sábado, 29 de junho de 2024

Vários Fadistas "Desgarrada"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Ricardo Ribeiro - "A Fama de Alfama"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Filipe Duarte "A Ausência"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

José da Câmara e Rodrigo "Horas Desta Vida"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Rodrigo - É tão bom ser pequenino

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Rodrigo, fado da freira (ou oliveira) , ultima tourada real., RTP Portug...

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/

Rodrigo "Fado do Fado"

https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Rodrigo, "Fado Corrido" - "É tão bom ser pequenino"


https://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Comunicado: Voto de Pesar por António Soares Machado


Voto de Pesar por António Soares Machado
Faleceu ontem, dia 28 de Junho de 2024, o Sr. António Manuel Pinto Soares Machado, com 81 anos.
Aos seus Familiares, Amigos e Cidadãos que o têm por referência, ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.

António Soares Machado foi um Homem Bom, servidor de causas públicas e dos seus concidadãos, tendo desenvolvido ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício relevante de vida e de criação de amigos.

O Comandante Machado, como era conhecido, fica para sempre ligado ao Município e à Região de Aveiro, onde exerceu a função de Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro (foi o seu primeiro Presidente, eleito em 1976 e exercendo as funções de 1977 a 1979), tendo tido um trabalho particularmente relevante na área da Proteção Civil, destacando-se como Comandante do Corpo Ativo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Aveiro Velhos (durante 27 anos), e de Comandante Operacional Distrital de Aveiro do Serviço Nacional de Proteção Civil, tendo recebido reconhecimento formal no ano 2005 com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal em prata.

Por tudo isto e por toda a sua vida, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à Memória de António Soares Machado, decretando o dia 30 de junho de 2024, dia do seu Funeral, como dia de Luto Municipal.

Ao Sr. António Soares Machado fica a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.

Aveiro, 29 de Junho de 2024.
José Ribau Esteves
Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

IPO de Coimbra | Serviço de Patologia Clínica obtém Certificação ISO 9001


Em 2022, o Serviço de Patologia Clínica do IPO de Coimbra iniciou a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o objetivo de obter a certificação pela Norma ISO 9001. Sob a liderança do então Diretor de Serviço, Dr. Luís Nina, foi constituído o Grupo para a Implementação da Certificação, envolvendo desde o início todos os membros do Serviço, crucial para o sucesso desta iniciativa.
O projeto contou, também, com a colaboração de vários parceiros internos, como o Gabinete Coordenador da Qualidade e Comunicação, Serviço de Instalações e Equipamentos, Serviço de Gestão de Sistemas de Informação, entre outros, e parceiros externos.
Em 5 de junho de 2024, o Serviço foi notificado da atribuição da Certificação do referencial NP EN ISO 9001:2015, certificação essa que foi entregue numa cerimonia que decorreu na Sala de Atos da nossa Instituição.
“A conquista da certificação do sistema de gestão da qualidade para o Serviço de Patologia Clínica do IPO de Coimbra reflete o compromisso inabalável com a nossa missão de segurança, oferecendo um cuidado ainda mais preciso e humano aos nossos utentes.”, de acordo com a atual Diretora do Serviço de Patologia Clínica, Dr.ª Ana Raquel Paiva.

*João Pereira Belo
Assessor de Imprensa
Gabinete de Comunicação

Certame apresenta o melhor da Sub Região de Paiva. Castelo de Paiva com três dias de festa na maior Feira do Vinho Verde de Portugal

 
Um evento repleto de animação, apetites e sabores 
Faltam poucos dias para a 25ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, em parceria com a Associação Comercial e Industrial, que volta a promover um certame de grandeza nacional, que visa valorizar a produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado desta região, a par da afamada gastronomia, da doçaria tradicional e da beleza do seu artesanato.
São esperados milhares de visitantes em Castelo de Paiva no primeiro fim de semana de Julho, numa iniciativa que, para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade produzidos em Castelo de Paiva, com destaque para os premiados que, ano após ano, são distinguidos nos concursos nacionais, vai contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e doçaria tradicional, uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação e convivialidade, onde não vai faltar espectáculos musicais, bailaricos, o folclore local e a música tradicional portuguesa, para além de outras atracções que enriquecem o excelente programa apresentado pela edilidade paivense.
E a festa promete, com a edilidade paivense a apresentar um programa lúdico, gizado para garantir uma saudável convivialidade nos três dias do certame, que este ano tem excelentes espectáculos musicais com agrupamentos locais, para além de artistas convidados, muita animação de rua, os Cantares ao Desafio, mostra de Folclore, entre outras actuações que vão decorrer durante o evento.
Depois da sessão solene e da cerimónia de abertura da feira, agendada para as 16 horas do dia 5 de Julho, e concretizada a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e expositores, o certame vai acolher as primeiras “provas de vinho”e as “jornadas gastronómicas ”, privilegiando-se pratos locais e as especialidades mais conhecidas da região, a par da doçaria tradicional do concelho e do fumeiro regional, para além de outras novidades.

Nesta edição dos 25 anos, o edil paivense José Rocha, mostra-se satisfeito pelo entusiasmo e boa adesão dos expositores, sublinhando esperar uma feira fantástica, a maior de sempre na sua opinião, fazendo questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, já é uma referência nacional, atraindo milhares de visitantes, muitos deles do estrangeiro, evidenciando-se o potencial para projectar o município de Castelo de Paiva aos mais diversos níveis.

Assim sendo, no espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, fica o convite do Município para três dias de grande festa orientado para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos vinhos de excelência da Sub-Região de Paiva, neste caso com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a vinda de milhares de visitantes a este certame, cada vez mais referenciado no panorama nacional.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Concelhia de Coimbra repudia veementemente a atribuição da medalha de ouro à ADAV

 O Bloco de Esquerda repudia veementemente a atribuição da medalha de ouro à ADAV (Associação de Defesa e Apoio da Vida), associação que se afirma contra o aborto e a eutanásia.

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra decidiu, com os votos conta dos vereadores do PS e da CDU, a atribuição da Medalha de Mérito Solidariedade Social, grau Ouro, à ADAV. Apesar da falta de consenso, a distinção honorífica será atribuída no Dia da Cidade, a 4 de julho.

A Câmara Municipal de Coimbra decide assim, em nome da cidade, distinguir uma associação assumidamente contra o aborto, em total desrespeito da Lei 16/2007, que há 17 anos descriminalizou o aborto a pedido da mulher e estabeleceu novos prazos para a exclusão de ilicitude da interrupção voluntária da gravidez.

Não podemos deixar de manifestar profunda indignação e repúdio pela atribuição desta distinção, rejeitando que Coimbra seja vinculada a uma associação que pelas suas posições anti-aborto e anti-eutanásia é incompatível com a defesa dos direitos humanos, nomeadamente no que diz respeito à Interrupção Voluntária da Gravidez e à Morte Assistida.

A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra

Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
Bloco de Esquerda / Coimbra

Única Escola de Negócios do Norte do País cujos programas são triplamente acreditados. Católica Porto Business School reforça acreditação internacional

 A forte ligação às empresas que estão comprometidas com o MBA Executivo, a abordagem personalizada do programa, o currículo e a qualidade dos espaços de ensino e aprendizagem, foram os principais fatores que contribuíram para que uma das três maiores entidades de acreditação de programas executivos do mundo – AMBA, Association of MBAs -, reacreditasse a Católica Porto Business School e o seu MBA Executivo. “Este reconhecimento reafirma o compromisso da nossa escola para com a excelência internacional, mas também atesta os nossos elevados padrões e qualidade,” refere João Pinto, diretor da Católica Porto Business School.
A equipa ‘Peer Review’ da AMBA fez vários louvores à Católica Porto Business School e ao programa, incluindo a forte marca e reputação, a solidez da atual direção, a atmosfera dentro da faculdade, a qualidade das suas instalações de ensino e de aprendizagem, a resposta rápida da escola ao ‘feedback’ dos ‘stakeholders’, a ligação às empresas que estão comprometidas com o MBA Executivo e a abordagem personalizada do programa,” salienta João Pinto.
Hoje são muitas as empresas nacionais e internacionais que se associaram ao Clube de Empresas do MBA Executivo e a é de cr scimento,” refere Luís Marques, diretor do MBA Executivo. “No ano em que festejamos 20 anos do seu lançamento, reforçamos colaborações, nomeadamente com a Vienna University of Economics and Business (WU), que se junta à ESADE (Espanha) e à Luiss (Itália), mas também integramos a nova unidade de Plano de Negócio e fizemos a extensão da unidade de Human & Leadership Skills,” acrescenta o responsável.
O Clube de Empresas do MBA Executivo é constituído por empresas como Grupo Alves Bandeira, amyris, AMORIM, BB Douro, Brasmar, Colep Consumer Products, Colep Packaging, edp, ElCorteInglês, Hyline, Kirchhoff, Lusíadas Saúde, Nors, Porsche – Centro Porsche Porto, Rangel, Ramirez, Schmitt+Bohn Elevadores, SOGRAPE, SONAE, SuperBock Group, The Yeatman Hotel, Vallis Capital Partners.
A AMBA foi fundada em 1967, em Londres, e o seu foco principal era fornecer acreditação a programas de MBA (Master and Business Administration). Atualmente, é uma das três principais entidades globais de acreditação em educação empresarial e posiciona-se como a autoridade mundial em programas de pós-graduação de gestão.
A Católica Porto Business School faz parte de um grupo de menos de 1% das escolas de negócios em todo o mundo acreditadas pela EQUIS (EFMD Quality Improvement System, da European Foundation for Management Development), AMBA (Association of MBAs) e AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Em Portugal, a Católica Porto Business School é uma das três escolas cujos programas são triplamente acreditados, sendo a única no norte do país.
________
Sobre a Católica Porto Business School (CPBS) 
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este

reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. Para mais informações, visite https://catolicabs.porto.ucp.pt

*Fernanda Teixeira

Documentário “Rota de Megalitismo” vence festival internacional na África do Sul


Este é já o segundo prémio conquistado pelo filme, que dá a conhecer os extraordinários monumentos megalíticos do território de Viseu Dão Lafões.
O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade", da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi galardoado com uma medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo de África 2024, em Joanesburgo, África do Sul. O filme conquistou o primeiro lugar na categoria "Documentários, TV e WEB - Cultura e Herança".
O documentário da CIM Viseu Dão Lafões destacou-se entre os 436 concorrentes, de 61 países, que participaram no festival sul-africano. Este é já o segundo prémio conquistado pelo documentário, que também venceu o Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, em Portugal, na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo".
Conduzido pelo arqueólogo Pedro Sobral, "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" é um percurso de 20 minutos por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do país, que se encontram no território de Viseu Dão Lafões. Muitos destes monumentos são referências a nível mundial – um até é considerado a “Capela Sistina” do megalitismo. A rota integra 28 monumentos megalíticos, 13 dos quais são classificados.
“Viseu Dão Lafões possui um património megalítico notável e que é reconhecido a nível internacional, o que motivou a CIM a avançar para a produção deste filme. A elevada qualidade do documentário foi agora mais uma vez distinguida, o que é muito gratificante para a região. É uma forma importante de dar notoriedade ao destino Viseu Dão Lafões a nível global”, sublinha Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

“É de destacar também que este filme está a ser exibido, desde este mês de junho, nos voos de longo curso da TAP, para as Américas e África, o que proporciona outra plataforma muito relevante para a divulgação do nosso território”, acrescenta.

O documentário "Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade" pode ser visualizado no canal de YouTube da CIM Viseu Dão Lafões, em https://www.youtube.com/watch?v=YCFkbVW5gPc

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa