9.761 (27,05%), tendo o Chega sido o terceiro partido mais votado, com 3.985 votos (11,01%). Teriam sido eleitos Paulo Pisco, do PS, e Maria Ester Vargas, do PSD. Acontece que, de um total de 195.701 votos recebidos, 157.205 foram considerados nulos.

Vários partidos criticaram o sucedido e alguns contestaram a anulação junto dos juízes do Palácio Ratton. Livre, Volt Portugal, PAN, e Chega apresentaram recursos no Tribunal Constitucional (TC). Já o PSD avançou com uma queixa-crime no Ministério Público para responsabilizar quem, “com dolo e conscientemente”, cometeu um “crime” na contagem dos votos da emigração.

As eleições, conforme ditou o TC, acabaram por ter de ser repetidas no segundo fim de semana de março (dias 11 e 12), e os votos contados duas semanas depois, adiando para a última semana de março a tomada de posse do XXII Governo Constitucional.

Fonte: SIC 


Revisão da Carta Educativa de Anadia obtém parecer favorável

A 1ª revisão da Carta Educativa do Município de Anadia obteve o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação, em reunião realizada no passado dia 16 de março. Este documento é considerado um instrumento fundamental de planeamento e ordenamento de edifícios e equipamentos educativos, de acordo com as ofertas de educação e formação, assente num diagnóstico completo e participado por parte de todos os parceiros educativos.

A revisão da Carta Educativa, além de cumprir o legalmente estabelecido em termos de tempo de vigência da presente Carta Educativa do Município de Anadia, pretende dar resposta a possíveis desconformidades da atual oferta de rede escolar, através de observação e análise de indicadores demográficos, sociais e educacionais. O documento pretende ainda estabelecer linhas de desenvolvimento a seguir, no presente e no futuro, identificando as medidas que devem ser tomadas para melhorar a resposta a todos os processos de natureza educativa.

Após o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação, a 1ª revisão da Carta Educativa do Município de Anadia será apreciada pelo Instituto de Gestão Financeira da Educação.

Em reunião de Câmara, o documento será depois sujeito a aprovação, por parte do executivo municipal e, posteriormente, seguirá para aprovação por parte da Assembleia Municipal de Anadia.

“PRIMAVERA BIOLÓGICA – PLANTAÇÃO DAS HORTAS” DECORREU NA QUINTA PEDAGÓGICA DE SILVES. De 14 a 17 de março


No final da iniciativa, tempo houve para as turmas brincarem e visitarem a Quinta Pedagógica de Silves, em clima de muita alegria e diversão.A Quinta Pedagógica de Silves acolheu, nos dias 14, 16 e 17 de março, a atividade “Primavera Biológica – Plantação das Hortas”. Estiveram envolvidos nesta ação os meninos e meninas dos Jardins de Infância de Silves 1, Silves 2 (Enxerim) e de SB Messines que, muito afincadamente, estiveram envolvidos na plantação de aboboras e couves.

Uma 2.ª fase desta atividade decorrerá durante o mês de maio, altura em que as turmas envolvidas regressarão à Quinta Pedagógica para confecionarem sopa, a partir das suas colheitas nas hortas.

Promover o bem-estar individual e coletivo, motivando as crianças para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e estilos de vida mais ecológicos e sustentáveis, são os principais objetivos da “Primavera Biológica – Plantação das Hortas”.

Marinha Grande | CANDIDATURAS AOS BAIRROS COMERCIAIS DIGITAIS

Até ao dia 30 de abril de 2022, decorre o período para manifestação de interesse à candidatura ao programa “Bairros Comerciais Digitais”,  no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que foi dado a conhecer aos comerciantes da cidade, no passado dia 17 de março, no Auditório da Resinagem, pelo Município da Marinha Grande e pela Associação Comercial e Industrial da Marinha Grande.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, que informou os presentes que o Município e a ACIMG “irão concorrer em consórcio a esta medida de financiamento do PRR, para a qual é importante o contributo dos comerciantes, para podermos apresentar um projeto que possa vir a ser considerado para análise, uma vez que a sua eventual seleção poderá contribuir para a dinamização do comércio no centro tradicional”.

O presidente da ACIMG, Luís Vasco Pedroso, agradeceu a presença dos comerciantes na sessão e apelou ao seu envolvimento na fase de elaboração da candidatura.

As explicações acerca do programa “Bairros Comerciais Digitais” foram asseguradas por Catarina Morgado, da Câmara Municipal; e por Filipe cardal, da ACIMG.
O programa "Bairros Comerciais Digitais” foi criado com os objetivos de financiar projetos de valorização do comércio e serviços locais, dinamizar os centros urbanos históricos e tradicionais, potenciar as vendas do comércio e dos serviços locais e melhorar a infraestrutura digital e conetividade na zona de intervenção.

Para o referido programa, são considerados bairros os espaços urbanos contíguos com delimitação geográfica, que devem conter uma densidade relevante de atividades comerciais e de prestação de serviços com uma estratégia de gestão comum.

Tendo por base este requisito, foi definida a área geográfica que representa a maior densidade de atividade comercial e de serviços, cujo levantamento foi já efetuado, resultando em 120 estabelecimentos de comércio a retalho, 39 de restauração e similares e 70 de serviços.

A nível nacional serão apoiados 50 bairros comerciais digitais na modalidade de financiamento não reembolsável, em que cada projeto deverá ser superior a 50 mil euros, não podendo, no entanto, ultrapassar os 2 milhões de euros.

Turismo: Estudo conclui que a pandemia de Covid-19 proporcionou aos portugueses a (re)descoberta do país

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC), que avaliou o impacto da Covid-19 nas férias de verão dos portugueses, conclui que a pandemia proporcionou oportunidades de (re)descoberta do país, de determinados territórios, especialmente dos territórios rurais.

Os resultados do estudo, afirmam os autores, Susana Silva e Paulo Carvalho, do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), representam «uma oportunidade para mudar o paradigma do turismo para um modelo mais sustentável, há muito reivindicado, especialmente através da redistribuição dos fluxos turísticos, e para apostar no mercado interno e no turismo doméstico, não só a curto prazo, mas devendo-se prolongar e intensificar no pós-pandemia».

Esta investigação contribui também, acrescentam, «para os diversos atores territoriais e operadores turísticos se adaptarem às tendências de consumo decorrentes da pandemia».

Intitulado "Impact of COVID-19 on summer holiday behaviours: evidence from Portugal" e publicado na revista internacional de investigação em Turismo e Hotelaria Anatolia, o estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 nas tradicionais férias de verão dos portugueses.

Para tal, os investigadores aplicaram um questionário após o período de férias de verão, direcionado a todos os turistas nacionais que realizaram pelo menos um período de férias em Portugal, entre junho e setembro de 2020, tendo obtido uma amostra válida de 685 participantes de diversas zonas do país.

Em comparação com as férias antes da pandemia, as praias continuaram a ser o destino mais popular para a maioria dos entrevistados, embora tenha havido um ligeiro declínio. No entanto, o campo, montanhas e rios do interior ganharam popularidade.

Ainda de acordo com o estudo, cerca de 34% dos entrevistados passaram pelo menos um período de férias na sua zona de residência (NUTS II); 10% tiveram pelo menos um período de férias na sub-região de residência (NUTS III) e aproximadamente 25% nas sub-regiões vizinhas.

O perfil sociodemográfico da amostra indica um maior número de entrevistados do sexo feminino, com idades entre 40 e 64 anos (particularmente 45-54), com formação universitária e ocupações profissionais distintas.

O artigo científico está disponível em: https://doi.org/10.1080/13032917.2022.2048404.


Cristina Pinto

Ovar / UCRÂNIA Mais Esperança: 150 girassóis gigantes serão “plantados” na Praça da República durante vigília


A Câmara Municipal de Ovar, no âmbito do projeto Ovar / UCRÂNIA Mais Esperança, esta a organizar uma vigília que decorrerá no próximo dia 24 de março (um mês após o início da ofensiva militar), pelas 19 horas, na Praça da República. Nesta iniciativa serão “plantados” 150 girassóis gigantes, idealizados e produzidos pela comunidade carnavalesca.

Trata-se de um momento singelo, mas que pretende potenciar o espírito hospitaleiro, acolhedor, de paz e bem-estar, criando uma corrente de energia positiva, fé, esperança e amor, pelo que se apela à participação de todos os ovarenses.