segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Passeios pedestres em dezembro


Nos dias 2 e 16 de dezembro, pelas 09h00, realizam-se os passeios pedestres organizados pela Câmara Municipal da Marinha Grande, cuja participação é gratuita.

No próximo domingo, 2 de dezembro, pelas 09h00, junto ao Arquivo Municipal tem início o passeio pedestre cujo itinerário de cerca de 8 km compreende área florestal entre os lugares da Boavista e da Amieira.

Os participantes são transportados em autocarro disponibilizado pela autarquia, do  Arquivo Municipal até ao início do percurso e do local de conclusão do mesmo até ao Arquivo.

O último percurso pedestre deste ano está agendado para o dia 16 de dezembro, às 09h00.

CIDADE · COIMBRA Câmara de Coimbra investe na requalificação de bairros no planalto do Ingote

A requalificação do espaço público de três bairros de Coimbra vai custar 900 mil euros e foi hoje aprovada pela Câmara Municipal

“Este projeto vem trazer requalificação urbana a um espaço bastante sensível da nossa cidade”, realçou o presidente do executivo, Manuel Machado, na reunião quinzenal da Câmara de Coimbra.
O autarca do PS recordou que o processo para avançar com este melhoramento, no planalto do Ingote, na zona norte da cidade, “tem várias etapas e começou há 10 anos ou mais”.
Está em causa a reabilitação das áreas públicas dos bairros da Rosa, do Ingote e do ex-Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE), ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho.
“A obra visa organizar o espaço público, criando homogeneidade nas diversas áreas, estando prevista, por exemplo, a criação de um parque de merendas”, segundo um documento da autarquia distribuído aos jornalistas.
A aprovação do projeto é “um passo necessário para que se conclua o processo de submissão da candidatura” aos fundos da União Europeia.
Aprovada por unanimidade, a intervenção “visa reabilitar três zonas distintas – um eixo central dos bairros, a rua Cidade de Cambridge e dois espaços periféricos, mas não menos importantes – e abrange uma área total de 15 mil metros quadrados”.
A obra permitirá “criar uma ligação entre as três zonas, organizando o espaço público e valorizando duas novas áreas do bairro do Ingote”, com introdução de uma zona de merendas na parte norte do bairro e a criação de acessibilidade e extensão das hortas urbanas na zona poente.
A Câmara de Coimbra salienta na nota que este investimento de 900 mil euros traduz a vontade de “melhorar a qualidade de vida da comunidade instalada” nos três bairros do planalto do Ingote.
Fonte: NDC

Hora de Fecho: Como será ir às compras num "shopping" em 2028? /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O crescimento do comércio online está a obrigar à reinvenção do negócio dos centros comerciais. Para evitar a morte que muitos vaticinam, vão transformar-se em "micro-cidades hiper-conectadas".
Foram aprovadas esta tarde as propostas de alteração do PSD, CDS e PCP sobre a contagem do tempo das carreiras especiais na função pública. PS ficou isolado no voto contra.
Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
É a primeira acusação da equipa da Lava Jato em São Paulo. Ex-presidente do Brasil é acusado influenciar negócios na Guiné Equatorial em benefício do grupo brasileiro ARG.
Eurico de Barros avalia a obra do realizador de "O Conformista", "O Último Tango em Paris", "1900", "A Tragédia de um Homem Ridículo" e "O Último Imperador", que morreu em Roma, aos 77 anos.
O AC Milan empatou com a Lazio, Gattuso não fez substituições e o vice-primeiro-ministro italiano, adepto rossoneri, criticou-o. "Este é um país inacreditável", respondeu o treinador.
O empréstimo da CGD ao grupo de Berardo para a compra de ações do BCP em 2007 é um dos créditos de alto risco que consta na auditoria forense. O empresário terá deixado dívida de 280 milhões.
O investigador He Jiankui garante ter conseguido alterar o ADN de embriões de duas gémeas entretanto nascidas. Ainda não confirmada, a reivindicação coloca muitas questões científicas e éticas.
Na praça lisboeta, a noite da passagem de ano começará com Diogo Beja e Joana Azevedo, prosseguirá com Daniel Pereira Cristo, Tatanka e Ana Bacalhau e terminará com hip hop e música de dança.
A agência espacial norte-americana NASA deverá colocar na superfície de Marte a sonda InSight, que vai estudar o interior do planeta vermelho. A sonda está em viagem há seis meses e meio. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
As sementes do populismo estão plantadas nesse distanciamento entre o quem governa e os esquecidos, cada vez mais profundo e cada vez mais irreversível. É uma questão de tempo até algo rebentar.
Luís Rosa
O cumprimento da pena de 5 anos aplicada a Armando Vara será um pequeno passo para sedimentar a ideia de que quem prevarica e viola a lei, é castigado pela Justiça. Faltam outros passos.
José Milhazes
Irritado com as declarações do Ocidente de apoio à Ucrânia com promessas de envio de reforços em armamentos, Putin volta à sua tradicional política de “reacções assimétricas”.
João Carlos Espada
O dogma de “Mais Europa” arrisca-se a produzir “Mais Europa” com menos europeus - e de certa forma já está a produzir, com a saída do Reino Unido.
Helena Matos
Durante 24 anos o Estado soube que uma estrada podia ruir. Nesses 8760 dias inspeccionou galheteiros, criou registos nacionais para galinhas e montou um big brother fiscal. Só nunca fechou a estrada.
MAGG

Fábio Martins
Ljubomir disse vários palavrões e obrigou a mãe do proprietário a admitir que não tinha jeito para a restauração. Contamos-lhe tudo.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Presidente ucraniano declara estado de exceção no país

Resultado de imagem para Presidente ucraniano declara estado de exceção no país
O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, assinou hoje um decreto em que declara o estado de exceção em todo o país.
A medida vem na sequência do apresamento pela Rússia, no domingo, de três navios da Armada da Ucrânia no mar Negro.
O estado de exceção estará em vigor até 25 de Janeiro de 2019, embora possa ser levantado a qualquer momento, segundo explicou o Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia.
O decreto presidencial, que não se traduz na mobilização obrigatória de tropas, terá ainda de ser aprovado pelo Rada Suprema, o parlamento da Ucrânia.
Lusa

De 23 a 25 de novembro | Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra realizou-se em Cantanhede




Cerca de 40 jovens, em presentação de 15 entidades associativas, participaram no 13.º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra que decorreu no fim-de-semana de 23 a 25 de novembro em Cantanhede.
Organizado pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, com o apoio da autarquia cantanhedense e do Instituto Português do Desporto e Juventude, o evento teve como objetivos estimular a capacidade empreendedora, promover projetos de cidadania ativa e democracia participativa e divulgar projetos e atividades associativas. Nesse sentido, o programa contemplou a realização de várias atividades lúdico-desportivas, workshops e outras ações, entre as quais a visita ao Biocant Park e a participação no Festival do Sarrabulho, em Murtede.
A receção aos intervenientes foi no auditório do Museu da Pedra, onde a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, destacou o interesse cívico, sociocultural e até político do encontro de associações e procedeu à caracterização dos principais fatores de atratividade do concelho de Cantanhede. Acompanhada de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio falou da “vitalidade do movimento associativo no Município” uma realidade que, segundo a autarca, “a Câmara Municipal acompanha de perto, na perspetiva de que é sua obrigação dar suporte às associações, apoiando-as na sua atividade de dinamização das comunidades locais e no reforço do seu papel Referindo que a sua “própria vivência associativa” lhe permite ter hoje “uma perceção muito clara da importância das funções que as associações desempenham e da sua influência benéfica na formação e educação dos jovens”, a líder do executivo camarário cantanhedense considera-as “autênticas escolas de virtudes que contribuem para posicionar a juventude em relação àquilo que verdadeiramente é importante para a vida e para o futuro”.
Para Helena Teodósio é aí que reside a importância de iniciativas como o 13.º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, porquanto “favorecem a troca de experiências, umas idênticas, outras eventualmente diferentes, e porque fomentam o debate em torno das questões que interessam aos jovens, e não apenas no que diz respeito à sua intervenção associativa”.




Também distinguida no abastecimento de água e na gestão de resíduos urbanos | INOVA - EM é a empresa com melhor desempenho no serviço de saneamento de águas residuais urbanas em Portugal


A INOVA-EM acaba de receber o Prémio Excelência em Saneamento de Águas Residuais Urbanas ao Consumidor, sendo assim reconhecida como a entidade com melhor desempenho a esse nível em Portugal. Atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), o prémio destaca a empresa municipal de Cantanhede como a melhor entre as três únicas operadoras do país que cumpriam os requisitos necessários para receberem o Selo de Qualidade do Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas.
Dos 14 parâmetros de avaliação a que foi sujeita neste âmbito, a INOVA-EM situou-se no melhor nível de classificação em 10, nomeadamente a acessibilidade física do serviço através de redes fixas, a acessibilidade económica, a resposta a reclamações e sugestões, a reabilitação de coletores, cobertura dos gastos e cumprimento da licença de descarga, entre outros.
Por outro lado, a empresa obteve ainda a revalidação do Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano, depois de já em abril deste ano ter também sido galardoada com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, vendo assim distinguidas as boas práticas adotadas nas áreas que estão no cerne do seu objeto social. “Resultado do trabalho de equipa, empenho e do esforço de todos os colaboradores” os prémios representam a concretização dos objetivos de uma entidade que procura afirmar-se como “referência a nível nacional, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos”, contribuindo para que “Cantanhede seja um dos concelhos com melhor qualidade de vida do país.”
Os mais recentes prémios conquistados pela INOVA-EM foram entregues ao presidente do Conselho de Administração, Idalécio de Oliveira, em 22 de novembro, no decurso de uma cerimónia que decorreu no âmbito da 13.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa e que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética e do Secretário de Estado do Ambiente. Presentes em representação da empresa estiveram também Nuno Laranjo, administrador, bem como Marco Simão, coordenador dos serviços de águas e saneamento, e Samuel Martinho, técnico da empresa.
Os prémios atribuídos pela ERSAR, no âmbito de uma parceria com o jornal Água&Ambiente, visam identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da entidade reguladora. O júri integrou representantes da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), ESGRA - Associação para a Gestão de Resíduos, APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.



Opinião | União e Confiança


O Litoral Centro recebeu o seguinte pedido: Agradecia publicação do artigo de opinião relativamente ao Montepio Geral - polémica sobre as eleições (profundamente divulgadas este semana na Comunicação Social).

Nos últimos anos, a Associação Mutualista Montepio tem enfrentado uma crise de reputação fatal para a sua ação e, principalmente, para sua capacidade de desenvolvimento.
A confiança na instituição Montepio, entre os seus Associados e no público em geral, encontra-se profundamente abalada por suspeições que decorrem, inevitavelmente, do modo de funcionamento do seu sistema de governo.
A falta de transparência de algumas decisões e a insuficiente ponderação de alternativas de ação sustentam essas suspeições. Neste contexto, reabilitar a confiança no Montepio apresenta-se como uma tarefa urgente e inadiável.
Para tal, é necessário melhorar o modelo de governação com a adoção de um modelo de gestão em que o processo de tomada de decisões seja completamente transparente e o Conselho Geral assuma o seu efetivo papel na definição da estratégia do Montepio e no controlo da atividade do Conselho de Administração.
De igual forma, importa reforçar a participação dos nossos Associados na vida associativa, nomeadamente através da promoção do orçamento participativo, criação de núcleos regionais de Associados e o exercício do voto eletrónico.
Contando com a colaboração de João Proença, ex-secretário geral da UGT, João Carvalho das Neves, Professor Catedrático do ISEG, e de João Costa Pinto, professor universitário e ex-vice Governador do banco de Portugal, e de uma vasta equipa que pretende um Montepio competente, solidário e responsável, estou certo que iremos assegurar o futuro da Associação Mutualista e de todo o universo Montepio.
Pretendemos unir os Associados, recuperando a confiança e assegurando um projeto claro de crescimento e inovação, assente nos pilares da inovação, conhecimento, sustentabilidade e valores.
A Associação Mutualista Montepio Geral (Montepio), pertença de mais de 617 mil Associados, no respeito pelos princípios da democracia, liberdade, independência e solidariedade, tem vindo, desde 1840, a desenvolver ações de proteção social nas áreas da segurança social e da saúde e a promover a cultura e a melhoria da qualidade de vida dos seus membros.
Procurando dar reposta, simultaneamente, aos problemas de cada um, per si, e de todos, no seu conjunto, o Montepio baseou sempre o desenvolvimento da sua atividade numa componente financeira sólida, construída a partir da ideia de que nunca se deve dar um passo maior do que a própria perna, e na transparência de processos e decisões.
As decisões de gestão tomadas no início desta década, à revelia do princípio de prudência anterior, afetaram de forma significativa a estrutura de balanço
da Instituição, impondo-se o regresso ao primado da segurança na gestão dos fundos mutualistas que os associados confiam à instituição, promovendo aplicações prudentes e diversificadas das suas poupanças.
É preciso ter confiança no futuro. Com os associados e com os trabalhadores do Montepio temos que virar a página do passado recente a que ninguém quer voltar. Estamos firmes nos nossos valores Mutualistas e daí garantirmos uma boa governação, baseada na ética e transparência de gestão, tornando o Montepio mais sustentável e inovador.

Fernando Ribeiro Mendes,
(Candidato a Presidente do Conselho de Administração, Lista B)


Um sincero agradecimento transmite bom sentimento

Caros amigos,

Em nome do Litoral Centro venho por este meio agradecer o vosso apoio e feedbak no tocante à Campanha que foi lançada para que pudéssemos atingir 1 milhão de visualizações. 

Já fomos mais além do que isso, ora vejam : 101.0 487 visualizações, e mais de 1 milhão de subscrições, como tal é lido vs consultado em mais de 120 Países, sendo o maior volume do EUA com cerca de 30,943.

Estamos a trabalhar para que o Litoral Centro seja a maior Plataforma Online do País, não estamos a sonhar, pois acreditamos no que fazemos porque além de coerentes somos consistentes, genuínos, aqui não existem duas faces, a não ser a imagem que encabeça o Litoral Centro, porque a paisagem está a ficar degradada vai-se lá saber porquê! 
Dizem que não existe dinheiro para projectos mais valiosos e úteis à comunidade aveirense, mas, para destruir o jardim do Rossio já há. que incoerência descomunal.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2336049876470412&set=a.112477882160967&type=3&theater 



Face ao exposto: 
SE O LEITOR É DOS QUE ACREDITA QUE A

UNIÃO FAZ A FORÇA, AJUDE A PARTILHAR ESTA
CAMPANHA COM OS SEUS AMIGOS
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online https://litoralcentro.blogs.sapo.pt/  
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!
Campanha para 2 milhões de visualizações. 
Bem-vindo ao Litoral Centro. A subscrição é anónima e gratuita. VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA! 
Consigo é possível! Siga as indicações que forem surgindo.
Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online 
editorlitoralcentro@gmail.com

Atividade operacional do fim de semana

Resultado de imagem para Atividade operacional do fim de semana
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 24 e 25 de novembro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
  1. Detenções: 114 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 73 por condução sob o efeito do álcool;
  • 12 por condução sem habilitação legal;
  • Seis por tráfico de estupefacientes;
  • Dois por posse de arma proibida;
  • Um por furtos;
  • Um por violência doméstica;
  • Um por ofensas à integridade física;
  • Um por permanência ilegal em território nacional.
  1. Apreensões:
  • 450 doses de MDMA;
  • 296 doses de haxixe;
  • 260 doses de Anfetaminas;
  • 202 doses de cocaína;
  • Uma arma de fogo;
  • Uma arma branca;
  • Quatro veículos;
  • 280 quilos de pinhas;
  • 11 quilos de pescado;
  • 790 euros em numerário.
  1. Trânsito:
Fiscalização: 1 454 infrações detetadas, destacando-se:
  • 366 excessos de velocidade;
  • 136 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 58 por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 41 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 25 relacionadas com tacógrafos;
  • 19 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 19 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Litoral Centro – Comunicação e Imagem


INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Campanha para 2 milhões de visualizações.
Bem-vindo ao Litoral Centro. A subscrição é anónima e gratuita. 
VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA!

RGPD Empresas continuam a violar a lei, apesar do novo Regulamento de Proteção de Dados

Associação de Proteção de Dados avisa os consumidores: é urgente proteger as informações pessoais perante a ameaça digital.

No início a maioria das empresas jogou à defensiva e cumpriu o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) à risca, com receio das multas chorudas (até 20 milhões de euros ou 4% do volume de negócio) que se adivinhavam perante o incumprimento da Lei.

Deixa andar

Antes do RGPD entrar em vigor, a 25 de maio, quem não recebeu dezenas de emails com pedidos de consentimento livre e inequívoco sobre a utilização de dados pessoais? Pois é, mas o cenário tem vindo a mudar.
"Agora as empresas estão a começar a deixar andar, a deixar ver o que vai acontecer", diz o presidente da Associação de Proteção de Dados (APD). Henrique Santos lamenta que, seis meses depois de o novo regulamento ter entrado em vigor, muitas empresas públicas e privadas não estejam a cumprir a Lei, que pretende criar um enquadramento jurídico a nível europeu, aplicado de forma transversal pelos Estados-membros.

"Muito abaixo do que era esperado"

E se há organizações que foram pouco rigorosas na mudança, outras há que nem chegaram a rever os procedimentos. Muitas empresas privadas e várias entidades do setor público (pese embora a moratória de três anos prevista na proposta de lei, ainda por aprovar), continuam muito aquém do que seria de esperar pelo RGPD: "As [empresas] que lidam com dados críticos na saúde, a própria administração pública, seria de esperar uma maior capacidade de adaptação ao regulamento, nomeadamente através de formação e preparação dos responsáveis pela proteção de dados nas empresas e organizações. Está muito abaixo do que era esperado."
Henrique Santos explica que em relação às grandes empresas privadas que usam os dados como estratégia de negócio, como bancos, seguradoras e operadores de telecomunicações, o cenário é outro. Nesses casos, como era de prever, o RGPD teve mais impacto e está efetivamente a ser cumprido.

Fazer queixa é o 1.º passo


Ainda assim há exemplos que precisam de ser corrigidos: "É fácil encontrarmos sites onde vamos fazer transações comerciais e que claramente nos estão a pedir dados que não nos explicam para que é que eles servem. Já deviam ter isso corrigido". O presidente da APD lembra aos consumidores que nestes casos é preciso fazer queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) para tornar o RGPD mais efetivo e que essa é precisamente uma das premissas do documento: responsabilizar os cidadãos, que passam a ter parte ativa na gestão dos seus dados.

Lembra-se da Cambridge Analytica?

O investigador lembra ainda que cada um de nós tem o direito e o dever de proteger as suas informações pessoais: "Neste processo de transformação digital, em que toda a nossa informação ligada a organizações pode ser abusivamente utilizada, as pessoas se continuarem a deixar as coisas acontecer vão começar a autorizar as organizações a utilizarem os seus dados para fins menos corretos. Se as pessoas continuarem naquela atitude passiva de pôr a cruz e aceitar tudo, isso pode ser perigoso."
O perigo não se vê mas é real, exemplo disso é o polémico caso Cambridge Analytica, a empresa de análise de dados que em 2014 copiou a informação de mais de 80 milhões perfis do Facebook, sem consentimento, e utilizou os dados para vender publicidade a campanhas eleitorais e fins estatísticos.

Multas já aplicadas

A APD lembra que o RGPD obriga as empresas a indicarem, por exemplo, que tipo de dados vão usar, durante quanto tempo e com que objetivo. Caso contrario há multas pesadas, que já começaram a ser aplicadas. Pesadas como? Como a coima de 400 mil euros aplicada em outubro pela CNPD ao Centro Hospitalar do Barreiro Montijo, pelo acesso indevido a dados clínicos de doentes, por parte de profissionais não médicos.

Fonte: TSF


Sindicato dos Jornalistas: Ministra da Cultura teve “piada falhada”

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, acusa a generalidade dos ministros da Cultura de "sempre parecem esquecer que têm a tutela" da Comunicação Social.
Resultado de imagem para Sindicato dos Jornalistas: Ministra da Cultura teve “piada falhada”
A presidente do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Sofia Branco, considera que a ministra da Cultura teve uma "piada falhada" ao referir-se, no México, à imprensa portuguesa.
"A ministra tentou ter piada, parece-me, mas saiu-lhe um pouco mal, sobretudo porque detém a tutela da Comunicação Social e diz, que estando no México, não pode ler jornais, quando há edições online. Uma ministra da Cultura deve estar informada.", diz Sofia Branco à Renascença.
A dirigente sindical nota, ainda, que Graça Fonseca "fez uma declaração infeliz" ao tentar "fugir a uma pergunta".
Sofia Branco considera que a ministra Graça Fonseca "esqueceu-se" de que tutela o setor, à semelhança do que aconteceu com "os ministros da área que a precederam".
"Sempre parecem esquecer que têm a tutela. O sindicato não concorda com uma tutela partilhada, em que a Comunicação Social está com outras áreas, que se sobrepõem sempre", diz Sofia Branco, exemplificando: "Ainda recentemente, a ministra deu uma entrevista longa em que pouco fala da Comunicação Social e, praticamente, não recebeu organismos do setor."
O SJ solicitou uma audiência "há bastante tempo", mas a reunião só foi marcada para o início de Dezembro. "Vamos apelar a que o Governo se debruce sobre a questão da sustentabilidade da Comunicação Social e gostaria muito de ver a ministra apelar à literacia mediática, ao contrário do que fez em Guadalajara", remata Sofia Branco.
rr.sapo.pt

Aveiro recebe os maiores especialistas mundiais de construção sustentável

A Associação Passivhaus Portugal e a Homegrid informam que a 6.ª Conferência Passivhaus Portugal, a realizar-se nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

A iniciativa vai centrar-se na relação entre a qualidade dos edifícios e a saúde e bem-estar dos seus ocupantes e pretende mostrar que é possível implementar a construção sustentável em Portugal, permitindo poupanças de energia entre os 75% e 90% e também ganhos na saúde dos habitantes.

A sessão de abertura realiza-se no dia 29, quinta-feira, pelas 09h00, com a intervenção de João Marcelino, fundador da Associação Passivhaus Portugal e residente na primeira Passive House portuguesa certificada, que vai fazer um balanço sobre a implementação deste tipo de construção em Portugal.

A Conferência conta com a participação dos maiores especialistas mundiais da construção Passive House. A organização acredita que é fundamental apostar na formação e na consciencialização até porque a partir de 2019 a eficiência energética passa a ser uma obrigatoriedade. A Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios obriga a que a partir de 1 de janeiro de 2019, em novos edifícios públicos, e de 1 de janeiro de 2021, em novos edifícios particulares, seja implementado o NZEB (Nearly Zero Energy Building), ou seja, edifícios com necessidades quase nulas de energia.


Lloyd Alter, arquiteto e professor canadiano, é um dos convidados da iniciativa para apresentar a sua visão sobre o futuro dos edifícios e da nossa forma de habitar e usufruir do planeta. Lloyd Alter é ainda editor do site www.treehugger.com, um dos principais órgãos de comunicação de sustentabilidade a nível mundial.

De Espanha vem Germán Velázquez, arquiteto e especialista Passive House, que tem sido um dos grandes impulsionadores em Espanha. É autor do projeto do mais alto edifício Passive House no mundo, a torre Bolueta, em Bilbao, um projeto de 361 habitações sociais com uma altura de 88 metros.

A 6.ª Conferência Passivhaus Portugal conta ainda com a presença de Álvaro Andrade, arquiteto e investigador da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Guilherme Carrilho da Graça, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e especialista em física dos edifícios e sistemas energéticos; Manuel Duarte Pinheiro, professor no Instituto Superior Técnico e autor do LiderA, um sistema de avaliação e certificação da construção sustentável; e o inglês Oliver Style, consultor energético com 10 anos de experiência no estudo e implementação do conceito Passive House.

Anadia esteve em destaque na “Praça da Alegria” na RTP

Os utentes e respetivos técnicos das três instituições de solidariedade social do concelho de Anadia que compõem o núcleo dinamizador do projeto Artcomvida, nomeadamente APPACDM de Anadia, Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim e Centro Cultural e Recreativo da Poutena, acompanhados pela Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira e da Psicóloga Ana Rodrigues, estiveram presentes, no passado dia 22 de novembro, no programa da RTP 1, “Praça da Alegria”.
A participação no programa televisivo teve como principal objetivo dar a conhecer este projeto, da responsabilidade da Rede Social de Anadia e previsto no seu Plano de Ação para 2018, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia.
Durante o programa foi ainda mostrada uma reportagem que a RTP fez, na Pedralva – Anadia, com a recriação pelos utentes do Centro Social, Recreativo e Cultural da Pedralva, de uma das cenas da curta metragem que realizaram.
“ArtcomVida” tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores, promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes, bem como promover momentos de diversão e de convívio.