quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Rafael Reis reforça liderança da Volta a Portugal

O ciclista Rafael Reis (Efapel) venceu hoje a primeira etapa da Volta a Portugal em bicicleta, que ligou Torres Vedras a Setúbal, e reforçou a liderança da prova.

Já depois de ter vencido na quarta-feira o prólogo, disputado em Lisboa, Rafael Reis repetiu hoje o triunfo, tendo cumprido os 175,8 quilómetros que ligaram Torres Vedras a Setúbal em 4:12.23 horas, superando o pelotão, liderado pelo holandês Alex Molenaar (Burgos-BH), em dois segundos.

Com mais este triunfo, Rafael Reis mantém a camisola amarela, liderando agora com um total de 4:18.33 horas, menos 17 segundos do que o espanhol Diego Lopez Fuentes (Kern Pharma), que subiu ao segundo posto, e 21 segundos do que o alemão Juri Hollmann (Movistar) e do que o luxemburguês Tom Wirtgen (Bingoal Pawles Sauces), terceiro e quarto classificados, respetivamente.

Na sexta-feira, cumpre-se a segunda etapa da prova, que vai ligar Ponte de Sor a Castelo Branco, numa distância total de 162,1 quilómetros.

Fonte: Lusa

 e Imagem: Sapo24

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CBO diz que projeto bipartidário de infraestrutura do Senado aumentaria déficit de US $ 256 bilhões em 10 anos


O Escritório de Orçamento do Congresso divulgou uma análise do projeto bipartidário de infraestrutura do Senado na tarde de quinta-feira que concluiu que a medida aumentaria o déficit federal em US $ 256 bilhões em um período de 10 anos.

A pontuação da CBO foi uma questão fundamental para os senadores antes que eles pudessem avançar para terminar o projeto de lei, seja na quinta-feira ou no fim de semana.


* Senate Majority Leader Chuck Schumer speaks at a news conference with Senate Democratic leadership. | Anna Moneymaker/Getty Images

Fonte: Político

Carnaval de Verão: Esclarecimento da ACBFF

 Face às recentes notícias vindas a público sobre o Carnaval de Verão – um dos principais eventos organizados anualmente pela Associação de Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz, vem esta associação esclarecer o seguinte:

 - O Carnaval de Verão - enquanto evento integrado na animação de época de alta no concelho, existe há cerca de 13 anos -, tendo sido organizado ao longo do tempo por diversas entidades, mas principalmente pela CMFF.

 - Desde a sua criação, a ACBFF estabeleceu como prioridade organizar todos os anos um Carnaval de Verão (em alguns casos com o nome Sambão), como reflexo e prolongamento do habitual Carnaval em época normal, e cumprindo assim a sua missão de contribuir para a oferta de animação de Verão no concelho.

 - Para esse efeito, a ACBFF celebra todos os anos um protocolo específico com a CMFF que, refira-se, foi sempre a única entidade pública a apoiar financeira e logisticamente este evento turístico.

 - Resumindo, o Carnaval de Verão continua e continuará a fazer parte dos planos estratégicos da ACBFF no futuro, sempre que as condições de segurança sanitária o permitirem.

 - A ACBFF reforça o seu carácter apartidário, e reafirma o seu compromisso com a população do concelho da Figueira da Foz na defesa do associativismo, do Carnaval, da animação e da atração turística do concelho.

 - A ACBFF não irá admitir qualquer aproveitamento político do trabalho voluntário, dedicado e abnegado que os seus sócios desenvolvem para toda a população, sem excepção.

 

A direção da ACBFF

ADIG: Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha foi a eleições


 A ADIG realizou a sua Assembleia Eleitoral no dia 2 de agosto de 2021.
A lista liderada por Humberto Rocha, foi eleita por unanimidade, para o biénio 2021/2023 e dará continuidade às ações de defesa da nossa Terra.

Objetivos:
1. Continuar a monitorizar todos os impactos relativos às intervenções já conquistadas (casos do Petcoke, do Clinquer, do Carbonato Dissódico, dos Limites da Freguesia/Cidade, da poluição e dos obstáculos da Ria, da Bandeira da Gafanha da Nazaré junto das restantes no Forte da Barra, da inscrição de Gafanha da Nazaré no Depósito da Água, entre outros.

2. Dar continuidade à luta para resolução dos problemas que ainda estão pendentes
3. Em resumo: A ADIG continuará fiel aos seus princípios:

Continuar a defender os direitos da Gafanha da Nazaré e dos seus habitantes e a lutar contra todos os que atropelem esses direitos.







Proença-a-Nova | COVID-19: ponto de situação no concelho de Proença-a-Nova


O concelho de Proença-a-Nova regista, dia 5 de agosto, 132 pessoas infetadas com COVID-19, sendo que destas 105 são utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, 22 são colaboradores desta instituição e os restantes cinco são elementos da comunidade que já estão a ser acompanhados desde a semana passada. Durante a reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, foi avançada a informação que três utentes geram, neste momento, maior preocupação, estando a ser acompanhados pela equipa médica e de enfermagem da Santa Casa. Foi recordado que a média de idades destes utentes ronda os 85,5 anos, sendo por isso uma população mais vulnerável, apesar de terem todos as duas doses da vacina.

Durante a manhã desta quinta-feira, alguns dos utentes que testaram negativo foram transportados para outra habitação, para uma maior proteção. Também no dia de hoje continuaram a ser realizados testes à rede de contactos dos funcionários da instituição que estão positivos, devendo esses resultados ser conhecidos durante esta sexta-feira, 6 de agosto.

Proença-a-Nova | Reforço da vigilância nas florestas do concelho com voluntariado jovem


Chegou ao concelho de Proença-a-Nova a iniciativa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, orientada pelo IPDJ, Instituto Português do Desporto e da Juventude. A dinâmica reúne, no total, nove jovens entre os 18 e os 30 anos de idade em ações vigilância móvel e fixa, com o intuito de defender as florestas de incêndios e garantir a sustentabilidade ambiental.

Estes voluntários vêm complementar o trabalho já realizado pelos vigilantes nos principais pontos de vigia ao longo de todo o Verão, compostos por: posto de vigia de 1ª ordem do Chão de Galego, com equipas em permanência desde 7 de maio; posto de vigia de 2ª ordem, do Vergão, no início de julho. Os jovens dividem-se em turnos de três semanas durante o período estipulado e são distribuídos em zonas de boa visibilidade para identificação de potenciais focos de incêndio, onde se costumam fixar durante cinco horas por dia.

Apesar deste programa estar disponível pela organização ao longo de todo o ano, o projeto arrancou no concelho de Proença-a-Nova no dia 19 de julho e terminará a 27 de agosto de 2021. O principal objetivo desta iniciativa é tentar identificar mais rapidamente os focos destes incêndios florestais, que nos últimos anos têm afetado Proença-a-Nova, bem como toda a região envolvente.

Sofia Carrondo e José Fernandes são dois dos jovens que embarcaram neste desafio. Ambos assumem que aceitaram ir para o terreno como forma de arranjar uma nova maneira de ocupar os seus tempos livres, agora que estão em pausa letiva. “É uma grande responsabilidade. Embora seja uma tarefa relativamente simples de se fazer, não podemos ser negligentes”, frisa José Fernandes, que realça a importância deste trabalho para a comunidade.


Portugal regista óbito de uma criança. Dez mortes e 2581 novos casos de Covid.

Nas últimas 24 horas recuperaram 4747 pessoas

Estão confirmadas 17 422 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais dez do que no último boletim epidemiológico. Uma das vítimas mortais é um rapaz com menos de dez anos. Contactada pela TSF, a Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu que esta criança sofria de patologias de base.

O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 979 987, mais 2581 nas últimas 24 horas. Há, neste momento, 45 198 casos ativos e nova redução nos internamentos.

De acordo com o boletim da DGS estão esta quinta-feira internadas 898 pessoas com Covid-19 em enfermaria, menos 21 em relação a quarta-feira, e 196 em cuidados intensivos, menos oito do que no dia anterior.

A área de Lisboa e Vale do Tejo com 947 casos e a região Norte com 1866 têm a maioria das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As dez mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (3), na região Centro (3), na região Norte (2), no Alentejo (1) e no Algarve (1).

Os dados divulgados pela DGS mostram também que há menos 2176 casos ativos, totalizando e que 4747 pessoas foram dadas como recuperados nas últimas 24 horas, o que aumenta o total nacional para 917 367 recuperados.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram em Portugal 17 422 pessoas e foram registados 979 987 casos de infeção.

Com TSF

Oficial. Messi sai do Barcelona

O clube revela que tinha acordo com o jogador, mas Messi não fica devido a questões financeiras impostas pela Liga espanhol.

É o fim de uma relação que parecia eterna. Lionel Messi não vai continuar no Barcelona. Tudo indicava que esse cenário estava afastado, mas o clube catalão confirma que o jogador não vai prosseguir a sua carreira no Camp Nou, que durou 17 temporadas.

Em comunicado, o Barça esclarece que havia entendimento com o jogador para a renovação do contrato que terminou no final da época passada, mas "obstáculos financeiros e estruturais", relacionados com os regulamentos da Liga espanhola, impedem o registo do contrato acertado entre as partes.

"Como resultado desta situação, Messi não ficará no Barcelona. As duas partes lamentam profundamente que o desejo do jogadores e do clube não será concretizado", acrescenta o clube.

Na nota divulgada, os responsáveis do Barcelona expressa "gratidão pelo contributo de Messi para o engrandecimento do clube" e deseja "o melhot para o seu futuro pessoal e profissional".

Messi, de 34 anos, nunca jogou, a nível sénior, por outro clube que não o Barça. O internacional argentino, um dos melhores jogadores da história do futebol, está livre para assinar por um novo emblema.

Deixa o Barcelona depois de 778 jogos e 672 golos marcados.

RR

Macron confirma terceira dose da vacina para os “mais frágeis e mais velhos”

O Presidente de França confirmou que o seu Governo está a preparar uma campanha de vacinação contra a Covid-19 no "início do ano letivo", em setembro.

França tenciona reforçar a vacinação antiCovid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou esta quinta-feira o Presidente francês, Emmanuel Macron.

"Sim, uma terceira dose será muito provavelmente necessária, não para todos imediatamente, mas em qualquer caso para os mais velhos e mais frágeis. É por isso que nos estamos a preparar para esta terceira dose", afirmou Macron, citado pelas agências France-Presse (AFP) e EFE.

Macron confirmou que o seu Governo está a preparar uma campanha de vacinação contra a Covid-19 no "início do ano letivo", em setembro.

A declaração consta de um vídeo que Macron divulgou nas redes sociais, no âmbito de uma campanha de diálogo com os cidadãos, sobretudo os mais jovens, a partir da residência de verão dos chefes de Estado franceses em Bregançon, no sul do país.

O Presidente francês já tinha anunciado, a 12 de julho, a nova campanha de vacinação no início do ano escolar, à semelhança de outros países, como Israel ou a Alemanha.

Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira, que o universo de pessoas a quem será oferecido um reforço da vacina deverá ser decidido na próxima semana.

Atualmente, a terceira dose só é recomendada em França para pessoas imunocomprometidas, como as que receberam um transplante.

A declaração de Emmanuel Macron surgiu um dia depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter recomendado uma moratória global sobre a terceira dose.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu também que se considerasse o adiamento da vacinação dos adolescentes nos países ricos, a fim de dar prioridade aos menos desenvolvidos.

"Compreendemos a preocupação dos governos em proteger as suas populações da variante Delta, mas não podemos aceitar que os países que esgotaram a maior parte das suas reservas de vacinas continuem a administrar ainda mais, enquanto as populações mais vulneráveis do mundo permanecem desprotegidas", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, na quarta-feira.

O diretor-geral da OMS explicou que a moratória seria até ao final de setembro, o prazo estabelecido para atingir pelo menos 10% da população de cada país totalmente vacinada, embora tenha reconhecido que será difícil atingir esse objetivo.

Enquanto a Europa tem mais de metade da sua população vacinada e os Estados Unidos têm 70%, apenas 2% das pessoas em África estão totalmente vacinadas e 5% receberam uma dose, segundo a OMS.

A vacinação contra a Covid-19 a nível mundial ultrapassou já a administração de 4,2 mil milhões de doses, segundo dados recolhidos pela Universidade Johns Hopkins.

Em França, mais de 43,2 milhões de pessoas tinham recebido pelo menos uma dose até terça-feira, segundo dados do Governo.

A França regista 112.081 mortos por Covid-19, em mais de 6,2 milhões de casos confirmados.

A nível mundial, a pandemia de Covid-19 fez pelo menos 4.247.424 mortos, entre mais de 200,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo um balanço da AFP com base em dados oficiais.

Lusa

Filho de Ballack morre em acidente de moto 4 em Tróia

Emilio Ballack tinha 18 anos. A TVI24 avança que o filho do antigo internacional alemão não resistiu a um acidente de moto 4, na madrugada de quinta-feira.


Emilio Ballack, filho do antigo internacional alemão Michael Ballack, morreu na madrugada de quinta-feira, em Tróia, vítima de um acidente de moto 4.

De acordo com a informação avançada pela TVI24, Emilio, de 18 anos, despistou-se, por volta das 2h00, perto da casa de férias da família, adquirida pelo ex-futebolista há alguns anos.

Emilio era um dos três filhos do casamento de Michael e da sua ex-mulher Simone. Ou outros são Louis, de 19 anos, e Jordi, de 16.

Barcelos | Projeto destinado a cuidadores vence Poliempreende 2021 do IPCA

  

O projeto SOS Caregiver foi o vencedor da edição de 2021 do concurso Poliempreende do IPCA. Trata-se de uma solução tecnológica multifuncional que integra um conjunto de ferramentas intuitivas e inclusivas destinadas a apoiar os cuidadores formais e informais. 

 Na qualidade de vencedor regional, este projeto vai representar o IPCA na fase final do concurso nacional, que se realizará de 13 a 16 de setembro, em Santarém, e irá juntar os finalistas regionais das edições de 2020 e 2021 de todas as instituições de ensino superior que integram a rede Poliempreende.  

A equipa vencedora é composta estudantes Laura Leiras Cardoso (Licenciatura em Engenharia Informática Médica), Vera Almeida (Mestrado em Gestão das Organizações) e Maria Carvalho (Design Gráfico), e Joaquim Gonçalves, docente da Escola Superior de Tecnologia.  

 “Participar no Poliempreende foi uma experiência muito positiva. Permitiu-nos amadurecer a nossa ideia de negócio e sustentá-la com o plano de negócio em conformidade com o nosso plano estratégico”, afirma Vera Almeida, membro da equipa SOS Caregiver.  

A equipa mostrou-se ainda grata pela iniciativa e o que a mesma proporcionou como grupo e como pessoas individuais: “As sessões de formação e de mentoria permitiram-nos adquirir novas ferramentas, melhorar as aptidões de trabalho em equipa e empreendedorismo, desenvolver curiosidade e a ambição de concretizar para o contexto real e criar a nossa empresa.”  

A edição deste ano do Poliempreende do IPCA contou com a participação de 25 equipas, das quais 16 viram as suas ideias de negócio serem selecionadas para a defesa final, perante um júri.  

Além do projeto vencedor, foram também premiados os segundo e terceiro classificados e atribuídas duas menções honrosas.  

No segundo lugar ficou o projeto FLORK, que procura conciliar painéis solares e cortiça como alternativa natural para centrais solares flutuantes. O terceiro classificado foi o projeto Gerês&CO, uma aplicação que disponibiliza todas as informações necessárias para uma viagem organizada ao Parque Natural da Peneda-Gerês, desde curiosidades a pontos obrigatórios do destino, mapa do território, com destaque para os trilhos que se podem percorrer e, ainda, um jogo.  

As menções honrosas foram atribuídas, a título excecional, devido ao mérito das ideias a concurso, tendo distinguido os projetos Du départ, Marca Calçado e MagicAir.  

A coordenadora institucional do Poliempreende, Adriana Lago de Carvalho, fez um “balanço muito positivo do Poliempreende de 2021”, destacando “a qualidade e diversidade dos projetos e o compromisso, esforço e resiliência das equipas. Consideramos que o objetivo de fomentar uma cultura empreendedora, que impulsione o desenvolvimento de competências relevantes para o mercado de trabalho, estimulando o empreendedorismo e o mindset empreendedor foi absolutamente cumprido”.  

O júri do Poliempreende foi composto por Agostinho Silva, vice-presidente do IPCA, Filipe Soutinho, diretor-geral TecMinho, Nuno Vieira, do Santander Universidades/Banco Santander, Paulo Faria, do Programa de Ignição da Founders Founders, e Adriana Lago de Carvalho, diretora-executiva do Praxis 21 e coordenadora institucional do Poliempreende.  

Através de um concurso de ideias e de planos de negócios, o Poliempreende visa desde 2003 avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes do ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. 

Cantanhede |Através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento

Município de Cantanhede reforça apoio a famílias carenciadas

Durante o primeiro semestre de 2021, a Câmara Municipal alargou o apoio relacionado com o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento a mais 14 agregados familiares, constituindo-se assim como uma importante mais-valia para os munícipes carenciados e respetivas famílias.

Tendo como principal objetivo a comparticipação em 100% na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS, o projeto garante que a falta de recursos financeiros não impede o acesso a medicação a quem realmente dela necessita. A iniciativa tem vindo a revelar-se uma excelente resposta social, melhorando as condições socioeconómicas e de saúde a 64 pessoas.

Recorde-se que o Município de Cantanhede aderiu ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento em 2018, e consciente da conjuntura atual que vivemos, pautada pela pandemia de Covid-19 com consequências nefastas a diversos níveis, nomeadamente ao nível da saúde, ao nível do emprego, a nível económico, entre outros, com efeitos perversos num tecido populacional que já per si apresenta limitações de recursos socioeconómicos, aprovou posteriormente, em reunião de Câmara o alargamento do protocolo de 50 para 75 pessoas, de modo a poder dar resposta a uma necessidade básica de saúde que tem tido um relevante acréscimo de procura em tempos de pandemia.

O processo tem sido gerido através de uma parceria entre o Município de Cantanhede e a Dignitude, cabendo a esta a emissão de um cartão com o qual o beneficiário poderá levantar os medicamentos, sem qualquer custo, nas farmácias da rede “abem”, que já se estendem a oito das farmácias do concelho que aderiram ao programa.

À autarquia compete a referenciação dos agregados familiares e contribuir financeiramente com um valor previamente contratualizado por cada beneficiário, sendo o gasto excedente suportado pelo Fundo Solidário abem.

Ricoh lança concurso de fotografia para sensibilização sobre a doença de Alzheimer

 Numa parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF), “Uma Memória para Nunca mais Esquecer… o Passado foi Memorável, o Futuro é Digital” é o mote lançado a todos aqueles que queiram participar. 


 

Ricoh Portugal – 21 de julho de 2021 – “Uma Memória para Nunca Mais Esquecer… o passado foi memorável, o futuro é digital” é o tema do concurso lançado pela Ricoh, em parceria com o Instituto Português de Fotografia (IPF), no dia 22 de julho e terminará um mês depois (22 de agosto). O objetivo é desafiar a comunidade a partilhar imagens de momentos, que não querem mesmo esquecer, no sentido de sensibilizar a população sobre a doença de Alzheimer. As fotografias a concurso serão selecionadas e posteriormente avaliadas por um júri, que escolherá as 25 finalistas, sendo que serão apurados três vencedores.

 

“Com o projeto Printed Memories Corporate Social Responsibility da Ricoh, lançado em 2017 e a nível europeu, procuramos apoiar a causa da doença de Alzheimer. Esta ação enquadra-se nos nossos valores fundamentais e no nosso compromisso com os ODS, contribuindo para a sensibilização da problemática da doença. Por isso, queremos continuar a contribuir para a informação e sensibilização da comunidade, sobretudo daqueles que sofrem com esta doença, como já temos feito através da contribuição da nossa tecnologia inovadora e experiência ao serviço das terapias da memória e da psicoestimulação com várias instituições”, explica Ramon Martin, Ceo da Ricoh Espanha e Portugal. “Sendo o Alzheimer uma doença que nos provoca o esquecimento, decidimos que o melhor mote para sensibilizar a população seria captar aquilo que realmente queremos que perdure na nossa memória, e é esse desafio que agora lançamos”, acrescentou.

 

“O Instituto Português de Fotografia congratula-se por participar nesta iniciativa da Ricoh, como membro do júri e com a oferta do Curso Inicial de Fotografia ao segundo classificado. Para além da parte lúdica deste concurso, o mais importante é o que lhe está subjacente: a sensibilização para uma doença que progride silenciosa – a doença de Alzheimer. A fotografia tem, entre outras, a função de nos fazer lembrar e não nos deixar esquecer. Fazer lembrar é como trazer de trás para a frente, vir à memória. Não nos deixar esquecer, é não deixar sair da memória. O Instituto Português de Fotografia, nos seus mais de 50 anos de existência, já participou em inúmeras iniciativas de responsabilidade social, mas raras vezes a causa e a fotografia se aliam de forma tão virtuosa como neste desafio proposto pela Ricoh”, afirma José Sarmento, Diretor do IPF.

 

Os vencedores serão premiados com: uma máquina fotográfica Ricoh Theta que capta imagens a 360º (1º prémio); um curso de fotografia no IFP (2ª prémio); um tablet (3º prémio). As fotografias devem ser enviadas para o email ynporto@gmail.com e a foto deve ser acompanhada de um título e uma pequena descrição de 1500 caracteres com espaços sobre a história que essa imagem representa, juntamente com a ficha de participação.

 

Posteriormente, haverá uma exposição itinerante das fotografias finalistas, que percorrerá vários pontos do País e há ainda o objetivo de ser lançado um livro com as 25 fotografias e histórias finalistas, que será apresentado no dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Alzheimer. As vendas do livro reverterão a favor da Alzheimer Research, instituição de solidariedade e investigação líder a nível mundial na procura de uma cura para a demência e que é parceira da Ricoh no programa Printed Memories. Este programa, que teve início em 2017, visa sensibilizar as comunidades de todo o mundo para a problemática da doença de Alzheimer, que é uma das principais causas de morte na Europa, através de ações de voluntariado e de angariação de fundos. 

 

Pode consultar o regulamento do concurso aqui.

Covilhã | VOLTA A PORTUGAL - CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO


No âmbito da transmissão a partir da Praça do Município do programa da RTP “Há Volta”, de acompanhamento da Volta à Portugal em Bicicleta, no próximo sábado dia 07 de agosto, torna-se necessário proceder aos seguintes cortes parciais do trânsito automóvel: a partir das 22h00, do dia 06 (sexta-feira), até às 24h00 do dia seguinte, na Praça do Município:

- Praça do Município – Os transportes urbanos da cidade mantêm a circulação direta entre a Rua Ruy Faleiro e a Rua Visconde da Coriscada, sem contornar a rotunda;

- Corte da Rua António Augusto de Aguiar, nos sentidos de acesso à referida praça, exceto aos veículos de transporte de mercadorias para o Mercado Municipal (entre as 06H00 e as 08H00) e aos táxis, que podem ali permanecer procedendo na saída daquele local à inversão de marcha.

Relativamente à passagem da 3ª Etapa da Volta a Portugal em Bicicleta pela Covilhã, no mesmo dia 07 de agosto, será necessário proceder ao condicionamento/corte trânsito, entre as 16H00 e as 17H30, nos acessos e percurso definido para a prova.

A GNR e a PSP farão o acompanhamento ao longo do percurso, sendo que os cortes de trânsito serão sempre efetuados poucos minutos antes da passagem dos ciclistas e abertos imediatamente após a passagem do carro-vassoura.




Município de Mira vai reflorestar 1.600 hectares de pinhal ardido em 2017

A Câmara Municipal de Mira viu aprovada a candidatura a fundos comunitários para a reflorestação de uma área de 1.600 hectares que tinha sido destruída nos incêndios de outubro de 2017, anunciou hoje o município.

O investimento no valor de 2,6 milhões de euros é “apoiado pelo Programa de Desenvolvimento Regional 2020. Com o financiamento aprovado, a Câmara Municipal vai abrir concurso público para a execução de todos os trabalhos”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o município, a área para executar neste projeto estava anteriormente “ocupada por povoamentos de pinheiro-bravo”, tendo sido “destruído todo o arvoredo” pelo incêndio florestal de 15 de outubro de 2017. Atualmente nessa área verifica-se “regeneração natural de matos e acácia-de-espiga e também de alguns exemplares de samouco e camarinha”.

O projeto inclui a “recuperação do perímetro florestal das dunas e pinhais de Mira”, bem como “a preparação do terreno para acomodar a plantação, com operações de corte e redução da estilha, e deposição no solo da vegetação arbustiva constituída por matos e acácia-de-espigas dentro da área de intervenção”, refere aquele município do distrito de Coimbra.

Posteriormente, a autarquia prevê proceder à plantação de “pinheiro-bravo na maioria da área, e de pinheiro-manso, nas áreas identificadas da rede primária”.

Para além da urgência na recuperação do importante papel de fixação das areias, proteção dos ventos e tampão às brisas e nevoeiros marítimos, as intervenções propostas assentam na necessidade real, inequívoca e oportuna da realização do investimento, com razoabilidade de custos, na ótica de análise de custo-benefício e da diminuição dos impactos no sistema florestal”, lê-se na nota.

A reflorestação tem em conta os objetivos previamente estabelecidos, a resposta do ecossistema ao fogo, bem como as orientações regionais de ordenamento florestal constantes no Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF).
Para o presidente do município de Mira, Raul Almeida, este é “um dos maiores projetos de reflorestação em termos nacionais e uma necessidade absoluta para Mira”.

“É urgente garantir o repovoamento florestal das áreas ardidas e a proteção da erosão dos solos”, conclui.

Lusa

Tribunal europeu autoriza hospital do Reino Unido a retirar o suporte de vida a bebé

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso interposto pela família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o hospital de Manchester a retirar-lhe o suporte de vida. Os pais querem levá-la para os Estados Unidos, que já emitiram o visto, mas o tribunal reitera que o melhor é retirar o suporte de vida.

Segundo os advogados da família, citados pelo The Guardian, a decisão foi "devastadora" para os pais de Alta Fixsler. Eles "só querem explorar todas as opções para tentarem salvar a vida da sua filha", acrescentaram.

Alta, que nasceu no Reino Unido, é o foco de uma batalha jurídica entre o hospital Manchester University NHS Foundation Trust, onde tem sido cuidada desde que nasceu, e os seus pais. À nascença, Alta sofreu uma lesão cerebral e os médicos que a tratam defendem que ela não tem perspetivas de recuperação, que não tem "consciência", não pode ver nem ouvir e está em sofrimento constante, pelo que o melhor seria desligar as máquinas de suporte de vida e colocá-la em cuidados paliativos. Uma opinião que é apoiada pelos tribunais britânicos, que concordaram com a posição do hospital de Manchester – uma decisão que, se avançar, deverá resultar na morte de Alta ao fim de dias ou mesmo horas.

No entanto, os seus pais, judeus ultraortodoxos, dizem que a retirada do tratamento atenta contra as suas crenças religiosas e invocam o direito a decidir qual é a melhor opção para a sua filha, pretendendo por isso levá-la para os EUA.

Assim, na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal, segundo a qual Alta poderia ver retirado o seu suporte de vida, os pais recorreram ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, argumentando também que a medida era contra os seus direitos como pais.

Porém, numa carta enviada à família na segunda-feira, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos informou que rejeitava o recurso e concordou com a decisão do tribunal britânico de permitir a retirada do suporte de vida e de colocar Alta nos cuidados paliativos.

Tanto os EUA — que já concederam um visto a Alta para viajar para o país para avaliação e eventual tratamento — como Israel já se ofereceram para acolher Alta e a sua família – os pais da bebé são cidadãos israelitas e o seu pai tem também cidadania norte-americana.

David Foster, da firma de advogados Moore Barlow, falou em nome da família e afirmou que a religião de Alta não tinha sido devidamente tida em conta: "Na cultura judaica, a pessoa torna-se um membro da fé na concepção e a religião de Alta proíbe a retirada dos cuidados que salvam vidas".

"Acreditamos também que foi dado um peso excessivo a 'causar dor' como um factor na decisão. Argumentamos que Alta não sentiria mais ou menos dor ao ser transportada para um hospital em Israel do que se estivesse deitada numa cama em Manchester – mas a sua hipótese de tratamento posterior foi-lhe negada", defende ainda.

No início desta semana, o Professor Dominic Wilkinson, pediatra no hospital John Radcliffe, em Oxford, e diretor de ética médica da Universidade de Oxford, afirmou que "a medicina já não a pode ajudar [Alta]", explicando à BBC Radio 4 que "mantê-la viva em máquinas num estado de dor consistente sem qualquer perspetiva de melhoria, com a perspetiva de continuar naquilo que [os médicos] descrevem como um estado de perpétuo silêncio e escuridão, é prejudicá-la".

Madremedia

Pichardo “muito feliz” com subida ao lugar mais alto do pódio

O português Pedro Pichardo, hoje consagrado campeão olímpico do triplo salto em Tóquio2020, admitiu sentir-se "muito feliz" com a subida ao lugar mais alto do pódio, onde recebeu a medalha de ouro, no Estádio Nacional de Tóquio.

"Foi um momento muito bom, muito feliz", resumiu o atleta aos jornalistas presentes, após a cerimónia em que o hino nacional se fez ouvir pela quinta vez em Jogos.

O luso recebeu a medalha, que exibiu perante um estádio quase vazio, apenas com jornalistas e oficiais acreditados, antes de cantar o hino enquanto a bandeira de Portugal era erguida no Estádio Nacional de Tóquio.

Pichardo tornou-se o quinto campeão olímpico português, sucedendo a Carlos Lopes (maratona de Los Angeles1984), Rosa Mota (maratona de Seul1988), Fernanda Ribeiro (10.000 metros de Atlanta1996) e Nélson Évora (triplo salto de Pequim2008).

Venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da prata de Patrícia Mamona, na prova feminina do triplo salto, e do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).

O atleta de 28 anos efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.

Os restantes dois saltos válidos do benfiquista na final, ambos de 17,61 metros, também teriam valido o título.

Para o agora campeão olímpico, "quando se ouve o hino é porque se ganha", razão pela qual, embora tivesse dito antes que não era "muito emotivo", tenha vivido o momento com "um bocado mais de emoção".

O ouro, disse ainda, "é a única maneira de agradecer a Portugal", país pelo qual se naturalizou após a saída de Cuba.

O pai e treinador, Jorge Pichardo, é também ele um homem "pouco emotivo", e admitiu que a dupla tem trabalhado "desde 2019 para quebrar o recorde do mundo", do britânico Jonathan Edwards, cifrado em 18,29 metros.

"A estratégia que traçámos era a de quebrar [pelo menos] o recorde olímpico. Hoje, tinha dores na perna direita e não conseguiu. Mas, esperamos recuperar no regresso a Portugal. [Está a saltar] 18,40 e até mais. Os 18,60 eram o plano para hoje", declarou.

De resto, esse quebrar dos recordes deve acontecer "quanto mais rápido melhor", e espera que possa acontecer ainda esta temporada, com a final da Liga Diamante, em setembro, como próximo objetivo.

O segredo, esse, é "de família". "Depois de se retirar, revelo tudo. Mas vou guardar para mim algum detalhe ou outro", brincou.

Fonte: Lusa

 e Imagem: Sapo

Vendas de cerveja caem 15% e exportações sobem 9% em 2020 em Portugal

As vendas de cerveja em Portugal caíram 15% em 2020, "um ano verdadeiramente atípico" marcado pelo início da pandemia, e as exportações subiram 9%, de acordo com dados da Associação Cervejeiros de Portugal hoje divulgados.

No ano passado, "a evolução da produção, vendas e consumo de cerveja foi, naturalmente, de queda generalizada, uma vez que o consumo de cerveja em Portugal e no mundo é, marcadamente, de caráter social e de convívio", refere a entidade, num comunicado divulgado na véspera do Dia Internacional da Cerveja.

De acordo com os dados da Associação Cervejeiros de Portugal, "a produção total de cerveja em 2020 fixou-se nos 659 milhões de litros, tendo caído 7,3% face a 2019".

As vendas tiveram uma queda de 15%, "tendo sido consumidos no mercado doméstico cerca de 469 milhões de litros de cerveja no ano passado".

No período em análise, o setor cervejeiro exportou 194 milhões de litros de cerveja, uma subida de 9% face a 2019 (177 milhões de litros), "fruto da reabertura de mercados, especialmente no segundo semestre de 2020", lê-se no comunicado.

O Dia Internacional da Cerveja é um evento mundial assinalado em mais de 50 países e que este ano é celebrado no dia 06 de agosto, altura em que associação vai lançar a campanha 'Saber Cerveja'.

"Habitualmente, o associativismo não está tão próximo dos consumidores, para romper este paradigma criámos a marca e programa Saber Cerveja, que visa informar e trazer mais saber sobre cerveja", afirma o secretário-geral da Associação Cervejeiros de Portugal, Francisco Gírio, citado em comunicado.

"Mas a ação do 'Saber Cerveja' vai mais longe do que um 'hub' de informação em plataformas sociais: neste ano e meio atípico, e particularmente difícil para o setor, a associação criou ao abrigo deste programa a Academia da Cerveja, um conjunto de cursos de curta-duração para profissionais do setor Horeca [Hotéis, Restaurantes e Cafés], e publicou o Guia dos Cervejeiros em Portugal 2020-2021, um mapeamento do melhor que se faz nos 18 distritos e ilhas em matéria de cerveja, promovendo as cervejeiras nacionais, industriais e artesanais, que hoje são mais de 100 empresas", adianta o responsável.

O Dia Internacional da Cerveja foi criado em 2007, em Santa Cruz da Califórnia, e começou por ser uma celebração apenas no bar dos fundadores, que depois se expandiu até se transformar num evento mundial.

Em Portugal, a data é celebrada pela Confraria da Cerveja, uma entidade não lucrativa que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro.

Lusa

Imagem: Sapo

MUBi reuniu com o candidato da CDU à Câmara de Aveiro

 No passado 30 de Julho, a MUBi reuniu com o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Viegas. A MUBi e o candidato discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.

O encontro teve lugar junto à Rotunda do Eucalipto, uma zona central da cidade densamente habitada e com uma escola próxima, mas onde a preocupação quase total tem sido o automóvel e negligenciada a conveniência e segurança de quem se desloca a pé ou de bicicleta.


A associação transmitiu ao candidato da CDU a sua preocupação por muitas das vias sob gestão da autarquia induzirem à prática de velocidades excessivas. Para além da perda de qualidade de vida urbana e risco rodoviário, em especial para crianças, idosos e outros utilizadores vulneráveis, estas constituem um grande entrave ao uso dos modos activos de deslocação. A MUBi considera que é premente a transformação do espaço público para o tornar mais seguro e inclusivo.


É igualmente importante a melhoria dos transportes públicos no município e a criação de redes de percursos directos, convenientes e seguros para as deslocações a pé e em bicicleta, em especial entre a cidade consolidada e as freguesias periféricas. A política de gestão de estacionamento tem obrigatoriamente de estar integrada numa estratégia abrangente de mobilidade sustentável, e é, por isso, inaceitável o aumento da oferta de estacionamento automóvel na cidade.


A MUBi, que esteve representada por Rui Igreja e João Almeida, teve ainda a oportunidade de entregar a Miguel Viegas o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/). 


Da parte do candidato da CDU à Câmara de Aveiro, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e no geral acompanhadas. Miguel Viegas disse defender políticas autárquicas alinhadas com a urgência climática, e um paradigma da mobilidade assente em mais transportes públicos, mais mobilidade activa e na redução do uso do automóvel individual.


Esta foi a primeira de uma ronda de reuniões que a MUBi está a realizar com os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Aveiro nas Eleições Autárquicas de 2021.

Técnica inovadora desenvolvida em Coimbra permite produzir circuitos elásticos e têxteis eletrónicos em larga escala e a baixo custo Aplicações: saúde, IoT, desporto, automóveis e moda

 

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu uma nova técnica de produção de circuitos elásticos, o que permite imprimir adesivos eletrónicos para monitorizar a saúde de doentes, criar pele artificial ou desenvolver dispositivos vestíveis que registam a performance de atletas, em larga escala e a baixo custo.

Esta técnica, que acaba de ser publicada na prestigiada revista científica Nature Communications, foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação WoW do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), uma parceria internacional da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Carnegie Mellon University nos Estados Unidos.

Na última década, um dos maiores desafios no campo da eletrónica flexível tem sido conseguir produzir circuitos flexíveis de forma eficiente e económica. Com vasta experiência no desenvolvimento destes circuitos, a equipa de investigação do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Universidade de Coimbra, liderada por Mahmoud Tavakoli, desenvolveu uma técnica que apresenta uma alternativa para a integração de microchips, que se encontram em estado sólido, em materiais flexíveis e circuitos à base de polímeros elásticos.

De acordo com Mahmoud Tavakoli, «esta solução de auto-soldagem que encontrámos é um passo gigante para produzirmos estes circuitos a baixo custo e avançarmos para a sua comercialização. Graças a esta descoberta poderemos incorporar de forma eficiente microchips em circuitos flexíveis e utilizá-los na produção de vários tipos de circuitos elásticos ultrafinos, ou têxteis eletrónicos. O problema que resolvemos é central para a produção em larga escala e a comercialização de várias tipologias de produtos. É uma nova alternativa à soldagem tradicional de microchips e pode criar uma revolução na montagem de circuitos impressos».

O investigador acrescenta ainda que «graças a esta descoberta muitas utilizações sugeridas por diferentes grupos de investigação que usam circuitos flexíveis podem dar o salto para fora do laboratório e começar a apostar na sua comercialização. Isto inclui, por exemplo, a aplicação em sensores de biomonitorização e adesivos com diferentes aplicações médicas, capazes de registar dados de saúde de doentes como atividade muscular, respiração, temperatura corporal, batimentos cardíacos, atividade cerebral, ou até emoções».

A indústria têxtil é outro dos setores que pode beneficiar com esta descoberta ao integrá-la na próxima geração de roupas inteligentes, quer seja para monitorizar o desempenho de atletas, mapear os movimentos de uma atriz, ou até revolucionar a próxima geração de moda moderna, em que o tecido poderá ser usado como uma ferramenta de comunicação.

A tecnologia apresentada já se encontra patenteada pela Universidade de Coimbra e a Carnegie Mellon University. Atualmente, a equipa procura, com o apoio do Gabinete de Transferência de Tecnologia da Universidade de Coimbra, UC Business, encontrar parceiros empresariais que apoiem a comercialização desta solução em diferentes áreas de atividade.

Esta investigação está a ser parcialmente financiada pelo projeto WoW do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), num consórcio liderado pela empresa GLINTT em colaboração com o ISR da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Departamento de Engenharia Mecânica da Carnegie Mellon University.

O artigo científico está disponível: aqui.

Mais sobre o projeto WoW - O projeto WoW é um dos 12 projetos de Larga Escala que estão a ser desenvolvidos no âmbito do Programa CMU Portugal. A empresa promotora é a GLINTT em colaboração com o ISR da Universidade de Coimbra, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Departamento de Engenharia Mecânica na CMU. A investigação desenvolvida propõe a criação de adesivos eletrónicos impressos com sensores de biomonitorização, simples e de baixo custo. Estes dispositivos serão aplicados nos doentes, permitindo a recolha e tratamento de dados fisiológicos e comportamentais dos mesmos, incluindo atividade cardíaca e muscular, frequência respiratória, temperatura corporal, oxigénio no sangue, entre outros. O projeto pretende ir mais longe com a adaptação destes dispositivos à cama dos doentes, que estarão equipadas com uma unidade IoT e em que o adesivo permitirá não só uma recolha dos dados como também uma transmissão de energia para os próprios adesivos. Os avanços deste projeto terão um importante impacto em todos os intervenientes do sistema de saúde: para os pacientes será uma garantia de conforto, uma vez que os libertará do Hospital, podendo ficar em casa. Para o Sistema de Saúde esta solução terá influência na redução dos custos relacionados com tratamentos e hospitalizações, além de permitir uma recolha centralizada de dados.

Sobre o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) - A missão do Programa CMU Portugal é colocar o país na vanguarda da inovação em áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana de Carnegie Mellon na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, iniciada em outubro de 2006 e já renovada até 2030. Esta parceria internacional envolve, para além da Universidade Carnegie Mellon, 15 universidades portuguesas, e +150 empresas parceiras. O Programa apoiou até hoje mais de 74 projetos colaborativos de investigação, sendo que 12 foram lançados em 2020 no Concurso mais ambicioso do Programa até à data. Estes projetos já impulsionaram a criação de 12 startups, que atraíram mais de 200 milhões de dólares de investimento de capital de risco, na sua maioria internacional e criaram +1000 postos de trabalho.

Sobre o Instituto de Sistemas e Robótica de Universidade de Coimbra (ISR) - O ISR promove I&D multidisciplinar nas áreas de robótica móvel autónoma, sistemas inteligentes de transporte, robótica de busca e salvamento, manipulação robótica, visão computacional, robótica médica, nas tecnologias de apoio, na Engenharia Biomédica, nas tecnologias de automação industriais avançadas e nos sistemas inteligentes de energia. O ISR dá especial atenção à investigação científica internacional e à colaboração com centros de investigação de excelência. Mais informação: aqui.