domingo, 21 de outubro de 2018

Diversos| a sua empresa pode aparecer neste espaço.



Decomposição venezuelana infecciona o Continente

Imigrantes venezuelanos
Mais de dois milhões de venezuelanos emigraram para a Colômbia, Brasil e outros países. Aproximadamente 300 mil vivem ao relento no Equador. 
Em Buenos Aires nasceu o bairro “Palermo Caracas”. Muitos técnicos deixaram a petroleira da Venezuela (PDVSA), e alguns tentam chegar a pé até a Patagônia (8.000 km!), onde novas jazidas de gás e petróleo precisam de mão-de-obra. 
A inflação anual beira 1.000.000%. Maduro apagou cinco zeros das cédulas e promete um crescimento irreal, com recursos da Rússia e da China. “O pessoal está morrendo de fome”, disse o diretor da petroleira norueguesa Equinor. 
O seguro médico não funciona; as refeições não chegam; encanamentos e depósitos vazam petróleo. “Roubam carros, a tampa das cisternas. Tiram as peças e as fundem, para revender o cobre e alimentar a família”, narrou Ali Moshiri, executivo da Chevron.

Fonte: ABIM

Seis estrearam-se a doar sangue em Sousel





As manhãs mais amenas e de céu carregado estão de volta, mas o espírito dos dadores de sangue mantém-se com forte adesão. Assim se passou em Sousel, numa dádiva da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Ao todo compareceram, até ao quartel dos bombeiros, 38 voluntários, dos quais 13 mulheres. Dois dos presentes não puderam dar por motivos clínicos, mas as 36 unidades de sangue total obtidas nesta brigada são mesmo para se realçar.
Doaram pela primeira vez, o precioso tecido que percorre os vasos humanos, seis pessoas, e quatro eram mulheres – mais uma nota a salientar nesta iniciativa. O Registo Português de Dadores de Medula Óssea viu aumentado o seu acervo em mais cinco voluntários oriundos da simpática zona alentejana.
O almoço foi apoiado pela Câmara Municipal de Sousel e teve lugar no centro escolar. Marcaram presença dadores, colaboradores do serviço de imunohematologia do hospital de Portalegre e associados da ADBSP.

Em novembro
Durante o mês dos Santos (novembro) a Associação vai estar nos bombeiros do Crato no sábado 17 e na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão) no dia 24. As nossas colheitas são aos sábados de manhã.
Não nos percam de vista e percorrem: 
JR



Mulher de 84 anos morre em incêndio na sua habitação em Viseu

Resultado de imagem para Mulher de 84 anos morre em incêndio na sua habitação em Viseu
Uma mulher de 84 anos de idade morreu hoje na sequência de um incêndio no apartamento onde residia, na cidade de Viseu, e do qual seria a única a habitante.
O alerta para o fogo, na avenida Afonso Cerqueira, cujas causas estão ainda por apurar, foi dado pelas 12:35, disse à agência Lusa, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.
Para o local foram mobilizados meios dos Bombeiros Municipais de Viseu, do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica e da PSP, num total de 15 operacionais, apoiados por oito viaturas, e da Polícia Judiciária, adiantou a mesma fonte.
Lusa

Miguel Oliveira terceiro no Japão após desclassficação de Fabio Quartararo

Miguel Oliveira subiu hoje ao terceiro lugar no Grande Prémio do Japão de Moto2, após a desclassficação do vencedor Fábio Quartararo, o que permitiu a Francesco Bagnaia vencer a prova e aumentar a vantagem pontual para o português.
O francês Fabio Quartararo (Speed Up) cruzou a linha de meta do circuito Twin Ring, de Motegi, em primeiro lugar, à frente dos italianos Francesco Bagnaia (Kalex) e Lorenzo Baldassarri (Pons HP40), mas viria a ser desclassificado, já depois da cerimónia do pódio, porque os comissários consideraram irregular a pressão do pneu traseiro da moto do piloto gaulês.
Com a desclassificação de Quartararo, Miguel Oliveira, que tinha terminado na quarta posição, ascendeu ao terceiro lugar, mas também permitiu que o líder do campeonato de Moto2, Francesco Bagnaia, vencesse a prova e aumentasse mais ainda a vantagem - de 35 para 37 pontos -- face ao piloto português.
Quando faltam três provas para a conclusão do campeonato de Moto2, estando em disputa 75 pontos, Bagnaia lidera com 284 pontos, à frente do piloto português da KTM, com 247 pontos.
O campeonato ruma agora para a Austrália, um circuito onde o português já venceu em 2017 e 2015 (então nas Moto3), seguindo-se Malásia e Valência, três circuitos onde o português venceu no ano passado.
Lusa

Luís Monteiro: “Queremos que o 5º Tuning Show seja um sucesso ainda maior”

No próximo fim de semana, o Largo da Feira de Portomar será palco de mais uma edição do Tuning Show, que é organizado pela Associação Cicloturista do Cabeço de Mira.
Jornal Mira Online foi conversar com o mentor deste evento, Luís Monteiro, que resumiu em algumas frases, o verdadeiro espírito que vai na alma de toda a organização.
"Contaremos, desta vez, com 25 pilotos nacionais que irão fazer de certeza, as delícias dos milhares de visitantes que costumam presenciar o Tuning", afirma para mais tarde contar em poucas palavras que no início, nem sempre foram boas as perspectivas. Tudo começou quando, uma dia, ia na autoestrada e ouvi falar sobre um evento destes que ia acontecer. Achei que seria uma excelente aposta para Mira e falei com um amigo meu que está ligado a área do Tuning. Como resultado, na primeira reunião da Associação, disse aos colegas de direção que íamos fazer algo parecido... quase apanhei"afirmou em meio a uma gargalhada.
Mas, porquê tanta resistência? Luís Monteiro responde: "A verdade é que, para muitos - incluindo eu - o Tuning era um mito, por aquela altura: todos pensávamos que era um evento para "pessoas esquisitas" mas, na realidade, não é. O Tuning é, pura e simplesmente, uma mostra de carros com alterações, cujas pessoas têm como ambição, apenas mostrar aquilo que orgulhosamente construíram". 
Desfeito o mito, pode-se dizer que logo na chegada dos primeiros carros, na primeira edição, a opinião dos organizadores e do público em geral, mudou radicalmente. De tal forma que no ano passado, estiveram presentes quase 5.000 pessoas, sedo que, destas, 720 eram participantes!
Quer seja nos Drift (na sua 4ª edição), quer seja na demonstração dos automóveis ou no apetecível passeio noturno, o que se espera é que tudo corra sobre rodas como tem acontecido, aumentando ainda mais o bom nome do evento que traz aficionados de Trás-os-Montes ao Algarve, e tem sempre recebido por parte destes, rasgados elogios. Por isso, também era importante saber de Luís Monteiro, como será o relacionamento com os residentes da redondeza, uma vez que aconteceram algumas reclamações derivadas do barulho daquelas noites. O Presidente da ACCM garante que foram contatadas as 2 pessoas que se sentiram incomodadas, e que "está tudo perfeitamente solucionado... limamos algumas arestas no sentido de não incomodar os residentes, pois - na verdade - nós queremos é trazer eventos que sejam uma mais-valia para o Concelho e não pretendemos ter chatices com ninguém".
É importante referir que o Passeio Noturno que acontecerá no sábado, dia 27 de Outubro está programado para as 21:30 horas e terá inicio no Largo da Feira de Portomar seguindo pela EN109 no sentido da sede da Associação Cicloturista do Cabeço de Mira, seguindo até ao Centro de Mira e até a Praia de Mira. O retorno será no sentido Praia-Mira porém, virando na rotunda da Lagoa, para que todos possam chegar novamente no Largo da Feira.
Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Mira, das Juntas de Freguesia de Mira e da Praia de Mira, para além de entidades privadas que de uma forma ou de outra, contribuirão para o engrandecimento deste Tuning Show.
Para finalizar, Luís Monteiro deixa o convite a todos os que gostam dos desportos sobre rodas, para que no fim de semana seguinte (3 e 4 de Novembro), compareçam no Crossódromo e assistam o Encerramento da Taça Nacional de PIT Bikes... em mais uma organização desta Associação que muito tem feito em prol do desporto local, regional e nacional.
Fonte: Jornal Mira Online


Líder da UGT desafia António Costa a cumprir expectativas dos professores

Resultado de imagem para Líder da UGT desafia António Costa a cumprir expectativas dos professores
O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, desafiou hoje o primeiro-ministro a cumprir as expectativas criadas aos professores, no sentido da contagem integral do tempo de carreira, defendendo que o Governo deve fazer investimentos públicos sem tirar dinheiro aos docentes.
"António Costa olha para os trabalhadores, olha para as expectativas e cumpre-as. É isso que se faz em política", afirmou.
O líder da UGT falava em Aveiro, durante o encerramento do 12.º congresso da Federação Nacional da Educação (FNE), que reelegeu João Dias da Silva para mais um mandato de quatro anos.
No seu discurso, Carlos Silva disse que, neste momento, "há um clamor intenso" em Portugal, almejando por um conjunto de expectativas que foram criadas pelo Governo que está em funções, dizendo que "não deixava cair os professores".
"Onde é que estão aqueles que defenderam que não deixavam cair os professores? Onde é que estão? Esses, porventura, por calendário político-partidário, talvez tenham deixado cair os professores, mas nós não os deixamos cair", garantiu.
Para Carlos Silva, o Governo deve continuar a fazer investimentos públicos, mas sem tirar dinheiro aos professores.
"Eu não sou daqueles que, para não pagarem, iria construir uma estrada. Quando fizerem a estrada de Viseu a Coimbra façam-na, mas façam-na com o dinheiro do Orçamento do Estado e com os impostos que continuam a pesar na carga fiscal de todos os portugueses. Não vão retirá-lo aos professores, às suas carreiras e ao seu futuro", observou.
O líder da UGT disse ainda estar hoje "muito mais disponível" para a luta na rua, nas empresas e nas escolas, do que estava há cinco anos.
"Quando nós esperávamos que o Governo do meu partido, do PS, apoiado à esquerda parlamentar desse e conseguisse construir mais alternativas, mais expectativas para os trabalhadores deste país, eis exatamente o contrário", afirmou.
Aproveitou ainda a oportunidade para apelar à participação na greve da Administração Pública que está convocada para o dia 26, sublinhando que "há muito tempo que todas as organizações sindicais não estavam unidas, imbuídas do mesmo espírito de unidade".
"Temos de estar todos na rua, remos de dar um sinal ao país, temos de dizer que não desistimos. Temos que dizer os trabalhadores em primeiro lugar, e depois a política, e depois o FMI [Fundo Monetário Internacional], e depois a Comissão Europeia e depois o dinheiro. Primeiro, as pessoas. É para isso que nós cá estamos", afirmou.
Na mesma ocasião, o recém-eleito secretário geral da FNE, João Dias da Silva, alertou para uma "nova tentativa de atropelo" à Lei da greve com o anúncio pelo Ministério da Educação da "ilegalidade e ilegitimidade" da greve à componente não letiva prevista para se iniciar a 15 de outubro.
"Vamos também combater em tribunal. Vai ter a mesma resposta. Não ficará sem resposta este ataque ao direito de exercício da greve", garantiu, deixando o compromisso de combater quaisquer limitações ao exercício dos direitos sindicais.
Lusa

Árbitro francês Ruddy Buquet dirige Ajax-Benfica da Liga dos Campeões

O francês Ruddy Buquet foi o árbitro indicado hoje pela UEFA para dirigir o jogo de terça-feira entre os holandeses do Ajax e o Benfica, da terceira jornada do grupo E da Liga dos Campeões de futebol.
Resultado de imagem para Árbitro francês Ruddy Buquet dirige Ajax-Benfica da Liga dos Campeões
Ruddy Buquet, de 41 anos, internacional pela FIFA desde 2011, que ainda recentemente dirigiu o jogo particular entre as seleções de Portugal e da Escócia (3-1), vai ter como assistentes os seus compatriotas Guillaume Debart e Julien Pacelli.
O encontro de terça-feira em Amesterdão será o segundo que o árbitro francês se cruza com o Benfica, depois do empate 2-2 com o Astana, no Cazaquistão, na edição de 2015/16 da Liga dos Campeões.
O Benfica, terceiro classificado do grupo E, com três pontos, defronta na terça-feira o Ajax, em Amesterdão, que lidera em parceria com os alemães do Bayern Munique, ambos com quatro pontos. Os gregos do AEK Atenas seguem no quarto posto, ainda sem qualquer ponto.
Lusa

Hora de Fecho: Sindicato usa montagem falsa para atacar ministro

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Um dos sindicatos da PSP utilizou imagens de idosos agredidos, sugerindo que eram vítimas dos suspeitos que fugiram do tribunal. É falso: fotografias são de idosos agredidos no estrangeiro.
O diploma que prevê a restrição de registos de alojamento local entrou em vigor este domingo. Houve quatro vezes mais registos de novos alojamentos em outubro de 2018, do que em outubro de 2017.
"Por favor, Sr. Ministro do MAI e todos os demais....indignem-se." Foi com esta mensagem e imagens de idosos alegadamente agredidos que o sindicato da PSP reagiu às declarações de Eduardo Cabrita.
Pelo menos 22 pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas devido ao descarrilamento de um comboio, próximo da capital de Taiwan, no distrito de Yilan, no nordeste da ilha.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia classificou como "um passo perigoso" a retirada dos EUA do tratado sobre armas nucleares, anunciada no sábado pelo Presidente norte-americano.
Candidato do PSL não vai ao debate marcado para este domingo e alega fragilidade do estado de saúde. Haddad fala em "cobardia", mas Bolsonaro sabe que tem mais a ganhar do que a perder com a decisão.
Miguel Oliveira terminou GP do Japão no quarto lugar mas desqualificação do vencedor Quartararo levou-o a terceiro. No entanto, essa foi uma má notícia – a desvantagem para Bagnaia aumentou.
Três anos e 71 jogos depois, Sporting volta a perder na fase regular do Campeonato de futsal com o Benfica (4-1), que reforçou liderança. Fernandinho, com um hat-trick, e Roncaglio foram os destaques.
Cynan Jones esteve no festival literário FOLIO, em Óbidos, onde falou com o Observador sobre a língua portuguesa e a importância de escrever com arrojo para quem diz que "não tem tempo" para ler.
O Observador falou com o cozinheiro do melhor restaurante da América Latina, o descendente de japoneses que fez parte da revolução gastronómica que trouxe o seu país à ribalta mundial.
No dia 26 de novembro, é inaugurada, no Luso Café, a exposição "Fado, Memórias e Revelações", composta por "fotografias inéditas de eminentes artistas de fado", do fotógrafo Rogério Paulo Gonçalves. 
Opinião

Filomena Martins
Para quem faz da descentralização uma bandeira, ignorar uma catástrofe no centro do país revela além da insensibilidade genética outra verdade: que tudo são promessas lançadas (literalmente) ao vento.
Sebastião Bugalho
Aquilo que Daniel Oliveira critica em Bolsonaro e Ventura – o radicalismo, o ostracizar do outro, os ataques pessoais – é bastante similar ao modo como a esquerda lidou com o anterior governo. 
Luís Reis
Quero ver Costa por cima de tudo e todos – uma vaca voadora a pairar sobre o país. E, nessa altura, veremos quem lhe fura o balão de ar e o faz aterrar na dura realidade que todos teremos de viver.
Teresa Cunha Pinto
Deparamo-nos com uma sociedade que vê desaparecer, a cada dia, aquilo que construiu ao longo de muitos anos, a inversão dos valores é avassaladora o que só acontece porque se coloca tudo no mesmo saco
José Crespo de Carvalho
Verificar-se-á um gap de 40% entre o abastecimento global e as necessidades de procura de água até ao ano 2030. A oferta de água será, então, claramente insuficiente. Que devemos então fazer?
MAGG

Fabíola Carlettis
Bolsonaro apareceu com uma camisola do FC Porto. Fomos perguntar a várias pessoas se conheciam este designer, e a tendência "Spinders".

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Dezenas de pessoas concentram-se em Lisboa “contra o ódio” no Brasil

Algumas dezenas de pessoas concentraram-se hoje à tarde na praça Luis de Camões, em Lisboa, numa manifestação "contra o ódio, pela democracia no Brasil", a uma semana da segunda volta das eleições presidenciais brasileiras.
Resultado de imagem para Dezenas de pessoas concentram-se em Lisboa “contra o ódio” no Brasil
"Dizer basta ao ódio, ao medo e à violência tem de se fazer valer neste momento. É urgente reafirmar a democracia, a liberdade e os direitos humanos", foi o objetivo do protesto, organizado por ativistas e movimentos sociais portugueses e brasileiros, cujo alvo é o candidato presidencial Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL) e que juntou na baixa de Lisboa algumas dezenas de cidadãos brasileiros e portugueses.
O antigo dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã foi um dos participantes na concentração e disse à Lusa que o seu objetivo de se juntar à iniciativa foi "lutar pela defesa intransigente da liberdade" e chamar a atenção para "o discurso de ódio que alimenta o ódio que Bolsonaro representa".
"Há dias que não podemos ficar calados. E se Bolsonaro que é um homem que detesta as mulheres, despreza os pobres que promove a ideia do assassinato como forma de ação política e, portanto, pisa a democracia e se apresenta nas eleições, creio que é preciso defendermos os democratas e a liberdade no Brasil", comentou.
O protesto, o segundo que acontece na praça Luis de Camões durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais brasileiras, demonstra, segundo Louçã, que "há gente que não se acobarda e não se refugia no silêncio da vergonha", acreditando que a democracia ainda pode ganhar no Brasil.
Sobre o recrudescer de políticas de extrema direita na América e na Europa, Francisco Louçã considerou que "a vitória do Trump nos Estados Unidos significa uma grande deslocação para a extrema-direita", elencou vários países europeus que têm políticas xenófobas e muito agressivas, "mas nenhuma se compara à de Bolsonaro".
Ederson, um estudante brasileiro de 39 anos que vive em Portugal, contou à agência Lusa que se juntou ao protesto para "lutar contra o fascismo, a favor da democracia, das mulheres, da sexualidade, dos pobres, dos negros, a favor do povo brasileiro".
A vitória de Jair Bolsonaro fará, segundo Ederson, prejudicar a estrutura da saúde "que já é muito precária no Brasil", assim como o ensino em países estrangeiros.
"As bolsas dos estudantes para estudarem fora do país por exemplo de mestrado para doutoramento já foram todas cortadas e há muita coisa que os pobres estão a perder cada vez mais e a classe alta cada vez mais beneficiada", exemplificou.
Jair Bolsonaro (PSL) venceu a primeira volta das eleições presidenciais brasileiras com quase 47% dos votos, seguido de Fernando Haddad (PT).
Ederson não acredita que o voto em Bolsonaro seja um voto de protesto pelas ações políticas do PT e de Michel Temer, mas ainda assim diz ter esperança numa reversão de resultados e que Bolsonaro não consiga ser o próximo presidente do Brasil.
Os organizadores leram vários textos contra "o ódio no Brasil" e os manifestantes muniram-se de vários cartazes onde se lia "democracia sempre, fascismo nunca mais", "hoje são vocês, amanhã somos nós" era a frase um cartaz com as cores de Portugal.
A vereadora brasileira Marielle Franco, vereadora, ativista e defensora dos direitos humanos, morta há seis meses no Rio de Janeiro, foi uma das "vítimas" lembradas
O crime causou uma forte comoção nacional, porque Franco, de 38 anos, negra, lésbica, nascida num complexo de favelas violentas e militante de esquerda do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), se destacou por denunciar abusos policiais nas favelas e pela defesa dos direitos humanos.
Lusa

Câmara de Vila Real lança segunda-feira campanha sobre perigo na A 24

A Câmara de Vila Real disse que vai colocar painéis nas entradas da Autoestrada 24 (A24) para alertar os automobilistas para os "perigos e falhas" da via, uma iniciativa apoiada pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).
A campanha de alerta para os perigos da A24 é apresentada na segunda-feira, num dos acessos à autoestrada, na zona industrial de Vila Real, e acontece três anos depois da renegociação entre a concessionária e o Governo.
Desde novembro de 2015, o município liderado pelo socialista Rui Santos tem alertado para "a diminuição das condições de segurança na A24", insurgindo-se contra o que classificou como "decisões insensatas" e sublinhando que "os fatores de segurança deveriam estar sempre subjacentes a qualquer operação deste género".
Segundo explicou a autarquia, em comunicado, em consequência da renegociação do contrato de concessão da A24, celebrado entre o concedente (Estado Português) e a operadora desta via que liga Viseu à fronteira, em Chaves, "foi reduzida a segurança desta autoestrada".
O município elencou a "remoção, da quase totalidade, dos postos SOS ao longo do traçado", de Viseu até Chaves, a "remoção na totalidade, da iluminação em todos os nós de acesso e saída" e a retirada "total dos painéis de informação de condições atmosféricas adversas".
Acrescentou a redução "dos limpa-neves para metade, passando de oito para quatro" e o "patrulhamento de apoio a avarias e acidentes, passando de duas equipas para uma equipa, que no período noturno apenas é ativada por chamada".
"Com estas alterações ficou seriamente comprometida a organização operacional desta autoestrada, comprometendo claramente a segurança dos seus utentes", salientou o município.
A autarquia disse que "não houve, até este momento, qualquer alteração destas situações, apesar de vários alertas à concessionária e à tutela" e, por isso, vai proceder à instalação de "painéis de grandes dimensões (outdoors) alertando para os perigos e falhas da A24".
A iniciativa conta com o apoio da CIM Douro, que agrega 19 municípios.
Em novembro de 2015, o autarca de Vila Real lançou duras críticas à renegociação do contrato, que foi feita entre a concessionária e o Governo, liderado na altura pelo PSD/CDS-PP.
Rui Santos disse não querer acreditar que um "Estado de Direito responsável tenha feito um negócio com uma concessionária pondo em perigo as condições de segurança dos utentes numa autoestrada".
Na altura, a Infraestruturas de Portugal (IP) informou que a "readequação" dos serviços na A24 permitiu "poupanças significativas" para o Estado, de 300 mil euros por ano só em iluminação, e garantiu uma monitorização independente da via.
Lusa

Campeonato Nacional de Juvenis: O Elvas 1 x 2 Naval 1893

Vitória sofrida mas merecida dos Navalistas ao cair do pano.
A Naval fez a sua deslocação mais longa nesta primeira fase do campeonato nacional de juvenis ao campo dos Elvenses e conseguiu “arrancar” três pontos muito valiosos que os permitem manter as aspirações de apuramento para a segunda fase.
O jogo começou com o Elvas – CAD a apresentar uma equipa muito bem organizada e estruturada que causou durante toda a primeira parte alguma dificuldade aos Navalistas em conseguir conquistar a posse de bola de forma a que pudessem por em prática o seu jogo mais ofensivo. Apesar disso a Naval ia pegando de surpresa a defensiva Elvense logo aos 2 minutos por José Bento que de cabeça não conseguiu dar a melhor direcção ao livre marcado pelo lado direito por Pedro Caldeira. O Elvas retinha a bola e tentava subir no terreno, mas sempre sem grande perigo, até que numa circulação defensiva entre os Navalistas á entrada da grande área Lucas Rocha intercetou a bola num dos passes, isolou-se e colocou a bola na baliza Navalista inaugurando o marcador para os da casa. Devido á boa distribuição dos homens de Elvas no terreno, os Navalistas continuaram a primeira parte a correr atrás do prejuízo mas sem grande perigo ofensivo de ambas as equipas.
Com o intervalo Carlos Afonso mexeu na equipa fazendo entrar Afonso Caleia e ajustou o sistema de jogo, o que teve como consequência um “subir no terreno” evidente dos Figueirenses, que logo aos 45´e 48´Pedro Caldeira primeiro e Bernardo Matos depois ficassem muito perto do objetivo Navalista com remates fortes de fora da área a rasar a trave.
Aos 59´veio um dos pontos altos do jogo dos visitantes, Afonso Caleia pela direita consegue driblar entre 2 Elvenses em velocidade, vê Bernardo Matos na desmarcação e com régua e esquadro coloca na cabeça deste, que perante a oposição do guarda redes coloca a bola no ângulo exato para a entrada na baliza Elvense, estava conquistado o merecido empate para os Figueirenses, que se galvanizaram com esta jogada e golo de belo efeito.
Os Elvenses só em jogadas de bola parada se aproximavam com perigo da baliza defendida por Henrique Fernades que aos 63´desviou com sucesso a punhos por cima da barra um livre bem executado e com muita força por Luís Pereira. Os Navalistas nesta fase do jogo estavam mais “fortes” que os Elvenses e com a entrada de Guilherme Preces aos 64´o pendente ofensivo ainda ficou mais reforçado e é dos pés deste que numa incursão pela área Elvense aos 78´que após tirar 2 adversários da frente de forma magistral, foi parado em falta claríssima á entrada da pequena área pelo guarda redes adversário, grande penalidade prontamente assinalada pelo juiz da partida e respetivo cartão amarelo para João Roque. A grande penalidade foi apontada com muita calma evidente por Afonso Caleia que perante o tempo de jogo e os protestos do publico Elvense demonstrou nervos de aço. Até ao final os Elvenses ainda “atiraram” á baliza Navalista mas a equipa estava confiante nesta difícil conquista, defesas, médios e Henrique Fernandes mostravam tranquilidade e segurança impedindo de forma efetiva a alteração do resultado até ao final.
Três pontos muito importantes para os Figueirense conquistados num terreno complicado em que a organização dos homens comandados por Marcial Machado vai provocar certamente no futuro desta fase mais “estragos” ás equipas visitantes.
 
Campeonato Nacional de Juniores B (SUB-17) 1ª Fase Série C
7ª Jornada
Resultado Final:  O Elvas – CAD 1 2  Associação Naval 1893

O Elvas - CADAssociação Naval 1893
João Roque
Samuel Lopes
Sandro Silveira
Tiago Martins
Ruben Correia
Tomás Lopes
Samuel Tarouco
António Magro (11´)
Lucas Rocha (71´)
Luís Pereira (Capitão)
Pedro Fernandes
Henrique Fernandes
Henrique Sousa
João Lavos
Bernardo Lopes
Pedro Caldeira (81´)
Vasco Catatão
José Gata
Rui Cunha (intervalo)
José Bento (64´)
Tomás Costa (Capitão)
Bernardo Matos
Treinador: Marcial MachadoTreinador: Carlos Afonso
Suplentes:
Rodrigo Velez
Marcos Pires
Fábio Gaspar
José Catita (71´)
Tiago Gonçalves (11´)
Filipe Piçarra
Luís Castelo
Suplentes:
Vítor Guardado
Ruben Ribeiro
Afonso Caleia (intervalo)
Rodrigo Raquete (81´)
Guilherme Preces (64´)

Disciplina:
Cartões Amarelos
Samuel Tarouco (9´)
João Roque (78´)
Cartões Vermelhos
Sem registo
Disciplina:
Cartões Amarelos
Pedro Caldeira (38´)
Bernardo Lopes (72´)
Rodrigo Raquete (75´)
Cartões Vermelhos
Sem registo
Golo(s):
Lucas Rocha (22´)
Golo(s):
Bernardo Matos (59´)
Afonso Caleia (GP)(79´)
Árbitros: AF ÉVORA
Principal: Alexandre Chapa
Auxiliar 1: Norberto Nifo
Auxiliar 2: Jorge Roque
Local do Jogo: Campo Patalino - Elvas
Data: Hora: 11:00
Assistência: aproximadamente 100 pessoas
Resultado ao Intervalo:1 – 0
Tempo Extra 1ª parte:  2 minutosTempo Extra 2ª parte:  4 minutos