terça-feira, 11 de abril de 2023

Aveiro | Novas datas para as sessões de esclarecimento OPAD 2023

 

O OPAD 2023 é uma iniciativa da CMA que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal.
A Câmara Municipal de Aveiro divulga as novas datas para as sessões de esclarecimento da 3.ª Edição do Orçamento Participativo com Ação Direta (OPAD) do Município de Aveiro que se realiza ao longo do presente ano de 2023.
As primeiras três sessões, em Aradas, Cacia e Esgueira, agendadas para a presente semana, foram recalendarizadas. Assim, em Aradas, a sessão acontece no próximo dia 17 de abril, pelas 21h00. Em Esgueira, o momento de apresentação do OPAD ficou agendado para dia 28 de abril, pelas 21h00, Centro Cultural local, enquanto que em Cacia, a sessão vai acontecer no edifício-sede da Junta de Freguesia, no dia 24 de abril, pelas 21h00. A última sessão, na União de Freguesias da Glória e Vera-Cruz, será realizada no dia 05 de maio no ATLAS Aveiro, pelas 21h00.
As datas, locais e horas das restantes sessões mantém-se como previamente definido.

Programa das Sessões de Esclarecimento
17 de abril - Aradas – Junta de Freguesia – 21h00
18 de abril – Oliveirinha – Junta de Freguesia – 21h00
19 de abril – São Bernardo – Junta de Freguesia – 21h00
20 de abril – São Jacinto – Salão Paroquial – 21h00
21 de abril – Santa Joana – Junta de Freguesia – 21h00
24 de abril – Cacia – Junta de Freguesia – 21h00
26 de abril – Eixo e Eirol – Centro Cultural – 21h00
27 de abril – Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz – Salão Polivalente de Nossa Senhora de Fátima – 21h00
28 de abril – Esgueira – Centro Cultural – 21h00
05 de maio – Glória e Vera Cruz – ATLAS Aveiro – 21h00

A Câmara Municipal de Aveiro irá realizar uma segunda volta de sessões de esclarecimento ao longo do mês de maio, que daremos nota pública atempadamente.

Cronograma

abril e maio - Sessões de Esclarecimento nas diversas localidades do Município;
1 a 20 de junho - Submissão de candidaturas de projetos;
1 a 31 de outubro - Votação de Projetos;
2 de novembro – Anuncio dos Projetos Vencedores.


Academia de Música de Castelo de Paiva voltou a promover iniciativa 12ª edição da Academia Ibero-Americana de Clarinete encerrou com concerto no Auditório Municipal

 Projecção internacional do evento realçada por Liliana Vieira  
Câmara Municipal promoveu ontem a habitual recepção aos participantes da 12ª edição da “ Academia Ibero-Americana do Clarinete", uma iniciativa da anual  da Academia de Musica de Castelo de Paiva que voltou a ser um sucesso e contemplou um programa bem recheado de actividades, registando cinco concertos no Auditório Municipal e envolvendo professores e alunos vindos do estrangeiro, dando assim, continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projecto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração, no qual desenvolve actividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional.
 
Na cerimónia realizada nos Paços do Concelho, destacaram-se, entre outras, a intervenção do Prof. Agostinho Vieira, director pedagógico da Academia de Música, que agradeceu o gesto da autarquia em promover a recepção e evidenciou a sua satisfação pelo facto desta iniciativa, que considerou um projecto enriquecedor, continuar a ser um excelente espaço de experiencia e de partilha de conhecimentos, valorizando um instrumento e uma aprendizagem que se quer mais ampla e com mais apoios, sublinhando que não foi dificil arrancar com este projecto educativo, difícil é manter este nível e esta qualidade do evento, continuando a ganhar projecção internacional, realçando em todas as edições, a presença de docentes com curriculun de excelência na área do clarinete.
A Vereadora da Cultura da edilidade paivense, Liliana Vieira, deixou rasgados elogios a esta actividade da Academia de Musica, evidenciando na sua abordagem que, o ensino da música assume um papel fundamental na dinâmica escolar que o concelho hoje apresenta, traduzindo-se num valor acrescentado para a comunidade e para o Município, realçando depois, o compromisso assumido para a valorização constante da Academia de Musica, como instituição de ensino de conceituado e reconhecido mérito nacional.
Como paradigma deste sucesso que é um orgulho para o concelho, a responsável municipal enalteceu a qualidade do ensino que tem sido ministrado e o notável trabalho desenvolvido nas últimas décadas  pela Academia de Musica de Castelo de Paiva, hoje com mais de 500  alunos, evidenciado na relevante acção formativa de crianças e jovens, abrindo novas perspectivas a todos aqueles que sentiram a música como vocação, numa terra que, desde sempre, teve uma profunda ligação com a actividade musical, constatada na intensa acção de três bandas musicais e cinco ranchos folclóricos, para além de diversos grupos corais, sendo por isso esta instituição, merecedora do merecido reconhecimento público.
Tratando-se de uma iniciativa de projecção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais num ambiente privilegiado, recorda-se que a Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiências, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Técnicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Musica de Câmera e Ensemble de Clarinetes.
Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que continua a trazer músicos de reconhecido prestígio, este ano oriundos de PortugalFrança, Espanha, Argentina e Venezuela.
 Acolhendo este ano, a participação de cerca de 70 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa conta com a presença dos professores António Saiote, Victor Pereira, e Bruno Silva, de Portugal, Philippe Cuper, de França, Esteban Valverde, de Espanha, e Carmen Borregales, da Venezuela, sendo que, a jornada de encerramento desta Academia Ibero Americana 2023, aconteceu ontem ao final da tarde, com um concerto com a participação da Orquestra de Clarinetes da Academia Ibero-Americana de Clarinete, com a direcção musical de Daniel Botelho, e a participação do músico espanhol Esteban Valverde.
Recorde-se que esta iniciativa da AMCP nasceu das sinergias geradas entre alunos e professores do espaço cultural ibero-americano e herda alguma tradição que vem da colaboração já existente entre personalidades que repartem os seus conhecimentos e a sua arte no espaço Ibero – Americano, através da Orquestra Ibero-Americana e tambem da Escola Internacional do Príncipe das Astúrias.
Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, que terminou num ambiente de partilha e convivialidade, teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.

Carlos Oliveira


Entre esta terça e quinta-feira. Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em peregrinação pelo concelho de Cantanhede


Os símbolos que acompanham e representam a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, estão em peregrinação desde esta terça-feira, 11 de abril, no concelho de Cantanhede, onde permanecem até à próxima quinta-feira, 13 de abril.
Na passagem pelo concelho, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos na freguesia de Ançã, esta terça-feira, onde decorreu um cortejo pelas ruas da vila até à Capela de S. Bento.
O programa deste primeiro dia inclui passagens pela União de Freguesias de Portunhos e Outil, Cordinhã e Murtede, terminando com uma vigília na Igreja Matriz da Pocariça.

Para quarta-feira, 12 de abril, o programa inclui a oração da manhã, pelas 07h30, na Igreja Matriz da Pocariça, e a bênção dos símbolos na Igreja do Bolho, às 08h45.

Seguem-se passagens pelas freguesias de Ourentã, Tocha, Sanguinheira e Cadima, terminando o dia na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, onde a partir das 17h00 decorre um desfile desde o quartel dos Bombeiros Voluntários até à Câmara Municipal de Cantanhede, onde os símbolos da JMJ serão recebidos.

Num gesto simbólico do espírito de união que simboliza esta peregrinação, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, faz-se acompanhar nesta receção por todos os presidentes de Junta ou de União de Freguesias do concelho.

Às 19h00, na Igreja Matriz de Cantanhede, realiza-se a a Eucaristia de Envio, presidida por D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra. Uma hora depois, os símbolos serão transportados até ao Museu Etnográfico da Praia de Mira.

Na quinta-feira, 13 de abril, Carapelhos, a peregrinação inicia com a passagem dos símbolos entre os Bombeiros Voluntários de Mira e os de Cantanhede, seguindo-se o almoço com exposição dos símbolos na Confraria dos Nabos.

Seguem-se passagens pelas freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima, São Caetano e Febres. Nesta última, pelas 18h00 decorre o concerto final desta peregrinação pelo concelho de Cantanhede, com atuações da Associação Infanto Juvenil Pequenas Vozes de Febres, Coro AGA e Grupo 70x7.





Comunicado - Secretário de Estado do Ambiente visitou o Município de Ovar


O Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Arqº Hugo Pires, acompanhado do senhor Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visitou, ontem, o Município de Ovar.
A visita iniciou com uma reunião técnica nos Paços do Concelho com uma equipa alargada da Câmara Municipal onde, para além do Presidente da Câmara de Ovar, participaram vários Vereadores e ainda a responsável pela Divisão do Ambiente, tendo sido a erosão costeira e a recolha seletiva dos bioresíduos os temas abordados.

Seguiu-se depois uma deslocação à Praia do Furadouro onde foi possível constatar, in loco, os rombos existentes na defesa aderente central, que estão, de forma evidente, a colocar em risco a segurança e proteção de pessoas e bens. No final desta visita, ficou decidido, pelo Senhor Secretário de Estado que a APA iria iniciar procedimentos para fazer face a esta situação de emergência, que se prevê estarem concluídos antes do início da época balnear.

O Senhor Secretário de Estado, aproveitou ainda esta vinda a Ovar para anunciar uma nova empreitada na Praia do Furadouro, de manutenção das defesas aderentes no seu geral, com início no Outono de 2023 e cujo concurso publico se iniciará em breve. Esta intervenção terá um valor aproximado de 2 milhões de euros.

Outro dos temas abordados, foi a construção dos quebra mares destacados em Cortegaça e no Furadouro, onde o Senhor Secretário de Estado informou que este continua a ser um assunto prioritário para o governo, encontrando-se presentemente o dossier no Laboratório Nacional de Engenharia Civil para validação final, estando o seu financiamento previsto no novo Quadro de Apoio PT2030.

FEIRA DE SÃO MATEUS GANHA NOVO PRÉMIO CINCO ESTRELAS REGIÕES

 Votação envolveu mais de 430 mil portugueses
 


Pelo sexto ano consecutivo, a Feira de São Mateus é distinguida com o prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria “Festas, Feiras e Romarias”.
Os vencedores da 6ª edição acabam de ser divulgados e a Feira de São Mateus tem, consecutivamente, ganho na sua categoria desde que os prémios foram criados.
Esta iniciativa tem como objetivo avaliar e reconhecer o que de melhor se faz no país, em diversas áreas, sendo premiados ícones e marcas regionais que se distinguem pela sua qualidade.
O inquérito envolveu mais de 430 mil portugueses, que avaliaram mais de 900 marcas, e a Feira de São Mateus destaca-se, mais uma vez, nas escolhas dos consumidores.
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira, refere que “este é mais um reconhecimento que nos enche de orgulho e que comprova a importância e o significado que a Feira de São Mateus tem para muitos portugueses. Esta é, desde há muito, uma marca identitária da região, única no país e com mais de 600 anos de história, mas que todos os anos procuramos, também, revitalizar. Prova disso é o facto de a Feira de São Mateus ir receber, na edição deste ano, o selo de evento sustentável, sendo a primeira feira do país a obter esta certificação”.

 

Jornadas “Vida saudável depois do cancro” contam com o apoio do “Tenho Cancro. E Depois?” da SIC Notícias

O projeto editorial da SIC Notícias “Tenho Cancro. E depois?” confirmou o interesse em fazer a cobertura total das Jornadas “Vida saudável depois do cancro”, evento que decorre no próximo sábado, dia 15 de abril, no Auditório do Hospital Pediátrico de Coimbra.

A condução do evento - que congrega um painel de moderadores e oradores multidisciplinar da área da saúde, psicologia, desporto e nutrição, além dos testemunhos de jovens sobreviventes de cancro e cuidadores - é assegurada por Sara Tainha, jornalista da SIC Notícias que fará, também, a moderação da mesa-redonda “Dar voz aos sobreviventes e cuidadores”. Esta mesa-redonda terá transmissão no dia 17 de abril, pelas 17h00, na página de Facebook da SIC Notícias.
Entrevistas e resumo do evento poderão, depois, ser consultados no site do projeto em https://sicnoticias.pt/tenho-cancro-e-depois.

Recorde-se que as Jornadas “Vida saudável depois do cancro” são uma das iniciativas levadas a cabo pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) e pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) no âmbito do projeto europeu “Outdoor Against Cancer Connects Us” (OACCUS), co-financiado pelo programa EU4Health e enquadrado no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, que pretende criar uma rede europeia para jovens sobreviventes de cancro. Com o mote “CHOOSE the HEALTHy way!”, é dirigido a jovens sobreviventes de cancro, entre os 15 e os 39 anos e assenta em quatro pilares: atividade física e desporto ao ar livre; alimentação equilibrada; sustentabilidade e natureza; bem-estar físico e mental. Em Portugal - um dos seis países da Europa que integram o Consórcio - o projeto é representado pelo Hospital Pediátrico de Coimbra, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

O Programa do evento encontra-se, agora, fechado e disponível em https://www.ligacontracancro.pt/jornadasoaccus/, bem como o formulário de inscrição (gratuita) para o evento.

Proença-a-Nova | Bibliomóvel visita estudantes do 7º ano da Escola José Sanches


A Bibliomóvel de Proença-a-Nova visitou a escola José Sanches, em Alcains, no dia 3 de abril, dando por encerradas várias atividades que as quatro turmas do sétimo ano, na disciplina de português, desenvolveram sobre esta biblioteca sobre rodas. No primeiro período, os/as estudantes escutaram a entrevista que o bibliotecário Nuno Marçal deu ao programa da TSF “Começo de Conversa” - onde fala sobre o dia a dia ao volante da Bibliomóvel –, iniciativa incluída numa proposta de atividade do manual de Português do 7º ano da porto Editora.
Neste segundo período, a Bibliomóvel estacionou em Alcains a convite dos/as docentes do grupo de Português para uma apresentação e visita que complementasse a atividade anteriormente feita em sala de aula. Desta forma, para além de outras atividades culturais do último dia de aulas antes da pausa escolar da Páscoa, as quatro turmas de português do 7º ano assistiram à apresentação de Nuno Marçal sobre as andanças da Bibliomóvel pelo concelho de Proença-a-Nova ao longo de quase 17 anos para, de seguida, visitarem o veículo onde se faz acontecer Biblioteca sobre rodas com serviços de proximidade.

Ambiente de festa marca a segunda edição do Proença-a-Nova Cup


A segunda edição do Proença-a-Nova Cup, torneio de futebol sub-11, foi ganha pela Escola de Futebol de Faro que, além do primeiro lugar, recebeu ainda uma participação gratuita na edição do próximo ano da Gothia Cup, um dos maiores torneios de formação do mundo. Por sorteio entre as 12 equipas participantes, vindas de todos os pontos do país, a Escola de Futebol Benfica de Almada venceu igual prémio. Entre as equipas do distrito, a ADC Proença-a-Nova registou a melhor classificação, tendo ainda obtido o prémio fair-play. Ao nível dos prémios individuais, destacaram-se Duarte Gonçalves, da ARC Bairro do Valongo, como melhor guarda-redes e Jonatas Duarte, da Escola Futebol Benfica de Almada, como melhor jogador e melhor marcador.
Na opinião de Armando Lopes, da AL Sport Events - responsável por toda a produção do evento, que contou com o apoio do Município, “o Torneio Infantil Proença-a-Nova Cup é já uma aposta ganha e uma referência: a qualidade das infraestruturas, a forma organizativa do próprio torneio, a alimentação dos atletas, os prémios atribuídos a todos os participantes e as duas participações pagas na Gothia Cup no próximo ano são uma marca de excelência referida por todos os responsáveis das equipas presentes. Estão, assim, criadas condições para podermos passar o evento para quatro dias e recebermos 16 equipas já no próximo ano”. Armando Lopes salientou ainda importância de o Município de Proença-a-Nova apostar neste tipo de eventos, potenciando as excelentes condições do Campo Nossa Senhora das Neves, “ao qual não é alheio o sucesso que a ADC Proença-a-Nova vai evidenciando nos últimos anos”.

A presença de familiares e apoiantes dos clubes presentes, envolvendo 200 atletas, foi uma constante ao longo dos três dias de competição, de 6 a 8 de abril, com muito fair-play na forma como torceram pelas suas equipas. “Tendo em conta a idade e o número de atletas participantes, assim como o número de responsáveis técnicos e famílias que os acompanham, a qualidade da organização e das estruturas de acolhimento, diremos que, nesta época, este evento traz a Proença-a-Nova uma agitação saudável a todos os níveis: desportivo, educacional e económico, principalmente na hotelaria, restauração e comércio”, considera João Manso, vice-presidente da autarquia. O ambiente de festa acaba assim por ser também uma imagem de marca do próprio torneio que potencia o convívio entre os/as participantes dentro e fora das quatro linhas.

Marinha Grande | DEPUTADOS À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PELO PS RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL

 O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, e os vereadores Ana Laura Baridó e António Fragoso receberam na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os deputados do Partido Socialista à Assembleia da República eleitos pelo distrito de Leiria.
A visita dos deputados Eurico Brilhante Dias, António Sales, Sara Velez, Salvador Formiga e Jorge Gabriel Martins integrou-se num périplo pela região e visou conhecer os temas da agenda política local e regional que mais preocupam o executivo municipal.
Como principais preocupações foram elencados pelo presidente e vereadores as fragilidades do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, num concelho onde são já mais de 7000 os utentes sem médico de família, devido à aposentação de médicos e falta de novos médicos para contratar e contrariar esta carência.
No âmbito da transferência de competências do Governo para o Município, nas áreas da educação, saúde e ação social, foi citada a falta de verbas para suportar a totalidade das despesas inerentes aos recursos humanos e as obras necessárias para a requalificação dos respetivos edifícios, nomeadamente de escolas e centros de saude da Marinha e Vieira.

O presidente Aurélio Ferreira manifestou também a sua preocupação com o aumento das despesas correntes, nomeadamente relacionadas com a energia, o gas, o tratamento dos resíduos sólidos, matérias-primas e revisão de preços extraordinária.

O autarca solicitou a intervenção dos deputados na análise à importância de melhores acessibilidades na ligação das cidades de Marinha Grande e Leiria, para a qual tem sido estudada a execução de um “shuttle” público, para retirar da EN 242 as cerca de 16 mil viaturas que nela circulam diariamente.

Aurélio Ferreira apelou aos deputados para sensibilizarem o Governo para a necessidade de eletrificação da Linha do Oeste, para potenciar um meio de transporte coletivo e de mercadorias alternativo, sustentável e equilibrado, dado o valor acrescentado que representa para a economia local e regional e que está subaproveitado pela falta de investimento na sua modernização.

Outro dos assuntos abordados esteve relacionado com o alargamento das zonas industriais do concelho, que estão condicionadas por terrenos pertencentes ao ICNF e pelas restrições da Carta de Perigosidade, que, embora esteja suspensa até 2024, impõe restrições à expansão que está considerada no âmbito do processo de revisão do Plano Diretor Municipal.

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO SOBRE SARAMAGO DÁ A CONHECER “UM ESCRITOR DE INQUIETAÇÕES”

 Conhecer a vida e obra de José Saramago é o convite da exposição "Um escritor de inquietações", que está patente no Edifício da Resinagem e cuja inauguração ocorreu no dia 8 de abril, numa iniciativa do Município da Marinha Grande, do STAL - Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional e da Fundação José Saramago,  no âmbito da comemoração do 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.
A abertura da exposição contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; da vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; do presidente do STAL, José Correia; do responsável pela delegação de Leiria do STAL, Manuel Pereira; do curador da exposição, António Marques; entre outros convidados e técnicos do Município.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, deixou o convite para o público conhecer esta viagem pelo percurso pessoal e literário do Prémio Nobel da Literatura, que foi "uma figura de relevo e memória, com um percurso muito grande e que passou pela Marinha Grande, registando-o no livro Viagem a Portugal“.
O presidente do STAL, José Correia,  lembrou que a exposição reflete muitas das preocupações de José Saramago, nomeadamente “a defesa intransigente da melhoria das condições de vida e as preocupações sociais, numa coerência entre o escritor e o homem”.
O curador da exposição, António Marques, falou sobre os principais factos da vida e da obra do escritor para quem, recordou, “um orador não tem vírgulas nem pontos finais”.

A exposição “Um escritor de inquietações” é constituída por vários painéis que, organizados de forma cronológica, contam um pouco da vida e obra de Saramago, algumas vezes através de citações do próprio, outras vezes com textos do curador António Marques. São apresentados cinco núcleos: textos avulsos que pretendem criar curiosidade sobre a exposição; a imagem do escritor vista através da caricatura; bibliografia de Saramago (com livros cedidos por particulares alguns deles autografados, pela livraria Livros & Companhia e pela Biblioteca Municipal da Marinha Grande; a exposição da vida e obra propriamente dita; e outra secção de textos avulsos.

A exposição estará patente até 17 de maio, no Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, podendo ser visitada de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30. A entrada é gratuita.

Cruz Vermelha inicia campanha de recolha de bens nos supermercados. Mais de 40 mil famílias precisam do seu contributo


Donativos vão permitir entregar cabazes alimentares e cartões recarregáveis para a compra de bens a quem mais precisa.
A campanha de Vales solidária Shop for Goodness, da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), está de regresso aos hipermercados de todo o país a partir do dia 13 de abril. 
Até ao dia 23 de abril, vai ser possível adquirir nas principais cadeias de hipermercados nacionais vales alimentares (azeite, bolachas, esparguete, grão, leite e salsichas) e vales monetários (1, 3 e 5 euros), que depois serão transformados em cartões recarregáveis para a compra de bens, que serão entregues a milhares de famílias apoiadas diariamente pela Cruz Vermelha.
No próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de abril, além da possibilidade de compra de vales, haverá ainda uma recolha de bens, onde quem pretender ajudar, poderá entregar produtos alimentares ou de higiene, diretamente aos voluntários da CVP nas Lojas Pingo Doce, Lidl e El Corte Inglés, espalhadas por todo o país.
Os produtos angariados serão depois distribuídos pelas famílias mais vulneráveis por todo o país, através das 160 Estruturas Locais da CVP.
Os portugueses têm sido extremamente solidários e acreditamos que mais uma vez vão manifestar a sua generosidade. As nossas despensas necessitam de ser reabastecidas com os produtos angariados durante os dez dias em que decorre a campanha Shop For Goodness, de forma a podermos ajudar todos os que nos procuram diariamente”, refere a presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge.
Desde o início deste projeto, em 2021, as campanhas Shop For Goodness que se realizam duas vezes ao ano, já permitiram recolher 850 mil produtos. Graças à Shop For Goodness, a todas as cadeias de hipermercados parceiras e todos os que contribuem, esta campanha tem permitido à CVP garantir a continuidade do apoio a quem mais precisa.

Maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa já chegou a Portugal

 Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa, com mais de 80 mil livros publicados, acaba de chegar ao mercado português. A partir de agora, qualquer pessoa, desde autores em busca de alternativas para a publicação dos seus livros a novos escritores que nunca foram publicados, pode ver o seu livro publicado, de forma gratuita, com o apoio de uma plataforma regida pela Inteligência Artificial e chegando a milhões de leitores de língua portuguesa. 
Ricardo Almeida, fundador do projeto e CEO, afirma “o nosso objetivo é criar uma ponte literária que ligue Portugal ao Brasil, permitindo a descoberta de escritores e novas obras num universo de milhões de leitores”.  “Estamos muito entusiasmados com a chegada do Clube de Autores ao mercado editorial português. Portugal é um país com uma forte cultura literária e, por isso, fazia-nos todo o sentido que fosse o primeiro país a receber esta plataforma. Além de democratizar o acesso à publicação de livros, queremos realizar o sonho de escritores portugueses que têm agora a oportunidade de partilhar as suas histórias com o mundo ", conclui. 
Para publicar um livro no Clube de Autores, basta efetuar o registo gratuito na plataforma, carregar o livro e definir o valor a ganhar com cada livro vendido. Cada autor pode ainda definir, com a ajuda da plataforma, o design da capa do livro ou carregar um design previamente feito.  
Portugal é o primeiro país a receber o Clube de Autores fora do Brasil, estando pensada uma ambiciosa estratégia de crescimento, de olhos postos em Espanha, na América do Sul e nos PALOP. No ano passado, a plataforma distribuiu mais de 400 mil euros em royalties aos seus escritores. 
Fundado em 2009, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação de língua portuguesa, tendo nascido no Brasil. A plataforma, regida por Inteligência Artificial, viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes. Até ao momento, já foram publicados mais de 80 mil livros no Brasil.

Operação “Páscoa 2023” – Números atualizados

Números referentes ao período de 6 a 10 de Abril
32 110 condutores fiscalizados, dos quais, 414 conduziam com excesso de álcool e, destes, 260 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 112 pessoas por conduzirem sem habilitação legal;
- Das 5 900 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se:
  • 3 210 por excesso de velocidade;
  • 550 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 191 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 166 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 294 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 209 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
  • Neste período, a GNR registou 969 acidentes rodoviários, de onde resultaram 14 vítimas mortais e 31 feridos graves.
Relativamente aos acidentes que envolveram vítimas mortais registadas pela GNR, informa-se o seguinte:
  • Dia 6 de abril, no concelho de Vila Nova de Gaia, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;
  • Dia 6 de abril, no concelho de Portel, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 71 anos;
  • Dia 7 de abril, no concelho de Lousada, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, dois homens de 62 e 42 anos e uma mulher de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Murtosa, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, uma mulher de 55 anos
  • Dia 8 de abril, no concelho de Moimenta da Beira, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem de 52 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Paredes, um despiste, que resultou numa vítima mortal, uma criança de 10 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Penafiel, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 53 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho da Trofa, um despiste, que resultou em três vítimas mortais, três homens entre os 40 e 50 anos;
  • Dia 8 de abril, no concelho de Ourém, um despiste, que resultou numa vítima mortal, um homem de 37 anos;
  • Dia 9 de abril, no concelho de Ourém, uma colisão, que resultou numa vítima mortal, um homem.

Clássica Aldeias do Xisto decide Taça de Portugal Jogos Santa Casa

O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no dia 16 de abril, data em que se realiza a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia, e que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa. Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande, e Aigra Nova, no concelho de Góis. O acolhimento aos atletas e Secretariado Técnico decorre no Município de Castanheira de Pera. Participam 17 equipas profissionais, num total de 120 atletas.
A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.
No total, os ciclistas percorrem cerca de 150 km. O terreno íngreme da região vai conduzir o pelotão do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira. A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho, há mais duas subidas pontuáveis: na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pera (km 112,5).
Para o coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, “a Clássica Aldeias do Xisto é uma celebração do ciclismo, da superação desportiva e das paisagens montanhosas do centro do país”. Bruno Ramos frisa ainda que “há uma cultura ligada à bicicleta muito evoluída nas Aldeias do Xisto, com infraestruturas e serviços de excelência para a práticas das diferentes modalidades”.
A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin'Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, o Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.

GNR deteve mulher por suspeitas de burlas em Ferreira do Zêzere

Uma mulher, de 63 anos, foi detida pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tomar da Guarda Nacional Republicana, pelo crime de burla qualificada. Aconteceu no concelho de Ferreira do Zêzere.
No decurso de uma investigação que decorria há dois meses, os militares da GNR apuraram que a suspeita se dedicava à prática continuada de burlas, aproveitando-se de vítimas especialmente vulneráveis.
A mulher ganhava a confiança das pessoas e obtinha acesso às contas bancárias e cartões bancários, subtraindo elevadas quantias de dinheiro, efetuando compras de ouro e procurando celebrar escrituras de terrenos e casas em nome das vítimas.
No decorrer da investigação foi possível apurar que terá subtraído a duas mulheres, de 46 e 83 anos, mais de 33 mil euros.
No decorrer das diligências, foi dado cumprimento a três mandados de busca, que culminaram na apreensão de 7645 euros em numerário, fios, anéis e pulseiras em ouro, armas, munições, entre outros artigos.
A detida, com antecedentes criminais por crime de burla qualificada e falsificação de documentos, foi presente no Tribunal Judicial de Tomar, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência, proibição de contactos e afastamento das vítimas.