quinta-feira, 11 de abril de 2024

Hoje é o primeiro dia da posse dos Terrenos da Antiga Lota pela Câmara Municipal de Aveiro


A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa, que no seguimento das deliberações do Executivo Municipal e da Assembleia Municipal de aprovação do acordo de mutação dominal dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, do domínio público geral do Estado para o domínio público do Município de Aveiro, o Tribunal de Contas (TC) decidiu visar o referido acordo, e tendo a Estamo pago ontem os devidos emolumentos ao TC, hoje, dia 11 de abril de 2024 é o primeiro dia da posse e da respetiva gestão dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, pela CMA.

É pois este dia, um importante dia histórico.
Nos próximos dias a CMA levará a cabo um trabalho de levantamento das condições morfológicas do terreno, das infraestruturas e dos problemas sociais e de ocupação ilegal existentes na área dos terrenos da antiga Lota de Aveiro.
Após este levantamento e a sua análise, a CMA vai avançar de imediato uma ação de limpeza e manutenção provisória dos caminhos e vias de acesso, que se verifiquem necessárias, assim como vai providenciar para terminarem as ocupações ilegais que recebemos com os terrenos em causa.
Solicitando a colaboração de todos quantos utilizam este espaço, a CMA informa também que, desde já e nos próximos dias, tomará as medidas que considerar pertinentes e necessárias, nomeadamente com o isolamento e/ou demolição de edifícios ou estruturas em risco iminente de rutura, e de desocupação ilegal da área, lembrando desde já que:

1.É proibido o acampamento em qualquer tipo de estruturas (roulottes, tendas,…);

2. É proibida a deposição de entulhos e lixos;

3. É proibida a ocupação dos terrenos, mesmo que temporária, sem prévia autorização da CMA.
A CMA está já a preparar a contratação de uma empresa projetista para a elaboração do necessário Estudo Urbanístico que servirá de base ao Loteamento Municipal que se vai aprovar, de forma a iniciarem-se os processos de projetos e obras de qualificação urbana e ambiental desta importante área com cerca de 11 hectares, no centro da Cidade e da Ria de Aveiro.
A entrega dos terrenos da antiga Lota de Aveiro à CMA, é o resultado de um trabalho de vários anos da Câmara de Aveiro, num processo liderado pelo seu Presidente Ribau Esteves, que finalmente cumpre o velho objetivo de ter a posse e a gestão da Câmara Municipal de Aveiro.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | MUNICÍPIO REPRESENTADO NA SEMANA ABERTA DO CENFIM

No âmbito da Semana Aberta do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica da Marinha Grande, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, visitou as instalações e conversou com os alunos e formandos, sobre a importância da formação profissional no tecido empresarial, económico e social da região, no dia 10 de abril.
O Presidente recordou as suas experiências na instituição, onde já foi formador, e incentivou os jovens a terem sempre curiosidade de aprender, serem responsáveis e a respeitarem o código e conduta que os vai acompanhar no mercado de trabalho. Aurélio Ferreira respondeu a questões dos formandos e elogiou o corpo diretivo e alunos, pelo empenho diário e profissionalismo com que tem preparado milhares de homens e mulheres, durante mais de 30 anos.
O CENFIM garante empregabilidade de, praticamente, 100% dos seus formandos e tem investido permanentemente em tecnologias para responder às necessidades de inovação da indústria.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ALUNOS DO CONCELHO PARTICIPARAM NO CONCURSO MUNICIPAL DE LEITURA

Cerca de 200 alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram no Concurso Municipal de Leitura, promovido pelo Município da Marinha Grande, em parceria com os três Agrupamentos de Escolas do concelho, realizado no passado dia 10 de abril, no Auditório da Resinagem.
A vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, agradeceu o envolvimento das escolas e dos professores e salientou a importância da leitura para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, criatividade, cultura e espírito crítico dos jovens.
Os alunos realizaram provas escrita e oral, com base nas obras "O aquário", de João Pedro Mésseder (1.º CEB); "A caixa da gratidão", de Margarida Fonseca Santos (2.º CEB); "História de uma baleia branco", Luís Sepúlveda (3.º CEB); e "Claraboia", de José Saramago (Ensino Secundário).

Os resultados do Concurso Municipal de Leitura são o seguinte:

1.º Ciclo
1.º - Bianca Oliveira (Esc. Comeira)
2.º - Luísa Lourenço (Esc. António Vitorino)
3.º - Salvador Sousa (Esc. António Vitorino)
4.º - Lia do Rosário (Esc. Nery Capucho)
Melissa Lima (Esc. João Beare)
Maria Inês Cruz (Esc. Amieirinha)
2.º Ciclo
1.º - Ana Quiaios (Esc. Padre Franklin)
2.º - Matilde João Ramos (Esc. Nery Capucho)
3.º - Laura Gil (Esc. Padre Franklin)
4.º - Maria Miguel Ribeiro (Esc. Guilherme Stephens)
Madalena Martins (Esc. Padre Franklin)
Maria Francisca Fialho (Esc. Guilherme Stephens)
3.º Ciclo
1.º - Inês Santos (Esc. Nery Capucho)
2.º - Vítor Santos (Esc. José Loureiro Botas)
3.º - Carlota Santos (Esc. José Loureiro Botas)
4.º - Alice Santos (Esc. Guilherme Stephens)
Ângela Campos (Esc. José Loureiro Botas)
Joana Reis (Esc. Guilherme Stephens)
Secundário
1.º - João Tiago Brito (Esc. Calazans Duarte)
2.º - Edgar Simões (Esc. José Loureiro Botas)
3.º - Laura Mendes (Esc. Pinhal do Rei)
4.º - Bia Margarida Vieira (Esc. Calazans Duarte)
Sara Moreira (Esc. José Loureiro Botas)
Afonso Gouveia (Esc. José Loureiro Botas).
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Nasce o novo fato desportivo criado em homenagem a Johan Cruyff


'14' é o nome da união do legado de Cruyff com a sustentabilidade do linho orgânico português.

A marca BYMS, fundada pelo ex-jogador de futebol Miguel Soares, anuncia com entusiasmo o lançamento da sua nova criação: o '14', um fato em linho 100% natural, orgânico que homenageia o imortal Johan Cruyff, celebrando a fusão entre o legado da lenda do futebol e a elegância do design sustentável.

Miguel Soares, cuja carreira no futebol sempre espelhou admiração pela lenda holandesa, partilhou: “Johan Cruyff foi mais do que um jogador para mim; ele foi uma inspiração constante, dentro e fora do campo. A sua abordagem ao jogo, marcada pela inovação e resiliência, foi o que sempre aspirei a incorporar na minha própria vida e carreira. Sonhei com o dia em que poderia homenagear Cruyff, juntando o seu estilo icónico e o seu espírito indomável numa peça que eu mesmo criei. O fato '14' é esse sonho tornado realidade, representando não só o legado de uma lenda, mas também a promessa de sustentabilidade e excelência que a BYMS se compromete a cumprir.”

Em 1970, o icónico número 14 de Cruyff tornou-se sinónimo de um novo começo, uma mensagem que Miguel Soares quis expressar em cada costura deste fato. A coleção '14' é uma expressão tangível de um legado intemporal, entrelaçando as lições de vida de Cruyff com a missão de sustentabilidade da BYMS.

Confeccionada com a mais pura qualidade, cada peça fala de compromisso com a moda consciente e o respeito pelo planeta. "Onde a Lenda se encontra com o Linho", a campanha que acompanha este fato, é um convite se vestir com propósito e história.

O fato '14' estará disponível por 300€, para admiradores de futebol, entusiastas de moda e defensores da sustentabilidade na loja BYMS em https://bymsbrand.com/pages/14th-suit .
-----------------------------------
Sobre a BYMS: Fundada pelo jovem ex-jogador profisional Miguel Soares, a BYMS é uma marca de vestuário que se destaca pela integração da paixão pelo futebol com a moda de alta qualidade e sustentável. Inspirada em ícones desportivos e comprometida com o impacto ambiental positivo, a BYMS estabeleceu-se como uma voz de inovação e elegância no mercado de moda portuguesa.

*Miguel Soares
www.bymsbrand.com

 

Festival Imaterial - 4ª edição- De 17 a 25 de maio, a cidade de Évora transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações


A programação de 2024 integra concertos, um ciclo de cinema documental, conferências e conversas, passeios pelo Património e, pela primeira vez, atividades para escolas e famílias que promovem a
interação com artistas internacionais.
A cada edição, o Imaterial vai-se revelando, dando mostras da sua vontade própria e do seu natural crescimento.
Da mesma forma, a sua identidade encontra-se cada vez mais definida, assemelhando-se de forma mais clara com a ideia e proposta cultural de “Imaterial” que foi pensada num primeiro momento, sem nunca perder o seu foco, centrado no conceito de “Pensar e Viver o Património”.
Neste contexto, a programação da 4ª edição do Festival Imaterial integra concertos, um ciclo de cinema documental, conferências e conversas, passeios pelo Património e, pela primeira vez, atividades para escolas e famílias que promovem a interação com artistas internacionais, focando a programação nas novas gerações, privilegiando a criatividade dos mais novos e o diálogo com clássicos, dentro dos seus variados estilos.
Em 2024, o Festival Imaterial reforça, também, a parceria com a IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território que, nesta edição, vai coincidir com a primeira Escola Doutoral/ Boot Camp In2Future de 18 a 24 de maio. A IN2PAST será também responsável pela organização de grande parte das Conversas e encontros entre personalidades de destaque que vão debruçar-se sobre temas como “A música e a ideia de património” (18 maio), “Unir Património e Futuro: Uma Abordagem Interdisciplinar para Futuros Sustentáveis” (22 maio) ou “A revolução terminou?” (25 de maio).
A busca pela ligação com a paisagem, como tinha sido imaginada desde o início, leva a que o Imaterial continue a fazer do magnífico Teatro Garcia de Resende a sua sala de honra, enquanto propõe escutar alguns dos seus protagonistas em espaços como o Cromeleque dos Almendres ou a Herdade do Freixo do Meio.
A música está presente diariamente na programação do Festival Imaterial através de sessões diárias no Teatro Garcia de Resende. Cada sessão integra dois concertos por noite, de artistas nacionais e internacionais que representam um encontro perfeito entre o passado e o presente, criando uma ponte para o futuro através da sua música.
Numa programação que percorre os quatro cantos do mundo em nove dias de concertos, é possível encontrar nomes como Mísia e emmy Curl mas também Emel, artista tunisina e uma das vozes da Primavera Árabe, diretamente ligada à luta pela Liberdade.
A estes nomes juntam-se Abraham Cupeiro & Orquestra de Câmara da Eborae Musica (Galiza/Portugal), Os do Fondo da Barra (Galiza), Carles Dénia - El Paradís de les Paraules (Comunidade Valenciana), Tablao de Tango (Argentina), Dasom Baek (Coreia do Sul), Meher Angez Trio (Paquistão), Duo Ruut (Estónia), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Lena Jonsson & Johanna Juhola (Suécia / Finlandia), Maite Larburu (País Basco), Parveen & Ilyas Khan (Índia), Davide Ambrogio (Calábria), Cocanha (Occitania), Melisa Yildirim & Swarupa Ananth (Turquia/Índia) e Tomasito (Andaluzia).
Cada sessão dupla tem um custo único de 3 euros e os bilhetes para estes concertos estão disponíveis a partir de dia 19 de abril.
O Auditório Soror Mariana volta a receber o Ciclo de Cinema Documental que reúne uma seleção de filmes com curadoria da Professora Lucy Durán, vencedora do Prémio Imaterial 2022.
O tema central do Ciclo de Cinema Documental da 4ª edição do Festival é a relação entre a música tradicional e a terra, abrangendo um amplo foco geográfico (do Quirguistão a Cuba) e um período de 50 anos. Todos os filmes que integram este ciclo são documentários etnográficos excepcionais de realizadores aclamados.
O documentário mais antigo é de 1984, “What's Cuba Playing at”, realizado por Mike Dibb e o mais recente é de 2024, “The Nightingales' Song”, realizado por Emmanuel Vaughan-Lee e Adam Loftena, que tem a sua Estreia Europeia nesta edição do Festival Imaterial.
E em tempos como aqueles que vivemos, em que as tentativas de promover a desconfiança do desconhecido se multiplicam, o Imaterial inaugura uma nova área de programação que inclui uma sessão para escolas e famílias com um encontro com os músicos Parveen & Ilyas Khan (Índia) que visitam Évora no âmbito da realização do Festival. Para que, desde cedo, se aprenda a escutar quem tem uma voz diferente da nossa.
No dia 19 de maio haverá ainda lugar para uma Visita ao Montado & Mesa para Todos, na Herdade do Freixo do Meio, incluindo um espetáculo de Os do Fondo da Barra & Cantares de Évora num encontro único entre as culturas da Galiza e de Portugal. Esta atividade encontra-se sujeita a inscrições prévias, limitadas aos lugares disponíveis, com um custo associado.
O Imaterial nasceu em Évora, à sombra do estatuto de Património Imaterial da Humanidade atribuído pela UNESCO ao Cante Alentejano, mas também de olhos na classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade. E, desde logo, o desejo foi o de criar ligações entre estas duas dimensões patrimoniais, colocar a música a dialogar com a paisagem (mais ou menos edificada), deixando que as histórias cantadas hoje possam comunicar com as histórias que atravessam séculos e estão impregnadas nas paredes da cidade e nos lugares que a circundam.
O Festival Imaterial é uma organização do Município de Évora e da Fundação Inatel, com produção executiva da Gindungo e direção artística de Carlos Seixas, sendo um dos acontecimentos culturais que contribuiu para fazer de Évora a candidatura vencedora a Capital Europeia da Cultura em 2027 e cuja 4ª edição se realiza no ano em que se comemoram os 50 Anos do 25 de Abril.

*Sara Cavaco 
**Sara Espírito Santo 

AGENDA | Moonspell apresentam novo espetáculo em Aveiro Caixa de entrada Simao Santana

 Data: 14 de abril (domingo)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense

Moonspell apresentam concerto intimista Soombra este domingo, dia 14 de abril, às 21h30, no Teatro Aveirense, no âmbito da programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
No espetáculo serão tocadas versões acústicas de canções da mais conhecida banda de heavy metal portuguesa e também serão contadas histórias da carreira dos Moonspell, em pleno convívio e cumplicidade com o público.
Além dos cinco elementos da banda, estarão ainda em palco o trio de cordas Magnetic Strings e duas cantoras.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:  https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

UMA NOITE…NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 Dia 20 de abril, entre as 20h30 e as 23h00, a Biblioteca Municipal de Silves ganhará um encanto "especial" com a atividade "Uma Noite...Na Biblioteca", dirigida a crianças entre os 5 e 10 anos.
Nesta noite mágica, a Biblioteca abrirá as suas portas para um serão repleto de experiências, aventuras e muita animação onde os mais pequenos serão levados numa incrível "viagem" que terá
"Histórias de amor", teatro "Joaquim uma história de A(mar) e, ainda, um pequeno lanche.
 
Limitada a 20 participantes, a atividade requer inscrição prévia através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt
A iniciativa, que tem entrada livre, é dinamizada pelo Município de Silves e promovida no âmbito da Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Algarve (BIBAL).
 
Não falte a esta noite encantada...na biblioteca!
 
Programa completo da atividade:
20h30m – Recepção das crianças e seus familiares
20h45m – Sessão de contos ”Histórias de amor” por Alda e Fernando
21h00m – Teatro “Joaquim uma história de A(mar)"
22h00m – Pequeno lanche na Biblioteca
23h00m – Despedida dos convidados

 

Ação de voluntariado realizou-se na Praia da Tocha Alunos da Secundária Lima-de-Faria recolhem meia tonelada de resíduos do areal

Cerca de 130 alunos das turmas do 12.º ano da Escola Secundária Lima-de-Faria, de Cantanhede, tiveram uma quarta-feira diferente. Fora das salas de aula e do estabelecimento de ensino, assumiram o papel de educadores no combate à poluição dos habitats naturais, procedendo a uma ação de limpeza do areal da Praia da Tocha.
A iniciativa de cariz ambiental alertou para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos e promover uma maior consciência ambiental, decorrendo no âmbito do projeto Eco-Escolas, programa que promove a educação ambiental nas escolas portuguesas, e contou com o apoio logístico da INOVA-EM, nomeadamente quanto à remoção dos resíduos recolhidos.
Enquanto estiveram no areal, os alunos recolheram 500kg de resíduos, destacando-se, pela maior quantidade, as armadilhas para pesca de polvo, tradicionalmente conhecidas por alcatruzes, e ainda, redes, cordas e outros utensílios de plástico.
A INOVA-EM reconhece a força das escolas e dos jovens nestas iniciativas de voluntariado ambiental, a sua importância é absolutamente vital para a construção de um futuro sustentável”, refere o presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, adiantando que “no caso particular da Praia da Tocha, tudo fazemos para preservar a sua qualidade como destino turístico de referência, reconhecida, de resto, pela atribuição sucessiva da Bandeira Azul”.



Dia 14 de abril, às 11h, na Biblioteca, da Fundação de Serralves. Como fomentar práticas em comunidades de não artistas para potenciar a transformação social?

 
“Alimentar uma causa” uma parceria entre a Fundação Serralves e a Universidade Católica
“Arte e Responsabilidade Social” é o título de mais uma sessão integrada no Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um evento que terá como oradora Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), que se realiza a 14 de abril, pelas 11h00, na Biblioteca da Fundação de Serralves.
“Dentro da vasta área da Arte e da Responsabilidade Social, esta sessão abordará práticas artísticas criativas cuja finalidade não é a criação de obra artística,” refere Cristina Sá, professora da Escola das Artes e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Serão analisadas preocupações para fomentar estas práticas em comunidades de não artistas com vista à potenciação da transformação social. “Trata-se de aplicar as metodologias de investigação transformativa às práticas artísticas em comunidade e também de explorar formas de medir os seus impactos, para influenciar políticas e o reconhecimento desta área, conforme as melhores práticas desta filosofia de investigação,” explica. Serão apresentados exemplos de intervenções recentes com equipas multidisciplinares (Psicologia, Biotecnologia e Arte) em temáticas relacionadas com as Alterações Climáticas e a Regulação de Emoções na Covid19, entre outras. Explorar-se-ão também propostas - em fase de investigação - de medição de potencial transformativo, considerando o facto destas intervenções terem sido muito curtas e pontuais.
sessão “Arte e Responsabilidade Social”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 14 de abril, às 11h, na Biblioteca da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.
 
