segunda-feira, 9 de maio de 2022

Nove Distritos em Alerta Amarelo por perigo de incêndios rurais

 

De acordo com a informação dada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para os próximos dias a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época.
ANEPC alerta para índices de risco de incêndio elevados a muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias. O tempo seco possibilita condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. 
Face a esta situação, a ANEPC determinou a passagem ao Estado de Alerta Especial, nível AMARELOpara o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, entre as 00:00 horas de Terça-feira, dia 10 e as 23:59 de Sábado, dia 14 de maionos seguintes Distritos:
  • BEJA;
  • BRAGANÇA;
  • CASTELO BRANCO;
  • FARO;
  • GUARDA;
  • PORTALEGRE;
  • SANTARÉM;
  • VILA REAL, e
  • VISEU.

CADETES DA COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA JORNADA 2 DO CIRCUITO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA

A Secção de Natação Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participou na 2ª jornada do Circuito Regional de cadetes, prova que foi organizada pela Associação de Natação de Coimbra com o apoio do Municipio da Lousã.

A segunda jornada, que tinha sido adiada para esta data por razões pandémicas contou com a participação de 62 atletas em representação de 5 clubes.

A ASSSCC esteve representada com 17 atletas.

A competição realizou-se no passado domingo, dia 08 de maio.

Crónica Postal: OS IMIGRANTES


Não consigo trabalhadores. Só brasileiros. Mas, estão cá três meses para obter o visto de trabalho e desaparecem…”

Este lamento da proprietária de um restaurante é comum. Não há mão-de-obra especializada. “Temos inclusivamente alguns dissabores, pois parece que está tudo legal, registamos na segurança social, e depois vem o SEF e multa-nos. Já nos aconteceu três vezes, são cinco mil euros cada multa!” Mesmo assim, “nao temos outra solução, temos que continuar a contratar trabalhadores brasileiros”.

Claro que a língua é muito importante. E, assim, há uma grande procura de imigrantes brasileiros na restauração.

Mas, a necessidade não acontece somente neste setor. É generalizada. os estrangeiros em Portugal, em larga maioria, ocupam os trabalhos mais precários e exigentes, especialmente em sectores como o alojamento e restauração, as atividades administrativas e o comércio.

Há já muitos especialistas a defenderem que importa implementar medidas de incentivo para imigrantes, não só para mitigar a escassez de mão-de-obra, como também para compensar o envelhecimento da população portuguesa e diversificar o conhecimento.

Apesar de um número ainda preocupante de desemprego, há muitas ofertas de emprego não preenchidas. Está realidade tem vindo a crescer de forma consistente desde o final de 2020, superando os 42.800 em 2021.

Os imigrantes podem ajudar à solução. São, também por isso, bem-vindos ao nosso país de brandos costumes e de um histórico de emigração. Mas, a qualificação dos trabalhadores ajustada às necessidades também ajudará a minorar o problema crescente da escassez de mão-de-obra especializada.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

SECÇÃO DE NATAÇÃO COMPETE NA IV EDIÇÃO DO TRONEIO DE CONÍMBRIGA

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na edição de 2022 do Torneio de Conímbriga, prova organizada pelo Condeixa Aqua Clube com o apoio do Municipio de Condeixa-a-Nova e da Associação de Natação de Coimbra.

A edição do presente ano, contou com a presença de 179 atletas em representação de 16 clubes.

Martim Silva, Marisa Nobre, Luna Rodrigues, Martim Pascoal, Rodrigo Silva, Rafael Correia e Anastácia Protolyuk, foram os atletas convocados pela Sociedade Columbófila, para representar a coletividade de Cantanhede.

A competição que decorreu no passado sábado, dia 07 de maio foi mais uma oportunidade para os atletas da SCC aferirem o momento de forma.

NÚCLEO DE EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS LOCALIZADO NO CHOUPAL DAS CONCAS EM PEDORIDO. INAUGURADO NO COUTO MINEIRO DO PEJÃO

 JOSÉ ROCHA EVIDENCIOU QUE MEMÓRIAS MINEIRAS PODEM TRAZER INTERESSE TURÍSTICO
 

 A Câmara Municipal de Castelo de Paiva procedeu, na manhã de ontem, à abertura do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, que fica situado em instalações, criadas para o efeito, no Parque de Lazer do Choupal, em Pedorido, um espaço privilegiado junto à zona ribeirinha do Douro, para dar a conhecer um pouco daquilo que foi a epopeia da exploração carbonífera no território paivense, sendo que, as cerimónias de inauguração desta estrutura turística e promocional contaram com uma cerimónia oficialcom destaque para o registo das intervenções do edil paivense José Rocha e dos representantes da UPICK, ADEP, ARCAF GDC de Pedorido, parceiros neste projecto.
 
          
Com esta iniciativa, pretende-se avançar com um conjunto de propostas de actividades interpretativas e de estratégias de envolvimento da comunidade a implementar território mineiro, sendo certo que, o centro de experiências mineiras é uma viagem ao antigamente e à memória daquela que foi a maior extracção mineira de carvão do século passado.
Joaquim Pereira, responsável da empresa UPICK, que vai assegurar a exploração desta estrutura de divulgação turística da temática mineira, referiu que, começa agora o caminho para evidenciar toda a história mineira, contando com todos para este desígnio, agradecendo a todos os que colaboraram neste projecto, em especial à Câmara Municipal pelo empenhamento que tem tido, no sentido de tornar Castelo de Paiva um destino turístico mineiro.
Por seu lado, Martinho Rocha, presidente da ADEP, destacou que, quando se sonha e se acredita, a obra nasce e na ADEP tem havido gente que sonha, aproveitando para ler um texto do Engº Mário Gonçalves, sócio da colectividade, que no seu livro “ Memórias das Minas do Pejão “, realça a necessidade do Museu das Minas do Pejão, associado a uma linha de caminho de ferro turístico nas margens dos rios Arda e Douro, e a Ponte Velha de Pedorido, com o funcionamento de uma das três velhas locomotivas que ainda se encontram em Portugal.   
Já Armando Faria, da ARCAF, falou no projecto de digitalização em 3D das Minas do Pejão apresentado à autarquia paivense, acolhido com simpatia e entusiasmo e integrado neste projecto da requalificação da zona ribeirinha das Concas, recordando memórias do sítio do Choupal, onde começou a actividade do Pejão Atlético Clube, a barca de passagem no Rio Douro e o estaleiro dos barcos Rabões pertencentes à Empresa Carbonífera do Douro, que faziam o transporte do carvão para a zona do Porto.
José Soares, do Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido, lembrou que a colectividade continua próxima da problemática mineira, referindo que este núcleo agora inaugurado, terá que ser o ponto de partida para o futuro Museu Mineiro, a grande aspiração de todos os envolvidos neste projecto concelhio, dando o exemplo das Minas da Urgeiriça já encerradas, e com museu em funcionamento com a apoio da EDM- Empresa de Desenvolvimento Mineiro, alertando as entidades presentes para esta necessidade, agradecendo depois, a todos os que cederam material para esta exposição permanente, pensando no interesse colectivo.   
 

O edil José Rocha, evidenciou a vontade do actual Executivo Municipal em recuperar memórias do tempo mineiro, de forma a potenciar atractividade turística e trazer visitantes ao concelho, sendo que, o autarca paivense considerou que o turismo é um sector fundamental para dinamizar a economia local e alavancar oportunidades de negócio, e atrair investimento para o território, daí insistir na necessidade de se dar passos importantes neste domínio, no sentido de criar atractividade ao território, promovendo acções estratégicas para projectar o concelho, divulgar as potencialidade e criar riqueza com dinâmicas económicas e sociais.
Agradecendo à Junta de Freguesia e à entidades parceiras a colaboração neste projecto, José Rocha destacou um dia marcante para o concelho, evidenciando a linha do tempo, passando os ensinamentos de outrora e a cultura do povo mineiro, testemunhado num legado que não pode ser ignorado e esquecido, sendo que existe a obrigação de lutar para que essas memórias se mantenham.
O presidente da Câmara Municipal destacou a colaboração disponibilizada pela EDM, anunciando que está a ser articulado com esta entidade, o projecto de recuperação do PG1, em Germunde, estando numa fase de negociação a aquisição aos Bombeiros de Castelo de Paiva, para além da elaboração do projecto de recuperação da Casa da Malta onde será instalado o futuro Museu Mineiro, dando hoje o primeiro passo para que essas memórias passem de geração em geração.
Esta actividade, refere José Rocha, molda até hoje as gentes de Castelo de Paiva, e por isso, neste centro interpretativo é possível encontrar alguns objectos que faziam parte do dia-a-dia do Mineiro do Pejão, quer da vida profissional, quer da parte mais pessoal, sendo que, neste local, podemos também viver o passado através da realidade virtual em 3D, que permite uma viagem ao interior da mina com todas as sensações que a descida provocava, tentando desta forma, uma aproximação do que os mineiros sentiam na sua ida para o trabalho.
A edilidade paivense tem planos para a zona mineira, nomeadamente a recuperação de algum edificado que sobreviveu com passar dos anos, e o presidente José Rocha destaca a importância de valorização do legado do Couto Mineiro do Pejão, não descurando o interesse em desenvolver uma estrutura museológica, que envolvendo a comunidade local, possa mostrar a história das Minas do Pejão e reunir algum acervo fotográfico e documental disponível, recordando neste caso a intervenção ao nível da requalificação do Cavalete do Fôjo, uma estrutura mineira desactivada em 1968, localizada em Folgoso, e actualmente propriedade da União de Freguesias do Couto Mineiro do Pejão.
Este é um projecto de promoção local, que surgiu por forma a dar resposta à necessidade de disseminar o património material e imaterial associado às Minas do Pejão, e em simultâneo, desenvolver acções de promoção, demonstração e disseminação da oferta cultural turística disponibilizada pelo Município em todas as suas diferentes valências, designadamente alojamento, produtos agro-alimentares e artesanais, procurando contribuir para o surgimento de novos e inovadores produtos e serviços, promovendo a competitividade do tecido empresarial de Castelo de Paiva, bem como a sua consolidação.

Trata-se de uma estrutura amovível, instalada no Couto Mineiro do Pejão, no caso concreto na Zona de Lazer do Choupal, em Pedorido, constituída por dois corpos distintos: um de forma quadrada, que funcionará como espaço de recepção aos visitantes, de promoção de espólio mineiro, e de promoção e demonstração de produtos locais, alojamento e eventos, e outro, mais oblongo, que fará a recriação/demonstração do ambiente no interior de uma galeria mineira, com recurso a técnicas inovadoras de projecção de imagens em 3D, recriação de sons, entre outros.

Depois desta cerimónia, onde estiveram presentes o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, e o presidente da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, Joaquim Martins, entre outras entidades, seguiu-se uma exibição de estátuas vivas dedicadas ao tema “ A Família Mineira “, e uma Procissão Solene em honra de Santa Bárbara, desde o Choupal das Concas até à Igreja Matriz de Pedorido, onde foi celebrada uma missa em memória dos Mineiros do Pejão.

Ao final da manhã, foi ainda realizada a bênção do Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão, pelo Reverendo Tiago Santos, seguindo-se um momento dedicado ao Hino do Pejão e Hino da Santa Bárbara, cantados por mineiros e comunidade local, sendo que, a tarde foi ocupada com visitas à exposição permanente e visualização de filmes em 2D e 3D sobre a exploração carbonífera.  

     Carlos Oliveira

Cartaz das Festas São Pedro 2022 já é conhecido


Após dois anos de pausa, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Porto de Mós apresentou hoje, dia 9 de maio, numa conferência de imprensa, que teve lugar no Castelo de Porto de Mós, o programa das Festas de São Pedro 2022, que decorrerão de 25 de junho a 3 de julho.

Este ano, o tema das Festas será “O nosso património” e contamos com a Rota do Lis como principal patrocinador.

Nas palavras de Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal, o Município de Porto de Mós pretende que estas festividades sejam mais um motivo para a comunidade voltar à vida social e coletiva e voltar a festejar São Pedro, padroeiro do concelho. Reforçou, ainda, que as festas de este ano serão uma homenagem a Amélia Ribeiro, responsável pelo confeção dos afamados coscorões, tão típicos das festas.

O programa arranca no dia 25 de junho com a inauguração da Central das Artes, integrando a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, e a inauguração de uma exposição de escultura de Luís Amado e de pintura de Marta de Castro.

Ao longo de nove dias o recinto das Festas de São Pedro será palco de várias atividades, como é exemplo a 5ª edição de Cozinha de Demonstração, a acontecer todos os dias, excepto no dia último dia; XXXI Festival de Folclore São Pedro no dia de abertura das festas; a emissão do Programa da TVI “Somos Portugal” a ter lugar no Parque Almirante Vitor T. Crespo e Recinto das Festas, no dia 26 de junho; o tão típico desfile das Marchas Populares, na Avenida de Santo António, no dia 28 de junho antecedendo o feriado municipal, e no dia 2 de julho no recinto das festas; o Concurso “Melhor Petisco”; o Concurso “Melhor Decoração”; a Missa em honra de São Pedro seguida de Procissão, a ter lugar na Igreja de São Pedro, no dia 29 de junho; e a fechar as festas a Missa Campal e Procissão de São Pedro e o espetáculo Pirotécnico, no dia 3 de julho.

O cartaz musical contará com as vozes de Luís Trigacheiro, Rosinha, Nuno Ribeiro, Quinta do Bill, Sara Correia e Diogo Piçarra, assim como com a presença de inúmeros e reconhecidos artistas locais como Dr. Cavalheiro, L.S.D., LF Music Alive, Zé Café e Guida, entre outros.

A par dos anos anteriores, o programa das festas contará, também, com a Exposição Auto, Exposição de Artesanato, Comercial e Industrial, Vacada, Atividades Equestres, Atividades de Picadeiro, Animação de Rua, Cantinho dos Animais, Passeios de Charrete e Divertimentos.

Na mesa estiveram presentes Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Luís Vieira, Presidente da Direção do Fundo Social dos Trabalhadores do Município de Porto de Mós, Samuel Mota, Chefe de Cozinha, Licínio Ferraria, LF Music Alive, Victor Vala, da Dr. Carvalheiro, Francisco Vala, da L.S.D. e o 1º Sargente Johnny Juncal, Comandante do Posto Territorial de Porto de Mós.

Contamos, ainda, com a presença de algumas Marchas Populares e dos Ranchos Folclóricos. No final da conferência houve espaço para uma degustação de petiscos que estarão disponíveis durante as Tasquinhas de São Pedro.

Patrícia Alves

Cantanhede assinalou Dia da Europa com alunos da ETPC. Vice-presidente do Município falou sobre a importância das estruturas europeias

No âmbito das celebrações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio, o Município de Cantanhede respondeu ao desafio do EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria de visitar uma escola do concelho e refletir com os alunos sobre a importância da União Europeia (UE).

A missão esteve a cargo do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, que de uma forma informal e por vezes desafiante, explicou aos alunos o que esteve na génese desta união de países europeus, o seu modelo de governação, os símbolos e valores, bem como o impacto que tem nos países membros, nomeadamente Portugal.

A livre circulação de mercadorias, serviços e capitais, mas também a possibilidade de viajarmos, estudarmos ou trabalharmos neste espaço europeu sem fronteiras é, por si só, paradigmático da importância desta união de países. E no caso das políticas dirigidas aos jovens, um dos projetos mais emblemáticos é o programa Erasmus+, que lhes garante que os resultados obtidos numa instituição estrangeira sejam creditados nos estudos no país de origem”, destacou o autarca.

Perante uma plateia composta por alunos do 10.º ano da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, da professora Ana Fontes e da diretora Ana Paula Cavadas, Pedro Cardoso, que também tutela o pelouro da Educação na Câmara Municipal, centrou a sua intervenção a partir do lema da UE “Unida na Diversidade”, que evoca a forma como os europeus se uniram para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, salvaguardando a diversidade de culturas, tradições e línguas do velho continente.

Recorrendo a exemplos concretos, Pedro Cardoso sublinhou as vantagens de viver na UE e de como o trabalho do Parlamento Europeu tem um impacto positivo no dia-a-dia de cada um de nós.

O EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria é um dos 15 centros de informação europeia existentes em Portugal, e abrange os 29 municípios das regiões de Coimbra e Leiria. A sua missão consiste em envolver ativamente os cidadãos no projeto da UE, ao nível regional e local, através da divulgação e esclarecimento de informação, organização de eventos, atividades e ações de sensibilização, e comunicando o feedback dos cidadãos à Comissão Europeia.

Município de Estarreja formaliza protocolo com a Ordem dos Psicólogos


Assinatura esta quarta-feira, dia 11, às 11h, nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Estarreja e a Ordem dos Psicólogos Portugueses vão assinar um protocolo de parceria, tendo em vista a promoção da Literacia em Saúde Mental. A sessão decorrerá esta quarta-feira, dia 11 de maio, pelas 11h00, nos Paços do Concelho, e contará com a presença do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues.

No momento seguinte à assinatura, irá decorrer uma mesa-redonda, com contributos e testemunhos, evidenciando a importância desta temática.

O objetivo desta parceria é promover a literacia em saúde mental como uma estratégia chave de promoção da saúde mental e de redução de estigmas associados, contribuindo para um maior bem-estar psicológico a fim de fortalecer a resiliência psicológica, comunitária, e promover a adaptação de hábitos e estilos de vida saudáveis junto da comunidade.

Prémio de Saúde da União Europeia. Piaget arrecada 3º prémio europeu de saúde para a prevenção do cancro

O Instituto Piaget arrecadou o terceiro prémio dos EU Health Award – 2021, com o projeto “Dar Palco à Saúde”, na categoria de instituições de ensino. Os vencedores deste prestigiado prémio europeu de saúde na área de prevenção do cancro e saúde mental foram revelados em Bruxelas, durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia.
 

O projeto “Dar Palco à Saúde” é promovido pelo Instituto Piaget, através da sua unidade de investigação em educação e intervenção comunitária, a RECI, em colaboração com o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S/Ipatimup). Envolve ainda um conjunto de escolas do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
 
O projeto utiliza a técnica do Teatro-Fórum como metodologia de transformação social para melhorar a literacia dos jovens sobre o cancro e o seu pensamento crítico. Isto já depois de, numa fase anterior, se ter procedido a uma extensa caracterização das perceções, conhecimentos e comportamentos de centenas de jovens relacionados com a prevenção do cancro.
 

O Prémio de Saúde da União Europeia premiou várias iniciativas de destaque levadas a cabo por organizações não governamentais e instituições de ensino que procuram promover a comunicação e a literacia em saúde sobre a prevenção do cancro entre crianças e jovens (dos 6 aos 24 anos), bem como iniciativas comunitárias destinadas a aliviar o impacto da Covid-19 na saúde mental.
 

O objetivo do prémio, instituído pela Comissão Europeia, é sensibilizar para o papel vital que aquele tipo de entidades desempenha no reforço da democracia participativa e da cidadania ativa na saúde pública.
 
No total, foram apresentadas 110 candidaturas de 15 países da União Europeia, tendo a Comissão Europeia eleito os vencedores, onde se inclui o Instituto Piaget, com base nas iniciativas pré-selecionadas e avaliadas por um júri composto por elementos da Comissão e peritos externos.
 
O prémio atribuído ao Instituto Piaget, no valor de 12 mil euros, será integralmente aplicado na operacionalização do projeto “Dar Palco à Saúde”.
 
Legendas das fotos anexas:
Foto 1 – Luís Moreira, do Instituto Piaget, e Filipe Santos Silva, do i3S
Foto 2 - Momento da atribuição do prémio ao Instituto Piaget
Foto 3 – Imagem do troféu
Foto 4 - Cerimónia de atribuição dos prémios durante a reunião anual da Plataforma de Política de Saúde da União Europeia
Foto 5 - Vista parcial da sala

X Encontro de Volkswagen Carocha de Cabeço de Vide

 


Portugal e Espanha acordaram realizar reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa


Portugal e Espanha decidiram realizar "nas próximas semanas" uma reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos dois países para "pensar em voz alta, de forma coordenada", os grandes temas "estratégicos" da atualidade.

O anúncio foi feito pelo chefe da diplomacia portuguesa, João Gomes Cravinho, depois de uma reunião hoje em Madrid com o seu homólogo de espanhol, José Manuel Albares, que marcou a primeira visita bilateral do ministro luso a um país europeu desde que tomou posse do cargo.

“Estamos com muita vontade de inaugurar este modelo que se prevê que seja anual”, disse João Gomes Cravinho numa conferência de imprensa, ao lado de José Manuel Albares.

Segundo o ministro português, essa reunião a quatro, entre os dois responsáveis pelas Relações Exteriores e, neste caso, duas da Defesa, irá permitir a “Portugal e Espanha pensarem em voz alta, de forma coordenada, sobre os grandes temas estratégicos do nosso tempo”.

Cravinho insistiu que os dois países se “entendem” e “conhecem muito bem” e que precisam “apenas de trabalhar melhor a sua relação para um âmbito mais alargado”.

A primeira dessas reuniões que, segundo fonte diplomática, se irá realizar em Portugal, irá tratar, entre outros temas, da cimeira da NATO que se vai realizar em Madrid em 29 e 30 de junho, e que será um “momento muito marcante” para a Aliança e também “muito marcante para a identidade europeia de defesa”.

Madremedia/Lusa

Em flagrante no cemitério: GNR apanha três suspeitos de furtos em campas

A GNR deteve três pessoas em flagrante delito quando furtavam metais não preciosos no cemitério do Juncal, no concelho de Porto de Mós (Leiria), disse hoje à Lusa fonte desta força policial.
Segundo a mesma fonte, os suspeitos, dois homens, de 46 e 52 anos, e uma mulher, de 41, foram detidos no sábado e, após serem presentes a primeiro interrogatório judicial, foi determinado que aguardassem o desenrolar do inquérito sujeitos a termo de identidade e residência e a apresentação, duas vezes por semana, em posto policial da área de residência.
Na posse dos arguidos, a GNR encontrou vários objetos resultantes de furtos em diversas campas.
“A GNR tem registo de furtos em vários cemitérios de Alcobaça, Batalha, Porto de Mós e Leiria”, referiu este responsável, pedindo a eventuais lesados neste tipo de crime que contactem as autoridades.
De acordo com a GNR, “desde março há registo de mais de 20 furtos”.
Entretanto a GNR anunciou, em comunicado, que os arguidos são também suspeitos do crime de posse de arma proibida.

Madremedia/Lusa

Turismo Centro de Portugal vence prémio na África do Sul


Filme “Aqui Entre Nós” conquistou Silver Award no 4.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de África.
“Aqui Entre Nós”, filme promocional do Turismo Centro de Portugal (TCP), foi distinguido com um prémio no 4.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de África, que decorreu na Cidade do Cabo, na África do Sul.
O filme da região Centro de Portugal conquistou um Silver Award, equivalente a um segundo lugar, na categoria Tourism Destination Region (Destino Turístico Região).
O filme “Aqui Entre Nós” inseriu-se numa campanha lançada pelo TCP em 2021, que teve como como grande objetivo dar a conhecer aos portugueses a essência do Centro de Portugal e solidificar a região como o primeiro destino de férias dos portugueses. A campanha assenta na diversidade da região e exprime a autenticidade e cumplicidade que aproxima as pessoas e faz com que as relações durem no tempo.
O filme foi produzido para o Turismo Centro de Portugal pela Ideias Com Pernas - Creative Films, partindo de um conceito desenvolvido pela agência criativa Bang Bang Creative Shots.
“Este prémio conquistado pelo ‘Aqui Entre Nós’ enche-nos de particular satisfação, uma vez que a campanha que o motivou foi lançada numa altura difícil, em que o país estava a sair do estado de emergência provocado pela pandemia”, destaca Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. “Com o filme, quisemos afirmar o Centro de Portugal como o primeiro destino de férias dos portugueses, de forma a ajudar as empresas e empresários do setor a ultrapassar um período tão negro. Os números positivos do verão passado demonstraram que a mensagem foi eficaz e chegou aos portugueses, a quem convidamos desde já a escolherem de novo o Centro de Portugal no próximo verão”, acrescenta.
Pode ver o filme “Aqui Entre Nós” nesta ligação: https://youtu.be/wGRltp7tKkQ.

OLIVEIRA DO HOSPITAL: Homem acusado de violência doméstica em prisão domiciliária

A GNR, através Posto Territorial de Oliveira do Hospital, no dia 5 de maio, deteve um homem de 34 anos por violência doméstica, naquele concelho.
Através de uma denúncia de violência doméstica, os militares realizaram diligências que permitiram apurar que o agressor ameaçou de morte a vítima, sua ex-companheira de 36 anos.
No seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção.
O detido foi constituído arguido e presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Coimbraonde lhe foi decretada a medida de coação de prisão domiciliária controlado por pulseira eletrónica.

Paz não é apenas a cessação de hostilidades

 

13 de agosto de 1961: o muro e a cerca de arame farpado “reinam” sobre a infeliz Alemanha Oriental. A bota comunista russa sela uma pseudo “paz” para essa pobre nação subjugada.

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Aberram lamentavelmente do senso católico os fiéis que supõem atender a um dever de caridade desejando que a paz se restabeleça quanto antes no mundo, mas que entendem por paz uma cessação qualquer das hostilidades, que evite a qualquer preço a carnificina e a efusão de sangue, ainda que por meio de graves injustiças internacionais.

Se a paz com justiça é um bem inestimável, a tranquilidade decorrente da injustiça consumada, e que implique na cessação de qualquer resistência contra os fatores de desagregação da civilização católica, não pode deixar de constituir uma monstruosa catástrofe para o mundo contemporâneo, certamente comparável ao que foi, para a antiguidade romana, a queda do Império do Ocidente.

Não pode haver justiça quando se nega aos povos fracos o direito de existir. Não pode haver justiça quando se afirma que a ordem internacional não deve ser baseada sobre o princípio de igualdade fundamental e natural de todos os povos, mas sobre uma hierarquia anticientífica de raças que, baseada na apreciação de valores acidentais ou imaginários, deseja fazer com que o mundo inteiro viva para o uso e gozo de um ou de poucos povos, supostos privilegiados. Todos estes conceitos implicam em uma violação radical da verdade, e em uma subversão fundamental da justiça, de modo que a paz baseada sobre eles outra coisa não seria senão a apoteose da injustiça.

Mas as injustiças que acabo de me referir não são as mais graves de que o homem é capaz. A violação dos direitos do próximo nunca poderia ser compreendida em toda a sua gravidade se não tivéssemos em mente que ela constitui ao mesmo tempo uma violação dos soberanos e adoráveis direitos de Deus.

Assim, se a paz só deve ser desejada pelos fiéis com a condição de que ela respeite os direitos dos homens, a fortiori deve ela parecer sumamente repugnante a qualquer coração verdadeiramente católico, se tiver por base o repúdio dos direitos de Deus. (“O Legionário”, 5-1-41).

ABIM

AVEIRO | AUTARCAS VISITAM OBRAS POR TODO O MUNICÍPIO

Integrado nas Comemorações do Feriado Municipal (05 a 16 de maio), o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves convidou os Autarcas do Município a visitarem as principais obras em curso. O momento teve lugar na manhã deste sábado, 07 de maio.

10,8 Milhões de Euros nos principais investimentos
Num percurso de cerca de três horas, os Autarcas ficaram a conhecer as principais obras em curso e a sua integração na estratégia de desenvolvimento urbano da Cidade e do Município de Aveiro.
O início da obra da Avenida 25 de Abril (1,3 M€), o desenvolvimento da Rotunda a nascente do Túnel de Esgueira (846 m€), a Escola provisória do Solposto (2,7M€), instalada junto ao Centro Social de Santa Joana, a segunda fase de qualificação dos Montes de Azurva (263 m€), a requalificação de 16 arruamentos em Oliveirinha (407 m€), a construção – a bom ritmo – do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima (2,7M€), a obra concluída de qualificação da envolvente à Escola Básica de São Bernardo (350 m€) e da Rua Capitão Lebre (310 m€), bem como a qualificação e ampliação da Escola Básica da Quintã do Loureiro (2 M€), foram os locais de relevante interesse desta visita.
Nestas empreitadas a CMA está a realizar um investimento total de 10,8 Milhões de Euros.

Além destes, os Autarcas ficaram também a conhecer outros importantes investimentos em termos de qualificação urbana, do espaço público e das infraestruturas de iluminação pública, saneamento, águas pluviais, entre outras. Estas obras e projetos estão devidamente integrados com os muitos investimentos privados em curso por todo o Município, num momento muito positivo de forte crescimento social e económico do Município de Aveiro, que queremos gerir e potenciar bem e complementando com a aposta na Cultura, no Ambiente e na Inovação, para atrair e reter mais Cidadãos.

Reabilitação e Investimento com intensidade e planificação
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos com os nossos concidadãos no atual mandato autárquico (2021/2025).

ESTARREJA | Cordas no Museu” celebra a música na Casa de Egas Moniz

 Amós Lora, Helena Madeira, Custódio Castelo, Mybe Edrima e M-PeX são os artistas convidados.
 
Estarreja acolhe, de 20 a 22 de maio, o Festival de Cordofones “Cordas no Museu”.  A Casa Museu Egas Moniz será o palco central do evento, que terá uma extensão no Cine-Teatro de Estarreja.
 
A iniciativa oferece à comunidade concertos, mostras, oficinas e workshops na Casa-Museu Egas Moniz, imóvel de interesse público, com a envolvente Quinta do Marinheiro, um dos símbolos concelhios do património natural aliado ao património cultural, num convite à fusão e fruição patrimonial com os cordofones, identitários de um povo e da sua cultura.
 
Cine-Teatro recebe o primeiro evento do Festival

A abertura do Festival acontecerá no palco do Cine-Teatro de Estarreja com o concerto do jovem guitarrista espanhol considerado um dos percursores de Paco de Lucía, Amós Lóra, que acompanhado pelo pianista cubano Gito Maletá, unirá a música flamenca e o jazz.  A primeira parte deste espetáculo está cargo de Grutera, o alter-ego de Guilherme Efe, guitarrista nascido na Nazaré. Para ouvir e sentir dia 20, às 21h30.
 
Casa-Museu Egas Moniz abre as portas para desvendar e dar a conhecer a arte dos cordofones
 
No dia 21 de maio (17h), sábado, a cantora lírica e harpista, Helena Madeira, apresenta um concerto comentado onde o público ficará a conhecer o seu trabalho que reflete a sua constante busca de técnicas e de influências.
 
Neste dia, a iniciativa acolhe ainda um dos nomes maiores da guitarra portuguesa, Custódio Castelo. Compositor, professor, produtor discográfico e músico, Custódio Castelo orienta, às 17h30, um workshop dedicado à guitarra portuguesa - entre o clássico e o moderno -, e à dicotomia entre a de Lisboa e a de Coimbra, numa ação aberta a todos os curiosos.
 
Mais tarde, acompanhado por José Filomeno Raimundo, no teclado, o músico, que já colaborou com Amália Rodrigues, Maria Bethânia, Mísia, Ana Moura, Camané, Carlos do Carmo e Jorge Fernando, apresenta o concerto “Voz de Um Povo e o Nome de um País”, às 21h30.
 
Como se constrói um cordofone?
 
No dia seguinte, domingo, 22 de maio, Diogo Valente, um jovem construtor de cordofones, com oficina em Avanca – a Instrumentos Valente, é o responsável pela oficina/conversa “Processo de Construção de Cordofones” (às 16h00). Os participantes vão contactar com alguns processos envolvidos na manutenção e em pequenas reparações de cordofones.
 
O jovem Diogo Valente será o curador da Mostra de Cordofones, que decorrerá nos dias 21 e 22 de maio.
 
Ainda no dia 22, o ilustre tocador de kora, um cordofone da Gâmbia, Mybe Edrima apresenta na Casa-Museu Egas Moniz, através de um concerto comentado, a cultura Mande e a world music (às 17h00).
 
O encerramento do “Cordas do Museu” conta com o espetáculo, às 18h30, de M-PeX, músico, compositor e produtor, que nas suas criações ensaiam modernizar e globalizar a guitarra portuguesa da cultura nacional, culminando numa arrojada e inovadora confluência musical.
 
Este evento surge no âmbito do projeto “Descobrir e Experienciar Novos Territórios: Estarreja/Aveiro/Covilhã”, uma candidatura à Programação Cultural em Rede, liderada pelo Município de Estarreja e financiada a 100% pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, tendo como parceiros os municípios de Aveiro e Covilhã.
 

Mercado Municipal de Figueiró dos Vinhos mais atrativo

No seguimento do projeto global de modernização do Mercado Municipal, no âmbito do “PDR2020 - Mercados Locais”, o Município de Figueiró dos Vinhos tem aprovada uma nova candidatura, que complementa a recente intervenção de alteração das condições de venda.

Nesta segunda fase, de muito menor amplitude, dado se referir apenas à componente promocional, foi instalada sinalética indicativa no interior, essencial para quem ali se dirige na procura de bens específicos, conferindo uma melhor orientação e uma imagem mais moderna ao espaço tão procurado por produtores, vendedores e clientes.

Complementarmente, será executada uma campanha de promoção na imprensa regional, jornais e rádio, promovendo este “novo” espaço no sentido de aumentar a atratividade, um reforço da dinâmica económica e a promoção da venda e consumo de produtos de qualidade.

O valor total do investimento aprovado é de 5.960,74 euros, sendo a comparticipação do PDR2020 de 3.864,35 euros, concedida através da Medida 10.2.1.4 – Cadeias Curtas e Mercados Locais, cabendo ao Município de Figueiró dos Vinhos o encargo remanescente.

Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 4 de maio

- Apoio financeiro aos clubes e associações desportivas sem fins lucrativos no Concelho de Évora para 2022. Na retoma da atividade normal das Associações Desportivas do Concelho de Évora e após um longo período de constrangimentos associados à pandemia, por proposta do Vereador Alexandre Varela (CDU) foram propostos apoios financeiros cuja verba total é de cerca de 200 mil euros - Aprovado por unanimidade.

- Constituição do Conselho Municipal de Educação, apresentada pelo Vereador Alexandre Varela (CDU) - Aprovado por unanimidade

- Proposta de parceria, apresentada pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU), entre a Câmara Municipal de Évora e o Núcleo Empresarial da Região de Évora, pelo período de um ano, para desenvolver trabalho colaborativo e em conjunto em áreas específicas – Aprovado por unanimidade

- Protocolo de colaboração e cooperação, apresentado pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU), entre a Câmara Municipal de Évora e Monte - Desenvolvimento Alentejo Central na área da informação e apoio ao investimento dos agentes locais do Município no âmbito da Medida LEADER do PDR 2020 e do Plano Estratégico da PAC (PEPAC) 2023-2027 - Aprovado por unanimidade

- Proposta de adesão - Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude -Trata-se de um projeto da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), cujo objetivo principal é a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais – Aprovada por unanimidade

- 21 processos de gestão urbanística foram aprovados por unanimidade

- Projeto de Execução de Acessibilidades da Escola EB1 da Azaruja, que contempla obras de abertura de portão lateral, execução de rampa de acesso e criação de instalação sanitária para mobilidade reduzida - Aprovado por unanimidade

- Apoio às Comemorações do Dia da Europa em Évora, apresentado pelo Presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá (CDU) – Aprovado por unanimidade

-Voto de saudação pelo 173.º Aniversário da Sociedade Harmonia Eborense, emblemática e histórica sociedade da cidade de Évora, proposto pelos Vereadores do PS, Lurdes Pratas Nico e José Calixto – Aprovado por unanimidade

- Voto de saudação aos Bombeiros pelo Dia Internacional dos Bombeiros (4 de Maio), proposto pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” Henrique Sim-Sim e Pedro Giões – Aprovado por unanimidade

- Voto de Louvor à Reitora Ana Costa Freitas (e equipa), que termina este mês o seu mandato na Universidade de Évora, pelo trabalho realizado, proposto pelos Vereadores da Coligação “Mudar com Confiança” Henrique Sim-Sim e Pedro Giões – Aprovado por unanimidade


Investigadores reutilizam subproduto do biodiesel em rações para peixes de aquacultura

 

Uma equipa de investigadores portugueses e franceses, liderada por Ivan Viegas, do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), testou, com sucesso, uma nova dieta para peixes de aquacultura, utilizando glicerol como ingrediente alternativo, que pode ajudar a solucionar um dos grandes desafios desta área de negócio.

Atualmente, as rações comercializadas são demasiado dispendiosas e, muitas vezes, pouco sustentáveis, já que são produzidas à base de ingredientes de origem animal. Por isso, explica Ivan Viegas, torna-se urgente encontrar «ingredientes alternativos cujo conteúdo nutricional e energético, mas também a sua pegada ecológica, garantam uma produção mais rentável, segura, sustentável e resultando num produto final nutritivo. Neste contexto, o desenvolvimento de rações para aquacultura deve apostar no aproveitamento de subprodutos de outras indústrias, com base na reutilização, recuperação e reaproveitamento de nutrientes como postulado no princípio da economia circular».

O projeto, que, além da Universidade de Coimbra, integra investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e do Instituto Nacional da Agricultura, Alimentação e Ambiente de França (INRAE), apostou no glicerol, «um subproduto da indústria do biodiesel cujo aumento de produção global levou o glicerol a tornar-se num ingrediente abundante, disponível e atestado como seguro, pelas autoridades europeias para a segurança alimentar, para utilização em rações animais. Com a crise de combustíveis que se avizinha, será até expectável que a produção de biodiesel aumente. Urge, portanto, encontrar utilizações para os seus subprodutos», afirma o líder do estudo.

«O glicerol é uma molécula que é estrutural para os humanos, presente, por exemplo, nos triglicerídeos. Tem sido utilizado com sucesso como ingrediente alternativo para a suinicultura e avicultura, no entanto, o seu potencial como ingrediente em rações para peixes de aquacultura tem ficado por explorar», acrescenta.

Para avaliar a fiabilidade, performance e limitações na utilização de rações suplementadas com glicerol, assim como as suas consequências, foram testadas duas importantes espécies de peixes de viveiro em Portugal, a truta arco-íris e o robalo.

As dietas experimentais preparadas pelos cientistas, suplementadas com 2.5% e 5% de glicerol, foram digeridas de forma eficiente por ambas as espécies. As várias análises efetuadas permitiram concluir que «a performance no crescimento [dos peixes] poderá ser afetada na percentagem mais alta, no entanto, uma suplementação intermédia até 2.5% não altera substancialmente a performance e eficácia na utilização metabólica e perfil nutricional do filete», sublinha Ivan Viegas.

Isto significa, esclarece o investigador da UC, «que há margem para a incorporação do glicerol na dieta destas espécies». Além disso, realça, «analisámos o fígado das espécies testadas, o principal órgão de regulação de toda a “maquinaria metabólica”, e, com a ajuda dos nossos parceiros do INRAE, em França, verificámos não haver alterações da regulação enzimática do metabolismo hepático destes peixes pelo glicerol».

O estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), foi desenvolvido nos últimos quatro anos e originou várias publicações científicas, a última na revista Frontiers in Marine Science, na edição dedicada ao tema "Feeding a Sustainable Blue Revolution: The Physiological Consequences of Novel Ingredients on Farmed Fish" (https://www.frontiersin.org/research-topics/19059/feeding-a-sustainable-blue-revolution-the-physiological-consequences-of-novel-ingredients-on-farmed).

O artigo, dividido em duas partes, com o título “On the utilization of dietary glycerol in carnivorous fish”, está disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2022.836610/abstract (parte 1) e em:

Cristina Pinto