domingo, 16 de maio de 2021

Carregal do Sal | Grande Orla do Mondego, Rota da Pinha e do Pinhão e Rota dos Narcissus já estão homologados


Já é oficial. Estão homologados três percursos do Concelho de Carregal do Sal - a Grande Rota da Orla do Mondego, a Rota da Pinha e do Pinhão e a Rota dos Narcissus.

As Cartas de Homologação foram emitidas pela entidade competente - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, no seguimento do projeto de "Sinalização Turística em Viseu Dão Lafões", da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, após as vistorias realizadas nos respetivos percursos pedestres.

Os documentos foram agora enviados à Câmara Municipal de Carregal do Sal e têm uma validade de 5 anos.

A homologação confere maior visibilidade e constitui um exponencial turístico dos três percursos que, a partir de agora são também divulgados a nível nacional e internacional, através de edições próprias e em parceria e do seu sítio http://www.fcmportugal.com.





Autarca volta a insistir junto do Ministério da Saúde: Helena Teodósio quer de novo a consulta aberta em Cantanhede

Helena Teodósio não se conforma com o encerramento da consulta aberta que estava a ser assegurada pelos profissionais do Centro de Saúde de Cantanhede, entre as 8h00 e as 24h00, nas instalações do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em substituição do serviço de urgência que aí funcionava durante 24 horas diárias.

A autarca tem vindo a reclamar insistentemente junto do Ministério da Saúde, para que “seja cumprido o protocolo celebrado em 24 de fevereiro de 2007 com a Câmara Municipal, “muito particularmente no que diz respeito ao funcionamento da consulta aberta criada no âmbito de um acordo que visava colmatar o fecho da urgência”.

Desta vez foi a 13 de maio último, durante a apresentação pública do SNS 24 Balcão realizada na Casa Municipal da Cultura de Coimbra que Helena Teodósio entregou em mãos ao Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, mais uma carta em que recorda que foi com base nesse acordo que a autarquia tolerou o encerramento da urgência do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, “confiando de boa fé que a consulta aberta entre as 8h00 e as 24h00 daria reposta adequada à procura, de acordo com aquilo que os indicadores de afluência pareciam confirmar. Por isso, é absolutamente inaceitável que também esta tenha sido encerrada, muito antes da crise pandémica de Covid-19, sem que a Câmara Municipal tenha sido tida ou achada no processo e, portanto, completamente ao arrepio daquilo com que o Ministério da Saúde se comprometeu”, sublinha.

Para a líder do executivo camarário cantanhedense, “os munícipes podem muito justamente sentir-se enganados pela tutela relativamente aos serviços de saúde do concelho, com a agravante de que a deterioração da resposta tem vindo a acentuar-se significativamente e não apenas devido à crise sanitária que o país está a viver”.

É perante “esta triste realidade” que Helena Teodósio insiste em reivindicar “o integral cumprimento do protocolo que esteve na base da criação da consulta aberta”, sublinhando que é “deplorável e revoltante que um compromisso desta importância não esteja a ser honrado pelo Ministério da Saúde e que, em função disso os doentes com episódios agudos não disponham de assistência médica em tempo útil, no período estimado como o de maior afluência para esse tipo de situações, precisamente entre as 8h00 e as 24h00, e se vejam obrigados a recorrer à urgência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”.

A autarca adianta ainda que, pela sua parte sempre defendeu para o Hospital Arcebispo João Crisóstomo “um serviço de urgência básica com horário alargado, mas que a consulta aberta, das 8h00 às 24h00, se revelou uma resposta bastante útil, especialmente até ao momento em que o Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Centro decidiu unilateralmente ignorar o protocolo, diminuindo consideravelmente o horário de acesso aos MCDT's - Meios Complementares de Diagnóstico, para mais num dos períodos do dia em que eles eram mais necessários”.

Mas a machadada final “aconteceu em 2019, quando o Ministério da Saúde/Administração Regional de Saúde do Centro, mais uma vez sem dar ter dado qualquer satisfação ao Município de Cantanhede e fazendo tábua rasa do acordo que firmou em 2007, avançou com o encerramento da consulta aberta, deixando os utentes à míngua de assistência médica em situações urgentes ou emergentes uma população de cerca de 60 mil pessoas, considerando os concelhos de Cantanhede e Mira e franjas de outros vizinhos”, assinala a presidente da Câmara Municipal.

Helena Teodósio termina a carta a considerar que, “apesar de persistirem vários outros constrangimentos graves nos serviços de saúde do concelho de Cantanhede, que aliás estão manifestamente subdimensionados para cumprirem cabalmente a sua missão, é a inexistência de uma resposta atempada para os doentes com episódios agudos que tem de ser urgentemente colmatada com uma solução consentânea com o respeito devido aos munícipes e os princípios da boa fé que presidiram ao acordo celebrado pelo Ministério da Saúde com o Município de Cantanhede”.


Morreu o prefeito de São Paulo aos 41 anos

 O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu hoje, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado o seu desaparecimento.

Bruno Covas tinha sido internado em estado grave no passado dia 3 de maio para tratamento de um cancro, segundo informou na altura o Hospital Sírio-Libanês.

Diagnosticado com cancro no final de 2019, o prefeito anunciara no dia 2 de maio que ia fazer um tratamento contra a doença.

“Nos últimos meses, a vida deu-me enormes desafios. Tenho procurado enfrentá-los com fé, cabeça erguida e com muita determinação”, escreveu Covas numa nota divulgada na altura pelas redes sociais.

Neto de Mário Covas, ex-governador de São Paulo, Bruno Covas, de 41 anos, retomou as sessões de quimioterapia em fevereiro passado, e ficou novamente internado por vários dias devido a um nódulo encontrado no fígado, mas continuou no cargo.

Membro do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Bruno Covas tornou-se prefeito da cidade de São Paulo em abril de 2018, ao substituir João Doria, que saiu do cargo e foi eleito governador do estado de São Paulo.

Em junho do ano passado, Covas testou positivo para o novo coronavírus, doença que superou sem maiores problemas.

Em 2020, Covas foi reeleito prefeito após derrotar o candidato de esquerda Guilherme Boulos, do Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL), na segunda volta das autárquicas.

Bruno Covas defendia medidas de isolamento social contra a covid-19, pelo que foi criticado pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

A 29 de abril do ano passado, Bolsonaro remeteu a responsabilidade pelo aumento do número de casos e mortes causados pela covid-19 para os governadores e autarcas que decretaram medidas de isolamento social, dizendo: “Essa fatura deve ser enviada aos governadores. Pergunte ao senhor João Doria [governador do estado de São Paulo], ao senhor [Bruno] Covas [prefeito de câmara da cidade de São Paulo] porque eles adotaram medidas restritivas e as pessoas continuam a morrer”.

A notícia da morte de Bruno Covas tem sido comentada e lamentada nas redes sociais por várias personalidades, como os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer.

Lula recordou no Twitter a “longa e dura batalha contra o cancro” que o autarca travou e Dilma Rousseff usou a mesma rede social para afirmar que “o Brasil perdeu um dos seus promissores líderes políticos”.

“Com Bruno Covas vai embora parte da nossa esperança”, escreveu Michel Temer nesta rede.

O governador de São Paulo, João Dória, já emitiu uma declaração, na qual sublinha a “dedicação e afeto” que partilhou com Bruno Covas.

Também os clubes de desporto, como o São Paulo Futebol Clube, o Corinthians, o Santos Futebol Clube, o Palmeiras e o Flamengo têm manifestado o seu pesar por este falecimento.

Advogado de profissão, Bruno Covas entrou para a política aos 26 anos, tornando-se deputado na legislatura de São Paulo.

Foi então secretário do Ambiente do Estado de São Paulo (2011-2015) e depois deputado federal em Brasília, de 2015 a 2017.

Apesar da doença, continuou a ocupar o seu cargo de presidente da câmara da cidade mais populosa do Brasil (12,3 milhões de habitantes), e enfrentou a crise provocada pela pandemia de covid-19, que matou quase 29.000 pessoas em São Paulo.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Foto: Jornal do Comércio

Fernando Pimenta bronze em K1 5.000 na Taça do Mundo da Hungria. É a terceira medalha para Portugal

 O canoísta Fernando Pimenta conquistou hoje nova medalha de bronze na Taça do Mundo da Hungria, agora nos K1 5.000, a terceira de Portugal na competição de Szeged.

O quinteto que liderou boa parte da prova foi reduzido a quarteto e, nos metros finais, Pimenta, em luta com dois húngaros, foi prejudicado por um atleta atrasado, que estava na sua rota e não lhe permitiu um ‘sprint’ igual aos rivais até ao fim.

Pimenta concluiu a prova em 19.40,65 minutos, a 1,83 segundos do vencedor, o húngaro Noe Balint, que se impôs ao compatriota Balint Kopasz por 1,21 segundos.

Portugal somou a terceira medalha na Taça do Mundo, depois dos bronzes de Fernando Pimenta no sábado nos olímpicos K1 1.000 e hoje de Teresa Portela e Joana Vasconcelos em K2 200.

 

Fonte: MadreMedia/Lusa

Sismo de magnitude 2,0 sentido esta manhã no distrito de Aveiro

 Abalo foi sentido em Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis e Estarreja.

Um sismo de magnitude 2,0 foi sentido este domingo em Albergaria-a-Velha, Oliveira de Azeméis e Estarreja, no distrito de Aveiro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

Segundo o instituto, o sismo foi registado às 06:15 nas estações da Rede Sísmica do Continente e o seu epicentro localizou-se a cerca de seis quilómetros a noroeste de Sever do Vouga (Aveiro).

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima II/III na escala de Mercalli modificada em Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis.

Foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Estarreja.

IPMA acrescenta que emitirá novos comunicados se a situação o justificar.

 

Fonte: Lusa

COVID-19: Número de novos internamentos com maior aumento em quase um mês


Depois de um aumento acentuado nos internamentos a partir de finais de dezembro de 2020, que atingiu um pico no dia 01 de fevereiro (6.869 internados), esse número tem vindo a descer, com algumas flutuações.
O número de novos internamentos diários registado este domingo é o maior desde 19 de abril, quando o número aumentou de 428 no dia anterior para 454 (mais 26 pessoas).

Uma morte e 334 novos casos de contágio em Portugal nas últimas 24 horas.

Está confirmada uma nova morte e 334 novos casos de contágio devido à Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-geral de Saúde (DGS).

O número total de mortes pela doença é agora de 17.007, enquanto o de pessoas infetadas desde o início da pandemia subiu para 842.182. Há, neste momento, 22.275 casos ativos.

Estão internados 245 doentes (mais 22 nas últimas 24 horas), dos quais 76 estão nos cuidados intensivos (mais cinco do que no anterior balanço).

Até ao momento, 802.900 pessoas conseguiram recuperar, das quais 229 nas últimas 24 horas.

Há ainda 18.808 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 15 do que no balanço anterior.

TSF

GNR deteve nove pessoas em Vilar Formoso por situações de imigração ilegal


A GNR deteve sete homens estrangeiros por permanência ilegal no país e dois homens, também estrangeiros, por suspeita de auxílio à imigração ilegal, com idades entre 30 e 40 anos, na fronteira de Vilar Formoso, foi anunciado.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que os homens foram detidos pelas 05:00 de hoje, no âmbito da realização de uma ação de fiscalização rodoviária na fronteira de Vilar Formoso, no concelho de Almeida, distrito da Guarda.

Segundo esta fonte, a GNR intercetou duas viaturas, que entravam em território nacional e transportavam 23 indivíduos indostânicos (da região do subcontinente indiano que inclui parte da Índia e do Paquistão).


“Na análise documental, feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), verificou-se que sete deles estavam em situação ilegal em território nacional e outros dois eram suspeitos da prática de auxílio à imigração ilegal”, adiantou à Lusa uma fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda.

Os nove detidos vão ser apresentados ao Tribunal de Almeida, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

Os outros 14 estrangeiros “estavam com processo de legalização em andamento no SEF e ficaram em liberdade”, disse.

As duas viaturas que transportavam os homens são de matrícula portuguesa e foram apreendidas pelas autoridades policiais.

A mesma fonte adiantou que as autoridades estão a efetuar diligências no sentido de apurarem o destino dos 21 homens, que eram transportados pelos condutores das duas viaturas.

Lusa

Quase 40 países em competição a partir de terça-feira no Festival Eurovisão da Canção

Quase 40 países competem, esta semana, no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em Roterdão, nos Países Baixos, e no qual Portugal estará representando pelos The Black Mamba com a canção "Love is on my side".

Depois de um ano de paragem, devido à pandemia da covid-19, o concurso regressa com a 65.ª edição, que acontece na terça-feira (primeira semifinal), na quinta-feira (segunda semifinal) e no sábado (final).

Os Países Baixos ganharam o direito de organizar a Eurovisão depois de vencerem a edição de 2019, em Israel, com o tema "Arcade", interpretado por Duncan Laurence.

A 65.ª edição do concurso, que se realiza anualmente na Europa desde 1956, deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão, por considerar que não estavam reunidas condições para a sua realização, devido à pandemia da covid-19, decidiu adiá-la um ano.

Ao todo serão 39 os países em competição e, de modo a garantir que o concurso acontece mesmo, os concorrentes gravaram as atuações nos seus países, para poderem participar caso não fosse possível viajarem para Roterdão.

A gravação, entregue previamente pelas estações de televisão participantes (no caso de Portugal é a RTP), teve de "acontecer num estúdio e em tempo real (tal como seria no concurso), sem qualquer edição da voz ou de qualquer parte da atuação, depois de esta ser gravada".

A organização terá de utilizar a gravação de pelo menos um dos 39 países: a Austrália, cuja delegação se viu impedida de viajar para os Países Baixos.

Embora a 55.ª edição do Festival Eurovisão da Canção seja disputada por 39 países, apenas 33 competem nas semifinais (16 na primeira e 17 na segunda).

Os restantes seis países - os chamados 'Cinco Grandes' (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Países Baixos) - têm acesso garantido à final.

Em cada semifinal são escolhidos dez países. Portugal irá competir na quinta-feira por um lugar na final, durante a segunda semifinal, na qual participam também São Marino, Estónia, República Checa, Grécia, Áustria, Polónia, Moldávia, Islândia, Sérvia, Geórgia, Albânia, Bulgária, Finlândia, Letónia, Suíça e Dinamarca.

Na primeira semifinal competem Lituânia, Eslovénia, Rússia, Suécia, Austrália, Macedónia do Norte, Irlanda, Chipre, Noruega, Croácia, Bélgica, Israel, Roménia, Azerbaijão, Ucrânia e Malta.

As duas semifinais e a final vão ter público a assistir ao vivo, tendo a organização colocado à venda este mês 3.500 bilhetes por espetáculo. Além disso, de acordo com informação disponível no 'site' oficial do Festival Eurovisão da Canção, o Governo dos Países Baixos autorizou a organização a ter também público em seis ensaios.

Este ano, "todas as delegações, artistas e equipa de produção seguem um protocolo rigoroso e não terão contacto com elementos do público".

Com "Love is on my side" Portugal leva à Eurovisão, pela primeira vez, uma canção integralmente em inglês, composta por Tatanka, o vocalista dos The Black Mamba.

Tatanka é um dos fundadores dos The Black Mamba, banda formada em 2010 e que se move no universo dos blues, da soul e do funk.

Em paralelo com os The Black Mamba, Tatanka iniciou uma carreira a solo em 2016, "num registo mais pessoal e de regresso às suas raízes, contando histórias e apresentando temas originais em português". O álbum de estreia, "Pouco Barulho", chegou em 2019.

Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.

Portugal venceu pela primeira e única vez o concurso em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, a competição.

Imagem: Visão/Sapo

O MAR — Uma esplêndida imagem do absoluto

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Oque é a verdade absoluta? Seria a verdade óbvia? Não necessariamente. Trata-se de uma verdade tão fundamental, que está na base de todas as verdades. Ela pode ser conhecida pelo espírito humano com tanta clareza, que produz nele uma impressão semelhante à de ter tocado num mar eterno; de ter tocado em algo fixo, perfeito, que nunca o abandonará, nunca o trairá, nunca será diverso, e que satisfaz a mente humana inteiramente. Isto se poderia traduzir pela palavra absoluto. Por quê? Porque exprime com perfeição a própria personalidade.

O mar é uma imagem esplêndida desse absoluto. Ele foi criado com todas as contingências da matéria; mas tão verdadeiro, tão grande, tão completo, que contém em si a imagem de tudo que se pode passar no espírito humano. É abrangente, renova-se continuamente, e mantém sua estabilidade até mesmo durante uma tempestade.

O mar abrange muitos paradoxos aparentes. Por exemplo, quando entramos na Baía de Guanabara encontramos o mar imenso, no entanto limitado por diversas ilhas e enseadas, podendo-se dizer que ali sua imensidade está limitada de mil modos. Vendo aquela grandeza, entretanto nos encantamos com seus movimentos graciosos. Depois, quando entramos para o alto-mar, nos encantamos de outra maneira, com outros aspectos. Ele contém todos os paradoxos em estado de harmonia, contém todos os movimentos em forma de estabilidade.

Poderíamos ficar horas olhando para o mar, sem cessar de nos entretermos com ele. Poderíamos passar a vida inteira contemplando o mar na Baía de São Sebastião, por exemplo — ora andando de um lado para outro, ora num veleiro ou noutra embarcação — e ainda assim considerarmos ter preenchido a nossa vida.

Das imagens de ordem natural, o mar é para mim a que melhor me faz lembrar de Deus. Mesmo um céu muito bonito não lembra tanto o Criador quanto o mar. Diante de todos esses aspectos, eu o considero a imagem mais exata do absoluto.

ABIM

____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 24 de maio de 1989. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas

Ontem foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela ´task force` que coordena o programa de vacinação.

Ao todo foram administradas, durante o dia de hoje, cerca de 125 mil vacinas, correspondendo a um novo recorde diário de inoculações", acentuou hoje, na mesma nota, a estrutura liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

De acordo com a informação disponibilizada pela ´task force` que coordena a logística da vacinação em Portugal continental, as vacinas abrangeram hoje funcionários ligados ao ensino e profissionais de serviços sociais.

"De acordo com os dados provisórios, até às 19:00 foram vacinados cerca de 103 mil docentes e não docentes e profissionais das respostas sociais com a segunda dose", referiu a ´task force`.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.359.726 mortos no mundo, resultantes de mais de 161,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.006 pessoas dos 841.848 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Lusa

Portugal qualifica-se para o Europeu de voleibol ao vencer Noruega


Portugal assegurou hoje a sexta presença no Campeonato da Europa de voleibol, ao vencer a Noruega, por 3-0, e ao somar o quinto triunfo noutros tantos jogos na qualificação.

Em Matosinhos, na quinta jornada do Grupo G, a seleção portuguesa bateu a sua congénere norueguesa pelos parciais de 25-17, 25-18 e 25-22.

Portugal, que esteve presente nas fases finais de 1948, 1951, 2005, 2011 e 2019, garantiu a vitória no grupo de qualificação, ao somar 14 pontos, mais quatro do que a Bielorrússia, que hoje venceu a Hungria, por 3-1.

Lusa

Lacerda Sales recusa dispensa do uso de máscara para vacinados

 

Portugal não está a equacionar a dispensa do uso de máscara por parte de pessoas vacinadas, garantiu hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, alegando falta de robustez científica para avançar com essa medida.

"Tomámos a decisão de, mesmo após vacinação, manter a máscara, manter distanciamento e, portanto, manter as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS)", afirmou António Lacerda Sales,  nas Caldas da Rainha, considerando não haver "ainda robustez científica naquilo que é a possibilidade de transmissibilidade [do vírus], nomeadamente nos assintomáticos".

Os Estados Unidos anunciaram na quinta-feira que vão acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais para pessoas vacinadas, incluindo em alguns ambientes fechados, devido à evolução favorável do combate à pandemia de covid-19.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) reviram as suas orientações para pessoas totalmente vacinadas, permitindo que estas deixem de usar máscaras ao ar livre, em multidões, e na maioria dos ambientes fechados, apesar de o seu uso ser ainda exigido em ambientes fechados lotados, como autocarros, aviões, hospitais ou prisões.

Questionado pela Agência Lusa, o secretário de Estado sublinhou que, após vacinação, "o que há de robustez em termos científicos é que há uma imunogenicidade, por assim dizer, contra doença grave". Mas, afirmou, o país não tem ainda "definição quanto a esse processo", de a máscara poder vir a ser dispensada após vacinação.

"Bem pelo contrário", o que o Governo recomenda é que "se mantenha o distanciamento, que se mantenha a máscara", recomendações que Lacerda Sales acredita serão "as indicações nos próximos tempos", embora com a evolução dos conhecimentos científicos em relação à covid-19, os procedimentos "possam vir a ser adaptados e adequados a novas normas".

António Lacerda Sales falava nas Caldas da Rainha, à margem das comemorações do dia da cidade, a que hoje presidiu, num dia dedicado ao termalismo e aos cuidados primários.

Lusa

Imagem: JE