terça-feira, 12 de setembro de 2023

SECÇÃO DE HIP - HOP DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE VAI RETOMAR AS SUAS ACTIVIDADES


Procedendo-se a algumas alterações efectuadas na Secção de Hip - Hop, para proporcionar aos utentes melhores condições e mais abrangentes de prática desportiva, iniciaram-se recentemente as inscrições para as aulas de Hip - Hop referentes ao ano lectivo 2023/2024, que agora se inicia e que vão terminar a 31 de Julho de 2024, na sala Multiusos do Pavilhão Marialvas, ás segundas, quartas e Sextas - feiras, tendo o seu início agendado para as 18h00 terminando ás 21h00.
Após a participação no programa de Animação Complementar da Expofacic, com a realização de um espectáculo no palco 7, do certame e um breve interregno para férias o responsável técnico pela Secção de Hip - Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Professor Patrick Simões, está de regresso para proporcionar mais uma vez, ás suas alunas, que frequentam já há alguns anos a Associação sedeada na cidade de Cantanhede, a prática desta variante da dança urbana.

Acompanhado pela Professora Salomé, que vai voltar a colaborar com a Secção de Hip – Hop, as participantes irão ser integradas nas turmas de Minis, às segundas e quartas-feiras, nos horários das 18 às 19h00.

As bailarinas que integrarem a turma Kids, frequentarão as suas aulas nos mesmos dias da semana, no horário das 19 às 20h00.

As jovens que integram a turma Teens 1, terão as suas aulas às segundas e sextas-feiras, nos horários das 18h às 19h00.

Já as jovens da turma Teens 2, terão as suas aulas nas quartas-feiras, das 20h00 às 21h00 e às sextas-feiras, das 19h20.

As inscrições que já se encontram a decorrer, poderão ser formalizadas nos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, na sua sede social, a funcionar na rua Luis de Camões, nº 19 A, no Pavilhão Marialvas, durante os horários de expediente, local onde os interessados poderão obter todas as informações complementares, ou ainda, através dos telefones 231 423186 ou 963784373.


Cantanhede | No próximo sábado, 16 de setembro. Paços do Concelho acolhe concerto de música contemporânea

 

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Cantanhede vai receber no próximo sábado, dia 16 de setembro, pela 21h30, um espetáculo de música contemporânea.

Ritornello – Associação Cultural traz a Cantanhede um espetáculo extraordinário por meio de QCContemporâneo – Quarteto de Cordas, uma formação clássica que vai interpretar cinco obras de registo contemporâneo da autoria de notáveis compositores portugueses, designadamente “Nos Teus Olhos Permanece o Mistério”, de João Pedro Oliveira, “ACARRO”, de Amílcar Vasques Dias, “Lendas da Maré”, de Ana de Ataíde Magalhães, “…is a wasted emoticon”, de Sara Carvalho e “String Quartet N. º1”, de Hugo Vasco Reis.

Constituído por António Ramos e Clara Dias, violino, Diana Antunes, viola, e Rogério Peixinho, violoncelo, o QCContemporâneo apresenta-se com a inequívoca disposição de proporcionar uma oportunidade para assistir e ouvir novas sonoridades, com a expressão e energia que este agrupamento transmite sempre que sobe a palco.

Este concerto terá entrada gratuita e será apresentado em mais 9 municípios de Portugal, no âmbito da programação cultural proposta pela Ritornello – Associação Cultural, com o apoio dgARTES – Direção Geral das Artes, Antena 2 e Diário de Coimbra.

Temas a apresentar:

"Nos Teus Olhos Permanece o Mistério" para quarteto de cordas 2022, de João Pedro Oliveira

Alguns dizem que os olhos são o espelho da alma.

E, por vezes, buscamos neles respostas para muitos mistérios emocionais do ser humano.

Às vezes aí as encontramos, outras vezes o mistério permanece sem solução.

Foi pensando nisto que encontrou a motivação para escrever esta obra.

"ACARRO" para quarteto de cordas 2022, de Amílcar Vasques Dias

O termo popular alentejano acarro, que designa o local ou ajuntamento de animais - gado bovino ou ovino – debaixo de uma grande árvore, habitualmente uma azinheira, para se protegerem do calor ou da chuva, sempre interessou e intrigou o compositor. Há muitos anos que manifestava vontade de compor uma peça “inspirada” neste comportamento instintivo dos animais, que é surpreendente! Acarro não pretende, nem pode “traduzir”, a energia física da deslocação dos animais, nem as suas vozes, nem a mansa quietude do ajuntamento; mas pode, por vezes até de uma forma humorística, fazer um apelo à imaginação dos intérpretes e seus ouvintes…

"Lendas da Maré" para Quarteto de Cordas, Porto 2022, de Ana de Ataíde Magalhães

No Séc. XVI, em Peniche, dois fidalgos ricos odiavam-se. O filho de um deles, Rodrigo, apaixonou-se pela filha do outro, Leonor, mantendo o amor em segredo. Sendo este amor descoberto, o pai de Rodrigo enviou-o para a ilha da Berlenga, que continuou a encontrar-se com a Leonor numa gruta em Peniche. Um dia, Leonor foi perseguida e caiu do alto de um penedo, morrendo afogada. Rodrigo, ao descobrir a morte da sua amada, atirou-se ao mar, morrendo também. Os corpos de Leonor e Rodrigo foram encontrados em lugares diferentes. A gruta é conhecida localmente como Passos de D. Leonor.

"... is a wasted emoticon", de Sara Carvalho

(... é uma emoção desperdiçada) para quarteto de cordas

A ideia que impulsionou a escrita de ... is a wasted emoticon foi imaginar o que é que cada ouvinte sentiria durante a audição da obra. É por esta razão que o título é deixado em aberto (...), isto é, para que cada ouvinte possa completar as reticências com a(s) palavra(s) que possa(m) corresponder à(s) emoção (emoções) relativa(s) ao que está a ouvir. A obra foi escrita entre janeiro e fevereiro de 2023, fruto de uma encomenda do QCContemporâneo, Ritornello.AC, com fundos da DGartes.

"Quarteto de Cordas n.° 1 (Imago)”, de Hugo Vasco Reis

"String Quartet N.1 (Imago)” foi inspirado na peça "Cinco Lugares Sobre a Fragilidade" de Hugo Vasco Reis e faz referência à transcrição de sons de um espaço sonoro relacionados com ruídos e vibrações – normalmente segregados e não percecionados – recolhidos em zonas rurais da região centro de Portugal. A subjetividade tem um importante desempenho no processo de transcrição, dado que reconfigura o elemento representado, questionando o limite da sensibilidade sónica, através de formas coreográficas de transformação, construção gradual de sons e contemplação do sujeito representado.

Barcelos | IPCA mais internacional


Já começaram a chegar os primeiros estudantes de mobilidade que selecionaram o IPCA para estudar no primeiro semestre de 2023/2024.
O acolhimento aos estudantes de mobilidade está a ser realizado em vários momentos integrados na semana de orientação dinamizada pelas Relações Internacionais do IPCA, que decorre de 11 a 19 de setembro.

Os estudantes tiveram já oportunidade de conhecer o Campus de forma dinâmica no Peddy Paper que realizaram ontem e que terminou com um convívio ao sabor do mais tradicional doce português, o pastel de nata.
Foram hoje recebidos pela Vice-Presidente para a Internacionalização, Comunicação e Cultura, Paula Tavares, numa sessão informativa que contou com a presença da Chair do Student Council da RUN-EU, Ana Rita Freitas e da Presidente da Erasmus Student Network (ESN), Sofia Barros, assim como representantes da Associação Académica do IPCA.

Neste 1º semestre, o IPCA irá receber acima de meia centena de estudantes, provenientes de 28 universidades de cerca de 10 países, como Itália, Brasil, Polónia, Lituânia, Espanha, Hungria Roménia e Turquia entre outros.

O Programa de Orientação é realizado todos os semestres para dar a conhecer o IPCA aos novos estudantes de mobilidade, fornecendo-lhes toda a informação relevante de forma a facilitar a sua estada e o processo de integração académica.
Alinhada com a estratégia e missão da instituição para os próximos anos, a internacionalização do IPCA continua em crescimento, com a aprovação da candidatura a novo financiamento da Universidade Europeia Regional University Network (RUN-EU), agora alargada a nove parceiros europeus, juntamente com três novos projetos no âmbito das Ações-Chave 131 e 171 do Programa Erasmus+, O IPCA assegura atualmente a execução de um conjunto de projetos com um financiamento total que ultrapassa os dois milhões de Euros.

Nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o incremento da participação do IPCA em projetos europeus e atividades de dimensão mundial tem contribuído para uma instituição cada vez mais internacional e inclusiva. Este crescimento de mobilidades de estudantes in e out tem repercussões claras na vida académica e no futuro dos estudantes, além da aquisição de competências e conhecimento, o multiculturalismo e o convívio internacional permitem formar cidadãos mais atentos e participativos num mundo global.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Prova de Corrida em Montanha continua como cartaz de referência. Castelo de Paiva acolhe no Domingo 15ª edição da Corrida das Vindimas

Programa integra Campeonato Distrital da especialidade
Com o Verão a despedir-se com um tempo mais fresco, a festa do atletismo volta a passar pelo município paivense, numa grande jornada desportiva, agendada para a manhã do próximo Domingo, dia 17, denominada 15ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva que contará com cerca de duas dezenas de equipas presentes e mais de 250 inscritos, divididos pela prova de atletismo de montanha, e uma prova dedicada a caminheiros, com um trajecto de cerca 7 quilómetros, por entre paisagens emblemáticas de floresta e vinhedos, sendo que, nesta edição da prova, a organização volta a incluir uma mini - corrida das vindimas, para cativação de atletas e para espevitar ainda mais o gosto pela corrida em montanha, que terá a mesma quilometragem da caminhada, ao mesmo tempo que, a Associação de Atletismo de Aveiro, aproveita a prova paivense para realizar algo inédito, realizando neste final de temporada, o 19º Campeonato Distrital de Montanha.
Na prova principal, que engloba a prova distrital, com um percurso de 15 quilómetros, que este ano apresenta ligeiras alterações no traçado, repartido entre o belo e o rude junto ao Rio Paiva, vão estar presentes nomes sonantes desta variante do atletismo e perspectiva-se uma jornada emotiva e muito animada, até porque esta é uma das provas preferidas e muito elogiadas pelos principais atletas que participam nesta actividade desportiva, que sempre anima a urbe paivense nesta manhã de Domingo.
Recorde-se que, esta é uma prova de cariz competitivo, denominada a " 15ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva", sendo uma organização da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e da AD CJClark, e a colaboração da empresa Terras de Aventura, entre diversas entidades da região, destacando-se a parceria com ACI de Castelo de Paiva.

Para além da corrida de montanha, com um percurso de 15 quilómetros, aberta a seniores e veteranos de ambos os sexos, regista-se também a grande adesão para a participação na prova destinada a caminheiros, com sete quilómetros de trajecto, uma espécie de passeio pedestre sem intuitos competitivos e que será realizado num percurso alternativo aos atletas principais.

Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, apresenta-se como um dirigente feliz e satisfeito por ver concretizado o sonho de ser possível continuar a manter no concelho, apesar de todas as dificuldades e limitações, realçando uma prova que alcançou estatuto nacional e já assumida como uma referência na modalidade de montanha e cujo êxito por todos tem sido reconhecido, sublinhando que, “ depois de cumprido um objectivo definido para dez anos, que foi concluído com sucesso, agora assumimos um novo ciclo, uma organização diferente para a Corrida das Vindimas, mantendo no entanto, o cariz competitivo da prova, que este ano irá privilegiar a igualdade de género no que a prémios diz respeito “.
O dirigente paivense realça a novidade deste ano, com a prova a acolher o 19º Campeonato Distrital de Corrida em Montanha, numa terra de pergaminhos nesta vertente desportiva e mesmo numa época do ano difícil para os corredores, estes campeonatos vão juntar vários internacionais e campeões nacionais desta vertente do atletismo, destacando que, “ desde 2009 correspondendo a uma meta de fazer da CORRIDA DAS VINDIMAS de Castelo de Paiva uma marca desportiva que trabalhamos esta conjugação e o bom desempenho tem-se traduzido em resultados de excelência ao ponto de servirem de modelo a outras realizações, sendo que, está em perspectiva e fruto de encontros permanentes, um alavancar de premissas que nos facultem uma mais competente oferta “.

Já Liliana Vieira, actual Vereadora do Desporto e Cultura da edilidade paivense, deixa uma saudação especial a todos aqueles que, a propósito desta bonita jornada desportiva vão rumar a Castelo de Paiva, evidenciando a importância desta prova, que volta a trazer centenas de pessoas a Castelo de Paiva, numa jornada desportiva que se deseja memorável, que merece o reconhecimento público, e por isso deixa a garantia de continuar apoiar esta jornada desportiva, desejando que, cada vez tenha maior amplitude, referindo ao mesmo tempo, a satisfação de ver a Câmara Municipal envolvida nesta organização, realçando o trabalho e o contributo dos restantes parceiros para o grande sucesso desta excelente iniciativa desportiva.

Carlos Oliveira

Alvaiázere continua a destacar-se na região de Leiria com um investimento em educação de mais de 700 mil euros



A educação constitui uma das atribuições fundamentais das Autarquias Locais e considerandoo acréscimo de responsabilidades nesta matéria, o Município de Alvaiázere assume especial relevância na promoção do acesso à educação ao assegurar a continuidade e reforçar o apoio socioeducativo à população escolar do pré-escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico público, do ensino secundário e também do ensino superior.
A intervenção do município visa fundamentalmente combater a exclusão social, o abandono escolar precoce e também promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucessos escolares às crianças e jovens prestando serviços à comunidade escolar do concelho contribuindo para a melhoria das condições de vida das crianças e respetivos agregados familiares.
O Município assume, pelo segundo ano consecutivo, o maior apoio em educação da região de Leiria com um investimento de mais de 700 mil euros na atribuição de apoios socioeducativos.
Assim, na sua reunião de 19 de julho de 2023, a Câmara Municipal deliberou um conjunto de medidas deapoios socioeducativos atribuídos na creche, no ensino pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, assim como ao nível do ensino superior, assumindose assim cada vez mais como parceiro das famílias alvaiazerenses.
O Município de Alvaiázere garante um vasto e crescente conjunto de apoios socioeducativos, destacando: o apoio de 25% na mensalidade paga pela frequência de creche; oferta de AAAF para alunos do ensino pré-escolar; para o ensino do 1.º ciclo o Município assegura quer as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), quer a Componente de Apoio à Família (CAF) com o prolongamento de horários antes e depois das componentes letivas como elementos facilitadores e de articulação com as atividades profissionais das famílias; oferta de refeições (almoço e lanche) para o pré-escolar e 1º ciclo; transporte gratuito para todos os níveis de ensino; oferta dos cadernos de atividades do 1º ciclo até ao ensino secundário; material escolar para alunos subsidiados do 1º ciclo até ao ensino secundário; disponibilização do serviço de escola virtual do 1º ciclo até ao ensino secundário; de forma a permitir a experiência diferente e enriquecedora de conhecer uma realidade universitária, o Município apoia os jovens alvaiazerenses a inscreverem-se nas academias de verão das universidades, suportando todas as despesas associadas; para todos os alunos que frequentem as escolas do concelho premeia
o mérito académico; para os alunos que frequentam o Ensino Superior põe ao dispor a atribuição de bolsas (por escalão) e prémios de mérito como forma de estímulo para a frequência de cursos superiores, dotando o concelho de quadros técnicos superiores, de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.
Para mais informações de contactar o gabinete de educação do Município de Alvaiázere através do 236 650 622. Alvaiázere é o concelho das Terras de Sicó e de Leiria que mais investe na educação dos jovens. E assim será o continuar deste caminho, encontrando aqui condições únicas no país para se viver e estudar. No exercício económico de 2022, Alvaiázere efetuou uma despesa de 1.325 € por cada aluno matriculado no concelho, o que faz com que este município das Terras de Sicó ocupe a primeira posição do ranking em termos relativos de despesa em Educação por aluno, no total da região.
Merece destaque o facto de no ano 2022, no que respeita à despesa total comprometida em termos da Educação, Alvaiázere ter aumentado em cerca de 41% face ao valor comprometido em mandatos anteriores.

Proença-a-Nova | CCVFloresta regista aumento de participantes nas atividades Ciência Viva no Verão em Rede

 
As atividades do Centro Ciência Viva da Floresta integradas na programação do projeto Ciência Viva no Verão em Rede, registaram um acentuado crescimento no número de inscritos, tendo atraído no verão do presente ano um total de 268 participantes, superando em larga escala os 175 da edição de 2022.
Entre as 20 atividades realizadas pelo CCVFloresta conta-se uma ampla diversidade de temas abordados e áreas geográficas abrangidas. Proença-a-Nova, Malhadal, Figueira, Sobral Fernando, Chão do Galego, Alvito da Beira, Figueira da Foz, Praia de Quiaios, Orvalho (Oleiros), Monsanto, Penha Garcia e Zebreira (Idanha-a-Nova), foram os locais que serviram de base para que se abordasse a Biodiversidade, a Geodiversidade, a Astronomia e até a Gastronomia, entre tantos outros temas.
No rescaldo da última atividade Ciência Viva no Verão em Rede ‘2023, com início na Zona Balnear do Alvito da Beira a 8 de setembro, Marta Palhim, monitora do CCVFloresta, faz um “balanço positivo” da programação e adesão do público. Segundo a própria, “houve pelo menos seis atividades novas em relação ao ano anterior”, o que pode contribuir para um número mais elevado de participação em valores absolutos por comparação ao ano de 2022.
O programa “Ciência Viva no Verão em Rede”, promovido pela Ciência Viva, em conjunto com todos os Centros Ciência Viva do país, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas, voltou a trazer a Ciência à rua de uma forma diversa no que aos temas diz respeito. No caso do Centro Ciência Viva da Floresta esta diversidade foi possível devido às parcerias com organizações como o GeoPark Naturtejo - Geoparque Mundial da UNESCO, o CFE - Centro de Ecologia Funcional, da Universidade de Coimbra, a FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro e a SOUL – Speaking Out Loud.

Gabriel Reis

Silves | ALTERAÇÃO DE TRÂNSITO EM PÊRA A PARTIR DO DIA 16 DE SETEMBRO

 
O Município de Silves informa que, será implementada uma alteração de trânsito em Pêra, a partir do dia 16 de setembro, às 09h00, com as seguintes modificações:
» Rua Infante D. Henrique » implementação de sentido único de trânsito.
» Rua Vasco da Gama » implementação de sentido único de trânsito no troço inicial da Rua Vasco da Gama.
O Município de Silves agradece a melhor compreensão e atenção dos automobilistas, residentes e utentes da zona.

INOVA-EM instala saneamento nos seus terrenos do perímetro da Zona Industrial de Cantanhede

 

A INOVA-EM acaba de adjudicar uma empreitada para “Ampliação do Sistema de Saneamento do Concelho de Cantanhede”, cuja incidência será na zona onde a empresa municipal tem o ecocentro, os viveiros e a quinta de agricultura biológica e onde de resto está prevista a construção do seu novo edifício sede e instalações de natureza logística.

Adjudicada por 102.820 euros, a obra tem um prazo de execução de 120 dias e contempla a instalação do emissário/intercetor inserido dentro dos limites dos terrenos que são propriedade da INOVA, tendo em vista a desativação da atual estação elevatória de águas residuais, cujos caudais serão drenados para o sistema em alta sob responsabilidade da Águas do Centro Litoral (AdCL) e que passarão a ter tratamento de nível terciário na ETAR das Cochadas, logo que esta esteja concluída.

Recorde-se que a construção desta estação de tratamento no limite poente do concelho representa um investimento global de 12,8 milhões de euros, valor cofinanciado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Esse investimento global sob gestão da AdCL inclui a empreitada de aumento da capacidade das infraestruturas, num valor de 3,7 milhões de euros, neste caso para reforçar o sistema de saneamento da Ria Sul-Aveiro e solucionar o saneamento nos municípios de Cantanhede e Mira.

Quanto à instalação da rede de drenagem de águas residuais nos terrenos que a INOVA-EM possui no perímetro da Zona Industrial de Cantanhede, trata-se de um investimento autónomo da empresa municipal, mas tendo em conta que as tubagens entroncarão com o sistema em alta da AdCL e é condicionado por ele, o caderno de encargos da empreitada prevê que as condutas idênticas com o diâmetro máximo e de material do mesmo tipo.

SILVES ASSINALA WORLD WELLNESS WEEKEND

 O Município de Silves irá assinalar o World Wellness Weekend, entre 14 e 16 de setembro, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves e Praia dos Pescadores.
O fim de semana da saúde e bem-estar, tem um programa com atividades inclusivas para desfrutar com amigos e familiares: aulas de ioga, pilates, pilates clínico, stretching e ioga kids.
As inscrições poderão ser feitas online (link ficha de inscrição), até ao dia 16 de setembro, ou na receção do Complexo das Piscinas Municipais de Silves ou através do telefone 282 440 270 ou email desporto@cm-silves.pt
Encontre a sua atividade preferida e mantenha o ritmo para uma vida mais saudável.
 
Conheça o programa:
14 setembro | CPMS - Silves
» Pilates Clinico » 07h30 - 08h20
» Stretching » 09h00 - 09h45
 
15 setembro | CPMS- Silves
» Pilates » 17h30 - 18h30
 
16 setembro | Praia dos Pescadores - Armação de Pêra
» Yoga Kids » 09h00 - 09h40
» Yoga » 10h00 - 11h00
» Pilates » 11h00 - 12h00

 

MARINHA GRANDE DEBATEU OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

 As oportunidades e os desafios da educação foram debatidos nos dias 7 e 8 de setembro, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no âmbito do 1.º Encontro Municipal de Educação, tendo reunido reputados oradores a nível nacional e contado com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite.
A iniciativa que assinalou o arranque do ano letivo 2023/2024, teve lotação esgotada nos dois dias. Foi organizada pelo Município, em parceria com o Centro de Formação Leirimar, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente e o Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; do Secretário de Estado da Educação, António Leite; do Ex-ministro da Educação, David Justino; da Vereadora da Educação, Ana Alves Monteiro; do representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Paulo Batista Santos; da Delegada Regional de Educação da Direção de Serviços do Centro, Cristina Oliveira; dos Diretores dos Agrupamentos de Escolas do concelho; para além dos cerca de 250 participantes.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recordou que, “a escola é hoje, mais do que nunca, um espaço de valorização do ser humano. Assume, ainda, um papel ativo na sociedade, no desenvolvimento económico e social da própria comunidade. A escola tem também uma função na vida da Câmara Municipal, integra as diversas dinâmicas promovidas pelo município e é um parceiro que constrói connosco uma política educativa, cultural, social e ambiental”.

O presidente acrescentou que “apoiamos os alunos e famílias com várias medidas socioeducativas de que realçamos os subsídios de ação social escolar, as fichas de trabalho e material de apoio ao estudo, entre outros apoios. Facultamos o transporte escolar gratuito para todos os níveis de ensino, incluindo o ensino artístico. Reforçámos as escolas com material didático, mobiliário e apostámos na modernização administrativa, implementando uma plataforma de gestão educativa que aproxima o Município, às escolas, encarregados de educação e juntas de freguesia”.

Para o Secretário de Estado da Educação, António Leite, “a Escola é, de facto, um instrumento que pode permitir que se quebrem ciclos de exclusão e ciclos de pobreza, que infelizmente se mantém no nosso país, pois a escola é a única oportunidade que têm. Por isso, é o sítio onde se colocam todas as esperanças. A escola é uma tarefa de todas e de todos”.

A conferência inaugural foi assegurada pelo professor catedrático jubilado e ex-ministro da Educação, David Justino, que dedicou a sua reflexão aos “Cinco Desafios para a Educação” e enfatizou que o papel da escola é respeitar a diversidade e fazer os alunos convergir para serem boas pessoas, bons cidadãos e bons profissionais. “Mais importante do que saber fazer, é saber ser”, acrescentou defendendo que a escola deve ser uma “instituição insubstituível”.

O primeiro painel foi dedicado à saúde mental e competências socioemocionais, tendo contado com a intervenção de Manuela Grazina, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sobre a Neurociência da Felicidade; de Ana Quitério, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, sobre “Ser criança”; e de Helena Marujo, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, sobre “Educar já não é o que era: De que precisa hoje o mundo?”.

O segundo painel esteve reservado ao tema “Escola, inclusão social e cidadania” e teve como oradores: Francisco Neves, do Departamento de Apoio à integração e Valorização da Diversidade – Alto Comissariado para as Migrações; Manuel Nunes, da Associação de Futebol de Leiria, e a atleta e docente Carmo Santos, sobre “Igualdade de género no desporto”; e Sílvia Almeida, da Universidade Nova de Lisboa, que abordou o Projeto “Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante”.

O primeiro dia do Encontro Municipal de Educação foi encerrado com o painel “Escola e Família”, para as apresentações de Susana Jacinto, da Equipa GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente; e André Fernandes, que fascinou os presentes ao falar sobre o seu projeto de coaching “Arriscas-te?”.

No dia 8 de setembro, o Teatro Stephens voltou a ficar lotado, para o público ouvir falar de “Inteligência emocional e lucidade”, através dos testemunhos de Rui Matos e de Vanda Varela Pedrosa, do Politécnico de Leiria.

O segundo painel contemplou intervenções dos diretores, docentes e alunos dos três Agrupamento de Escolas do concelho. O Agrupamento Nascente apresentou o projeto "Aprender partilhando - Multiculturalidade, Etwinning” e outras iniciativas de escola pela visão dos alunos; o Agrupamento Poente deu “A voz dos alunos: A declaração da juventude para a transformação da Educação”; e o Agrupamento de Vieira de Leiria salientou “A importância da Promoção das Competências Sociais nas Escolas”.

Na sessão de encerramento, a vice-presidente e Vereadora da Educação, Ana Alves Monteiro, salientou que “a presença particular de alunos neste Encontro permitiu-nos ter os principais atores do processo educativo. É para vós que centenas de docentes, não docentes, direções de agrupamentos de escolas, equipas técnicas, em particular a da educação e demais entidades da comunidade educativa. Vocês são a nossa inspiração e a razão fundamental do nosso trabalho”.

Ana Alves Monteiro acrescentou que “o nosso maior foco é ver-vos crescer, perceber que adquiriram conhecimento e competências, que contribuímos para o vosso desenvolvimento, é sentir que os vossos professores são, na vossa vida, uma referência… os vossos verdeiros influencers, porque estão na base da vossa futura profissão, estão na vossa memória para sempre e as palavras deles irão acompanhar-vos para a vida”.

O Município distinguiu os docentes aposentados, através da entrega de lembranças pela Vereadora da Educação e Diretores dos Agrupamentos de Escolas.

Ainda no âmbito do “1º Encontro Municipal de Educação – Oportunidades e Desafios”, durante a tarde do dia 8 de setembro, os participantes da iniciativa realizaram um roteiro pelos espaços culturais do concelho, através do qual puderam visitar o Museu do Vidro, o Museu Joaquim Correia e fazer parte de uma visita encenada à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. As visitas incluíram encenações pelas companhias Teatro à Solta e Break a Leg.


Feira das Colheitas decorre em Arouca de 21 a 24 de setembro

  

Arouca celebra as Colheitas de 21 a 24 de setembro. São quatro dias para viver a identidade e a cultura, as tradições, as histórias e os produtos mais típicos deste território, elementos que fazem da Feira das Colheitas a maior e mais emblemática festa dos arouquenses. Haverá feiras, exposições, folclore e etnografia e não faltarão os concertos, as atividades para crianças e a gastronomia.

Feira das Colheitas 2023 | Programa

 

21 de setembro - quinta-feira

 

9h30 - Concurso Nacional da Raça Arouquesa

Quinta das Quintãs – São Pedro

 

10h00 – Vindima “Apanha da baga na casa da Fraga” com alunos da EB1 de Alvarenga

Casa da Fraga, Alvarenga

 

11h00 e 14h00 – Workshop “Mini chefs Arouca Agrícola”

Terreiro de Santa Mafalda

 

16h00 - Hora do Conto

Parceria com Bibliotecas Escolares – Agrupamento de Escolas de Arouca

Parque Milénio

 

16h00 – Desfile de gado e entrega de prémios

Parque Municipal

 

17h00 – Cerimónia oficial de abertura

Parque Municipal

 

Abertura das feiras e das exposições:

  • Feira de Artesanato – Alameda D. Domingos de Pinho Brandão
  • Feira dos Produtos Regionais – Av. 25 de Abril
  • Feira de Artesanato Internacional – Rua do Mercado
  • Feira dos Produtos do Campo – Av. 25 de Abril
  • Exposição Empresarial e Empreendedorismo – Pavilhão da Escola Secundária de Arouca
  • Exposição coletiva de ilustração “As Colheitas” por alunos da Escola Secundária de Arouca – Biblioteca Municipal

 

  • Exposição de Máquinas Agrícolas – Parque de estacionamento junto ao Cavadinha
  • Exposição documental “Baldios: A riqueza do serrano” ­– Museu Municipal
  • Espaço Criança – Parque Milénio
  • Espaço de venda de Broa Caseira e Bolo de Carne/Sardinhas – Parque Municipal
  • Espaço Café/Bar – Parque Municipal
  • Tasquinhas – Parque Municipal
  • Espaço dos Petiscos – Parque junto ao Museu Municipal
  • Espaço Fora d’Horas – Parque Municipal

 

17h30 - Caldo Comunitário Arouca Agrícola

Terreiro de Santa Mafalda

    

22h00 – Concerto: Ronda dos Quatro Caminhos e comunidade local (integrado na iniciativa Sons do Património da AMP)

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

 

22 de setembro - sexta-feira

 

9h30 Workshop “Mini chefs Arouca Agrícola”

Terreiro de Santa Mafalda

 

10h00 – Dance Kids

Espaço Criança - Parque Milénio

 

11h00 – Workshop “Mini chefs Arouca Agrícola”

Terreiro de Santa Mafalda

 

12h30 – Almoço-convívio entre os sócios da Cooperativa Agrícola de Arouca, com distribuição de prémios dos diversos concursos

Restaurante local

(Cooperativa Agrícola de Arouca)

 

16h00 – Concurso “A Melhor Broa Caseira 2023”

Terreiro de Santa Mafalda

 

16h­00 – Jogo da Glória “À descoberta dos animais da quinta”

Espaço Criança - Parque Milénio

 

16h00 – Talk IA (Inteligência Artificial) com Jorge Mota - CESAE Digital

Exposição Empresarial – Pavilhão da Escola Secundária de Arouca

 

18h00 – XIV Concurso “O Vinho Verde de Arouca”

Biblioteca Municipal

 

21h00 ­– Colheitas Disco Kids

Espaço Criança - Parque Milénio

 

21h00 – Espetáculo de Stand Up Comedy com Ricardo Couto

Exposição Empresarial – Pavilhão da Escola Secundária de Arouca

 

21h30 – Baile com os “Finfas de Nespereira”

Terreiro de Santa Mafalda

 

21h30 – Encontro de concertinas

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

23h00  Concerto: Richie Campbell

Parque do Ribeiro de Gondim (Palco 2)

Entrada livre

 

23 de setembro – sábado

 

8h00 – Abertura da feira tradicional

Rua de Sub-Ribes

 

14h30 – Colheitas BTT 2023

Concentração: Complexo Desportivo Municipal de Arouca 

 

15h00 – Concerto pela Banda Musical de Arouca e pela Sociedade Filarmónica Santa Cruz de Alvarenga

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

15h00 – Workshop de percussão corporal pela Associação WETUMTUM

Espaço Criança - Parque Milénio

 

15h00 – Chega de carneiros

Quinta das Quintãs – São Pedro

 

15h30 – Chega de bois

Quinta das Quintãs – São Pedro

 

16h30 – Desfolhada infantil seguida de bailinho à moda antiga

Espaço Criança - Parque Milénio

 

16h30 – Palestra “À Conversa com Maria Lourdes Fernandes sobre saúde e alimentação no outono - cuidados e reforços necessários”

Entrada livre limitada à lotação do espaço

Biblioteca Municipal de Arouca

(Semente de Futuro - Projeto Horta Terapêutica)

 

18h00 – Workshop Bebé Waka pela Associação WETUMTUM

Espaço Criança - Parque Milénio

 

21h00 – Espetáculo musical Dr. Stime pela Associação WETUMTUM

Espaço Criança - Parque Milénio

 

21h30  Concerto pela Banda Musical de Arouca e pela Banda Musical de Figueiredo

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

22h00  Desfolhada seguida de baile à moda antiga

Terreiro de Santa Mafalda

 

23h00 – Concerto: Calema

Entrada paga. M/6. Bilhetes disponíveis em www.ticketline.pt

Parque do Ribeiro de Gondim (Palco 2)

 

00h45 – Espetáculo piromusical
Ruas da Vila

24 24 de setembro - domingo

 
15h00 – Desfile Etnográfico com carros de bois e Cortejo de Açafates
Ruas centrais da Vila

 

16h00 – Atuação de ranchos folclóricos:   

- As Lavradeiras de Canelas      

- Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses          

- Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato

- As Lavradeiras de Mosteirô

- Santa Cristina de Mansores

- Casa do Povo de Arouca        

- Casa do Povo de Santa Cruz de Alvarenga

- Provesende

- “Os Amigos de Rossas”

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

16h30 – Atividade “Semear e colher emoções”

Espaço Criança - Parque Milénio

 

22h00 – Concerto: Pedro Mafama

Praça Brandão de Vasconcelos (Palco 1)

 

23h00 – Sessão de fogo-de-artifício

Ruas da Vila

 

Por motivos imprevistos, este programa poderá sofrer alterações.

 

 

Horários das exposições e feiras

 

Feiras de artesanato, produtos regionais e produtos do campo e Exposição Empresarial

Quinta-feira: 16h00-24h00

Sexta-feira: 17h00-24h00

Sábado: 10h00-24h00

Domingo: 10h00-23h00

 

Tasquinhas, Espaço dos Petiscos, Espaço Café/Bar

Quinta-feira: a partir das 16h00

Sexta-feira, sábado e domingo: a partir das 12h00

 

Exposição de ilustração, exposição de máquinas agrícolas, exposição do Museu Municipal

Quinta-feira: 16h00-24h00

Sexta-feira, sábado e domingo: 10h00-24h00

 

Espaço Criança

Ateliês, jogos tradicionais, pinturas faciais, modelagem de balões, música, dança

Ver programação e horário no local

 

Quinta-feira: a partir das 16h00

Sexta-feira: a partir das 10h00

Sábado: a partir das 14h00

Domingo: a partir das 14h00

 

Espaço da venda de broa caseira e bolo de carne

Sexta-feira, sábado e domingo: a partir das 11h00

 

Espaço fora d’Horas

Quinta-feira: a partir da 1h00

Sexta-feira: a partir da 1h00

Sábado: a partir da 1h00

 

 

Organização: Câmara Municipal de Arouca

Colaboração: Adega Mayor | ADRIMAG | AECA | Agrupamento de Escolas de Arouca | Associação Geoparque Arouca | BTTArouca | Casa da Fraga | Centro Juvenil Salesiano de Arouca | Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes | Confraria do Vinho Verde | Cooperativa Agrícola de Arouca | Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte | Quintãs Farm Houses | Super Bock – J. Albino, Lda.