quinta-feira, 3 de março de 2022

Ikea suspende operações na Rússia e Bielorrússia. Decisão afeta 15 mil trabalhadores

Grupo Ikea anunciou esta quinta-feira que vai "suspender temporariamente" as operações na Rússia e na Bielorrússia. Decisão vai afetar 15 mil trabalhadores diretos.

Nos últimos dias, várias têm sido as empresas que cortaram ligações comerciais com a Rússia. Esta quinta-feira, foi a vez do grupo Ikea anunciar que vai “suspender temporariamente” as operações na Rússia e na Bielorrússia, uma decisão que afeta 15 mil empregos diretos.

A guerra já tem um enorme impacto humano. Além disso, está também a provocar sérias interrupções na cadeia de abastecimento e nas relações comerciais. Por todas essas razões, os grupo Ikea decidiu suspender temporariamente as operações da IKEA na Rússia”, aponta o grupo num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Neste contexto, a decisão implica que o grupo Ikea vai “interromper todas as exportações e importações dentro e fora da Rússia e da Bielorrússia”, bem como “interromper todas as operações de produção da Ikea Industry na Rússia”.

O grupo sueco adianta ainda que vão ainda ser suspensas todas as operações de retalho na Rússia, contudo, os shoppings MEGA vão continuar abertos, para garantir que os cidadãos russos “tenham acesso às suas necessidades diárias e essenciais”, como alimentos e medicamentos.

Em comunicado, o grupo Ikea sinaliza ainda que esta decisão vai afetar diretamente 15 mil funcionários da empresa, pelo que o grupo compromete-se a garantir “a estabilidade dos empregos” e os salários num “futuro imediato”.

O grupo sueco lamenta ainda “guerra devastadora na Ucrânia”, sublinhando que a Fundação Ikea, financiada pela Fundação Ingka, realizou esta quinta-feira uma “doação imediata” no valor de 20 milhões de euros para apoiar os refugiados ucranianos. Além disso, o grupo Inter IKEA e o grupo Ingka Group vão disponibilizar cada um, 10 milhões de euros, para a Agência da ONU para Refugiados, para a Save the Children e outras organizações não governamentais locais.

Depois das sanções económicas de vários governos, nos últimos dias várias marcas internacionais e internacionais anunciaram que vão suspender as operações de e com a Rússia, como represália da invasão militar à Ucrânia.

Joana Morais Fonseca/ECO

RÚSSIA | Protestos contra invasão da Ucrânia na Rússia

Cada vez que o líder da oposição russa Alexei Navalny pede aos partidários para saírem às ruas o resultado traduz-se em prisão ou repressão dos protestos. Dezenas de manifestantes contra a invasão da Ucrânia foram detidos em São Petersburgo. Os protestos têm sido diários desde que as tropas russas entraram na Ucrânia na semana passada.

Um artista e ativista de 77 anos, participou na manifestação e foi afastada pela polícia. Milhares de pessoas têm desafiado a polícia por toda a Rússia em protestos contra a invasão da Ucrânia. 

Fonte: euronews

Governo informa que Portugal já recebeu 672 pedidos de refugiados ucranianos para proteção temporária

Portugal recebeu desde o início do conflito 672 pedidos para proteção temporária ao abrigo da resolução aprovada pelo Conselho de Ministros para acolhimento de refugiados que fogem da invasão russa da Ucrânia. Destes, 530 foram emitidos desde terça-feira, anunciou hoje a secretária de Estado da Administração Interna.

“O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recebeu, desde o início do conflito e até às 13:00 de hoje, 672 pedidos de proteção relacionados com o conflito na Ucrânia”, indica o MAI, numa resposta enviada à agência Lusa.

Dos 672 pedidos, 530 foram feitos entre terça-feira e hoje no seguimento da resolução de Conselho de Ministros que concede proteção temporária a pessoas deslocadas da Ucrânia em consequência da situação de guerra. Foi essa também a informação dada pela secretária de Estado da Administração Interna.

Neste momento temos já, até às 13:00 de hoje [hora local, menos uma em Lisboa], 530 pedidos de proteção temporária ao abrigo desta resolução do Conselho de Ministros”, anunciou Patrícia Gaspar, falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas, no final de um Conselho extraordinário dos Assuntos Internos da UE.

O Ministério da Administração Interna avança que os restantes 142 pedidos foram feitos entre 24 e 28 de fevereiro e estão enquadrados no âmbito dos pedidos de proteção internacional efetuados antes da entrada em vigor da resolução do Conselho de Ministros.

Segundo a mesma resolução, aos requerentes de proteção temporária é atribuída, de forma automática, autorização de residência por um ano, que pode ser prorrogada duas vezes por um período de seis meses.

O MAI refere que estes pedidos podem ser apresentados nos centros nacionais de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) e nas delegações regionais do SEF.

A informação foi avançada depois de, na passada terça-feira, o Conselho de Ministros ter aprovado uma resolução que contempla um conjunto de requisitos simplificados para a obtenção de proteção temporária, para refugiados, devido à guerra que se vive na Ucrânia.

Falando nesse dia em conferência de imprensa depois do Conselho de Ministros extraordinário, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, revelou que Portugal tem capacidade para o alojamento de 1.245 pessoas que estejam deslocadas da Ucrânia.

“Essa questão prende-se com aquela que vier a ser a dinâmica da chegada dos cidadãos e dos destinos que venham a ser eleitos. Em termos nacionais, a disponibilidade que foi dada foi esta estimativa, [mas] não significa que ela não possa aumentar, vamos ter de ir aferindo à medida que vamos percebendo qual o nível de chegadas que vamos ter em território nacional”, explicou hoje Patrícia Gaspar.

A secretária de Estado da Administração Interna explicou que, dos 530 pedidos para proteção temporária já feitos, “não significa que estas pessoas fiquem todas em alojamentos providenciados”, podendo tratar-se de familiares de ucranianos residentes em Portugal.

Hoje, os ministros dos Assuntos Internos da UE chegaram a um “acordo histórico” para ativar, pela primeira vez, a diretiva que concede proteção temporária no bloco a refugiados, dirigida aos ucranianos que fogem da invasão russa.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disponibiliza, a partir de hoje e em todo o país, balcões de atendimento dedicados exclusivamente a cidadãos ucranianos.

Estes balcões, abertos entre as 08:30 e as 20:00, destinam-se a receber os pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos e funcionam em exclusivo com elementos do SEF que se ofereceram, em regime de voluntariado

Aval a proteção temporária revela "solidariedade incondicional" da UE

“Hoje foi um dia muito importante não só para Portugal, mas também para toda a UE e, obviamente, para a Ucrânia porque é uma manifestação do apoio e da solidariedade incondicionais face ao que está a acontecer”, disse a secretária de Estado da Administração Interna.

A governante assinalou que “esta ativação se prende com a situação da Ucrânia e, no fundo, vai permitir criar linha de base comum a todos os Estados-membros para garantir o acolhimento homogéneo dos cidadãos que estejam na Ucrânia, ucranianos ou não, e que desejem vir para a União em busca de proteção”.

“Em Portugal, já tínhamos aprovado um mecanismo nacional que permitia garantir este procedimento, através de uma resolução do Conselho de Ministros, […] e inclusive já estamos a receber cidadãos com base nestes procedimentos”, revelou Patrícia Gaspar.

A governante adiantou que “houve unanimidade” na votação e que no encontro participou, por videochamada, o ministro do interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky.

Na reunião extraordinária de hoje, os ministros dos Assuntos Internos da UE deram aval à proposta apresentada na quarta-feira pela Comissão Europeia de ativação da diretiva que permite conceder proteção temporária a refugiados, dirigida aos ucranianos que fogem da invasão russa, bem como de criação de “corredores” de emergência em controlos transfronteiriços.

Esta diretiva comunitária sobre proteção temporária no caso de afluxo maciço de pessoas deslocadas está em vigor desde 2001, mas nunca tinha sido ativada durante estes 20 anos.

ENCONTRE O SEU “DESTINO DE VIAGEM” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 O Município de Silves promove, durante o mês de março, a exposição temática “Destino de Viagem”, na Biblioteca Municipal de Silves (BMS).

Se ainda não sabe para onde viajar a Biblioteca Municipal dá-lhe uma ajuda. Conheça as sugestões expostas na Sala António Lobo Antunes e marque o seu próximo destino de viagem.

Aqui vai encontrar guias de  viagens e uma panóplia de informações úteis: como ir, onde ficar, quando ir, itinerários e dicas de viagem.

 

Em março destacamos para si:

 

“Os 200 melhores percursos de Trekking de Portugal”, de Miguel Judas

Sinopse

 

O mais importante não é a partida nem a chegada. O que interessa é o caminho. Com 561 km de comprimento, 218 km de largura e 2351 metros de altitude, Portugal é um mundo por descobrir, que compensa a (relativa) pequena dimensão do território com uma surpreendente variedade de paisagens. E que melhor modo haverá para o fazer senão a pé, com tempo para apreciar e usufruir do que não está à vista?
É esse o desafio que fazemos ao leitor neste guia: que parta à descoberta das serras e montanhas, das planícies e rios, das ilhas, praias e cidades, da história, do património e especialmente das gentes, sempre com um pé a seguir ao outro, porque o mais importante não é a partida nem a chegada. O que interessa é o caminho.

 

“Guia do viajante: organização, prevenção, resolução de conflitos”, de Nuno Calçado Carvalho

Sinopse

Um Guia para Viajantes! Deseja obter dicas de viagens certeiras? Dicas e sugestões que possam acrescentar e te orientar em suas viagens? O Guia do Viajante pode te ajudar!

 

“Ir é o melhor remédio – Algarve: bem-vindos ao Algarve: onde comer, onde ficar”, de Teresa Conceição

Sinopse

Esta é uma visita guiada ao Algarve. Feita na primeira pessoa. Teresa Conceição, jornalista e algarvia, leva-nos de Barlavento a Sotavento, passando pela Serra e pelas ilhas formosas, num aventuroso périplo de sensações, numa festa de cinco sentidos. De passeio em passeio, de restaurante em restaurante, de praia em praia, de hotel em hotel, este IR ao ALGARVE é um roteiro com histórias dentro. Um roteiro que revela um Algarve desconhecido e que redescobre, com outros olhos, o Algarve que já se julgava conhecer.
Com centenas de fotos, números de telefone, preços e mapas. E nem por isso o leitor deixará de se perder! Vai perder-se de gosto e vai perder-se de amores nesse lençol pendurado do «V» de Vila do Bispo ao «V» de Vila Real de Santo António.
O «meu Algarve» de Teresa Conceição vai passar a ser o «seu Algarve».

 

“As melhores praias de Portugal”, Geovirtual

Sinopse

Uma seleção das 40 melhores praias do litoral portuguêsFotografias aéreas do litoral para conhecer as praias e seus arredoresInformação completa sobre serviços, acessos e outros aspetos de interesse

 

“Leva-me contigo”, de Afonso Reis Cabral

Sinopse

A Estrada Nacional 2, com os seus quase 739 quilómetros, é a maior de Portugal e uma das maiores do mundo. Atravessa Portugal de Chaves a Faro, numa linha contínua que não é feita só de asfalto. Estrada mítica e com identidade própria, é o mais belo caminho para conhecer as pessoas, as paisagens - o País, em suma.
 O escritor Afonso Reis Cabral - autor dos romances O Meu Irmão  (vencedor do Prémio LeYa) e Pão de Açúcar - decidiu percorrê-la a pé.
Durante vinte e quatro dias, completamente sozinho, deixou que a estrada o guiasse: cruzou montanhas e planícies, mergulhou em rios, caminhou debaixo de tempestades e sob o sol ardente. Mas sobretudo parou para conversar com quem encontrava. No fim de cada dia, publicava na sua página de Facebook um diário escrito no telemóvel relatando os principais eventos da viagem. Com milhares de leitores, comentários e partilhas, os seus textos geraram grande entusiasmo.
Agora em versão ampliada e ilustrada, eis em livro o diário do caminho.

 

“Roma: Guias de Viagem”

“Creta: Guias de Viagem”

“Marraquexe: Guias de Viagem”

“Praga: Guias de Viagem”

Sinopse

Estes Guias de Viagem TOP 10 têm tudo o que não pode perder, qualquer que seja o tipo de viagem que vai realizar.

 

“Cairo e o melhor do Egipto”, Guias lonely Planet

Sinopse

História. Tudo sobre esta cultura, das pirâmides até aos papiros.

Natureza. Propostas para escolher o seu safari pelo deserto ou mergulho no Mar Vermelho.

Cruzeiros. Percursos pelas lentas águas do Nilo, quer em falua quer em naves de grande luxo.

Alojamentos. Preciosa informação actualizada sobre todo o tipo de hotéis em todos os destinos.

 

“Nova Iorque”, Guias lonely Planet

Sinopse

Explorar a cidade. Mapas, planos itinerários e circuitos a pé que incluem tudo o que não se deve perder.

Diversão garantida. O último grito em discotecas, bares do mais cool, divertidos cabarés.

Descansar Comodamente. Num moderno hotel boutique, ou num colossal arranha-céus da Times Square.

 

“Paris”, Guias lonely Planet

Sinopse

Comer maravilhosamente. Dos mais célebres restaurantes às mais delicadas pâtisseries.

Onde Comprar. Tudo: queijos e vinhos de exceção, perfumes únicos, a Haute Couture.

Escapadelas.  Excursões de um dia para visitar palácios, catedrais, castelos.

 

“Amesterdão”, Guias Lonely Planet

Sinopse

De bicicleta ou a pé. Este guia oferece circuitos que o levarão aos locais mais atrativos.

Lazer. As chaves para fruir ao máximo a cidade com a maior vida noturna da Europa.

Alojamento. Hotéis pequenos em casas remodeladas ao longo dos canais, hotéis grandes e luxuosos, albergues económicos…

 

Castelo de Paiva, | AFVTER ASSINALA AMANHÃ 21º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA. Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro

Completa-se amanha 21 anos relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.

Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheioum autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Riosem parceria com a edilidade local, promove amanhãao final da tarde, as cerimonias do 21º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.


O programa que assinala esta data, contará com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER, e refere uma missa na Igreja Paroquial de Sebolido, Penafiel, pelas 18h00 com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.


Depois, pelas 19 horas, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.


Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

                

Carlos Oliveira

CRIANÇAS PAIVENSES VÃO TER ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS. Durante o período da Páscoa

 Iniciativa dinamizada pela Biblioteca Municipal

A Câmara de Castelo de Paiva, através dos serviços da Biblioteca Municipal vai promover no período das férias escolares da Páscoa, uma semana de actividades extra - curriculares para as crianças do concelho, uma iniciativa outrora realizada com sucesso e que se espera venha a registar uma boa adesão de crianças e jovens.


Durante a semana de actividades, que vai decorrer entre 11 e 14 de Abril, no horário das 14h às 16h30, depois do acolhimento dos participantes e das dinâmicas de grupo, os dias vão ser preenchidos com atelier de Páscoa, conversas na Biblioteca, visitas, realização de jogos e iniciativas culturais, assim como contactos com a natureza na Quinta do Pinheiro e sessão de “ Cinépipoca “.


As inscrições para participar nesta iniciativa municipal são limitadas, e estão orientadas para crianças dos 6 aos 11 anos, podendo ser efectuadas nas instalações da Biblioteca Municipal, no período de 8 a 19 de Março.


Sublinhando o interesse desta actividade, gizada para a ocupação das crianças em período de férias escolares, a Vereadora da Educação Liliana Vieira destaca que “ na gestão municipal, as politicas educativas e sociais são um eixo fundamental da acção governativa, e assim queremos continuar a desenvolver iniciativas para valorizar sempre a motivação educacional das nossas crianças, possibilitando a oportunidade de se juntarem e serem felizes em actividades e dinâmicas de grupodaí considerar que, esta e outras iniciativas orientadas para a valorização e sociabilização das nossas crianças, são entendidas como vertentes fundamentais da valorização humana, que procuramos manter e até reforçar “.

 

Carlos Oliveira

Marinha Grande | CONCERTO IBERZITOS REGRESSA AO TEATRO STEPHENS

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo “Iberzitos vão à Música”, com o tema “Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes”, no dia 20 de março (domingo), pelas 11h00, cuja entrada é gratuita.

Este é um espetáculo dirigido às famílias, que conta com a participação da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria, dirigida pelo maestro Mário Teixeira, com a narração de Nádia Gomes e apresentação de Mário Teixeira.

Com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, este espetáculo é realizado pelo Grupo Iberomoldes, com o objetivo de promover a música clássica e o encontro de gerações, apresentando ao público marinhense o espetáculo “Dom Quixote de la Mancha – Miguel de Cervantes”, que integra o V Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos Vão à Música”.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala e levantamento de bilhete, no Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Reforçados laços entre Ansião e Mosteiros


O Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, acompanhado pelos Vereadores, recebeu, no dia 2 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, que se deslocou em visita oficial no âmbito da geminação que existe desde 2015.

Fábio Vieira foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para um momento que serviu para afirmar e aprofundar as relações e a cooperação entre as duas comunidades, que brevemente será cimentada com a construção da Praça de Ansião, em Mosteiros, e da Rua Cidade de Mosteiros, em Ansião.

António Domingues congratulou-se com a proximidade entre os dois povos e disponibilizou-se para o fomento desta relação, enquanto o Presidente de Mosteiros agradeceu a oportunidade do encontro, salientando que Ansião tem sido um município estratégico em termos de geminação, como um exemplo de boas práticas na governança autárquica.

A partilha de experiências e de projetos de interesse comum foi outro objetivo da deslocação de Fábio Vieira a Ansião, incluindo iniciativas que visam potenciar a agricultura e a pecuária como fontes de riqueza da terra do Café do Fogo.

Neste sentido, à receção seguiu-se uma reunião de trabalho entre os presidentes das duas autarquias e a coordenação técnica da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, que integra o Município de Ansião. Tendo já marcado presença em Mosteiros numa visita de trabalho com o apoio do município, a associação apresentou agora uma proposta de cooperação transnacional, que prevê a possibilidade de apoio financeiro nas áreas de agricultura, pecuária, turismo e promoção de produtos endógenos.

O Presidente da Câmara de Ansião disponibilizou todo o apoio necessário e propôs que fossem agilizados todos os procedimentos a fim de tornar mais célere a concretização do projeto em prol do desenvolvimento da cidade irmã.


Este encontro culminou com uma visita ao Parque Empresarial do Camporês e ao Centro de Negócios por forma a dar a conhecer a dinâmica empresarial do concelho, com destaque para a ampliação do parque, e as diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo.

Desta visita ficou ainda o convite para que o Presidente da Câmara Municipal de Ansião e a Terras de Sicó marcassem presença no Festival do Café, a ter lugar nos dias 22 e 23 de abril em Mosteiros, não só para dinamização de diversos momentos do programa, como palestras temáticas alusivas às áreas do projeto, como também para um melhor conhecimento das práticas autárquicas.

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE AUMENTA COBERTURA WIFI NO CENTRO DA CIDADE

A Marinha Grande conta com 16 novos pontos de acesso gratuito à internet, instalados no âmbito da candidatura da Câmara Municipal ao projeto WiFi4EU da Comissão Europeia, que reforçam assim a cobertura WIFI que já existia no centro da cidade.

A instalação dos novos equipamentos permite melhorar a qualidade e velocidade das ligações, dando ênfase à segurança informática dos utilizadores desta rede gratuita.
Os equipamentos foram instalados em zonas de acesso público que se espera de maior adesão, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho, Edifício Machado Santos, Arquivo Municipal, Biblioteca Municipal, Museu do Vidro, Museu Joaquim Correia, Casa da Cultura Teatro Stephens, Galeria Municipal e Edifício da Resinagem.

Para aceder ao novo sistema em qualquer destes locais, será apenas necessário ligar um equipamento móvel com sistema WiFi à rede WIFI4EU e navegar.

O investimento é comparticipado pela Comissão Europeia por meio de “vouchers”, para “aquisição de equipamento e custos de instalação de soluções WiFi para utilização gratuita em locais públicos.

Universidade Católica e Serralves apresentam exposição de João Paulo Feliciano. Inauguração a 8 de março na Escola das Artes da Católica no Porto,

 “Ajax et Plures” é o nome da nova exposição do artista visual e músico João Paulo Feliciano que estará patente no campus Porto da Universidade Católica Portuguesa. Uma iniciativa que se enquadra na adesão da Universidade Católica como membro fundador da Fundação de Serralves. A exposição contempla um conjunto de obras dos anos 1990 e 2000 do artista, pertencentes à coleção de Serralves, e conta também com uma obra inédita concebida para a Universidade. De entrada livre, a inauguração está agendada para 8 de março, às 19h00, na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto.  

As obras apresentadas na exposição são representativas de momentos distintos do percurso de João Paulo Feliciano, onde será possível assistir à atitude irónica e provocadora do artista, bem como a sua vontade de implicar o espetador na interpretação da sua obra, características que se revelam transversais no diverso corpo do seu trabalho. Os trabalhos dos anos 90 caracterizam-se por gravitarem em torno do mundo da música rock e da realidade urbana. Já as obras de 2004 e 2021 demonstram um interesse pela exploração de fenómenos de perceção e permitem distinguir uma inflexão na relação com a tecnologia.  


Além das obras pertencentes à coleção de Serralves, a exposição integra uma obra inédita de João Paulo Feliciano para o campus Porto da Universidade Católica. Nesta obra, intitulada “Ajax”, o artista explora as potencialidades do suporte, mais concretamente, da janela enquanto “interface luminoso”, que encaminha a luz do exterior para o interior e vice-versa, ao mesmo tempo que estabelece um jogo de formas e cores cambiantes, resultando numa instalação imersiva que abarca todo o espaço do corredor e transborda para o exterior. 


Uma vez que para João Paulo Feliciano os títulos dos seus trabalhos se constituem enquanto “extensões linguísticas” de cada obra, “Ajax et Plures” evoca simultaneamente uma figura mitológica, um clube de futebol e um simples limpa-vidros, referenciando universos tão distintos quanto os que o seu corpo de trabalho tende a abarcar. 


A exposição “Ajax et Plures” de João Paulo Feliciano tem curadoria de Joana Valsassina, curadora do Programa Nacional de Itinerâncias na Fundação de Serralves, e de Nuno Crespo, curador e diretor da Escola das Artes da Universidade Católica. No total, são cinco obras distintas de João Paulo Feliciano que vão ser apresentadas nas janelas do corredor da Escola das Artes, dando assim continuidade a uma série de trabalhos site-specific que o próprio concebeu em 2004 para os edifícios do Museu de Serralves e da Bienal de São Paulo, no Brasil. 

 

EXPOSIÇÃO AJAX ET PLURES 

Artista: João Paulo Feliciano ·  

8 março · 1 de novembro de 2022 

ORGANIZAÇÃO: Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto; Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa - Porto 

CONCEITO: Joana Valsassina, Nuno Crespo 

Entrada Livre · de terça a sexta · 14H00 – 19H00 

Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa 

Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto 

Carnaval de Buarcos Figueira da Foz atraiu cerca de 20 mil pessoas

Escola de Samba Unidos do Mato Grosso e Infante D. Pedro vencem Carnaval 2022
A Escola de Samba Unidos do Mato Grosso e o Grupo Infante D. Pedro foram os grandes vencedores eleitos pelo júri da edição 2022 do Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz.

O veredicto dos jurados determinou ainda que a Escola de Samba Novo Império conquistasse o segundo lugar, enquanto o terceiro prémio ficou para a Escola de Samba A Rainha.

Nos grupos, o segundo lugar coube ao Grupo Instrução e Sport, de Buarcos, enquanto o terceiro posto foi ocupado pelo grupo apresentado da Sociedade Instrução e Recreio de Lares.

Já o público escolheu a Rainha como melhor Escola de Samba, e o grupo da Infante D. Pedro repetiu a vitória conquistada junto do júri.

O evento, que terminou esta terça-feira com um final de tarde bastante molhado, terá envolvido mais de 20 mil pessoas nos 3 desfiles apresentados, entre o desfile noturno das Escolas de Samba, o Carnaval de Domingo e o Grande Corso Carnavalesco de ontem.

Para Adelino Vaz, presidente da direção da ACBFF, “independentemente de todas as votações, o grande vencedor desta edição é o público, que aderiu em massa ao Carnaval e demonstrou que foi uma decisão acertada manter a realização do evento”. “O Carnaval de Buarcos Figueira da Foz sai claramente reforçado e quem ganha é o concelho, que mais uma vez afirma um evento local no panorama nacional. É precisamente para isso que a ACBFF, em parceria com a Câmara Municipal, trabalha todos os anos”, frisa o responsável.

A Associação de Carnaval de Buarcos Figueira da Foz agradece ainda a todas as entidades envolvidas na realização deste Carnaval, desde as associações, grupos e escolas de samba que desfilaram, até à Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, Cruz Vermelha da Figueira da Foz, Polícia de Segurança Pública, Polícia Marítima, Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Sapadores, que apoiaram igualmente de forma decisiva a organização.

Um agradecimento especial ao Agrupamento de Escuteiros 1215 de Tavarede, que há vários anos assegura as bilheteiras do evento, e ainda aos Escuteiros Marítimos da Figueira da Foz que este ano assumiram algumas bilheteiras de reforço.

Queremos ainda expressar uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos funcionários e técnicos das equipas da Câmara Municipal da Figueira da Foz alocadas ao evento, por mais uma vez, com enorme sentido de missão e serviço público, terem contribuído de forma decisiva para o sucesso deste Carnaval, ajudando a ultrapassar todos os obstáculos e imprevistos.

A ACBFF aproveita ainda para reconhecer o apoio estratégico da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que ao longo dos anos tem permitido melhorar a qualidade e aumentar a visibilidade do Carnaval de Buarcos Figueira da Foz.

A organização ainda não apurou os números finais de bilhetes vendidos, mas admite que esta edição poderá ter sido a melhor dos últimos anos e muito provavelmente a melhor desde que o evento é organizado pela Associação de Carnaval Buarcos / Figueira da Foz em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.

O Carnaval de Buarcos / Figueira da Foz foi o único corso do género a realizar-se em todo o país e envolveu três escolas de samba, cinco grupos alegóricos e ainda os carros da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, o carro dos Reis e Padrinhos (Helena Ferreira e Carlos Simpatia; Cristina Félix e Carlos Certo), um desfile de carros clássicos e algumas animações adicionais, num total de quase mil desfilantes.

Presidente da Câmara de Cantanhede reúne com cidadãos da Ucrânia. Município avalia necessidades das vítimas da guerra

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, reúne esta sexta-feira, 4 de março, com os cidadãos da Ucrânia residentes no concelho de Cantanhede. Este encontro, que se realiza a partir das 19h00 no salão nobre dos Paços do Concelho, visa definir um conjunto de medidas de apoio a um povo que está confrontado com um cenário de guerra, devido à ofensiva militar por parte da Rússia.

Na reunião, que decorre à porta fechada, a autarca pretende fazer uma avaliação das necessidades que os cidadãos ucranianos residentes em Cantanhede enfrentam, nomeadamente por estarem agora impedidos de voltar ao seu país, mas também definir um plano de acolhimento aos seus familiares refugiados da guerra.

Por razões de organização do espaço, a presença nesta reunião deve ser comunicada através da linha de apoio e whatsapp (964 469 157) ou do endereço de e-mail ecosol@cm-cantanhede.pt.

“Vamos ao Mercado” decorre no Mercado Municipal em Cantanhede

 

O próximo sábado, 5 de março, marca o regresso de mais uma edição do “Vamos ao Mercado”, no Mercado Municipal de Cantanhede entre as 9h00 e as 14h00.

O evento, de carácter mensal, ocorre no primeiro sábado de cada mês, possibilitando desta forma uma dinamização deste importante equipamento comercial do Município.


Neste mercado de acesso livre é possível encontrar os melhores e mais diversificados produtos provenientes de agricultura local, diretamente de produtores do concelho, e uma grande variedade de peças de artesanato, para além de artigos em 2.ª mão.

Os visitantes terão ainda oportunidade, não só de conhecer e comprar vários trabalhos realizados por artesãos locais, como também degustar várias iguarias típicas da região.

Recorde-se também que a participação de todos os artesãos e agricultores é gratuita, bastando para o efeito efetuar a sua inscrição, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 17h00, junto do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, que está sediado na Casa Francisco Pinto, Rua António José de Almeida, N.º 3, 3060-142 Cantanhede, ou através dos contactos 231 410 100 ou ainda do email: msilva@cm-cantanhede.pt.



Município de Cantanhede avança com a revisão dos instrumentos de gestão territorial

A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou a proposta de suspensão do Plano Diretor Municipal (PDM) e dos Planos de Urbanização (PU) da Tocha e Febres, por um período de dois anos com mais um ano de prorrogação. A decisão, que contempla a consequente adoção de medidas preventivas, visa a aplicação do Regime Extraordinário da Regularização de Atividades Económicas (RERAE), que dá às empresas a possibilidade de se adequarem aos planos urbanísticos definidos.

No caso concreto do concelho de Cantanhede, este regime excecional vai ajudar 31 agentes económicos, a maioria ligada à pecuária e pequena indústria que até hoje não dispunham de título válido de instalação, exploração ou de exercício de atividade, ou então cuja alteração ou ampliação não seja compatível com os instrumentos de gestão territorial.

Queremos dar um sinal aos investidores de que podem ter mais oportunidades e uma rentabilização maior da sua atividade, mas sempre no pressuposto de não melindrar a coerência urbanística que Cantanhede sempre demonstrou”, justifica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

A nossa preocupação é que os instrumentos de planeamento e gestão territorial sejam o mais adequados possível ao modelo de desenvolvimento que a autarquia está a implementar, mas sem comprometer nunca o objetivo de valorizar as condições de uso do solo, quer ao nível de construções e edificações de particulares quer quanto à execução de infraestruturas e equipamentos de utilização coletiva, tendo em vista a crescente elevação dos padrões de qualidade de vida no concelho”, sublinha a autarca.

Ao abrigo do RERAE, puderam apresentar pedido de regularização os responsáveis por estabelecimentos industriais ou por atividades pecuárias, os operadores de gestão de resíduos, os responsáveis pelas explorações de pedreiras e minas e pelas instalações de resíduos da indústria extrativa, ao abrigo do Decreto-Lein.º165/2014, de 5 de novembro.

Depois de requererem o pedido de exceção, as empresas foram sujeitas a uma conferência decisória das entidades competentes de diferentes tutelas, designadamente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Direção Regional de Agricultura e Pescas do centro e Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras, na qual foram avaliadas as condições de emissão do parecer relativamente às condições de salubridade, bem como de edificação e urbanização.

Só então a Câmara Municipal suspende os instrumentos de gestão territorial como previsto no RERAE e notifica os proprietários para legalizarem as suas atividades económicas, mediante a fiscalização das condições impostos em conferência decisória.

Na sessão da Assembleia Municipal foi ainda aprovada a proposta de integração no domínio privado da Câmara Municipal de uma parcela de 390 m2, proveniente de uma área excedente de 1.100 m2 afeta ao domínio público, situado na rua General Humberto Delgado, conforme Alvará de Loteamento nº 01/78 de 25 de janeiro e Alvará de Loteamento nº 13/81 de 17 de setembro. O objetivo é criar condições à legalização do edificado consolidado existente e solucionar problemas urbanísticos, entretanto detetados. Pretende-se que os 710 m2 da mesma parcela permanecem em domínio público, para afetar ao projeto de requalificação urbana programada para o local.