segunda-feira, 18 de julho de 2016

OPERADORAS OBRIGADAS A PARTIR DE HOJE A OFERECER CONTRATOS SEM FIDELIZAÇÃO


 
As operadoras de telecomunicações estão a partir de agora obrigadas a oferecer contratos sem qualquer tipo de fidelização ou com seis e 12 meses de fidelização, em opção ao período máximo de 24 meses.
A alteração à Lei das Comunicações Eletrónicas entra este domingo em vigor e é já considerada pela DECO como “uma vitória para os consumidores” e um reflexo de um conjunto de reivindicações da Associação e de cerca de 270 mil consumidores, manifestadas numa petição sobre a fidelização, em 2013, e um abaixo-assinado sobre refidelização em 2015.
Em declarações à Lusa, Paulo Fonseca, jurista e coordenador do departamento de estudos e apoio ao consumidor da DECO, descodificou o texto da lei e disse que a única pretensão que não foi acolhida na legislação foi a redução do período máximo de fidelização dos 24 meses, que foi mantido, mas sublinhou ter-se encontrado uma forma de garantir a liberdade de fidelização.
“A alteração obriga todas as operadoras, para toda a sua oferta comercial, a disponibilizar vários tipos de fidelização”, ou seja, a oferecer contratos sem qualquer tipo de fidelização ou contratos com seis e 12 meses de fidelização, em opção à fidelização máxima de 24 meses, explicou.
Paulo Fonseca destaca também a maior transparência nos contratos e que na fidelização “o ónus é agora totalmente colocado no operador”.
“Se o consumidor não tiver qualquer informação sobre o período de fidelização não pode ser cobrado nada pela rescisão antecipada do contrato e isto é muito importante”, afirmou.
As operadoras passam então a ser obrigadas, quer a nível pré-contratual, quer durante o período do contrato, “a informar sempre o consumidor do período de fidelização e dos custos pela rescisão antecipada em cada momento do contrato em que o consumidor se encontra”.
Os avanços estendem-se ainda à fixação de critérios e limites para os custos da rescisãoantecipada, passando a ser proibidos entraves injustificados na mudança para outro operador.
“Se eu celebro um contrato em que não há qualquer vantagem que me é atribuída ou uma subsidiação do equipamento que me foi disponibilizado ou promoção da qual efetivamente beneficie,não pode existir fidelização“, exemplificou.
Além disso, há proporcionalidade, uma vez que os encargos para o assinante, decorrentes da resolução do contrato por sua iniciativa não podem ultrapassar os custos que o fornecedor tevecom a instalação da operação.
Os encargos têm assim que ser proporcionais à vantagem que lhe foi conferida e não podem corresponder automaticamente à soma do valor das prestações vincendas à data da cessação, ou seja, aos antigos 24 meses.
Quanto à refidelização, que não estava regulamentada, passa a estar limitada, e só pode existir até um limite de 24 meses se as alterações contratuais implicarem a atualização dos equipamentosou infraestruturas tecnológicas, sempre com a ideia de vantagem para o consumidor, o que significa que um mero aumento de velocidade no canal ou na internet não é refidelização.
Até agora, lembra Paulo Fonseca, “era comum os consumidores quando estavam a terminar o seu período de fidelização receberem uma chamada do seu operador a propor um novo canal ou um ‘upgrade’ na velocidade da internet, e o consumidor aceitando, ou dizendo que não tinha nada contra, acabava vinculado por mais 24 meses”.
Ora, acabam assim as situações em que um consumidor “estava há quatro, cinco, seis anos preso a um contrato sem perceber como ou sem ter uma vantagem objetiva relativamente a esse período de refidelização”.
/Lusa

MÁFIA DA AMÊIJOA GANHA MAIS DE MEIO MILHÃO DE EUROS EM APENAS 6 MESES


 


O contrabando de amêijoa apanhada ilegalmente tem gerado lucros de milhões de euros e movimentado uma rede organizada que se pode comparar a uma verdadeira máfia, com a intervenção até de traficantes de droga.
O Serviço de Investigação Criminal da Polícia Marítima (PM) de Lisboa acusou mais de 10 pessoas no âmbito de uma investigação em torno da apanha ilegal de amêijoa, especialmente nas zonas do estuário do Tejo e das rias Formosa e de Aveiro, noticia o Jornal de Notícias.
Estão envolvidas, pelo menos, cinco empresas, algumas ligadas ao sector da venda de marisco, outras apenas de fachada, vários empresários e até dois conhecidos traficantes de droga da Margem Sul do Tejo, de acordo com os dados do diário.
O negócio seria tão organizado que se pode falar de uma verdadeira máfia com controle da apanha da amêijoa, da mão de obra, da gestão dos barcos para o transporte e do armazenamento e contrabando para Espanha, destaca o JN.
A polícia terá também apreendido falsos certificados de origem e documentos com selo branco falsificado, o que atesta a força da organização.
Os lucros gerados são avultados, bem como os prejuízos para o Estado e para os empresários de marisco e de depuração que actuam no mercado devidamente legalizados.
Uma das empresas envolvidas neste negócio ilegal de amêijoa terá lucrado meio milhão de euros em apenas seis meses, sem qualquer imposto pago, conforme dados da Polícia Marítima citados pelo JN.
As sanções penais pouco severas, que prevêem um máximo de três anos de prisão, potenciam o interesse pela apanha ilegal de amêijoa.
Além de crimes de contrabando e fraude, os envolvidos neste processo respondem ainda pelo crime de atentado à saúde pública, por o armazenamento e transporte da amêijoa clandestina não cumprir as normas de higiene e segurança.
ZAP

BRITÂNICOS RECORDAM FAMOSA PROFETIZA BÚLGARA: A EUROPA ACABA NO FIM DO ANO


 
(dr) Catch News
A profetisa búlgara Baba Vanga
A profetisa búlgara Baba Vanga, a Nostradamus dos Balcãs, considerada santa no leste da Europa
Após o controverso referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, os jornalistas britânicos recordam agora a famosa profetisa búlgara Baba Vanga, que previu há muitos anos a desintegração da Europa no final de 2016.
A imprensa britânica tem nos últimos dias trazido à memória as profecias de Baba Vanga, clarividente nascida em 1911 em Strumica, no então Império Otomano, e que morreu em 1996 com a idade de 85 anos.
Entre outras profecias, Vanga terá adivinhado os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA e um tsunami devastador na Tailândia.
De acordo com especialistas, cerca de 80% das profecias de Vanga, que na Rússia e no leste da Europa é venerada como uma santa, provaram-se verdadeiras.
Os jornalistas britânicos recordam agora algumas das profecias de Vanga – em particular, a que vaticina que a Europa deixará de existir em 2016.
Segundo o The SunVanga previu o Brexit, notando que a profecia antecipa que à desintegração da Europa se segue uma guerra.
O jornal britânico salienta que Baba Vanga previu que “os muçulmanos vão invadir a Europa“, e que “usarão armas químicas” para provocar a destruição do velho continente.
Segundo as profecias de Vanga, no fim de 2016 a Europa como a conhecemos “vai deixar de existir” , e tudo o que restará serão “desertos e espaços despovoados”, desprovidos de qualquer vida.
Faltam, portanto, 5 meses apenas para podermos verificar se a profecia se concretiza – se cá estivermos para o fazer.
Vanga terá adivinhado os ataques terroristas de 11 de setembro
Vanga terá adivinhado os ataques terroristas de 11 de setembro
Ainda de acordo com a profetiza, considerada a Nostradamus dos Balcãs, uma grande guerra muçulmana terá origem na Síria, e a Europa será conquistada por extremistas islâmicos, que farão de Roma a capital do seu califado.
Califado esse que será, ao que parece, bastante despovoado.

Obama vai destruir a América

Não é apenas a Europa que enfrenta um destino negro nos próximos meses.
Baba Vanga profetizou também que um presidente dos Estados Unidos seria afro-americano, e que seria “o último presidente americano.”
Esta profecia parece ter-se concretizado em 2009, ano em que Barack Obama foi eleito presidentedos Estados Unidos.
Segundo a profetiza, “o mundo inteiro vai colocar as suas esperanças no presidente negro, mas ele vai dividir o país e conflitos entre o norte e o sul vão acontecer mais uma vez”, como no tempo da guerra civil americana, entre 1861 e 1865.
Obama irá deixar o cargo “com o país em ruína económica“, vaticina a profetiza.
Mas nem todas as inúmeras profecias de Baba Vanga são trágicas, pessimistas ou negativas. Segundo a profetiza, a fome na Terra será erradicada algures entre os anos de 2025 e 2028.
Provavelmente, por falta de população.
AJB, ZAP

CELEBRIDADE PAQUISTANESA MORTA PELO IRMÃO POR UMA QUESTÃO DE HONRA


 


Qandeel Baloch, a “Kardashian paquistanesa”, morta pelo próprio irmão
A vedeta paquistanesa foi morta na passada sexta-feira, estrangulada pelo irmão. Autoridades falam de um “crime de honra”.
Qandeel Baloch tornou-se famosa no Paquistão por publicar fotografias ousadas nas redes sociais e por falar abertamente sobre a sexualidade, tema polémico num país extremamente conservador e religioso.
Segundo a BBC, a jovem de 26 anos, também conhecida por “Kim Kardashian do Paquistão”, foi estrangulada pelo irmão na passada sexta-feira na província do Punjab.
As autoridades acreditam tratar-se de um “crime de honra”, um caso bastante comum entre mulheres paquistanesas que “desonram” as suas famílias.
O irmão Muhammad Waseem admitiu este domingo o crime e afirmou que não estava arrependido.
Os pais admitiram que a filha foi morta depois de uma discussão com o irmão e que o corpo só foi encontrado na manhã de sábado. Os dois também foram detidos.
Baloch teve de se mudar para o Punjab, precisamente por causa das várias ameaças à sua segurança.
A paquistanesa ganhou bastantes fãs graças à sua atitude em defesa do “girl power” mas também muitos inimigos, justamente por desafiar as convenções sociais do país.
ZAP / BBC

COMPUTADORES QUÂNTICOS PRIMITIVOS JÁ ESTÃO A SUPERAR OS COMPUTADORES ATUAIS


 


Xiaogang Qiang, da Universidade de Bristol, com um computador quântico primitivo
Xiaogang Qiang, da Universidade de Bristol, com um computador quântico primitivo
Um novo estudo usou processadores quânticos simples para executar algoritmos complexos, mostrando que mesmo os computadores quânticos primitivos já podem superar os clássicos em determinados cenários.
Os computadores quânticos são incríveis porque exploram três características: operam numa escala a que os eletrões podem ser tanto partículas quanto ondas, podem estar em muitos lugares ao mesmo tempo e podem estabelecer uma ligação instantânea, mesmo quando separados por grandes distâncias (entrelaçamento quântico).
Por outras palavras, considerando que a computação clássica utiliza bits binários (zeros e uns) para codificar a informação, a computação quântica usa qubits, bits quânticos que podem ser tanto um quanto zero – ao mesmo tempo.
Juntas, essas estranhas propriedades permitem que um computador quântico alcance certo poder deprocessamento paralelo sem precedentes, o que significa que pode realizar cálculos e resolver problemas que os computadores clássicos não conseguem.
No entanto, apesar de já termos conseguido construir processadores quânticos de poucos qubits, construir um computador quântico em larga escala tem-se mostrado algo extraordinariamente difícil.
Agora, num estudo publicado em maio na Nature Communications, investigadores da Universidade de Bristol e da Universidade da Austrália Ocidental afirmam que mesmo esses processadores quânticos primitivos podem realizar cálculos importantes.

Poder de processamento

Usando um circuito quântico simples, construído num processador fotónico quântico de 2-qubits, os investigadores foram capazes de superar os computadores clássicos em certos problemas altamente especializados.
Por exemplo, a “caminhada quântica” é uma versão da mecânica quântica de coisas como o movimento browniano, que descreve o movimento de partículas em suspensão.
Um dos problemas que o computador quântico resolveu foi o “passeio aleatório do marinheiro embriagado”, ou seja, todos os possíveis caminhos que um bêbado cambaleante poderia fazer para chegar do ponto A ao ponto B.
Por outras palavras, um processador quântico simples pode fazer cálculos complexos de aleatoriedade muito bem.
A nova pesquisa vai ajudar a projetar novos algoritmos quânticos e talvez lançar alguma luz sobre como construir computadores quânticos maiores.
Pelo meio, estas máquinas de 2-qubits já estão a realizar um trabalho útil. As suas propriedades têm utilizações práticas e podem auxiliar os cientistas a projetar computadores mais sofisticados.
“É como se a partícula pudesse explorar o espaço em paralelo. Este paralelismo é a chave para algoritmos quânticos, com base em ‘caminhadas quânticas’ que vasculham enormes bases de dados de forma mais eficiente do que podemos atualmente”, explica Xiaogang Qiang, investigador da Universidade de Bristol, que trabalhou na experiência.

CAMPANHA ALERTA PARA DANOS IRREVERSÍVEIS CAUSADOS PELOS MERGULHOS


 
Com o início do Verão, chegam as idas frequentes à praia ou à piscina. A campanha ‘Olhe Pelas Suas Costas’ alerta para os perigos dos mergulhos, salientando que estes podem provocar lesões irreversíveis na coluna vertebral e ter um impacto significativo na qualidade de vida.
“É importante sensibilizar toda a população para os riscos associados aos mergulhos durante a época balnear, ainda que estas situações sejam mais frequentes na população mais jovem”, alerta o neurocirurgião Paulo Pereira, coordenador nacional da campanha Olhe Pelas Suas Costas.
“Um mergulho mal executado ou em locais onde a profundidade da água não é suficiente pode significar uma lesão permanente na coluna com um grande impacto na qualidade de vida e é fundamental que as pessoas saibam quais as consequências potenciais destes erros”, acrescenta.
O responsável realça que embora sejam muitas vezes desvalorizados, estes traumatismos da coluna cervical relacionados com mergulhos são a terceira causa de lesões na espinal medula, a seguir aos acidentes de viação e às quedas de grandes alturas, estas últimas mais associadas a acidentes de trabalho”.
De acordo com o neurocirurgião, “todos os anos surge um número elevado de internamentos de jovens, na sua maioria do sexo masculino, vítimas de acidentes de mergulho em águas rasas”.
“Estes internamentos são tipicamente causados por mergulhos em que a vítima corre até à água do mar, mergulha e bate com a cabeça na areia ou numa rocha que estava encoberta sob a superfície da água, provocando um traumatismo da coluna cervical que pode ter como desfecho uma paraplegia ou tetraplegia”, explica Paulo Pereira.
“As pessoas ficam parcial ou totalmente dependentes para o resto da vida e os jovens devem estar conscientes destes riscos, sabendo ainda que, em casos mais graves, este tipo de acidentes pode mesmo ter como desfecho a morte da vítima”, conclui.

Evento decorre a 13 de agosto em São Pedro de Moel Criativ(a)rte com inscrições abertas

Até 4 de agosto, a Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertas as inscrições para a 8.ª edição da Criativ(a)rte, uma feira dedicada às artes que decorre no Jardim do Bambi, em São Pedro de Moel, no dia 13 de agosto, das 17h00 às 00h00, no âmbito da programação da Época Balnear.

A Feira não tem qualquer fim lucrativo, sendo uma iniciativa informal cujo objetivo é o de criar um espaço para partilha de saberes, usos e costumes. Visa proporcionar o encontro de pessoas, através das artes e da cultura.

Simultaneamente, pretende dinamizar o comércio local e constituir um elemento de animação e atratividade para o concelho da Marinha Grande. Pode participar qualquer pessoa ou entidade desde que se enquadre no espírito e princípios da mesma. A participação na Feira é gratuita, podendo os interessados inscrever-se em nome individual ou coletivo.

O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais,
para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização do concelho da Marinha Grande, com os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser. Seja artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.

O número de lugares é limitado a 50 participantes, pelo que só serão aceites fichas de
participação até completar este número. A Câmara Municipal reserva-se o direito de não aceitar fichas de participação de produtos/projetos que já tenham sido propostos por outros participantes. A seleção é feita por ordem de inscrição. O prazo limite de envio da inscrição é o dia 4 de agosto.

Os interessados em participar devem enviar por email para eleonora.nunes@cm-mgrande.pt a ficha de participação devidamente preenchida, disponível em www.cm-mgrande.pt, ou entregá-la na Divisão de Cidadania e Desenvolvimento da CMMG, sita no Arquivo Municipal (junto ao Parque da Cerca) das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A forma de participação é através de uma banca (mesa ou manta no chão). Podem ser propostas outras iniciativas, ações, projetos (aulas, workshops, jogos, entre outros) desde que possam ser realizadas neste espaço, (ar livre ou palco) e não impliquem custos para a organização.


O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no sítio de internet com o endereço www.cm-mgrande.pt.

PROSPERIDADE

 A situação econômica de nosso país é muito séria. E o governo, pasmem, ainda não entendeu!
Os nossos políticos, com ênfase nas duas últimas décadas, foram os artífices desta caótica realidade, porque desprezaram e ignoraram princípios básicos de economia e gestão. Eles, no alto de sua arrogância e profundo despreparo, não se importaram com os números gritantes, com os déficits estratosféricos, com os gastos faraônicos, com os juros aviltantes. E deu no que deu!
E seguiram e seguem distribuindo aumentos salariais ao funcionalismo público, e as costumeiras benesses e mimos aos amigos do rei. Agiam e agem como se o Brasil fosse um país rico.
Nossos políticos não conseguem entender que não somos ricos. Somos país potencialmente rico, mas somos um país pobre, e afirmo isso baseado em números. Os números não mentem! Então vamos lá!
O PIB brasileiro em 2015: R$ 5,9 trilhões de reais. População em dez 2015: 205,2 milhões de habitantes.. Isto significa renda média de R$ 28.752.00 por pessoa por ano, ou R$ 2.396,00 por mês. A nossa carga tributária é 37%, então a renda média mensal de cada brasileiro é R$ 1.510,00. Este número é media de toda a população, ou seja, a coisa está nada bem. Se quiser considerar a renda familiar bruta de toda a população brasileira, ela se segmenta assim:
46% das famílias recebem até R$ 1.700,00 por mês.
24% das famílias recebem entre R$ 1.701,00 e R$ 2.600,00 por mês.
16% das famílias recebem entre R$ 2.601,00 e R$ 4.400,00 por mês.
  9% das famílias recebem entre R$ 4.401,00 e R$ 8.800,00 por mês.
  4% das famílias recebem entre R$ 8.801,00 e R$ 17.600,00 por mês.
  1% das famílias recebem acima de R$ 17.601,00 por mês.
Estes números exprimem renda familiar total, de pessoas com carteira assinada.
Ora, todos sabemos que a distribuição de renda no Brasil é um grande problema, mas os números acima mostram que o problema maior é outro, ou seja, há pouca riqueza para distribuir ao povo brasileiro, e a única solução é aumentarmos o nosso PIB.
O PIB abaixo de 6 trilhões de reais para população acima de 205 milhões é exageradamente pequeno e a solução é aumentar a produção de riquezas, bens, serviços. Só isso irá melhorar o padrão de vida de cada um de nós. Em economia não há mágicas...Não há como repartir o que não existe!
Porém, sabemos que o PIB encolherá este ano de 2016 e os ganhos diminuirão pelo menos uns três por cento na média. Está difícil e vai ficar pior!
Como virar o jogo? O que diferencia aquelas pessoas cujas famílias ganham menos de R$ 1.700,00 por mês, daquelas que ganham acima de R$ 17.601,00?
A resposta é : O que diferencia essas pessoas é unicamente a sua forma de pensar! Só isso.
Nós somos aquilo que pensamos! A forma como pensamos diferencia as pessoas, diferencia as suas atitudes e procedimentos, diferencia suas visões e entendimentos. Diferencia os seus proventos, as suas receitas, os seus LUCROS.
E invariavelmente o homem tende a repetir a história de sua família, ou seja, o homem não aprende com a história. E isso é uma grande lástima porque é uma questão crucial. Pobres tendem a continuar pobres. Remediados tendem a continuar remediados. Ricos tendem a continuar ricos nas suas descendências. Sim, há honrosas exceções, mas elas são poucas. Trágico, né?
Pensar de forma positiva, engendrar na mente planos de negócios rentáveis, visualizá-los mentalmente, geram sensações assaz agradáveis e edificantes, que por sua vez geram experiências de vida e criam expectativas  muito promissoras. E o universo sempre conspira a nosso favor, isto é, se penso positivamente, o universo me ajuda. Se penso de forma negativa, o universo continua conspirando a meu favor, ou seja ele me prejudica. O universo age como o seu cérebro determina, portanto tenha absoluto domínio sobre o que sua mente PENSA!
Quando você é pessimista você conspira contra você próprio. Quando você abre a boca para reclamar ou para se diminuir, você se fragiliza ainda mais e aborrece os outros. Quando você se deprecia, você age contra você mesmo. Quando você se deprime, você aceita ficar por baixo.
Urge mudar! E o meu conselho é : Abra-se com aquele em quem você confia! Não se intimide em pedir ajuda, porque todos somos falhos, porém todos podemos ser vencedores. Enquanto respirar, LUTE!
Entusiasme-se, porque o entusiasmo é quase tudo para se obter sucesso!
Ao longo de minha vida, conheci algumas pessoas prósperas, conheci algumas poucas muito prósperas. Prósperas no sentido global e não apenas financeiro, e essas pessoas, todas elas, tem uma característica comum.
Elas tem muito claro em suas mentes, o que querem obter e aonde querem chegar.
Pessoas prósperas mentalizam os seus sonhos, e os materializam, isto é, se desejam um determinado carro, elas se dirigem a concessionária e fazem um teste drive, tocam o carro que desejam. Sentem com exatidão o prazer de possui-lo. Dirigem o carro e saem da loja muito mais disposto a consegui-lo. Acredite, isso faz uma abissal diferença!
Creia, se você não tiver claro em sua mente o que quer conseguir, você não prosperará!
Todos temos sonhos, entretanto os empreendedores que não materializarem seus objetivos em suas mentes, e não trabalharem obstinadamente para isso, não terão sucesso em suas empreitadas.
Mas há ainda outras questões há considerar: Seu objetivo precisa estar ao alcance de suas habilidades e potencialidades. Avalie-se com tenaz realidade, e absoluta transparência. E pergunte-se : É possível para mim, adquirir este mimo que desejo? Posso alcançar este nível de rendimentos?
Eu possuo competência, ou estou me iludindo quanto a mim mesmo? Preciso estudar mais? Preciso agregar mais um curso em minha formação?
O que sei é que pessoas que prosperam acreditam em si próprias, e a crença é a base de sustentação para alavancar tudo aquilo que materializou conquistar.
E vivemos num mundo onde dependemos dos outros. Ninguém é uma ilha!
Nós precisamos nos relacionar e interagir com muitas pessoas para conquistar metas, e eu, particularmente, sempre aprendi mais ouvindo os outros do que estudando nos livros. Ler me ajudou e me ajuda muito, mas afianço que ouvir me ajudou muito mais. Pelo menos duas vezes mais.
E se quiser ser próspero, saiba conduzir a conversação para obter a informação que deseja. Eu sempre procurei ensinar qualquer pessoa que quisesse aprender o que sabia, por isso nunca tive nenhuma dificuldade em obter as informações que eu não tinha, fosse de quem fosse. É dando que se recebe! Simples assim! É o universo conspirando...
Os verdadeiros empreendedores colocam seu foco na geração de resultados para a Empresa, não para o seu grupo de trabalho ou o seu feudo.
Os sonhos se tornam reais quando nós temos propósito e nos enchemos de entusiasmo para realizá-lo. Quando este propósito irá contribuir para a melhoria de qualidade de vida de pessoas, isso nos encorajará, nos dará novas forças porque o empreendedor verdadeiro sabe que é muito mais importante DAR do que RECEBER.
Se você quer receber o bem de quem quer que seja, faça primeiro o bem a ele. Ele retribuirá! Certamente lhe retribuirá...
E teorias são sempre necessárias, contudo, não servem para nada se não as implementarmos. Só as ações movem o mundo, portanto AJA sob um plano de ação previamente estudado, discutido e definido.
A ação gera resultados. A ação gera dinheiro no bolso. A ação o torna útil a sociedade.
E como não somos ilhas, associe-se à pessoas que tem os resultados que você almeja ter. Aprenda com quem sabe! Seja transparente e peça orientação em temas que ainda são nebulosos para você.
Se deseja ser próspero, aprenda com quem já é próspero! É óbvio, é verdadeiro, mas muitos não fazem isso...Não aprendem...E insistem em inventar a roda...
E constantemente avalie-se e vá corrigindo o seu rumo. Avalie o seu mérito, isto é, no nível em que você se encontra, você é merecedor do que possui? Está aquém ou está além? Reflita com serenidade se você necessita mudar procedimentos e atitudes e conceitos e...tantas coisas mais...
Ouça mais as pessoas que o cercam e aprenda a falar menos. Isso sempre, sempre é sábio!
E permita-se ganhar mais, permita-se cobrar um pouco além, pelos seus serviços. Permita-se todos os dias realizar coisas que gosta de fazer, porque o seu prazer precisa ser exercido. Para sua vida ter SABOR!
E permita-se ajudar pessoas que merecem a sua ajuda. Semeie na vida dos outros porque estas sementes geram resultados incríveis. O princípio de semear e colher é fantástico e é real.
E o mundo muda rápido e muda todo o tempo. Então reciclar e mudar nossa mente é imperativo num mundo que gira, onde a fila anda, onde tudo se renova e amanhã, o novo já se torna obsoleto.
Apenas DEUS não muda! E não muda porque já é perfeito, porque é eterno conselheiro, porque está sempre disponível. Sempre fiel!

Ouvindo e intercedendo. Olhando e derramando bençãos. Sempre. Vinte e quatro horas por dia. Que glória!

Enviado por João António Pagliosa

Pintura sobre vidro em exibição Obra de Olinda Colaço patente no Museu do Vidro


“Olinda Colaço, a arte de pintar o vidro” é o título da exposição que inaugurou no passado dia 9 de julho, no Museu do Vidro, situado no Paláco Stephens, na Marinha Grande.

A abertura da mostra contou com a presença de mais de meia centena de pessoas que quiseram parabenizar a artista marinhense, de entre as quais a vereadora da cultura, vereadores da Câmara, a presidente da Junta da Marinha Grande, entre outros representantes de entidades locais.


Para a vereadora da cultura, Cidália Ferreira, “Olinda Colaço é uma artista na arte do vidro, na qual a Marinha Grande tem um especial orgulho”. A autarca considera que  o trabalho de Olinda Colaço “não se resume à pintura, pois passa também pela apurada criatividade de desenhar as peças de vidro, visitando todos os processos de criação e execução”.

As suas criações artísticas são únicas. “Pintadas também a ouro, fazem parte do património artístico e cultural da nossa terra, fazem parte da nossa identidade, na terra que do vidro nasceu”, concluiu Cidália Ferreira.

Com uma carreira de cerca de 30 anos na arte de pintar o vidro, Olinda Colaço é uma das mais notáveis pintoras de vidro em Portugal. A exposição “Olinda Colaço, a arte de pintar o vidro” apresenta um conjunto de obras que pretendem retratar o percurso da artista ao longo de quase três décadas de saber e de talento na arte de pintar o vidro.


Valoriza a troca de experiência, a aprendizagem e partilha de técnicas, que lhe permite evoluir artisticamente e produzir peças únicas e de qualidade ao longo de quase meio século de inspiração e talento.
Teve sempre um fascínio muito grande em pintar o vidro porque não há segunda oportunidade, “não há retoques”, em caso de erro há que apagar e fazer de novo.


A exposição pode ser visitada no Museu do Vidro até 27 de fevereiro de 2017, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Alunos de Albergaria-a-Velha podem requisitar manuais no Banco de Livros Escolares

Os alunos do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos e do Secundário já podem requisitar manuais para o próximo ano letivo no Banco de Livro Escolares do Município de Albergaria-a-Velha, que funciona na Biblioteca Municipal.

Os alunos que já não necessitam dos manuais escolares do ano passado podem doá-los ao Banco. O serviço de empréstimo de manuais escolares abriu o ano passado e dispõe de mais de 350 livros.

Através do Banco de Livros Escolares os alunos podem requisitar manuais que estejam em vigor nos seus planos de estudo, sem custos. Por outro lado, os livros para este fim podem ser cedidos pelos alunos que já não necessitem deles. Através desta partilha pretende-se fomentar a reutilização de livros escolares de forma gratuita, ecologicamente sustentável, contribuindo para a poupança das famílias.

O Banco de Livros Escolares, na Biblioteca Municipal, aceita a entrega de livros mediante a assinatura de um protocolo de doação. Os manuais escolares, desde 2014, passaram a ter um período de vigência de seis anos, o que levará a uma utilização mais frequente dos bancos de livros escolares.

A Vereadora da Educação, Catarina Mendes, refere que a partilha através dos bancos de livros permite à comunidade escolar adquirir respeito pelos livros, não apenas enquanto objetos que contêm informação, mas como objetos transmissores de conhecimentos e emoções. Por seu turno, os alunos devem manter os livros em boas condições, contribuindo para a sua reutilização, assegurando que outros colegas poderão estudar pelos mesmos manuais e livros de apoio. Qualquer aluno pode fazer requisições pelo período máximo de um ano letivo, comprometendo-se a assegurar a preservação dos livros.


Férias de verão | Ateliês infantis na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Associação Casa D’Árvore – ABCNatur  estão a realizar oficinas de verão infantis “Gentes e Lugares da Cidade - Olhares com Arte”, na Praia da Vieira e em São Pedro de Moel, até agosto. A participação é gratuita.

A iniciativa teve início a 14 de junho e termina no dia 13 de agosto. O objetivo é permitir a ocupação das crianças e fomentar o contacto com as artes e a natureza.

O programa é o seguinte:

JULHO
16 de julho . sábado . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Cardando e fiando… chegamos ao novelo de lã!
Nesta oficina, as crianças vão ter oportunidade de conhecer o processo da lã, desde a ovelha ao novelo. Vão cardar (pentear) e fiar lã e assim chegar ao novelo.
Duração:3h30 | Idade: 7 aos 12 anos

21 de julho . quinta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Iniciação à Cerâmica
Nesta oficina as crianças vão ter oportunidade de experienciar uma arte milenar e com forte tradição na nossa cultura: a Cerâmica.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 10 anos

22 de julho . sexta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Para onde foi o gelo?
Esta oficina pretende aliar a ciência e a arte, através da exploração das mudanças de estado físico e da pintura com gelo. Procurar-se-á colocar as crianças a resolver o problema “Como conservar durante mais tempo um cubo de gelo?”, de modo a compreenderem os conceitos de bom/mau condutor térmico e desenvolverem as suas capacidades em ciência, como é exemplo a observação, a medição e o registo.
Duração: 3h00 | Idade: 6 aos 10 anos

28 de julho . quinta-feira . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
14h30 . Oficina – Pintar o mar
Nesta oficina de pintura a aguarela, as crianças irão expressar a sua relação com a beleza da praia e do mar
Duração: 3:00h  | Idade: 8 aos 12 anos

29 de julho . sexta-feira . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
09h30 . Oficina – Teatros de Papel - “Gentes e Lugares da Cidade – Olhares com Arte”
Nesta oficina as crianças vão construir pequenos teatros de papel, personagens e cenários e no final apresentar as histórias.
Duração: 3h30  | Idade: 6 aos 12 anos

AGOSTO
11 de agosto . quinta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – “Se eu fosse um super herói”
Quem nunca sonhou ter um super poder? Nesta oficina as crianças aprenderão as bases da ilustração dando largas à imaginação.
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 12 anos

12 de agosto . sexta-feira . Biblioteca de Instrução e Recreio – Praia da Vieira
09h30 . Oficina – Arte Xávega – Uma descoberta pela fotografia 
Esta oficina irá basear-se na fotografia como registo documental da Arte Xávega característica da Praia da Vieira. Serão trabalhadas a técnica, composição e criatividade no ato de fotografar, capacitando as crianças para um registo individual e único, com valorização do olhar de cada um.
Duração: 3h30 . Idade: 8 aos 12 anos
Observação: Cada criança terá que trazer máquina fotográfica digital ou reflex

13 de agosto . sábado . Posto de Turismo de São Pedro de Moel
17h00 Oficina - Jogos portáteis
Verão, verão e férias grandes! Provavelmente estaremos mais tempo no exterior ou em viagem. Melhor será não ter bagagem pesada, por isso os jogos em cortiça podem ser uma boa solução. Nesta oficina as crianças vão poder experimentar e construir um jogo em cortiça à sua escolha (dominó, três em linha, memória ou pares) para o levarem consigo para onde forem. 
Duração: 3h30 | Idade: 6 aos 10 anos

Inscrições:
Associação Casa d’Árvore – ABCNatur: Tlm. 917 991 704;

Email: casadarvore.abcnatur@gmail.com

Inauguração da Exposição “O Grupo do Leão. A arte moderna de Silva Porto, Columbano, Malhoa, Pinto, Maria Augusta Bordalo Pinheiro e de outros Leões e Leoas"

No dia 23 de julho será inaugurada, pelas 16h30, no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, a exposição "O Grupo do Leão. A arte moderna de Silva Porto, Columbano, Malhoa, Pinto, Maria Augusta Bordalo Pinheiro e de outros Leões e Leoas". Esta exposição integra obras de conceituados artistas e poderá ser visitada até 31 de dezembro.

 O interesse em captar a paisagem “do natural”, já introduzido pela geração romântica, confirma, com sucesso junto do público, as propostas de arte moderna de Silva Porto, em 1879, primeiro bolseiro do Estado em Paris. Coloca-se no centro de um grupo de artistas, alguns também pensionistas nesta cidade, e no foco das atenções dos críticos de arte. Ramalho Ortigão logo o visita no atelier e convence-o acerca da importância de representação da “natureza viva dos campos” (Ramalho Ortigão. Diário da Manhã, 1879) e da pintura ao ar-livre, em viagens pelo país. Falava de uma fórmula naturalista, ainda em 1883, tal como os mestres holandeses do século XVII tinham captado a realidade. No entanto, Simões de Almeida, Tio, mestre de escultura na Academia de Belas-Artes, sugere aos seus discípulos José Malhoa e Henrique Pinto a frequência de Figueiró dos Vinhos porque seria escusado andar de trouxa às costas a percorrer Portugal. Em Figueiró tinham tudo: paisagem, luz, motivos e modelos populares para pintar...
“Expõe Malhoa uns quadros de género, simples pastorais, que parecem ter sido feitas de colaboração com o seu colega Henrique Pinto, tanto a factura deles se assemelha à deste artista. Houve quem chamasse àquela série Escola de Figueiró dos Vinhos. Em toda ela se distinguem as mesmas qualidades, e avultam os mesmos defeitos.” Ribeiro Artur – Arte e artistas contemporâneos (Exposição do Grémio Artístico) 1896


Figueiró dos Vinhos, 15 de julho de 2016

Alunos de Albergaria-a-Velha partem em missão de empreendedorismo


Ana Pacheco, Ricardo Alves e Samuel Dias são alunos da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. Participaram no Concurso de Ideias de Negócio do Município de Albergaria-a-Velha com o protótipo de uma pulseira usada pelos utentes do Serviço Nacional de Saúde, que permite a comunicação com uma base de dados com informação sobre a sua saúde. Os médicos podem acompanhar a evolução dos seus pacientes à distância e contactá-los sempre que se justifique.

O projeto da pulseira chama-se Health Connect e valeu aos três alunos o primeiro lugar no Concurso de ideias de Negócio. Na terça-feira, dia 19, partem para Madrid em missão de empreendedorismo, para conhecer empresas, incubadoras e empreendedores.

Dirigido aos alunos do ensino secundário e profissional, o Concurso de Ideias de Negócio foi lançado este ano, tendo como objetivo capacitar os jovens para a compreensão do mundo dos negócios, desenvolvendo atitudes empreendedoras. O Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha assinala a importância de os jovens “compreenderem bem o funcionamento das empresas, estarem preparados para desenvolverem as suas ideias, saberem explicá-las, e com tudo isso serem ativos,empreendedores”.

“Costumo dizer que nós não damos logo o peixe; primeiro fornecemos a cana e ensinamos a pescar edepois cabe a cada um chegar aos seus objetivos. É isso que procuramos fazer com o nosso projeto de Empreendedorismo nas Escolas, que abarca várias iniciativas para os vários ciclos de ensino”, refere António Loureiro.

O Concurso de Ideias de Negócio é uma das vertentes do projeto de Empreendedorismo nas Escolas, que por sua vez está integrado no plano de ação “Albergaria Empreende+”. Abarcando os vários ciclos de ensino, o projeto visa promover atitudes empreendedoras nos estudantes, desenvolvendo várias ações ao longo do ano letivo, como palestras, oficinas ou atividades práticas de desenvolvimento de competências, que depois terminam com momentos de referência. No caso dos alunos do Secundário e do Ensino Profissional, o Concurso de Ideias de Negócio; no caso do 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, a Mostra de Empreendedorismo, uma exposição onde revelam os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. Todos os alunos, dos vários agrupamentos e do ensino privado, podem ainda fazer parte do Clube de Empreendedorismo Escolar e trocar ideias entre si.

O Concurso de Ideias de Negócio é mais exigente, de acordo com a faixa etária. A organização recebeu 19 candidaturas e aceitou 11 projetos finalistas. Os grupos de alunos tinham cinco minutos para apresentar a ideia, em palco, no Cineteatro Alba, salientando os aspetos cruciais no desenvolvimento do projeto, como a análise “SWOT” (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), o modelo de implementação, os custos de produção, a promoção, a distribuição e as parcerias. As ideias foramavaliadas por um júri constituído por elementos indicados pela SEMA, AJE, AIDA, IEFP e por uma empresa de consultoria e formação.

Na passada terça-feira, dia 12, foi a vez da Catarina Ribeiro, da Joana Rosas e da Susana Silva, também da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, partirem em missão de empreendedorismo.

Apresentaram, no Concurso de Ideias de Negócio, uma escova de cabelo com sistema de autolimpeza, a que chamaram In Brush. Ficaram em terceiro lugar e ganharam uma viagem a S. João da Madeira.Visitaram a Oliva Creative Factory e as empresas Helsar, Cortadoria e Viarco.


Na última semana de julho, dias 25 e 26, a Sofia Vidal, a Rita Soares e a Jéssica Sarabando, do Colégio de Albergaria, partem para Lisboa na sua missão de empreendedorismo. Conquistaram o segundo lugar no Concurso de Ideias com o projeto Heat and Cool Action, um sistema de aquecimento e arrefecimento automático do corpo incorporado no vestuário. Vão visitar uma incubadora de empresas em Lisboa, a Fundação EDP e o MUDE – Museu do Design e da Moda.