segunda-feira, 15 de abril de 2024

Portalegre | Ammaya em actividades escolares


A Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya participou, em articulação com a Saúde Pública, e a convite do Agrupamento de Escolas do Bonfim de Portalegre, numa ação de sensibilização acerca dos temas Diabetes, Epilepsia e Doença Respiratória, que decorreu no 22.12.2023, tendo sido abrangido o pessoal não docente deste Agrupamento de Escolas.
Também a Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya participou, em articulação com a Saúde Pública, e a convite do Agrupamento de Escolas José Régio de Portalegre, numa ação de sensibilização acerca dos temas Diabetes, Epilepsia e Doença Respiratória, que decorreu no dia 26.03.2024, tendo sido abrangidos o pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

ULSAALE
* Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Portalegre | Ammaya na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas José Régio


A Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya (do Centro de Saúde de Portalegre) participou na Feira da Saúde do Agrupamento de Escolas José Régio de Portalegre, no passado dia 21 de março, desenvolvendo várias sessões com o tema Higiene das mãos e etiqueta respiratória, dirigidas aos alunos do 5.º ano letivo, num total de 95 alunos.
Sendo que a simples lavagem/higienização correta das mãos evita a transmissão de inúmeros microorganismos de pessoa para pessoa, torna-se extremamente relevante na prevenção de infeções. Nesta altura do ano, em que as infeções respiratórias são ainda mais incidentes, torna-se particularmente importante aliar a etiqueta respiratória à lavagem/higienização das mãos, no combate a este tipo de doenças.

A infância é uma altura privilegiada, no que concerne à aquisição de hábitos de vida saudáveis, pelo que as ações de sensibilização para esta população-alvo, se torna profícua, sendo importante sedimentar boas práticas ao longo de toda a vida

*ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

POMBINHOS NADAM EM CASA


No passado domingo dia 14 de abril, 15 atletas Cadetes C (1º ano do escalão) da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense estiveram envolvido na 3ª jornada do 1º Mergulho.
A prova destinada ao escalão de Cadetes realizou-se nas piscinas municipais de Cantanhede numa organização conjunta entre o Município de Cantanhede e a Associação de Natação de Coimbra.

A competição envolveu 175 atletas em representação de 11 clubes, com as bancadas repletas de familiares.

Os jovens nadadores presentearam o público com uma manhã desportiva cheia de emoção e alegria.

Marinha Grande | LIVRO “GOSTAR SEM MEDIDA” INCUTE GOSTO PELA MATEMÁTICA APRESENTADO NA BIBLIOTECA

“Gostar sem medida: Odisseia no Sistema Métrico” é o título do livro infantil que pretende descomplicar e incutir nas crianças o gosto pela matemática, apresentado no passado sábado, 13 de abril, na Sala Infantil da Biblioteca Municipal da Marinha Grande.
Inserido na programação da Festa da Leitura, o evento contou com a presença da vereador da cultura, Ana Alves Monteiro; das autoras Ana Isabel Marques e de Ana Rita Sobreira; e do representante da Editora Textiverso, André Camponês.
Com o recurso às ilustrações de Célia Brandão, “Gostar sem Medida” é uma narrativa que, de forma lúdica, pretende abordar a questão das conversões métricas, ao mesmo tempo reflete sobre a importância da amizade. Conjuntamente com a apresentação do livro, as autoras realizaram uma atividade com as crianças presentes, demonstrando que o livro pode funcionar como um recurso pedagógico para alunos e professores.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Encontro Internacional do Projecto Europeu Resiliage acontece em Proença-a-Nova


Decorre nos próximos dias 22 e 23 de abril o Encontro Internacional do Projecto Resiliage. O projeto RESILIAGE, financiado pelo programa Horizonte Europa e composto por 18 parceiros, visa construir comunidades mais sustentáveis e resilientes, fortalecendo a sensibilização para os riscos de catástrofes naturais e capacitando os cidadãos em situações de crise.

O Encontro é uma organização da Naturtejo, EIM parceira do projecto a convite da UNESCO, com o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta, onde decorrerão as actividades do Encontro. O território do Geopark Naturtejo é um dos cinco CORElabs deste projecto coordenado pelo Politécnico de Turim, em Itália, áreas que foram selecionadas como laboratórios vivos para o estudo dos impactes sociais e culturais, neste caso, resultante dos incêndios florestais que têm fustigado a região, sobretudo nos últimos anos.

O Encontro Resiliage é aberto a todos os interessados,, mas sujeito a inscrição (gratuita) através do contacto com o Município de Proença-a-Nova (gimprensa@cm-proencanova.pt).

A Universidade de Nîmes, em colaboração com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e outros parceiros, convida a comunidade a participar num estudo inovador destinado a aprimorar a compreensão e preparação para catástrofes naturais, com foco particular nos incêndios florestais.

O estudo, liderado pela equipa de psicologia da Universidade de Nîmes, tem como objetivo explorar como a comunicação visual dos riscos de catástrofes naturais influência a compreensão e a preparação para estes eventos. Os resultados resultarão em recomendações sobre os materiais de comunicação mais eficazes a serem desenvolvidos pelos parceiros do projeto.

Estamos à procura de pelo menos 30 pessoas com 18 anos ou mais, sem especialização em gestão de riscos de catástrofes e sem deficiência visual significativa (como baixa visão ou daltonismo). Os participantes terão a oportunidade de visualizar materiais de comunicação sobre riscos de catástrofes enquanto seus movimentos oculares são monitorados. Além disso, preencherão questionários online para fornecer feedback sobre suas percepções.

A sessão terá a duração de 30 minutos e acontecerá entre os dias 22 e 26 de abril de 2024, na Casa das Associações de Proença-a-Nova (Largo Dr. Pedro da Fonseca 1, 6150-444), das 10:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:30h. Os interessados podem participar comparecendo no local durante esses horários.

Para mais informações, entre em contato através dos emails aude.naud@univ-nantes.fr ou margaux.fenard@unimes.fr .

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO DEBATEU NARRATIVAS E COMUNICAÇÃO EM MUSEUS

Narrativas e comunicação em Museus foi o tema da conferência proferida por Joana Monteiro, diretora do Museu de Lisboa, realizada no passado sábado, 13 de abril, no Museu do Vidro.

Num evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do investigador Jorge Custódio e de vários convidados, foi abordada “A função expositiva como modo primordial de comunicação em museus: valores, objetivos e estratégias em busca de relevância”, tendo como oradora Joana Monteiro (Diretora do Museu de Lisboa), no dia 13 de abril (sábado), pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, cuja participação é gratuita.
Nesta iniciativa integrada no Ciclo de Conferências promovido no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, Joana Moreira salientou que os museus fazem exposições como modelo ideal de comunicação, que suporta a identidade dessas instituições e do território onde se insere, sendo encarados com credibilidade e confiança pelo público. Devem ser locais de diversão e de dinâmicas sociais e positivas, para atraírem diferentes públicos.
Joana Sousa Monteiro é museóloga e diretora do Museu de Lisboa, desde 2015. Foi assessora da Vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa para a área dos museus e do património (2010-2015). Foi Coordenadora-adjunta da Rede Portuguesa de Museus no Instituto Português de Museus (2000 a 2010). Anteriormente foi técnica do Instituto de Arte Contemporânea e colaboradora do Museu Nacional de Arte Contemporânea.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | JOSÉ FANHA E DANIEL COMPLETO ANIMAM FESTA DA LEITURA NA MARINHA GRANDE

 O conceituado poeta José Fanha e o compositor Daniel Completo vão estar na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, no próximo sábado, 20 de abril, às 15h30, para apresentar um espetáculo de música e poesia, comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, constituído por um diálogo entre a poesia e as canções de Zeca Afonso, cuja entrada é gratuita.

A iniciativa integra-se na Festa da Leitura, organizada pelo Município da Marinha Grande, que decorre na Biblioteca até 30 de abril, e que integra várias iniciativas para todos os públicos, que pretendem promover a leitura, incentivar a criação literária e artística, ampliar o acesso aos livros e enriquecer o conhecimento cultural. A Festa da Leitura pretende comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se assinala a 23 de abril, associando-se também à programação dos 50 anos do 25 de abril.


A restante programação da Festa da Leitura é a seguinte:


Local: Biblioteca Municipal da Marinha Grande - Jardim Stephens

Horário:

De 2.ª a 6.ª feira, das 09h00 às 18h00, sábado, das 14h30 às 18h00


20 de abril | 15h30 | Auditório

ESPETÁCULO INFANTIL DE MÚSICA E POESIA  - JOSÉ FANHA e DANIEL COMPLETO

Espetáculo de música e poesia, comemorativo dos 50 anos do 25 de abril, constituído por um diálogo entre a poesia de José Fanha e as canções de Zeca Afonso interpretadas pelo autor/compositor  Daniel Completo (ex. Ronda dos 4 Caminhos), baseado nos audiolivros realizados em parceria pelos 2 autores: " Ailé, Ailé - Zeca Cantado e Contado "   " Mão no Chão e Pé no Ar ".  

Duração: 60 minutos

Destinatários: Crianças e famílias

Participação: Gratuita, limitada à capacidade da sala


23 de abril | 09h30 | Sala Infantil

O MONSTRO SOMOS NÓS

Por Neide Simões

Atividade de animação e promoção da leitura infantil baseada no livro “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. 

Para percebermos melhor o que sentimos e para irmos ganhando consciência de como nos

podemos expressar melhor, “O monstro somos nós”, propõe que, através do livro “O Monstro das cores” se trabalhem as emoções e as expressões

Público-alvo: Crianças do 1.º ceb

Duração: 90 minutos, aprox.

Capacidade da sala: 25 crianças

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt


23 de abril | 14h30 | Sala Infantil

APRESENTAÇÃO DE UMA HISTÓRIA

Por Tânia Bailão Lopes

Apresentação de uma história da autora e ilustradora, com recurso às ilustrações originais do livro, seguido de uma mostra de ilustrações em diversos materiais e partilha de dicas de ilustração.

Público-alvo: Crianças do 1.º ceb

Duração: 90 minutos, aprox.

Capacidade da sala: 25 crianças

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt


24 de abril | 15h30 | Sala Infantil

HISTÓRIAS À 4.ª  por Margarida Esperança

Sessões de leitura interativa, num ambiente descontraído, lúdico e informal, onde são partilhadas histórias, que nos transportam até onde a nossa imaginação nos conseguir levar. 

É uma atividade de promoção da leitura e de aproximação da Biblioteca à comunidade, para crianças e famílias.

Destinatários: Crianças e famílias, público em geral.

Duração: 50 minutos

Inscrições: Limitadas à capacidade da sala

Participação: Gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 244573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt


25 de abril | 11h00 | Auditório

O BURRO TOBIAS EM BUSCA DO CRAVO PERDIDO

Por Ricardo Martins e Joana Silva

Tobias e os amigos vivem uma aventura que promete ser mágica. Partirão à descoberta do 25 de Abril de 1974 e dos seus principais intervenientes e personagens. Através das canções originais inspiradas nos cantautores da época, factos marcantes serão contados de forma envolvente aos mais novos, tornando apelativos e chamativos episódios históricos essenciais à memória coletiva do cidadão português.

O espetáculo conta com a narração musicada, com momentos de interação com o público-alvo, sendo assim um espetáculo lúdico-musical.

Público-alvo: Crianças dos 5 aos 10 anos e famílias

Duração: 90 minutos, aprox.

Capacidade da sala: 25 crianças

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt


27 de abril | 15h30 | Auditório

APRESENTAÇÃO DO LIVRO/ESPETÁCULO “DEU-ME O NOME LIBERDADE O AVÔ AGOSTINHO DA SILVA” 

Por Patrícia Martins e Bruno Julião

Reedição do livro “Deu-me o nome Liberdade o avô Agostinho da Silva” a propósito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que é um livro muito bonito, cuidado e com muitas mensagens de liberdade, respeito, resiliência e valorização do ser.

Público-alvo: Crianças e famílias

Duração: 60 minutos, aprox.

Capacidade da sala: 25 crianças

Participação: Livre, sujeita a inscrição prévia

Inscrições: Pelo telefone 244773322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt


Até 30 de abril | Átrio da Biblioteca

EXPOSIÇÃO . LIBERDADE

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Atelier Amarte - Marinha Grande, no âmbito das aulas de Desenho e Pintura, com recurso a materiais e técnicas diversas (grafite, carvão, aguarela, pastel, tinta acrílica, etc.), e executados por crianças, jovens e adultos, alusivos ao tema Liberdade e o 25 de abril.

Organização: Atelier Amarte

Destinatários: Comunidade em geral

Entrada: Livre e gratuita


Até 30 de abril 

Sala infanto-juvenil | MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS  . TU ESCOLHES, LIVREMENTE

Descrição: Abril, mês da liberdade por excelência, convidamos-te a participar na nossa mostra bibliográfica, através das tuas escolhas. És livre de retirar um livro das estantes, colocá-lo na mostra bibliográfica para que outra criança possa conhecer e ler o que selecionaste. Contamos contigo!

Público-alvo: Crianças e comunidade em geral


Sala adultos | MOSTRAS BIBLIOGRÁFICAS . LIVROS CENSURADOS

Descrição: Conjunto de livros que foram alvo da censura durante o Estado Novo. O Decreto-lei n.º 22:469, de 11 de abril de 1933, no seu art.º 6.º, determinava que “As comissões encarregadas da censura não poderão alterar o texto censurado com aditamentos ou substituições, devendo limitar-se a eliminar os trechos ou passagens reputados inconvenientes (…)”. No art.º 3.º é afirmado que “A censura terá somente por fim impedir a perversão da opinião pública (…)”. Venha conhecer alguns dos livros que foram impedidos de “perverter a opinião pública”.

Público-alvo: Comunidade em geral


Até 30 de abril

LIVRO DO MÊS . ERA UMA VEZ O 25 DE ABRIL

Texto de José FanhaEditora Nuvem de Tinta

Sinopse: José Fanha viveu o 25 de abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heróica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.


Nota: Livro disponível para empréstimo.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NO TRAIL DO AMEAL


Realizou-se no passado dia 14 de abril, o Trail do Ameal numa organização da Associação Recreativa e Desportiva do Ameal, contando com o apoio das juntas de freguesia do Ameal, Taveiro, Arzila e do Municipio de Coimbra, com 2 distâncias competitivas de 18km, 12km e uma caminhada.
Participaram sete atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nas provas de 12km e 18km, esta última pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Curto, tenda na competição de 12km, a atleta Carla Henriques, alcançado a 4ª posição na classificação geral feminina e o 3º lugar no escalão F40 e Luísa Santos, a 53ª posição feminina e o 3º Lugar no escalão F50. Na mesma distância Nelson Almeida, alcançou o 126º lugar masculino e o 17º lugar no escalão M30.

Na prova de 18km, Catarina Marques, alcançou a 8ª posição na classificação geral feminina e o 2º lugar no escalão F40.

No sector masculino, José Machado, alcançou o 53º lugar masculino e o 11º no escalão M40, José Mendes, 118º masculino, 19º M35 e André Santos, 129º masculino, 12º M30.

Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou o 18° lugar na prova de 12km e 14° lugar na prova de 18km.

Destaque para os resultados de pódio das atletas Catarina Marques, Carla Henriques e Luísa Santos.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Marinha Grande | “MOVIMENTO DAS ESTÁTUAS” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, é palco da exibição da performance “O movimento da estátuas”, pela Escola de Dança Rosales Ballet, no dia 27 de abril, às 21h30, para celebrar o Dia Mundial da Dança.
O espetáculo de dança contemporânea, dá movimento às estátuas de Joaquim Correia, numa organização do Município da Marinha Grande e da Rosales Ballet. A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO SOBRE O 25 DE ABRIL

O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, recebe a apresentação do livro “25 de Abril, no Princípio Era o Verbo”, da autoria de Manuel S. Fonseca, ilustração de Nuno Saraiva, da Editora Guerra & Paz, a ter lugar no dia 19 de abril, pelas 18h00.

A sessão é organizada pelo Município da Marinha Grande e pela Livraria Livros & Companhias, sendo de entrada livre.

Este livro festeja os 50 anos do dia que derrubou uma ditadura de 48 anos. De acordo com a sinopse da obra, “o 25 de Abril, catarse e delírio, foi uma das mais impressionantes algazarras de liberdade, loucura, e inocente destrambelhamento colectivo que o modesto povo português já viveu. A liberdade chegou como uma inundação: proliferaram partidos políticos; levantaram-se do chão incendiários educadores do povo; agitaram-se estandartes; colaram-se cartazes; ruas, largos e avenidas entupiram-se com torrentes de gente em loucas manifs”.
De tudo isso, “este livro quer ser a mais despretensiosa - e divertida - testemunha. Primeiro, num preâmbulo mansinho, nocturno, visitamos e descrevemos, hora a hora, os incidentes e o suspense da noite de 24 de Abril, da madrugada e do dia 25 em que os militares de Abril derrubaram o Estado do estado a que isto chegara”.

Manuel S. Fonseca tinha cinco anos quando chegou a Angola, ao musseque Sambizanga, em Luanda, cidade em que viveu, com interregno de dois anos no Lobito, até final de 1976. Infância, adolescência e independência são a matéria do livro Crónica de África. Admirador impenitente das crónicas de Nelson Rodrigues e António Lobo Antunes, quis, nesta Crónica de África, tratar as suas cenas da vida real com o gosto narrativo que tanto o deslumbra no cinema.

Cronista no Expresso e no Jornal de Negócios, com artigos publicados no JL, Semanário, Face, Marie Claire CM e Granta, foi, antes, autor de Michelangelo Antonioni e Francis Ford Coppola, biografias editadas pela Cinemateca. Coautor, com João Bénard da Costa, do volume IV do Cinema Musical.

Na Editora Guerra & Paz, foi autor de A Revolução de Outubro – Cronologia, Utopia e Crime, Pequeno Dicionário Caluanda e o Pequeno Livro dos Grandes Insultos. Organizou e prefaciou várias antologias de Fernando Pessoa, em particular Que Salazar era o Salazar de Fernando Pessoa e a trilogia de livros ligados às grandes tragédias do século XX, Manifesto Comunista, Mein Kampf e Pequeno Livro Vermelho. Prefaciou ainda obras de Platão, Jonathan Swift, Rimbaud, Mark Twain, Claude Le Petit, Oscar Wilde e Pierre Félix- Louÿs.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Portalegre | 31 dadores de sangue na vila de Arronches

 O antigo celeiro de Arronches arrecadou no passado crocantes cereais. Hoje em dia, serve de local cultural e, duas vezes por ano, também recebe gentilmente colheitas a cargo da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – em parceria com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.

Na sede do Rancho Folclórico de Arronches efetivaram-se 31 inscrições, incluindo 12 mulheres. Depois de consultados, um dos voluntários não estava em condições de concretizar a doação, pelo que de Arronches saíram sempre necessárias três dezenas de unidades de sangue total. Números dignos de registo!

Uma pessoa do sexo masculino concretizou o seu batismo como dador.
A Câmara Municipal de Arronches apoiou o almoço, que juntou quem colaborou nesta solidária iniciativa.
Sousel a 20 de abril
A ADBSP vai estar a 20 de abril no centro de saúde de Sousel. Depois, a 11 de maio, marcamos encontro no centro de saúde de Montargil, por ocasião do XIII aniversário dos Motards desta localidade do concelho de Ponte de Sor. Sábados da parte da manhã.
Ser dador de sangue deleita o ego!


Aveiro 2024 apresenta evento sobre Biblioterapia dedicado a profissionais de saúde

 Data: 15 de abril (hoje)
Hora: A partir das 9h00 e até às 17h00
Local: Atlas Aveiro – Biblioteca Municipal

Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura apresenta, esta segunda-feira, 15 de abril, uma iniciativa que pretende dar a conhecer aos profissionais da área da Saúde a Biblioterapia, a terapia feita através dos livros e das suas histórias. A entrada é gratuita e irá decorrer entre as 9h00 e as 12h00 e entre as 13h30 e as 17h00 no Atlas Aveiro.
É o primeiro evento de Prescrições Culturais, um programa de participação de Aveiro 2024 que se realiza através de colaborações entre o sistema cultural e o setor da Saúde – desde médicos a enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais desta área – e cujo objetivo é integrarem a prescrição cultural em função dos perfis clínicos e sociais dos seus utentes.
Esta formação estará a cargo de Sandra Barão Nobre, biblioterapeuta e autora do recém publicado livro Ler para Viver. A especialista irá proporcionar um primeiro contacto com a Biblioterapia enquanto prática promotora de humanização e de saúde quando integrada nas rotinas diárias em diversos contextos.

Consulte a programação de Aveiro 2024 em:  https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Iniciativa colaborativa das Nações Unidas visa minimizar o risco de catástrofes. Cantanhede adere a rede internacional de Cidades Resilientes

 
Cantanhede é a mais recente cidade portuguesa a aderir ao “Making Cities Resilient – My City is Getting Ready” / Desenvolvendo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030), iniciativa promovida pela UNISDR - Gabinete das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e Secretariado da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres.
A processo de adesão foi concluído no passado dia 04 de abril e decorre de uma deliberação da Câmara Municipal, tendo por base a informação disponibilizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
A iniciativa Desenvolvendo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030) tem por objetivo apoiar as cidades no seu caminho para a redução de riscos, através do desenvolvimento de um roteiro para a resiliência, facilitando o acesso ao conhecimento, diagnóstico, monitorização, ferramentas de comunicação e estabelecimento de redes de aprendizagem entre cidades.
O nosso objetivo é reafirmar o compromisso da autarquia na promoção da resiliência da comunidade e na implementação de medidas que contribuam para uma gestão mais adequada do risco de catástrofes”, explica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
A este propósito, e também na qualidade de Autoridade Municipal de Proteção Civil, a autarca refere que “a natureza do risco mudou e as cidades enfrentam um risco crescente de catástrofes devido aos efeitos das alterações climáticas ou de outras situações, como a pandemia da COVID-19, evidenciando-se naturalmente a importância do patamar municipal na construção de comunidades resilientes, não só através da integração de políticas e medidas de resiliência às catástrofes nos processos de planeamento do desenvolvimento urbano, mas também pela informação e envolvimento da população, informando-a sobre os riscos e sensibilizando-a para a necessidade de adotar comportamentos e medidas preventivas para redução das vulnerabilidades”.
A adesão à iniciativa MCR2030 e a assinatura da carta de compromisso reflete o esforço do Município de Cantanhede para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no sentido de tornar-se inclusivo, seguro, resiliente e sustentável até 2030, comprometendo-se a reduzir desastres e riscos climáticos e continuar a melhorar a sustentabilidade, tomando medidas para aumentar a resiliência, dando continuidade ao trabalho desenvolvido que agora é complementado com acesso ao conhecimento, diagnóstico, monitorização, ferramentas de comunicação e estabelecimento de redes de aprendizagem entre cidades nacionais e internacionais.



Português é vencedor em Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS

 André da Silva Freire foi premiado no Concurso Internacional de Invenção Infantil IDEASforEARS, uma competição mundial organizada pela MED-EL, líder em soluções de implantes auditivos, que pretende aumentar a consciencialização sobre a perda auditiva e, ao mesmo tempo, incentivar crianças entre os 6 e os 12 anos a criar invenções que melhorem a vida de pessoas com problemas auditivos. Entre as 253 soluções criativas apresentadas a concurso para ajudar pessoas com perda auditiva infantil, vindas de 24 países, foram apurados 14 vencedores, incluindo o jovem português de 10 anos de idade. O prémio inclui uma viagem à sede da MED-EL em Innsbruck, Áustria.
André da Silva Freire destacou-se no Concurso IDEASforEARS com uma ideia inovadora: um sistema de localização por georreferenciação do dispositivo de processador de áudio do implante coclear, com base num mapa disponível no smartwatch. O jovem, com 10 anos de idade e também ele portador de um implante coclear, decidiu concorrer depois de ter perdido duas vezes o seu processador de áudio e não querer repetir a má experiência. Considerado um exemplo notável da combinação de criatividade e praticidade, o projeto submetido a concurso - além da sua natureza inventiva – significa um impacto positivo na vida de todos os que necessitam de recorrer a implantes cocleares para poderem ouvir e terem uma rotina com normalidade.
 
“O implante coclear é muito importante no meu dia-a-dia e, por isso, fico aflito quando perco o meu processador de áudio. Para evitar que isso volte a acontecer, decidi conceber uma solução capaz de localizar os dispositivos em tempo real. Gostava bastante que este projeto ganhasse vida e ajudasse todas as pessoas com perda auditiva!”, diz André da Silva Freire, vencedor português do concurso IDEASforEARS, da MED-EL.
 
Aos 10 anos, o André sofreu uma surdez repentina, causada por uma otite que provocou a surdez total do ouvido direito.  Meses mais tarde, no verão de 2023, foi implantado no Hospital Dª Estefânia (Lisboa), onde também colocou o processador auditivo. O jovem frequenta atualmente o 5.º ano de escolaridade e vive o seu dia a dia sem qualquer limitação, graças ao aparelho que lhe permite ouvir o que o rodeia.
 
Em Portugal, a primeira cirurgia de implante coclear foi efetuada em 1985, tendo sido um dos países pioneiros. Desde então, já foram colocados mais de 2500 implantes cocleares em Portugal, entre adultos e crianças. O implante coclear é um dispositivo biomédico implantável capaz de fornecer algum grau de perceção auditiva a pacientes com perda auditiva neurossensorial e que veio alterar o paradigma do tratamento da surdez neurossensorial. Atualmente, existem mais de 300.000 pessoas implantadas mundialmente, sendo que o implante coclear na infância, associado ao diagnóstico precoce da surdez neurossensorial profunda, modificou radicalmente o prognóstico de jovens adultos, permitindo-lhes viver sem limitações.
 
Desde apresentações de vídeo imaginativas a desenhos detalhados e protótipos à escala real, crianças de 24 países submeteram 253 soluções inventivas. As inscrições demonstraram um espectro impressionante de criatividade: gorros, capacetes, almofadas com processadores de áudio integrados, até pulseiras ou colares projetados especificamente para pessoas com perda auditiva iniciarem uma chamada de emergência, ou até mesmo sapatos com alerta integrado para sons de trânsito, foram algumas das ideias a concurso. Nesta edição do concurso IDEASforEARS os participantes demonstraram, ainda, um grande interesse em soluções sustentáveis, com ideias inovadoras que incorporam energia solar, energia eólica e outras tecnologias amigas do ambiente, como a energia cinética, demonstrando o seu compromisso com um futuro mais verde e mais inclusivo.
 
Vencedores ganham uma viagem a Innsbruck
André da Silva Freire vai juntar-se a outras famílias de todo o mundo numa viagem até Innsbruck, na Áustria, onde a MED-EL está sediada. As crianças terão a oportunidade única de se conectarem com mentes criativas de vários países – da Itália à Indonésia, da Argentina à Austrália – promovendo uma troca global de ideias e inovação. Além disso, conhecerão os inventores e engenheiros da empresa

 
*Sónia Matos
Gerente de contas

Universidade de Coimbra promove encontro sobre “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai dinamizar no próximo dia 23 de abril, entre as 10h e as 17h15, o encontro “A Floresta Portuguesa num Mundo em Mudança”, para discussão dos desafios que se colocam à floresta nacional.

A iniciativa, que decorre no Auditório Laginha Serafim, Departamento de Engenharia Civil, tem como foco maior os setores florestais das regiões Centro e Norte e pretende reforçar as ligações entre instituições de I&D, autoridades administrativas de Gestão Florestal, industriais e decisores políticos.

Neste encontro multidisciplinar, no qual será privilegiado o debate entre elementos de diversos domínios ligados ao setor florestal, irão realizar-se três sessões com a participação de diversas entidades nacionais. Numa primeira sessão haverá espaço para um debate sobre “Como pode a I&D contribuir para uma floresta portuguesa mais resiliente e produtiva?” com moderação de Luís Fonseca, investigador do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.

Por sua vez, a segunda sessão, moderada por Paula Soares, professora do Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa, focar-se-á nos problemas encontrados pelos stakeholders e como maximizar a transferência de conhecimento e implementar os outputs da I&D no terreno.

Na sessão de conclusão a questão em debate será “Como podemos trabalhar em conjunto para maximizar os benefícios e impactos da I&D?”. Esta sessão será moderada por Joana Vieira, ex-investigadora da UC e atual investigadora Sénior no CoLAB ForestWISE.

A iniciativa decorre no âmbito do projeto PineWALL, liderado por Ricardo Costa, investigador da FCTUC, que tem como objetivo desvendar mecanismos bioquímicos de defesa das plantas face ao nematode-da-madeira-do-pinheiro.

Para mais informações sobre o evento contactar através do email encontro.floresta@uc.pt.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

RODA DE CONVERSA sobre SER MULHER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO 25 DE ABRIL

 
No próximo dia 20 de abril, pelas 16:00 horas, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, será realizada mais uma sessão de Roda de Conversa dinamizada pelo Projeto “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Ser Mulher antes de depois do 25 Abril”, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.
Neste mês em que se celebra a Liberdade, a conversa será liderada pelos testemunhos de duas mulheres - Alice Quintas e Maria Albertina Silva - que viveram o antes, o durante e o depois da Revolução. Uma conversa que se entrelaça e complementa com a exposição "As Mulheres do 25 de Abril" patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, que retrata algumas das mulheres que lutaram no 25 de abril.
Segundo as mentoras do projeto, “o Abril de 74 transformou uma sociedade que vivia oprimida na sua liberdade, costumes e ambições. 50 anos depois questionamos o poder deste Abril na luta pelos direitos da Mulher. Como era ser mulher antes do 25 de abril? Como foi viver e sentir o 25 de abril? O que foi conquistado nessa época e o que podem as mulheres (e a sociedade) estar em risco de perder nos dias de hoje?”.
O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente "Rodas de Conversa" de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

*As facilitadoras do projeto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia