sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Carregal do Sal | Situação de Alerta até 16 de agosto

Desde as 12h00 de hoje, 13 de agosto, e até às 23h59 do dia 16 de agosto, estamos em situação de alerta.

Entre os 14 distritos abrangidos está Viseu e, portanto, Carregal do Sal.

As condições meteorológicas previstas exigem a adoção de medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio rural.

Assim, e de acordo com as entidades competentes, a Proteção Civil reforça o alerta para: 

a) Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com as exceções previstas no artigo 23.º do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua redação atual, nomeadamente o acesso, a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional;

b) Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;

c) Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;

d) Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;

e) Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Estas proibições previstas nas alíneas c) e d) não abrangem:

1)      Os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição;

2)  Os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Proibição de despejo de Biden sobrevive ao desafio inicial do tribunal

Na sexta-feira, um juiz federal permitiu que a nova moratória de despejo do governo Biden continuasse em vigor, em meio a uma contestação legal do setor habitacional.

A juíza distrital dos EUA, Dabney Friedrich, disse que a proibição implementada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças poderia continuar porque era muito semelhante a uma versão anterior que o Tribunal de Apelações do Circuito de DC decidiu que poderia permanecer em vigor.

A decisão foi uma perda para capítulos locais da National Association of Realtors, que entrou com uma moção para bloquear a proibição depois que o CDC ordenou na semana passada.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/13 / biden-despejo ban- sobrevive-initial-court- challenge-504415

Fonte: Político

Caldas da Rainha: de 19 a 22 de agosto “Há Fruta no Parque”


Dado a situação epidemiológica em que vivemos - que obrigou a cancelar todos os eventos de grande dimensão - a necessidade de nos reinventarmos é mais do que nunca sentida, tendo sempre como ponto de partida a segurança de todos.

Não sendo possível, pelo segundo ano, realizar a “Feira dos Frutos” nos moldes que todos conhecemos, o Município das Caldas da Rainha vai promover o “Há Fruta no Parque”.
Desta feita, o Parque D. Carlos I irá acolher um evento diferente, de menor dimensão, com lotação do espaço limitada, reserva antecipada para algumas atividades, entre outras medidas, num formato adequado à atual situação sanitária, e conforme as orientações da Saúde Pública.

Totalmente gratuito, o “Há Fruta no Parque” aposta claramente numa programação orientada para apoiar a retoma da economia local, divulgando e promovendo a compra de produtos aos produtores da região.

No certame irão estar presentes expositores dedicados a fruta, legumes e derivados, artesanato, doçaria e pastelaria local, comércio, serviços e indústria ligada ao setor agrícola, assim como maquinaria.

O programa do “Há Fruta” integra também animação itinerante, concertos, showcooking, jogos e atividades infantis de sensibilização sobre alimentação saudável, reciclagem e consumo sustentável.

Destaque ainda para os projetos “À mesa também se canta” e “Portugal Acústico”, aprovados no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO2020) – Programação Cultural em Rede.

Os espetáculos e atividades inseridos nos projetos “À mesa também se canta” e “Portugal Acústico” são gratuitos, estando sujeitos à reserva de bilhete através do link associado a cada projeto. A reserva de bilhetes é limitada a dois por pessoa.

“Á MESA TAMBÉM SE CANTA”

“PORTUGAL ACÚSTICO”

A Big Band da Nazaré e FF, fecham o evento com um repertório baseado nas grandes canções de Frank Sinatra, Michael Bublé e Tony Bennett. A cantora caldense Júlia Valentim também participará nalguns temas.

Este concerto terá também reserva de bilhetes no link: https://billetto.pt/ search?text=portugal+acustico

As entradas no recinto do "Há Fruta no Parque" são gratuitas e serão sujeitas a controlo de lotação através de um programa também já utilizado no mercado da Praça da Fruta com contabilização de entradas e saídas.

Para o acesso aos espaços dos concertos/espetáculos é necessário apresentar comprovativo da reserva do bilhete. As plateias de ambos os espaços terão cadeiras devidamente distanciadas.
Os expositores estarão com 2 m de distância de intervalo de forma a respeitar a distância de segurança de acordo com as regras da Direção Geral de Saúde.

Esperamos por si com toda a segurança!

#hafrutanoparque #mercado #agosto #caldasdarainha

Proença-a-Nova | Concelho contabiliza 168 casos positivos de COVID-19


O concelho de Proença-a-Nova contabiliza, no dia 13 de agosto, 168 casos de pessoas infetadas com COVID-19, mais dois do que na anterior atualização, sendo que um deles refere-se a um utente da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova. O surto envolve atualmente 130 utentes e 26 funcionários: na mais recente atualização realizada na reunião da Comissão Municipal Restrita de Proteção Civil, foi informado que os utentes encontram-se assintomáticos ou com sintomas ligeiros, havendo ainda um internado na ULS de Castelo Branco, sendo que os outros dois que também estiveram internados já tiveram alta. Na comunidade existem atualmente 12 casos e 157 pessoas em vigilância.

Recorde-se que o Município tem a funcionar um posto de autotestagem no antigo Espaço Internet, no Parque Urbano Comendador João Martins, onde qualquer pessoa – mediante marcação prévia – pode realizar o autoteste. Até dia 16 de agosto, todos os eventos foram cancelados, tanto os promovidos pelo Município como por outras entidades, de forma a minimizar situações que favoreçam o ajuntamento de pessoas. Em fim de semana de temperaturas elevadas, com um convite adicional para usufruto dos espaços balneares do concelho, pedem-se cuidados redobrados para segurança de todos. O Município reitera as recomendações emanadas pela autoridade de saúde, nomeadamente quanto ao uso de máscara, distanciamento físico, desinfeção regular das mãos e monitorização das condições de saúde.

“Descobrir e Experienciar Estarreja”: Trazer a cultura para o espaço público

De 28 de agosto a 19 de setembro, irão surgir novas propostas culturais para “Descobrir e Experienciar Estarreja”. A programação surge no âmbito da aprovação da candidatura “Descobrir e Experienciar novos territórios Estarreja/Aveiro/Covilhã”, à Programação Cultural em Rede financiada por fundos comunitários. Focado em proporcionar novas experiências de visita ao território assentes no seu património, este programa potencia o usufruto da arte em locais públicos de acesso livre.

 

Concertos, visitas dançadas, espetáculo audiovisual e instalação artística irão dar uma vida a novos palcos da cidade.

EL SHOW DE DODÓ (Argentina) e CUCOMA COMBO (Itália) apresentam-se na Praceta do Mercado Municipal nos dias 28 e 29 de agosto (respetivamente), às 21h30. A Praça do Município, nas traseiras dos Paços do Concelho receberá os concertos de DUANE FORREST (Canadá) e VALTER LOBO (Portugal), a 11 e 12 de setembro, às 19h. O ciclo de concertos abrange o BioRia. Tendo como cenário o Esteiro de Salreu, atuará SIMON KEMPSTON (Escócia), no dia 18 de setembro, às 19h. De regresso à cidade, o Parque do Antuã será o palco escolhido para LUCA ARGEL (Brasil) no dia 19, às 19h.

 

No fim de semana de 10, 11 e 12 de setembro, a contemplação das artes visuais, com um espetáculo de vídeo mapping, idealizado por João Martinho Moura, que pretende celebrar a história da cidade, o seu património urbano, arquitetónico, paisagístico e etnográfico, com especial enfoque dado à Ria de Aveiro e à arte em espaço público. E a apresentação de Cinestésico - Visita dançada ao ESTAU. Com criação e interpretação de Ana Guilherme Ruano Cardoso, esta nova produção artística dialoga com a pintura mural do roteiro de street art da cidade.

 

A fechar este primeiro ciclo da programação em rede em Estarreja, no dia 19, às 18h30, no Parque Municipal do Antuã, será inaugurada a instalação artística, da autoria de Diogo Aguiar Studio, de homenagem à icónica Cadeira Portuguesa, fechando as comemorações do 100.º aniversário da ADICO, fundada em 1920 por Adelino Dias Costa.

 

A programação do “Descobrir e Experienciar” decorrerá até julho de 2022. Até lá, o público será convidado a participar no Festival “Cordas no Museu”, na Casa Museu Egas Moniz, um dos símbolos concelhios e imóvel de interesse público, com a envolvente Quinta do Marinheiro.

 

Mesmo antes de abrir portas, será dada a conhecer com visitas performativas a futura Fábrica da História, que está a nascer na antiga fábrica de descasque de arroz. Este espaço de memórias tão especial para a comunidade local será ainda alvo de um documentário. A arte também chegará aos Percursos BioRia, através de visitas dançadas.

 

Investimento de 300 mil€ para um ano nos 3 Municípios

 

Com um investimento global de 300 mil€ (100 mil€ por Município) e uma taxa de cofinanciamento de 100%, a candidatura à Programação Cultural em Rede inserida no Programa Operacional Regional do Centro 2020, do Portugal 2020, é coordenada pelo Município de Estarreja, tendo como parceiros os municípios de Aveiro e Covilhã, e um prazo de execução de 12 meses.

 

Os três municípios partilham um património cultural e natural que importa promover, nomeadamente, a arte em espaço público, a Arte Nova, o património natural e o industrial, que importa, cada vez mais, ativar, desenvolver e promover enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, com impacto na qualificação e valorização turística.

 

O objetivo geral é consolidar um território criativo, através da qualificação da oferta turística e da valorização do tecido cultural e artístico dos Municípios, fomentando a interpretação do património, nas suas múltiplas vertentes, integrando contextos urbanos e não urbanos.

 

A Programação Cultural em Rede é um fundo extraordinário, proveniente da União Europeia, que comparticipa a 100% iniciativas culturais realizadas por Câmaras Municipais ou Comunidades Intermunicipais em parceria com privados ou agentes culturais. Estes projetos são uma resposta para a retoma e manutenção das atividades culturais e artísticas, tendo em conta os prejuízos decorrentes da suspensão total ou parcial de atividade no contexto da pandemia COVID-19.


 

Carla Miranda

Tribunal recusa impugnar candidatura de Santana Lopes na Figueira da Foz


O tribunal da Figueira da Foz recusou hoje impugnar a candidatura independente de Santana Lopes à autarquia local, requerida pela candidatura do PSD liderada por Pedro Machado, segundo o despacho judicial a que a Lusa teve acesso.
No despacho, o magistrado do Juízo Local Cível da Figueira da Foz — Juiz 2 (integrado no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra), julga “improcedente a impugnação apresentada pelo PSD à candidatura do Grupo de Cidadãos Eleitores ‘Figueira a Primeira'”, o movimento independente de Pedro Santana Lopes.

O tribunal julgou assim improcedente a impugnação, em dois quesitos diferentes suscitados pelo PSD – a utilização de duas denominações diferentes pelo movimento independente, mas também que o grupo de cidadãos eleitores não comprovava o número mínimo de proponentes – que, no pedido, entregue segunda-feira, concluía, por esses dois motivos, que as candidaturas do movimento de Santana Lopes “não podem ser admitidas ao presente sufrágio”.

No entanto, na decisão hoje conhecida, o tribunal frisa que “no âmbito da eleição tem que se optar por uma só denominação” e isto “sem prejuízo de os proponentes, entre si e informalmente, utilizarem outra designação”.

“Compulsada a candidatura do Grupo de Cidadãos Eleitores constata-se que, de facto, por vezes é utilizada a denominação “Pedro Santana Lopes, Figueira a Primeira”, enquanto outras é usada a designação “Figueira a Primeira”. Todavia, atento o teor da ata constitutiva deste grupo, concretamente o seu artigo 3.º, crê-se que a denominação oficial é a última, sendo esta que valerá para efeitos da candidatura nas presentes eleições”, refere o despacho.

Lusa

Dois rapazes morrem afogados na barragem da Quinta da Ortiga, em Santiago do Cacém

Dois rapazes, entre os 15 e os 17 anos, morreram hoje à tarde afogados na barragem da Quinta da Ortiga, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), revelou o comandante da corporação local de bombeiros.

O mesmo responsável, Pedro Torrão, disse à agência Lusa que o alerta foi dado aos bombeiros às 17:39, pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O alerta referia “duas vítimas em paragem cardiorrespiratória”, naquela barragem, situada na localidade de Relvas Verdes, acrescentou o comandante.

Quando a primeira equipa dos bombeiros chegou ao local, ainda efetuou trabalhos de reanimação das vítimas, mas ambas acabaram por falecer, disse Pedro Torrão.

Segundo o comandante dos Bombeiros de Santiago do Cacém, os dois jovens “são da zona de Lisboa” e encontravam-se a frequentar “uma colónia de férias” na zona, acrescentou.

Por volta das 18:50, os corpos ainda permaneciam no local e as autoridades aguardavam a chegada de uma equipa de apoio psicológico.

Para esta ocorrência, foram mobilizados 13 operacionais, apoiados por seis viaturas, incluindo bombeiros, GNR e INEM, nomeadamente com a viatura médica de emergência e reanimação do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Lusa

Évora | Em reunião pública de 11 de Agosto de 2021 Câmara de Évora aprovou Carta de Valores Patrimoniais do Centro Histórico


A Carta de Valores Patrimoniais do Centro Histórico de Évora foi apresentada nesta reunião pública pelo Vereador Eduardo Luciano e pelos técnicos municipais responsáveis pela sua elaboração. Este documento agrega, identifica e descreve os diversos elementos de valor patrimonial (e até cultural, nalguns casos) presentes do Centro Histórico de Évora, seja património classificado ou não classificado.
Trata-se de uma base de dados de apoio à gestão e recursos para o património (divulgação), sendo determinante para os serviços municipais. É ainda um inventário extenso aberto à comunidade tendo a valência de sustentar estudos mais aprofundados. Tem potencial para se tornar um instrumento estratégico e operativo para uma efectiva e mais adequada proteção do património edificado intramuros com impacto directo na revisão do Plano de Urbanização de Évora e na construção do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Centro Histórico.

O trabalho foi iniciado em 2013, tendo sido repartido por três etapas, a última das quais se concretizou entre 2018/2021. Foram revistos cerca de 3200 imóveis com registo cartográfico e fotográfico, indo muito para além dos objectivos iniciais. Refira-se que a gestão para a salvaguarda do Centro Histórico de Évora deve basear-se na identificação e caracterização dos diversos valores patrimoniais, sejam eles espaços construídos ou abertos, património arquitectónico, arqueológico ou paisagístico.

A elaboração deste documento teve como objectivos gerais promover a proteção, salvaguarda e valorização do património edificado de forma mais eficaz e informada; Agregar/apresentar listas de Elementos de Valor Patrimonial, sistematizado a informação existente; atualizar, cruzar e operacionalizar estudos e inventários; estudar e caracterizar edifícios e elementos de valor patrimonial, complementando os estudos existentes; contribuir para a avaliação de estado de conservação/risco; e disponibilizar informação, promover a divulgação e a sensibilização para os valores patrimoniais em presença.

A Prestação de Contas Consolidadas – Relatório de Gestão Consolidado do Município de Évora 2020 foi aprovada com uma abstenção (PS). Este instrumento de gestão não introduz alterações substanciais à Prestação de Contas do mesmo ano, sendo que esta consolidação inclui apenas o Município e a Habévora, E.M.. Recorde-se que a autarquia tem vindo a adaptar e preparar a Habévora para novos desafios no âmbito da habitação. Pretende-se que a empresa municipal vá além da gestão de habitação social e possa ter outras ofertas para quem tem dificuldades de acesso a uma habitação condigna. Em 2020 foi também feita a equiparação e o respectivo ajustamento remuneratório e de carreias dos trabalhadores da Habévora aos trabalhadores e normativos do Município. Esta equiparação assegura tratamento igual e foi concretizada por via do primeiro Acordo Colectivo de Trabalho assinado com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.

Foi aprovada por unanimidade a proposta de introdução de paragem provisória dos Transportes Públicos de Évora junto ao Centro de Vacinação COVID19. Com a deslocação do Centro de Vacinação COVID19 para a Zona Industrial de Almeirim Norte tornou-se necessário adequar a resposta de transporte público para esta nova localização. A colocação de uma paragem provisória na circular de Évora, junto à Rua Aníbal Tavares, possibilita a descida e subida dos passageiros da carreira 23 e 24 da TREVO, garantindo assim uma melhor acessibilidade.

Foi dado conhecimento da iniciativa "Sons do Jardim", a qual se realizará a partir de 14 Agosto, no Jardim Público de Évora, dinamizada pela Câmara Municipal de Évora, com Lina Raul Refree, Eneida Marta, Capicua e Selma Uamusse, entre outros artistas. Inclui ainda "Aprometemos - Atividade no Jardim”, pela Associação PédeXumbo (em co-organização com o Município) que oferece, além da música, dança e instalação artística).

Um voto de pesar pelo falecimento do antigo Presidente da Câmara Municipal de Beja e ex-deputado, José Carreira Marques, proposto pelo Presidente da autarquia eborense, foi aprovado por unanimidade.

Algarve | Em Pêra: FORNECIMENTO DE ÁGUA SERÁ INTERROMPIDO NA RUA JÚLIO DINIS (ZONA NASCENTE) NO DIA 16 DE AGOSTO


A Câmara Municipal de Silves (CMS) informa que no próximo dia 16 de agosto, entre as 9h00 e as 14h00, será interrompido o fornecimento de água na zona nascente da Rua Júlio Dinis, em Pêra, devido à necessidade de ligação de ramal.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a CMS agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Praia de Albufeira onde estavam 30 pessoas evacuada por risco de derrocada

A praia do Ninho das Andorinhas, em Albufeira, foi evacuada hoje por risco de derrocada nas falésias envolventes, tendo as autoridades retirado do local cerca de 30 pessoas, anunciou hoje fonte da capitania do porto de Portimão.

Na base da atuação da Polícia Marítima do Posto de Albufeira e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)/Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, esteve uma "avaliação preliminar" que detetou "sinais de iminência de desmoronamento", esclareceu a mesma fonte numa informação enviada à agência Lusa.

"No decorrer da avaliação preliminar efetuada pela APA/ARH do Algarve foram detetados sinais de iminência de desmoronamento, nomeadamente fendas de tração abertas, encontrando-se em avaliação a adoção de um desmonte controlado", referiu a fonte da capitania de Portimão, que tem jurisdição na zona de Albufeira, antecipando trabalhos para fazer a demolição de forma controlada.

A mesma fonte sublinhou que, apesar de a praia em causa "não ser uma praia de banhos", encontravam-se no local cerca de 30 banhistas, alguns estrangeiros, que acataram muito bem as instruções" das autoridades para saírem da zona.

"Por força de medida cautelar, determinou-se a interdição da praia, ficando proibidos os acessos ao areal e envolvente, por via terrestre e marítima", disse ainda a fonte da capitania.

As falésias do Algarve são monitorizadas regularmente por técnicos da APA, através da ARH regional, e são frequentemente alvo de ações de demolição controladas em zonas consideradas de risco de derrocada iminente.

Estas ações realizam-se todo o ano, com maior incidência no período que antecede a época balnear, e têm como objetivo evitar incidentes como o que aconteceu em agosto de 2009, na praia Maria Luísa, também em Albufeira, quando o desmoronamento inesperado de uma falésia causou a morte a cinco pessoas.

A praia do Ninho das Andorinhas está localizada na zona de Sesmarias, em Albufeira, no distrito de Faro, e é composta por um pequeno areal de difícil acesso, rodeado por falésias de todos os lados, exceto um, onde está o mar.

Lusa
Imagem: Algarve Primeiro

Évora | Desativar para: inglês “SONS DO JARDIM” ANIMA A CIDADE DE ÉVORA NO MÊS DE AGOSTO


Com muita música, mas não só, “Sons do Jardim” é um minifestival artístico que promete animar os serões de agosto em Évora.

Perante a impossibilidade de concretizar a realização do Festival “Artes à Rua”, previsto para o verão de 2021, em consequência da pandemia COVID19, a Câmara Municipal de Évora, aproveitando o alívio das medidas restritivas, decidiu promover a organização do “Sons do Jardim”.
Assim, durante o que resta do mês de agosto, nomes como Selma Uamusse, Capicua, Lena D’Água, entre outros, irão cantar ao fresco do serão no Jardim Público. Mas não deixe de consultar o programa porque o “Sons do Jardim” não será só no jardim, nem será só sons: um concerto multimédia no renovado Teatro Garcia de Resende, uma instalação do escultor Pedro Fazenda com uma coreografia de Nélia Pinheiro e música de Victor Gama no Rossio de S. Brás, irão também integrar o “Sons do Jardim”.
Todos os espetáculos serão gratuitos, com cumprimento das normas sanitárias em vigor.
Consulte o programa completo

World Tour: Frederico Morais conquista 5.º lugar no México e faz história

 Oaxaca (15/07/2021) - Frederico Morais alcançou, ao início da madrugada desta sexta-feira, o 5.º posto final do Open México, sétima e última etapa da fase regular do circuito mundial de 2021 da World Surf League. O surfista português só foi travado nos quartos-de-final da prova disputada nas direitas de Barra de la Cruz, depois de perder o duelo que teve com o australiano Jack Robinson.

Após ter eliminado o brasileiro Yago Dora nos oitavos-de-final, Kikas chegou a esta fase da prova ainda na luta pela qualificação para a finalíssima do CT, que será disputada apenas pelo top 5 final do ranking e que decidirá os campeões mundiais, em setembro, na onda californiana de Trestles. Contudo, Frederico precisava de vencer a etapa para carimbar essa vaga.

Ao contrário do que é seu timbre, no embate com Robinson o português não teve um começo forte e a escolha de ondas acabou por determinar o andamento da bateria. Mesmo perante a vantagem larga do adversário, Kikas respondeu na reta final com a melhor onda desta disputa, cifrada em 7,60 pontos. No entanto, já não houve tempo para Morais procurar uma segunda nota forte, que permitisse operar a reviravolta. O rookie australiano acabou por vencer com 14,06 pontos contra 12,60.

Apesar da derrota nos quartos-de-final, Kikas conseguiu o segundo melhor resultado da temporada, superado apenas pelo 3.º posto obtido em Narrabeen, na Austrália. Um cenário que permite a Frederico Morais fazer história, com a melhor classificação de sempre obtida por um surfista português no ranking final do CT. Além de ter carimbado a requalificação para a temporada 2022 de forma tranquila.

Para já, Frederico, que chegou ao México no 11.º posto do ranking, superou provisoriamente John John Florence. E só não vai terminar como top 10 mundial caso o italiano Leo Fioravanti, um dos quatro surfistas apurados para as meias-finais, vença a etapa. Quer seja 10.º ou 11.º do ranking após esta etapa final, Morais vai conseguir melhorar o 14.º posto final obtido em 2017, no ano de rookie.

Com o cancelamento da etapa do Taiti, anunciado apenas esta quinta-feira, a prova mexicana serviu para fazer todas as contas em relação à qualificação para a nova finalíssima, num novo formato que estreia este ano, e também para a requalificação.

Após o final da temporada regular e de se encontrar os campeões em Trestles, as provas da World Surf League prosseguem como as novas Challenger Series do circuito mundial de qualificação, onde vão estar em jogo vagas para o CT 2022, e que tem uma etapa marcada para Portugal, na Ericeira. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot são os portugueses qualificados, embora Frederico Morais também tenha hipótese de participar nestes eventos para manter o ritmo.

Fotos: Frederico Morais (WSL) 


Criança de 9 anos morre afogada na praia da Nazaré

Uma menina de 9 anos, de nacionalidade francesa, morreu hoje afogada na praia da Nazaré, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.

O afogamento ocorreu às 09:37, quando a criança foi arrastada por uma onda. Dois familiares que tentaram socorrer a menina sofreram também ferimentos ligeiros, informou o CDOS.

De acordo com o CDOS, quer a vítima mortal quer os feridos são de nacionalidade francesa.

Dois outros familiares receberam assistência no local.

No local estiveram 16 operacionais dos bombeiros da Nazaré, do INEM e da Polícia Marítima, apoiados por nove veículos.

Dois operacionais, apoiados por um veículo, procediam, cerca das 13:00, à remoção do cadáver.

Lusa

Vai acontecer em Pombal este fim de semana

 




Listas de colocação de professores conhecidas hoje

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, adiantou hoje que as listas de colocação de professores para o próximo ano letivo estão a ser ultimadas, prevendo a sua publicação hoje.

"O ano passado pudemos fazê-lo de forma inédita na primeira quinzena de agosto, e nós estamos preparados agora, estamos a ultimar as listas, para que a mais de um mês do início do ano letivo os professores possam conhecer as listas de colocação", anunciou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro da Educação prestava declarações aos jornalistas à margem da cerimónia de despedida da missão portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que decorreu hoje na Cidade do Futebol, concelho de Oeiras, e contou também com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Questionado sobre a data prevista para a publicação destas listas Brandão Rodrigues adiantou: "Queremos que sejam publicadas no dia de hoje, para que a mais de um mês, de forma inédita, os professores possam conhecer".

"Obviamente elas [listas] são sempre publicadas bem tarde no dia, porque existe muito trabalho a fazer, mas acima de tudo temos que trabalhar para que o início do ano letivo se possa conseguir com toda a tranquilidade como tem acontecido nestes últimos seis anos", acrescentou.

O responsável pela tutela recordou que "durante muito tempo, tradicionalmente as listas foram publicadas no final de agosto, nalguns anos infelizmente, já há muitos anos lançadas em setembro e até em outubro".

Algo que não vai acontecer este ano, apontou, "o que é realmente muito importante para esses profissionais" para que tenham "tempo para se prepararem, para se poderem apresentar nas escolas".

"E para que as escolas possam também, num ano que é particularmente importante, com um plano de recuperação das aprendizagens que visa recuperar e consolidar as aprendizagens, que os professores que vão ser colocados nas nossas escolas, através da mobilidade interna e da contratação inicial, possam saber a mais de um mês" onde ficam, sustentou.

O governante deixou ainda um agradecimento "à Administração Escolar por todo o trabalho que fez" para que tal fosse possível, lembrando que o ano letivo anterior "acabou mais tarde", devido à covid-19.

"Isto é, os tempos estavam comprimidos, era ainda mais difícil, mas fizemos um esforço para que os professores, os diretores, possam conhecer as listas e possam ter uma segunda quinzena de agosto sossegada de férias, já sabendo onde é que no próximo ano vão estar a dar aulas", apontou.

Lusa

 

Mortalidade em Portugal aumentou no mês de julho

A mortalidade em julho aumentou relativamente ao mês anterior, mas a tendência de redução do número de óbitos por comparação com o período homólogo de 2020 manteve-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

Os dados das estatísticas vitais do INE referem que em julho morreram 8.757 pessoas, mais do que no mês anterior (+549), mas a tendência decrescente relativamente ao período homólogo de 2020 não se alterou, tendo-se registado menos 1.654 óbitos.

O número de óbitos por covid-19 em julho subiu para 268 (+192 relativamente a junho de 2021), representando 3,1% do total de óbitos.

O INE lembra que foi no mês de janeiro deste ano que se registou o maior número de óbitos mensal desde o início da pandemia (19.670), a que corresponde um aumento de 65,8% (+7.808 óbitos) relativamente ao mesmo mês de 2020. Do total de óbitos, 5.785 foram por covid-19, representando 29,4% da mortalidade em janeiro e o máximo mensal de óbitos por covid-19.

Depois de terem sido atingidos estes valores, a mortalidade começou a cair em fevereiro, para 12.762 óbitos, "continuando, todavia, a registar valores superiores aos do mês homólogo de 2020", com mais 29,2% (+2 882 óbitos). Nesse mês o número de óbitos por covid-19 foi 3.594, o segundo mais elevado, a seguir a janeiro, correspondendo a 28,2% do total.

"Excluindo os óbitos por covid-19 registados em fevereiro, a mortalidade neste mês ter-se-ia situado, pela primeira vez após o início da pandemia, abaixo do valor homólogo de 2020 (-712 óbitos)", sublinha o INE.

Os dados do INE mostram depois que em março, abril, maio e junho deste ano o número de óbitos continuou a cair, atingindo valores abaixo dos registados nos mesmos meses de 2020.

Lusa

GNR reforça o patrulhamento para prevenir incêndios rurais

 A Guarda Nacional Republicana, face ao agravamento do risco de ocorrência de incêndios rurais previsto para os próximos dias, e à Declaração Conjunta da Situação de Alerta para os 14 Distritos (Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu), irá reforçar o patrulhamento e o esforço de vigilância terrestre em todo o Território Nacional, em coordenação com as demais entidades, no intuito de prevenir a ocorrência de ignições.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, a Situação de Alerta e as medidas de carácter excecional  terão início às 12h00 de hoje, dia 13 de agosto, e irão prolongar-se até às 23h59 de dia 16 de agosto, para os 14 distritos.

Nesta senda, a GNR recorda as medidas de caráter excecional:

1.Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

2.Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração;

3.Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;  

4.Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

5.Proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas nos distritos onde tenha sido declarado o Estado de Alerta Especial de Nível Laranja pela ANEPC.

De referir que a proibição não abrange:

1.Os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição;

2. A extração de cortiça por métodos manuais e a extração (cresta) de mel, desde que realizada sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material incandescente ou gerador de temperatura;

3.Os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural.

 Nos espaços florestais e agrícolas, a GNR reforça os seguintes conselhos à população:

·Evite fumar ou fazer lume;

·Evite fumigar ou desinfestar apiários, a não ser com uso de fumigadores equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;

·Utilize tratores, máquinas e veículos pesados de transporte que possuam extintor, sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés;

·Em caso de incêndio, ligue de imediato para o 112, transmitindo de forma sucinta e precisa a localização, a dimensão estimada  do incêndio e a forma de acesso mais rápida ao local.

Se notar a presença de pessoas com comportamentos de risco, contacte de imediato as autoridades.

A proteção da nossa floresta e de todo o meio ambiente depende de todos nós! Colabore para um Portugal sem fogos.

Ex-diretor de Fronteiras de Lisboa expulso da função pública

O ex-diretor de Fronteiras de Lisboa António Sérgio Henriques foi expulso da função pública, noticia hoje o Público, explicando que a tutela considerou que omitiu factos relevantes sobre a morte de um cidadão ucraniano no aeroporto.

Segundo o jornal, o Ministério da Administração Interna (MAI) homologou a proposta da Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), que entendeu que a omissão de factos permitiu o encobrimento do crime.

O ex-diretor de Fronteiras de Lisboa já tinha sido demitido do cargo a 30 de março de 2020, pelo MAI, depois de serem constituídos arguidos os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que vieram a ser condenados pela morte de Ihor Homenyuk no centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa a 12 de março de 2020.

"Mas aguardava-se pela pena proposta pela IGAI, que foi a de expulsá-lo não só do cargo, mas também da função pública", refere o jornal.

O Público escreve que no relatório de ocorrência sobre a morte do cidadão ucraniano, refere-se que o ex-diretor omitiu de forma deliberada factos relevantes sobre o que tinha acontecido e que isso permitiu o encobrimento do crime.

Para o MAI, segundo o despacho citado pelo jornal, com base nos factos demonstra-se "sem margem para dúvidas" que "não existem condições, ainda que mínimas", para que António Henriques possa continuar em funções.

As autoridades entenderam ter existido violação dos deveres gerais de prossecução do interesse público, de imparcialidade, de zelo, de lealdade e de dever de correção.

Tendo em conta o elevado nível de responsabilidade decorrente do cargo que exercia, a sua atuação tornou evidente para o MAI que o seu vínculo era "inaceitável", acrescenta.

A sanção dá seguimento ao relatório da IGAI em que o ex-diretor foi alvo de proposta de processo disciplinar, com outros 11 inspetores do SEF, pouco antes do despacho de acusação do Ministério Público a 30 de Setembro do ano passado.

Três inspetores foram condenados em maio a penas de sete a nove anos de prisão pela morte de Ihor Homenyuk e, recentemente, o Ministério Público constituiu mais cinco arguidos pelo crime de omissão de auxílio àquele cidadão ucraniano.

Segundo o Público, uma das conclusões do processo da IGAI foi que as inscrições no relatório de ocorrência foram feitas depois da morte de Ihor, "o que demonstra, inequivocamente, que as mesmas não foram inscritas pelos respetivos intervenientes, mas coligidas, por forma a dar consistência à versão da causa de morte natural".

Lusa

ANA alerta para tempos de espera mais elevados nos aeroportos devido a greve no SEF

A ANA - Aeroportos de Portugal alerta para a possibilidade de tempos de espera mais elevados nos aeroportos a partir de sábado e até ao final do mês, devido à greve dos trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras 

Numa resposta escrita enviada à Lusa, a gestora referiu que "devido à greve convocada pelo SIIFF, Sindicato do Serviço Estrangeiros e Fronteiras, de 14 a 31 de agosto, nas horas de maior tráfego internacional, são expectáveis tempos de espera elevados no controlo de fronteira dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo e Ponta Delgada".

A empresa garantiu que "fará tudo o que estiver ao seu alcance para mitigar os constrangimentos causados aos passageiros, a quem agradece desde já pela compreensão e colaboração".

A ANA pede ainda aos passageiros para que "sempre que possível" e quando tiverem como destino países fora do espaço Schengen se dirijam "mais cedo ao embarque".

Os funcionários da carreira de investigação e fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que trabalham nos principais postos de fronteira do país começam no sábado uma greve parcial que vai durar até ao final do mês, anunciou o sindicato, na quinta-feira.

Em comunicado, o Sindicato dos Inspetores de Investigação, Fiscalização e Fronteiras explicou que esta greve parcial decorre da falta de resposta do Governo quanto aos direitos destes inspetores na sequência da aprovação da proposta de lei que "prevê a dispersão de competências policiais do SEF pela PJ, PSP e GNR".

Fonte do sindicato adiantou à Lusa que a greve parcial será de duas horas por dia.

O sindicato considera que esta lei "ditará, inapelavelmente, o fim do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras", lembra que numa reunião em junho o ministro da Administração Interna definiu o final de mês de junho como data limite para apresentar um documento com "os termos em que se asseguravam os direitos" destes inspetores e lamenta que tal ainda não tenha acontecido.

"Até à presente data tal documento não chegou a este sindicato, tampouco foi indicado o motivo justificativo de tal omissão", sublinha.

O sindicato diz que o ministro tem conduzido este processo com "opacidade e leviandade" e repudia "a patente falta de compromisso por parte do Governo", considerando que coloca em causa a boa-fé do executivo em todo o processo de reestruturação e representa uma "clara intenção de extinção desta carreira policial".

Perante esta postura do Governo, que continua a escusar-se em esclarecer os profissionais do SEF quanto ao seu futuro, resta-nos somente o recurso à contestação através dos meios legais de que dispomos", refere o sindicato, anunciando uma greve parcial dos funcionários da carreira de investigação e fiscalização entre 14 e 31 de agosto.

A Assembleia da República aprovou em julho a proposta do Governo que define a passagem das competências policiais do SEF para a PSP, GNR e Polícia Judiciária.

Lusa

Tiroteio em Inglaterra resulta em seis mortos, incluindo suspeito homicida

A polícia salienta que este incidente não é relacionado com um ato de terrorismo, e que já não está à procura de mais ninguém ligado ao tiroteio.

Seis pessoas morreram na sequência do tiroteio na quinta-feira na cidade de Plymouth, no sudoeste de Inglaterra, incluindo o suspeito, revelou a polícia local, que descartou a hipótese de terrorismo.

Em comunicado, a polícia de Devon e Cornwall explicou que, quando as autoridades chegaram ao local, após o alerta dado por volta das 18h10, encontraram duas mulheres e dois homens já mortos.

E referiu ainda que se depararam com um outro homem morto, o presumível autor do ataque, e que todas as vítimas tinham "suspeitas de terem morrido devido a ferimentos provocados por uma arma de fogo".

A mesma força policial acrescentou que uma outra mulher, com ferimentos de arma de fogo no local do incidente, morreu mais tarde já no hospital.

"A polícia de Devon e Cornwall salienta que este incidente não é relacionado com um ato de terrorismo. A área foi isolada e a polícia já não está à procura de mais ninguém ligado ao tiroteio", pode ler-se no comunicado.

As investigações vão continuar e as estradas no local do incidente vão manter-se cortadas durante a noite, acrescentou ainda.

A polícia voltou a apelar à população para não divulgar nas redes sociais fotografias e vídeos de momentos imediatamente posteriores ao tiroteio por "respeito às famílias das vítimas".

Inicialmente, a polícia de Devon e Cornwall tinha divulgado que um "grave incidente com uma arma de fogo" tinha provocado uma "série de mortes" na cidade de Plymouth.

O deputado local Johnny Mercer, tinha também referido, através de uma publicação no Twitter, que o tiroteio não estava "relacionado com terrorismo" e que o suspeito não estava em fuga em Plymouth.

Lusa


Humilhação religiosa no centenário do PCCh

Por ocasião do centenário de fundação do Partido Comunista Chinês (PCCh), nas escolas de reforma do pensamento, hipocritamente chamadas “Casas de Amor”, os católicos chineses fiéis a Roma foram obrigados a cantar “Glória ao Partido Comunista Chinês!” e “Sem Partido Comunista não há nova China!”.

Nessas casas de tortura, os “sectários desprogramados” são doutrinados nos ‘dogmas’ do comunismo e nas ideias de Mao Tsé-Tung e do atual ditador Xi Jinping.

Esses slogans e cânticos também devem ser bradados nas paradas do Partido em todo o país, em miseráveis escolinhas do interior e em todo local onde houver a algum título um agrupamento de pessoas.

ABIM

Brasil | ACEITEM A DENUNCIA POR FAVOR

 O Litoral Centro é lido por milhares de pessoas no Brasil, e daquele país recebemos um pedido para publicar o texto que se segue, em forma de denúncia, pelo que não assumimos qualquer responsabilidades por eventuais inverdades nele contidas.

NR.

O que aconteceu é que mataram o meu pai até por desidratação no Hospital chamado Mario Gatti localizado na cidade de Campinas- São Paulo. Em que deixaram o meu pai quase o dia inteiro em jejum para um exame de tomografia com medicamento,  sendo que ele estava internado lá com plaquetas baixas e com diabete. E no final fizeram o exame sem o medicamento. Ou seja, deixaram ele tanto tempo em jejum a toa, sem necessidade, e sabiam do estado clinico dele. E no final da tarde ainda deram um remedio fortíssimo para ele urinar. No dia seguinte em 17/05/2019 ele morreu. E tem todas as provas do crime- Duas delas é uma Anotação de Enfermagem e uma Revisão de óbito em anexo. E quem cuidava do meu pai era o "medico" Daniel Forzzaluza desde o inicio da internação- e tem as "medica" hematologista que nem consta nessa Anotação de Enfermagem - essa que assina é outra medica.

A Promotoria da cidade de  Campinas  esconde varias informações- e aqueles que cuidam são: Promotora Solange Mendonça D. da M. Fonseca/Promotora Cynthia B. Rodrigues de Moraes/ Adriana Avacare- e o 3º Delegacia de Policia de Campinas/ e o Juiz Caio Ventosa Chaves. Ou seja, tenho os nomes de todos, gente até demais, mas não tenho assistência de Promotoria/Policia- como deveria ter, quem tem são os que mataram o meu pai.  E escondem várias informações, ainda!!!


E o Ministério Público do Estado de São Paulo que são os chefes da Promotoria de Campinas vendo essa situação a vários meses não fazem nada, a única coisa que fazem é apenas abrir protocolos e mais protocolos. E as mais de quarenta Promotorias das cidades do Estado de São Paulo que estão sob a chefia deles também não fazem nada, porque já pedi ajuda a todos. Apenas o que fazem é abrir protocolos e enviar para Campinas. É como se quem denunciasse tivesse condenada a morte por todos eles. No inicio da denuncia no ano de 2019 vi inclusive alguns diálogos no facebook como se fosse do Governo Federal em que o objetivo desse Ministério Público do Estado de São Paulo fosse prender quem denuncia, e que não poderiam fazer nada. O absurdo chega a esse ponto!!! Como se fosse vingança por denunciar um crime com provas- a impressão que tenho é essa!!! Ou como se estivessem fazendo chantagem com quem denuncia. Estão tentando me matar pelo psicológico faz tempo com relação a essa denuncia, desde o inicio, essa que é a verdade!!! Eles vêem o meu desespero e nem se importam, todos eles!!!


Faço desde o ano passado as seguintes perguntas para a Promotoria de Campinas:


  1. O que foi feito de punição de 05/2019 para cá???
  2. Quem são todos os indiciados???;
  3. Quais os próximos tramites??? Os detalhes- tudoNão tenho nada disso, quem tem são os assassinos do meu pai. Estou sozinha nessa denuncia- e não tenho nem as informações que tanto peço a meses. É como se eu tivesse morta para todos eles. Eles não aceitam a verdade e as provas que tem

Por isso que peço novamente a algum país que denuncie essa situação. Tenho todas as provas do crime - e também do crime que eles estão cometendo comigo também - POR FAVOR - O MEU ENDEREÇO SEGUE ABAIXO. Interferiram por favor.  Se caso não deixarem vocês virem até a minha casa,  ninguém tem o direito de inibir que se visite a minha casa para acatar a denuncia,  e que eu possa passar as provas do crime- tenho todas elas- POR FAVOR!!! 

Jupira Lucas Zucchetti
(Campinas-São Paulo)

NB: Por razões de segurança não divulgamos o endereço da autora da denúncia.