terça-feira, 8 de agosto de 2023

Viseu | FEIRA DE SÃO MATEUS IMPLEMENTA PLANO DE AÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

 - Plano engloba mais de 50 medidas em três vertentes: Social, económica e ambiental
- Será implementado ao longo de quatro anos, com novidades já na edição deste ano
- Trata-se da 1ª Feira do país a receber a Certificação de evento sustentável
Viseu, 08 de agosto de 2023 – São, ao todo, 53 medidas previstas no Plano de Ação para a Sustentabilidade, que garantem à Feira de São Mateus a marca de evento sustentável e comprovam o seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento das Nações Unidas para 2030. Este é, de resto, um reconhecimento inédito, a nível nacional, já que se trata da 1ª feira do país a obter esta Certificação, atribuída pela Biosphere Responsible Tourism, um referencial reconhecido à escala internacional pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council.
 
O Plano de ação contempla diversas iniciativas nas áreas da Governança e Economia, Sociedade e Cultura e Ambiente e Alterações Climáticas, será implementado ao longo de quatro anos, até 2026, com as primeiras medidas a serem concretizadas já na edição deste ano da Feira. 
 
Na vertente Governança e Economia são 17 as ações, entre as quais se destacam: manuais de acolhimento para feirantes e colaboradores, com indicação de boas práticas na área da sustentabilidade; novos requisitos para aquisição de produtos e serviços sustentáveis (produtos endógenos e de proximidade); atribuição do selo “Feira + Sustentável” a todos os stakeholders que se destaquem no cumprimento das ações de sustentabilidade, nomeadamente na poupança de recursos energéticos e água, e a distribuição digital de um guia de comportamentos sustentáveis para os visitantes.
 
Na vertente Sociedade e Cultura estão contempladas 19 medidas, sendo estas algumas das mais imediatas: Dinamização do Programa São Mateus SOCIAL, estímulo à visita gratuita por parte de públicos institucionalizados; Criação de um Corredor Azul junto ao palco principal destinado a pessoas com mobilidade reduzida; Criação de um "Cabaz Solidário" para a recolha de artigos (roupa e alimentos), de um espaço para rastreio de problemas de saúde e do Programa "Dia dos Sabores locais", em que cada restaurante promove um prato local.
 
Na vertente Ambiente e Alterações Climáticas há 17 iniciativas, com destaque para: Estímulo à substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da Feira; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar; Campanha de sensibilização para eliminação do plástico na Feira; Reforço da aquisição de copos reutilizáveis e Cálculo e divulgação do cálculo da Pegada de Carbono, com medidas de compensação que passarão, essencialmente, pela criação de bancos de ecossistemas no concelho de Viseu.
 
Os resultados e impactos das ações, que são monitorizadas a partir de um conjunto de indicadores de sustentabilidade, serão vertidos num relatório anual de Sustentabilidade.
 
Os objetivos do Plano de Ação para a Sustentabilidade estão traçados e incluem, por exemplo: acelerar a transição para uma feira mais digital; alcançar resultados mais positivos em matéria de gestão de resíduos; conceber atividades capazes de alavancar a importância do património natural e cultural e da gastronomia regional; criar efeito de contágio nos patrocinadores e na comunidade para a importância da adoção das melhores práticas de sustentabilidade e contagiar os visitantes, gerando um efeito multiplicador. Será um trabalho com vista a tornar a Feira de São Mateus + Transparente; + Influenciadora; + Inclusiva; + Responsável e + Comprometida.
 
Numa fase inicial, foi feito um diagnóstico de sustentabilidade da Feira, contemplando 70 critérios do Referencial Biosphere Eventos. Nesta fase foram também acolhidos contributos da Viseu Marca, da Câmara Municipal de Viseu, da Associação Comercial do Distrito de Viseu, da Associação Empresarial da Região de Viseu, da Associação de Feirantes da Feira de São Mateus e da Associação Portuguesa de Empresários de Diversão e Feirantes. Toda a implementação do Plano irá ser monitorizada ao longo dos 4 anos de vigência do programa. 
 
Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, a atribuição deste Certificado Biosphere Sustainable, “é uma decorrência do estatuto que Viseu tem consolidado ao longo dos anos, enquanto município líder em qualidade de vida e com indicadores ambientais de espaço natural e de biodiversidade. Este ano, começamos este processo de posicionar também a Feira de São Mateus na liderança nacional em matéria de sustentabilidade e temos como objetivo transformá-la no 1º certame carbono zero, inclusivo e acessível”. Pedro Alves refere ainda que “estamos totalmente comprometidos com esse desafio, da sustentabilidade, que cada vez mais se sente a nível global e para o qual queremos também dar o nosso contributo”. 
 
O Plano de Ação para a Sustentabilidade foi apresentado esta tarde, pelo presidente da Viseu Marca. A edição 631ª da Feira de São Mateus arranca na próxima 5ª feira, 10 de agosto, e prolonga-se até 21 de setembro.

Cantanhede | Organização diz que passaram pelo recinto mais de 400 mil pessoas. 31.ª Expofacic superou objetivos definidos pela comissão organizadora

 
A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, agradeceu a postura “empenhada e dedicada” dos elementos que integraram a comissão organizadora da 31.ª Expofacic, que permitiu ultrapassar “todos os objetivos propostos”. “Este sucesso deve-se a muita gente, que se entrega de corpo e alma a este projeto”, destacou.
Ao intervir no jantar que juntou a organização, patrocinadores, parceiros institucionais e comunicação social, a autarca, que também preside à comissão organizadora, destacou a projeção nacional que a Expofacic já atingiu, mercê de um programa diversificado, que conjuga a vertente económica, à cultura e tradições, sem esquecer os concertos, que atraem sempre milhares de pessoas. Helena Teodósio deixou ainda uma palavra especial à “força associativa do concelho”, que com as mais de 40 tasquinhas proporcionou “um colorido gastronómico” especial.
Esta é, sem dúvida, a feira-festa da região Centro e a maior do país, com uma adesão extraordinária e que nos permitiu ultrapassar todos os objetivos assumidos”, constatou.
A terminar a sua intervenção, e já depois de agradecer às empresas presentes no certame, às forças de socorro e segurança e patrocinadores, a presidente da autarquia Cantanhede manifestou-se convicta de que “esta conjugação de esforços vai manter-se em 2024”, para que a Expofacic mantenha o estatuto de excelência que já adquiriu.
Também o presidente da INOVA-EM, Idalécio Oliveira, destacou a colaboração das “muitas pessoas e entidades” que permitiram levar a bom porto uma “tarefa muito exigente”. “O trabalho não se resume aos 11 dias de Expofacic, pressupõe muitos meses de preparação”, relembrou.
O responsável da empresa municipal não tem dúvidas de que a 31.ª Expofacic “foi uma das edições mais conseguidas de sempre”, o que se traduziu, igualmente, na elevada adesão do público.
Entre 27 de julho e 6 de agosto, passaram pelo recinto mais de 400 mil pessoas.

Paulo Cardantas




Marinha Grande | FESTIVAL AFONSO LOPES VIEIRA REGRESSA A SÃO PEDRO DE MOEL

 De 15 a 20 de agosto, São Pedro de Moel recebe o Festival Afonso Lopes Vieira, que homenageia e divulga a vida e obra deste escritor e poeta, dinamizando atividades destinadas a todas as idades, cuja participação é gratuita.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Conta com o apoio da Protur - Associação para a Promoção do Turismo de São Pedro de Moel; APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande; EPAMG - Escola Profissional e Artística da Marinha Grande E Junta de Freguesia da Marinha Grande.

O Festival apresenta sugestões culturais e evoca a importância da obra literária do poeta Afonso Lopes Vieira, natural de Leiria e que escreveu muitos dos seus textos na sua casa de férias em São Pedro de Moel, atualmente conhecida como Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.

O programa do Festival Afonso Lopes Vieira 2023 é o seguinte:

15 de agosto

16h00 - Hotel Mar & Sol
EXPOSIÇÃO COLETIVA DE ARTES PLÁSTICAS

18h00 - Posto de Turismo
EXPOSIÇÃO DE PINTURA “CON-FRONTOS” de ABÍLIO FEBRA, com inauguração guiada por Cristina Nobre

21h30 - Igreja de São Pedro de Moel
CONCERTO POÉTICO-MUSICAL
Scenas infantis de Schumann numa re-visitação com “a inclinação das ervas” (2023) de Carlos Lopes Pires. Breve apresentação de Cristina Nobre e 15 poemas ditos, acompanhados pelo pianista Amadeu de Oliveira.

16 de agosto

17h00 – Miradouro junto do Restaurante Estrela do Mar
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE AFONSO LOPES VIEIRA, com visita guiada por João Correia

18h00 - Jardim do Bambi
EXPOSIÇÃO DE PAINÉIS “ANIMAES NOSSOS AMIGOS”, com inauguração e visita guiada por Cristina Nobre
Poemas de Afonso Lopes Vieira e ilustrações de Raúl Lino.

21h45 - Jardim do Bambi
PROJEÇÃO DOS FILMES:
- “O Afilhado de Santo António”, de Afonso Lopes Vieira
- “Hope”, de João Correia
- “25 Seconds A Music Sketch Book”, de João Correia
 
17 de agosto

18h00 – Avenida da Liberdade e Praça Afonso Lopes Vieira
POESIA NAS TAMARGUEIRAS, com visita guiada por Cristina Nobre

21h45 – Jardim do Bambi
MOMENTOS HETERÓCLITOS
Divertimento Teatral a partir de situações absurdas da vida, com autoria de David Teles Ferreira
(Com Tempus Teatro Oficina – “Utopia, Reflexão e Sonho)
 
18 de agosto

11h00 - Jardim do Bambi
Tertúlia – SÃO PEDRO DE MOEL E O ESTADO DAS ARTES

15h00 / 18h00 – Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
VISITAS ENCENADAS POR AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO

17h00 – Jardim do Bambi
"A VIAGEM DAS CORDAS PLIM PLAM PLUM”, Workshop + Conto

22h00 - Jardim do Vale do Ribeiro
CONCERTO COM ILUSTRAÇÃO AO VIVO: RAIA
Tozé Bexiga com ilustração desenhada ao vivo por Cristina Viana

23h00 - Jardim do Vale do Ribeiro
CONCERTO - ANÍBAL ZOLA (em trio)
 
19 de agosto

11h00 - Jardim do Bambi
Tertúlia – SÃO PEDRO DE MOEL – PENSANDO O FUTURO (Abrir Gavetas)

15h00 /18h00 – Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
VISITAS ENCENADAS POR AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO

17h00 - Auditório do Espaço Cosmos
ACANTO – Revista de Poesia, com a presença de vários autores da região

18h00 - Jardim do Bambi (junto ao Posto de Turismo)
Sessão de conto e ilustração por colagem do livro “Gaspar o Ensonado”, de Ana Cristina Luz

22h00 - Jardim do Vale do Ribeiro
Concerto - MARIANA CAMACHO

23h00 - Jardim do Vale do Ribeiro
Concerto: BALEIA BALEIA BALEIA

20 de agosto

10h30 - a partir da Casa Museu até ao Farol
PASSEIO PEDESTRE POÉTICO
Com Associação Cultural e Recreativa da Comeira

11h00 - Jardim do Bambi (junto ao Posto de Turismo)
CONTOS ENCENADOS: MALA D’ HISTÓRIAS Com Guida Bruno

15h00 / 18h00 – Casa-Museu Afonso Lopes Vieira
VISITAS ENCENADAS POR AFONSO LOPES VIEIRA E AMÉLIA REY COLAÇO

17h00 – Pátio Interior ou na Capela da Casa-Museu
PROJECTO CASA-NAU – Atuação Poético-Musical “Poesia e Música ao Entardecer – Quando a Saudade e o Amor Entoam”

21h30 - Jardim do Vale do Ribeiro
“TEATRO ROBERTO” - Teatro de Marionetas Tradicional Português, com S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos

22h30 - no Jardim do Vale do Ribeiro
“NA LINGUA DE CAMÕES”, com Teatro à Solta

OUTRAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DO FESTIVAL AFONSO LOPES VIEIRA:

- FEIRA DO LIVRO INFANTIL E CONTOS INFANTIS (15, 16, 17, 18, 19, 20 de agosto)
Junto ao Posto de Turismo

- FEIRA DE ARTESÃOS (15, 16, 17, 18, 19, 20 de agosto)
Praça Afonso Lopes Vieira e Jardim do Bambi

- SESSÕES DE TERAPIA
Jardim do Bambi
Nota: Este é um serviço individualizado e, por isso, sujeito a pagamento - as tarifas das diferentes terapias são estabelecidas por cada terapeuta e o pagamento é efetuado aos mesmos

- CAÇA AO POEMA (15, 16, 17, 18, 19, 20 de agosto)
Pelas ruas de São Pedro de Moel com início no Posto de Turismo

- CARRINHOS DE PASSEIO LÚDICO E JOGOS TRADICIONAIS INFANTIS (15, 16, 17, 18, 19, 20 de agosto)
Jardim do Bambi

- INSTALAÇÕES POÉTICAS (15, 16, 17, 18, 19, 20 de agosto)
Pelas ruas de São Pedro de Moel

- ANIMAÇÃO INFANTIL, INCLUINDO INSUFLÁVEIS E PINTURAS FACIAIS (19 e 20 de agosto)
Jardim do Bambi

- PASSEIOS DE CAVALO (18, 19 e 20 de agosto)
Jardim do Bambi.

Castelo de Paiva | 16 prémios conquistados no All Dance Europa. PT DANCE ACADEMY BRILHOU EM TARRAGONA


Regressaram hoje a Castelo de Paiva e foram recebidos com grande entusiasmo, os jovens paivenses da PT Dance Academy, depois de terem brilhando ao mais alto nível, na edição deste ano do All Dance Europe, iniciativa realizada no passado fim-de-semana, na cidade espanhola de Tarragona.
Foram vários prémios conquistados, 16 coreografias distinguidas, que representam talento, trabalho, dedicação e muita entrega destes jovens, motivados pelos pais para a aprendizagem, com o profissionalismo dos professores, destacando-se nesta presença internacional os excelentes resultados conseguidos:
1• Lugar - Dança contemporânea - Minis - Mafalda Oliveira Mafalda Oliveira;
1• Lugar - Trio - Dança Contemporânea - Diana, Nadine e Santiago;
2• Lugar - Dueto Pre Jovem - Dança Contemporânea - Diana e Mafalda;
2• Lugar - Dueto Adulto - Dança Contemporânea - Inês e Mariana;
3• Lugar - Solo Aduto - Dança Contemporânea - Inês Mendes;
1• Lugar - Dueto Inês e Tiago - All Dance Open;
3• Lugar - Solo Tiago - AcroDance;
1• Lugar - Dancehall - Grupo Teens;
1• Lugar - Dancehall - Grupo Adulto;
1• Lugar - Dancehall - Dueto Filipa e Inês ;
1• Lugar - Trio Célia Daniela e Inês - Urban Show Jovens e Adultos;
1• Lugar - Trio Afonso Cesar e Margarida - Urban Show Pre Jovens, Jovens e Adultos;
1• Lugar - Crew - Urban Show Adultos;
2• Lugar - Mega Crew - Urban Show Pre Jovens, Jovens e Adultos;
2• Lugar - Dueto Diogo e Inês - Urban Show Adultos;
2• Lugar - Dueto Carolina e Mariana - Urban Show Jovens ;
Melhor Bailarino Adulto - Tiago Pinho
A Vereadora da Cultura da edilidade paivense, Liliana Vieira, acompanhou a comitiva da PT Dance Academy nesta nova participação internacional, e foi testemunha deste êxito, congratulando-se com este novo sucesso conquistado “ fora de portas e evidenciou o seu orgulho e satisfação nestas conquistas, endereçando os parabéns a todos estes jovens, aos professores e aos pais, que se dedicam e apoiam incondicionalmente estes fantásticos alunos, que brilharam numa promoção fantástica do concelho de Castelo de Paiva em território espanhol.
Na recepção efectuada na Câmara Municipal, na chegada a Castelo de Paiva, o edil paivense José Rocha, evidenciou a sua satisfação por ver mais este êxito da PT Dance Academy numa importante prova no estrangeiro, e destacou que, mais importante do que os prémios conquistados, é perceber a camaradagem e o companheirismo, este bonito espírito de amizade que reina entre todos, nesta representação concelhia, valores que nunca se devem perder, deixando a garantia de que o Executivo Municipal estará sempre disposto a ajudar a concretizar os objectivos destes jovens.
O Prof. Pedro Teixeira, da PT Dance Academy, agradeceu a recepção municipal, e aproveitou a ocasião para dar uma palavra de parabéns a todos os participantes e envolvidos neste projecto, destacando a confiança que os pais depositaram nesta iniciativa com participação internacional, referindo que, o sucesso alcançado é apenas, mais um passo na caminhada que todos ambicionam e aceitaram realizar.


Carlos Oliveira


Pedro Mafama, Ana Bacalhau, Adiafa e Rumo ao Sul na ExpoReg em Reguengos de Monsaraz

 A 29.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 80 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.
 
Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura, empresas e comércio local. Para além das instituições, a exposição de atividades económicas integra empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, comércio de automóveis, de motas e de pneus, climatização e energias renováveis, atividades náuticas, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, pastelaria, olaria, informática, doçaria, imobiliário, bijuteria e cosmética, aromaterapia, vestuário, sapataria, manutenção de jardins, veterinária e produtores de vinho. O certame terá ainda em permanência a 26ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, equídeos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo.
A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se no sábado, dia 12 de agosto, pelas 18h, prosseguindo com a visita aos expositores. Durante os quatro dias do evento, ao início da noite decorrerá a Expo + Jovem com a atuação de dj’s entre as 20h e as 22h no Anfiteatro do Parque de Feiras e Exposições.
 
Na primeira noite atua o DJ Mike del Mata, seguindo-se às 22h no palco principal o espetáculo com Pedro Mafama, que vai apresentar o seu segundo álbum que foi editado este ano, intitulado “Estava no abismo mas dei um passo em frente”, um disco de marchas, bailes e rumbas portuguesas com composições da sua autoria. Pedro Mafama lançou o primeiro disco em 2021, “Por este rio abaixo”, com participações de Ana Moura, Branko, ProfJam e Tristany.
À meia-noite inicia-se a largada de toiros na Zona das Largadas e à mesma hora no palco principal vão ouvir-se as misturas do DJ Grouse, que vai animar a pista de dança da ExpoReg. A partir das 2h, o DJ Raise, de Grândola, vai apresentar um set de música eletrónica para fechar a noite.
No domingo, dia 13 de agosto, o programa da ExpoReg integra às 8h o Co-drive Baja TT Solidária na Herdade das Areias. Neste dia, assim como na segunda-feira e na terça-feira, haverá batismos a cavalo e passeios a cavalo pelas 10h e às 18h, no Pavilhão Ramila, mas também passeios de charrete a partir das 16h na zona do picadeiro.
O Ciclo de Conferências sobre “Apoios e Incentivos a Empresas, Turismo, Comércio Local e Agricultura - Quadros Comunitários 20/30” inicia-se pelas 10h no Auditório Guadiana com José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que vai falar sobre “Investimento no Turismo do Alentejo – Apoios e Dinâmicas”. “Alentejo 20/30 – Apoios Empresariais” é o tema que vai ser abordado às 10h30 por Licínia Serôdio, Coordenadora da Equipa de Projeto de Sustentabilidade e Inclusão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Pelas 11h45, Paula Paulino, Diretora Executiva do Núcleo Empresarial da Região Alentejo vai explicar como se processa a “Elaboração de Candidaturas a Fundos Comunitários” e às 12h15, Marta Alter, Coordenadora do Grupo de Ação Local do Alentejo Central na Associação Monte ACE, vai falar sobre o “Grupo de Ação Local do Alentejo Central - Estratégia 20/30 - Novas Oportunidades”.
Também nesta manhã de domingo, pelas 11h, as crianças vão ter uma sessão de leitura assistida por cães intitulada “Os Sons das Cores”, pelo projeto Beijinha & Patinhas, que vai contar uma história sobre inclusão e terá como convidada a psicóloga clínica Isabel Pires, que fará uma abordagem centrada na exploração artística e sensorial. Beijinha & Patinhas é um projeto desenvolvido no âmbito das intervenções assistidas por animais, baseando-se na interação e no vínculo entre pessoas e cães para alcançar objetivos terapêuticos, educacionais e sociais, melhorando a sua saúde e a qualidade de vida. Às 18h será contada a história “O Nabo Gigante”, baseada num conto original russo recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX que realça valores como a amizade, a união e a cooperação. Esta história será repetida no dia seguinte, também pelas 18h, com animação musical de Hugo Sofio. 
O Picadeiro Municipal vai receber a partir das 18h30 o Concurso de Saltos Nacional – C com provas de escolas e provas federadas. A Expo + Jovem terá às 20h a atuação da DJ Miss Shy e pelas 22h sobe ao palco principal o grupo Adiafa, que lançou este ano um álbum para comemorar os 25 anos de carreira. Este grupo popularizou a música “As Meninas da Ribeira do Sado” e é atualmente constituído por José Emídio, Bernardo Emídio e Rúben Lameira. Na pista de dança da ExpoReg, à meia-noite poderá ouvir-se o set do DJ Pedro Monchique e a partir das 2h o DJ Brat.
No dia 14 de agosto, a Expo + Jovem terá às 20h o DJ Moonlight e no palco principal, às 22h, atua Ana Bacalhau. A cantora foi durante 10 anos a voz do projeto Deolinda e estreou-se a solo em 2017, tendo editado os álbuns “Nome Próprio” e “Além da Curta Imaginação”. Em 2022, Ana Bacalhau lançou o seu último single, “Orelhas Moucas”, produzido por João Só. À meia-noite haverá largadas de toiros na Zona das Largadas e no palco principal estará o DJ Jack Bass.
O programa do último dia da ExpoReg integra às 10h30 o Concurso do Rafeiro do Alentejo, que vai decorrer no Picadeiro Municipal. A Expo + Jovem terá às 20h o DJ Jonnym e às 22h sobe ao palco principal o grupo Rumo ao Sul, que vai interpretar músicas de rumba, flamenco e sevilhanas, acompanhadas por bailarinos.
Também pelas 22h realiza-se uma corrida de toiros em homenagem aos 45 anos de alternativa do cavaleiro João Moura. Na Praça de Toiros José Mestre Batista vão estar os cavaleiros João Moura, João Moura Jr., Miguel Moura e o amador Tomás Moura, que fará a sua apresentação ao público. Os forcados de Monsaraz e de Évora vão pegar toiros da Ganadaria de Joaquim Brito Paes. A fechar a ExpoReg, a partir da meia-noite, vão ouvir-se as misturas do DJ Dirty Lopez.
A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público no sábado das 18h às 2h, no domingo entre as 10h e as 2h, na segunda-feira das 17h às 2h e na terça-feira a partir das 10h até às 2h. Os pavilhões da Exposição de Pecuária estão abertos durante o evento entre as 18h e as 23h. A tradicional Feira de Santa Maria decorre na segunda-feira e na terça-feira.











 Carlos Manuel Barão
 

Marinha Grande | APROVADA A PROPOSTA DE REVISÃO AO PDM - PLANO DIRETOR MUNICIPAL

 A Câmara Municipal deliberou, na sua reunião de 7 de agosto, aceitar a proposta final da Revisão do Plano Diretor Municipal da Marinha Grande, para proceder ao envio dos elementos constantes desta fase 3 à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com vista à emissão da Pronúncia Final.

Na apresentação deste assunto, o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, reforçou que “o PDM é o maior veículo estratégico para um território na próxima década” e lembrou que “esta proposta de revisão é resultado da auscultação de muitas entidades e pessoas, juntas de Freguesia, Assembleia Municipal, percebendo as necessidades do concelho”.
 
O PDM da Marinha Grande vigente remonta a 1995 e, desde então muito aconteceu, com as limitações que a ausência dum PDM atualizado impõe, inclusivamente não existindo este instrumento territorial na freguesia da Moita, que foi integrada no concelho em 2001. Segundo o presidente, este facto limita “o desenvolvimento industrial, tanto no impedimento da vinda de novas empresas para o nosso concelho, como a impossibilidade de crescimento que as empresas sedeadas neste momento na Marinha Grande”. Aurélio Ferreira acrescentou que, "por essa razão, as empresas não crescem, saem do concelho, algumas multinacionais vão para outros países, pelo que é fundamental que tenhamos este instrumento de desenvolvimento”.
 
Para o presidente da Câmara, a proposta de revisão do PDM, “é um documento extremamente ambicioso, somos uma cidade tecnológica no meio da natureza e isso está lá refletido, colmatando as lacunas infraestruturais que temos e respondendo às preocupações de quem quer trabalhar e viver no concelho da Marinha Grande. Gostaria ainda que este PDM fosse ainda mais além, mas os condicionalismos e as novas regulamentações das leis que somos obrigados a cumprir, leva-nos a enormes negociações, como é exemplo a REN, a RAN, o POC, a APA, o ICNF”.
 
O processo de construção da nova proposta teve em conta o cumprindo das leis, a incorporação das participações dos munícipes e das empresas, a incrementação das áreas e dos índices de construção e, sobretudo, aumentar significativamente as áreas de acolhimento empresarial. Neste capítulo, a proposta é mais do que quadruplicar os espaços industriais, relativamente ao que hoje existe, passando de 212ha para 883ha.
 
O Plano Diretor Municipal da Marinha Grande (PDMMG) destina-se a regular a ocupação, uso e transformação do solo na sua área de abrangência. Visa assumir a estratégia, dinamizar de forma sustentada os pilares de desenvolvimento do concelho da Marinha Grande, aliando a história à modernidade, a preservação dos recursos naturais à promoção turística e à competitividade económica, por forma a melhorar equitativamente a qualidade de vida da população.
 
Relativamente às dinâmicas territoriais, torna-se premente o ajustamento à conjuntura demográfica, social e económica, bem como a integração do tema da adaptação às alterações climáticas no processo de ordenamento do território.
 
A proposta agora aceite vai ser submetida à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, com vista à emissão da Pronúncia Final. Seguem-se a discussão pública (Fase 4) e a Versão Final do Plano (Fase 5).

Marinha Grande | Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Credenciação Casa da Cultura Teatro Stephens

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, integra desde o dia 28 de julho de 2023, a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), como resultado do trabalho de credenciação deste equipamento cultural.

A Direção-Geral das Artes reconhece, assim, a mais-valia do projeto cultural que a autarquia está a implementar no território, com e para a sua comunidade. Esta integração vai permitir ao Município da Marinha Grande aceder a financiamentos e a ter uma programação de referência nacional.

MUNICÍPIO DE SILVES ABRE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS

 O Município de Silves informa que foi publicado na II Série, nº 151 (parte H), de 04 de agosto de 2023, o aviso (extrato) referente à abertura de Procedimentos Concursais, com vista ao preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não ocupados no mapa de pessoal da Divisão de Educação, Desporto e Juventude e Ação Social, nomeadamente:
» 5 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Auxiliar de Ação Educativa;
» 2 postos de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Auxiliar de Serviços Gerais (Pavilhões);
» 1 posto de trabalho na carreira/categoria de Assistente Operacional na área de atividade de Auxiliar de Serviços Gerais (serviços de limpeza no Edifício das Piscinas de Municipais).

Os eventuais interessados nos procedimentos concursais podem entregar as respetivas candidaturas até ao dia 18 de Agosto de 2023, devendo formalizá-las obrigatoriamente, dentro do prazo estabelecido para o efeito, através da plataforma eletrónica disponível no seguinte endereço https://recrutamento.cm-silves.pt/processos-ativos (selecionar o procedimento concursal – clicar em Submeter Candidatura – Preencher o formulário com os dados solicitados e submeter).

Mais se informa que todas as comunicações e notificações referentes aos Procedimentos Concursais serão realizadas através do e-mail fornecido pelo candidato aquando da apresentação da candidatura.
Para mais informações, entre em contacto, através do email: concursos.drh@cm-silves.pt ou telefone:  282 440 819.

Borges apresenta novos lançamentos e completa a gama “Borges Quintas”


Borges Quinta da Soalheira Douro Rosé e Borges Quinta do Ôro Vinho Verde Branco completam agora a gama Quintas da Sociedade dos Vinhos Borges. Além dos novos vinhos, há também uma nova imagem mais moderna e sofisticada, que vem enaltecer cada uma das propriedades.
Mantendo a união perfeita entre modernidade e tradição, a Borges apresenta duas novas referências da gama Quintas: Borges Quinta da Soalheira Douro Rosé e Borges Quinta do Ôro Vinho Verde Branco. Se uma é o vinho que faltava para completar a coleção da primeira Quinta adquirida pelos irmãos Borges em 1904, outra é a prova da qualidade da Quinta do Ôro, uma nova aposta da produtora vitivinícola na Região dos Vinhos Verdes.

Borges Quinta da Soalheira Douro Rosé apresenta um aroma limpo e fresco, marcado por notas de cereja e groselha envolvidas por nuances florais. Na boca é elegante e delicado, onde a acidez e os aromas proporcionam equilíbrio e persistência. Já o Borges Quinta do Ôro Vinho Verde Branco manifesta um nariz rico, exuberante e intenso, com notas vibrantes de frutas cítricas intercaladas com nuances florais. Sendo um vinho com uma frescura distinta e harmonioso, apresenta uma acidez bem presente e marcada, resultante das características de natureza granítica dos solos a 550 metros de altitude. Este perfil granítico vem contrastar com o vinho Borges Quinta de Simaens Vinho Verde Branco da mesma linha, este com um carácter de solos xistosos.

Mas as novidades vão mais além! A Borges acaba de dar também uma nova vida aos restantes vinhos da gama Quintas. Os consumidores podem encontrar a qualidade das Quintas de Simaens, São Simão da Aguieira e Soalheira com uma imagem mais clean, sofisticada e elegante, com diferentes cores e pormenores, tanto nos rótulos como nas cápsulas. Destaque para os vinhos Borges Quinta de São Simão da Aguieira Encruzado e Tinto que realçam e enaltecem o terroir do Dão num novo formato de garrafa Borgonha.

“Esta nova imagem veio reforçar a linha de comunicação na qual a Sociedade dos Vinhos Borges tem apostado nos últimos anos. Com o lançamento das novas referências, este era o momento ideal para dar uma nova roupagem a esta gama, que representa os quase 140 anos de história e tradição da Borges.”, acrescenta Ana Montenegro.

Os vinhos da gama Borges Quintas podem ser adquiridos no comércio tradicional e especializado e na JMV Loja Online.

BÁRBARA GONÇALVES
Communication Consultant

Marinha Grande | FEIRA CRIATIV(A()RTE NO JARDIM DO BAMBI NOS DIAS 12 E 13 DE AGOSTO

 No próximo fim-de-semana, nos dias 12 e 13 de agosto, o Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel, recebe a 17ª. edição da Criativ(a)rte, que apresenta uma feira de artes, animação de rua, espetáculos musicais, comemoração do Dia Internacional da Juventude, atividades desportivas e infantis. A participação é gratuita.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio do Bambi Café e da PROTUR - Associação para a Promoção do Turismo em São Pedro de Moel.

Trata-se de um evento integrado na animação da época balnear de São Pedro de Moel, que visa congregar neste espaço um conjunto de iniciativas que valorizem as diversas expressões artísticas, promovam os saberes e sabores da terra, fomentem a divulgação de produtos e serviços, e o comércio local, associado à dinamização de diversas atividades de animação cultural. Os eventos têm participação gratuita.
É ainda apresentado um variado programa cultural, que pretende divertir o público de todas as idades e assinalar o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto).

O programa da 17ª. edição da Criativ(a)rte é o seguinte:
 
12 de agosto . Sábado

17h00 às 23h00
INSUFLÁVEL UNICÓRNIO
PINTURAS FACIAIS E TATUAGENS GLITTER
As Bonecas das Pinturas estão à tua espera. Escolhe a tua pintura favorita, junta-lhe o brilho que quiseres e faz a tua festa

17h00 às 22h00
VIDEO BOOTH 360º
A última novidade em eventos. Junta a família e os amigos, escolhe os adereços que mais gostas, e grava o teu vídeo

17h30 às 22h30
CARICATURAS AO VIVO
Caricaturas exclusivas, efetuadas ao vivo. Vem fazer a tua e leva-a de recordação

17h00 às 21h00
JOGOS TRADICIONAIS XL

17h00 às 20h00
POESIA INUSITADA NO JARDIM DO BAMBI
Poesia dita e cantada de Afonso Lopes Vieira pelo próprio e por Amélia Rey Colaço

17h00 às 22h00
Animação de rua com as BORBOLETAS COLORIDAS

18h00 às 21h00
Banda ORIGINAL BANDALHEIRA
Animação de rua itinerante. Banda estilo Dixie, com influências da música balcânica, do ska e do reggae. Complementando-se também com a música de New Orleans: o Jazz tradicional e as novas sonoridades das gerações mais recentes. Garantem boa disposição e muita diversão.

21h30
Espetáculo com o MÁGICO VEGAS
Um espetáculo de magia profissional, que explora a arte da magia e do ilusionismo, onde a plateia é convidada a participar intensamente e a desfrutar de momentos mágicos de humor refinado e inteligente. Tudo acompanhado com uma banda sonora e cenário envolvente, elaborados exclusivamente para o espetáculo.

23h00
Festa Remember Bambi
Dj’s Gualter Morais e Álvaro Pereira
Atividade organizada pelo Bambi Café com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande
 
13 de agosto

14h00 às 20h00
INSUFLÁVEL CASTELO DAS PRINCESAS
PINTURAS FACIAIS E TATUAGENS GLITTER
As Bonecas das Pinturas estão à tua espera. Escolhe a tua pintura favorita, junta-lhe o brilho que quiseres e faz a tua festa.
JOGOS TRADICIONAIS XL

14h00 às 19h00
VIDEO BOOTH 360º
A última novidade em eventos. Junta a família e os amigos, escolhe os adereços que mais gostas, e grava o teu vídeo.
14h30 às 19h30
CARICATURAS AO VIVO
Caricaturas exclusivas, efetuadas ao vivo. Vem fazer a tua e leva-a de recordação.

14h30 às 17h30
Banda LISBON DIXIE CATS
Animação de rua itinerante. Banda que canta e toca em modo acústico, com influências da música estilo Dixie, garantindo boa música e muita diversão.

15h00 às 18h00
Animação de rua com OS BANHISTAS

18h30
Espetáculo com o PALHAÇO BATATOLAS
Um Palhaço dos tempos modernos, que diverte crianças e adultos com as suas magias, canções, malabarismos, coreografias de dança, contando sempre com a interação do público para abrilhantar o seu espetáculo.