domingo, 3 de novembro de 2024

Envelope financeiro contempla 38 entidades. Câmara Municipal de Cantanhede entrega apoio às associações culturais do concelho

 
O Município de Cantanhede entregou esta terça-feira, 29 de outubro, os subsídios atribuídos para financiamento das despesas regulares das associações musicais, recreativas e culturais.
Trata-se de uma verba no valor de 59.866 euros que tem como objetivo facultar às entidades beneficiárias condições técnicas, logísticas e materiais necessárias ao trabalho de dinamização sociocultural que desenvolvem, um trabalho que de resto é bem notório a vários níveis, conforme se depreende da muito preenchida agenda de eventos do concelho”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Segundo a autarca, “esta é apenas uma das vertentes do apoio do Município ao movimento associativo do setor da cultura, uma vez que, além da verba destinada a despesas correntes, são concedidos outros apoios pontuais de valor variável em função do alcance das iniciativas e dos projetos, sem esquecer o financiamento à valorização das instalações e aquisição de equipamentos, entre outros aspetos”.
O investimento na cultura é sempre uma boa aposta, pois produz excelentes implicações ao nível da coesão social, através da afirmação da identidade cultural do concelho interna e externamente, com reflexos muito positivos na elevação dos padrões de qualidade de vida das nossas comunidades e contribuindo para tornar a cidade e o concelho especialmente convidativos para viver e trabalhar”, concluiu Helena Teodósio.
É com grande satisfação que continuaremos a apoiar, uma vez mais, as associações e grupos culturais do concelho dado o papel que desempenham na preservação e promoção da nossa identidade cultural. Este apoio representa um compromisso do Município em criar as condições necessárias para levar a cultura e as tradições de Cantanhede a todas as freguesias e além-fronteiras, num expressivo reconhecimento pelo profícuo trabalho que tem vindo a ser preconizado pelo movimento associativo concelhio, nas mais diversas expressões artísticas”, afirmou o vice-presidente com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso.
A cada uma das quatro bandas filarmónicas foi atribuído um montante 4 500 euros; o montante global para as escolas de música foi de 5 616 - considerando os 208 agentes em formação e residentes no concelho envolvidos neste processo cultural, cujo valor por cada aluno é de 27 euros; às associações com grupos de teatro foi atribuído o valor total de montante de 10 450 euros, cabendo a cada entidade com expressão nas artes de palco um valor até ao montante de 550 euros; aos grupos de projeção etnográfica um valor total de 18 600 euros, para apoiar sua atividade de recolha, preservação, promoção e divulgação etnográfica e folclórica, a distribuir da seguinte forma: 2 000 euros a cada grupo folclórico federado ou equiparado a federado e 1 100 euros a cada grupo não federado.
As agremiações que evidenciaram manifesto interesse cultural e que não se enquadram nas categorias anteriormente mencionadas também receberam apoio. Assim, aos grupos corais foi atribuído um valor total de 2 200 euros, correspondendo 550 euros a cada uma das formações constituídas; às coletividades que têm vindo a desenvolver um programa no âmbito das artes plásticas e visuais, o montante de 1 000euros; às associações e grupos que evidenciaram interesse cultural com expressão musical e coreográfica, o montante de 3 000 euros, ou seja, 1 000 euros a cada; e às associações e grupos com expressão musical, o montante de 1 000 euros, cabendo até 500 euros a cada.
A concessão do apoio municipal pressupõe a assinatura de um contrato-programa com todas as coletividades envolvidas.

Parte inferior do formulário



Aveiro | Ação de Preparação para Risco Sísmico. Exercício A TERRA TREME – dia 05 de novembro 11:05


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza na próxima terça feira, dia 5 de novembro, às 11:05 horas, de norte a sul do país, a 12.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt). Esta edição de A TERRA TREME coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, sublinhando a importância de uma sociedade informada e resiliente perante catástrofes naturais.
É objetivo de A TERRA TREME capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

A TERRA TREME é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil. Nesta 12.ª edição, o foco principal será o envolvimento de pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Na Região de Aveiro, a ação principal, organizada pelo Serviço Municipal de Proteção Ciivl de Estarreja, em articulação com o Comando SubRegional de Emergência e Proteção Civil e a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, terá lugar na Escola Básica Egas Moniz, em Avanca, a qual possui uma Unidade de Multideficiência, e irá incluir a prática dos 3 gestos e a realização de um exercício de teste à evacuação do edifício.

Por toda a Região, em parceria com os Serviços Municipais de Proteção Civil, comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, e os demais agentes de proteção civil, irão igualmente ser promovidas ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício A TERRA TREME, na data e hora convencionadas.

A participação poderá ser feita de múltiplas formas, designadamente:

− A resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico, o qual está disponível na plataforma online desta ação nacional de sensibilização, acessível em www.aterratreme.pt/inquérito;

− A realização de sessões de esclarecimento (para os trabalhadores/colaboradores) dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo;

− A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição nesta iniciativa;

− A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;

− O registo individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;

− A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;

− A realização de um exercício de teste à evacuação a 05-11-2024, data da realização do exercício A TERRA TREME, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

A TERRA TREME tem um website dedicado www.aterratreme.pt , que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação (spot promocional do Exercício; o cartaz alusivo à 12.ª edição Exercício A TERRA TREME, entre outros). Foi também criada a hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício A TERRA TREME.

TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Comando Sub-regional de Aveiro
AUTORIDADE NACIONAL DE EMERGÊNCIA E PROTEÇÃO CIVIL
Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro
Praça Marquês de Pombal - Ed. antigo Governo Civil
3810-133 Aveiro – Portugal
T.: 351 234 403 742 | www.prociv.gov.pt