*Fernanda Teixeira

Proença-a-Nova | Abertas as inscrições para a Festa do Município

 
As associações, produtores e artesãos que tenham interesse em participar na edição de 2024 da Festa do Município, que se realizará de 13 a 16 de junho, no Parque Urbano Comendador João Martins, poderão efetuar a sua inscrição até ao dia 30 de abril.
As inscrições poderão ser enviadas por carta registada com aviso de receção para a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Avenida do Colégio 6150-401 Proença-a-Nova, ou entregues pessoalmente no Balcão Único de Atendimento ou remetidas por correio eletrónico para o seguinte endereço: postodeturismo@cm-proencanova.pt, até às 17h30 do último dia útil do mês de abril.
A Festa do Município continua a ser o principal evento na programação anual da autarquia. Em 2024, ano em que se assinala o Ano Municipal do Azeite, a Festa decorrerá durante quatro dias repletos de muita animação: com o primeiro dia - 13 de junho – a ser dedicado exclusivamente aos artistas proencenses, os restantes ficarão marcados pela presença de três “cabeças de cartaz”: Banda Funk Off, a, 14 de junho, Nena, a 15 de junho, e Carminho, a 16 de junho.
Além da habitual programação musical, estão previstas ainda outras iniciativas, com artes circenses, sessões de teatro ou workshops de cozinha, entre outras. O cartaz completo da Festa do Município 2024 será divulgado brevemente nas Redes Sociais e meios de comunicação do Município.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Tondela | CIM Viseu Dão Lafões lidera projeto europeu de combate aos resíduos urbanos com visita à região neerlandesa de Almere


No âmbito da 3ª reunião do projeto europeu StopWaste que teve lugar na cidade de Almere, Países Baixos, a CIM Viseu Dão Lafões marcou presença durante dois dias na mesma com o intuito de conhecer as estratégias inovadoras na gestão de resíduos urbanos.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões participou, nos últimos dois dias, numa visita de estudo aos Países Baixos, no âmbito do StopWaste, um projeto europeu de combate aos resíduos urbanos que é liderado por esta CIM. A delegação teve a oportunidade de conhecer de perto as medidas adotadas pelo município de Almere na promoção da sustentabilidade ambiental.

Na manhã do primeiro dia, 10 de abril, os participantes ficaram a conhecer a agenda para a sustentabilidade de Almere, bem como a sua estratégia de prevenção e o sistema de análise de fluxos de resíduos urbanos. Durante a tarde, a comitiva visitou dois exemplos de boas práticas no setor, que adotam abordagens distintas: um centro de reciclagem e um centro de reutilização de materiais, ambos em Almere.
O segundo dia foi dedicado a visitas a uma unidade de reciclagem de plástico, em Roterdão, e uma fábrica de plástico "verde", em Arnhem.

A delegação da CIM Viseu Dão Lafões foi composta pelo Secretário Executivo, Nuno Martinho, pelo Presidente do Município de Castro Daire, Paulo Almeida, pelo Presidente do Município de São Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, pelo Presidente da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), Leonel Gouveia, pelo Secretário Executivo da AMRPB, José Portela, e pelo Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa. Integraram ainda a comitiva dirigentes dos restantes parceiros do projeto, provenientes dos Países Baixos, Lituânia e Roménia.

Nuno Martinho faz um balanço muito positivo da visita: “Como é do domínio público, a CIM está fortemente empenhada na promoção das questões da sustentabilidade e da economia circular no seu território. Assim, todos os projetos que, a exemplo do StopWaste, promovem a troca de experiências e a partilha de boas práticas entre diversas regiões e realidades europeias, do nosso ponto de vista, são momentos valiosos de aprendizagem e que queremos continuar a desenvolver e a aprofundar”.

O Secretário Executivo da CIM acrescenta: “É de realçar, ainda, o envolvimento e o trabalho conjunto nesta iniciativa com a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e com o Instituto Politécnico de Viseu, com quem temos vindo a desenvolver várias iniciativas, em diferentes domínios temáticos”.

StopWaste – prevenir a produção de resíduos

Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões, o StopWaste é um dos 72 projetos, entre mais de 300 candidaturas apresentadas em toda a União Europeia (EU), que foram aprovados pelo programa europeu “Interreg Europe 2021-2027”. O prazo de duração do projeto é de 36 meses, até fevereiro de 2026.

O StopWaste tem como objetivo estimular a troca de experiências inter-regionais e a aprendizagem mútua na prevenção da geração de resíduos. O projeto assenta na evidência de que o lixo é um dos maiores problemas ambientais, sociais e económicos da Europa. Na União Europeia, mais de 3 mil milhões de toneladas de lixo são descartadas a cada ano e mais de 90% dos recursos utilizados tornam-se lixo após o primeiro uso.

A primeira fase do projeto, que decorre, consiste na partilha de boas práticas na prevenção de resíduos urbanos, a que se seguirá a implementação de projetos-piloto em cada território. Posteriormente, haverá uma fase de acompanhamento, dedicada à evolução e avaliação dos resultados alcançados.

A designação completa do projeto é “StopWaste - Enhancing the efficiency of policy instruments for accelerating waste generation prevention”. Em português, numa tradução livre, significa “Parar o Desperdício - Melhorar a eficiência dos instrumentos políticos para acelerar a prevenção da produção de resíduos”.

Integram o projeto a CIM Viseu Dão Lafões e a CEDES – Centro de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável, em Portugal, o Município de Almere, nos Países Baixos, a JSC - Alytus Region Waste Management Center, na Lituânia, e a Bucharest-Ilfov Regional Development Agency, na Roménia.

O Interreg Europe é um programa de cooperação inter-regional, cofinanciado pela União Europeia, que pretende reduzir as disparidades nos níveis de desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida das regiões da Europa.

Município de Almere

Com mais de 200 mil habitantes, o município de Almere é o sétimo maior dos Países Baixos, sendo uma referência mundial no contexto da economia circular. Tendo sido projetado e construído nos anos 70 de século passado, foi pensado com a preocupação da sustentabilidade ambiental e salvaguarda dos recursos naturais.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

PELA PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA. CPCJ DE CASTELO DE PAIVA ORGANIZA CAMINHADA AZUL DE SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

 
Integrada nas atividades do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a CPCJ de Castelo de Paiva, com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, vai promover, na manhã do próximo dia 28 de abril, a “3ª Caminhada Azul “, uma iniciativa de sensibilização aberta à participação de toda a comunidade local.
Este evento, que terá uma extensão de 6 quilómetros, tem o ponto de encontro marcado para as 9 horas no Largo do Conde, em Sobrado, onde será realizada a coreografia do Laço Humano e a distribuição de T’Shirts alusivas à iniciativa.

As inscrições para participar, são gratuitas e podem ser efetivadas junto da CPCJ, no edifício dos Paços do Concelho, ou através do telefone 914670737, ou ainda “on-line“ através do seguinte endereço: https://forms.gle/RaRNJXmU4wNCWeBPA 

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas


Bilhete Postal - "SNS ESPERAVA PIOR"


Uma tosse que ja me afetava há alguns dias e tirava o sono levou-me a fazer uma experiência com o nosso Serviço Nacional de Saúde. Cumpri as recomendações do novo plano para diminuir a pressão nas urgências hospitalares “Ligue antes salve vidas”. Liguei para o SNS 24.
Cerca de uma hora em espera! Atendeu-me finalmente uma enfermeira. Diligente, profissional, atenciosa. Fez a triagem e reencaminhou a chamada para um profissional para marcar uma consulta no centro de saúde. Tinha horário disponível para o dia seguinte. Nesse dia eu não tinha possibilidade.
Como a tosse era constante, fui ao hospital para uma consulta de urgência. A rececionista deu-me pulseira verde. Cerca de quatro horas depois desisti. Era elevado o número de pacientes com pulseiras de maior urgência.
Dirigi-me à urgência de um hospital privado. Fui atendido cerca de cinco minutos após a chegada. A médica, simpática e boa profissional, analisou os pulmões, confirmou que não era grave e prescreveu a receita.
Não conclui que o SNS funcionou mal. Se tiver em conta as constantes críticas altamente negativas estava à espera de bem pior.
Demoraram tempo excessivo a atender a chamada? Sim.
Evitar que os cidadãos entupam as urgências dos hospitais com uma triagem por telefone parece boa ideia. Mas, para resultar é preciso investir para um atendimento em tempo razoável.

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque
“Não conclui que o SNS funcionou mal. Se tiver em conta as constantes críticas altamente
negativas estava à espera de bem pior.”

MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS REGRESSA DIA 13 DE ABRIL À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 A rúbrica “Música para Bebés e Crianças” irá regressar no próximo sábado, dia 13 de abril, à Biblioteca Municipal de Silves. A atividade, promovida pelo Município de Silves, é dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos e tem entrada gratuita (estando, no entanto, sujeita a inscrição prévia).
Serão duas sessões dedicadas ao som e ao movimento, sob a orientação do animador Sérgio Almeida que terá a missão de apresentar alguns instrumentos tradicionais e sonoridades ancestrais criando a oportunidade perfeita, através de momentos de confraternização e de uma forma descontraída e harmoniosa, para uma aproximação à música étnica; com recurso a sequências de sons da natureza, começando pelo pau de chuva, passando por alguns instrumentos falantes, tais como a Tinarra, o Khrin, o Tama, o Didgeridoo, a Arpa Africana o Djembé, entre outros, sempre de uma forma educativa, pedagógica e muito animada.
Com duração aproximada de 60 minutos, cada sessão é limitada à participação de 10 crianças (acompanhadas por um adulto), de acordo com o seguinte horário:
» 15h00 para bebés dos 3 meses aos 2 anos
» 16h00 para crianças dos 3 aos 5 anos
O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves disponíveis para inscrições e fornecimento de informações adicionais.
A Música para Bebés e Crianças regressará à Biblioteca nos dias 11 de maio, 12 de outubro e 9 de novembro.
 
+SOBRE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS COM SÉRGIO ALMEIDA
 
Nas primeiras fases da vida, bebés e crianças estão especialmente recetivas a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar, sons, ruídos, simples vocábulos, simples melodias, ritmos, cadências, movimentos, etc. e há uma tendência para os imitar, dado que têm um mundo novo a descobrir e é pelo simples facto dessa imitação que se dá as primeiras aprendizagens chamadas de saber adquirido e é com base nesta que irão construir o seu Ser.
Cantando, dançando ou tocando a música proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no seu desenvolvimento saudável, favorecendo a sensibilidade, criatividade, sentido rítmico, imaginação, memória e concentração, através da consciência corporal do movimento.

 

Programa arranca esta sexta-feira estende-se por três dias. Feiras da Primavera estão de regresso a Cantanhede

 
As Feiras da Primavera estão de volta à Praça Marquês de Marialva, de 12 a 14 de abril, com organização partilhada pelo Município de Cantanhede e a Associação Empresarial de Cantanhede (AEC) e com apoio da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
O evento integra a Feira de Reduções, as Feiras do Mel e do Artesanato certificado, e a Feira de Velharias e Antiguidades, no domingo.
O programa integra animação musical nas noites de sexta e sábado e no domingo à tarde, e na gastronomia haverá um espaço de Street Food onde se poderá encontrar doces, farturas, sandes de leitão, brigadeiros, licores e muitas outras iguarias.
A Feira de Reduções conta com uma oferta variada de produtos, desde vestuário, a calçado e bijutaria, entre outros. Os artigos apresentam descontos apelativos, pelo que o consumidor tem a possibilidade de os adquirir com excelente relação qualidade/preço. Para os empresários esta constitui também, uma oportunidade para escoarem o stock já depois do período de saldos.
Paralelamente, estará a decorrer a Feira do Mel que visa a divulgação e promoção do precioso néctar, bem como de outros produtos elaborados a partir de matérias apícolas, como pólen, velas e licores.
Além da exposição e venda deste género de produtos, irá decorrer a Feira do Artesanato, atividade que prevê uma vertente direcionada para a comercialização de produtos manufaturados, contando para o efeito com a participação de vários artesãos do concelho.
Também, a Feira de Velharias e Antiguidades integra este ciclo de Feiras da Primavera, num espaço preparado para o efeito e onde os apaixonados por antiguidades e peças colecionáveis poderão visitar e alargar o seu espólio.

HORÁRIO
dia 12, sexta-feira – 18h00 – 23h00
dia 13, sábado – 10h00 – 23h00
dia 14, domingo – 10h00 – 20h00

PROGRAMA MUSICAL
dia 12, sexta-feira – 21h00
Rancho Folclórico Rosas de Maio de Febres
13 de abril, sábado – 22h00
Grupo Folclórico da Sanguinheira
14 de abril, domingo – 15h00
Quarteto Taboeira



Opinião - A existência do "lápis azul" pela mão dos atuais regedores

 O regresso do "lápis azul" pela mão dos atuais regedores...

Um gabinete de comunicação em cada câmara municipal ou uma imprensa regional livre em cada concelho?
A lei portuguesa consagra o apoio à imprensa regional, mas a realidade daquilo que vemos em Portugal é a proliferação de gastos públicos em assessorias e gabinetes de comunicação camarários dependentes de Presidentes da Câmara que tentam com um espírito "pidesco" valer as suas opiniões e a propaganda da sua obra em vez de apoiarem uma imprensa regional livre e independente.

O objetivo de quem insere a clientela política partidária nestes gabinetes de comunicação municipais é precisamente na prática "fiscalizar" quem não escreve a favor do "Sr. Presidente da Câmara", não olhando a meios, se preciso, de destruir e fechar os órgãos de comunicação social mais "frágeis", não entendendo que esta atitude só gerará no futuro mais desconfiança da população em relação aos políticos.

Há pouco tempo no meu artigo de opinião "A regionalização não é de confiança " (se pesquisar no google encontrará...), escrevi sobre o "terror" político que certos edis promovem nas suas terras, sobre aqueles que se assumem politicamente contra o poder municipal. 

Por outro lado, a imprensa regional que escreve "a bem" dos eleitos dos executivos camarários, em muitas terras de Portugal tem apoios públicos, benesses e lugares para familiares nas autarquias...

Curiosamente no próximo 25 de Abril, muitos dos que veremos de "cravo ao peito" em cerimónias e na televisão,  são os mesmos que têm o seu "gabinetezinho de comunicação" que não só "risca" a lápis azul quem diz mal da Câmara Municipal e em virtude dos tempos que correm de fake news, ainda têm um poder mais perverso... o de acrescentar informação com o mesmo "lápis azul", embora mais sofisticado...

Infelizmente estes gabinetes de comunicação não existem só nas autarquias,  existem também em muitos organismos públicos do poder central...
É certo que no caso das câmaras municipais,  no "Estatuto de Imprensa", no seu artigo 3, existem alíneas que tentam evitar os desequilíbrios informativos e a existência de pluralismo informativo, mas o que é certo é que cada vez mais há inúmeras autarquias a violar esta lei...
Como é permitido a publicidade institucional não chegar à imprensa regional, como prevê esta lei? 
 Como é possível ignorarem os efeitos nefastos do desprezo dado à imprensa regional, sem entenderem que a curto prazo esta ação se reverte contra quem a está a praticar. Desprezar os intermediários (imprensa) que transmitem a informação das mais variadas entidades para o público, gera desconfiança. 

Os 50 anos da democracia comemoram-se este mês e nem com a ascensão de forças extremistas, o PS e o PSD que dominam 80% das autarquias percebem que os novos ditadores são eles próprios...mesmo que andem de cravo ao peito, façam filmes, contem a História à sua maneira e façam muitos gabinetes de comunicação para os amigos e para exercerem uma censura democrática...

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 
Cofundador do partido Nova Direita 


Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador em Covões, Casal de Cadima, Cordinhã e Tocha

 
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais quatro espetáculos, desta vez em Covões, Casal de Cadima, Cordinhã e Tocha.
Na sexta-feira, dia 12, às 21h30, o Grupo de Teatro ARCO, que retoma a sua participação no certame, leva ao Largo de Santo António “A Traição de Judas.
“Após a traição de Judas a Jesus Cristo, o povo revolta-se e persegue Judas para o julgar. O julgamento de Judas é uma coletânea de culpas coletivas de oportunistas e gente de pouco carácter. No final, Judas é castigado com grande violência por todos e salvo por um Deus de Paz. O perdão acontece com anjos e muita luz”, refere a sinopse.
No sábado, dia 13 de abril, o grupo de teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas vai representar “Um tributo a Beatriz Costa”, na sede da Associação Cultural e Desportiva do Casal (ACDC), às 21h30.
A peça retrata a vida pessoal e profissional da popular “menina da franja”, com destaque para alguns momentos da sua infância e certos episódios mais marcantes enquanto atriz e cantora, designadamente a sua paixão pelo teatro e pelo cinema.
Ainda no sábado, igualmente às 21h30, é a vez do EKOS - Grupo de Teatro interpretar a peça “Jovens para Sempre!”, no salão da Junta de Freguesia da Cordinhã, depois da estreia em Cantanhede no passado dia 6. O enredo ocorre em torno de narrativas protagonizadas por indivíduos idosos que são amigos, cujo tempo é passado num lar de idosos, onde reina a discórdia saudável, típica destas idades.
Também no sábado, às 21h30, o Grupo de Teatro ARCO apresenta-se na sede da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio com a obra “A Traição de Judas”.
A edição de 2024 do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede conta com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 400 atores e outros intervenientes.
De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integram a iniciativa realizaram dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” da outra entidade envolvida.
Esta jornada antecipa a sessão final, que terá lugar no dia 20 de abril, no Multiusos de Febres, às 21h30, com a apresentação da peça “Processo 8868” de Ricard Salvat, interpretado pelo CITAC – Centro de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra.