segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Sete mortos no aeroporto de Cabul, alguns caíram de avião em voo

Pelo menos sete pessoas morreram hoje no aeroporto de Cabul quando tentavam fugir dos talibãs, incluindo várias que alegadamente caíram de um avião em voo, com testemunhas a admitirem troca de tiros entre norte-americanos e rebeldes.

Militares norte-americanos, que falaram sob condição de não serem identificados por não estarem autorizados a discutir a operação em curso, disseram à Associated Press (AP) que o caos provocou sete mortos, incluindo vários que caíram de um avião que tinha descolado.

Num vídeo que se tornou viral nas redes sociais vê-se o que parecem ser dois corpos a cair de um avião que tinha acabado de descolar do aeroporto de Cabul.

Num outro vídeo, centenas de pessoas estão a correr ao lado de um avião militar norte-americano em andamento na pista, com algumas delas a conseguirem agarrar-se ao aparelho.

Uma das pessoas que caíram do avião foi Fida Muhammad, um dentista de 22 anos da província de Cabul, segundo a agência EFE.

"Ele saiu hoje de casa para ir trabalhar, mas descobrimos horas depois que morreu quando caiu do avião", disse Ahmad, familiar da vítima.

Uma testemunha disse à EFE ter visto "três civis e um combatente talibã serem mortos num tiroteio entre as forças talibãs e norte-americanas", disse a agência EFE.

Segundo o relato de Mirwais Yusufi, o tiroteio foi desencadeado depois de um talibã ter ordenado a vários civis afegãos que abandonassem o aeroporto.

Quando recusaram obedecer à ordem, o talibã disparou contra eles, desencadeando uma resposta das forças norte-americanas, que abriram fogo sobre o rebelde, matando-o no local.

"Depois do tiroteio todos começaram a correr e depois vimos três civis serem mortos, não sei se foram mortos pelos soldados americanos ou pelos talibãs", acrescentou a testemunha citada pela EFE.

Após a queda de Cabul para os talibãs no domingo, milhares de pessoas correram para o aeroporto da capital afegã na esperança de conseguirem fugir do país, a maioria sem vistos, bilhetes de avião comerciais ou mesmo passaportes.

Embora se tenham concentrado na parte civil do aeroporto, milhares de pessoas invadiram as pistas e obrigaram as forças norte-americanas a enviar soldados para tentarem desimpedir as pistas da zona militar.

"Milhares de pessoas, homens, mulheres e crianças, passaram a noite dentro do aeroporto de Cabul tentando deixar o país, mas a situação tornou-se caótica pela manhã" após o tiroteio, disse Mirwais Yusufi.

Massouma Tajik, uma analista de dados de 22 anos, descreveu à AP cenas de pânico que testemunhou no aeroporto.

Depois de esperar seis horas, ouviu tiros, quando uma multidão de homens e mulheres tentava subir a bordo de um avião.

Tajik disse que as tropas norte-americanas pulverizaram gás e dispararam para o ar para dispersar a multidão depois de as pessoas terem escalado os muros e invadido as pistas.

A AP indicou que o tiroteio podia ser ouvido nas mensagens de voz enviados por Tajik.

Todos os voos comerciais do Aeroporto Internacional de Cabul foram suspensos, anunciou a Autoridade da Aviação Civil do Afeganistão.

Shafi Arifi, que tinha um bilhete para viajar para o Uzbequistão no domingo, não pôde embarcar porque o avião estava cheio de pessoas que tinham corrido através da pista e subido a bordo, sem polícia ou pessoal do aeroporto à vista.

"Não havia espaço para ficarmos de pé", disse a jovem de 24 anos à AP.

"As crianças choravam, as mulheres gritavam, os homens jovens e velhos estavam tão zangados e chateados, que ninguém se conseguia ouvir. Não havia oxigénio para respirar", acrescentou.

Depois de outra mulher desmaiar e ser levada para fora do avião, Arifi desistiu e regressou a casa.

Entre os que se apressaram a entrar no aeroporto encontram-se afegãos que trabalharam para as forças dos EUA e da NATO durante os últimos 20 anos, incluindo aqueles cujos pedidos de visto foram rejeitados.

Mas a maioria são pessoas comuns que foram para o aeroporto guiadas pela ideia de que os EUA e o Canadá, que estão a retirar o seu pessoal do país, iriam fazer o mesmo aos afegãos.

"Soube ontem [domingo] à noite que três aviões retiraram pessoas que não tinham passaporte ou visto, por isso vários dos meus amigos e eu viemos de manhã ao aeroporto e ficámos lá durante horas" antes de regressar a casa sem sucesso, disse à EFE Tamim Ansar, um afegão que também afirmou ter testemunhado a troca de tiros entre militares dos EUA e talibãs.

Lusa

Imagem: Jornal de Brasília 

MUNICÍPIO DE SILVES COLOCA PRIMEIRO EQUIPAMENTO PARA FELÍDEOS EM ALGOZ


O Município de Silves instalou na União de Freguesias de Algoz e Tunes, o primeiro equipamento para felídeos ao abrigo do programa CED, garantindo assim o alojamento, a alimentação e o abeberamento de cerca de uma dezena de animais, numa iniciativa que contou com o apoio da União de Freguesias de Algoz e Tunes.

Esta ação tem como objetivos apoiar o controlo da população de felídeos, tornando mais saudável a convivência entre animais e munícipes, e reduzir os focos de insalubridade, ao mesmo tempo que relembra que os gatos são importantes para o território, nomeadamente para o controlo de pragas de ratos.

O programa CED consiste em Capturar, Esterilizar e Devolver os animais ao seu território de origem, com a prévia identificação eletrónica por transponder (microchip), desparasitação e vacinação antirrábica, onde são alimentados e protegidos pelos cuidadores.

Trata-se de um processo muito eficaz na gestão da população de gatos errantes, que irá certamente contribuir para a redução de diversos problemas associados à reprodução descontrolada, ruído e insalubridade.

A autarquia tem levado a cabo ações ao nível da esterilização, vacinação e desparasitação. Em 2019 foram esterilizados em parceria com os Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMV) cerca de 250 felídeos e em 2020 identificados por transponder 222 felídeos.

No entanto, para que o processo resulte apelamos para que a população residente colabore de forma ativa e respeite as “colónias de gatos”, não colocando alimento na proximidade, não afastando os gatos dos equipamentos, nem abandonando animais neste local.

 

MUNICÍPIO DE SILVES ADQUIRE CARRINHA PARA COMBATE A DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ARTRÓPODES


O Município de Silves adquiriu uma carrinha 4x4 para a Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, destinada Ao controlo e monitorização de epidemias, através de doenças transmitidas por artrópodes, tais como mosquitos.

Com este veículo a autarquia tem acesso a locais de maior dificuldade como linhas de água e praias, o que permite um combate mais eficaz dada a dispersão geográfica que as doenças provocam.

O Município de Silves continua a apostar na melhoria da qualidade do serviço de saúde público, uma das suas grandes prioridades.

Proença-a-Nova | Ponto de situação no Surto da Santa Casa da Misericórdia


A Câmara Municipal de Proença-a-Nova lamenta informar que se registam três óbitos de utentes da Santa Casa da Misericórdia, elevando para cinco o número de óbitos desde o início do surto de SARS-CoV-2. Um utente encontra-se hospitalizado, mas com perspetivas de poder ter alta brevemente, enquanto que dois utentes se encontram na Santa Casa da Misericórdia a receber oxigénio, contudo sem perspetivas de serem hospitalizados.

Os casos positivos registados no concelho são 166: quanto à Santa Casa da Misericórdia contam-se 127 utentes e 26 funcionários. Na comunidade registam-se 13 casos positivos de SARS-CoV-2.

Na sua maioria os utentes encontram-se estáveis e com expectativa de evolução favorável, estando sempre acompanhados de forma próxima e cuidada. Os recuperados mantém-se nos 224 e 126 pessoas encontram-se em vigilância.

Tendo em conta este cenário, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova, em estreita ligação com os membros da Comissão Municipal de Proteção Civil, decidiu prolongar o adiamento de todas as atividades de grupo abertas ao público até à próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, mantendo-se a aplicação de medidas restritivas de combate à Covid-19.

De relembrar que segue em funcionamento o posto de autotestagem gratuita à Covid-19 no Parque Comendador João Martins, no antigo Espaço Internet, até ao próximo dia 20 de agosto.

Portugal é o quinto país da União Europeia com mais novos casos diários

Portugal passou esta semana de sexto para quinto país da União Europeia com mais novos casos de infeção por SARS-CoV-2, com uma média diária de 229 por milhão de habitantes nos últimos sete dias, segundo o 'site' Our World in Data.

A média diária em Portugal aumentou ligeiramente dos 225 casos verificados na semana passada. Entre os países da União Europeia (UE), Chipre tem a maior média diária, com 465 casos, seguido da Irlanda (355), de Espanha (322) e da Grécia (314).

A média da União Europeia neste indicador desceu de 154 para 132, enquanto a média mundial subiu de 80 para 81.

Os países com médias diárias de novos casos mais baixas continuam a encontrar-se a leste: Polónia, com cinco casos, Hungria (seis), Eslováquia (13), Roménia (12) e República Checa (18).

Apesar de já não fazer parte da UE, o Reino Unido encontra-se entre os países europeus com os números mais elevados e uma média de novos casos a sete dias de 419 por milhão de habitantes.

No mundo, os países com mais de um milhão de habitantes com médias diárias de novos casos mais altas são a Geórgia (1.206), Botswana (862), Cuba (750), Israel (642) e Malásia (628).

Quanto à média de mortes diárias por milhão de habitantes nos últimos sete dias, Portugal passa de terceiro para quinto país da UE neste indicador, com uma média de 1,33, descendo ligeiramente de 1,37 na passada segunda-feira.

Chipre (2,41) e Grécia (1,96) estão no topo desta lista, seguidos da Bulgária (1,83) e Espanha (1,42) com a média da União Europeia em 0,52 e a mundial em 1,24.

A nível mundial, pior no indicador de média diária de mortes por milhão de habitantes estão o Botswana (16,3), Geórgia (11,5), Tunísia (10,8), Malásia (7,8) e Cuba (7,4).

A covid-19 provocou pelo menos 4.361.805 mortes em todo o mundo, entre mais de 207,19 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.562 pessoas e foram registados 1.003.335 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Lusa

Governo diz que já foram vacinados 80% dos jovens de 16 e 17 anos

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, disse hoje terem sido vacinados, no passado fim de semana, 80% dos jovens de 16 e 17 anos, o que considerou uma "lição de maturidade" daqueles jovens.

"Foi um fim de semana, na nossa perspetiva, com êxito muito bom, extraordinário. Na vacinação dos 16 e 17 anos, vacinámos 80% desta faixa e, obviamente, iremos continuar a vacinar todos aqueles que faltam", disse António Lacerda Sales em declarações a jornalistas em Lousada, no distrito do Porto, à margem da inauguração das novas instalações da extensão de saúde de Lustosa, situadas numa antiga escola primária, representando um investimento de 318 mil euros.

Para o secretário de Estado, a adesão dos jovens daquelas idades "foi uma grande lição de maturidade", sublinhando esperar que "essa lição de consciência cívica e de maturidade se transmita agora também para as faixas mais jovens, dos 12 aos 15, que vão ser vacinadas pela primeira vez nos dois fins de semana subsequentes".

"Dada esta consciência e esta maturidade da nossa população, [esperamos] que possam também ser dois fins de semana de grande adesão", reforçou, indicando que o Governo tem já um "bom indicador", nomeadamente o facto de 150 mil jovens dos 15 e 16 anos já terem feito o seu agendamento, apesar de se estar ainda no início da semana.

Para além do auto agendamento, teremos também agendamento central e casa aberta, que facilitarão a vacinação destas faixas etárias", concluiu.

Anadia atribui apoios a Associações Desportivas

A CM de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 4 de agosto, a atribuição de apoios financeiros, num total de 11 mil euros, a 2 associações desportivas do concelho, designadamente à ADRC da Ribeira - Azenha e ao Grupo Columbófilo da Bairrada.

O executivo municipal, liderado por Maria Teresa Cardoso, deliberou atribuir uma verba de 10 mil euros à ADRC Ribeira – Azenha, destinada a comparticipar a construção da bancada no campo de jogos da Associação. O objetivo da coletividade é dotar aquele recinto de melhores condições de utilização e de conforto para os adeptos dos jogos, uma vez retomada a presença de público nos recintos desportivos. O apoio foi atribuído, no âmbito do Subprograma 3, do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Desportivo (PAMDD).

O Grupo Columbófilo da Bairrada foi contemplado com um valor de mil euros, destinado a apoiar o desenvolvimento da atividade desportiva durante a presente época desportiva, ao abrigo do Subprograma 1 do PAMDD.

Recorde-se que o GCB viu-se obrigado a adiar a sua atividade presencial ligada à modalidade de columbofilia, nos primeiros três meses do ano em curso, dado não se encontrarem garantidas as condições legais e de segurança. Após a retoma e reorganização dos calendários das campanhas para 2021, o Grupo Columbófilo encontra-se novamente no ativo.

Move.te em Mira… O Fitness chegou!

No âmbito das atividades de Verão surgiu o projeto Mira Move.Te.

O projeto teve o seu inicio com atividades periódicas de caminhada e é com naturalidade que surge a segunda fase, desta vez através do Fitness.

De 16 de agosto a 18 de Setembro a Praia de Mira terá atividades diárias de fitness. Começando logo pela manhã, no estacionamento do parque de campismo, o "Wake Up Praia de Mira", pelas 09h30m; seguido do "Be Stronger", às 10h30m no Palco da Barrinha de Mira e finalmente, junto aos viveiros da Praia de Mira o "Viveiros chill sessions" às 14h30.

As atividades visam dar resposta à elevada procura de atividade física em torno das áreas da Praia e Barrinha, colmatando as atividades aquáticas já existentes com atividades do foro físico.

Fonte: Mira Online



Quase 40 crimes de incêndio florestal nas últimas 24 horas

Várias pessoas foram detidas por incêndios provocados por negligência ou de forma intencional, avança a Proteção Civil.

Quase quatro dezenas de crimes de incêndio foram registados nas últimas 24 horas, avança a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O balanço foi feito esta segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo adjunto de operações da ANEPC, o comandante Mário Silvestre.

O responsável agradeceu ainda a atuação da GNR e da Polícia Judiciária e anunciou que foram registados 38 crimes de incêndio florestal no último dia.

Várias pessoas foram detidas por incêndios provocados por negligência ou de forma intencional.

"Nas últimas 24 horas, apesar do estado de alerta, foram registados 38 crimes de incêndio florestal, um número bastante anormal e desproporcional para o risco a que o país está sujeito neste momento", referiu o adjunto de operações da Proteção Civil.

A Polícia Judiciária anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem suspeito de, pelo menos, 28 incêndios florestais, ocorridos em Gondomar e Santa Maria da Feira, nas freguesias da Lomba e Canedo.

O detido, de 21 anos, trabalha numa bomba de gasolina e já foi bombeiro cadete.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) anunciou esta segunda-feira um "agravamento" do estado de alerta devido ao risco de incêndios.

Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão em alerta vermelho, o mais grave, até às 23h59 de terça-feira.

Bragança, Viseu, Santarém, Setúbal, Évora e Beja estão em alerta laranja.

Em estado de alerta amarelo ficam Vila Real, Coimbra, Leiria e Lisboa.

RR

Lojas de centros comerciais processam trabalhadores que pedem para folgar ao fim de semana para cuidar dos filhos

Conciliar a vida profissional com a familiar tem estado na origem das queixas de vários pais que não têm onde deixar os filhos aos fins de semana. Os patrões recusam dar folga ao sábado e domingo, numa questão que até nos tribunais está longe de ser consensual.

Algumas lojas de centros comerciais estão a seguir para tribunal contra trabalhadoras que pedem para folgar aos fins de semana e não nos dias úteis, no âmbito do horário flexível, a que têm direito por teres filhos com idade igual ou menor a 12 anos a cargo, conta esta segunda-feira o ‘Jornal de Notícias’.

Segundo o diário, estas empresas contestam que as funcionárias possam escolher os dias de descanso semanal. Assim, querem que uma decisão judicial para contrarias os pareceres desfavoráveis da Comissão para a Igualdade no Trabalho e Emprego (CITE) à recusa do pedido das trabalhadoras. A questão, lembra o jornal, não tem reunido consenso nos tribunais superiores.

A decisão mais recente tem data de 30 de junho e foi proferida pelo Tribunal da Relação de Lisboa, pendendo para o empregador. A mulher, com dois filhos de seis meses e dez anos e o marido a trabalhar por turnos em semanas alternadas e fins de semanas, pediu, em 2019, para folgar aos sábados e domingos, para conseguir conciliar a vida profissional e familiar.

Acrescentou, no requerimento, que a creche onde deixava a criança mais nova só funcionava de segunda a sexta-feira, não tendo outros familiares com quem deixar o menino aos fins de semana. Pouco depois, a CITE deu parecer desfavorável à intenção da empresa de recusar o pedido da trabalhadora — e o caso seguiu para a justiça.

A empresa pediu que fosse declarado que a trabalhadora aceitara o horário flexível — e, por isso, que não tem direto a escolher os dias de descanso. A empresa ganhou no Tribunal do Trabalho — e novamente no recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa. No acórdão, os desembargadores citam decisões anteriores no mesmo sentido.

Mas a situação não é consensual, sublinha o ‘Jornal de Notícias’: em novembro de 2019, o Tribunal da Relação de Évora decidiu (como já o tinha feito a primeira instância) que o pedido de uma funcionária de um hipermercado para trabalhar entre as 9 e as 18 de segunda a sexta-feira, com uma hora de almoço, e folga ao sábado e domingo, por não ter com quem deixar o filho de cinco anos aos fins de semana, se enquadrava no horário flexível previsto não Código do Trabalho — e sublinhava não estar provado que a implementação deste horário pusesse em causa o funcionamento da loja.

Segundo disse ao JN Márcia Barbosa, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), 90% dos horários flexíveis pedidos por pais e mães que trabalham em centros comerciais estão relacionados com sábados, domingos e feriados: “Se for direto à empresa, 99% das vezes é recusado. As empresas portuguesas lidam muito mal com os direitos parentais.”

É aí que entra a CITE, embora, diz ainda a sindicalista, nem sempre um parecer a favor do trabalhador seja suficiente para resolver o processo. “Há muitas empresas a dissuadir os trabalhadores, a não deixar entrar nem picar cartão. Está a diminuir, mas existe”, diz ainda ao ‘Jornal de Notícias’.

Segundo os primeiros resultados dos Censos 2021, Portugal tem 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011.

Ao mesmo tempo, dados do Instituto Nacional Ricardo Jorge, com base no teste do pezinho, mostram que nasceram em Portugal cerca de 37.700 bebés no primeiro semestre deste ano, o valor mais baixo dos últimos 30 anos no mesmo período.

Lusa

Festival de Cinema Documental Máscaras e Mascarados | 3 e 4 de setembro no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras

 

O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras vai receber a 1ª edição do Festival de Cinema Documental Máscaras e Mascarados (FCDMM), organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação Progestur, com direção artística da “The Makkina”. 

O FCDMM pretende promover e divulgar o cinema de autor, etnográfico e académico, com filmes sobre os rituais das máscaras, que ainda hoje fazem parte das identidades de comunidades urbanas e rurais que deste modo preservam as memórias dos seus antepassados, das suas origens, das suas gentes. 

O Festival terá também como objetivo, a reflexão sobre temas da nossa sociedade, do nosso quotidiano numa abordagem comunitária e individual.

De 3 a 4 de setembro 2021, no Anfiteatro ao ar livre do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, a partir das 21h00.

Entrada gratuita mediante apresentação de bilhete. Reserve em bol.pt

Lotação limitada e de acordo com as medidas da DGS em vigor. 

Programação

Dia 3 de setembro – sexta-feira

21h15 – Apresentação 

21h30 – Exibição dos filmes:

“Mamuthones + Desula” - Andrea Pecora

“Polícias, Ladrões e Velhos” - Inês von Bonhorst + Yuri Pirondi

“Winter festivities, Carnival of Podence” - Rui Pilão e Patrícia Cordeiro

“Busók és Sokácok + Busójárás Mohácson + Tikverőzés in Moha” - Aperti Films

“Calin Brateanu si Ceata de la Boroaia” - Radu Baran

“Os Cardadores de Vale de Ílhavo” - Elisa Alves e André Ferreira

Dia 4 de setembro - sábado

21h15 – Apresentação

21h30 – Exibição dos filmes:

“Rituais de inverno com máscaras” – Catarina Alves Costa e Catarina Mourão

“Winter Masquerades” - Juan Ryos

“O Nosso Carnaval, A Nossa Casa” – Coletivo FOCO – Cinema em Ação

 

Livro vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa 2021 lançado na Feira do Livro de Lisboa

De um universo alucinante, convulsivo, inquietante, chega-nos O Sonho de Amadeo, obra de Leonardo Costa de Oliveira, vencedora da última edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa. O romance, editado pela Guerra e Paz, será publicado em simultâneo em Portugal e no Brasil. Chega às livrarias de todo o país no próximo dia 24 de Agosto, com o patrocínio da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal de Lisboa e o apoio do Movimento 2014 – 800 Anos da Língua Portuguesa. A sessão de lançamento oficial do livro acontece no próximo dia 28 de Agosto, sábado, na 91ª Feira do Livro de Lisboa.



Nas páginas d’O Sonho de Amadeo, mergulhamos numa história alucinante, em que a realidade e o sonho se confundem. O protagonista, Amadeo, acorda esbaforido após sonhar que foi assassinado, mas não se lembra do mais importante: o rosto do assassino. Tenta recordar-se dos pormenores do sonho, transportando-os para os quadros que pinta, ao mesmo tempo que inicia uma vertiginosa procura de respostas nas noites mal dormidas. E são tantas quanto as vozes que entoam neste fantasmagórico coro de Amadeo: «– A juventude é um sonho bom. – D. Vera continua a falar. – Quando menos se espera, desaparece e nem sabemos se de fato existiu. Agradeça por isso; um dia, você dorme, abre os olhos e tudo se resume a vultos na cabeça.»

Mas quem é este autor que promete encantar e assombrar os leitores de língua portuguesa? Leonardo Costa de Oliveira, de 38 anos, natural de de Paracambi, no interior do Rio de Janeiro, conquistou a edição de 2021 do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Obras em Língua Portuguesa, anunciada em Maio. Na época, o autor não escondeu a surpresa; é que Leonardo Costa de Oliveira, doutorado em Geociências, é geofísico na petrolífera brasileira Petrobras e estreia-se agora como autor: «Será que eu também poderia escrever um livro? Criar uma história que pudesse interessar outras pessoas? Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade trabalhavam como funcionários públicos... Talvez, a partir de hoje, eu possa ser geólogo e também escrever... Por que não?»

A verdade é que a qualidade literária deste seu livro de estreia parece incontestável perante a análise feita pelo júri do prémio da UCCLA e da Câmara Municipal de Lisboa. Sobre O Sonho de Amadeo, o escritor e poeta António Carlos Cortez escreveu: «Prosa trabalhada […] como se a narrativa viesse dum além-túmulo sobressaltar-nos.»

O Sonho de Amadeo chega às livrarias portuguesas e brasileiras no dia 24 de Agosto. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da Guerra e Paz, parceiro editorial do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, e nas principais plataformas de distribuição de ebooks, com distribuição da Libranda. 

O livro será oficialmente apresentado no próximo dia 28 de Agosto, pelas 17h00, no Auditório Sul da 91ª Feira do Livro de Lisboa, com a participação do autor por streaming.

Esta é a 6ª obra premiada e publicada pela UCCLA e sucede a O Heterónimo de Pedra, do português Henrique Castanheira (2020), Praças, do português A. Pedro Correia (2019), Equilíbrio Distante, do paraguaio Óscar Maldonado (2018), Diário de Cão, do brasileiro Thiago Rodrigues Braga (2017), e Era Uma Vez Um Homem, do português João Nuno Azambuja (2016).  

Abertas candidaturas para os CTeSP da ESAC


Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 3 de setembro, a 1.ª fase de candidaturas aos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC).

Agrotecnologia; Defesa da Floresta; Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais; Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer; Produção Agrícola Biológica; Qualidade Alimentar; e Qualidade do Ambiente é a oferta formativa ao nível de CTeSP na ESAC.

Refira-se que o curso de Interpretação da Natureza e dos Espaços Rurais será lecionado em Fátima, no Espaço Fatimae da AdsTerritórios – Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios. Agrotecnologia voltará a ser ministrado nas instalações da ESAC.

Mais informações sobre a oferta formativa e relacionadas com as candidaturas encontram-se disponíveis no Portal da Escola, em portal.esac.pt.

Abertas inscrições para Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo


Encontram-se abertas as inscrições para o Congresso Científico Francisco Rodrigues Lobo, evento que irá acontecer em Leiria nos dias 16 e 17 de setembro, no Teatro José Lúcio da Silva.

Organizada em parceria com o Politécnico de Leiria e com a coordenação científica de Carlos André, a iniciativa decorre no âmbito das comemorações dos 400 ano da morte de um dos maiores nomes da literatura portuguesa e juntará alguns especialistas nacionais e internacionais.

Os interessados em participar deverão inscrever-se até 8 de setembro, através do link https://docs.google.com/forms/d/1kzc0kmTNHWdmYdI90Jm6vmFO9wG2fgdERWN2oTucy3M/edit.

Espetáculo de luz, cor e magia para desfrutar nas três margens da Pateira

 Quatro bandas do concelho vão “entoar” um Hino ao Vouga, numa atuação que liga as três margens da Pateira, em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira.

Uma recriação histórica, artes circenses e três espetáculos musicais que decorrem praticamente em simultâneo e que se unem num momento único e especial com drones e pirotecnia, podendo ser observado nas três margens da Pateira, em Fermentelos, Espinhel e Óis da Ribeira, é a proposta do projeto intermunicipal “3 Territórios, 1 Rio que nos une” para o próximo dia 29 de agosto.

“Este será um espetáculo único para ser apreciado num local único como é a nossa Pateira”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando o facto de que este evento tem a particularidade de decorrer em três locais em simultâneo.

No âmbito deste projeto de programação cultural em rede, que envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga, foi lançado um repto às coletividades locais dos três concelhos para que trabalhassem em conjunto num projeto artístico. Foi desta união que resultou a criação do hino “A Lenda do Rio”, uma obra musical dividida em três partes e que foi elaborada pelo Maestro Luís Cardoso (Águeda), pela ARMAB (Albergaria-a-Velha) e pelo Maestro Carlos Marques (Sever do Vouga).

Nas três margens da Pateira, o hino vai ser tocado, às 21h45, pela Banda Nova de Fermentelos e pela Banda Marcial de Fermentelos, na margem de Fermentelos; pela Banda Alvarense, às 22 horas, na margem de Espinhel; e pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril, às 22 horas, na margem de Óis da Ribeira.

Para além do espetáculo musical, o evento inclui, em Espinhel, uma recriação histórica da apanha do moliço, às 21 horas, pela Associação Improvise & Organize, a que se seguirá, pelas 21h30, um espetáculo de artes circenses, pela Companhia Malatitsch.

Para as 23h15, as três margens vão unir-se numa só, com um espetáculo de drones e pirotecnica, que poderá ser acompanhado em cada uma das localidades do concelho de Águeda banhadas pela Pateira.

Os espetáculos são gratuitos e realizados de acordo com as normas de segurança em vigor pela DGS, sendo que a lotação é limitada. Os bilhetes devem ser adquiridos na União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, na UF de de Recardães e Espinhel e na Junta de Freguesia de Fermentelos.

Refira-se que o “3 Territórios, 1 Rio que nos une” inclui outras iniciativas, como as três esculturas que estão colocadas nas três margens da Pateira, implica um investimento global, nos projetos desenvolvidos nos três municípios, de 297.900 euros, suportados por fundos comunitários, através do Fundo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro.

Espanha bate recorde de temperatura do país com 47,4 graus no sábado

A vaga de calor abrasador que assola Espanha bateu o recorde absoluto de temperatura no país, no sábado, com 47,4 graus registados em Montoro, na província de Córdoba, de acordo com a Agencia Estatal de Meteorología (AEMET).

Esta poderá ser “a temperatura mais alta registada em Espanha”, disse hoje à France-Presse (AFP) o porta-voz da AEMET, Rubén del Campo, sublinhando que os dados são provisórios e que terão de ser validados nos próximos dias.

A temperatura de 47,4 graus, registada às 17:00 de sábado (hora local), é superior ao recorde anterior, estabelecido a 13 de julho de 2017, no mesmo local.

Segundo a AFP, pouco tempo depois foi registada uma temperatura de 46,9 graus no aeroporto de Córdoba.

A onda de calor abrasador prossegue em Espanha, este domingo, com temperaturas acima dos 45 graus, em várias regiões.

Estas temperaturas, bem acima do normal para esta época do ano, devem-se à chegada de uma massa de ar muito quente do Norte de África, combinada com uma forte exposição solar, de acordo com a agência meteorológica.

Entre 2011 e 2020, Espanha registou o dobro das vagas de calor do que em cada uma das três décadas anteriores.

Os cientistas consideram que as repetidas ondas de calor são resultado inegável do aquecimento global e acreditam que é provável que se multipliquem, prolonguem e se intensifiquem.

Lusa

Imagem: DN


Portugal integra operação da UE e está disponível para receber afegãos

Portugal vai integrar a operação da União Europeia e da NATO para proteger cidadãos no Afeganistão e está disponível para receber afegãos, disse hoje o ministro da Defesa, sublinhando que o Governo acompanha a situação "com grande preocupação".

"Acompanhamos com grande preocupação" a situação no Afeganistão, onde os talibãs estão prestes a retomar o poder, disse João Gomes Cravinho à RTP.

O nosso objetivo imediato é apoiar, criar condições para que possam sair do país em segurança os funcionários que trabalharam com a NATO, com a UE, com as Nações Unidas e nessa matéria Portugal participará evidentemente num esforço coletivo que se está agora a desenhar", disse o ministro.

João Gomes Cravinho disse também que "neste primeiro momento" o Governo português está "a dar conta às autoridades da UE, da NATO e das Nações Unidas" da sua "disponibilidade para apoiar, para receber afegãos em território português".

Lusa

Portugueses “estão bem e não foram afetados pelo sismo”

Todos os cidadãos portugueses que se encontram no Haiti "estão bem e não foram afetados pelo sismo", disse hoje à Lusa o gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Um sismo de magnitude 7,2 na escala Richter devastou, no sábado, em especial o sul do Haiti, agravando a já difícil situação do empobrecido país caribenho, também atingido pela pandemia de covid-19

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas adianta que o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) "está a acompanhar a situação através da embaixada de Portugal em Havana".

Segundo a mesma fonte, já foi possível "apurar que todos os cidadãos nacionais que se encontram no Haiti estão bem e não foram afetados pelo sismo".

O terramoto foi registado às 08:29 de sábado (13:29 em Lisboa), a cerca de 12 quilómetros da cidade de Saint-Louis du Sud, com epicentro de 10 quilómetros de profundidade, tendo sido sentido também na República Dominicana e em Cuba, segundo o Instituto de Investigação Geológica norte-americano (USGS, na sigla em inglês).

O número provisório de mortes causadas pelo sismo subiu hoje para 724 e registaram-se até agora mais de 2.800 feridos, segundo a Proteção Civil do país.

Fonte e Imagem: Lusa

O LEÃO E A LEGITIMIDADE

Ele tem o direito de ser rei, ele manda, tem a garra do rei, o colorido próprio das coisas régias, que é o áureo

Plinio Corrêa de Oliveira

Escolhi o leão como símbolo da TFP* porque ele sempre me lembrou de um princípio do qual sou muito cioso e faço muita questão de mantê-lo em todos os assuntos: o princípio da legitimidade. Que o poder, a influência, a sabedoria, a glória, estejam em mãos de quem de direito, esse seria um modo muito resumido de definir o princípio da legitimidade.

É evidente que o leão é entre os animais o que a rosa é entre as flores. A rosa é naturalmente rainha. Coloque-se uma rosa verdadeiramente bonita no meio de qualquer outra espécie de flores, inclusive entre as nossas orquídeas tantas vezes lindas, e a rosa supera.

Coloque-se um leão entre todos os outros animais, estes se eclipsam. O elefante é maior, mas que massa bruta! O camelo anda muito, mas não tem a marcha garbosa. O leão marcha garbosamente e salta, [enquanto] o camelo anda.

Observem a raposa. Ela é esperta, mas frágil; quando a esperteza não lhe traz resultado, ela está perdida. Tomem todos os outros animais, eles têm alguma qualidade eminente, mas não têm aquele conjunto de qualidades pelo qual o leão é o leão.

O leão é o rei. Ele tem o direito de ser rei, ele manda, tem a garra do rei, o colorido próprio das coisas régias, que é o áureo.

_____

* O leão heráldico é o símbolo da TFP — Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade — fundada pelo Prof. Plinio fundada em 1960.

Excertos da conferência proferida por Plinio Corrêa de Oliveira em 7 de fevereiro de 1987. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 848, Agosto/2021.

ABIM

PSP e GNR aproveitam Volta para mostrar descontentamento com “esmola” do Governo

Profissionais da PSP e da GNR aproveitaram hoje a última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta para mostrar o seu descontentamento relativamente ao valor fixado pelo Governo para o suplemento de risco, que consideram "uma esmola".

Profissionais da PSP e da GNR aproveitaram hoje a última etapa da Volta a Portugal em Bicicleta para mostrar o seu descontentamento relativamente ao valor fixado pelo Governo para o suplemento de risco, que consideram "uma esmola".

"Este valor é uma esmola. Sessenta e oito euros representa o risco de vida de alguém? Não. Sessenta e oito euros não chega, é muito pouco", afirmou aos jornalistas o coordenador da região Centro da Associação dos Profissionais da Guarda (APG-GNR), Rui Sousa.

O dirigente falava na cidade de Viseu, à entrada de um túnel integrado no percurso da Volta, onde foram colocadas faixas com as inscrições "Portugal é um país seguro. Obrigado, mas...", "Somos alvos em movimento" e "MAI. Nada?"

FC Porto vence Famalicão com ‘bis’ de Martinez e junta-se a Sporting e Benfica


Um 'bis' do espanhol Toni Martinez permitiu hoje ao FC Porto vencer em casa do Famalicão 2-1, em jogo da segunda jornada da I Liga de futebol, juntando-se a Sporting e Benfica na frente da prova.

Martinez, que se evidenciou em Portugal precisamente nos famalicenses, colocou os 'dragões' em vantagem aos 13 minutos, tendo, aos 43, ampliado, com a equipa de Famalicão a reduzir aos 56, através de Riccieli. No quarto minuto de compensação, o Famalicão ainda chegou a introduzir a bola na baliza portista, através de Bruno Rodrigues, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Com esta vitória, o FC Porto junta-se a Sporting, Gil Vicente e Benfica na frente da prova, todos com três pontos, enquanto a equipa famalicense se encontra na parte baixa da tabela, sem qualquer ponto somado.

Lusa