Resultado de imagem para Mira investe 33 mil euros na segurança e vigilância balnear
A Câmara Municipal de Mira celebrou recentemente um protocolo com a Associação Adamastor – Associação de Nadadores Salvadores de Mira para Vigilância e Segurança Balnear nas Praias do concelho para o ano de 2019.
O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, afirma que “existe uma crescente preocupação com o bem-estar dos utilizadores das nossas praias e uma importância cada vez maior ao nível na segurança e informação nesses espaços. É da maior importância que, em caso de risco e, especialmente, quando exista a necessidade de uma ação incisiva em situações de emergência, essas mesmas situações estejam acauteladas. Tão ou mais importante que essa capacidade de resposta, é a aplicação de uma atitude preventiva que evite riscos para o público, e o faça sentir seguro. Além do protocolo que agora celebrámos, temos desenvolvido várias ações para manter as nossas praias como áreas de excelência: preparámos o areal com a colaboração do exército português, desenvolvemos com entidade locais e população em geral iniciativas de limpeza dos areais e colocámos novos duches, passadiços e zonas de repouso para pessoas com mobilidade condicionada, tudo isto a pensar no melhor bem-estar da nossa população e de todos os que nos visitam”.
O investimento assumido pela Autarquia, no valor de 33.345 euros, permite o recrutamento de Nadadores-Salvadores de forma a ser garantida a segurança e o salvamento dos banhistas e veraneantes, através de uma eficaz vigilância balnear.
Em nota à redação, é referenciado, também, que "não obstante a esta vigilância, alerta-se a todos os utilizadores que evitem comportamentos de risco, recomendando-se sempre prudência e cultura de segurança", encerrando o texto com a lembrança de que "a segurança da prática balnear, em primeira instância, depende de si!"