quarta-feira, 14 de abril de 2021

Figueiró dos Vinhos | Vereador do PSD, Eng.º Filipe Silva, contra o encerramento das urgências no hospital dos Covões

 Urgências dos Covões encerradas no período noturno 

O Eng.º. Filipe Silva voltou, hoje, na reunião de câmara, a insurgir-se contra o encerramento do serviço de urgências dos Covões no período noturno e a reclamar uma clara definição estratégica para o Hospital dos Covões como Hospital central e a manifestar a sua solidariedade para com os seus profissionais e utentes.


Declaração Política


O encerramento do serviço de urgência noturno do Hospital dos Covões e o desmantelamento do Hospital

 

O Serviço de Urgência do Hospital dos Covões voltou a encerrar a partir do dia de 6 abril no período noturno, entre as 22h00 e as 09h00, naquele que consideramos tratar-se de mais um ataque para o desmantelamento do Hospital dos Covões. É de facto muita ironia que esta notícia seja conhecida na véspera do dia Mundial da Saúde que se comemorou a 7 de abril.

Este é, pois, mais um escândalo que pode colocar em causa o direito à saúde da população que este Hospital serve, nomeadamente a da margem esquerda do Mondego em que se insere Figueiró dos Vinhos. É, ainda, uma decisão gravosa de desqualificação dos Covões, que foi o hospital de referência na região relacionado com o combate ao Covid-19 e à crise pandémica a ele associado.

Este encerramento retoma a estratégia de desvalorização deste hospital levada a cabo pelo poder socialista instalado em Coimbra e no país. Que se espanta, mas nada faz numa hipocrisia de lágrimas de crocodilo, quando na verdade os decisores são socialistas. O governo é PS, o primeiro-ministro é PS, a ministra da saúde é PS, o Secretário de Estado é PS, o presidente da câmara é PS, … e por aí adiante.   Sejamos claros. O Hospital dos Covões só não se mantém como um Hospital de referência na região e com todos os serviços necessários ao cabal cumprimento da sua missão porque o PS não quer.

Este encerramento representa mais uma dura machadada no SNS, na cidade de Coimbra e na região onde se insere Figueiró dos Vinhos, que como todos sabemos os Covões tem sido ao longo dos anos o Hospital de referência para acolher os cidadãos do nosso concelho.

O Partido Social Democrata entende, também, que não há qualquer justificação válida para o encerramento destes serviços, que só vêm agravar os já sobrecarregados HUC na resposta aos cuidados intensivos e ao serviço de urgência necessários na região e enfraquecer a capacidade e a qualidade de resposta daquela unidade Hospitalar prejudicando os seus profissionais e as populações que serve, entre as quais nos inserimos.

Não esquecemos que em tempo de pandemia, o Hospital dos Covões demonstrou altos padrões de qualidade e competência no combate ao COVID-19, fruto da dedicação e profissionalismo dos seus médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde.

Não é a primeira vez que nos manifestamos contra a perda de valências dos Covões, pela devolução da autonomia ao Hospital e pelo direito ao acesso a cuidados de saúde de qualidade. Temo-lo feito por diversas vezes, quer nas reuniões do executivo, quer na Assembleia Municipal e fá-lo-emos sempre que necessário.

Neste sentido o Partido Social Democrata de Figueiró dos Vinhos repudia, mais uma vez, qualquer tentativa de desmantelamento e perda de valências do Hospital dos Covões, reclama uma clara definição estratégica para o Hospital dos Covões como outro Hospital central e manifesta a sua solidariedade para com os seus profissionais e utentes.


Figueiró dos vinhos, 14 de abril de 2021


Covilhã | Inaugurada Cabine de Leitura na Praça do Município

Hoje, dia 14 de abril, foi inaugurada a primeira Cabine de Leitura na Covilhã, na sequência de uma parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e a Altice Portugal, através da Fundação Altice.

A cerimónia de inauguração na Praça do Município contou com a presença do Presidente do Município, Vítor Pereira, acompanhado pelos Vereadores José Armando Serra dos Reis e Regina Gouveia, do Presidente da Altice Portugal, Alexandre Fonseca e da Diretora da Fundação Altice, Ana Estelita.

Vítor Pereira aproveitou a ocasião para agradecer à Fundação Altice e à Altice Portugal por esta parceria. O autarca afirmou que “tem sido e continuará a ser uma prioridade do Município a mobilização dos nossos concidadãos para a leitura, fundamental para o enriquecimento cultural e para uma melhor cidadania”. O Presidente da Câmara deixou um apelo: “esta minibiblioteca comunitária é de todos, por isso, espero que todos a saibam cuidar e respeitar, para que todos possam usufruir do prazer da leitura”.

O Presidente da Altice Portugal, manifestou ser “uma honra estar novamente na fantástica Covilhã, onde sempre somos tão bem recebidos. A Altice é uma empresa tecnológica, mas aposta também na dinamização cultural e na promoção dos hábitos de leitura, como o prova este projeto das cabines de leitura. Estou certo de que os covilhanenses vão usufruir desta estrutura, cumprindo o seu lema: levar, doar, ler e devolver”.

Recordamos que este projeto visa a reabilitação das antigas cabines telefónicas, que passam a ser uma micro biblioteca de rua. Tendo como mote "Levar, doar, ler e devolver", os covilhanenses terão à sua disposição títulos tão diversos como romances, policiais, livros de literatura infantil e juvenil, culinária ou biografias, entre outros, pertencentes à coleção da Biblioteca Municipal da Covilhã.

Um dos principais objetivos desta iniciativa passa por estimular a cidadania ativa e participativa, através da promoção das literacias, do livro e do prazer da leitura. Quem lê, sabe mais e decide melhor!

Município de Silves assegurou a substituição dos portões da secção de Alcantarilha dos Bombeiros Voluntários de Silves


O Município de Silves suportou as despesas da substituição dos portões da Secção de Alcantarilha dos Bombeiros Voluntários de Silves, cujo investimento ascendeu a cerca de 7 mil euros.

Em simultâneo com a colocação dos portões novos, a autarquia procedeu à realização de trabalhos de pintura de espaços interiores do Quartel, substituição de telhas, renovação da canalização dos balneários e impermeabilizações.

O investimento da autarquia enquadra-se na estratégia de apoio constante e diversificado às corporações de Bombeiros Voluntários do concelho de Silves, dado o seu papel fundamental no âmbito da proteção civil e socorro das populações.

Marcelo defende que “2021 terá de ser o ano do início da reconstrução social”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou hoje para o agravamento da pobreza e das desigualdades e defendeu que "2021 terá de ser o ano do início da reconstrução social, sustentada e justa".

Numa comunicação ao país, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, após decretar pela 15.ª vez o estado de emergência em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que "o desconfinamento cria a sensação de alívio definitivo", mas que "o caminho que se segue ainda vai ser muito trabalhoso".

O chefe de Estado disse que ainda "vai dar trabalho na pandemia, sobretudo nas áreas em situação mais crítica", e "vai dar trabalho nos números da economia".

"Embora saibamos que houve indústria, agricultura, algum comércio e serviços que não pararam, como houve o Estado a suportar emprego rendimentos de muitos portugueses", referiu.

No entanto, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "mais complicado do que os números da economia é a situação das pessoas", porque se "a economia demorará a dar os passos da reconstrução, a sociedade demorará muito mais".

O Presidente da República salientou que o atual contexto deixou "marcas na vida pessoal, familiar e profissional" e provocou um "agravamento da pobreza, das desigualdades, das injustiças".

"Se 2020 foi o ano da luta pela vida e pela saúde, 2021 terá de ser o ano do início da reconstrução social, sustentada e justa, em que não basta que as pessoas devam ser o centro da justiça, do direito, das finanças, da economia, da política, o centro, têm de sentir que verdadeiramente o são", acrescentou.

Lusa

Morreu o cantor Artur Garcia, nome da música ligeira portuguesa da década de 1960


O cantor Artur Garcia, de 83 anos, que protagonizou vários êxitos nas décadas de 1960 e 1970, morreu hoje, na Aldeia de Juzo, em Cascais, disse à Lusa o agente artístico António Fortuna.

Nascido em 15 de abril de 1937, Artur Garcia morreu na véspera de completar 84 anos.

O cantor, nome destacado da chamada música ligeira portuguesa dos anos de 1960/1970, celebrizou canções como, entre outras, "Casaca Azul e Oiro", "Amor" e "Porta Secreta", com a qual concorreu ao Festival RTP da Canção em 1967.

Lusa

Imagem: NTV

México | La Primera Versión Del Women Economic Forum Del Caribe Avanza Con Pasos Firmes

 


por Yesica Flores


El Women Economic Forum Caribbean 2021 – Trasciende (WEF Caribe) es un encuentro con propósito que busca impactar a más de 30.000 participantes de la región Caribe con conocimiento, experiencias y redes de conexión que permita a las mujeres ser líderes en el tejido empresarial y social de sus comunidades. Así se dio a conocer durante la presentación oficial que tuvo lugar el 14 de abril.

A la fecha, la primera versión del WEF con sede en el Caribe, cuenta con el respaldo de organismos multilaterales como ONU Mujeres y USAID, entidades del nivel de The ACE Program de la Organización de Estados Americanos (OEA) y la Red Interamericana de Competitividad (RIAC) y los gobiernos de Panamá y República Dominicana, y avanza en su propósito de empoderar a las mujeres de la región para que encuentren oportunidades de equidad en todos los aspectos de la sociedad.

Para ello se está preparando la mejor agenda académica que incluye paneles, charlas y entrevistas sobre competitividad, emprendimiento, sostenibilidad, ciencia, tecnología e innovación, a cargo de invitados especiales de alto nivel como Nawal Al- Hosany, representante de la Agencia Internacional de Energías Renovables (IRENA) y Tonni Ann Brodber, representante adjunto de la oficina multinacional de ONU Mujeres – Caribe.

“En aras de capitalizar los esfuerzos que se han venido integrando a esta iniciativa para que las mujeres de la región vivan esta experiencia de manera gratuita, el encuentro central Women Economic Forum Caribbean 2021 – Trasciende tendrá lugar el próximo mes de agosto, del día 24 al 27”, anunció Johanna Salgado, Directora General del WEF Caribe en la conferencia de prensa de lanzamiento.

De manera preliminar, a partir de mayo se realizará una serie de foros virtuales enfocados en las temáticas principales del WEF Caribe y los retos que tiene la región para avanzar en el empoderamiento de la mujer y su impacto en la economía de sus comunidades. “Quiero extenderles la invitación para que a partir de hoy nos acompañen en cada uno de los encuentros y sean nuestra voz hacia la región”, enfatizó Johana Salgado.

El encuentro con la prensa contó con la participación de Erika Mouynes, Ministra de Relaciones Exteriores de Panamá y Lucy Crespo, CEO del Fideicomiso para Ciencia, Tecnología e Investigación de Puerto Rico, Mónica Novoa, Miembro del board del WEF Caribe e Investigadora en Georgia Tech, Adriana Reyes-Newell, Investigadora en Los Alamos National Laboratory (Misión NASA 2020), Ana Karina Cárdenas, Directora País de PIZZOLANTE y miembro del board, Monika Tapia, CEO & Founder de Mujer de Impacto y Yassin Al Suroor – Vicepresidente de la Cámara de Comercio Internacional (ICC).

Durante su intervención, la Ministra resaltó el rol determinante de las mujeres de la región e hizo un llamado a la sociedad para trabajar en pro de la igualdad de género. “Las mujeres son una parte integral de la solución para la recuperación de las economías después de una pandemia, en Panamá, en América Latina y el Caribe, y en todas partes. Ya es hora de que los líderes de todo el mundo redoblen el compromiso con la igualdad de género. Tenemos herramientas a nuestra disposición para diseñar políticas tangibles, y efectivas, para aumentar la participación de las mujeres en la fuerza laboral, reducir la brecha salarial de género, promover a las mujeres en puestos de liderazgo e impulsar el espíritu empresarial femenino. Es hora de pasar de las palabras a los actos”, manifestó la Ministra Mouyes.

Por su parte, Lucy Crespo, CEO del Fideicomiso para Ciencia, Tecnología e Investigación de Puerto Rico, destacó la importancia de fomentar espacios para las mujeres en la ciencia y la tecnología. “En el Fideicomiso para Ciencia, invertimos, facilitamos y desarrollamos las capacidades que adelanten continuamente la economía de Puerto Rico, el bienestar de sus ciudadanos mediante empresas basadas en la innovación, la ciencia y tecnología y su base industrial. Incentivar que las mujeres descubran un campo profesional en la tecnología es parte de nuestra misión y eventos como el Women Economic Forum, sirven de escenario para ofrecer  modelos exitosos y oportunidades”, señaló.

Las puertas del Women Economic Forum Caribbean 2021 – Trasciende están oficialmente abiertas. El registro para participar en este evento gratuito ya se encuentra habilitado en wefcaribbean.com. Próximamente se dará a conocer la agenda del primer foro que tendrá lugar en el mes de mayo. 

México | 3 Estrategias Digitales Clave Para Impulsar Tu Negocio En La Pospandemia

 


por Yesica Flores

A raíz de la contingencia, el 87% de las empresas en México dio un empujón a su transformación digital, mientras que el 88% reinventó su modelo de negocio.

 Con la pandemia, México y el mundo se adaptaron a un nuevo escenario, donde las herramientas digitales nos permitieron hacer más llevadera la continencia. De hecho, para responder a este cambio, el 87% de las empresas en el país aceleraron su transformación digital, mientras que el 88% tuvo que reinventar su modelo de negocio, de acuerdo con los resultados del informe “Índice de Transformación Digital”.

“Este empujón nos llevó a una mayor adopción de plataformas, herramientas y soluciones digitales, sobre todo para las empresas con modelos de venta en línea, donde 5 de cada 10 duplicaron su crecimiento. Ahora, de cara a la pospandemia, las organizaciones deben mantener esta transformación de manera inteligente”, explica Oscar Victorin, CEO & cofundador SkydropX, la plataforma de gestión logística que ayuda a las empresas a reducir tiempo y costos, así como centralizar envíos en un solo sitio.

Con esto en mente, el experto brinda 3 aspectos clave para impulsar los negocios en la “nueva normalidad”:

Nuevas herramientas para pymes

De acuerdo con información de la “Encuesta Global de Emprendimiento 2020”, el 71% de las pymes mexicanas adoptarán más herramientas digitales como resultado de la pandemia. La estrategia que los emprendedores están siguiendo se enfoca en la creación de su sitio web (34%), apertura de tiendas online (26%) y uso de herramientas demarketing digital (19%).

Así, la pospandemia en 2021 estará marcada por una creciente demanda en estos aspectos, los cuales —siguiendo los resultados de la encuesta— serán cruciales para una recuperación proyectada de tres a cinco años por los pequeños y medianos negocios.

e-Logístics para gestionar envíos

Las soluciones de logística para el ecommerce son una de las áreas estratégicas a medida que nos adaptamos a la “nueva normalidad” para pequeñas y grandes compañías. De hecho, los aspectos que más molestan a los consumidores son que su mercancía llegue dañada (33%), seguido de incumplimiento de tiempos de entrega (17%), según revela el “Estudio de venta online 2020”, de la Asociación Mexicana de Venta Online (AMVO).

Ante esta situación, las compañías pueden recurrir a plataformas o soluciones (muchas de ellas gratuitas, como SkydropX) que permiten conectar las cuentas de paquetería con el ecommerce para crear y visualizar las guías desde un mismo lugar, así como tener un seguimiento automatizado de cada envío, entre otras posibilidades.

El nuevo comprador 

En una era marcada por la experiencia del cliente, las organizaciones deben comprender los cambios de hábitos de los usuarios, clientes o compradores digitales más allá del aumento de las compras en línea.

Por ejemplo, la crisis económica derivada de la COVID-19 despertó la consciencia y solidaridad de los consumidores, quienes volcaron su fidelidad sobre el consumo local (#ConsumeLocal). Asimismo, temas como la ciberseguridad o la responsabilidad social de las marcas son motivos que están impactando a los nuevos compradores, sobre todo a millennials y gen Z, remarca un estudio de Deloitte.

“Sin duda, vivimos uno de los momentos más importantes y emocionantes para los modelos de negocio, donde tenemos lecciones aprendidas que nos deja la pandemia, las cuales nos marcan algunas ideas sobre cómo debemos prepararnos de cara a un futuro más competitivo, digital y tecnológico”, concluye Oscar Victorin.

México | La Tecnología Será Parte De La Estrategia De Negocios Durante 2021

 


por Yesica Flores


El avance de la pandemia ha incentivado una transformación digital que comprende todos los sectores, desde el dinámico mundo de los negocios hasta la cotidianidad de la vida diaria, donde las personas están implementando sistemas de inteligencia artificial en los hogares con el objetivo de obtener el mayor beneficio de los espacios donde habitan.

Ha sido con el inicio de las restricciones de movilidad que los sistemas de inteligencia artificial han experimentado un boom entre los usuarios, registrando un récord de más de 4,200 millones de asistentes virtuales en el mundo durante 2020. De continuar con esta tasa de crecimiento, los asistentes de IA rebasarán el total de la población humana para 2024, según lo informa Juniper Research.

El caso de México no es la excepción, ya que de acuerdo con lo revelado por HootSuite, en el país existen más 2.5 millones de hogares que han implementado estas tecnologías, incorporándose a la lista de casas inteligentes. No obstante, para mantener funcionales estos sistemas, se requiere de un correcto respaldo de energía.

“Las casas inteligentes también son conocidas como hogares domóticos. Estos son espacios donde diversos elementos como la climatización, los electrodomésticos, la iluminación o la videovigilancia, están conectados a internet, permitiendo su monitoreo y control de manera remota a través de un smartphone, sin importar el punto en donde estés”, comenta Alejandro Sánchez, director general de CyberPower Systems México.

¿Son posibles en México?

Estos sistemas de inteligencia artificial han permitido que los hogares se regulen por sí mismos, siendo programados por los usuarios y aprendiendo de los patrones establecidos por ellos mismos, lo que ha permitido el ahorro de energía debido a que los asistentes virtuales regulan el funcionamiento del resto de equipos, prescindiendo de ellos cuando los usuarios están fuera de casa.

“Durante la temporada de pandemia, los hogares se han convertido en oficinas remotas y centros de estudio, preparando el terreno para el éxito de esta tecnología, puesto que las personas están optimizando sus espacios para obtener el máximo provecho de ellos, continua Alejandro.

Esta tendencia no hará más que incrementarse en el futuro. Un estudio realizado por la ONU proyecta que el 70% de la población mundial vivirá en ciudades inteligentes para 2050. El potencial de crecimiento en México es muy grande; con más de 17 millones de hogares conectados a internet, solo basta una pequeña inversión para ir sumándose al desarrollo de estos espacios.

“Las casas inteligentes son una realidad que irá avanzando con mayor fuera en México y el mundo, especialmente por los beneficios que ofrecen a personas de todas las edades. Sin embargo, hay que recordar que estos espacios requieren un importante costo de mantenimiento. De igual manera, es importante destacar la vulnerabilidad de su funcionamiento… un simple corte de energía podría desconfigurar estos sistemas, poniendo en riesgo nuestro patrimonio e inversión”, concluye Alejandro.

Protección del hogar: UPS Respaldo de energía

Entre algunos otros beneficios que pueden percibirse con el uso de la tecnología, destaca la amenidad que se puede otorgar a diferentes espacios en el hogar, misma que es impulsada por el cambio en los hábitos de las personas hacia tendencias más digitales. Asimismo, diversos estudios apuntan que un hogar tiene una valoración adicional de entre 20 o 30 por ciento del valor de venta de la propiedad si es completamente inteligente.

Estos avances tecnológicos han generado una mayor dependencia de nuestra vida cotidiana hacia la energía, hecho que ha quedado plasmado con los recientes apagones eléctricos que han afectado a nuestro país. Los problemas más comunes de energía que ocurren en México alteran el flujo constante de voltaje, siendo enemigos silenciosos que dañan gradualmente la vida útil de los electrónicos, comprometiendo el correcto funcionamiento de los asistentes inteligentes.

Una óptima protección de los espacios inteligentes requerirá del conocimiento de las necesidades energéticas de nuestros hogares, para lo que será necesario realizar un análisis para identificar el número de tomacorrientes de los que disponemos, así como el consumo de energía de los equipos de deseamos proteger. Los sistemas UPS son una fuente de alimentación ininterrumpida que brinda la solución adecuada para proteger los hogares. Estos equipos funcionan como puente entre la fuente de alimentación de la red eléctrica y los dispositivos electrónicos, proporcionando energía de respaldo y protección contra variaciones en el voltaje. Existen diferentes tipos de UPS, y cada uno puede proporcionar diferentes niveles de protección de energía; no obstante, mientras el UPS está en modo batería, puede proteger el equipo conectado contra todos los incidentes eléctricos. CyberPower ofrece una línea completa de productos de UPS para proteger sus activos valiosos y estar bien preparado para sacar el máximo provecho de los espacios inteligentes que habitamos.

Ansião | 25 de Abril com música e juventude


O Município de Ansião irá assinalar o 25 de abril, o Dia da Liberdade, com um Debate Municipal Jovem e um espetáculo comunitário.

Reconhecendo a importância da data para a história, para a democracia e para o poder local no nosso país, o município tem promovido, desde 2014, a Assembleia Municipal Jovem, como uma iniciativa que pretende sensibilizar, educar e motivar desde cedo para a participação cívica, juntando no mesmo espaço jovens e políticos para debaterem assuntos que respeitem às políticas das mais variadas áreas, sobretudo aquelas direcionadas para a juventude.

Na impossibilidade de realizar este evento, que ocorre anualmente no dia 25 de abril, entendeu o município e o Conselho Municipal de Juventude levar a cabo um Debate Municipal Jovem que dê, de igual forma, voz aos jovens, aproximando-os das tomadas de decisão políticas.

A atividade, subordinado ao tema “Ansião ontem, hoje e amanhã – As expetativas dos jovens”, terá lugar no próximo dia 25 de abril, a partir das 17h30, e será transmitida em direto pelo Facebook do Município.

A sessão contará com um momento de abertura pelo Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, e com uma intervenção do Presidente da Câmara, António José Domingues, e do convidado especial, o Presidente da FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego. A moderação do debate estará a cargo de um jovem conselheiro, Manuel Rosa, sendo os trabalhos encerrados pelo Vereador com o pelouro da Juventude, Paulo Fernandes.

Um pouco antes, às 16 horas, será transmitido pelos canais digitais do município, o espetáculo “As Cores de Abril”, com participação de coletividades e agentes culturais do concelho, sob direção artística de Buga Lopes. As cores a que se faz alusão representam o respeito pela diversidade e pela individualidade de cada um dos participantes, que darão voz às emblemáticas canções e palavras do 25 de Abril, num encontro que se espera memorável.

GESTÃO SUMMIT 2021 A 21 DE ABRIL EM FORMATO HÍBRIDO

  • Dia 21 de abril, a partir das 9h, arranca a 4.ª edição do Gestão Summit, um evento anual que pretende interligar o mundo académico ao empresarial. Totalmente organizado pelos alunos de Gestão do Instituto Piaget, o evento volta ao formato presencial, cumprindo todas as regras de segurança, tendo já a lotação presencial esgotada.

Com entrada gratuita, mediante inscrição obrigatória, é já no próximo dia 21 de abril, no Campus Universitário do Instituto Piaget em Almada, que acontece a 4.a edição do Gestão Summit. Já com a lotação presencial esgotada, mantém-se ainda abertas as inscrições para o formato digital.
 
O Gestão Summit é uma iniciativa dirigida a atuais e futuros gestores e a todos aqueles que se interessam pela temática da gestão. Durante o evento, vários especialistas, entre académicos, consultores e quadros superiores de empresas, irão debater as mudanças, desafios e exigências que se colocam atualmente ao mundo empresarial.
 
Cientes da situação epidemiológica que se vive atualmente, foram tomadas várias medidas de forma a assegurar a segurança de todos os presentes. Nesse sentido, foi elaborado um Plano de Contingência, disponível em gestaosummit.com.
 
Por existir um limite de lotação no auditório, a organização optou também por transmitir o evento em direto através de uma plataforma interativa. “Para quem não puder estar presencialmente, teremos disponível uma plataforma online interativa, onde os participantes poderão não só assistir ao evento em direto, como também visitar os stands virtuais das empresas presentes, e ainda a possibilidade de ganharem prémios”, afirma Fábio Rodrigues, residente do Gestão Summit e aluno do 3.o ano.
 
Entre os temas em debate sobressaem os desafios de gestão face à transformação digital em curso na sociedade e o impacto da responsabilidade social na gestão de uma organização. Em discussão estará também a importância crescente das organizações em manter os seus colaboradores motivados e, com isso, obterem níveis de produtividade acima da média, bem como o impacto da liderança nos resultados organizacionais.
 
“Estamos crentes que esta 4.a edição será a afirmação do Gestão Summit como um evento de eferência na área da Gestão, depois de três anos de evolução exponencial”, refere Fábio Rodrigues, que conclui: “Teremos um leque diversificado de empresas e oradores de excelência e muitas novidades em relação às últimas edições. É, por isso, uma edição a não perder”.
 
Duas dezenas de especialistas em quatro painéis
Os “Desafios de Gestão com a Transformação Digital” será o primeiro dos temas em debate, com a moderação do Professor João Geraldes, Diretor do ISEIT Almada, contando com a participação de Fernando Braz, Portuguese Country Leader na Salesforce; Rui Silva, Head of Channel Partners na Huawei; Inês Condeço, Diretora de Comunicação e Marketing na Fnac; e Miguel Cabral, Associate Director da Accenture.
A segunda temática em discussão será “Responsabilidade Social: Impacto na Gestão”, com a participação de Mariana Carreira, CEO na Make-A-Wish Portugal; Pedro Pimentel, Diretor-Geral na Centromarca; Miguel Ribeirinho, Head of International Business Development na Delta Cafés; e Vera Chaves, Diretora Coordenadora de Recursos Humanos e Responsabilidade Social no Grupo Portugália Restauração. A moderação estará a cargo da Professora Ermelinda Carrachás.
“É Possível Ter Colaboradores Satisfeitos e Produtividade Acima da Média?” será outro dos temas em discussão, tendo como moderador o Professor Rui Gonçalves, e participação de Georg Dutschke, Senior Partner e Co-Founder da Happiness Works; Luísa Meireles, Diretora de Informação na Agência Lusa; Ricardo Parreira, CEO na PHC Software; e Graça Rebocho, Diretora de Recursos Humanos na Altice Portugal.
O último tema será “O Impacto da Liderança nos Resultados Organizacionais”. São convidados Alexandre Real, Partner na SFORI Strategy For Improvement e Co-CEO na DATAURIS; Leandro Pereira, CEO na WINNING Scientific Management; Miguel Santos, Managing Partner na IMBS; e Rui Torgal, Diretor-Geral da ERA Imobiliária. A moderação estará a cargo do Professor Pedro Guimarães.

Inscrição gratuita e obrigatória em https://gestaosummit.com/

Inscrição gratuita e obrigatória em https://gestaosummit.com/


Centro escolar de Nossa Senhora de Fátima em concurso público

Na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 15 de abril, o Executivo Municipal vai deliberar sobre a aprovação do projeto de execução e da abertura do concurso público para a construção do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, com o valor base de 2.736.920€.
A instalação da nova Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância em Nossa Senhora de Fátima (junto à Igreja e ao Centro Social Paroquial) vai servir a população das povoações integradas na União de Freguesias de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz.
A nova Escola visa substituir os edifícios escolares da EB de Mamodeiro, EB e Jardim de Infância da Póvoa do Valado, EB de Nariz e EB de Requeixo, que têm baixa frequência e uma dispersão não sustentável, criando uma nova oferta num espaço de elevada qualidade com capacidade para oito turmas.
O projeto prevê a construção de oito salas para o 1.º Ciclo e três salas para a Educação Pré-Escolar, para além dos espaços comuns às duas valências e a uma zona exterior de recreio com polidesportivo integrado.
Aquando da ativação da nova Escola e Jardim de Infância, a CMA vai implementar um sistema e circuito de transporte dedicado para as Crianças com residência mais distante (nomeadamente de Requeixo, Carregal e Nariz) e que necessitarem desse serviço.
Recordamos que a Câmara Municipal de Aveiro adquiriu, em agosto de 2020, quatro parcelas de terreno com um total de 8.559 m2 num investimento de 159.850€, para a instalação do novo Centro Escolar.

Aposta política prioritária, a Educação assume-se como uma das mais importantes áreas de investimento que a Câmara Municipal de Aveiro, prosseguindo com intensidade o trabalho de recuperação do parque escolar municipal concretizando a nova Carta Educativa do Município.

O Grande Gatsby

O derradeiro romance do «sonho americano», O Grande Gatsby, obra-prima milionária, numa nova edição
Intemporal, O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, é hoje, mais do que um clássico da literatura norte-americana, é um retrato fiel e simbólico do «sonho americano». O seu autor é uma das figuras maiores da literatura norte-americana da primeira metade do século xx e um dos mais destacados representantes da chamada Geração Perdida. Esta edição d’O Grande Gatsby, que a Guerra e Paz Editores publica no próximo dia 20 de Abril, junta ao romance um conjunto de textos que revelam as resistências que a obra de Fitzgerald encontrou na América dos loucos anos 20 e ainda o que os seus pares, Edith Wharton, Gertrude Stein e T. S. Eliot, e a crítica foram dizendo ao longo das últimas décadas, bem como uma cronologia da vida de Fitzgerald e uma apresentação da Lost Generation.

O Grande Gatsby, com tradução de Miguel Nogueira, é um retrato do amor, das ambições que obcecam os seres humanos e do mal e da perversidade a que se podem entregar as pessoas para as alcançar. O Grande Gatsby, livro cuja importância hoje ninguém contesta, teve acolhimento frio pela crítica quando saiu e os seus resultados comerciais foram pouco animadores. O próprio Fitzgerald se confessava «tomado por medos e pressentimentos», numa carta ao editor, Maxwell Perkins, datada de 10 de Abril de 1925, pouco tempo antes da saída do livro.

Na contracapa, dá-se a palavra a Jorge Luis Borges. É dele esta súmula perfeita do romance, do seu pathos e da sua época: «A história de um homem que tenta em vão recuperar um amor de juventude, no qual transparece a nostalgia do velho Sonho americano de um novo mundo… Mais do que qualquer outro escritor da sua geração, Scott Fitzgerald retrata os anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.»

E, se depois de todas estas críticas, do elogio de Harold Bloom e de Haruki Murakami, e da leitura da obra, ainda pudessem persistir reservas, outra escritora, Joyce Carol Oates, tem a resposta: «Odiar O Grande Gatsby é como cuspir no Grand Canyon. Ele não se vai embora num futuro próximo, mas tu sim.»

O Grande Gatsby chega, revisitado e com prometedora casaca negra e dourada a servir-lhe de capa, à rede livreira nacional no próximo dia 20 de Abril. A obra poderá ainda ser adquirida no site oficial da editora.

O Grande Gatsby
F. Scott Fitzgerald
Ficção / Literatura Estrangeira
240 páginas · 15x23 · 14 €
Nas livrarias a 20 de Abril

CONFAGRI promove Sessão de Esclarecimento sobre a Renovação do Parque de Tratores Agrícolas

A CONFAGRI vai realizar no próximo dia 15, pelas 16h, um webinar dedicado à Renovação do Parque de Tratores Agrícolas –Next Generation, no âmbito do Programa Operacional PDR2020 que lançou um concurso para ‘Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola - Renovação do Parque de Tratores Agrícola’, com uma dotação de 15 milhões de euros.

Este financiamento pretende apoiar a aquisição de tratores e, consequentemente, melhorar as condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, de forma a contribuir para o processo de modernização das empresas do setor agrícola, aumentando a segurança dos operadores de máquinas agrícolas e melhorando a eficiência energética dos equipamentos.

Recorde-se que uma das principais causas de acidentes mortais com tratores agrícolas é o capotamento devido à não utilização do arco de proteção (Arco de Santo António) e do cinto de segurança. Estima-se que mais de 80 000 tratores não tenham estas estruturas de segurança, devido à antiguidade de algumas máquinas, mas a utilização desta proteção anti-capotamento, além de obrigatória, é fundamental para concretizar o objetivo de reduzir o número de mortes por este tipo de sinistralidade.

Francisco Silva, Secretário-geral da CONFAGRI, salienta que “a candidatura a estes apoios é uma oportunidade para modernizar o nosso parque de tratores agrícolas, pelo que a CONFAGRI convida a assistir a este Webinar formativo, que vai contar com a   participação da Autoridade de Gestão do PDR 2020 para prestar esclarecimentos sobre o processo de candidatura”.

A Sessão de Esclarecimento, inicialmente prevista para os Técnicos das Organizações associadas à CONFAGRI, é agora aberta ao público em geral dadas as inúmeras solicitações e importância de que o tema se reveste.

O webinar será emitido no canal do youtube da CONFAGRI (https://www.youtube.com/channel/UCxgQOUKjoNIItfEQUqN205Q) e no seu facebook https://www.facebook.com/anossaagriculturaconfagri.

Para uma melhor operacionalização da sessão, solicita-se que eventuais questões sejam colocadas antecipadamente por e-mail, para o seguinte endereço: confagri@confagri.pt

Mais oito mortes e 684 novos casos de Covid-19 em Portugal. Rt sobe para 1,06

Há uma ligeira descida nos internamentos. Nas últimas 24 horas, registaram-se menos 12 pessoas em enfermarias e menos duas em cuidados intensivos.

Portugal regista esta quarta-feira mais oito mortes e mais 684 novos casos de infeção por Covid-19 do que os registados no boletim epidemiológico de terça-feira.

De acordo com os dados mais recentes da DGS, a incidência da Covid-19 em Portugal continental e ilhas é agora de 72,4 casos por 100 000 habitantes. Se olharmos apenas para o continente, o valor é menor: 69 casos de infeção por por 100 000 habitantes.

Nesta altura, o valor do R(t) é de 1,06, na totalidade do território português, mas ligeiramente mais baixo se tivermos apenas em conta Portugal continental, onde é de 1,05.

Estão confirmadas 16.931 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais oito do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 828.857, mais 684 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 25.457 casos ativos, mais 16 do que na terça-feira.

Até ao momento, 786.469 pessoas conseguiram recuperar, das quais 660 nas últimas 24 horas.

Há ainda 18.404 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Há agora 447 pessoas internadas (menos 12 do que nas últimas 24 horas), 116 das quais em cuidados intensivos (menos duas do que no último registo).

Carolina Quaresma / TSF

Évora | Novo Parque Canino vai abrir ao público

Está praticamente concluído e irá brevemente abrir ao público o novo Parque Canino de Évora, situado junto ao Bairro António Sérgio, num espaço adjacente à Quinta da Malagueira. A cidade irá assim dispor de um espaço concebido para atividades de lazer destinado a canídeos acompanhados dos respetivos donos, onde os animais se poderão exercitar e socializar, promovendo a detenção responsável e o bem-estar animal. 

Composto por um espaço de receção e por um espaço de lazer, numa área total de 2600 m2, o novo Parque Canino de Évora será integralmente vedado com rede e postes de madeira tratada. A área de receção será composta por uma pérgola, mesa de piquenique, bebedouro e placa informativa. O espaço de lazer irá dispor de diversos equipamentos de recreio, incluindo passadiço, túnel e outros obstáculos adequados a canídeos. Toda a área foi concebida com as condições de segurança ideais para ser usufruída em corridas e brincadeiras, numa plena interação e saudável convivência entre animais e detentores. 
O espaço foi concebido e construído com preocupações ecológicas: serão instalados candeeiros alimentados a energia solar e a rega das zonas verdes será efetuada através de sistema gota a gota. De maneira a dotar o espaço de um ambiente fresco e agradável, foram já plantados dezenas de árvores e arbustos, tanto no interior do recinto como na zona envolvente. A escolha recaiu sobre espécies autóctones que apresentam caraterísticas bem adaptadas à região.



Silves | Rua Dom Afonso III sofrerá corte de trânsito de 19 a 30 de abril


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que, decorrente da “Empreitada de Valorização e Beneficiação da Rua de Trás dos Muros”, será necessário proceder a trabalhos na interceção desta rua com a Rua D. Afonso III, entre os próximos dias 19 e 30 de abril. Decorrente desta intervenção o trânsito da Rua D. Afonso III será desviado para a Travessa D. Paio Peres Correia, Ruas D. Paio Peres e Rua Nova da Boa Vista. O acesso a moradores e veículos prioritários será salvaguardado.

A CMS agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes da zona, pedindo desculpa pelos transtornos causados.

Cantanhede | Núcleo Museológico do Ourives Ambulante está a nascer em Febres


Febres vai ter um Núcleo Museológico do Ourives Ambulante, equipamento cultural que vai ser criado no edifício contíguo à sede da Junta de Freguesia. Para esse efeito, o executivo camarário atribuiu à autarquia um subsídio de 284.605 euros, montante que corresponde ao valor total da empreitada de reabilitação do imóvel. O respetivo auto de consignação foi assinado no âmbito de uma visita ao local da presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e do presidente da Junta de Freguesia, Carlos Alves, marcando assim o início do prazo de 240 dias para a execução da obra.
O objetivo é perpetuar a história dos ourives ambulantes, mas também dos relojoeiros e conserteiros de joalheira e relojoaria da região da Gândara, prestando a devida homenagem às sucessivas gerações que se têm dedicado a essas atividades. Nesse sentido, o edifício de dois pisos onde ficará instalado o núcleo museológico vai ser sujeito a profundas obras de reabilitação, processo que contempla a demolição de alguns elementos construtivos, o reforço da estrutura e de algumas paredes em betão armado e a substituição de toda a cobertura. Prevista está também a recuperação das alvenarias e das cantarias, o revestimento e pintura de paredes, pavimentos e tetos e a colocação de novas caixilharias e serralharias, bem como a construção de equipamentos sanitários, a instalação de um elevador e a execução das redes elétrica, de ITED, de segurança contra risco de incêndios e de águas e esgotos.

A memória descritiva do projeto da autoria da arquiteta Anabela Neto refere que, “embora a atual construção não tenha características particularmente interessantes, pretende-se preservar a sua memória das diversas utilizações de carácter social que teve ao longo do tempo e que fazem parte da memória coletiva da gente de Febres”.

Segundo a autora, “por um lado recriou-se com fiabilidade o que se pensa ser a construção original e, por outro, procurou-se dotar o edifício de um carácter diferente surpreendente e inovador”.

O exterior do edifício será marcado pela estrutura metálica que ficará sobreposta às fachadas frontal e lateral direita, estrutura essa que “suporta painéis de aço corten recortados, apresentando um grafismo desenhado com a simbologia da temática do núcleo museológico. Esses painéis constituem o elemento principal da composição arquitetónica que, à noite, será acentuada pela iluminação interior e que ficará “parcialmente interrompida por um painel de betão à vista com a designação do edifício num letring gravado em baixo relevo”.

De acordo com as pretensões da Junta de Freguesia, a seu âmbito, o Núcleo Museológico do Ourives Ambulante terá um carácter específico e bastante diferenciador relativamente a outros equipamentos congéneres, quer ao nível da linguagem expositiva, quer quanto ao modelo educativo e pedagógico a implementar, “abrindo caminho ao desenvolvimento de um segmento da história da região que está um pouco esquecida e que precisa ser revitalizada.” Daí que o projeto tenha sido concebido de modo a conferir-lhe uma função retrospetiva e outra prospetiva: “retrospetiva dentro da noção mais tradicional e elementar de um museu – a salvaguarda e preservação dos elementos que constituem parte integrante da vida e da cultura dos ofícios dos Serradores braçais que deram seguimento aos ourives ambulantes, relojoeiros, conserteiros e agora também designers; prospetiva enquanto instalação viva e dinâmica que deverá contribuir como mais um polo potenciador e dinamizador de atividade cultural da freguesia, do concelho, da região e do país. Em síntese, deverá ser um núcleo museológico mostrando o passado, mas com os olhos postos no futuro. Mais: deverá, no próprio presente, reatualizar o passado, sem demagogias – condição fundamental para a construção de um futuro de progresso e qualidade, com responsabilidade”.


Atividade para famílias dá a conhecer a vida numa gota de água do oceano


Para o próximo fim de semana, 17 e 18 de abril, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro convida as famílias a surpreenderem-se com a Vida numa gota de água do oceano. A atividade é gratuita, e decorre no âmbito do projeto "Mar Azul: Comunicar para envolver e educar".

É impossível ficar indiferente aos minúsculos seres vivos que vivem livremente na coluna de água do mar. Constituem o plâncton e são muito importantes por estarem na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos. Na atividade que a Fábrica propõe para o próximo fim de semana, os participantes vão observar à lupa e ao microscópio o fitoplâncton e o zooplâncton, e descobrir a importância e a biodiversidade destes pequenos seres vivos.

A atividade destina-se a famílias com crianças a partir dos 6 anos, e acontece às 10h00 e repete às 11h30, e tem 60 minutos de duração. A participação é gratuita e requer inscrição prévia através do telefone 234 427 053. Mais informações estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/vida-numa-gota-de-agua2.
Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto "Mar Azul: Comunicar para envolver e educar", que tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre questões marinhas e costeiras, sensibilizando para o dever da conservação do Património Natural. É um projeto promovido pela Universidade de Aveiro, através da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e é financiado pelo Fundo Azul.

Leiria | Município oferece testes a todos os jovens atletas


A Associação de Futebol de Leiria anunciou esta terça-feira que a Federação Portuguesa de Futebol emitiu uma nota informativa sobre a retoma das provas de formação, onde ficou estabelecido que os jovens atletas serão obrigados a fazer testes à covid-19 para voltar a jogar.

Neste sentido, e sabendo que muitas das associações locais não têm condições financeiras para suportar este encargo, o Município de Porto de Mós tomou a iniciativa de oferecer os testes iniciais para retorno à prática desportiva dos jovens federados.

Esta ação resulta de uma parceria a estabelecer com as associações desportivas do concelho de Porto de Mós, de forma a agilizar todo o processo e respetiva calendarização.

Ainda que a nota informativa refira apenas a modalidade de futebol, o município está disponível para fazer a mesma parceria com as diversas modalidades praticadas no concelho. Nas palavras de Eduardo Amaral, Vereador do Desporto, “tendo em consideração a atual conjuntura, é urgente promover a retoma das atividades desportivas pois estas são essenciais para a formação pessoal, desportiva e social dos jovens.”

Patrícia Alves