quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE PELOS PARQUES DA CIDADE

No dia 24 de setembro (domingo), às 09h00, realiza-se o passeio pedestre “Rota dos Parques”, promovido pelo Município da Marinha Grande, cuja participação é gratuita.

O ponto de encontro está marcado para as 09h00, no Arquivo Municipal da Marinha Grande, ou às 09h30, no Estádio Municipal. Os participantes irão percorrer cerca de 8 km, em circuito urbano pelos parques da cidade da Marinha Grande.
A iniciativa é organizada pelo Município, com o apoio da Junta de Freguesia da Marinha Grande e do Clube Atletismo de Marinha Grande.

Esta iniciativa visa estimular toda a comunidade para a prática desportiva e de lazer, motivando a população para adotar uma atividade física regular (caminhada) e hábitos de vida saudável, colhendo, assim, benefícios para a saúde, aumento da auto-estima e bem-estar.

SILVES URBAN MUSIC REGRESSA NOS DIAS 6 E 7 DE OUTUBRO

 Após o enorme sucesso do ano passado, está de volta o SUM - Silves Urban Music, uma iniciativa que alia a música, ao movimento associativo jovem e que promete lotar a zona ribeirinha de Silves com muita animação.
O Município de Silves, preparou um diversificado programa com particular destaque para as atuações de músicos locais, nacionais e de renome internacional. Noite fora, a animação continua com os Djs: GiJoe e MrKool.
Além da música, o evento conta também com uma Praça da Alimentação, explorada por Associações locais com envolvimento das faixas etárias mais jovens.
Esta iniciativa do Município de Silves visa promover a importância de momentos sociais, pelo que é deixado o desafio aos jovens do concelho e da região para que desfrutem deste festival, participando num evento que proporciona momentos lúdicos e recreativos, num palco privilegiado como é o caso da Frente Ribeirinha de Silves.
A entrada é gratuita!
Fiquem atentos às redes sociais!
 
Programa
» 06.outubro
Valete
Kappa Jotta
Real Punch
Risko
Stam
DJ Gijoe
 
» 07.outubro
Moonspell
Inhuman
Devil in Me
Process of Guilt
Mau Olhado
DJ MrKool
 
DJ’s convidados: DJ Gijoe e DJ MrKool
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2745) | cultura@cm-silves.pt

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE ADERE AO DIA DA BASE ABERTA 2023

 O Município da Marinha Grande associa-se ao Dia da Base Aberta, que decorre no dia 17 de setembro, das 10h00 às 17h00, na Base Aérea n.º5 de Monte Real.
Apanhe boleia do transporte gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, a partir do Estádio Municipal e vá comodamente até Monte Real, para participar nas atividades, regressando à Marinha Grande pelo mesmo modo. O transporte é assegurado das 09h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

O acesso por estrada junto à BA5 estará condicionado, podendo apenas ser feito por via pedonal, de bicicleta, de moto ou para mobilidade reduzida, estando sinalizados os desvios existentes.

No âmbito do programa do Dia da Base Aberta, os visitantes têm a oportunidade de participar em várias atividades militares e desportivas. O dia vai contar com batismos de voo, spotters day, mini recruta, fun zone, airsoft, exposições, demonstrações, street food e muito mais.

A entrada é livre.

PROJETO RIOS RECEBE FINANCIAMENTO DA FUNDAÇÃO FAM

 Projeto Rios, coordenado em Portugal pela ASPEA, foi selecionado para receber a bolsa da Fundação FAM referente a iniciativas de alto impacto social e ambiental, o que permitirá capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos.

Aveiro, 15 de setembro de 2023

O “Projeto Rios” foi um dos projetos selecionados para a bolsa da fundação FAM, no valor 20.000 euros. A bolsa destina-se a apoiar a gestão e coordenação do Projeto Rios e investir na robustez do WebSIG - sistema de informação georreferenciada - disponível online e de forma gratuita, com uma base de dados relativa aos dados das monitorizações dos rios e das ribeiras de âmbito nacional.
De acordo com o regulamento do Fundo de Financiamento FAM, anualmente são avaliados projetos de um conjunto de organizações com base em evidências de iniciativas inovadoras de alto impacto de organizações especialmente nos ODS 3, 4, 6 e 14, tendo o “Projeto Rios” sido um dos projetos selecionados para o “FAM Grants”;
Para a gestora do Projeto Rios, Joana Diniz, receber o apoio da Fundação FAM, através do reconhecimento e do financiamento deste projeto, é essencial para capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos, permitindo fortalecer e alargar a ação do projeto no território nacional.
Projeto Rios tem vindo a atuar na conservação dos espaços fluviais, através da mobilização de grupos voluntários e adotantes de troços de rios e ribeiras que, com ações de melhoria e de monitorização dos troços adotados, contribuem para a resolução da problemática, de âmbito nacional e global, relacionada com a perda de biodiversidade, a alteração e deterioração da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral às paisagens naturais.
O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, realça que a Associação Portuguesa de Educação Ambiental assumiu o compromisso de coordenação nacional do Projeto Rios em 2006. Desde então têm sido dinamizadas várias saídas de campo, cursos de formação, palestras, criação de recursos didático pedagógicos, ações de apoio os grupos adotantes e produzidos vários materiais de divulgação de literacia sobre os rios e ribeiras de Portugal, entre outras ações.
Os objetivos do Projeto Rios vão de encontro com à proposta das Nações Unidas no âmbito do marco dos ODS, da Carta da Terra, assim como da Diretiva Quadro da Água e Diretiva Habitats. Concretamente, as atividades financiadas pelo “FAM Grants” são:

  1. Desenvolvimento do WebSIG do Projeto, criando mais e melhores mapas de visualização sobre informação recolhida nas campanhas de monitorização levada a cabo pelos grupos adotantes.
  2. Divulgação do WebSIG do Projeto Rios à comunidade, ações de formação de monitores do Projeto Rios, apoio à utilização das novas ferramentas nas saídas de campo, evento de apresentação do WebSIG, e encontro nacional de monitores do projeto.

Sobre a FAM

Fundação FAM é uma fundação portuguesa criada em 2020 por Ana Mendonça, cuja missão é a “proteção do mar e de todos os recursos de água naturais assegurando o seu futuro, através da promoção do seu conhecimento pelo desenvolvimento de iniciativas educativas, ambientais ou científicas em Portugal e no Mundo”. Investindo em investigação, conhecimento e em impacto social e ambiental positivo e mensurável, procuram organizações e projetos que possam trazer a sua missão à realidade dos contextos locais. 

Sabe mais sobre a Fundação FAM aqui.

 

Sobre a ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.

A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.

A associação coordena e participa em projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.

Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art'Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let's take care of the Planet.

Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.

A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP.     

 

Sabe mais sobre o Projeto Rios e acompanha todas as nossas atividades em: site e facebook

Junta-te à comunidade Projeto Rios!

 

 

Sílvia Gomes

Dia 16 de setembro, na Praia da Tocha. “Lusco Fusco – Festa Azul” encerra animação de Verão 2023

A Praia da Tocha vai despedir-se do verão num ambiente de festa, com a realização do “Lusco Fusco – Festa Azul”, acompanhando o desaparecimento do sol na linha do horizonte proporcionado pelo Oceano Atlântico. Ainda que oficialmente o período estival termine no dia 22 de setembro, na Praia da Tocha celebra-se no dia 16 de setembro, a partir das 18h00, no palco do areal, na Praia da Tocha, com a realização de um espetáculo repleto de música, que promete elevar a temperatura com ritmos que farão dançar e disfrutar todos os participantes.
A iniciativa assinala também o culminar de uma vasta programação de Animação de Verão 2023, concretizada na Praia da Tocha e partilhada também com a Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, Cadima, a Praia Fluvial das Sete Fontes, Ourentã, e junto à Piscina Natural de Ançã. Tendo o pôr-do-sol como pano de fundo, o Lusco Fusco – Festa Azul” promete transformar a Praia da Tocha num cenário envolvente de música, animação, amizade e boa energia, encerrando o verão com chave de ouro.
Com organização do Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e da Associação de Moradores da Praia da Tocha, o espetáculo conta ainda com a colaboração e produção técnica de ATN Music (All Together Now – Music).
A entrada é gratuita.

Coimbra | ESAC promove “Encontro com as variedades tradicionais de milho”


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e a New Organic Planet organizam o próximo evento no âmbito do projeto CerTra: Reunião Rede em ação – Encontro com as variedades tradicionais de milho nos campos da ESAC. Terá lugar no próximo dia 19 de setembro, terça-feira, pelas 10h00, no Ovil e Caldeirão desta instituição de ensino superior.
Este evento tem como objetivo sensibilizar o público para a importância da conservação e valorização das variedades tradicionais de milho e no seu programa estão previstos ensaios de variedades tradicionais de milho na ESAC, discussão sobre origem do germoplasma e práticas culturais e avaliação das variedades em campo.

A participação no evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do formulário disponível no link https://bit.ly/EncontroVariedadesTradicionaisMilho_ESAC.

Para saber mais sobre o projeto CerTra – Desenvolvimento de Cadeias de Valor de Cereais Tradicionais para uma Alimentação Sustentável em Portugal, do qual a ESAC é entidade parceira, aceda a https://esa.ipb.pt/certra/index.html.

Isabel Silva

LURDES SILVA E JOÃO COSTA DELINEARAM ESTRATÉGIAS PARA O PROGRAMA DE ATIVIDADES DE ENRRIQUECIMENTO CURRICULAR

 
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nas atividades de enriquecimento curricular, nos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva, Gândara Mar e Lima de Faria, Lurdes Silva, Presidente da Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e João Costa reuniram recentemente para delinearem as estratégias a colocar em prática, neste ano letivo que está prestes a iniciar-se, nas escolas daqueles Agrupamentos Escolares.
Para além da definição das linhas estratégicas, os responsáveis pela implementação do projeto, tiveram ainda a oportunidade de dar continuidade ao processo de colocação dos docentes que irão ministrar as atividades, nomeadamente nas áreas da Expressão Corporal e Artística, Dança, Expressão Musical, Expressão Plástica, Artes Criativas, informática e TIC.
Lurdes Silva, reiterou ao coordenador João Costa, o compromisso da sua direção, em continuar a prestar um serviço de qualidade, cumprindo rigorosamente as exigências letivas dos Agrupamentos Escolares, e implementar todas as atividades de acordo com o projeto curricular aprovado para este ano letivo, reiterando igualmente a disponibilidade da sua direção, para continuar a afetar às atividades de enriquecimento curricular a generalidade dos recursos humanos da Associação e os meios logísticos existentes.
Por fim João Costa, manifestou interesse em continuar a receber candidaturas de docentes com habilitações para lecionarem as disciplinas a implementar nas atividades de enriquecimento curricular, devendo para o efeito todos os interessados manifestar esse interesse na sede social da Sociedade Columbófila ou entregando/enviando o seu currículo vitae para os emails aecs@scc.pt, ou geral@scc.pt.

Centenas de estudantes do básico e secundário em Mostra dedicada à microbiologia - 15 SET - CATÓLICA PORTO

 A decorrer a 15 de setembro na Escola Superior de Biotecnologia. Centenas de estudantes do básico e secundário participam em Mostra dedicada à microbiologia

Microcosmética, biomateriais no combate às feridas crónicas, há vida no solo, gastronomia molecular ou BioArte – Leveduras como não as conhecemos. Estas são algumas das 25 experiências com microrganismos que os mais de 800 estudantes do ensino básico e secundário vão poder ver e experienciar! A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo, assinalado pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, realiza-se já no dia 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Uma iniciativa gratuita que se destina a estudantes do ensino básico e secundário.
Pretendemos com esta iniciativa dar a conhecer os vários exemplos práticos de quanto os micróbios, embora invisíveis a olho nu, fazem parte integrante da nossa alimentação, ambiente e saúde,” salienta Joana Barbosa, investigadora e membro da organização desta iniciativa, acrescentando “como exemplo temos: as células humanas constituem apenas 43% da contagem total de células do corpo, sendo que o resto são microrganismos.
 
Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, sublinha “enquanto faculdade temos a missão de contribuir para a literacia científica junto dos mais novos, proporcionando-lhes momentos como estes em que podem experimentar  e ouvir os nossos estudantes, investigadores e cientistas a falar sobre, neste caso, o importante papel dos microrganismos em tantas áreas.
 
Durante um dia, os estudantes vão ter a oportunidade de participar em mais de 25 experiências tais como: usar biomateriais no combate às feridas crónicas, onde será possível fazer uma aplicação prática de biomateriais como auxiliares na cicatrização e proteção de feridas crónicas contra infeções microbianas; organizar o frigorífico, onde os alunos irão aprender a maneira mais correta de organizar o frigorífico para evitar que os alimentos sejam contaminados e se estraguem; visualizar o microbioma humano da pele, nomeadamente das mãos e observação de placas onde cresceram bactérias das mãos de crianças; observação de bactérias e aprender sobre resistência a antibióticos e distinguir entre bactérias boas e más;; gastronomia molecular, onde será feita a encapsulação de probióticos para utilização em produtos alimentares; atividade com iogurtes e queijos, em que os alunos irão aprender sobre quais os microrganismos benéficos para a saúde e probióticos, que ao mesmo tempo são “produtores” de alimentos ou ainda aprender a identificar a presença de microrganismos em diversos ambientes através de alterações do pH e como estas alterações podem ser benéficas para a produção de alguns produtos alimentares.
Este evento contará ainda com o patrocínio de empresas cujo dia-a-dia envolve processos tecnológicos ligados à microbiologia: a maiKombucha trará as suas bebidas e explicará o processo de produção das mesmas, enquanto que a RDD Textiles mostrará o seu processo inovador de tingimento de tecidos.
 
A Mostra do Dia Internacional do Microrganismo da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, que em 2022 juntou mais de 500 estudantes, realiza-se a 15 de setembro, entre as 10h e as 17h, no campus Porto. Um evento gratuito de inscrição obrigatória:

 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

CIM's e AM's manifestam perspetiva positiva à produção de energia eólica off-shore e fazem chamadas de atenção


No âmbito da aprovação do parecer final do Conselho Consultivo (CC) do Plano de Afetação para Produção de Energias Renováveis (PAER) e no âmbito da participação das Comunidade Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas que integram o CC-PAER, elaborado sob a coordenação do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Ribau Esteves, que realça oito aspetos principais do PAER e dos passos seguintes para a sua aprovação final e implementação no território de mar e de terra.
Primeiro:
Manifestar a perspetiva positiva das CIM/AM em relação ao PAER e à sua elevada importância para que a produção de energia eólica off-shore contribua para melhorar a capacidade de Portugal em termos de produção energética, com o devido realismo e a cuidada sustentabilidade, assim como à promoção do crescimento e do desenvolvimento industrial nas áreas agregadas e necessárias à concretização do ambicioso objetivo fixado.

Segundo:
Manifestar preocupação e emitir um alerta para o facto de que tudo o que se vai fazer no mar tem de ser devidamente cuidado em terra no que respeita ao suporte logístico e industrial necessário, compatibilizando a sua concretização com a devida qualidade com outros usos e valores urbanos, ambientais, económicos, sociais, entre outros.

Terceiro:
As CIM/AM têm uma grande preocupação com os impactos negativos na atividade económica da Pesca, que o PAER aborda, devendo ser mais valorizada essa abordagem com a garantia da implementação de medidas de compatibilização da atividade da Pesca com a existência dos parques eólicos, e no extremo das consequências, com a indeminização das empresas devida à inativação de alguma capacidade de pesca, nomeadamente ao nível da arte do arrasto.
Manifestamos também a preocupação dos potenciais efeitos da sobrepesca em pesqueiros atualmente explorados pelas várias comunidades piscatórias ou a pressão que poderá ser exercida nas áreas marinhas protegidas, confirmando-se a perda de algumas áreas de pesca. É necessário outro nível de fiscalização, proteção e preventivamente garantir a disponibilidade de pesca dentro das áreas off-shore.

Quarto:
Há troços da costa ocidental portuguesa que apresentam problemas de erosão, exigindo-se que o PAER assuma esta realidade e aponte para a necessidade de realização de investimentos proporcionais e de elevado montante para que o território que vai receber atividades de suporte à produção de energia off-shore, tenha, a este nível básico da sua existência, a devida resiliência e capacitação.

Quinto:
O PAER e a sua implementação no mar, assim como as suas inevitáveis e essenciais necessidades de suporte em terra, tem de assumir de forma clara:

a) Que embora o território tenha muitas entidades com responsabilidades legais na sua gestão (Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Administrações Portuárias, Ministério da Defesa Nacional, Marinha, Exército e Força Aérea, entre outras), as definições de usos e os exercícios de compatibilização de ordenamento do território, estão e são feitos nos Planos Diretores Municipais (PDM) e as Câmaras Municipais são a primeira entidade sua responsável e sua gestora;

b) A concretização de medidas e a realização de investimentos que garantam a devida sustentabilidade ao nível das acessibilidades marítimas, acessibilidades rodoviárias, compatibilização com as áreas urbanas adjacentes e próximas, assim como com áreas com valores ambientais relevantes como as praias, os estuários, as dunas, as Reservas e Parques Naturais;

c) O tratamento da implantação das estruturas do tipo subestação elétrica, para serem devidamente estudadas, cuidando da indicação da devida compatibilização com outros usos do território, assim como com princípios base de negociação com partes interessadas, com o devido estudo de incidências e contrapartidas ao nível urbano, ambiental, rodoviário, sócio económico e outras, de que as Câmaras Municipais são as principais gestoras.

Sexto:
As CIM/AM exortam o Governo e os Gestores Públicos e Privados do PAER e da sua implementação no mar, assim como dos seus impactos diretos em terra, a assumir a devida interlocução com as Câmaras Municipais diretamente envolvidas, como base fundamental para a definição das áreas de suporte em terra aos mais variados níveis, à localização de novas áreas industriais e/ou logísticas (integradas ou não em áreas portuárias), assim como às contrapartidas de investimentos no território que a concessão da produção de energia off-shore tem de garantir.

Sétimo:
As CIM/AM instam o Governo a efetuar uma avaliação técnico-científica independente, com o envolvimento das Universidades e Institutos Politécnicos, para analisar os impactos estimados, em matéria de economia, sociedade e ambiente, clima e biodiversidade, da construção de novas instalações eólicas marítimas em zonas onde poderão entrar em conflito com o setor das pescas e em zonas particularmente sensíveis (como por exemplo o Sítio de Importância Comunitária Maceda/Praia da Vieira, área que integra a Rede Natura 2000).

Oitavo:
As CIM/AM sublinham, por fim, a necessidade de manter uma cadeia de abastecimento limpa, competitiva e sustentável para a energia de fontes renováveis ao largo da costa portuguesa, salientando que os fornecedores devem aplicar as mais elevadas normas de qualidade, saúde, segurança e ambiente, de acordo com a certificação e as normas europeias. Destacam ainda a necessidade das autoridades competentes avaliarem as iniciativas que estimulam as economias locais, os empregos sustentáveis a nível local e as atividades económicas, através da adoção da energia de fontes renováveis ao largo, considerando que os concursos públicos devem ter em conta estes elementos.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Arquitetura comemora 35 anos de existência na Universidade de Coimbra

 
A Arquitetura celebra 35 anos de existência na Universidade de Coimbra (UC) já na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro. As comemorações terão início às 14h30, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).
Para comemorar esta data importante será lançado o livro “Ensaios” e ainda haverá lugar para o debate “Diálogos”. No final do dia, pelas 19h, será inaugurada a exposição “Impressões”, no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). As celebrações terminam com uma festa, que começa às 22h.
«O livro “Ensaios” reproduz igualmente a vida pedagógica, científica e académica percorrida tanto dentro como fora do ambiente do DARQ e da Universidade de Coimbra (UC)», revela Luís Miguel Correia, diretor do DARQ, acrescentando que esta publicação reúne o contributo de quarenta e dois docentes e retrata os distintos interesses disciplinares dos autores e, em consequência, os que desde setembro de 1988 se partilham em coletivo.

«Embora deste leque de reflexões possa ecoar certo passado da nossa presença na UC, crê-se, sobretudo, que dele emana um potencial prospetivo e sugestivo do caminho a trilhar nos anos vindouros. A pretexto dos 35 anos da Arquitetura na UC, produz-se com “Ensaios” uma estreita síntese das vocações disciplinares do corpo docente e dos conhecimentos por ele cumpridos e a cumprir», refere o docente.

À semelhança do livro, também “Diálogos” e “Impressões” pretendem mostrar a história destes 35 anos de Arquitetura na UC. «O debate, que conta com a participação de Alexandre Alves Costa, Ana Drago, Clara Almeida Santos e Gonçalo Byrne, e moderação de Jorge Figueira e Nuno Grande, tratará de perspetivas atuais e desafios futuros no mundo da arquitetura. Já a exposição mostrará imagens que ilustram a reflexão proposta pelos autores de “Ensaios”», conclui.

As celebrações das três décadas e meia de Arquitetura na UC não ficam por aqui. Como já é habitual, irá decorrer também o encontro Escola de Coimbra 2023, no dia 21 de setembro, das 9h30 às 18h, no Auditório da Reitoria da UC.

Para saber mais sobre a história do DARQ pode aceder aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

BIOMETANO - PROJETO PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA LIMPA APRESENTADO NA MARINHA GRANDE


Decorreu esta quarta-feira, 13 de setembro, na Câmara Municipal da Marinha Grande, a apresentação do Projeto “Biojoule Energy”, para a construção de uma unidade de produção de biometano liquefeito, a partir de biogás previamente gerado por digestão anaeróbia de resíduos agropecuários.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; os vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito e António Fragoso; o presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; e os representantes da empresa Biojoule Energy, do grupo Molgás, Fernando Breda, Vicente Gozálvez e Artur Batista.
O presidente da Câmara convocou a reunião para esclarecer o modo de funcionamento, as vantagens e eventuais constrangimentos desta unidade que está a ser projetada para junto da ETAR do Coimbrão, Leiria, que contempla a construção de uma unidade de produção de biometano liquefeito, a partir de biogás previamente gerado por digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais.
O Projeto “Biojoule Energy” consiste na produção de energia 100% limpa com base na digestão anaeróbica de resíduos agroindustriais, através da instalação de uma unidade para produção de biometano liquefeito, a partir de biogás previamente gerado por digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais (provenientes maioritariamente de unidades agropecuárias – suiniculturas e avícolas), através do qual prevê produzir anualmente cerca de 50.000 MWh.

Será constituído por unidades modulares simples integradas, associadas aos processos de limpeza, compressão e liquefação de biometano, sendo o sistema apoiado numa instalação de armazenagem e carregamento de cisternas e camiões que transportarão o gás Liquefeito (bio GNL) ou o gás natural comprimido (bio GNC) produzido na instalação.

O projeto resulta de uma candidatura ao PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, através do Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis, que obteve uma classificação de mérito relevante a nível nacional em resultado da avaliação realizada por parte de uma técnica e científica.

O administrador da Molgás, Fernando Breda, explicou que este projeto que está em avaliação “é inovador na área da energia limpa e vai ter um impacto relevante para a comunidade, em particular na mitigação do elevado passivo ambiental existente na bacia hidrográfica do Lis”, tendo em conta que o seu contributo vai permitir mitigar a poluição gerada pelos resíduos orgânicos, convertendo-os em energia, na forma de biogás, contribuindo igualmente para a redução da dependência externa da região e do país, no setor da energia.

O técnico internacional Vicente Gozálvez que acompanhou a apresentação do projeto, a convite da Molgás, evidenciou que “o projeto não é um problema, mas uma solução”, já implantada em vários países da Europa pelo seu desenvolvimento técnico e tecnológico, que gera energia e biofertilizantes, os equipamentos são fechados e como tal não provocam a emissão de gases ou odores para o ambiente e como comprovadamente se avaliou através de simulações de modelos de dispersão baseados em dados reais, não afetam nenhuma área habitada, por isso “podemos afirmar com toda a tranquilidade que não oferece preocupações”.
 
O responsável destacou ainda que o Projeto “Biojoule Energy” é considerado um projeto-modelo como exemplo da contribuição para a redução da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e pela alavancagem da agricultura sustentável com a possível incorporação da parte sólida do digerido na produção de fertilizantes biológicos.

Após terem sido esclarecidas todas as dúvidas dos presentes, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, manifestou o interesse do Município em ver concretizados projetos inovadores, que tenham como propósito a preocupação ambiental, descarbonização e a produção de energias renováveis, que pode gerar muitas sinergias na região, na área do tratamento dos resíduos e ainda na área industrial. O projeto “Biojoule Energy não tem qualquer ligação ao rio Lis, nem vai afetar as populações, mas irá permitir contribuir para a mitigação dos efeitos decorrentes dos efluentes provenientes de unidades agropecuárias, cujo impacto negativo é sentido no concelho da Marinha Grande, através do Rio Lis”, acrescentou o presidente da Câmara.

Cantanhede | SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZA ASSEMBLEIA GERAL

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai submeter aos seus associados em Assembleia-geral Ordinária, as contas referentes ao ano passado.

Para além da apreciação, discussão e votação das contas do último exercício, e do relatório de gestão, Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, aproveitando o ponto dois da referida ordem de trabalhos, nomeadamente os outros assuntos de interesse para aquela Colectividade, para se debruçar detalhadamente sob o relatório de actividades do ano 2022 e informar os associados que estiverem presentes, da forma como estão a decorrer as actividades desenvolvidas pelas diversas secções desportivas.

A reunião “magna” da Associação da cidade de Cantanhede, que decorrerá na sala de formação, sita no Pavilhão Marialvas, terá lugar no dia 20 setembro, quarta-feira, estando o seu início aprazado para as 18 horas.

De acordo com os seus estatutos, se à hora marcada não estiver presente o número de Associados necessários para o seu início, a referida Assembleia Geral decorrerá, uma hora depois, com qualquer número de associados presentes.


Cantanhede | Mostra patente até ao próximo dia 30 de setembro. Exposição Trajes de Ofícios Antigos – Bonecos Vestidos por Isolete Pereira na Biblioteca Municipal

 

Vai estar patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 30 de setembro, a exposição Trajes de Ofícios Antigos – Bonecos Vestidos pela artista Isolete Pereira. Constituída por várias dezenas de bonecas e bonecos vestidos pela artesã, na mostra estão representadas várias profissões antigas que existiram no concelho e que caíram em desuso.


A exposição Trajes de Ofícios Antigos – Bonecos Vestidos exibe representações do vestuário do agricultor, alfaiate, carvoeiro, cesteiro, costureira, lavadeira, leiteiro, moleiro, padeira, parteira, pastor, peixeira, sapateiro, tremoceira, vendedora de areia, da romeira da Nossa Senhora de Vagos, de antigamente, entre outros.
O vestuário dos bonecos são recriações das roupas usadas em algumas antigas profissões relacionadas com a lavoura e a pesca e relatam costumes de outros tempos e algumas histórias verídicas, vivenciados pela artesã.

Maria Isolete da Cruz Oliveira Pereira nasceu em 1938, em Lírios, Cantanhede. Com a avó e a tia, a quem tratava carinhosamente por “colega”, viveu até aos vinte anos, aprendeu a arte da costura e ouviu muitas histórias de vida.
Depois de casar, rumou até Angola, onde viveu com o marido e os quatro filhos. Aí, a sua vida profissional foi dedicada à costura, profissão que desde menina a encantou.
De regresso a Portugal, em 1975, fixou-se na sua terra natal, Lírios. Nessa fase da sua vida, complementou a atividade de costureira com a de pequena agricultora, vendendo legumes e frutas que produzia, em feiras, mercados e praias da região.
Em 2018, participou na Feira do Pão e da Broa, nas Franciscas, expondo os seus trabalhos de artesanato: bonecas e bonecos vestidos com réplicas de trajes usados nas profissões tradicionais da região de Cantanhede. A artesã foi buscar às lembranças que guardou dos tempos de menina e às histórias contadas pela avó, as roupas que viu usar a algumas figuras locais, quando se dedicavam aos seus labores.
Isolete Pereira usa a sua arte manual para dar a conhecer a forma como outrora os habitantes do concelho se vestiam, em dias de trabalho ou de festa.

Águeda | Nota de pesar pelo falecimento de Vasco Antunes Oliveira

 O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, em seu nome, em nome do Executivo e de todos os colaboradores municipais, manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Vasco Antunes Oliveira, aos 86 anos, pai do Vereador da Câmara Municipal de Águeda, Vasco Oliveira.
Antigo presidente da Junta de Freguesia de Belazaima do Chão, entre 1998 e 2001, era membro da Assembleia de Freguesia, sócio da Associação de Proteção Civil de Belazaima do Chão, bem como sócio fundador do Centro de Recreio Popular de Belazaima.
O Município de Águeda, associando-se a este momento de dor e pesar, endereça publicamente ao Vereador Vasco Oliveira, família e amigos, as mais sentidas condolências.

Ana Sofia Pinheiro

Município de Reguengos de Monsaraz investe cerca de 170 mil euros na educação para o ano letivo 2023/24

O Município de Reguengos de Monsaraz está a efetuar um investimento de quase 170 mil euros no setor da educação do concelho para o ano letivo 2023/24. Todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico receberam novo mobiliário e foram pintadas durante as férias escolares.

No Jardim de Infância de Reguengos de Monsaraz vão ser colocados toldos para que as crianças tenham sombras nos espaços do recreio e no Jardim de Infância e Escola Básica de São Pedro do Corval vão ser instalados a cobertura e o piso do parque desportivo. Na Escola Básica de São Marcos do Campo decorreram obras para adequar uma nova sala para jardim de infância.
 

A Escola António Gião recebeu um segundo pórtico de leitura dos cartões dos alunos para reduzir as filas de espera na entrada para este estabelecimento escolar do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico. O Município de Reguengos de Monsaraz vai ainda oferecer livros, material didático e equipamento desportivo aos alunos do 1.º Ciclo, que vão ter as apresentações na próxima sexta-feira e o início das aulas na segunda-feira.
 

A autarquia reforçou também as equipas de funcionários nos estabelecimentos escolares, tendo assegurado a contratação de mais quatro assistentes operacionais para o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz. Para apoiar os estudantes do ensino superior foi reforçado o investimento municipal com a atribuição de mais cinco bolsas de estudo no valor de 150 euros por mês cada uma, totalizando 30 bolsas de estudo para os alunos do concelho.
 

Este ano, a autarquia centrou o investimento nos jardins de infância e nas escolas do 1.º Ciclo e prevê que no próximo ano avance com as beneficiações nos estabelecimentos escolares do 2.º e do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
 

 Carlos Manuel Barão
 

Atividades desportivas do município com inscrições abertas para o novo ano letivo

 
Durante este mês de setembro estão a decorrer as inscrições para as aulas da Escola de Natação, bem como para as aulas de hidroginástica, aquafitbase e para aulas de ginástica sénior, para o novo ano letivo que agora começa.
Na Escola de Natação, cujas aulas recomeçam em outubro, estão disponíveis as classes: Bebés, Necessidades Educativas Especiais, Adaptação ao Meio Aquático, Nível Introdutório, Nível Intermédio, Nível Avançado e Adultos. Os preços das mensalidades variam entre os 9,60€ para a anuidade e os 23€ para uma mensalidade da classe de adulto. As inscrições podem ser formalizadas na receção da Piscina Municipal.
O ginásio municipal recebeu novos equipamentos, num investimento de 3.000 mil euros. As entradas variam entre os 2,90€ por hora e os 50,50€ para um free pass mensal para duas pessoas.
Também já podem ser formalizadas inscrições para as aulas de Ginástica Sénior. No ano letivo anterior esta modalidade contava com 23 turmas, com uma participação de mais de 300 alunos. Estas aulas vocacionadas para os mais velhos são realizadas semanalmente em 21 aldeias de todo o concelho e na vila com foco no combate ao sedentarismo, no aumento da qualidade de vida e autonomia dos idosos, procurando que também eles possam sair de casa fazendo atividade física controlada por profissionais de desporto. Os interessados em participar devem contactar o grupo de desporto através do email desporto@cm-proencanova.pt e/ou do telemóvel 925100878.
Toda a informação sobre as atividades desportivas regulares promovidas pelo Grupo de Desporto do Município podem ser consultadas aqui ou através do email desporto@cm-proencanova.pt