quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Mensagem de Boas Festas | Presidente da Câmara Municipal de Ansião

 

Contamos consigo para pôr fim ao Assédio Sexual no Espaço Público.

 A Campanha para combater o Assédio Sexual no Espaço Público visa promover mudanças ao nível das atitudes e das práticas discriminatórias, das quais são vítimas, maioritariamente, raparigas e mulheres.
Promovida pela Iniciativa Ibero-americana para Prevenir e Eliminar a Violência contra a Mulher, a campanha foi lançada em simultâneo nos 10 pais que integram esta iniciativa: Portugal, Andorra, Argentina, Bolívia, Colômbia, Espanha, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai.
A campanha baseia-se na pesquisa realizada sobre a realidade do Assédio Sexual no espaço da Ibero-América e discutido, de forma transversal e interseccional, com mulheres e raparigas que vivenciam esse tipo de violência em espaços públicos, que vai desde comentários não consentidos, toques e até violação.
Nesta página pode descarregar para partilhar os vídeos e as imagens criadas para a campanha. Contamos consigo para disseminar esta mensagem e ajudar a pôr fim ao Assédio Sexual no Espaço Público.

·Etapa 1 - #AssédioÉViolência: dá-se visibilidade e apresenta-se os dados estatísticas sobre o assédio sexual no espaço público nos países ibero-americanos.
·Etapa 2 - #VamosFazerADiferença: lança-se um apelo a todas as pessoas para agirem contra esta prática.
·Etapa 3 - #HistóriasdeAssédio: a partir da perspetiva paralela de vítimas e observadores, procura-se combater a indiferença e assumir a responsabilidade coletiva na criação de espaços livres de assédio sexual.

Partilhe e divulgue! Contamos consigo para pôr fim ao Assédio Sexual no Espaço Público.

Silves | JAZZ NAS ADEGAS COM FEEL GOOD BAND

 O Município de Silves prossegue com a rúbrica “Jazz nas Adegas” nos dias 12 e 13 de janeiro, com o grupo FEEL GOOD BAND no Real Picadeiro em Pêra, pelas 21h00 e 17h00 respetivamente.
A Feel Good Band tem origem na escola de música da Associação Filarmónica de Faro. O repertório tocado pela banda, transporta o jazz através de ritmos africanos, latinos, funk e do jazz clássico. As atuações proporcionam momentos de alegria e descontração, com o objetivo de fazer o público Feel Good!
Desfrute de um concerto com Rui Siva (Saxofone alto); Paulo Raminhos (Saxofone alto); Pedro Sousa (Saxofone tenor); João Salero (Saxofone Tenor); Nuno Afonso (Baixo); Paulo “Gafits” Franco (Bateria) e Carlos “Shaka” Santos (Guitarra elétrica).
 
Conheça a calendarização da 7ª edição do Jazz nas Adegas:
  
26.jan.24 21h00 | 27.jan.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Barradas
Formação Artística: Low Tech Groove
 
23.fev.24 21h00 | 24.fev.24 17h00
Anfitrião: Cabrita Wines
Formação Artística: Silves Filarmónica Combo
 
08.mar.24 21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: The Pocket Band
 
22.mar.24 21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Orquestra de Jazz do Algarve
 
05.abril.24 21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL https://www.bol.pt/Comprar/Pesquisa?q=silves&dist=0&e=0 e nos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
Esperamos por si!

 

...

16 ATLETAS DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTREIAM-SE NA LOUSÃ

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na 1ª jornada do 1º Mergulho, prova realizada no dia 8 de dezembro e organizada pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Município da Lousã.
A competição contou com a participação de 147 atletas em representação de 10 clubes.
Do lado da coletividade de Cantanhede efectuaram a sua “estreia” em competições oficiais 16 atletas cadetes, na sua grande maioria do 1º ano do escalão, nomeadamente, cadete C.
Foi uma manhã onde foi possível ver as primeiras braçadas de jovens atletas que demonstraram um nível técnico muito interessante nesta prova, que contou com muito entusiasmo seja por partes dos atletas seja por parte das famílias que manifestaram o seu apoio nas bancadas da piscina municipal da Lousã.


INFANTIS DA SECÇÃO DE NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA VENCERAM O TORNEIO NADADOR COMPLETO


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, venceu coletivamente a edição de 2023 do Torneio Nadador Completo de Infantis, prova organizada pela Associação de Natação de Coimbra em parceria com o Município de Cantanhede.
A competição contou ao longo das sessões dos dias 9 e 10 de dezembro, com a participação de 80 atletas em representação de 9 clubes.
A classificação individual da competição foi efectuada com base nas 5 provas individuais nadadas por todos os atletas em competição, nomeadamente os 100 metros das 4 técnicas de nado: Livres, Costas, Bruços, Mariposa e pelos 200 Estilos.
Do lado individual os destaques do lado da coletividade de Cantanhede, vão para as vitórias de Santiago Pereira em Infantil A e Pedro Oliveira em Infantil B.
No setor feminino, destaque pelo 3º lugar obtido pela Eva Almeida em Infantil A, estando a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, envolvida na competição com 14 atletas do escalão de Infantis.

EMBAIXADOR DO MÉXICO VISITA MARINHA GRANDE

 O Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e pela vereadora, Ana Alves Monteiro, esta quarta-feira, 13 de dezembro.
A receção ocorreu no Salão Nobre dos Paços do concelho, onde Bruno Figueroa foi agraciado com uma peça em vidro, aludindo ao facto da Marinha Grande ostentar o título de “capital do vidro”. O presidente falou das potencialidades económicas, sociais, culturais e patrimoniais do território, bem como da história do vidro, que veio dar origem às indústrias de moldes e plásticos. Salientou a existência de empresas no México fundadas por empresários da região e a importância das trocas comerciais entre os dois países.
Após a receção, a vereadora Ana Alves Monteiro conduziu o Embaixador à exposição “Postais Coloniais - De La Torre Brothers”, dos artistas mexicanos Einar e Jamex, que está patente no Núcleo de Arte Contemporânea, até ao final deste ano. A mostra exibe obras produzidas em vários centros vidreiros europeus, onde os artistas já expuseram, sendo que quatro das peças foram concebidas especificamente para esta exposição, na VICARTE.


Seguiu-se a visita ao Museu do Vidro, no dia em que completa 25 anos de atividade, para visualização das exposições temporárias “Duas Paixões”, do artista António Pedro; “Deixa que te conte… Contos, Histórias e Lendas em Vidro Soprado”, de adornos de Natal em vidro da Coleção Vico; e da exposição permanente.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra apresenta balão de alta altitude que permite a deteção e monitorização de incêndios rurais

 
O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) apresenta esta sexta-feira, 15 de dezembro, um balão de alta altitude que permite a deteção e monitorização de incêndios rurais,

A demonstração, que decorre a partir das 9h30, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), situado no Aeródromo da Lousã, é o resultado do projeto “Eye in the Sky” é liderado pelo Instituto de Engenharia Mecânica (idMEC) do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, e conta com parceiros como a ADAI e o Instituto de Telecomunicações (IT).

«Este projeto de investigação baseia-se na utilização de um balão de alta altitude para deteção e monitorização de incêndios rurais, entre várias outras utilizações que podem ocorrer antes, durante e após um incêndio rural. A operação do balão a grande altitude permite não apenas ter uma visão integrada do perímetro do incêndio e da área ardida, como também possibilita reforçar o sistema de comunicações durante as operações, servindo como uma antena de repetição de sinal», começa por revelar Miguel Almeida, investigador da ADAI.

Além disso, continua o especialista, «esta solução permite um tempo de operação de várias horas, não interferindo com outros meios aéreos usados na gestão da ocorrência. De uma forma simplificada, a solução “Eye in the Sky” compara-se a um minissatélite dedicado a uma ocorrência ou a uma zona de interesse», conclui.

No decorrer do evento, será feita uma apresentação do projeto e dos seus resultados, seguindo-se uma sessão de demonstração do levantamento do balão e a captação e transmissão de imagens para um posto em terra, terminando com a verificação do reforço do sinal SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal para comunicações.

Mais informações sobre o projeto aqui.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE NO DIA 15 DE DEZEMBRO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária, no dia 15 de dezembro, pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens.

A ordem do dia é a seguinte:
1. DECLARAÇÃO DA CADUCIDADE DE RESERVA DO SOLO. ALTERAÇÃO POR ADAPTAÇÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE EM VIRTUDE DA DECLARAÇÃO DE CADUCIDADE DE RESERVA DO SOLO, nos termos do n.º 4 do artigo 121.º do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio;
2. 27.ª MODIFICAÇÃO AOS INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DE 2023 – 5.ª REVISÃO ORÇAMENTAL, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 25.º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;
3. PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS, nos termos do disposto na alínea c) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua redação atual;
4. IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS - FIXAÇÃO DA TAXA RESPEITANTE AO ANO DE 2023 A LIQUIDAR NO ANO DE 2024, nos termos do disposto na alínea d) do n.º 1 do art.º 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
5. IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS - REDUÇÃO DA TAXA DE IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS NOS TERMOS DO ARTIGO 112.º-A DO CIMI, nos termos do disposto na alínea d), do n.º 1, do art.º 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual e em cumprimento do disposto no nº 14 do art.º 112, do Código do IMI, por remissão do n.º 2 do art.º 112-A;
6. LANÇAMENTO DA DERRAMA RELATIVA AO ANO DE 2023 A COBRAR EM 2024, nos termos das alíneas c) e d), do n.º 1, do art.º 25º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei nº75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
7. PERCENTAGEM DE PARTICIPAÇÃO VARIÁVEL NO IRS – RENDIMENTOS DE 2024 A LIQUIDAR EM 2025, nos termos do disposto na alínea c) do n.º 1 do art.º 25.º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
8. PROPOSTA DE INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE PARA O ANO DE 2024: DEMONSTRAÇÕES ORÇAMENTAIS PREVISIONAIS E MAPA DE PESSOAL PARA O PERÍODO DE 2024/2028, nos termos do disposto na alínea a) e alínea o) do n.º 1 do art.º 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na redação atual;
9. AUTORIZAÇÃO PRÉVIA PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS, nos termos do disposto no artigo 12.º do D.L n.º 127/2012 de 21 de junho e do artigo 24.º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
10. TAXA MUNICIPAL DE DIREITO DE PASSAGEM PARA O ANO DE 2024, nos termos do disposto na alínea b), do n.º 1, do art.º 25º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
11. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA, EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE AO ANO LETIVO 2022/2023 – AE MARINHA GRANDE NASCENTE | proposta de adenda, nos termos do disposto na alínea k), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
12. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA, EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE AO ANO LETIVO 2022/2023 – AE MARINHA GRANDE POENTE | proposta de adenda, nos termos do disposto na alínea k), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
13. ANÁLISE E VALIDAÇÃO DE RELATÓRIO DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA, EM CUMPRIMENTO DO N.º 3, DA CLÁUSULA 16.ª DO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO REFERENTE AO ANO LETIVO 2022/2023 – AE VIEIRA DE LEIRIA | proposta de adenda, nos termos do disposto na alínea k), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
14. PROPOSTA DE MODIFICAÇÃO AO CONTRATO INTERADMINISTRATIVO DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VIEIRA DE LEIRIA, nos termos do disposto na alínea k), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
15. PROPOSTA DE REVISÃO DOS CONTRATOS INTERADMINISTRATIVOS CELEBRADOS COM OS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS - AO ABRIGO DA ALÍNEA B) DA CLÁUSULA 17.ª DOS CONTRATOS INTERADMINISTRATIVOS CELEBRADOS A 31/03/2022, COM O AE MARINHA GRANDE NASCENTE, AE MARINHA GRANDE POENTE E AE VIEIRA DE LEIRIA, nos termos do disposto na alínea k), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
16. CONTRATO-PROGRAMA SERVIÇO PÚBLICO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS 2024, para efeitos do disposto no n.º 5, do artigo 47.º, da Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto;
17. FUNCIONAMENTO DA ORQUESTRA JUVENIL E BIG BAND DA MARINHA GRANDE - CELEBRAÇÃO DE PROTOCOLO DE PARCERIA PARA 2024, nos termos do disposto na alínea j), do n.º 1, do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual;
18. RELATÓRIO E CONTAS DO 1.º SEMESTRE DE 2023 DA EMPRESA MUNICIPAL TUMG – TRANSPORTES URBANOS DA MARINHA GRANDE, E.M., UNIPESSOAL, S.A., nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 25.º do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo à Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, na sua redação atual;
19. RELATÓRIO SEMESTRAL DE AUDITORIA-1.º SEMESTRE DE 2023, nos termos da alínea d) do n.º 2 do artigo 77.º da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro, na sua redação atual;
20. CONCLUSÃO DO PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO DO PMEPC DA MARINHA GRANDE, nos termos do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 44/2019, de 1 de abril;
21. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA, nos termos do disposto na alínea c), n.º 2 do artigo 25.º, do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado em anexo pela Lei n.º 75/2013 de 12 de setembro, na redação atual.


Gabinete de Comunicação e Imagem

17 estabelecimentos já estão inscritos no programa para o próximo ano letivo. Mais três Eco-Escolas de Cantanhede hastearam a bandeira verde

 

Mais três entidades do concelho de Cantanhede hastearam esta terça-feira, 12 de dezembro, as bandeiras Eco-Escolas, testemunho do compromisso na construção de uma comunidade mais sustentável.

A dinâmica deste programa no concelho de Cantanhede está ainda bem visível no elevado número de estabelecimentos de ensino que já se encontram inscritos no Programa Eco-Escolas para o próximo ano letivo: 17.

Em sessões simbólicas que reuniram a comunidade escolar e nalguns casos as entidades parceiras, envolvidas na implementação do programa, foram hasteadas bandeiras verdes na Escola Técnico Profissional de Cantanhede, na Escola Básica Cantanhede-Sul e na PROVIDA – Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, reconhecendo-se, assim, o trabalho que realizado no ano letivo 2022/2023.

Presente nalguns destes momentos, o vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Educação, Pedro Cardoso, reforçou, a propósito, a importância deste programa em termos de educação ambiental e para a cidadania, dando conta que “estes gestos simbólicos são uma forma de reconhecimento aos alunos, professores, educadores, técnicos auxiliares, pais e encarregados de educação, autarquias, associações envolvidas, no fundo, a todos os intervenientes, pelo empenho e trabalho na implementação de ações sobre a defesa do ambiente e do desenvolvimento sustentável, dando a melhor resposta possível a este grande desafio que hoje se coloca a todos quantos estão envolvidos no processo educativo”.

O autarca acrescentou que “cada hastear [da bandeira verde] representa o compromisso de cada uma das instituições em continuar este importante trabalho de educação ambiental e para a sustentabilidade”.
Inspirado nos princípios da Agenda 21 local, o Eco-Escolas é um programa internacional que visa promover a participação das crianças e jovens na tomada de decisões relacionadas com o ambiente, envolvendo-os, desta forma, na construção de uma comunidade mais sustentável. É ainda um dos maiores programas globais de escolas sustentáveis que começa na sala de aula, na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável, que se expande para a comunidade, envolvendo as gerações seguintes na aprendizagem baseada na ação.

ORÇAMENTO E GRANDES OPÇÕES DO PLANO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES PARA 2024 FORAM APROVADOS

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Silves para o ano de 2024 foram aprovados por maioria na Câmara Municipal, com os votos a favor da CDU (4) e as abstenções dos vereadores do PSD (2) e do PS (1). Em sede de Assembleia Municipal os documentos foram aprovados com os votos a favor da bancada da CDU (12), as abstenções das bancadas do PSD (8) e do PS (6), e o voto contra do membro do Chega.
A proposta de orçamento inicial atinge os 72 milhões de euros, representando o acréscimo de 6,6 milhões de euros, comparativamente a 2023, cujo orçamento ascendeu a 65,4 milhões de euros.
Prevê-se que as receitas correntes atinjam 55,6 milhões de euros e as despesas correntes o valor de 47 milhões de euros. As receitas de capital apontam para 8,6 milhões de euros e as despesas de capital (investimento) para 24 milhões de euros, sendo este último valor um indicador fundamental da grande dinâmica municipal em termos de concretização de projetos e obras.
A título de exemplo, destaque para a Variante ao Perímetro Industrial do Algoz, a Requalificação da Rua D. João II em Armação de Pêra, a Repavimentação da estrada de Benafátima/Nave Redonda (São Marcos da Serra), a Repavimentação da EM Algoz-Limite do concelho, a Requalificação da Rua das Telecomunicações e envolvente (S.B. Messines), a Requalificação do Centro Histórico de S. B. de Messines, a Requalificação do Acesso à Estação de Silves e da Urbanização do Cerro de São Miguel, a finalização da Escola EB1 de Alcantarilha e do Bairro do Progresso (Silves), a Beneficiação/Adaptação funcional dos Centros de Saúde de Armação de Pêra, S. B. de Messines, Alcantarilha, Tunes, Silves, a deslocalização do Centro de Saúde de São Marcos da Serra, a Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves, a Reabilitação, Conservação e Restauro das Muralhas da Almedina de Silves, a pavimentação da Estrada Real em Tunes, a Reabilitação da Urbanização da Senhora do Pilar e arruamentos adjacentes (Algoz), a Construção de Novo Reservatório de Água no Monte de São José e nova Estação Elevatória de Água na Portela de Messines (S.B. Messines), Pista de Atletismo em Tunes e Polidesportivo no Algoz.
A atividade do Município de Silves prossegue num quadro de finanças públicas equilibradas e saudáveis, potenciando-se os recursos financeiros através do aproveitamento de fundos nacionais, fundos comunitários e outros meios externos, bem como do uso do planeamento plurianual, tendo como objetivo último a alavancagem do investimento e da capacidade de realização da autarquia nos vários domínios de intervenção.
Os documentos previsionais ora aprovados, que orientam a gestão municipal, assentam em 31 linhas de orientação estratégica que, por sua vez, sustentam a intervenção autárquica de forma abrangente, integrada e alicerçada na definição de prioridades.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

PAI NATAL CHEGA A SILVES A 16 DE DEZEMBRO EM CLIMA DE MUITA FESTA E DIVERSÃO

 Iniciativa integra o evento Silves Alegria do Natal
Integrando o evento Silves Alegria do Natal, a cidade de Silves irá receber a visita do Pai Natal no próximo sábado, dia 16 de dezembro. Acompanhado pela Mãe Natal, duendes, mascotes, animadores com andas e a sua fanfarra, este ilustre visitante chegará ao Largo do Município, pelas 16h00, local de onde partirá em direção à Praça al-Muthamid, com passagem pelas ruas 5 de Outubro e Elias Garcia. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, tem entrada livre.
O Pai Natal permanecerá no recinto do Silves Alegria do Natal até às 18h00, contagiando todos com a sua boa disposição e fotogenia, estando disponível para o registo fotográfico do momento junto de todos os meninos e meninas.
Neste dia, o Município de Silves convida, ainda, as famílias e assistir à peça de teatro “Os Outros Contos de Natal”, pelas 18h00, na tenda grande do Silves Alegria do Natal.

Descoberto novo género e espécie de fungo microcolonial negro com potencial para deteriorar monumentos de pedra

 
Diana Paiva, investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) identificou e descreveu um novo género e espécie de fungo microcolonial negro, com potencial para deteriorar monumentos de pedra.
Denominada Saxispiralis lemnorum, esta nova espécie foi encontrada no Panteão dos Lemos, Monumento Nacional localizado em Trofa do Vouga, Águeda, numa peça de arte fúnebre calcária com sinais de biodeterioração, e pertence à família Aeminiaceae, descoberta pelo mesmo grupo de investigação, liderado pelo professor do DCV, António Portugal, em 2019, na Sé Velha de Coimbra. O nome deste novo género é alusivo ao substrato de onde foi isolado, às suas características morfológicas peculiares, enquanto o restritivo específico é um tributo ao monumento onde foi identificado.
À semelhança da espécie Aeminium ludgeri, a única espécie descrita nesta família até esta descoberta, «a nova espécie também se caracteriza pela sua impressionante capacidade de sobreviver a condições adversas. Os fungos negros são um grupo ecológico de fungos melanizados que são amplamente reconhecidos como um dos principais contribuintes para a biodeterioração de património cultural em pedra», revela Diana Paiva.
Como explica a investigadora do CFE, «estes fungos possuem notáveis adaptações que lhes permitem tolerar uma ampla gama de fatores de stress, tais como temperaturas extremas, doses elevadas de radiação ultravioleta, baixa disponibilidade de água e nutrientes, altas concentrações de sal e flutuações de pH, frequentemente encontradas na superfície da pedra. Ao colonizar rochas, estes fungos podem induzir deterioração química ao excretar vários tipos de compostos, como por exemplo sideróforos».

No entanto, «o dano mais significativo resulta da ação mecânica causada pelo crescimento das suas hifas, que pode levar à erosão, à formação de pequenas fissuras e também à desagregação de pequenos fragmentos da pedra, consequentemente, fragilizando o substrato. Além disso, causam danos estéticos como consequência da produção de melanina, resultando no aparecimento de manchas negras», descreve.

De acordo com a investigadora, esta descoberta não deve ser encarada de forma alarmante. «O objetivo não deve ser tentar erradicar este tipo de fungos, e daí a importância de estudos como este, mas sim compreender a melhor forma de minimizar o impacto que têm e, consequentemente, proteger estes monumentos», afirma.

Dado o valor inestimável que estes monumentos históricos têm, para Diana Paiva «a realização de tipo de estudos como este é crucial para a construção de uma base de informação sobre esta e outras espécies que colonizam a pedra, que possa ser útil para o estabelecimento de processos de restauro mais adequados e eficazes para a conservação do património cultural, podendo auxiliar no controlo do desenvolvimento destes organismos».

Este trabalho, desenvolvido no âmbito do seu Doutoramento em Biociências, «representa uma contribuição significativa para o entendimento da diversidade fúngica envolvida na biodeterioração do património em calcário», acredita Diana Paiva, revelando ainda que, no Panteão dos Lemos, foi encontrada uma diversidade muito além das expectativas inicias. «Estamos a trabalhar para a descrição de mais sete novas espécies, o que envolve um trabalho longo e laborioso», conclui.

O artigo publicado na revista científica Jounal of Fungi pode ser consultado aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Rota do Românico reforça sinalização nas autoestradas


A Rota do Românico reforçou o seu Sistema de Sinalização Turística e Cultural com 60 sinais.
Entre os novos objetos sinaléticos, destacam-se os cinco painéis T2 — Património instalados em três vias rápidas da região: as autoestradas A11, em Lousada, a A24, em Castro Daire, e a estrada variante à EN224, em Castelo de Paiva.

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, o Mosteiro de Cárquere, em Resende, o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, e a Igreja de Tarouquela, em Cinfães, foram os destinos sinalizados naquelas vias.

Os trabalhos de sinalização em causa enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região: Rota do Românico, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O Sistema de Sinalização Turística e Cultural da Rota do Românico, que desempenha um papel fundamental na captação e orientação dos visitantes e turistas, inclui atualmente cerca de 2700 sinais, distribuídos pela rede viária nacional, regional e municipal dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, e áreas envolventes.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação