sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bombeiros: Que Se Inicie Uma Profunda Reflexão…

As bases dos Bombeiros preocupadas!
Alguns dirigentes de Associações Humanitárias de Bombeiros reuniram-se, informalmente, para reflectir sobre o rumo e destino dos Bombeiros de Portugal.
Os Bombeiros Portugueses têm sido, historicamente, remetidos para uma situação em que muito, por parte da tutela, está sempre por resolver e isso está a gerar uma clara preocupação crescente em todo o território nacional.
Os recentes acontecimentos, com os grandes incêndios que estão a assolar o País e que, direta ou indiretamente, envolveram toda a população portuguesa, põem a nu fragilidades, incompetências, demagogias, intenções escondidas, reformas adiadas e, enfim, uma indefinição clara da Instituição Bombeiros de Portugal que, nalguns dos seus aspetos desvalorizamos, mas não escamoteamos. Os Bombeiros sabem as razões porque o povo os fez emergir, sabem e sentem porque são amados e porque tanta confiança inspiram. Não podemos permitir que o impasse, a dúvida, a indefinição e o faz de conta do politicamente correto, com intenções que nem sempre são os da defesa dos legítimos interesses da Protecção e Socorro dos Portugueses, sejam a realidade do atual discurso que molda e condiciona a opinião pública.

Com serenidade e objectividade, desafia-se o colectivo para a promoção de uma reflexão alargada cujo denominador comum são as legítimas aspirações dos actores que exercem a missão da Protecção e Socorro, isto é, os Bombeiros Portugueses.

Pois, a resolução dos problemas da Protecção e Socorro resultam em benefícios para o Estado Central, as Autarquias Locais e os cidadãos. Está em discussão o futuro, dos Bombeiros Portugueses em todas as suas implicações, com todas as suas consequências. O contexto do tempo em que vivemos obriga-nos a assumir, com determinação e garra, o nosso destino.

A ALMA que os que nos antecederam nos legaram e nos torna diferentes, responsabiliza-nos e não nos permite depositar nas mãos dos outros o que a nós compete, tendo presente que a resignação leva à impotência, à passividade, à inercia e ao imobilismo.

Este é o primeiro passo de um caminho que não se mostra condicionado a nenhum poder, a nenhuma tendência, desinteressado de tudo o que não seja o serviço público da Instituição Bombeiros de Portugal e que, germinando nestes fundamentos, poderá, em muito, contribuir para o futuro do que nós, o povo, queremos para a Proteção e Socorro em Portugal.
Inácio Esperança – AHBV de Vila Viçosa
José Miranda – AHBV de Santa Marinha do Zêzere
Lídio Lopes – AHBV de Figueira da Foz
Luís Brandão Coelho – AHBV Valença
Octávio Machado – AHBV de Palmela
Fonte: BPS

Sociedade Circulação de todos os comboios suspensa na linha de Sintra

Todas as estações foram afetadas.

A circulação na linha da Sintra foi suspensa devido a um problema no sistema elétrico, avança o Observador.

O problema está a afetar todas as estações que ligam Sintra a Lisboa. Segundo o jornal online, a CP não confirma a que horas a circulação será retomada.

O alerta foi dado por volta das 19h15.

Fonte; Sol

Um pequeno passo para as mulheres, um grande passo para o mundo árabe

Resultado de imagem para Um pequeno passo para as mulheres, um grande passo para o mundo árabeO dia 26 de julho de 2017 ficará marcado para sempre na história da Tunísia como o dia em que as mulheres viram os seus direitos reconhecidos. Pode parecer um pequeno passo no século XXI, mas no que concerne o papel da mulher no mundo árabe, é um passo de gigante.
“A lei sobre a violência contra as mulheres, incluindo a violência doméstica, adotada em 26 de julho pelo parlamento tunisino, representa um passo histórico, há décadas reivindicado pelas organizações de direitos humanos das mulheres tunisinas. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres congratula-se com a adoção desta Lei”, diz a organização em declarações ao SAPO 24.
Fez-se história na Tunísia quando o parlamento aprovou uma lei com o objetivo de colocar fim “a toda a violência contra mulheres”. O decreto, que deverá entrar em vigor já no próximo ano, define a violência contra as mulheres como “agressões quer físicas, morais, sexuais ou económicas”, baseada na discriminação entre os dois sexos. Ou seja, a legislação inclui todos os elementos-chave da definição de violência doméstica recomendada pelo Manual das Nações Unidas de Legislação sobre Violência contra a Mulher.
“Esta lei é um marco histórico para os direitos das mulheres na Tunísia”, disse Amna Guellali, chefe do gabinete tunisino da organização não-governamental Human Rights Watch, em entrevista à FRANCE 24, na passada quinta-feira.
"A Tunísia sempre foi retratada como um dos melhores países pelos direitos das mulheres na região. Com esta lei, o país mantém sua posição pioneira", sublinha a mesma fonte.
“Importa, agora, que a ambição da Lei se materialize na disponibilização dos meios necessários para a sua plena implementação, em parceria com as organizações de direitos humanos das mulheres tunisinas, e que as mesmas disponham dos meios financeiros e materiais para o efeito”, reitera a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
De acordo com o que é explicado pelo diário espanhol El País, a nova legislação veio revogar o artigo 227 do Código Penal, que possibilitava ao violador de uma menor não ir preso caso se casasse com a vítima.
Com a promulgação do novo diploma, quem mantiver relações ou violar uma menor de 16 anos pode incorrer numa pena que pode ir dos 20 anos de cadeia até à prisão perpétua, conforme o contexto do crime. Se a jovem tiver entre 16 e 18 anos, a pena poderá ir até aos cinco anos de cadeia. O novo diploma inclui a penalização do assédio sexual, incluindo o verbal, com multas que podem chegar aos mil dinares, cerca de 350 euros.
Apesar de a nova lei ser um grande avanço, há um obstáculo que está a dividir os apoiantes da legislação, que é a alteração da idade a partir da qual é considerado que uma mulher atinge a sua maturidade sexual, que passou dos 13 para os 18 anos, e que abriu caminho a uma nova legislação sobre relações com menores.
Embora a Tunísia seja vista como uma pioneira no mundo muçulmano, no que diz respeito aos direitos das mulheres, vários grupos defensores dos direitos humanos salientam o facto de que as mulheres ainda são discriminadas, com pelo menos 47% das tunisinas a admitirem ter sofrido algum tipo de violência durante as suas vidas, de acordo com um estudo de 2010 publicado pela National Family Office.
“A violência contra as mulheres e raparigas é uma questão política. Quando países como a Tunísia assumem a responsabilidade de garantir a segurança e a integridade de todas as mulheres e meninas, significa que querem deliberadamente construir sociedades onde os direitos das mulheres são respeitados, onde as mulheres e as meninas não são consideradas seres inferiores e sua integridade corporal está protegida”, sublinha a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.
Antes da aprovação desta lei, não existia nenhuma legislação específica que se debruçasse sobre a violência doméstica. Agora, estas agressões são reconhecidas, não só no seio da família, como também em locais públicos. Para além disso, polícia especializada e uma unidade especial dedicada à nova legislação, assim como serviços judiciais para as vítimas, passarão a estar ativos e ao serviço da comunidade.
"Tudo isto representa uma revolução no sistema jurídico e também uma revolução na mentalidade, porque geralmente a violência contra as mulheres que ocorre dentro da casa é considerada algo privado e só para a família lidar", explicou Guellali à FRANCE 24.
Financiamento da lei é impreciso
Embora a lei tenha sido bem recebida por grupos de direitos humanos, Guellali relembrou à FRANCE 24 que a Tunísia exigiu assistência financeira internacional para implementar esta lei, abrangente e ambiciosa.
"Embora a lei exija que as autoridades encaminhem as mulheres para abrigos, em caso de necessidade, não fornece mecanismos para financiar quaisquer abrigos governamentais ou não-governamentais", afirmou uma declaração da HRW. "Também não estabelece disposições para que o governo forneça assistência financeira oportuna às mulheres para atender às suas necessidades ou assistência na procura de habitação de longo prazo. A lei, em resumo, não estipula como o estado irá financiar os programas e políticas que ela traz. "
Apesar das questões relativas às medidas de implementação do financiamento, Guellali congratulou-se com a nova lei da Tunísia, observando que poderia criar um precedente na região.
"Esperamos que este precedente que a Tunísia estabeleça seja seguido por outros", disse Guellali. "Marrocos também está a debater uma lei sobre violência doméstica. A Argélia adotou uma lei no ano passado que criminaliza a violência contra mulheres, mas está abaixo dos padrões exigidos. Então esperamos que este precedente da Tunísia e esta nova lei impeçam a agenda de reformas para combater a violência contra as mulheres na região.

Fonte: MadreMedia

Comércio a retalho e confiança dos consumidores em alta

O volume de negócios no comércio a retalho cresceu 5,2% em Junho, em comparação com o mês homólogo do ano passado, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
No entanto, o nível de crescimento não foi uniforme nos dois grupos de produtos analisados. Os Produtos não Alimentares tiveram um aumento de 6,4%, enquanto que os Produtos Alimentares registaram um crescimento mais modesto, de 3,9%.
O índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma variação homóloga de 3,4% e as remunerações cresceram 5,5%.
Um outro boletim do INE refere que o indicador de confiança dos Consumidores aumentou em Julho, “prolongando a trajectória positiva observada desde o início de 2013 e renovando o valor máximo da série iniciada em Novembro de 1997.”
Esta circunstância resulta, refere aquele organismo, do “contributo positivo das expectativas relativas à evolução do desemprego, da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, tendo as expectativas sobre a evolução da poupança apresentado um contributo negativo.”
Fonte: O Algarve

Colheita de Sangue Dia 29 de Julho entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Para o mês de Julho vai ainda decorrer colheita de sangue no dia 29 entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro. todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.
As datas para o mês de agosto podem ser consultadas pelo Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Cerveirense apresenta investigação histórica do Cemitério Municipal

Cerveirense apresenta investigação histórica do Cemitério Municipal


MEMÓRIAS… (1969…2016)’. Assim se intitula a mais recente publicação do cerveirense Constantino Magalhães Costa, em torno da construção do Cemitério Municipal (inaugurado em 1869) e, entre outras curiosidades, inclui a identificação dos milhares de finados que lá repousam. Apresentação decorre esta sexta-feira, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
VNC 27/07/17
A complexidade retratada na publicação “Memórias… 1836-2016” reflete a importância e seriedade dada pelo autor à partilha de conhecimentos pela escrita e investigação histórica relativa ao Cemitério Municipal, conseguindo agregar a vertente material e imaterial, ou seja, da construção e requalificação do espaço e sua envolvente, às memórias e curiosidades de pessoas que, de alguma forma, contribuíram para projetar a Cerveira dos dias de hoje.
Com autoria de Constantino Magalhães Costa e ilustração (capa) pelo prestigiado artista plástico Henrique do Vale, a publicação recorda momentos difíceis, de perdas, de despedidas e de saudade, mas também de esperança, de coragem, de decisões e realizações.
Entretanto, para abrir o apetite, fica um trecho do conteúdo das primeiras páginas de ‘MEMÓRIAS… (1969…2016)’:
Fallamos dos enterramentos na igreja desta Villa Nova da Cerveira e da falta de um cemitério nesta povoação, que a lei obriga a construir.
Por Deus snr. Camaristas, snr. Administrador e snr parocho desta villa, vós todos jamais vos eximireis da grande responsabilidade que pesa sobre vós, pela criminosa incúria que tendes mostrado nesse projecto.
Por mais que seja a ignorância ou a pequenez da vossa intelligência, não podereis justificar esse procedimento inaudito de tanta indolência e de tanta preguiça! Pois sendo a saúde do homem o primeiro dos seus bens, porque não será este projecto o primeiro e o que mais devia merecer atenção de vós todos, e com especialidade da autoridade administrativa, a quem a lei impôs a grande obrigação de velar pela conservação e prosperidade da vida do homem.” (excerto do livro "Reflexões Analíticas" sobre Cerveira – 1867)


A apresentação decorre esta sexta-feira, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image004.jpg@01CF271A.03681720

ECONOMIA Segurança Social demite mais um director com pena disciplinar (act)

José Paulo Órfão, director do Centro Distrital de Viana do Castelo, será demitido com base num processo disciplinar que conclui que interferiu em processos relacionados com familiares. Há seis meses, o director de Braga foi afastado num processo idêntico.

Segurança Social demite mais um director com pena disciplinar (act)
São já habituais as substituições de chefias no Instituto de Segurança Social (ISS) quando muda o Governo mas, desta vez, os processos têm outros contornos. Depois de ter anunciado o afastamento do director do Centro Distrital de Braga, Rui Barreira, o ISS decidiu agora demitir o director de Viana do Castelo, também na sequência de um processo disciplinar. José Paulo Órfão é acusado de "diversas irregularidades" que incluem a intervenção em processos que envolvem familiares.


"Na sequência desse processo disciplinar foi dada como provada a prática de actos de gestão merecedores de censura disciplinar, nomeadamente relacionados com processos em que o referido dirigente se encontrava legalmente impedido de intervir, em virtude de relações de proximidade familiar", referiu o Instituto da Segurança Social, em resposta às questões do Negócios.


Uma notificação publicada esta terça-feira num suplemento do Diário da República revela que o Conselho Directivo do ISS decidiu aplicar a este assistente técnico "a pena de suspensão graduada em 90 dias", sendo "igualmente aplicada a pena acessória de cessação da comissão de serviço como director do Centro Distrital de Viana do Castelo".


Na resposta que enviou ao Negócios, o ISS refere que a publicação foi feita após "sucessivas tentativas" de notificação pessoal e postal. Na notificação é dito que o visado tem vinte dias para "interpor recurso tutelar". O ISS informa que a cessação do cargo produz efeitos em quinze dias úteis e ainda não anunciou quem será o sucessor.


De acordo com o levantamento feito pelo Negócios há dois anos, que mostrou que todos os cargos de directores regionais foram ocupados por responsáveis com ligações ao PSD e ao CDS, antes de ser nomeado José Paulo Órfão era vice-presidente da comissão política local do PSD, com actividade política na freguesia de Amonde e sindical na UGT. Do currículo deste licenciado em gestão, que começou como assistente técnico do Hospital Santa Luzia, não constavam ligações à área da Segurança Social.



"O Centro Distrital de Viana do Castelo enferma de um modelo de gestão assente na deriva autoritária e no assédio moral aos seus trabalhadores, uma gestão casuística, sem uma estratégia clara, pouco estruturada, com deficientes resultados internos e externos e, um claro desprezo pela população vulnerável que recorre aos serviços", lia-se na carta citada pela rádio GEICE.


Na carta o responsável é acusado de ter favorecido privados, sem que se explique qual a situação em que isso aconteceu. "Deverá o Sr. Director e o seu séquito em gestão corrente ser exonerado por: assédio moral e bullying profissional; perseguição pessoal e profissional; dano público; e discriminação e triunfo de opções pessoais e políticas em detrimento da consumação de políticas claras de apoio e de reparação social", concluíam.



O Negócios está a tentar contactar José Órfão, até ao momento sem sucesso.
Na sequência desse processo disciplinar foi dada como 
provada a prática de actos de gestão merecedores de 
censura disciplinar, nomeadamente relacionados com
 processos em que o referido 
dirigente se encontrava legalmente impedido de intervir, 

em virtude de relações de proximidade familiar

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL
Director de Braga foi afastado da mesma forma

A notificação é publicada em Diário da República seis meses depois de o Instituto da Segurança Social (ISS) ter anunciado, em declarações à agência Lusa, que iria afastar o director do Centro Distrital de Braga, na sequência de um outro processo disciplinar.


"Por força do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, a aplicação da pena disciplinar tem como consequência legal a imediata cessação da comissão de serviço", referia a nota divulgada em Janeiro de 2017.

Militante do CDS e deputado na Assembleia Municipal, Rui Barreira estava à frente da Segurança Social de Braga desde 2011.

Também esta demissão foi precedida de acusações de bullying, assédio e favorecimento de determinadas entidades, que o próprio nega.

De acordo com o PCP, o dirigente participou "em iniciativas de cariz partidário, inseridas nas suas actividades autárquicas, junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)" que eram "invariavelmente, beneficiadas por apoios da Segurança Social."

Em declarações aos jornalistas, citadas pela imprensa local, Rui Barreira prometeu revelar "toda a verdade" sobre o que considerou ser um conjunto de "falsidades criadas e veiculadas para a imprensa sem qualquer tipo de escrúpulos".

Em declarações ao Negócios, ao início da tarde desta quarta-feira, Rui Barreira afirmou que o processo disciplinar que fundamentou o seu afastamento teve exactamente a mesma conclusão: "Terminado o inquérito concluiu-se que não existe bullying, que não foi provada perseguição, nada disso. O fundamento é o facto de ter tomado decisões que envolviam o Lar Santa Estefânia, onde a minha mulher trabalha. Não é um cargo de gestão, é uma técnica".


"Quando a minha mulher é apenas e só uma trabalhadora de um lar eu não posso estar impedido de decidir o que lá acontece porque não existe um conflito de interesses", sustenta.

Para o ex-director do Centro Distrital "isto é uma forma de arrumar as pessoas porque precisam de lugar para os seus".

À partida, a substituição de um dirigente de topo implica o pagamento de uma indemnização, quando a sua comissão de serviço exista há mais de um ano. 

Num processo disciplinar fundamentado não há lugar a indemnização. 

Rui Barreira afirmou que está a contestar a decisão no tribunal administrativo e fiscal de Braga.

(Notícia actualizada pela última vez às 16:22 com mais informação)

Fonte: Jornal de Negócios

Porto Santo - Madeira


imagem não exibida
O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu, a apenas 500 km da costa africana, a 1000 Km do continente Europeu e a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.
A ilha do Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal caraterística a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar. Saúde e bem-estar andam de mãos...

Estrada Regional 120, Sítio do Campo de Baixo, 9400-242 Porto Santo, Portugal

Apresentação da candidatura da Coligação PSD / CDS em Figueiró dos Vinhos, domingo, 30 Julho, 17 horas, Clube Figueiroense


Luís Montenegro estará presente na apresentação da candidatura da Coligação PSD / CDS em Figueiró dos Vinhos, no próximo domingo, dia 30 de Julho, no Clube Figueiroense / Casa da Cultura.
Serão apresentados todos os candidatos aos órgãos autárquicos do concelho.
Convidamos a estarem presentes. 

A direcção de Campanha

Site da candidatura: Filipe Silva 2017

Telefone: 916892006

Dança contemporânea no espaço público em Torres Vedras


A dança contemporânea vai “invadir” o centro histórico de Torres Vedras no próximo dia 4 de agosto.

Tal acontecerá com a realização da 5.ª edição do Festival Internacional de Dança Contemporânea Summer Intensive, que trará cerca de 120 bailarinos em formação àquela zona da cidade de Torres Vedras, proporcionando uma interessante interação entre a arte e o património urbano.

O programa desta iniciativa é o seguinte:
18h às 19h | Aulas abertas em espaço público
Locais:
Praça Machado Santos (Praça da Batata): Luke Jessop
Largo Wellington: Eddy Beckart
Praça do Município: Chloé Beillevaire

19h às 20h30 | Roteiro performance/intervenções artísticas
Locais:
Praça Machado Santos (início); Rua Paiva de Andrada; Praça da República; Rua 9 de Abril; Largo de São Pedro; Largo de Wellington; Largo Infante D. Henrique; Praça do Município; Rua Cavaleiros da Espora Dourada; Castelo (fim). 

O evento contará com as participações especiais: da Camerata Vocal de Torres Vedras; de Mário Estanislau; de Dj Temudo; do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados); e da Associação Arte Pura.

Será organizado e produzido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, Ilú - Associação de dança e teatro de intervenção urbana e associação UNTAMED.


Câmara Municipal de Torres Vedras

Primeiro festival para cães em Portugal arranca sábado em Gaia

Resultado de imagem para Primeiro festival para cães em Portugal arranca sábado em Gaia
Vila Nova de Gaia vai receber sábado e domingo o "Dogga'live", o primeiro festival para cães em Portugal, e espera uma "enorme afluência" às atividades para os animais e para as suas famílias, avançou à Lusa a organização.

"Abrimos pré-inscrições e tivemos de encerrá-las depois de se inscreverem mais de 400 cães", revelou Manuela Vilas-Boas, diretora da "Dogga", instituição que se dedica ao treino canino e responsável pelo evento.

Segundo a organizadora, são esperados no "Dogga'live" cerca de "50 'bulldogs' franceses de Santarém, por exemplo, e muita gente de todo o país" que estão a pedir até "sugestões para hotéis 'dog-friendly' [amigos dos animais]",

"Estamos até a ficar assustados com tanta afluência, porque o recinto tem um limite de 3.000 pessoas e 1.000 cães em simultâneo, por isso estamos a dividir as atividades igualmente pelos dois dias", disse a responsável.

O programa inclui a apresentação de raças portuguesas, um `Dog Rally´ (concurso de obediência onde se pretende promover relações positivas entre cães e donos), uma caça ao tesouro, corridas caninas, um labirinto formado por fardos de palha para proporcionar um momento de diversão para toda a família e pontos de animação de rua.

O evento vai decorrer no mesmo recinto em Vila Nova de Gaia onde tem decorrido o festival Marés Vivas, mas para o "Dogga'live", em vez de palcos para concertos, o espaço à beira-rio vai ter "um espaço infantil com jogos tradicionais, espaços de 'workshops', o recinto das atividades com um labirinto, corridas de chamamento e uma piscina".

Tal como em qualquer outro festival, o "Dogga'live" vai ter áreas de restauração para as famílias, mas também para os cães, com alternativas "gourmet" à normal alimentação dos caninos, e contará também com mercadinhos com barracas de serviços e comércio relacionado com o mundo canino.

Manuela Vilas-Boas explicou que todas as atividades seguirão o método que os especialistas usam na academia que organiza o evento, focando-se nas "relações positivas" entre os cães e os seus donos: "Todo o evento é pedagógico, dizemos a brincar que é um festival para os cães, mas a verdade é que é sobretudo para os donos".

Aquando da aquisição do bilhete, com um valor simbólico de um euro, os donos dos animais terão de os submeter a uma avaliação por uma equipa de especialistas em comportamento animal para serem identificados "potenciais" sinais de agressividade grave a pessoas ou outros cães.

"É um festival cheio de brincadeira, mas estamos a falar de assuntos sérios. As questões comportamentais nascem nos donos e não nos cães" e serão proibidos de entrar no recinto, garante a diretora da academia, os donos que utilizem nos seus cães materiais de contenção abusivos, como "coleiras estranguladoras, de picos ou de choques elétricos".

Parte das receitas do evento será doada à associação de defesa e bem-estar animal que apresentar melhores práticas de gestão e organização.

O "Dogga'live" tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Águas de Gaia, sendo promovido pela Dogga Academy for Dogs, instituição que se dedica ao treino canino pelo conceito "No pain, No force, No fear" (sem dor, sem força, sem medo) focado na estimulação cognitiva dos animais com reforço positivo.

Fonte: Lusa
Foto: © iStock
Comentário: pode até haver casamentos! Vivemos num mundo onde não falta imaginação, nem sem bem aplicada.
J. Carlos

Um morto e vários feridos em ataque com faca em Hamburgo

Resultado de imagem para Um morto e vários feridos em ataque com faca em Hamburgo

O ataque ocorreu num supermercado. O suspeito já foi detido pela polícia.
Pelo menos uma pessoa morreu e várias ficaram feridas depois de um homem ter atacado várias pessoas num supermercado em Hamburgo, na Alemanha, noticia a Reuters, que cita fonte policial. O suspeito foi detido pelas autoridades.
A polícia de Hamburgo pede que a população fique longe do local, na região de Barmbek, no norte da cidade.
Segundo a BBC, que cita testemunhas no local, ocorreu no interior do Edeka, uma das maiores cadeiras de supermercados alemãs.
O motivo que terá estado na origem do ataque ainda não é conhecido. "Não temos informação clara sobre o motivo ou sobre o número de feridos", afirmou fonte da polícia, citada pela polícia.
No entanto, os media locais avançam com a possibilidade de se ter tratado de uma tentativa de assalto falhada, informação que carece de confirmação oficial das autoridades.

Fonte: Notícias ao minuto
Fonte: © Reuters

Doar sangue em São Salvador da Aramenha


No pico estival, teve lugar mais uma colheita da responsabilidade da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Desta feita estivemos em São Salvador da Aramenha, no concelho de Marvão. No local da iniciativa, o salão da Junta de Freguesia, compareceram 16 pessoas, das quais sete mulheres (43,75%).
Por razões de saúde, apenas um participante não pôde colaborar como desejava.
Uma jovem doou sangue pela primeira vez e também se concretizou uma inscrição no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.
O almoço convívio decorreu nas instalações do Lar da povoação e contou com o apoio da Junta de Freguesia de São Salvador da Aramenha.

Fronteira a 05 de agosto
As recolhas de sangue da ADBSP decorrem na parte da manhã de sábados.
Proximamente iremos marcar presença nas seguintes localidades: Fronteira, a 05 de agosto, no Centro de Saúde; Alter do Chão, a 12 de agosto, nos Bombeiros; Alpalhão (Nisa), a 19 de agosto, na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense.
Junte-se a nós! Pode-nos encontrar em www.facebook.com/groups/AdbsPortalegre .


JR

Bloco de Esquerda Aveiro / Concelho - Apresenta lista à Câmara Municipal de aveiro

Vê aqui as listas à Câmara e Assembleia Municipal e os respetivos perfis resumidos dos candidatos e candidatas:

Câmara Municipal de Aveiro:
1 - Nelson Peralta, 36 anos, biólogo. Perfil completo em: https://tinyurl.com/yacfa6bv
2 - Gonçalo Gonçalves, 39 anos, professor no Agrupamento de Escolas de Aveiro, na Escola Básica de Santiago. Ativista por uma Escola Pública de qualidade, participou em várias iniciativas nesse âmbito. Autor da rubrica mensal “A Nossa Escola” no blog de educação “Com Regras”. Cidadão empenhado na melhoria das condições de vida dos Aveirenses em temos como: transportes públicos, educação, apoio social, bem-estar animal, saúde, ambiente, habitação e envelhecimento da população. É dirigente concelhio do Bloco de Esquerda desde 2014.
3 - Ana Luís, independente, 38 anos, investigadora pós-doutoral na Universidade de Aveiro e no CIIMAR, Porto, Membro da Direção da ABIC-Associação dos Bolseiros de Investigação Científica há 3 anos, representante do núcleo de Aveiro. Nesse âmbito luta contra a desproteção a que os bolseiros de investigação estão sujeitos pelo actual Estatuto de Bolseiro e da forma discricionária como os deveres, enquanto bolseiros são interpretados. No âmbito europeu, é membro da Eurodoc - European Council of Doctoral Candidates and Junior Researchers há 2 anos, e atualmente Coordenadora do Secretariado. Esta associação luta pela melhoria das condições de trabalho dos jovens investigadores, contribuindo também para a melhoria das políticas europeias de investigação.
4 - Mercedes Reis, Assistente operacional no Agrupamento de Escolas de Aveiro, Delegada sindical do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Centro. Moradora e ativista no Bairro de Santiago pelo direito à habitação e denúncia das más condições do edificado.
5 - Olegário Augusto, 41 anos, motorista de autocarros de profissão, topografo formado pela Universidade de Aveiro. Formador com a especialização em igualdade de género tem intervenção nesta área a nível de casos de desigualdade laboral e familiar. Trabalhou ainda em IPSS e como nadador salvador.
6 - Iryna Skulska, especialista em Ecologia Floresta (Universidade Nacional de Técnica Florestal da Ucrânia) e mestre em engenharia ambiental (Universidade de Aveiro); formadora de educação ambiental. Atualmente s desenvolver doutoramento sobre o tema "Governança e gestão de terrenos comunitários (vulgo baldios) em Portugal Continental: resultados, tendências atuais e perspectivas de futuro". Natural da Ucrânia, é sócia de Associação de apoio ao imigrante em Aveiro e ativista nesta área.
7 - João Martins, 40 anos, músico e sonoplasta.
Com um percurso académico e profissional multifacetado, dedica-se actualmente à música e à sonoplastia, criando bandas sonoras para diversos espetáculos e desenvolvendo projectos de arte comunitária, onde junta múltiplos interesses: a sonoplastia e a dramaturgia; o urbanismo e a paisagem; a inclusão social. Cresceu em Aveiro, onde iniciou os seus estudos musicais. Estudou Arquitectura e iniciou a sua carreira como sonoplasta no Porto. licenciando-se posteriormente em Estudos Artísticos, na Universidade Aberta. Envolveu-se desde muito jovem em movimentos associativos e cívicos, procurando manter uma participação permanente, responsável e construtiva em várias escalas da organização social e política do país.
Atualmente, é co-director artístico do Visões Úteis— companhia de teatro profissional do Porto— e lecciona na ACE - Academia Contemporânea das Artes do Espetáculo e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE-IPP).

8 - Filipa Assis. Licenciou-se em Geologia (Ramo Científico) pela Universidade de Coimbra e em 2010 obteve o grau de mestre em Comunicação e Divulgação de Ciência pela Universidade de Aveiro. Trabalhou na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro até 2012 e atualmente desenvolve autonomamente um projeto para a exploração de formas de comunicar ciência que envolvam os sentidos, a razão e a emoção. Atualmente frequenta uma pós graduação em Processos Artísticos e Práticas Pedagógicas pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e Fundação Calouste Gulbenkian.
9 - Selma Pechilas da Costa, 44 anos analista de mercado e artesã. Voluntária espontânea da causa animal, foi co-fundadora da página de Facebook CattusVia,( grupo informal de voluntariado da causa animal) onde ajuda a divulgar animais em risco e a causa animal. O seu principal interesse é a implementação de um controlo sustentável das populações de animais de rua para garantir o bem estar dos animais e das pessoas. Ativista por um canil em Aveiro.
10 - Hugo Filipe Nunes, 29 anos, programador informático e gestor de Marketing Digital, desde cedo ligado a movimentos cívicos e associativos em áreas como a Defesa dos Direitos LGBT a igualdade na integração de Pessoas com Deficiência na nossa Sociedade (nomeadamente ao nível laboral) e o Apoio à Pobreza. Em Aveiro, fez parte da equipa de implementação de um movimento de combate ao Desperdício Alimentar, também como responsável de integração e formação de voluntários.
11 - Aurora Dias, independente, 55 anos, professora com mais de 30 anos de experiência, 20 dos quais no concelho de Aveiro. É atualmente professora Coordenadora de Departamento do 1.º Ciclo, no Agrupamento de Escolas de Aveiro. Defensora de uma Escola Pública de qualidade. Conhece a realidade educativa de Aveiro, pela sua longa experiência como professora. Da sua atividade diária conhece profundamente o panorama social do concelho, e como as dificuldades de muitas famílias influência o insucesso educativo dos jovens aveirenses.
12 - António Monteiro,39 anos, concluiu o curso profissional de Topografia. Trabalhou como precário em diversas áreas e fez vários CEI+, nomeadamente no Centro Hospitalar Baixo Vouga e em algumas Juntas de Freguesia em Aveiro. Faz parte do núcleo de Aveiro da Rede Europeia Anti Pobreza pretendendo com a sua participação contribuir para uma sociedade mais qualitativa e igualitária.
Assembleia Municipal de Aveiro:
1 - Virgínia Matos, 38 anos, assistente técnica. Ver perfil completo em: https://tinyurl.com/ycj7p3l8
2 - Rita Baptista, 36 anos. Mestranda em Saúde Pública. No seu percurso profissional trabalhou em investigação científica em Leeds e Barcelona, exerceu farmácia hospitalar e comunitária, sendo esta a que mais tempo desempenhou com cargo de diretora técnica. Membro das Comissões Concelhia e Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro. Exerceu o cargo de deputada municipal em Aveiro neste mandato que agora finda.
3 - António Neto, 45, engenheiro, formador, trabalha actualmente na investigação e concepção de materiais compósitos para além de outras actividades. Membro da concelhia do bloco de esquerda de Aveiro para além de pertencer à comissão concelhia. Nos últimos mandatos foi representante em regime rotativo na Assembleia Municipal
4 - Eduardo Antunes, 21 anos, marketeer Recém-licenciado em Marketing pela Universidade de Aveiro, cumpriu estágio curricular no Canal180, canal televisivo de foco na cultura, arte e criatividade. Criador da magazine independente sobre música Glass Journal. É aderente do Bloco desde 2016 e tem-se batido pela existência de verdadeiras políticas culturais nas cidades, mas também debate-se pelas políticas de igualdade e de não descriminação de minorias.
5 - Andreia Fonseca, 27 anos, Psicóloga Clínica e da Saúde de formação, atualmente a exercer funções como Técnica de Recrutamento. Formada pela Universidade de Aveiro, local onde exerceu funções de psicóloga clinica e investigadora do StressLab sediado no Departamento de Educação e Psicologia. Dedicada às questões sociais, com especial enfoque nas lutas travadas pelas minorias.