sexta-feira, 22 de março de 2019

Algarve | Em defesa do consumidor

No âmbito da parceria existente entre o Município de Olhão e a Defesa do Consumidor (DECO), estas duas entidades organizam, durante o ano de 2019, os Workshops DECO(IN)Forma, com temas de interesse para os olhanenses e que decorrem na Biblioteca Municipal. Direitos dos consumidores, consumo energético, vendas agressivas, alimentação saudável ou poupanças são alguns dos temas em destaque até ao final de outubro.
A próxima sessão, subordinada ao tema “Saber de cor… os direitos dos consumidores” realiza-se já no próximo dia 25 de março, às 15h00. Neste dia, o público pode ficar a conhecer como fazer as melhores escolhas de produtos e serviços existentes no mercado ou como reclamar e fazer valer os seus direitos.
A 16 de abril, igualmente às 15h00, o tema a abordar é “A saúde a que tem direito”. O direito à informação médica, os cuidados de saúde adequados ao estado clínico, o direito à saúde para as crianças e doentes oncológicos ou as taxas moderadoras, serão assuntos que estarão em cima da mesa.
Em maio, no dia 22, também às 15h00, e no âmbito do Dia Nacional da Energia, a Biblioteca Municipal de Olhão recebe o workshop “Emagreça a sua fatura de energia”. Será abordado o combate aos desperdício com dicas para poupar energia em casa ou para escolher o equipamento mais eficiente do ponto de vista energético.
No final do verão, as sessões da DECO em parceria com o Município voltam, no dia 19 de setembro, às 10h30, com o tema “Vendas Agressivas e Burlas contra Seniores”, incluído na Semana Sénior. Serão abordadas as práticas comerciais desleais, os produtos ‘milagrosos’ ou a melhor forma de nos defendermos de práticas enganosas ou agressivas.
Na Semana da Alimentação Saudável, vamos estar “De olho no rótulo, pela sua saúde”. No dia 16 de outubro, às 15h00, os especialistas da DECO darão a conhecer qual a função dos nutrientes e em que quantidades ingeri-los, como interpretar a rotulagem e qual o significado de cada designação ou saber como identificar as quantidades de acúcar, sal e gordura dos produtos.
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, no dia 30 de outubro, às 15h00, poderemos conhecer “O essencial sobre a economia pessoal”. Falar-se-á sobre a necessidade ou desejo de consumo, a avaliação dos recursos financeiros e a utilização eficiente e otimizada ou as estratégias a adotar quando existem dificuldades financeiras.
As inscrições para estas sessões são gratuitas mas obrigatórias para o e-mail redesocial@cm-olhao.pt.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Algarve | ACRAL promove projeto de apoio financeiro e técnico à formação de empresas

A Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) promoveu, recentemente, um projeto de apoio à criação de empresas em dois certames relacionados com o emprego e empreendedorismo – a UALG Careers Fair e a Feira de Emprego e Empreendedorismo do ISMAT.
Trata-se do “ALGARVE + EMPREENDEDOR”, que disponibiliza apoio técnico e bolsas únicas, não reembolsáveis, no valor de 5 mil euros.
Este é um projeto aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas e cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020 e União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).
Podem candidatar-se a ele cidadãos nacionais ou estrangeiros com residência permanente autorizada em Portugal, com idades compreendidas entre os 23 e os 40 anos, que tenham uma qualificação mínima de nível 6, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.
Os projetos, apresentados individualmente ou em equipa, devem consistir na criação e desenvolvimento de ideias inovadoras, de iniciativas empresariais e da criação de novas empresas, em atividades no âmbito dos domínios da Estratégia RIS 3 Regional, Mar, Agroalimentar, TIC e indústrias criativas e culturais, energias renováveis, saúde e turismo. O objetivo que se pretende atingir é a criação de 25 novas empresas.
Os empreendedores vão poder contar com apoio no desenvolvimento da sua ideia de negócio para criarem as suas empresas, nomeadamente, através de workshops temáticos de capacitação.
O apoio financeiro de 5 mil euros que é atribuído aos empreendedores selecionados é entregue de uma só vez após a criação da empresa.
As candidaturas estão abertas em permanência e devem ser feitas através do preenchimento do respetivo formulário, disponível em www.acral.pt, o qual deve ser enviado para o endereço eletrónico: .
O esclarecimento de quaisquer dúvidas e informações adicionais pode ser solicitado à Coordenação do Gabinete de Estudos da ACRAL, através do e-mail:  ou pelo telefone: 289 887 130.

Detenção de quatro pessoas em mega investigação de fraude fiscal

A Unidade de Ação Fiscal da GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, realizou, na terça-feira, buscas em nove distritos – Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu e Porto, no decorrer de uma investigação de fraude fiscal, que culminou na detenção de quatro pessoas, três homens e uma mulher.
A GNR informa, em comunicado, que “durante mais de um ano foi investigado um grupo de indivíduos que, através da criação sucessiva de empresas de prestação de serviços de exploração florestal em nome de “testas de ferro” e falsas declarações tributárias, logrou obter lucros, por falta de pagamento dos impostos devidos, em sede IVA e de Impostos Sobre os Rendimentos, que se estimam de montante superior a 5 milhões de euros, num esquema que durava há vários anos”.
A investigação culminou no cumprimento de quatro mandados de detenção, bem como 34 mandados de buscas, 15 domiciliárias e 19 não domiciliárias, de que resultaram as seguintes apreensões: 28 viaturas; 15 200 litros de combustível (gasóleo colorido); 6 890 euros em numerário; 15 carimbos identificativos de diversas empresas; Diversa documentação contabilística e bancária; 19 telemóveis; Oito computadores; Dois discos rígidos; Quatro cartões de crédito; Uma arma de fogo; 53 doses de cannabis e 18 doses de haxixe.
A GNR acrescenta que “durante as ações foram ainda verificadas 12 contraordenações ao Código dos Impostos Especiais Sobre o Consumo, por violação dos pressupostos do benefício fiscal atribuído ao gasóleo colorido e marcado, constatando-se a utilização deste produto em equipamentos e atividades diversas daquelas, para que tinha sido autorizado aquele benefício”.
Sobre um dos detidos recaía um mandado de detenção e condução a estabelecimento prisional para cumprimento de cinco anos de prisão efetiva, recolhendo a estabelecimento prisional. Os outros três detidos, dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre 38 e 49 anos,  após terem sido submetidos a primeiro interrogatório judicial, foram constituídos arguidos e aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais no posto policial da área de residência.
Desta ação resultou ainda a constituição de 14 arguidos, cinco homens e seis mulheres, com idades compreendidas entre 19 e 49 anos, e ainda três empresas.
Os detidos estão indiciados da prática dos crimes de fraude fiscal, associação criminosa, abuso de confiança, burla tributária, falsificação de documentos e insolvência dolosa.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/  

Algarve | Investimento de 1,8 milhões de euros na requalificação de jardim



O Município de Silves prepara o início da obra de Requalificação do Jardim do Largo da República que se desenvolverá ao longo de 14 meses. Segundo informação da autarquia, o investimento na ordem dos 1,8 milhões de euros, beneficia de comparticipação comunitária no montante de 558 mil euros.

A empreitada de obras públicas consiste na promoção da requalificação paisagística e funcional do Jardim da República, contemplando espaços verdes, pavimento, remodelação integral das infraestruturas das redes de abastecimento de água, saneamento e águas pluviais, iluminação pública, telecomunicações, mobiliário urbano (abrigo de paragem, bancos e mesas de piquenique, estacionamento de bicicletas, papeleiras, bebedouros, ilha ecológica), criação de elemento de água com nebulizadores, construção de edifício com cafetaria, sanitários de uso público e esplanada com sombreamento.

Nas soluções técnicas adotadas, refere-se em comunicado, “optou-se por uma abordagem contemporânea, de promoção do recreio e lazer, funcionalmente acolhedora e acessível a todos, em simultâneo com a manutenção da memória do jardim através da preservação de elementos caraterizadores (presença de água, árvores de grande porte, variedade florística) e da estrutura base do jardim (eixos longitudinais, simetrias e alinhamentos arbóreos). As luminárias existentes no interior do Jardim, porque constituem elementos marcantes da imagem e história do espaço, serão recuperadas e relocalizadas na zona poente, assim como o bebedouro existente que será também relocalizado”.

O espaço do jardim permanecerá estruturado em três zonas distintas: Alameda das Árvores – lado poente (espaço mais aberto), Praça Central (receção de eventos, concertos, feiras, exposições) e Jardim do Fresco – lado nascente (área com carácter mais intimista e romântico).

As vertentes da circulação automóvel e do estacionamento “foram tidos em conta, mantendo-se uma faixa de circulação de sentido único (com largura mínima estipulada), velocidade máxima de 30 Km/h e o estacionamento disposto em espinha, perfazendo um total de 79 lugares, valor aproximadamente igual ao existente atualmente”.

Nos pavimentos do Jardim prevê-se a aplicação de lajes de calcário do escarpão, betão decorativo, chapas decorativas, calçada grada de granito e calçada grada de calcário. Todo a pavimentação do Jardim será de nível (sem passeios sobre-elevados), “jogando-se” com cores e contrastes.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Perigo de Incêndio Rural: medidas preventivas e determinações operacionais

Resultado de imagem para Perigo de Incêndio Rural: medidas preventivas e determinações operacionais
Na sequência do agravamento das condições meteorológicas previstas para os próximos dias, designadamente a subida da temperatura, com valores acima do normal para esta época do ano, a redução da humidade relativa e a ocorrência de vento moderado e forte, irá verificar-se o aumento do risco de incêndio entre sábado e segunda-feira, para níveis elevado e muito elevado, em diversos distritos.

Considerando a situação operacional, a ANPC determinou o reforço e o pré-posicionamento dos seguintes meios:

Reforço e pré-posicionamento de meios - Força Especial de Bombeiros
- 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Guimarães;
- 02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Trancoso;
- 02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Proença-a-Nova;
- 01 Equipa de Análise e Uso do Fogo – Proença-a-Nova
- 02 Equipas de Combate a Incêndios Rurais – Almeirim
- 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Portalegre;
- 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Montijo;
- 01 Equipa de Combate a Incêndios Rurais – Estremoz;

Reforço e pré-posicionamento de meios - Guarda Nacional Republicana:
Do pré-posicionamento de 01 Companhia de Ataque Ampliado em Vila Real;
- Do pré-posicionamento de 01 Companhia de Ataque Ampliado – Viseu;
- Da manutenção de uma equipa terrestre com capacidade de ATI em ações de patrulhamento em todos os centros de meios aéreos;

ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível ELEVADO ou superior, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização.

Seis grupos de supermercados acusados de “práticas equivalentes a cartel”

Resultado de imagem para Seis grupos de supermercados acusados de “práticas equivalentes a cartel”
SAPO 24
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou hoje o Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e a E. Leclerc de “práticas equivalentes a cartel” com três fornecedores de bebidas.
A Concorrência alega, em comunicado, que os visados encetaram práticas para “alinhamento dos preços de venda ao consumidor, em três processos distintos” que envolvem ainda a Sociedade Central de Cervejas, Super Bock e PrimeDrinks.
“Nestas acusações são igualmente visados administradores e diretores da Modelo Continente, da Sociedade Central de Cervejas e da Super Bock”, de acordo com a AdC.
Lusa

UNAVE-UA REFORÇA FORMAÇÕES EM E-LERNING NAS ÁREAS DA GESTÃO, TECNOLOGIAS E MULTIMEDIA

UNAVE AMPLIA OFERTA DE CURSOS EM E-LEARNING


- As inscrições estão abertas em permanência

Aços, Produção industrial, Tecnologia mecânica, Maquinagem CNC, Gestão de pessoas nas PME´s e programação em JavaScript e em Bootstrap são alguns dos novos cursos que reforçam a oferta formativa da UNAVE-UA, em matéria de ensino à distância, no início deste ano.

Os cursos serão ministrados em e-learning, o que quer dizer que dispensam a presença do formando na sala de aula, evitando, assim, custos de deslocação, e proporcionam um ensino com a mesma qualidade do ensino presencial, mais personalizado, ainda, e adaptado ao horário de preferência de cada um.

No regime de e-learning, o formando pode assistir ao curso em sua casa ou no local de trabalho, com recurso a um computador ou outro terminal com acesso à internet, no horário que tiver como mais apropriado e cumprir o percurso formativo previamente estabelecido ao seu próprio ritmo, contando, sempre, com a assistência dos formadores.

No final, caso tenha concluído o curso com sucesso, o formando receberá um certificado de aproveitamento emitido pela UNAVE-UA.

Inscrições e informação mais pormenorizada sobre estes e outros cursos UNAVE-UA em e-learning  disponíveis em: www.unave.pt

E, em caso de duvida, não hesite em contactar Helena Soares, através do e-mail helena.soares@ua.pt ou do telefone 234 370 833.

ANPC envia Força Operacional Conjunta para Moçambique


Resultado de imagem para ANPC envia Força Operacional Conjunta para Moçambique
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) envia esta sexta-feira, dia 22 de março, às 21h00, com destino a Moçambique, uma força operacional conjunta com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em situações de emergência complexas. Esta força é composta por operacionais da Força Especial de Bombeiros (10 elementos), de Bombeiros Voluntários de diversas corporações do distrito de Santarém (19 elementos), da Guarda Nacional Republicana (18 elementos) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (1 elemento), que vão apoiar as autoridades moçambicanas nas operações de socorro às vitimas do ciclone Idai que fustigou o país. 

Este dispositivo, coordenado pela ANPC, partirá num avião comercial do AT1 (Aeroporto militar de Figo Maduro). A bordo segue também diverso material médico de apoio ao Hospital da Beira. Estes elementos irão juntar-se à equipa multidisciplinar avançada de proteção civil que seguiu ontem, dia 21 de março, para Moçambique.

O apoio nacional surge na sequência do pedido de assistência internacional para apoio nas operações de socorro apresentado pelas autoridades moçambicanas no quadro do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

Agrupamento de Escolas Assinalou Dia Mundial da Água


No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, os alunos do Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, levaram a cabo a reprodução simbólica de uma gota de água, como forma de assinalar a data. 

Com a iniciativa, as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas, desde o pré-escolar ao 12ºano, uniram-se com o intuito de alertar a comunidade para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. 


Como é amplamente conhecido, a gestão dos recursos hídricos tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, energia, sustentabilidade ambiental, entre muitos outros, pelo que os jovens não quiseram ficar indiferentes a esta data.
 

O território de Pampilhosa da Serra é circundado por 3 rios (Ceira, Unhais e Zêzere), por 3 barragens (Ceira, Cabril e Santa Luzia) e ainda por nascentes que brotam no seu estado mais puro para alimentar ribeiras e riachos. Deste modo, torna-se vital lutar diariamente pela salvaguarda deste património natural de excelência, para que o possamos preservar de geração em geração.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

‘Casa flutuante’ vai representar Pampilhosa da Serra no Concurso Municipal de Ideias do Secundário.



No âmbito da 6ª edição do Programa “Imagine.Create.Succeed”, integrado no projeto “Realiza.te”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e co-financiado pelo Centro 2020, FDE e União Europeia, decorreu na tarde de hoje, dia 22 de março, no Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, o Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário.

A cerimónia de apresentação dos projetos esteve a cargo de Clara Campelo, representante da GesEntrepreneur – empresa dedicada à formação e educação de empreendedorismo, que leva a iniciativa às escolas dos 19 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Em “prova” estiveram as ideias de negócio “Sabores Únicos” e a “Houseboat”, ambas com a ambição de ocupar a vaga que lhes permitia representar o Município de Pampilhosa da Serra na final intermunicipal, que se vai disputar em Mortágua nos dias 6 e 7 de abril.


Na génese da ideia ‘Sabores Únicos – a nossa região na sua mão’, da autoria de Ariana, Beatriz e Mónica, esteve a vontade de reunir os melhores sabores típicos da região de Coimbra, num único produto. Deste modo, as alunas criaram uma caixa personalizável, de “elevado valor cultural e gastronómico”, onde consta uma iguaria típica de cada Município da Região de Coimbra, tal como assinalaram as jovens criativas na apresentação do produto.

Por outro lado, a ‘HouseBoat’, que acabaria por se sagrar a ideia vencedora da iniciativa, constitui-se como uma casa flutuante, idealmente construída tendo em vista um conjunto de preocupações ambientais, que posteriormente será inserida em locais rodeados por “paisagens envolventes únicas, como a Barragem de Santa Luzia”, tal como foi sugerido por Armando Mateus, Bárbara Fernandes e Gonçalo Silva, jovens autores do projeto. Com esta iniciativa, os jovens empreendedores pretendem “promover o potencial turístico da região” e querem dar “privilégio a fornecedores locais”, para dar vida a um conceito que dizem ser “original”.

O júri do Concurso Municipal de Ideias do Ensino Secundário, em Pampilhosa da Serra, foi constituído por Verónica Marques, em representação do Município, Joel Machado, jovem empreendedor do concelho e por Célia Silva, em representação da Associação de Empresários de Pampilhosa da Serra, sendo que avaliaram os projetos tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação: Inovação; Exequibilidade da ideia; Qualidade da apresentação do projeto; Desenvolvimento da ideia e Impacto da ideia no território (Região de Coimbra).

Para além das ideias de negócio apresentadas pelos alunos do ensino secundário, foram também expostas as ideias vencedoras do 2º e 3ºciclo: A ‘Resin´Art’ e a ‘Pampidudus’, respetivamente. Os projetos representarão o Município de Pampilhosa da Serra, na Expo Empresas Júnior, no próximo dia 25 de maio, em Vila Nova de Poiares. 

Conferência potencia Rota das Aromáticas e futuro Instituto de História da Medicina


A criação de uma associação que promova a Rota das Aromáticas a nível nacional e do futuro Instituto de História da Medicina D. Mendo Dias, em Proença-a-Nova, foram duas das novidades que saíram da I Conferência Internacional Rota das Aromáticas na História da Medicina que se realizou no auditório municipal de Proença-a-Nova esta quinta-feira, 21 de março, no dia em que se comemora a Árvore e as Florestas. Para João Lobo, presidente da autarquia proencense, o projeto de se criar a Associação Rota das Aromáticas tem como objetivo dinamizar os territórios que a ela se pretendam associar, havendo já exemplos de iniciativas desenvolvidas a nível nacional, “potenciando a criação de emprego e o turismo de natureza”. 

Na sessão de abertura da conferência, o autarca destacou o elevado valor económico que se pode retirar das plantas aromáticas e medicinais: “Já temos empresas dentro deste sector em Proença-a-Nova que se dedicam, por exemplo, à extração de óleos essenciais, mas podemos igualmente potenciar este produto do ponto de vista turístico, traduzindo mais esta oferta a nível nacional e, localmente, com um equipamento como o Centro Ciência Viva da Floresta que tem a capacidade de dar uma resposta diferenciada, havendo a vontade de aumentar as suas valências para que se possa afirmar e dar condição de valor a todo o território”, referiu João Lobo. Adicionalmente, há ainda a componente social desta Rota das Aromáticas, traduzida no projeto BioAromas, destinado a alunos com necessidades educativas especiais da Escola Pedro da Fonseca que se dedica à produção de plantas aromáticas e medicinais. “Fizemos uma candidatura ao Portugal Inovação Social para que possamos ampliar o projeto para um centro laboratorial que dê resposta a estes alunos depois de completarem os 18 anos, capacitando-os para serem elementos ativos da nossa sociedade”, adiantou o presidente da autarquia. 

Organizada pelo Município de Proença-a-Nova, o Centro Ciência Viva da Floresta e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, a conferência conjugou a temática das plantas com a história da medicina que, como referiu Ana Mafalda Reis, docente de História da Medicina no ICBAS, sempre estiveram interligadas, alertando para as alterações climáticas e os seus impactos na biodiversidade e na vida do ser humano, num ciclo vicioso. Na sua perspetiva, “temos que ir atrás na história para perpetuar aquilo que é o nosso saber e o conhecimento”. Nesse sentido, está a ser preparada uma parceria para desenvolver o Instituto de História da Medicina Mendo Dias em Proença-a-Nova, desafio que toma forma pelo sucesso alcançado na I Conferência Internacional Rota das Aromáticas na História da Medicina. 

Naquela que foi a última intervenção do dia, o Secretário de Estado da Valorização do Interior destacou a importância de se valorizar economicamente a biodiversidade. “A melhor forma de criar emprego e atividade económica é começar pela valorização dos recursos endógenos, das aromáticas e de tantos outros que temos e que estão claramente subaproveitados”, afirmou João Paulo Catarino. Na sua perspetiva, as instituições de ensino superior, implementadas nestes territórios, têm um importante papel para a transferência de conhecimento para o sector empresarial. “Precisamos de produzir conhecimento ajustado às especificidades de cada território”, acrescentou, dando o exemplo dos laboratórios colaborativos que estão a aproximar as empresas à academia. João Paulo Catarino destacou ainda um dos dados referidos ao longo do dia: só 10% da flora nacional está estudada: “então temos 90% para investigar, para melhorar e para por ao serviço da economia e dos portugueses e também no âmbito da medicina”.

Ao longo da conferência, os quase 150 participantes tiveram a oportunidade de ouvir especialistas de diversas áreas, nomeadamente Germano de Sousa (Alto Comissário para o Museu da Saúde), Romero Bandeira (Universidade do Porto), Maria do Sameiro Barroso (Universidade de Lisboa), Fernanda Delgado (Escola Superior Agrária de Castelo Branco), Lígia Salgueiro (Universidade de Coimbra), Maria João Santos (ICBAS), Juan Antonio Rodriguez-Sanches (Universidade de Salamanca), Mauro Raposo (Universidade de Évora), os alunos do 1º ano do Mestrado Integrado de Medicina do ICBAS e os moderadores Rosalia Vargas (presidente do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) e Pedro Melo Freitas (vice-presidente do Conselho Português para o Cérebro). 

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, foram plantadas várias árvores e plantas aromáticas durante a pausa para o almoço, no Centro Ciência Viva da Floresta, e o Coral do ICBAS, orientado pelo Maestro António Sérgio Ferreira, encerrou o evento.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS INAUGUROU AGÊNCIA DEDICADA AOS EMPRESÁRIOS

A Agência Investir Torres Vedras foi inaugurada ontem, no Centro de Apoio ao Empresário da Região Oeste – CAERO. O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e o secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, marcaram presença na inauguração deste espaço que visa atrair investimento para o Concelho.
Na ocasião, o presidente destacou a necessidade de ter uma “visão integrada de todo o ecossistema” empresarial, agilizando processos “para que Portugal se afirme como um país desburocratizado e eficiente na captação de investimento”.
O secretário de Estado da Economia considerou este novo espaço um “bom exemplo para que os territórios possam ter um papel ativo como promotores do crescimento económico”. João Correia Neves salientou ainda a importância das entidades públicas se aproximarem dos empresários, indo ao encontro das necessidades dos mesmos.
A Agência Investir Torres Vedras é um projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras que tem por missão acompanhar todas as formas de investimento no Concelho, sendo responsável pela dinamização do empreendedorismo local e atração de novos investimentos.
Com 10.121 empresas sediadas no Concelho e mais de 400 que, não tendo sede, têm aí o seu estabelecimento, Torres Vedras apresenta um tecido empresarial diversificado, dinâmico e empreendedor em diversos setores económicos. Este novo espaço pretende dar resposta às necessidades dos empresários e investidores, trabalhando em articulação com os serviços municipais e demais entidades, de forma a promover e atrair investimento, designadamente projetos que fomentem a criação de emprego e fixação de empresas no Concelho.
A Agência presta serviços de mediação no âmbito do “licenciamento zero” e de incubação de projetos e negócios, através dos programas de empreendedorismo TORRES INOV-E e EcoCampus e do centro de conhecimento Torres Vedras LabCenter, em articulação com entidades de promoção do investimento no território, nomeadamente o ecoMAR e o SMART FARM COLAB.
Neste espaço vai ainda funcionar o Polo Descentrado do Espaço Empresa, da Comunidade Intermunicipal do Oeste - OesteCIM, um balcão único de atendimento multicanal (presencial, digital assistido e telefónico), destinado a empresários, que apoia na criação e gestão de negócios. Esta é uma medida desenvolvida pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa - AMA e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - AICEP.
Após a cerimónia de inauguração realizou-se uma conferência dedicada ao tema “Torres Vedras: Competitividade e crescimento”, na qual foi apresentado o estudo "O Dinamismo do Setor Empresarial" em Torres Vedras, que se baseia em dados da Central de Balanços do Banco de Portugal. Seguiu-se uma mesa redonda, moderada por Paulo Simões, da OesteCIM, que contou com a participação de Isabel Vaz, do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, de Anabela Raposo, da AICEP, de Ana Abrunhosa, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro - CCDR, e de João Vasconcelos, da Confederação Industrial de Portugal - CIP.
Mais informações sobre a Agência Investir Torres Vedras.

AVISO À POPULAÇÃO | PERIGO DE INCÊNDIO RURAL


1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, prevê-se a partir de amanhã:
  • Subida gradual da temperatura máxima até à próxima terça-feira (26 mar), com valores de acima do habitual para esta época do ano.
  • Humidade relativa do ar (HRA) inferior a 35% na generalidade do território do continente, durante a tarde, verificando-se uma fraca recuperação da humidade durante a noite.
  • Vento do quadrante Leste, moderado a forte (até 45 km/h) durante a noite e manhã nas terras altas, em especial das regiões Centro e Sul (vento mais intenso no sábado e manhã de domingo), com possibilidade de rajadas até 65 km/h na região do Algarve.

Este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, entre amanhã e segunda-feira com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, distritos de Viseu, Aveiro, Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, com níveis Elevado a Muito Elevado.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável:
Tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível ELEVADO ou superior:
·         A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.

A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

CARTAZ APRESENTAÇÃO DE LIVRO


O Litoral Centro apoia a cultura divulgando-a

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Façam uma subscrição gratuita sem compromisso algum, para que possam receber os nossos conteúdos informativos diariamente.



DIA DO CÃO REGRESSA AO CANIL MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

O Dia do Cão regressa ao Canil Municipal de Torres Vedras no próximo dia 30 de março.
Recorde-se que com esta iniciativa a Câmara Municipal de Torres Vedras proporciona a adoção de animais provenientes do seu canil, os quais são entregues sempre devidamente vacinados, desparasitados e com um chipde identificação.
O Dia do Cão realizar-se-á, como é hábito, no último sábado de cada mês, de março a novembro (exceto agosto), das 10h às 16h.
De referir, a propósito da temática desta atividade, que durante o ano transato foram adotados 154 cães no Canil Municipal de Torres Vedras, tendo de 2010 a 2018 sido adotados 2.223 canídeos nesse espaço.
Mais informações podem ser obtidas pelo n.º de telefone: 261 313 885.

No último fim de semana de Março em S. Lourenço | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS

Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência


O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, no ultimo fim de semana do mês, a 17ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referencia, com dezena e meia de vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, dasCaipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo daComissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.

A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábado, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela reconhece a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo Gonçalo Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também  o presidente Gonçalo Rocha manifesta o desejo que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.

A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada, depois animação com exibição de folclore, com a participação do Rancho Folclórico de Bairros, e um momento de bailarico com a presença do conjunto Os Populares Bairristas, sendo quea partir das 21h00, a animação prossegue com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Orquestra Sirilanka, de Cinfães.

Já no Domingo, dia 31, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Concertinas de Bairros e um momento de bailarico com a presença da música tradicional dos “ Amigos da Sexta “, que vão actuar até ao encerramento.

Recorde-se que, esta 17ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente daUnião de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar oMelhor Verde Tinto do Mundo.

Investigadores da FCTUC integram consórcio internacional que estudou a queda e origem de meteoritos provenientes do asteroide Vesta

Uma equipa de investigação do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenada pelo professor catedrático de Química, Rui Fausto, integra um consórcio internacional que estudou a queda e origem de um conjunto de meteoritos originários do asteroide Vesta, o segundo maior corpo na cintura de asteróides.
Os resultados da investigação efetuada pelo consórcio - que envolve 79 investigadores de 47 universidades e institutos de 12 países - acabam de ser publicados na prestigiada revista Meteoritics and Planetary Science.
Os meteoritos, encontrados na região de Sariçiçek, na Turquia, em 2015, foram estudados por várias técnicas num projeto coordenado pela NASA e pelo cientista turco Ozan Unsalam, que realizou parte dos seus estudos de pós-doutoramento no Departamento de Química da FCTUC. A equipa de Rui Fausto realizou estudos analíticos da composição dos meteoritos usando espectroscopia de Raman.
De acordo com a informação agora revelada pela equipa internacional, a colisão no asteróide Vesta, que criou a cratera de impacto “Antónia” há 22 milhões de anos, produziu um conjunto de meteoritos que caíram perto da cidade de Sariçiçek, na Turquia, em 2015.
«Visitámos Sariçiçek logo após a queda destes meteoritos» afirma Ozan Unsalam, explicando que «os locais providenciaram os meteoritos para que o estudo fosse possível e ajudaram no mapeamento dos 343 locais da queda».
Concluiu-se que os meteoritos investigados fazem parte de um tipo denominado Howarditospertencendo a um clã chamado de meteoritos HED (howarditos, eucritos e diogenitos).
«Os estudos isotópicos mostraram que os meteoritos de Sariçiçek pertencem ao grupo mais comum de meteoritos HED», diz Qing-zhu Yin, cosmoquímico da Universidade da Califórnia. «Isto significa que os meteoritos de Sariçiçek têm de ter sido originados num impacto significativo», sublinha.
Cerca de um terço de todos os meteoritos HED foram originados numa colisão há cerca de 22 milhões de anos. «Este meteorito estava mesmo por baixo da superfície de um asteroide de maiores dimensões há cerca de 13 milhões de anos antes da colisão ter acontecido», acrescenta Matthias Meier, geoquímico no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça. «Foi exposto a ventos solares, deixando um rasto de gases nobres. Por isso, estivemos à procura de uma cratera coberta de material howarditíco, como os dos meteoritos de Sariçiçek», comenta.
Estes meteoritos atípicos refletem a luz como o asteroide Vesta, de 525 quilómetros, o segundo maior corpo na cintura de asteróides, e da sua família de asteróides de 0,8 a 8 quilómetros chamada de asteroides tipo V ou Vestoides, que são fragmentos de uma enorme colisão que criou a bacia de impacto Rheasilvia em Vesta.
«A comunidade científica suspeitava há bastante tempo que os meteoritos HED eram originários de Vesta ou dos seus Vestoides, mas não era possível apontar-se para um local de impacto específico» afirma Takahiro Hiroi, da Brown University, que mediu as propriedades de refletância dos meteoritos.
Um aspeto muito importante a salientar é o facto de esta ter sido a primeira ocasião em que meteoritos HED comuns foram fotografados a cair no Planeta Terra. «Usámos imagens de vídeos de câmaras de segurança de cidades próximas para determinar a trajetória e a órbita dos meteoritos», conta Peter Jenniskens, astrónomo de meteoritos do SETI Institute do Ames Research Center da NASA, que participou no estudo de campo. «A órbita forneceu a primeira correlação dinâmica entre o clã de meteoritos HED comuns e o cinturão interior onde o asteroide Vesta está localizado».
O asteróide Vesta foi visitado pela nave especial DAWN, da NASA, em 2011 e 2012, e inúmeras crateras de impactos foram fotografadas nessa altura. Segundo Bernardo Albuquerque, investigador e estudante de doutoramento da FCTUC, «a composição química e mineralógica dos meteoritos é muito rica e foi possível efetuar a sua caracterização detalhada, graças aos esforços conjuntos de vários laboratórios localizados em diferentes países, cabendo-nos a nós a realização dos estudos por espectroscopia de Raman, que foram decisivos para a caracterização mineralógica dos materiais recolhidos».
O conhecimento da sua cratera em Vesta faz dos meteoritos de Sariçiçek e dos outros meteoritos HED de 22 milhões de anos amostras de estudo baratas do asteróide Vesta. «Podemos agora estudar as propriedades físico-químicas dos meteoritos de Sariçiçek para aprendermos mais sobre os perigosos Vestoides que ocasionalmente caem na Terra», completa Rui Fausto, referindo que «isto pode ajudar-nos a perceber o que fazer quando descobrirmos que um Vestoide se aproxima do nosso Planeta».
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/