sexta-feira, 26 de maio de 2023

Vinhos do Dão registam o maior crescimento no preço médio por litro nos mercados internacionais


No primeiro trimestre de 2023, a região vitivinícola do Dão apresentou um aumento de 15% no preço médio por litro. Este foi o maior crescimento entre as Regiões demarcadas, chegando aos 1,6 milhões de litros, o que corresponde a mais 14% em termos de valor.
Principais conclusões: 
  • O Canadá (+25%), a Bélgica (484%), a Suécia (50%), a França (24%) e a Polónia (803%) foram os países que registaram os maiores aumentos em volume.
  • No que diz respeito ao preço médio por litro, os E.U.A continuam a ser o mercado com os valores mais altos, apresentando um aumento de 21% (€5,18). Segue-se o Reino Unido, a Suíça e o Brasil com um preço médio superior aos €4,50/litro.

Face a um cenário económico internacional complexo, os Vinhos do Dão crescem 3,8% em volume, 14,6% em valor e 10,3% em preço médio por litro.

“A exportação tem sido um dos nossos maiores focos. Levar os vinhos da região do Dão além-fronteiras torna-se não só benéfico para nós, como também para a economia do país. Estes valores são a prova do trabalho árduo que temos vindo a desenvolver com os nossos produtores. Estamos muito orgulhosos deste trajeto e sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, refere Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.

Os vinhos do Dão têm vindo a crescer, expandindo a sua presença internacional, através das exportações e alcançando diversos títulos. Em 2023, no Concurso de Vinhos organizado pela ViniPortugal, a região do Dão obteve as nomeações de melhor espumante do ano através do Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Touriga Nacional 2016, pelo 3º ano consecutivo, e de melhor branco varietal através do Villa Oliveira Encruzado 2020, pelo 2º ano consecutivo.

Não ficando por aqui, durante a 19ª edição da Essência do Vinho – Porto, o Líquen Alfrocheiro 2020 obteve a mais elevada pontuação no TOP 10 Vinhos Portugueses, composto por um júri internacional. Já na 6.ª edição dos Prémios “Grandes Escolhas” (cerimónia que distingue os melhores produtos, empresas e personalidades ligadas ao mundo do vinho), a Quinta Dona Sancha, no Dão, foi distinguida com o Troféu Produtor Revelação do Ano e o Casa da Passarella Vindima Dão 2011 considerado o Melhor Tinto. Por último, a Revista de Vinhos, elegeu o Vinha Negrosa 2019, tinto do Dão, como o melhor vinho do ano.

A Região do Dão tem vindo a consolidar-se como produtora de vinhos de excelência, de grande caráter e elegância, a nível nacional e internacional, aliando a sua identidade e tradição à contemporaneidade. Estes são os valores que demonstram a resiliência dos “vignerons” do Dão.

BÁRBARA GONÇALVES

Communication Consultant

ESAC acolhe mais uma edição das Jornadas Equestres “EQUUS” . 8 de junho | ESAC – Auditório E + Picadeiro exterior


Sob organização do Núcleo Equestre da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra, esta instituição de ensino superior acolhe, no dia 8 de junho, a partir das 9h00, no Auditório E, as Jornadas EQUUS ESAC, que este ano se subordinam ao tema “A internacionalização do cavalo lusitano”.

À semelhança das anteriores edições, as Jornadas EQUUS ESAC 2023 procuram ser um momento de reflexão, partilha, divulgação de conhecimentos e de procura de soluções sustentáveis para o mundo da equinicultura nacional, tanto no presente como para o futuro. Estas Jornadas pretendem ainda ser um espaço de discussão sobre temas importantes para a criação e utilização do cavalo nas suas diversas vertentes, tendo como objetivo melhorar metodologias associadas à criação, ao ensino, utilização do cavalo e bem-estar do mesmo.
O enorme potencial do cavalo lusitano, reconhecido e premiado pela sua enorme destreza em diversas modalidades equestres, o crescimento e desenvolvimento económico nacional e internacional à volta do setor equestre, bem como as oportunidades únicas de mudança, conduziram a que o mote das Jornadas de 2023 fosse a internacionalização do cavalo lusitano.

O evento conta com uma dezena de palestras, a serem proferidas por oradores de elevada reputação na área equestre ao nível nacional e internacional, prevendo ainda o programa uma apresentação de poldros da criação da ESAC e um carrossel elaborado pelos alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer, a terem lugar no picadeiro exterior da ESAC, com início pelas 18h30.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição, devendo a mesma ser efetuada em https://bit.ly/EQUUS-ESAC2023.

O logótipo da Iberdrola evolui para reforçar valores de sustentabilidade e inovação

 

  • Aposta numa linguagem visual mais simples, com cores sólidas que melhoram a sua visualização nos meios digitais.
  • Uso de uma tipografia mais moderna, com letras minúsculas que transmitem maior proximidade.
  • A paleta de cores mantém o compromisso da Iberdrola com o planeta:  a energia renovável com o verde; a água e o vento com o azul; e o sol com o laranja.

A Iberdrola apresenta uma evolução da sua identidade de marca,  criada para refletir, de forma tangível, a realidade de uma empresa sustentável e inovadora, líder mundial em energias renováveis, que evolui com as necessidades da sociedade.

Trata-se de uma evolução que servirá de elo entre todos os países em que a empresa opera. Será implementada numa primeira fase em formato digital e, progressivamente, adaptada aos formatos offline.

Uma marca mais sustentável

Esta evolução foi concebida para criar uma marca mais sustentável, digital, próxima e moderna. O compromisso com a sustentabilidade é um dos sinais de identidade da Iberdrola e faz parte da sua origem desde a sua criação há mais de 170 anos, antecipando as necessidades energéticas da sociedade e transformando-se para encontrar soluções que preservem o meio ambiente para as gerações futuras.

A mudança da sua identidade reforça a ambição da Iberdrola de continuar a posicionar-se como uma marca pioneira no compromisso inabalável com a descarbonização da sociedade e com o bem-estar de todas as pessoas.

Com a evolução, a marca evidencia o ADN sustentável da empresa e representa mais fielmente o que é a Iberdrola: um ator-chave na eletrificação da economia que visa inspirar a sociedade a cuidar e a devolver ao planeta o que ele nos deu. É uma marca que está sempre a progredir, dando um passo além, almejando objetivos cada vez mais ambiciosos, como é o caso de atingir zero emissões até 2030, apoiando assim um dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) mais importantes.

A nova versão do logótipo evolui a sua versão anterior para facilitar a sua aplicação, gerando um maior contraste e uma melhor visualização nos meios digitais, o que se traduz numa linguagem visual mais simples, utilizável e acessível.

O logótipo melhora a legibilidade e aproxima a marca: é mais moderno e está em minúsculas  E mais, devido à sua simplicidade, o novo logótipo é 50% mais leve, o que garante um menor consumo de energia, uma velocidade de transferência mais rápida e, por consequência, uma poupança de energia, de custos e de tempo.

Os restantes recursos também foram concebidos para melhorar a aplicação da marca e contribuir para a redução da pegada de carbono, o que implica um menor consumo de energia e favorece uma utilização mais simplificada e regulamentos de aplicação de design que ajudam na sua implementação, desde o ecodesign, à escolha de materiais, redução de resíduos, poupança de energia ou produção local.

A paleta de cores escolhida representa a visão de mundo da Iberdrola e o seu compromisso com o planeta, favorecendo a associação da marca a três elementos-chave da sua proposta de valor: a energia renovável com verde; a água e o vento com o azul; e o sol com o laranja.

Também merece ressaltar a relevância da nova família tipográfica escolhida, IberPangea, que é variável, mais eficiente e legível, concebida para funcionar eficazmente tanto no mundo digital como no mundo offline.

Tudo isto contribui para uma identidade visual mais atual, que sublinha e transmite de forma inequívoca o espírito de otimismo e inovação que caracteriza a empresa, mas que também mantém a essência do que a Iberdrola sempre foi.

A evolução da marca será realizada de forma sustentável e o logótipo será substituído com base em critérios económicos e de sustentabilidade, uma vez que as marcas são concebidas para coexistirem no tempo e no espaço durante o tempo necessário.Para a evolução do logotipo, a Iberdrola contou com a colaboração da Design Bridge and Partners, uma empresa especializada em branding do Grupo WPP.

 

Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

ACP Clássicos associa-se ao AutoBello este sábado em Cascais

 A Marina de Cascais recebe, este sábado, a edição de 2023 do AutoBello, um concurso de elegância que junta o universo dos automóveis à relojoaria de elite. O ACP Clássicos associa-se a um evento que nasceu há quase duas décadas em Espanha e que, este ano, culmina em Miami, nos Estados Unidos. 
O Automóvel Club de Portugal Clássicos é parceiro do AutoBello e promoveu a vinda deste evento de elite a Portugal e à Marina de Cascais, no próximo sábado. Criado há quase 20 anos pelo empresário e jornalista espanhol Emilio Olivares i Camps, o AutoBello é um conceito que une o universo dos automóveis e as grandes marcas de relojoaria, atraindo adeptos e colecionadores de várias partes do mundo. Mas este é também o ano da internacionalização do AutoBello, já que depois do arranque, em Andorra, no mês de fevereiro, é chegada a vez de passar por Cascais, seguindo-se Madrid, Marbelha, La Toja (Galiza), Barcelona e encerrando nos Estados Unidos da América, em Miami, no mês de dezembro. 
Na Marina de Cascais, vão estar representadas as principais marcas de automóveis de luxo e desportivos, bem como um conjunto de automóveis históricos selecionados pelo ACP Clássicos, representando diferentes épocas da indústria automóvel. O ACP Clássicos contribuiu, ativamente, para a vinda deste evento a Cascais, juntando o emblemático cenário da vila e da marina de Cascais, ao ambiente requintado do AutoBello. 
Além de exposições e desfiles de elegância e bom gosto, onde os automóveis são avaliados por um júri, o AutoBello é também um espaço privilegiado para ‘networking’ entre diversos empresários e gestores de topo.


Autarca esteve nas Jornadas Científicas do CMRRC – Rovisco Pais. Helena Teodósio considera “extemporânea e desajustada” a integração das unidades hospitalares do concelho no CHUC

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede garantiu esta quinta-feira que irá continuará a bater-se pela valorização das instituições de saúde do concelho, incluindo o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro (CMRRC) – Rovisco Pais, cuja integração no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra tem vindo a ser contestada pela autarca.

Ao intervir na sessão de abertura das Jornadas Científicas do CMRRC – Rovisco Pais, no auditório do Biocant Park, Helena Teodósio manifestou-se uma vez mais contra a “menorização do estatuto e perda de autonomia clínica, administrativa e financeira do Rovisco Pais”, reiterando a necessidade de “reivindicar o desenvolvimento das condições humanas, organizacionais, técnicas e operacionais favoráveis ao reforço da sua atividade no reconhecidamente sensível e exigente campo da saúde em que opera”.

Tal como acontece em relação ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo, a líder do executivo considera “extemporânea e desajustada” a integração do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, pelo menos nos termos em que está equacionada.
A autarquia continuará a batalhar junto das entidades competentes em defesa da melhor solução tendo em vista a valorização dos serviços e o reconhecimento dos seus profissionais, continuando a cooperar com a administração em todas as ações e iniciativas que de algum modo contribuam para o reforço do seu estatuto e do reconhecimento de que é alvo”, assegurou, elogiando depois “o valor inestimável da ação dos seus profissionais e do trabalho que desenvolvem em prol de quem procura ultrapassar limitações e conquistar o maior grau de autonomia possível”.
As Jornadas Científicas do CMRRC – Rovisco Pais decorreram ao longo de todo o dia em Cantanhede, com a realização de várias mesas redondas. Em discussão estiveram temas como “A telesaúde ao serviço do cidadão", “O desenvolvimento da Medicina – desafios éticos e legislativos”, “Cuidar de quem cuida” e “A evolução do CMRRC-RP - oportunidades e desafios". Nelas intervieram, respetivamente, Paula Amorim, Carlos Fiolhais, André Dias Pereira, Ana Elisabete Ferreira, António Pires Preto, Maria Paula Paixão, José Pagaimo e João Ricardo Pereira.

Paulo Cardantas


Tóquio atingida por um sismo de magnitude 6,2

Um sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter foi sentido, esta sexta-feira, no leste do Japão. As autoridades não emitiram alerta de tsunami, avança a televisão pública NHK.
O terramoto, que ocorreu pelas 19:00 (hora local, 11:00 em Lisboa), foi sentido em Tóquio e nas cidades em redor da capital nipónica. Vários edifícios abanaram com a força do sismo, mas, até ao momento, não há relato de danos de maior.
O arquipélago do Japão está localizado numa das zonas sísmicas mais intensas do mundo, o que torna os terramotos relativamente frequentes no país. Cerca de um quinto dos sismos registados com magnitude superior a 6 acontecem no Japão.
No início de maio, o país foi atingido por um sismo de 6,3 na escala de Richter, cujo epicentro foi região ocidental da ilha principal. Em fevereiro e março, tremores de magnitude 6,1 foram também sentido na ilha de Hokkaido,

SIC Notícias


Porta de avião abre em pleno voo na Coreia do Sul

Saída de emergência manteve-se aberta entre dois a três minutos, até avião aterrar em segurança. Nove pessoas tiveram de ser hospitalizadas.

Esta sexta-feira, os passageiros de um voo da Asiana Airlines viveram momentos de tensão quando uma das portas do avião abriu pleno voo. A saída de emergência manteve-se aberta entre dois a três minutos, a 200 metros de altitude.

O avião, proveniente da ilha de Jeju, acabou por aterrar em segurança no aeroporto de Daegu, na Coreia do Sul, por volta das 12h40 locais (4h40 à hora portuguesa). Nove pessoas tiveram de ser hospitalizadas por dificuldades em respirar, avançou o departamento de bombeiros da cidade, citado pela Reuters.

Oito dos passageiros que necessitaram de assistência médica eram crianças, de acordo com a direção de educação de Jeju.

Entretanto, de acordo com um representante da Asiana Airlines, as autoridades estão a "investigar o incidente", tendo já interrogado um passageiro, "que estava sentado perto da saída de emergência e diz ter tocado na alavanca".

Pedro Valente Lima/RR




“Anomalia de precipitação”: prepare o guarda-chuva até metade de junho

Nas próximas três semanas, Portugal vai estar no centro das depressões, que podem dar origem a chuva por vezes forte, mas de caráter pontual.
Precipitação será o termo que os meteorologistas vão utilizar nas próximas três semanas para descrever o estado do tempo. O meteorologista Alessandro Marraccinini, do IPMA, relata à Executive Digest que "haverá uma anomalia de precipitação até metade de junho", mas entende que não é suficiente para fazer soar os alarmes.
Os valores (de precipitação) estão um pouco superiores à média para esta altura do ano", justifica o meteorologista.
Esta situação deve-se à passagem frequente de depressões nos níveis altos e médios, “que são caracterizados por favorecer instabilidade, sobretudo durante a tarde”, avança o meteorologista.
Assim sendo, podem ocorrer aguaceiros com trovoada, "por vezes durante a noite" nos próximos dias. Por isso, foram emitidos esta sexta-feira avisos amarelos para onze distritos devido à precipitação e trovoada.
De acordo com o boletim de previsão do IPMA, na terceira semana, isto é, de 12 de junho a 18 de junho, a probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal está entre os 40% e os 60% apenas na região Sul.
A situação de seca em Portugal é preocupante, mas esta carga de precipitação não vai reverter a situação.
Isto porque tem um caráter pontual e intermitente de aguaceiros, que podem ser localmente fortes em alguns momentos (...) O contributo será marginal, mas há esperança que possa ajudar", sublinha Alessandro à Executive Digest.
Estado do tempo nos próximos dias
Tendo em conta as previsões do IPMA, na sexta-feira, as regiões Norte e Centro vão registar aguaceiros por vezes fortes, que podem ser acompanhados de granizo e trovoada.
No derradeiro sábado, para os adeptos do Benfica, que planeiam comemorar o campeonato, devem levar um guarda-chuva. O céu estará geralmente muito nublado, pode haver ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.
No final da semana o cenário será idêntico, mas mais frequente nas regiões Norte e Centro e durante a tarde.

SIC Notícias

Turismo Centro de Portugal lamenta desaparecimento de antigo presidente do Turismo do Oeste

 É com pesar que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, na figura do seu presidente Pedro Machado, lamenta o desaparecimento de António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste, e presta reconhecimento público ao legado que deixou à região e ao país no exercício dos seus mandatos.
Entre os contributos de António Carneiro ao nível do turismo, destaca-se a presidência da Região de Turismo do Oeste, entre 1984 e 2013. Nessa qualidade, presidiu à Direção da Associação Nacional das Regiões de Turismo, entre outras funções de grande relevo.

Nesta hora de pesar, os pensamentos e solidariedade da Turismo Centro de Portugal estão com a família e amigos enlutados, a quem endereça as mais sentidas condolências.

NATAÇÃO VII - TORNEIO “JOAQUIM PADILHA”


A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense através da secção de Natação, irá promover no Complexo das Piscinas Municipais de Cantanhede, no próximo dia 04 de junho de 2023, a 7ª edição do Torneio Joaquim Padilha, com início pelas 09h30.
Com esta organização, pretende-se homenagear um Grande Homem, que durante 25 anos esteve ligado ao Clube, mais concretamente à Secção de Natação da SCC.

Sempre rigoroso, disciplinador, frontal, destemido, honrado, foi um Dirigente dedicado e fiel à sua doutrina, que nos êxitos, dos “seus” meninos, nunca esqueceu que os mesmos se deviam ao esforço e trabalho dos mesmos. Sabíamos “sempre” ao que íamos, o que “encontrávamos”, mas também tínhamos a certeza que embora pudéssemos não “escutar” o que pretendíamos, ficávamos com a “convicção” do que o que ouvíamos era verdadeiro e “sagrado”!

No referido evento estarão presentes 110 atletas em representação de 11 Clubes, nomeadamente o Associação Académica de Coimbra, Clube Náutico Académico de Coimbra, Clube Náutico Miranda do Corvo, Clube Aqua Condeixa, Clube dos Galitos de Aveiro, o Castro, Louzan/Efapel, Gaspae, Vigor da Mocidade, União de Coimbra e o Clube Organizador.

Este evento acolhe um conjunto de jovens atletas, que em representação dos seus clubes irão certamente proporcionar uma jornada de grande beleza e competitividade e momentos de grande convívio e amizade, entre todos os participantes.

Para além de homenagear Joaquim Padilha, pretende a Secção de Natação da A.S.S.S.C. Cantanhedense rentabilizar e promover as infra-estruturas existentes no Concelho, resultante de elevados investimentos promovidos pelo Município de Cantanhede, proporcionando excelentes condições para a prática da natação competitiva e restantes actividades aquáticas, sejam elas formativas ou lúdicas.

Este evento serve igualmente para divulgar todo o trabalho que ao longo destes últimos anos vem sido desenvolvido, em prol da natação, pelos responsáveis pela Secção de Natação da Sociedade Columbófila, dirigentes, treinadores, colaboradores, atletas e seus familiares, que tem permitido aos nossos jovens, alcançar os brilhantes resultados nas competições em que têm participado, contribuindo dessa forma com o seu esforço e dedicação para o engrandecimento da modalidade, da Associação, do Município e afirmação e visibilidade das marcas que apoiam.

Paulo Ferreira

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA “FÉRIAS SUPER FIXE VERÃO 2023” ABREM A 02 DE JUNHO

 Abre já no próximo dia 2 de junho, pelas 22h00, o período de inscrições para o programa de ocupação de tempos livres “Férias Super Fixe – Verão”. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves (CMS), é dirigida a crianças e jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e irá decorrer entre 3 e 28 de julho.
Praia, atividades nas piscinas, cinema, escalada, canoagem, hip hop, ida a parques aquáticos e jogos tradicionais são algumas das atividades previstas para estas férias.
Os interessados poderão fazer a sua inscrição online, entre 2 a 8 de junho e, caso ainda existam vagas, entre 13 a 15 de junho, no Portal do Município de Silves em: Grupo de Armação de Pêra, Pêra, Alcantarilha, Algoz e Tunes (https://www.queroir.pt/ferias-super-fixe-verao-2023--armacao-de-pera-e-algoz ), Grupo de SB Messines e SM Serra (https://www.queroir.pt/ferias-super-fixe-verao-2023--sb-messines-e-smarcos-da-serra-1) e Grupo de Silves (https://www.queroir.pt/ferias-super-fixe-verao-2023--silves). As inscrições são limitadas a 135 participantes e têm o custo associado de 65 euros por quinzena.
Como habitualmente, no decorrer do programa, a CMS assegura o transporte, seguro, almoço e o acompanhamento das crianças e jovens por técnicos e monitores qualificados para as diversas atividades.
Os participantes deverão utilizar equipamento adequado para as atividades (que decorrerão das 09h00 às 17h00), nomeadamente a t-shirt das “FÉRIAS SUPER FIXE”, fato de treino ou calções, sweatshirt e ténis. Em dia de atividades aquáticas é necessário fato de banho, touca, toalha e chinelos. Também deverão acompanhar-se de um lanche para o meio da manhã e da tarde, água e cumprir as normas de higiene.
Promover a formação integral dos jovens, reforçar os laços de amizade e colmatar a crescente necessidade dos pais e encarregados de educação em arranjar contextos de ocupação adequados, para a frequência dos seus educandos, durante a interrupção das atividades escolares são os principais objetivos deste programa.
O telefone 282 440 270 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos disponíveis para recolha de informações adicionais.

RUA DR. MANUEL DE ARRIAGA, RUA DO ALENTEJO, RUA DE OURIQUE E RUA FERNÃO DE MAGALHÃES, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFREM CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO NO DIA 26 DE MAIO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ações de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, a circulação encontra-se condicionada na Rua Fernão de Magalhães, Rua de Ourique e Rua Dr. Manuel de Arriaga (entre o cruzamento com a Rua Vasco da Gama e o cruzamento com a Rua Bartolomeu Dias), no dia 26 de maio, entre as 07h00 e a 18h00. Na Rua do Alentejo a circulação encontra-se encerrada no dia 26 de maio, entre as 07h00 e a 18h00.
Esta intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, no sentido de proteção da saúde pública e bem-estar das populações.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

 

Marinha Grande | COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL EM DEBATE

 Decorreu no dia 24 de maio, no Centro Empresarial da Marinha Grande, a conferência sobre “Sistemas de Incentivos à Competitividade Empresarial”.
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a quem coube dar as boas-vindas aos participantes, aproveitando para descrever, de uma forma breve, a realidade económica e o potencial de que a Marinha Grande dispõe e lhe permite destacar-se no contexto regional e nacional.

Participaram, ainda, representantes do IAPMEI, OPEN, Ordem dos Engenheiros e empresas e especialistas interessados nesta matéria.  
Tendo em conta a enorme complexidade dos desafios com que as empresas se deparam, presentemente, assim como os instrumentos de financiamento a que estas podem aceder, nomeadamente o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e o "Portugal 2030", a empresa Causa & Feito, em conjunto com a Ordem dos Economistas e o IAPMEI, sensíveis à necessidade de uma maior clarificação quanto ao acesso e utilização dos referidos mecanismos, entenderam coorganizar esta conferência.

Município de Reguengos de Monsaraz realiza ação promocional durante quatro dias em Lisboa

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar de 1 a 4 de junho uma ação promocional em Lisboa. O programa inicia-se no dia 1 de junho, às 10h30, na biblioteca da Casa do Alentejo, com uma mesa redonda sobre “Água e Agricultura: Bloco de Rega de Reguengos enquanto base da sustentabilidade de uma região”.
Nesta mesa redonda vai estar Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Pedro do Carmo, Presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, José Pedro Salema, Presidente da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, José Gonçalves, agricultor e colunista no site Agroportal, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação de Agricultores de Portugal e Bruno Pateiro, empresário agrícola de Reguengos de Monsaraz. Pelas 13h, na Sala Agostinho Fortes da Casa do Alentejo, será servido um almoço confecionado por Luís Leitão, do Restaurante Moira. O artesanato e os produtos regionais do concelho vão ser promovidos a partir das 17h30 na Assembleia da República, numa mostra que terá a atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz.
No dia 2 de junho, entre as 11h e as 13h, decorrerá uma ação de divulgação do concelho de Reguengos de Monsaraz na Estação de Santa Apolónia. Também às 11h, a biblioteca da Casa do Alentejo terá a apresentação da Capital Europeia da Cultura de 2027, que vai acontecer em Évora.
Pelas 17h vai ser inaugurada uma exposição de artesanato na Casa do Alentejo, que terá peças produzidas no Centro Oleiro de São Pedro do Corval, mantas de Reguengos, chocalhos e mobiliário com pintura alentejana, mas também uma mostra de vinhos dos 11 produtores do concelho. Às 18h30, na biblioteca da Casa do Alentejo, decorre o lançamento da segunda edição do livro “Monsaraz – Reconstruir Memória”, de Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional da Cultura do Alentejo, seguindo-se a partir das 20h um jantar na Sala Agostinho Fortes, confecionado por José Manuel Morgado, do restaurante Taberna Al-Andaluz.
No sábado, dia 3 de junho, pelas 11h, na biblioteca da Casa do Alentejo haverá um encontro com jovens reguenguenses que trabalham ou estudam em Lisboa. A partir das 15h realiza-se um concerto com Sérgio Galante e Leonor Batista, na Taberna da Casa do Alentejo.
Neste dia, entre as 15h e as 17h, haverá uma demonstração de artesanato e uma prova de vinhos na Rua das Portas de Santo Antão. Os fados de Alberto Janes, compositor de Reguengos de Monsaraz que foi autor de algumas das mais conhecidas canções de Amália Rodrigues, vão ser interpretados das 18h30 às 20h30 por Luís Caeiro, Vera Varatojo e Cajó Soares, na Taberna da Casa do Alentejo.
No dia 4 de junho, às 11h, o Município de Reguengos de Monsaraz vai realizar arruadas desde as Portas de Santo Antão até à Praça do Comércio, com as atuações do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense e Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. Na Praça do Rossio, a autarquia vai realizar das 11h às 13h uma ação de divulgação do concelho com degustação de produtos regionais.
Pelas 13h será servido um almoço na Sala Agostinho Fortes da Casa do Alentejo confecionado por Luís Fonseca, do restaurante Monte de Palaios. Jacinto Fernandes Palma (1895-1968), natural de Reguengos de Monsaraz e fundador da Casa do Alentejo, vai ser homenageado às 15h30, seguindo-se pelas 16h15 um concerto na Casa dos Espelhos com o Coro Polifónico e a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, Coro Polifónico e a Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.





 Carlos Manuel Barão
 

Abusa de menina durante dois anos em Paredes

Um homem, de 41 anos, foi detido por suspeitas de abusar de uma menina, atualmente de 11 anos e sua “familiar próxima”, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária do Porto.
Os crimes terão começado há cerca de dois anos e tinham lugar “na casa de morada da família”, em Paredes, onde a criança e o suspeito passavam “vários períodos sozinhos”.
Após receber a denúncia, a PJ recolheu “indícios seguros da prática dos referidos crimes e respetiva autoria”, que levaram à detenção do homem.
O detido, que não tem antecedentes criminais, é esta quinta-feira presente a um juiz para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

SIC Notícias


Governo aprova proposta de lei para permitir voto em mobilidade nas eleições europeias

O Governo aprovou, esta quinta-feira, uma proposta de lei sobre a desmaterialização dos cadernos eleitorais com o objetivo de garantir o voto em mobilidade no dia das eleições em qualquer região do território, independentemente da origem e naturalidade dos cidadãos e permitir também a votação antecipada.
Com a oposição de Portugal, a presidência sueca do Conselho da União Europeia anunciou que as próximas eleições europeias vão realizar-se entre 6 e 9 de junho de 2024.
Segundo José Luís Carneiro, o Governo pretende desta forma combater a abstenção, num período que é de férias para muitos portugueses. Isto porque, a 10 de junho, comemora-se o feriado do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. No dia 13 de junho é feriado em vários concelhos, entre os quais Lisboa.
"Queremos combater a baixa participação eleitoral nas europeias. No último ato eleitoral a taxa de abstenção rondou mesmo os 69 por cento. Daí, que este é um caminho para procurar garantir níveis mais elevados de participação eleitoral. Agora, segue-se a apreciação e a decisão por parte da Assembleia da República", afirmou o ministro da Administração Interna.
Na semana passada, António Costa, manifestou-se preocupado com a decisão contrária à posição portuguesa de as próximas eleições europeias e adiantou que Portugal irá procurar intensificar o voto em mobilidade.
Quanto ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foi concluído "com sucesso" o processo de reestruturação, anunciou o ministro da Administração Interna. José Luís Carneiro considera que esta reforma "garante a segurança eficaz do país".

RTP