sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Contemplados alunos do Ensino Superior e bombeiros. Estudantes Paivenses com 19 bolsas de estudo atribuídas pela CM de Castelo de Paiva

 
Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu ontem, a cerimónia de atribuição das Bolsas de Estudo 2021/22, contemplando dezanove alunos paivenses que frequentam o Ensino Superior, bem como a Bolsa de Mérito de Desempenho para um aluno da Academia de Musicaajudando a custear as despesas inerentes à formação académica.  
 

O presidente da edilidade José Rocha, que esteve acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreirae pelos Vereadores José António Vilela e Liliana Vieira, bem como pelo director pedagógico da Academia de Musica de Castelo de Paiva, directoras dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários, deu os parabéns a todos os estudantes contemplados, referindo que, a aposta na educação é uma prioridade do Executivo Municipal, evidenciando vontade de reforçar este apoio aos alunos como forma de estímulo e incentivo, premiando os que pretendem prosseguir nas suas qualificações académicas, contribuindo para a preparação e integração no mercado de trabalho.
Na perspectiva de José Rocha, pretende-se desta forma, apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projecto de vida e que de outra forma estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objectivo, daí também a preocupação da autarquia, em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos.

Com a atribuição destas bolsas, que totalizaram um investimento de 12.900 euros, a Câmara Municipal recuperou o atraso do pagamento das bolsas, tendo já atribuído bolsas este ano, referente a dois anos lectivos: 2020/2021 e 2021/2022.

Recorde-se que, para além desta prestação pecuniária, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva tem um apoio mais alargado no sector da Educação, onde também se destaca outras acções em matéria de apoio social nesta àrea, concretamente a oferta das Fichas Escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, o serviço de refeições e fruta escolar, bem como o transporte escolar, entre outras propostas, traduzindo-se o apoio social num esforço financeiro superior a 1 milhão de euros, condições essenciais para que o grande objectivo do sucesso educativo seja alcançado.
 
Carlos Oliveira

Águeda | Exposição de bicicletas antigas marca início da Semana Europeia da Mobilidade

 Atividades vão decorrer de 16 a 25 de setembro e incluem a participação ativa de várias associações e coletividades do concelho
 

A Câmara Municipal de Águeda associa-se à Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto alargado de atividades, que vão acontecer de 16 a 25 de setembro, em vários espaços da cidade, e que convida a população a mexer-se.
A Semana arranca, já na próxima sexta-feira, dia 16, com a abertura da exposição “Bicicletas com Histórias – Profissões de Antigamente”, que revisita a forma como a bicicleta era usada antigamente e que estará patente no Centro de Artes de Águeda até ao dia 25 de setembro. A par desta exposição, será apresentado o documentário “Usos e costumes da bicicleta antiga de outrora”.
Também no dia 16, a CERCIAG, com apoio da Câmara Municipal de Águeda, dinamiza no Largo 1º de Maio, diversas atividades culturais e desportivas.
“A promoção dos meios suaves de mobilidade e da atividade física como forma de promover a saúde e bem-estar é uma prática corrente nas ações que desenvolvemos ao longo do ano, alinhados com a estratégia municipal para a sustentabilidade e sensibilização para as alterações climáticas”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu a todas as entidades e coletividades do concelho que se associaram a esta iniciativa.
“Melhores Ligações: Combina e Move-te!” é o tema da Semana Europeia da Mobilidade, no âmbito da qual, em Águeda, estão programadas dias repletos de atividades dirigidas a toda a comunidade e escolas do concelho, como é exemplo a iniciativa “Bicicleta: a tua energia” (no Laboratório Vivo para a Descarbonização), “Bike&Troti Bus”, o regresso da ação “Escolas com Pedal” (que este ano se estende a toda a semana) e atividades do Centro Municipal de Marcha e Corrida.
Na manhã do dia 21 de setembro, no âmbito do projeto CISMOB (Cooperative information platform for low carbon and sustainable mobility) terá lugar no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, o Workshop “Mobilidade Sustentável – o Futuro dos Territórios” que pretende colocar em discussão soluções para a mobilidade sustentável e envolvimento dos cidadãos em soluções e projetos criativos.
No dia 25 de setembro, decorrerão diversas atividades lúdicas e desportivas na Avenida Eugénio Ribeiro, Rua Dr. Adolfo Portela e Rua Bombeiros Voluntários, que estarão encerradas ao trânsito durante todo o dia até às 18 horas para receber as diversas iniciativas como cycling, insufláveis, gincanas de bicicletas, entre outras.
O programa da Semana da Mobilidade, que pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611, conta também com provas de trail – Troféu Trail 8.ª Etapa Trail dos Arrozais (18 de setembro) e ciclismo – Águeda Gravel Race (25 de setembro).
Para mais informações, os interessados devem usar os seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.

Portalegre | Alpalhão com 38 dadores de sangue

 

Nesta oportunidade os dadores não faltaram e muita gente usufrui destes gestos tão profundos. Pois a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – conjuntamente com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA seguiram para os lados de Nisa, para mais uma brigada. Estivemos no centro cultural de Alpalhão, para onde rumaram um número magnifico de voluntários: ao todo somaram 38, dos quais 18 mulheres (47,4 %).
Os inscritos foram previamente sujeitos à avaliação clínica e alguns não puderam estender o braço, mas tal ficará para outra ocasião. Em Alpalhão angariaram-se três dezenas de mais do que preciosas unidades de sangue total.
Concretizaram doação pela primeira vez na vida 13 dos presentes: dois homens e 11 mulheres, o que nos exulta e muito!
Em termos do Registo Português de Dadores de Medula Óssea, inscreveram-se 38 pessoas. Isto no seguimento da mobilização em curso relacionada com um doente da zona de Nisa que necessita de uma doação, o que fez ocorrer várias pessoas a cimentar esta causa.

A Junta de Freguesia de Alpalhão apoiou a realização do almoço convívio servido no final desta dádiva.

Grupo Motard de Portalegre a 17 de setembro
Sábados, de manhã, são quando têm lugar as nossas colheitas. A 17 de setembro vamos estar no 23.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio, no kartódromo de Portalegre. Quem desejar dar sangue pode aparecer, pois esta ação não é só para as gentes das motas. A 24 de setembro temos encontro marcado na sede do Rancho Folclórico de Arronches.
Pense em dar sangue e espreite o semblante calmo dos nosso dadores em:

JR

Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde

Tomada de posse está marcada para sábado, às 18:00 horas, no Palácio de Belém.
Manuel Pizarro é o novo ministro da Saúde, anunciou esta sexta-feira a Presidência da República. Vai suceder a Marta Temido.
"Na sequência da proposta do Primeiro-Ministro, o Presidente da República conferirá posse amanhã, sábado 10/9, ao novo Ministro da Saúde, Dr. Manuel Francisco Pizarro de Sampaio e Castro, pelas 18h00, no Palácio de Belém", refere uma nota do gabinete de Marcelo Rebelo de Sousa.
Manuel Pizarro foi secretário de Estado da Saúde nos governos de José Sócrates.
O novo ministro da Saúde era até agora eurodeputado, coordenador dos socialistas em Bruxelas e chegou a ser candidato à Câmara do Porto.
Fontes socialistas revelaram hoje à Renascença que a Federação Distrital do Porto estava "a fazer muita pressão" junto de António Costa para que Manuel Pizarro fosse o nome escolhido para suceder a Marta Temido à frente do Ministério da Saúde.
Manuel Pizarro nasceu em 1964 e morou sempre no Porto. É médico especialista em medicina interna; eurodeputado; presidente dos socialistas portugueses no Parlamento Europeu; presidente da Federação Distrital do Porto do PS e alto-comissário da Convenção Nacional de Saúde.

RR

Ciclo de Conversas Online | #7. Doença de Parkinson: que tipo de exercício devo fazer?

A próxima videoconferência, do Ciclo de Conversas online sobre doença de Parkinson, dedicada ao tema Doença de Parkinson: que tipo de exercício devo fazer?”, será realizada no dia 24 de Setembro, sábado, às 17 horas.
A conversa será moderada pelo Prof. Doutor Joaquim Ferreira, Director Clínico do CNS | Campus Neurológico e contará com a presença da FT. Daniela Guerreiro, Fisioterapeuta no CNS.

Todas as conversas serão transmitidas em directo no Canal CNS, do YouTube.

Para assistir basta aceder
Para participar é necessário ter Plataforma Zoom

Agradecemos à BIAL pelo patrocínio na realização deste evento.
Acompanhe-nos nesta iniciativa.

Silves | Rua da Porta da Azóia sofre corte de trânsito na manhã do dia 11 de Setembro

 A Câmara Municipal de Silves informa que a circulação de trânsito na Rua da Porta da Azóia, em Silves, será interrompida na manhã do próximo dia 11 de setembro, domingo, entre as 8h00 e as 12h00. A interrupção resulta da necessidade de execução de um ramal de saneamento, afetando a circulação a partir da interseção do referido arruamento com a travessa do Hospital.
A autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

Exposição de Serralves regressa a Aveiro na próxima semana. Abertura oficial da exposição com o artista Pedro Calapez a 21 de setembro

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Fundação de Serralves apresentam a grande exposição anual, na Sala de Exposições Temporárias do Museu de Aveiro / Santa Joana, de 17 de setembro a 15 de janeiro de 2023, este ano com o título “Pedro Calapez. Deste espaço iluminado e obscuro” e com curadoria de Joana Valsassina.
A abertura oficial da exposição acontecerá no dia 21 de setembro, pelas 18h00, com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves, a Presidente da Fundação Serralves, Ana Pinho e do Artista Pedro Calapez.
A exposição “Pedro Calapez. Deste espaço iluminado e obscuro”, com abertura marcada para o dia 17 de setembro poderá ser visitada de terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, tem entrada gratuita, e resulta do protocolo de colaboração entre a Fundação de Serralves e a CMA.
Pedro Calapez (Lisboa, 1953) apresenta um conjunto de obras de que sublinham a relação complementar entre pintura e desenho que substancia a sua prática desde o final da década de 1970 até à atualidade.
Concebida especificamente para o Museu de Aveiro / Santa Joana, a exposição reúne uma seleção de obras da Coleção de Serralves, da Coleção do Município de Aveiro e da Coleção do artista, colocando em diálogo trabalhos históricos representativos de diferentes momentos do seu percurso com obras recentes que evidenciam linhas de continuidade na sua prática artística ao longo de mais de 40 anos.
A exposição será acompanhada de um programa de Serviços Educativos / Mediação:

-Visitas orientadas à exposição;
-Oficina para famílias;
-Ação de formação para técnicos e professores.

Iniciando o seu percurso pelo desenho, Pedro Calapez afirma-se no campo da pintura a partir do início dos anos 1980, construindo uma obra que cruza ambas as práticas no espaço e no tempo. Célebre pela exímia exploração da cor e da escala, o trabalho do artista estabelece-se entre a abstração e a representação de lugares e arquiteturas suspensos algures entre o esboço, o cenário e a ruína. A figura humana, invariavelmente ausente da representação, cede lugar à presença do espectador que transita livremente entre o espaço expositivo e o espaço da obra.

I – EXPOSIÇÃO DE BIODIVERSIDADE NO
NOVO ECOCENTRO MUNICIPAL DE AVEIRO
Está patente ao público no Ecocentro Municipal de Aveiro, desde dia 03 e até ao dia 24 de setembro, a exposição “Olhares sobre a Biodiversidade” com possibilidade de visitação de terça a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30.
Trata-se de uma exposição de fotografia do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar - CESAM, da Universidade de Aveiro, que vai terminar com uma “Conversa no Ecocentro”, moderada pelo investigador do CESAM, Eduardo Ferreira.
As fotografias expostas no Ecocentro Municipal foram submetidas a um concurso, organizado pelo CESAM, para assinalar o Dia Internacional da Diversidade Biológica. As fotos abordam a temática da biodiversidade, retratando o património natural, designadamente ecossistemas terrestres e marinhos, habitats, espécies de fauna e flora selvagem, sensibilizando a comunidade para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, bem como para o respeito para com todas as espécies.
À conversa sobre "Biodiversidade ao pé da porta: os vizinhos que (não) conhecemos?” terá lugar no dia 24 de setembro, pelas 16h30. Trata-se de uma atividade para famílias, que se irá falar e explorar a biodiversidade presente nas nossas comunidades e sobre, como às vezes, nas nossas vidas apressadas, nem reparamos ou valorizamos a sua presença e impacto. Esta atividade contempla uma dinâmica que pretende envolver de forma mais participativa o público mais infantil.
Evento gratuito mas com inscrições obrigatórias através do e-mail comunicacao.portugal@veolia.com .

Inscrições Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos - Ano Letivo 2022/2023

 

A Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos (USFIG) irá abrir inscrições a partir do próximo dia 15 de setembro (quinta-feira), ficando abertas até ao final do ano letivo 2022/2023.

Os interessados deverão inscrever-se, presencialmente, nas instalações da USFIG, na Av. José Malhoa, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00h e as 12:30h e as 14:00h e as 17:30h, fazendo-se acompanhar do Cartão de Cidadão/BI e do Cartão de Contribuinte. A validação da inscrição implica, igualmente, o pagamento da primeira propina e do seguro escolar.
As disciplinas de Hidroginástica e Pintura têm inscrições limitadas.

USFIG é direcionada a todas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente das habilitações literárias que possuam, disponibilizando, não só, aulas de diversas áreas do saber, bem como, visitas de estudo, convívio e outras atividades lúdicas.

Mais informações através da página online do Município de Figueiró dos Vinhos (http://www.cm-figueirodosvinhos.pt/index.php/universidade-senior) ou pelos contactos da Universidade Sénior  (916 660 360 |  236 559 552 | univseniorfv@gmail.com)


A partir de hoje, 9 de setembro Município de Cantanhede reinicia processo de vacinação no concelho

 

A Câmara Municipal de Cantanhede assinalou hoje, dia 9 de setembro, a abertura do espaço destinado ao Centro de Vacinação, no concelho. Com capacidade para vacinar até 800 pessoas por dia, a nova estrutura está localizada nas instalações do Mercado do Peixe, na ala posterior ao Mercado Municipal e destina-se ao reforço de vacinação à Covid-19 e gripe. Recorde-se que as pessoas serão contactadas por mensagens escritas enviadas via telemóvel para o contacto associado ao processo clínico.

O Centro de Vacinação de Cantanhede funcionará às quartas e sextas-feiras das 14h00 às 19h00 e sábados das 8h30 às 17h30, o que pode variar consoante necessidades específicas.

O edifício, local onde decorrerá todo o processo de vacinação, está preparado com uma sala de preparação, sala de observação, vários postos de vacinação e zonas de recobro para que os vacinados sejam monitorizados nos 15/30 minutos seguintes à toma da vacina, consoante o esquema vacinal.


MUNICÍPIO DE SILVES DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO ONLINE RELATIVA A TOPONÍMIA E A NUMERAÇÃO DE POLÍCIA

 Toda a informação referente a toponímia, aprovada pela Comissão Municipal de Toponímia, e a numeração de polícia objeto de definição e/ou redefinição resultantes do processo de revisão integral dos números de polícia para todos os arruamentos do concelho com lacunas ou deficiências estruturais identificadas, poderá, a partir de hoje, dia 09 de setembro, ser consultada no site do Município de Silves em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1827/toponimia-e-numeracao-de-policia.aspx.
De referir que a atribuição de toponímia e de numeração de polícia constitui um procedimento fundamental no âmbito do ordenamento territorial, não só por razões de referenciação espacial mas, também, para garantir um registo de moradas rigoroso, facilitar a distribuição de correio postal, bem como permitir a realização de operações de socorro a pessoas e bens. As modificações introduzidas não obrigam a que se altere de imediato a morada nos documentos oficiais, mas apenas aquando da necessária atualização ou renovação do cartão de cidadão, da carta de condução ou de outros documentos.
O telefone 282 440 825 e o email num-toponimia@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística » Ordenamento Territorial disponíveis para o esclarecimento e fornecimento de informações adicionais.

Projeto Exploradores@SerraAçor retoma com edição dedicada ao empreendedorismo

 Iniciado em 2018, o projeto Exploradores@SerraAçor regressa em 2022, de 12 a 15 de setembro, com uma edição dedicada ao empreendedorismo e à valorização dos recursos endógenos.

As atividades previstas, nas quais participam nove alunos dos cursos técnicos de Multimédia e de Turismo Ambiental e Rural do Agrupamento de Escolas de Arganil, e dois estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) como monitores, são coordenadas pelo Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social CLDS-4G em estreita colaboração com o Município de Arganil e dinamizadas pela ESAC. Recorrendo ainda às parcerias estratégicas com o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P., a Junta de Freguesia de Benfeita e a União de Freguesias de Cepos e Teixeira, as ações têm lugar na Serra do Açor, freguesia de Benfeita, localidade de Cepos e também na ESAC.
São três os objetivos principais do “Exploradores@SerraAçor2022 - Edição Empreendedorismo”: tornar os participantes embaixadores da Serra do Açor, cidadãos ativos na promoção e valorização desta região; despertar nos participantes o gosto pela natureza e consciencializá-los para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; e sensibilizar e capacitar os participantes para a valorização dos recursos endógenos enquanto oportunidade de gerar novos negócios e emprego, estimulando as capacidades empreendedoras, na ótica da iniciativa, da inovação e criatividade e que possa ainda constituir uma primeira abordagem à atividade empresarial.
 
PROGRAMA
12/set - Visita à Escola Superior Agrária de Coimbra e INOPOL - Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra
               Visita a projetos inovadores
13/set - Desafios para a sustentabilidade na Serra do Açor: Atividades na PP@Açor
14/set - Do prado ao prato: produção alimentar, gestão do território e sustentabilidade. Visita a projetos inovadores
15/set - Preparação e apresentação de ideias de negócio


Castelo de Paiva | 2ª edição promete grande adesão de atletas Trail “Terras do Conde” em Castelo de Paiva realiza-se no próximo domingo

 
Realiza-se já no próximo Domingo, dia 11, a 2ª edição do Trail Terras do Conde C2025 - Engenharia, uma grande prova desportiva que vai ter o epicentro na Escola EB 2,3 do Couto Mineiro do Pejão, em Oliveira do Arda e que vai juntar centenas de atletas, oriundos de várias regiões do país.  
 

Esta é uma iniciativa do Centro Sol Nascente e do Município de Castelo de Paiva, que conta com o apoio da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, da Junta de Freguesia Santa Maria de Sardoura, e de diversos parceiros que disponibilizam colaboração ao evento.

O programa desportivo conta com um Trail de 28 quilómetros (com qualificação para a Taça de Portugal), um Trail de 18 de quilómetros (pontuável para o Circuito Jovem Campeonato Nacional ATRP), e uma Caminhada de oito quilómetros, que vai percorrer um trajecto fantástico de paisagens emblemáticas do território do Couto Mineiro do Pejão.

O percurso desta prova terá início e final na escola EB 2,3 do Couto Mineiro Pejão e irá subir até à Capela de São Domingos da Serra, que seguramente é um dos pontos com melhor paisagem 360° desta região duriense, sendo que, o Trail mais longo irá ainda subir as serras de S. Gens com passagem pelo seu belo baloiço e também a S. Paul, passando depois por pontos icónicos como a aldeias de xisto de Gondarém, com ambos os trilhos a percorrer trechos dos percursos " PayváPé “ e "Viver Payva e Douro" e Foz do Rio Arda!

Sérgio Moreira, responsável do Centro Sol Nascente de Castelo de Paiva, espera uma jornada com boa adesão de participantes e um bom nível competitivo em ambas os trilhos em disputa, enquanto Liliana Vieira, vereadora do desporto da autarquia paivense, realça a importância desta bonita jornada desportiva no concelho e deixa uma saudação de boas vindas a todos os participantes, manifestando o desejo de que gostem de vir a Castelo de Paiva e conhecer as potencialidades turísticas desta terra, que se quer afirmar como destino de eleição.
 
Carlos Oliveira

Obra de Fernando Pessoa serve de inspiração à nova exposição “Aurora” de Yohei Yamakado

“Aurora” é o nome da mais recente exposição do artista japonês Yohei Yamakado, com curadoria de João Pedro Amorim, artista visual e investigador do CITAR da Escola das Artes da Universidade Católica no Porto. A exposição será inaugurada a 22 de setembro, pelas 18h30 na sala MoCap da Escola das Artes e ficará patente até 21 de outubro de 2022. “Autora” surge na sequência do projeto fílmico realizado pelo artista em 2021 a partir da leitura da obra “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa e conta com o apoio do programa Criatório, da Câmara Municipal do Porto.
 
Yohei Yamakado esteve em residência artística na Escola das Artes no final de 2019, período esse em que preparou o seu projeto fílmico a partir da leitura de “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, filme que conta com o mesmo título da obra do poeta e que também será apresentado na inauguração da exposição. A exposição “Aurora” apresenta uma composição de obras visuais e sonoras que acompanharam o artista ou que surgiram durante a produção do filme “O Marinheiro” e inclui quatro movimentos:  uma instalação, um ciclo de cinema, um concerto e uma publicação. Inspirado na visão mutável de incerta/certeza do autor, “Aurora” materializa-se numa composição temporal e espacial, com a intenção de agenciar o conjunto das suas práticas artísticas. Trata-se de uma proposta que se debruça sobre a impossibilidade da palavra – o silêncio, isto é, a dimensão do indizível e da indeterminação, na linguagem.
 
“Aquilo que me espanta em O Marinheiro de Fernando Pessoa, esse drama sem drama, esse drama em alma, como diria o autor, é antes de tudo a qualidade da linguagem: as palavras. As personagens da peça – as três Veladoras, por exemplo – não são com efeito mais do que uma aparência, uma espécie de nomes, mas nomes vazios, onde todas as palavras estão enterradas,” refere o artista Yohei Yamakado.
A obra foi filmada na cidade do Porto e trata-se do seu terceiro filme e segunda longa-metragem. Já a exposição “Aurora” será a sua primeira exposição em nome individual.
 
Uma exposição a não perder, patente na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto até 22 de outubro. A entrada é livre e aberta a toda a comunidade.
 
Inauguração
18H30 · Abertura da exposição
19H30 · Projeção do filme O Marinheiro (2022)
 
INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO “AURORA”
YOHEI YAMAKADO · 21 SET · 22 OUT 2022       
Curadoria de João Pedro Amorim
Entrada Livre · de terça a sexta · 14H00 – 19H00
Sala MoCap da Escola das Artes da Católica
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

Coimbra | Recuperado ouro furtado

O CT de Coimbra , através do Núcleo de Investigação Criminal de Coimbra, no dia 7 de setembro, recuperou diversas peças em ouro furtadas, naquele concelho.
Na sequência de um inquérito por furtos em interior de residência, os militares da Guarda recuperaram vários objetos em ouro, que teriam sido vendidos em lojas de ouro usado.
No decorrer das diligências de investigação foram recuperados os seguinte:
. Uma libra em ouro com o respetivo aro em ouro;
· Dois fios em ouro;
· Um par de brincos em ouro;
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Coimbra. A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Souselas e o apoio da Polícia Judiciária.

Festival Literário de Ovar reúne mais de 50 autores


De 14 a 18 de setembro, a Câmara Municipal de Ovar promove a 8ª edição do Festival Literário de Ovar (FLO), um evento de proximidade com os livros, os escritores, os leitores e todos os que se interessam pelos livros, pela leitura, pela Palavra. A edição de 2022 traz a Ovar mais de 50 escritores, editores, cronistas, romancistas, poetas ou ilustradores e consolida o formato descentralizado do certame e a afirmação no panorama literário local, regional e nacional, no ano em que se comemora o Centenário de Nascimento de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1988.
 

A promoção da leitura e da literacia, bem como a divulgação de novos autores e o contacto próximo entre escritores e público, incluindo o público infantil e juvenil, são a premissa deste encontro que apresenta, em diversos espaços do município, uma programação criteriosa e ambiciosa, quer nos conteúdos literários, quer nos momentos de celebração da “palavra”.
Cinco dias onde há lugar a conversas, leituras, formação, oficinas, dança, representação e música e um modo de estar e interagir de grande proximidade e partilha, tão característico deste encontro.
 

A abertura do FLO está programada para a próxima quarta-feira, dia 14, no Centro de Arte de Ovar, pelas 21horas, numa sessão que conta com intervenções iniciais de Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar e de Carlos Nuno Granja. Logo de seguida, o magistrado, ex-ministro da justiça e escritor Álvaro Laborinho Lúcio inaugura, como convidado, a Mesa 1, numa conversa com Cristina Marques. A fechar a primeira noite do FLO, o público poderá assistir ao espetáculo de dança “Ensaio sobre a cegueira”, criação de Nélia Pinheiro inspirada na obra de José Saramago, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora.
 
Esta edição do FLO apresenta 9 mesas temáticas por onde passarão, para além de Laborinho Lúcio, Afonso Cruz, José Carlos Barros, Isabel Nery, João Rasteiro, Ana Pessoa, Minês Castanheira e muitos outros. São mais de 50 escritores, editores, cronistas, romancistas, poetas ou ilustradores na maior edição de sempre do Festival Literário, que consolida o formato descentralizado, percorrendo vários espaços do concelho com apresentação de livros, conversas, sessões de contos, mediação de leitura, exposições, espaços de literatura infantil e atividades para famílias.
 
À literatura juntam-se, ainda, para além do espetáculo de abertura, já referido, as performances nas áreas da música e da representação, com destaque para “As Palavras” do cantautor Rui Oliveira, dia 15, no Museu Escolar Oliveira Lopes; “Pequeno Tratado sobre o Amor”, um recital literário com piano, pintura, música e vídeo que junta a pianista Maja Stojanovska e o escritor Pedro Guilherme-Moreira, dia 16, na Escola de Artes e Ofícios; “Ode Marítima” pela Companhia João Garcia Miguel, com música de Danças Ocultas a tocar ao vivo, dia 17, e o cantautor João Só, dia 18, a encerrar o certame, estes dois espetáculos no Centro de Arte de Ovar.
 
O Festival Literário de Ovar é de entrada gratuita em todos os eventos, sujeita a levantamento de ingresso no próprio dia e de acordo com a lotação dos espaços.
Para mais informações caovar@cm-ovar.pt ou 256 509 160.
Consulte o programa completo FLO 2022 e o LIBRETO DO FESTIVAL

Comunicado - Reagendamento do evento “500 Magalhães com o Pé n´Areia”

 
Com base nos últimos comunicados transmitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Proteção Civil e no parecer da Capitania da Nazaré, relativos à previsão de forte agitação marítima e precipitação intensa a partir do dia 11 de setembro no nosso território, a Câmara Municipal da Marinha Grande vem, por este meio, comunicar o reagendamento do evento de sensibilização ambiental e prova desportiva “500 Magalhães com o Pé n´Areia”, cuja realização estava marcada para o areal.
Tendo em conta a elevada incerteza das condições meteorológicas resultantes da aproximação do ciclone Danielle a Portugal Continental e, por forma a garantir a segurança dos participantes envolvidos, a organização e os seus parceiros informam que a iniciativa será realizada em junho de 2023.

50 anos de Engenharia Química na Universidade de Coimbra

 
O Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai promover um conjunto diversificado de iniciativas, nos próximos dias 12, 14 e 21 de setembro, para comemorar os 50 anos de Engenharia Química na Universidade de Coimbra (UC).

O evento que assinala a data de aniversário realiza-se no dia 12 de setembro e tem como tema “Do passado ao futuro”. Durante a manhã, após a sessão de abertura, às 9h15m, é inaugurada a “Linha do Tempo” do DEQ, que identifica os marcos mais decisivos do departamento, e descerrada a placa comemorativa dos 50 anos de Engenharia Química, com a presença do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

No período da tarde, destaca-se o sucesso do DEQ no ensino e na ligação à indústria, com a participação do CEO da empresa The Navigator Company e de outros antigos alunos do curso de Engenharia Química. As comemorações do dia 12 terminam com uma mesa redonda sobre “O Futuro da Engenharia Química e a Transição para a Sustentabilidade”.

Já no dia 14, o evento vai ser dedicado à investigação do DEQ e parcerias com a indústria, tendo como protagonistas os cientistas do departamento e a PRODEQ, uma associação sem fins lucrativos que visa promover o estabelecimento de relações, parcerias e projetos do DEQ com o exterior. Ao longo do dia, vão ser apresentados vários projetos de investigação em curso.

Por último, no dia 21 de setembro, as atividades, que se iniciam às 14h30m, são inteiramente dirigidas aos estudantes, destacando-se a receção aos estudantes do primeiro ano e a entrega de medalhas aos alunos que concluíram o Mestrado Integrado em Engenharia Química nos últimos dois anos.

Criado em 1972, o Departamento de Engenharia Química da FCTUC sofreu grandes transformações ao longo dos tempos, como, por exemplo, a implementação do processo de Bolonha e posteriores alterações dos cursos, sensivelmente a cada 5-6 anos, para assegurar «aprendizagens de qualidade e adaptação à evolução da indústria e sociedade, tendo por base o feedback de docentes e a participação ativa dos estudantes e empregadores», afirma Luísa Durães, diretora do DEQ. Entretanto, com a criação do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta, em 1994, «o ritmo da investigação passou a ser muito acelerado e muito relevante, especialmente na ligação com a indústria», acrescenta a responsável.

A Engenharia Química, prossegue, «é uma formação de “banda larga”, abrangendo as mais diversas áreas, quer ao nível dos processos químicos mais convencionais ou as de crescente relevância nos dias de hoje, como a biotecnologia, indústria 4.0, economia circular, sustentabilidade, etc., e, por isso, estamos a investir em novas ideias de cursos e na modernização da nossa formação em engenharia química».

No que respeita a desafios para o futuro, Luísa Durães entende que há desafios «gigantes no ambiente, na energia e na saúde, e nós temos de conseguir adaptar o nosso currículo a essas necessidades. Queremos que os nossos estudantes tenham espírito crítico e iniciativa empreendedora, com formação adaptada às necessidades atuais da sociedade e do planeta».

Cristina Pinto

Museu Virtual divulga espólio arqueológico da Câmara de Évora

O espólio arqueológico à guarda da Câmara Municipal de Évora está agora à distância de um clique. Trata-se de um projeto de divulgação do património local, com disponibilização pública e acesso livre de modelos digitais de alta qualidade. O museu virtual pode ser visitado em https://sketchfab.com/MunicipiodeEvora

Após inventariação e acondicionamento parciais, o espólio está agora a ser alvo de um extenso registo digital por parte dos técnicos municipais. A partir de uma seleção prévia de peças relevantes para a compreensão da importância histórico-arqueológica do território, sucede-se um processo de registo fotogramétrico, possibilitando a criação de modelos tridimensionais de alta qualidade de cada um dos objetos inventariados. 

Com o objetivo de divulgação pública de todo o trabalho realizado, foi criado um espaço museológico virtual, com gestão municipal, interligando novas tecnologias com comunicação e educação para o património. Com o estabelecimento de uma colaboração com a plataforma SketchFab, é agora possível aceder a diversos modelos virtuais de várias dimensões patrimoniais eborenses, de forma dinâmica e interativa, estando acessível a partir da ligação disponibilizada acima. 

Em termos estratégicos, estamos na presença de um projeto de continuidade a longo prazo, com uma tripla vertente subdividida na componente de registo - assegurando-se a preservação do(s) legado(s) históricoarqueológicos-; a comunicação com a comunidade – com discurso adaptado a um contexto mais focado na utilização das novas tecnologias; e a estruturação de uma lógica museográfica, que se pretende evolutiva e inovadora, depurando a distância entre conteúdo e público.

Relações bilaterais entre Águeda e Guiné-Bissau poderão ser ampliadas

 Ministro da Administração Territorial defendeu as potencialidades da Guiné-Bissau e lançou repto aos empresários aguedenses para investirem no país
 

“Fica aqui, hoje, o nosso compromisso para criarmos as condições para que empresários de Águeda possam ir à Guiné-Bissau explorar potenciais oportunidades de negócio”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, anteontem, na receção ao ministro da Administração Territorial e Poder Local da Guiné-Bissau, considerando ainda que investir no território “é mais do que oportuno”.
O Edil lembrou a localização estratégica da Guiné-Bissau no quadro geográfico africano, podendo ser apontada como uma porta de entrada para a África Subsariana e que apresenta oportunidades para empresas e não só. “Para além de negócios, podemos promover o bem-estar e desenvolvimento à escala mundial”, defendeu.
“Estas coisas têm mesmo de acontecer; a evolução e o desenvolvimento vão ter de chegar, mais lenta ou rapidamente, àquele país e este é o momento para empresas e a própria sociedade se unirem para que isso aconteça”, declarou Jorge Almeida, acreditando que este encontro poderá ser o primeiro passo em direção a este propósito.
O ministro guineense conclui, anteontem, em Águeda, um ciclo de encontros com autarcas, seguindo para Lisboa para uma reunião com a ministra da Coesão Territorial, dando por terminada uma visita diplomática de cerca de dez dias a Portugal. Nestes encontros, para além de lançar o repto a empresários e autarquias para o estabelecimento de acordos de parceria, Fernando Gomes procurou conhecer a realidade portuguesa no que se refere ao domínio autárquico.
Isto porque pretende organizar as primeiras eleições autárquicas do país, algo que nunca foi feito em 48 anos de independência, acreditando que o poderá concretizar no prazo de dois anos. Considerando que assumiu funções há dois meses num governo provisório cuja missão é organizar as eleições legislativas, decidiu ainda assim “abraçar este desafio” de “criar uma base para que o governo que saia das eleições tenha algo para avançar” neste processo de organização autárquica.
Num discurso sério e comprometido, Fernando Gomes reconheceu as fragilidades e apontou o “grande potencial” do país. “É preciso avançar rapidamente com a organização do poder local, porque nenhum país do mundo consegue fazer algo de bom e desenvolver-se, sem um poder local organizado e forte”, disse, defendendo que esse “é um aspeto que falta no nosso país”.
Sublinhando que a Guiné-Bissau tem “muito para dar”, lançou o repto aos empresários aguedenses para que se desloquem ao país para “constatarem in loco as possibilidades de negócios” e “fazerem prospeção de mercado”, deixando antever “contrapartidas fiscais” para quem investir no país.
O ministro convidou ainda o Presidente da Câmara de Águeda para visitar igualmente Guiné-Bissau e desenvolver um acordo de parceria “nos domínios que entender”, porque “Bissau precisa de parceiros”, justificou.
Jorge Almeida lembrou que o Município de Águeda tem com uma geminação com a cidade de Bissau há mais de duas décadas e que tem desenvolvido, muito recentemente, um trabalho de parceria com uma Organização Não Governamental e numa articulação muito próxima com o Hospital de S. João, no Porto, para “criar condições para a evacuação de crianças doentes que não têm solução médico-cirúrgica na Guiné-Bissau”. Um projeto “por um bem maior” que conta com o apoio da Câmara de Águeda e que a Autarquia tem acompanhado muito de perto.
 

 

Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para desenvolvimento de materiais recicláveis inovadores

 O Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), via LaserLab Coimbra, é um dos principais parceiros do projeto científico europeu ReMade@ARI, um projeto que acaba se ser lançado e que visa desenvolver materiais recicláveis inovadores para componentes-chave em áreas diversas, a um nível sem precedentes.
Com um orçamento global de 13,8 milhões de euros, o projeto, que reúne 40 parceiros, é financiado pela União Europeia (UE) e liderado pelo centro alemão Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR).
O Plano de Ação de Economia Circular da União Europeia baseia-se no pressuposto de que até 80% do impacto ambiental de um produto é determinado durante a fase de projeto. Para promover uma abordagem abrangente da produção e produtos sustentáveis, o ReMade@ARI visa, segundo o consórcio, «alavancar o desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis para componentes-chave nos mais diversos setores, como o de materiais eletrónicos, baterias, veículos, construção, embalagens, plásticos, têxteis e alimentos, a um nível sem precedentes. Para responder ao desafio de criar novos materiais que sejam funcionalmente competitivos e altamente recicláveis, será aproveitado o potencial de mais de 50 infraestruturas de investigação analítica da rede europeia ARIE».
«No supermercado, as frutas e os legumes são frequentemente embalados em plásticos para prolongar a sua vida útil. No futuro, os materiais de base biológica derivados da madeira poderão constituir uma alternativa sustentável. É aqui que o ReMade@ARI entra em ação: a investigação que leva ao desenvolvimento de novos materiais sofisticados depende crucialmente do acesso às infraestruturas de investigação europeias de classe mundial, que uniram forças no ReMade@ARI», exemplifica o consórcio.
Assim, a plataforma ReMade@ARI será o “hub” central para todos os setores e áreas de investigação em que serão desenvolvidos novos materiais para uma economia circular. «Fornecemos aos cientistas que estão a trabalhar em projetos de desenvolvimento de novos materiais recicláveis ferramentas analíticas que lhes permitem explorar as propriedades e a estrutura dos seus materiais ao mínimo detalhe, incluindo resolução atómica», explica Stefan Facsko, coordenador científico do projeto, enfatizando que «isso requer a exploração dos mais diversos métodos analíticos, envolvendo combinações apropriadas de fotões, eletrões, neutrões, iões, positrões e campos magnéticos muito elevados».
Nesse sentido, qualquer cientista, com ligações quer à academia quer à indústria, que trabalhe em novos materiais recicláveis, pode entrar em contacto com o consórcio. Será dada especial atenção aos cientistas que trabalhem em domínios de investigação em que o potencial das infraestruturas de investigação ainda não foi explorado.
De acordo com Rui Fausto, um dos coordenadores do projeto em Portugal e professor catedrático no Departamento de Química da FCTUC, «a plataforma vai oferecer aos cientistas um serviço completo, colaborando com eles de perto para identificar as propriedades relevantes a serem analisadas, de modo a desenvolver o material ideal para uma finalidade específica». Com base nisso, conclui, «as infraestruturas de pesquisa mais adequadas para medir essas propriedades serão identificadas entre o conjunto de instalações únicas da Europa que integram o consórcio».

Cristina Pinto