terça-feira, 10 de maio de 2022

Aveiro a Veneza Portuguesa | Portugal

http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

BRUNO BAPTISTA TRAZ SESSÕES DE CONTOS À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES


Bruno Batista regressa à Biblioteca Municipal de Silves, nos próximos dias 13 e 14 de maio, com duas sessões de contos e muita animação.

No dia 13 de maio a sessão com o tema “Amiguinhos da Floresta”, terá início pelas 10h30 e é dirigida a crianças entre os 6 e os 12 anos. No seguinte, às 15h30, o contador de histórias, irá promover uma sessão de leitura para o público em geral.
Mais informações sobre a iniciativa poderão ser recolhidas junto da Biblioteca através do telefone 282 440 899 ou do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt.

+ SOBRE BRUNO BATISTA:
Tudo começou em Lisboa no ano de 1979 quando nasceu. Muitas histórias ouviu em pequeno contadas pela mãe e pela "Tatão". Quando se licenciou em Animação Cultural e Educação Comunitária estagiou em bibliotecas e redescobriu as memórias adormecidas dos contos. Aí decidiu ser contador. Antes tinha entrado em várias produções teatrais na Associação Ideias do Levante, a qual ajudou a fundar.
Como contador tem andado por todo o país. Participa em festivais de Narração Oral e feiras do livro. Dinamizou o programa radiofónico “Conto num minuto” na Rádio Racal.
É formador certificado e professor no ensino público. Com as Estórias de se tirar do Chapéu criou o projeto "Escola de Narração" onde é formador. Na Fundação do Gil, foi formador e voluntário, levando os contos aos hospitais desde 2006 até 2014.
Como ator entrou em várias produções profissionais no algarve, no teatro da trindade e no teatro D. Maria II, encontrando-se atualmente a colaborar com a companhia Rituais Dell Arte onde participa nas peças de teatro musical infantil "Cinderela" e "Bela Adormecida", realizando espetáculos por todo o país.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 12 DE MAIO NA RUA TEÓFILO FONTAINHAS NETO, NA RUA DO FURADOURO E NA URB. BARRADA DE MESSINES NA FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES ENTRE AS 13H00 E AS 19H00

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água será interrompido na Rua Teófilo Fontainhas Neto, na Rua do Furadouro e na Urbanização Barrada de Messines, na Freguesia de São Bartolomeu de Messines, entre as 13h00 e as 19h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE XIX EDIÇÃO DO “TROFÉU ESPÍRITO DESPORTIVO” – FESTA DO DESPORTO

 
A Câmara Municipal de Silves promove a XIX Edição do “TROFÉU ESPÍRITO DESPORTIVO – FESTA DO DESPORTO”, uma iniciativa que visa premiar os alunos que ao longo do ano letivo de 2021/2022, revelaram maior Mérito Desportivo, na participação coletiva e individual e do fair-play  nas atividades físicas desportivas no âmbito da Educação Física e do Desporto Escolar.
 
Os alunos das Escolas do Ensino Básico do concelho de Silves, irão realizar no dia 11 de maio, a fase concelhia, onde as turmas apuradas disputarão as diferentes modalidades desportivas, sob o espírito desportivo. A iniciativa irá decorrer no Silves Futebol Clube (Estádio Dr. Francisco Vieira e Pavilhão Desportivo Mário José), entre as 9h30 e as 12h00
 
O Prémio “Espirito Desportivo” é uma iniciativa da autarquia, que acontece todos os anos e cujo principal objetivo é a promoção da prática desportiva dos alunos, associada ao respeito entre os intervenientes e ao cumprimento das regras das atividades letivas.
 
+Info: Sector de Desporto: telefone 282 440 270 | correio eletrónico desporto@cm-silves.pt

Aveiro | Café de Ciência sobre doenças raras

 
Amanhã, 11 de maio, às 15h00, acontece online mais uma conversa do ciclo de Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”, inteiramente dedicado à Saúde. Sandra Rebelo, do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, é a convidada desta conversa que tem como título “Doenças raras: sensibilizar, conhecer e promover a mudança para 6% da população.
 
Sabia que existem entre 6000 e 8000 doenças raras descritas, a maioria das quais tem uma origem genética? Sabia que as doenças raras afetam mais de 40 milhões de pessoas na Europa, isto é, cerca de 6% da população mundial? E que estas doenças se manifestam sobretudo em crianças, sendo doenças crónicas, graves e que podem colocar em risco a vida destas pessoas?
 

Neste Café de Ciência serão abordados alguns tipos de doenças raras e o esforço que tem vindo a ser feito no sentido de atrair atenção do público em geral e diversos atores, por forma a promover a mudança nas doenças raras.
 
A conversa acontece em formato online e tem participação livre. Mais informações disponíveis aqui
 
Esta é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, da Escola Superior de Saúde e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto "Comunidades Saudáveis", financiado pela Ciência Viva.


Caldas da Rainha | Câmara das Caldas reestrutura Conselho Municipal da Juventude. Órgão reúne a 20 de maio

 O Executivo da Câmara Municipal das Caldas da Rainha vai reestruturar o Conselho Municipal da Juventude (CMJ), um órgão consultivo sobre matérias relacionadas com a política de juventude.
 
Composição, competências e regras de funcionamento serão alguns dos pontos a definir no primeiro encontro de trabalho, agendado para o próximo dia 20 de maio, sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
 
O primeiro encontro do CMJ vai reunir com as várias entidades que irão compor este órgão, assim como outras associações juvenis ou grupos informais que o pretendam integrar como observadores.
 
Assim, o Município lança o desafio a todos os Jovens com idades compreendidas entre 15 e 29 anos a integrar o CMJ, envolvendo-se e partilhando aspirações, interesses e também as dificuldades que enfrentam para que, em conjunto, possam ser criadas alternativas.
 
No âmbito do Plano Nacional para a Juventude (PNJ), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2018, com a missão de concretizar a transversalidade das políticas de juventude com vista ao reforço da proteção especial das pessoas jovens, no âmbito do preconizado no artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.
 Segundo o Regime Jurídico dos Conselhos Municipais de Juventude da Lei 8/2009, de Fevereiro, o Conselho Municipal de Juventude prosseguem os seguintes fins:
a) Colaborar na definição e execução das políticas municipais de juventude, assegurando a sua articulação e coordenação com outras políticas sectoriais, nomeadamente nas áreas do emprego e formação profissional, habitação, educação e ensino superior, cultura, desporto, saúde e ação social;
 b) Assegurar a audição e representação das entidades públicas e privadas que, no âmbito municipal, prosseguem atribuições relativas à juventude;
c) Contribuir para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos à juventude;
d) Promover a discussão das matérias relativas às aspirações e necessidades da população jovem residente no município respetivo;
e) Promover a divulgação de trabalhos de investigação relativos à juventude;
f) Promover iniciativas sobre a juventude a nível local;
g) Colaborar com os órgãos do município no exercício das suas competências relacionadas com a juventude;
h) Incentivar e apoiar a atividade associativa juvenil, assegurando a sua representação junto dos órgãos autárquicos, bem como junto de outras entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;
i) Promover a colaboração entre as associações juvenis no seu âmbito de atuação.

Sebastián Coates pediu a nacionalidade portuguesa

O jogador uruguaio do Sporting apresentou o pedido de nacionalidade portuguesa, avança a Renascença.
A residir em Portugal há mais de cinco anos, o central uruguaio, de 31 anos, reúne os requisitos necessários para ter cartão do cidadão português e assim tornar-se um jogador comunitário.
De acordo com a rádio, o pedido do capitão do Sporting já deu entrada nos serviços competentes para obtenção de nacionalidade portuguesa.
Ao que a Renascença apurou, o pedido está em apreciação (processo que poderá levar até um ano a ser deferido).
Coates, eleito melhor jogador do campeonato na época passada, chegou ao Sporting em janeiro de 2016, por empréstimo do Sunderland.

Imagem: Sapo24

Violência doméstica: oito mulheres e uma criança assassinadas nos primeiros três meses de 2022

Prisões e detenções também aumentaram no primeiro trimestre do ano quando comparado com o ano anterior.

Oito mulheres e uma criança foram assassinadas em contexto de violência doméstica, no primeiro trimestre de 2022, revela a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). No mesmo período do ano passado, morreram sete pessoas: cinco mulheres e dois homens. Este ano, houve mais participações às autoridades quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Houve também mais pessoas presas pelo crime de violência doméstica.
Em 2021, no total, morreram 23 pessoas de violência doméstica: 16 mulheres, duas crianças e cinco homens. Esse número tinha sido superior nos anos anteriores: 32 mortes em 2020 e 35 em 2019. Já este ano, nos primeiros três meses, morreram nove pessoas: oito mulheres e uma criança.

PARTICIPAÇÕES ÀS AUTORIDADES
De acordo com os dados do Governo, agora divulgados, nos primeiros três meses do ano, foram registadas 6732 ocorrências à PSP e GNR, um número semelhante aos três meses anteriores (6730). Ainda assim, é um número superior ao do período homólgo de 2021, em que foram participadas 5550 agressões. Anualmente, em 2019, foram registadas mais de 29 mil ocorrências (29223), número que desceu nos dois anos seguintes.

PRISÃO
Nos primeiros três meses do ano, estavam presas 1159 pessoas: 237 em prisão preventiva e 922 em prisão efetiva. É um número superior ao mesmo período do ano anterior, em que estavam presas 1112 pessoas. No primeiro trimestre, havia ainda 959 pessoas com medidas de coação, a maioria com vigilância eletrónica.

CASAS DE ACOLHIMENTO
Foram recebidas 1841 pessoas em casas de acolhimento na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, revelam os dados da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Entre essas pessoas, há 908 mulheres, 904 crianças e apenas 29 homens. No entanto, esse número é superior ao do trimestre anterior, em que foram recebidas 1032 pessoas, a maioria mulheres (694).

TELEASSISTÊNCIA
Havia 3867 pessoas em teleassistência de janeiro a março de 2022, número semelhante ao do trimestre anterior (3905).

SIC Notícias

Cobra entrou em residência em Alfena e foi recolhida pela GNR

 Réptil foi devolvido ao seu habitat natural.
Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), recolheu, no passado dia 7 de maio, uma cobra rateira, Malpolon monspessulanus, no concelho de Valongo.
A força de segurança explica em comunicado, esta segunda-feira, que, "na sequência de um alerta de um popular a informar que estaria uma cobra no interior de uma residência, na localidade de Alfena", os elementos do NPA deslocaram-se ao local "onde verificaram que se tratava de uma cobra rateira, tendo procedido à sua recolha".
No seguimento da ação, o réptil foi devolvido ao seu habitat natural "por não apresentar qualquer ferimento".

Fonte: Notícias ao minuto
Foto: GNR

Covid-19. Portugal tem 40 vezes mais casos do que há um ano

 Óscar Felgueiras, o matemático que integrou o grupo de especialistas que apoia o Governo na tomada de decisões nesta pandemia, sublinha à Renascença que só nas últimas 24 horas foram registadas mais de 20 mil novas infeções.
Os números da Covid-19 voltaram a disparar, em Portugal. Há agora 40 vezes mais casos do que no mesmo período do ano passado e de 2020.
Óscar Felgueiras, o matemático que integrou o grupo de especialistas que apoia o Governo na tomada de decisões nesta pandemia, sublinha à Renascença que só nas últimas 24 horas foram registadas mais de 20 mil novas infeções, o número mais elevado desde 10 de fevereiro.
“Foi agora divulgado que na segunda-feira houve 20.482 novos casos e se olharmos para a média dos últimos 14 dias estamos a falar em 14.267. São valores que comparados com períodos homólogos do ano passado e de há dois anos são 40 vezes superiores.”
Óscar Felgueiras não tem dúvidas de que estes números resultam do alívio das medidas restritivas, combinado com a variante Omicron - mais transmissível - , e considera que faria sentido regressar à testagem gratuita.
Quanto ao uso de máscara em espaços fechados, deveria ser recomendado no contacto com as pessoas mais vulneráveis e mais idosas.
“Eu diria que talvez não a obrigatoriedade de uso de máscara em espaços fechados, mas certamente recomendar usar em certas situações, especialmente em contacto com pessoas mais vulneráveis. Relativamente aos testes gratuitos, penso que deveria voltar a haver porque temos uma afluência muito grande em resultado disso aos serviços hospitalares”, sublinha.
Na segunda-feira, o Hospital de São João, no Porto, atingiu um novo máximo de afluência ao serviço de urgências, devido à Covid-19 e a problemas respiratórios.
Nestas declarações à Renascença, Óscar Felgueiras refere que o “nível de internamentos em cuidados intensivos está semelhante ou até inferior ao registado quando havia 40 vezes menos casos”. “Ao nível dos internamentos hospitalares a situação está controlada”, sublinha.
Em relação ao número de mortos por Covid-19, o matemático refere que a situação está pior em relação ao mesmo período de 2021.
“A mortalidade está superior. Relativamente ao ano passado está quase nove vezes mais. Relativamente a 2020 estamos num patamar semelhante, teremos mais 25% ou algo do género”, adianta.
Óscar Felgueiras defende que o foco deve ser centrado na proteção dos mais idosos, porque "cerca três quartos dos óbitos estão a ocorrer em maiores de 80 anos, metade deles em pessoas com mais de 86 anos".

Santuário de Fátima recomenda uso de máscara nas celebrações de 12 e 13 de maio


Os circuitos de circulação mantêm-se, com entradas assinaladas, para evitar aglomerados, e a presença de dispensadores de álcool e gel.
Perante a subida da prevalência da Covid-19, o Santuário da Fátima recomenda o uso de máscara durante as celebrações de 12 e 13 de maio, apurou a Renascença.
Apesar de não ser obrigatório, o Santuário recomenda o seu uso em locais com múltiplas pessoas, como o interior da Capelinha das Aparições e o Queimador das Velas.
Os circuitos de circulação mantêm-se, com entradas assinaladas, para evitar aglomerados, e a presença de dispensadores de álcool e gel.
É ainda aconselhado aos peregrinos preservar algum distanciamento sanitário, entre si.
Há peregrinos que admitiram que já estavam a pensar usar a máscara.
"Isto [Covid-19] não acabou", aponta Vítor Maia, um organizador ouvido pela Renascença.
 
Fonte: Renascença
Foto: Santuário de Fátima

Secretária de Estado da Saúde

Valorização das carreiras dos enfermeiros é uma prioridade.

A valorização das carreiras dos enfermeiros designadamente “através da reposição dos pontos perdidos aquando da entrada na nova carreira de enfermagem” é uma prioridade do Governo, garantiu ontem, em Braga, a Secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, na sessão de abertura do VI Congresso dos Enfermeiros.

“Ontem [anteontem] mesmo, em Lisboa, cumprindo a data pré-agendada, realizámos a segunda ronda de reuniões com as estruturas representativas dos enfermeiros, reuniões essas que permitiram estabelecer as prioridades imediatas e, nesse sentido, será apresentado, no curtíssimo prazo, uma proposta de protocolo negocial e até ao final do mês iremos estar sentados à mesa negocial com todas as estruturas para dar início às negociações em torno deste protocolo”, afirmou a Secretária de Estado da Saúde.

Maria de Fátima Fonseca salientou que é por reconhecer o valor das classes profissionais da saúde e por saber que é delas que “depende, em larga medida, o Serviço Nacional de Saúde”, que o Ministério está empenhado “em honrar o compromisso” assumido no Programa de Governo de “reforçar a política de recursos humanos do SNS” e robustecer o SNS “para que seja mais acessível, mais próximo, humanizado e melhor apetrechado com meios humanos, financeiros, tecnológicos e estruturais”

A governante admitiu que “muito ainda está por fazer” e que “estamos perante um quadro evolutivo das necessidades e exigências do SNS, que requer respostas adequadas e diferenciadas, que precisam de continua evolução e antecipação”.

A Secretária de Estado da Saúde elencou em seguida alguns dos “instrumentos que, a curto e médio prazo, contribuirão para alcançar o objetivo de continuar a fortalecer o SNS.”
Além do reforço orçamental de mais 700 milhões de euros este ano para 2022 e “das medidas concretas para a valorização e satisfação dos profissionais de saúde já este ano, alicerçada numa ampla discussão e negociação coletiva”, Maria de Fátima Fonseca destacou o Plano de Recuperação e Resiliência, “já em curso, com reformas e investimentos que ultrapassam os 1,3 mil milhões de euros e que serão essenciais para a capacitação e modernização do SNS” e “o novo Estatuto do SNS, com o regime da dedicação plena, de aplicação progressiva, a direção executiva do SNS e a participação pública em Saúde”.

A governante defendeu ainda que “a gestão dos serviços de saúde deve ser alinhada com um modelo de gestão estratégica das pessoas, que permita dar coerência a este ecossistema e que permita que as novas respostas sejam acompanhadas de novas soluções para os profissionais, com medidas de curto, médio e longo prazo”.

Loures | 21 novos Balcões SNS 24

 

Lacerda Sales destaca a intenção de alargar a rede a mais territórios.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, participou, esta sexta-feira, na cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração para a instalação de 21 Balcões SNS 24 no concelho de Loures, onde reforçou a intenção de “manter a aposta nestes serviços e alargar os balcões SNS 24 a mais territórios”.

Lacerda Sales deixou “um agradecimento especial a todas as entidades que uniram esforços para criar a resposta que hoje foi protocolada: à Câmara Municipal de Loures, à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, à Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e às juntas de freguesia”.

Um agradecimento, prosseguiu, que se entende “a todos os profissionais que vão trabalhar nos balcões, contribuindo para o sucesso desta ferramenta”.

Para o governante, este projeto representa “mais uma prova de que transformação digital constitui o dia a dia do Serviço Público de Saúde, contribuindo, desta forma, para um SNS mais justo, mais inclusivo, mais eficiente e próximo das pessoas”.

Marcar consultas e teleconsultas, renovar receitas, consultar exames e guias de tratamento, obter o Certificado Digital covid-19 da União Europeia, ou, simplesmente, atualizar a informação do utente, são alguns dos serviços disponibilizados nestes balcões.

Hospitalização Domiciliária

 

São João prestou assistência ao domicílio a mais de 700 pessoas.

Em três anos de atividade, o Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) prestou assistência médica a 753 doentes, registando uma demora média de cerca de 10 dias de internamento, num total acumulado de mais de 7.400 dias de internamento.

No exercício da sua atividade, os profissionais de saúde realizaram mais de 11.500 visitas, com um tempo médio de visita entre 45 e 60 minutos, percorrendo, só no último ano, cerca 72.500 Km.

Em termos de indicadores de produção clínica, a taxa de ocupação registada foi de 72% e a taxa de reinternamento de 2,8% aos 7 dias. Os utentes e cuidadores apresentaram um grau de satisfação muito elevado, sendo que 90% a 96% dos inquiridos dizem-se «Muito Satisfeitos» com o desempenho dos profissionais do serviço.

De acordo com Miguel Santos, enfermeiro do SHD, os projetos «passam pelo aumento da dotação do serviço para 15 lugares, a Certificação da Qualidade do serviço, uma maior articulação com os diferentes internamentos do CHUSJ e a aposta forte na investigação clínica, produção científica e formação».

Ainda de acordo com o profissional, o SHD está a «articular com o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo e Porto Oriental no sentido de criar um protocolo de articulação com os diferentes serviços dos Cuidados de Saúde Primários». Também explicou que «há cerca de um ano iniciámos o protocolo com o Serviço de Cirurgia de Ambulatório e do Centro da Mama, através do projeto de ambulatorização da cirurgia por cancro da mama, em doentes com idade superior a 80 anos, o que permitiu o internamento em hospitalização domiciliário de 12 doentes».

O SHD, constituído por equipas de médico e enfermeiro, com apoio de assistente social, farmacêutica, nutricionista, psicólogo, assistente operacional e assistente técnica, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana e, atualmente, são referenciados doentes de vários serviços de internamento do CHUSJ, inclusive da Urgência, Consulta Externa e de outros hospitais.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias

Novo equipamento

Hospital de Bragança recebe equipamento de Ressonância Magnética.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste dispõe de um novo e moderno aparelho de Ressonância Magnética (RM), instalado na Unidade Hospitalar de Bragança, o qual vem aumentar a capacidade de resposta, permitindo a realização de 500 exames por mês, quer programados, quer de urgência.

“Trata-se de um investimento há muito ambicionado, que vem colmatar a inexistência deste equipamento nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde no distrito de Bragança, deixando assim, agora, a ULS do Nordeste de estar dependente de entidades externas para a realização de exames de Ressonância Magnética”, refere a ULS do Nordeste em comunicado.

Considerado fundamental na diferenciação do diagnóstico e no apoio à decisão clínica, este equipamento aumenta a capacidade de resposta da ULS do Nordeste às necessidades, permitindo a realização de 500 exames por mês, quer programados, quer de urgência

Para a instalação do novo equipamento foram também realizados trabalhos de adaptação do espaço no hospital, integrado no Serviço de Imagiologia, incluindo salas destinadas a apoio técnico e ao recobro dos utentes.

Trata-se, segundo a ULS do Nordeste, de um investimento que se traduz “em maior qualidade, rapidez, eficiência, segurança e conforto, beneficiando quer os utentes, quer os profissionais na prestação de cuidados de excelência”, acordo com aquela que “é a missão da ULS do Nordeste”.

Para saber mais, consulte:

ULS do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/

Clínica do Doente Crítico

HFF reforça cuidados ao doente crítico com Consulta de Follow-up.

O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) acaba de inaugurar o projeto “Clínica do Doente Crítico”, criado com vista a alargar a sua assistência ao doente crítico para além do período de doença aguda.

“Com este projeto, pretende-se colaborar com as equipas que seguem os doentes após o internamento no SMI nas várias vertentes disponíveis no Hospital e potenciar ao máximo a recuperação destes doentes no ambulatório. Foi criado um modelo de seguimento do doente crítico, independentemente do destino intra-hospitalar do doente após alta do SMI, que permite a identificação precoce e o tratamento dos problemas ativos diretamente relacionados com a doença aguda e internamento no SMI. A convicção é a de que, através de uma articulação estreita e direta entre o HFF, o doente e os Cuidados de Saúde Primários, se conseguirá facilitar e garantir o acesso atempado do doente aos cuidados de saúde necessários e disponíveis, quer primários quer específicos”, explica Paulo Freitas, Diretor do Serviço de Medicina Intensiva.

Os principais objetivos da “Clínica do Doente Crítico” são a melhoria da qualidade de vida do doente após internamento por doença crítica, reduzir a necessidade de recorrer ao Serviço de Urgência e obter uma redução da morbimortalidade a médio e longo prazo. O Serviço de Medicina Intensiva do HFF assegurará um acompanhamento multidisciplinar, e longitudinal de doentes com Síndrome de Cuidados Pós-Intensivos (PICS) num período máximo de 12 meses. Contará com várias consultas de avaliação: após saída do Serviço de Medicina Intensiva (primeira avaliação); antes da alta hospitalar (segunda avaliação); consulta presencial seis semanas após alta hospitalar (terceira avaliação) e telefonicamente aos 6 meses e um ano após a alta hospitalar.

“Desta forma esperamos uma diminuição do número de reinternamentos”, frisa Paulo Freitas, diretor do Serviço de Medicina Intensiva do HFF.

Para além das avaliações seriadas realizadas pelos elementos médico e de enfermagem do SMI ao longo de um ano, a “Clínica do Doente Crítico” conta com a estreita colaboração de áreas específicas, nomeadamente Cardiologia (David Roque), Consulta da Dor (Ana Pedro), Gastroenterologia (Ana Oliveira), Medicina Física e de Reabilitação e Terapia da Fala (Catarina Matos), Nefrologia (Ana Pires), Neuropsicologia (Ana Paula Silva, André Carvalho), Nutrição Clínica (Paula Peixinho), ORL (Diogo Raposo), Pneumologia (Miguel Silveira) e Psiquiatria (Alice Luís).

Para saber mais, consulte:

HFF > Notícias

Saúde Mental | Visitas Domiciliárias

Equipa Comunitária do CHTMAD visita os utentes de psiquiatria em casa.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), através da sua Equipa Comunitária de Saúde Mental, realiza visitas domiciliárias semanais aos utentes do serviço de psiquiatria da região.

De acordo com o CHTMAD, o serviço domiciliário, em funções há cerca de um ano, acompanha cerca de 60 utentes em suas casas, o que permitiu diminuir em 15% a taxa de ocupação de doentes agudos.

A equipa multidisciplinar é constituída por cinco profissionais de saúde, nomeadamente médico, psicólogo, enfermeiro, terapeuta ocupacional e assistente social.

Para saber mais, consulte:

Decréscimo das infeções em meio hospitalar

Infeções hospitalares e consumo de antibióticos diminuíram entre 2015 e 2020

Entre 2015 e 2020 Portugal assistiu a um decréscimo na incidência das infeções em meio hospitalar. Os dados integram o Relatório anual do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA), da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicado esta quinta-feira, dia 5 de maio, no Dia Mundial da Higiene das Mãos.

A resistência a antimicrobianos também apresenta tendência decrescente em Portugal desde 2013, nomeadamente a resistência do Acinetobacter aos carbapenemes (que diminuiu de 70% para 15%) ou do Staphylococcus aureus à meticilina (de 48% para 30%).

No relatório, destaca-se a redução em 2020 do consumo de antibióticos em ambulatório. A utilização de quinolonas, um dos antibióticos mais associados à emergência de resistências, caiu 69% entre 2014 e 2020, igualando a média europeia. Também a utilização em meio hospitalar se manteve estável e abaixo da média. No entanto, tem aumentado a utilização de antibióticos de largo espectro face a espectro estreito, o que pode induzir maiores resistências a antibióticos.

O PPCIRA, em colaboração com vários parceiros nacionais e internacionais, tem em curso sete projetos para reduzir infeções hospitalares, promover o uso sensato de antibióticos, reduzir a emergência e transmissão de microrganismos resistentes e aumentar a literacia do cidadão nestas temáticas.

Salientam-se ainda os resultados relativos à Estratégia Multimodal de precauções básicas de controlo de infeção (PBCI) nas unidades de saúde, em que se releva o aumento progressivo da adesão ao cumprimento da higiene das mãos entre 2016 e 2020. É significativo o aumento ocorrido entre 2019 e 2020, tendo a taxa de cumprimento global e a taxa de cumprimento do primeiro momento de higiene das mãos aumentado de 75,7% para 82,7% e de 68,0% para 76,2%, respetivamente.

Crianças dão o exemplo na higiene das mãos

Em 2021, o PPCIRA, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE), desenvolveu um estudo sobre os hábitos de higiene das mãos dos alunos do 2.º e 3.º ciclos, verificando-se que os inquiridos higienizavam as mãos ao chegar a casa, quando as mãos estavam visivelmente sujas, após usar a casa de banho e antes e após refeições. A maioria das crianças referiram também que higienizavam as mãos entre 6 e 10 vezes por dia, que conheciam bem a técnica de higienização das mãos e tinham conhecimento de que esta atitude evita infeções.

O PPCIRA assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, com o objetivo de incentivar a promoção da higiene das mãos e outras medidas de controlo de infeção, através de atividades nas unidades de saúde e na comunidade. Em 2022, o tema da campanha é: “Cultura de Qualidade e Segurança em Saúde que valorize a higiene das mãos” e o slogan é: “Juntos pela Segurança: higienize as suas mãos”.

Para saber mais:

DGS > Relatório ( PDF – 1061 Kb )

Rede de Vigilância do VIH/SIDA

Especialista do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge integra comité coordenador do ECDC.

Helena Cortes Martins, responsável pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Imunodeficiência Humana e Vírus das hepatites B e C, e pela atividade do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) relativamente à vigilância epidemiológica nacional da Infeção por VIH e SIDA, integra, desde março de 2022, o Comité Coordenador da Rede de Vigilância do VIH/SIDA (DNCC) do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para o período 2022-2025.

Esta estrutura tem como objetivo fornecer aconselhamento ao ECDC sobre matérias relacionadas com a infeção por VIH e SIDA.

A representação do INSA nesta rede de vigilância do ECDC justifica-se pelo papel histórico da instituição na vigilância epidemiológica da infeção VIH e SIDA, gerindo a base de dados nacional que agrega a informação proveniente das notificações de casos de infeção e de SIDA, em estreita colaboração com o Programa Prioritário para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção VIH da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para mais informações, consulte:

INSA

Doação de órgãos

Doação e transplantação aumentam após dois anos de pandemia.

A doação e transplantação de órgãos, tecidos e células está a aumentar em Portugal, após a reorganização da atividade dos hospitais provocada pela pandemia.

De acordo com informação avançada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), «após dois anos de pandemia, que obrigaram a uma reorganização da atividade hospitalar, assistimos à retoma da atividade de doação e transplantação de órgãos, tecidos e células, com aumento de forma generalizada em todas as áreas».

Segundo o IPST, em relação a 2020, a doação de órgãos de dador falecido aumentou cerca de 19%, com mais 49 dadores, verificando-se ainda um aumento de 12% na transplantação com mais 86 órgãos transplantados em 2021.

«O número de transplantes realizados a partir de dador vivo apresenta um ligeiro decréscimo, quando comparado com a atividade de 2020. Ainda assim, destaca-se realização de dois transplantes renais ao abrigo do protocolo internacional com Espanha e Itália», salientou o instituto.

O IPST referiu, ainda, que a atividade com tecidos e células apresenta também tendência crescente, com aumento de cerca de 15% do número de tecidos colhidos.

A nível europeu, todos os anos, milhares de pessoas são colocadas em lista de espera ativa para transplantação e, em 2020, primeiro ano da pandemia, 43.183 novos doentes foram inscritos, dos quais 750 portugueses.

Na terça-feira, dia 2 de maio, o IPST vai divulgar os dados da atividade de colheita e transplantação de órgãos, tecidos e células em 2021, numa sessão que servirá para lançar o debate sobre a colheita de órgãos em dadores em paragem cardiocirculatória controlada, como forma de melhorar a resposta do Serviço Nacional de Saúde nesta área.

Para saber mais, consulte:

IPST – https://ipst.pt/

Fim das Taxas moderadoras

 

Medida visa orientar fluxo de utentes e prevenir a utilização indevida dos serviços.

O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-lei que altera o regime de cobrança de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde (SNS). O diploma prevê que a cobrança de taxas moderadoras acabará em todos os serviços do SNS, mantendo-se apenas em serviço de atendimento de urgência hospitalar, exceto quando exista referenciação prévia pelo SNS ou admissão a internamento através da urgência. “Com a aplicação da medida fica cumprido o último ponto do compromisso assumido pelo Governo na eliminação de barreiras de acesso a cuidados de saúde”, afirmou a Ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a Marta Temido, afirmou que “no contexto da nova Lei de Bases da Saúde, aprovada em 2019, tem vindo a ser realizado um processo de progressivo alargamento das situações de dispensa do pagamento de taxas moderadoras com o objetivo de garantir que as mesmas apenas sejam aplicadas para dois objetivos: orientar os fluxos de utentes na utilização do SNS” e “manter aquilo que se designa como controlo do risco moral, ou seja, da utilização indevida de serviços que, pela sua gratuitidade, podem suscitar essa apetência”.

“Chegámos ao momento da última fase do planeamento que tínhamos realizado” para a fim das taxas moderadas, disse Marta Temido, acrescentando que “a partir do próximo mês de junho apenas será devida a cobrança de taxas moderadoras, dentro daquilo que tinham sido os compromissos que tínhamos assumido”, na nova Lei de Bases do Governo, no Programa do Governo e no Orçamento do Estado. “Isto significa, na prática, que ao elenco de dispensas de cobrança de taxa moderadora que, neste momento estão na Lei, se vão juntar as situações de consultas subsequentes em hospital”, referiu a governante.

UEFA aprova novo formato da Liga dos Campeões

A partir da época 2024/25, a fase de grupos passa a ser uma liga disputada por todos os clubes em simultâneo. Cada equipa disputa oito jogos (quatro em casa, quatro fora) contra oito rivais diferentes. Condições de acesso também mudam.
A UEFA aprovou, esta terça-feira, o novo formato da Liga dos Campeões, assim como as alterações às condições de acesso às competições europeias, a partir da temporada 2024/25.
A fase de grupos da Champions passa a ser uma liga única, disputada por todos os clubes em simultâneo. Cada equipa disputará um total de oito jogos (quatro em casa e quatro fora), contra oito adversários diferentes.
Os oito primeiros classificados qualificam-se automaticamente para os oitavos de final. Os nono a 24.º colocados competem num "play-off" a duas mãos pelas oito últimas vagas. Os restantes 12 são eliminados, não sendo, ainda, conhecido o sistema de despromoção para a Liga Europa.
número de equipas participantes aumenta de 32 para 36. As quatro vagas adicionais serão atribuídas da seguinte forma:

Um lugar vai para o terceiro classificado do campeonato do país que se encontra no quinto lugar do "ranking" UEFA (França, atualmente). Portugal é sexto;
Um lugar será atribuído a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes que se qualificam através do "caminho dos campeões" no "play-off" e nas pré-eliminatórias. Se fosse agora, não afetaria as equipas poruguesas, visto que o campeão nacional tem entrada direta na fase de grupos;
Os outros dois lugares irão para as associações com a melhor prestação coletiva pelos seus clubes na temporada anterior das competições europeias (Inglaterra e Países Baixos, se fosse esta época). Atualmente, Manchester United ou Tottenham (só um deles), por exemplo, que falharam a qualificação pela Premier League, poderiam ir na mesma à Liga dos Campeões
A Liga Europa e a Conference League sofrerão as mesmas alterações, com a diferença de que, na segunda, haverá seis jogos por equipa na fase de liga.
As mudanças só entram em vigor a partir da temporada 2024/25, ou seja, daqui a três anos.
Fonte: Renascença
Foto: UEFA.com

Eurovisão 2022. Áustria lidera pesquisas de portugueses. Maro em segundo

Primeira semifinal do Festival da Eurovisão realiza-se esta terça-feira, em Turim, e conta com a participação de Maro.
A canção "Halo", da dupla austríaca LUM!X e Pia Maria, foi a música que vai participar na Eurovisão 2022, que motivou mais pesquisas, no "Google", por parte dos portugueses, na semana passada.
A primeira semifinal do Festival da Eurovisão realiza-se esta terça-feira, às 20h00, e conta com a participação da portuguesa Maro, com "Saudade, Saudade".
Mesmo com uma música portuguesa a concorrer, são os austriacos que lideram as pesquisas recentes dos utilizadores da "Google", em Portugal - e na maioria dos países europeus.
Mariana Secca, mais conhecida como Maro, surge logo em segundo e o pódio fecha com a Ucrânia, apontada como favorita à vitória final, em muitas casas de apostas.
Os ucranianos, que já venceram o festival por duas vezes, vão a competição com a música "Stefania", da Kalush Orchestra, um grupo que começou a viagem musical no "rap" e que agora o mistura com elementos da música tradicional ucraniana.
Em quarto lugar surgem os anfitriões, que tentam voltar a vencer com "Brividi", dos italianos Blanco e Mahmood, este último que repete a participação de 2019, quando ficou em segundo.
O quinto lugar é da espanhola Chanel, que, com "SloMo", procura dar aos espanhois a primeira vitória em mais de 50 anos.
Ainda no "top-10" de pesquisas da Google na última semana, destaque para Sam Ryder. O britânico, com a música "Space Man", tenta dar a volta aos maus resultados do Reino Unido, que, na edição passada, terminaram com zero pontos.
A segunda semifinal realiza-se na quinta-feira, às 21h30. A grande final tem data marcada para sábado e, tal como as semifinais, será apresentada pelos cantores Laura Pausini e MIKA e pelo apresentador de televisão italiano Alessandro Cattelan.

Fonte: Renascença

Região de Coimbra Empreende+ apresentado em Cantanhede. Em workshop que decorreu no Biocant Park

Duas dezenas de empreendedores do concelho de Cantanhede participaram ontem, 9 de maio, na apresentação do projeto "Região de Coimbra Empreende+" que decorreu no Biocant Park.
Dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) em parceria com o Instituto Pedro Nunes, a ação visou apresentar este programa de sensibilização e estímulo para o empreendedorismo na região, através de duas ações do programa de aceleração de ideias, a primeira das quais a decorrer até ao próximo 15 maio, para formação, capacitação e mentoria de 25 projetos nos 19 concelhos da CIM-RC.

Presente na sessão esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que aproveitou para elogiar “a participação de todos os presentes, designadamente os jovens, sobretudo pela ousadia de saírem da vossa zona de conforto e arriscarem”. Para o autarca, "este programa é um verdadeiro estímulo ao empreendedorismo qualificado e criativo de âmbito regional do maior interesse, pois pretende capacitar os empreendedores a tornarem as suas ideias em oportunidades de negócio em todos municípios que integram a CIM-RC".
O edil camarário sublinhou ainda que "para além de apoiar o surgimento de novos conceitos e ideias de negócio, este projeto prevê ainda um forte apoio no desenvolvimento e na concretização das mesmas, o que é fundamental para o êxito de quem quer empreender. Por todas estas razões, o "Região de Coimbra Empreende+" apresenta-se como uma excelente oportunidade para os futuros empreendedores criarem o seu próprio futuro”. 

Em representação do Instituto Pedro Nunes Incubadora esteve Alexandre Almeida, que caracterizou o "Região de Coimbra Empreende+" como “um projeto que pretende apoiar os empreendedores do território para passar as suas ideias do papel para a execução” através de um “programa de aceleração de ideias de negócios, que comtemplará formação on-line combinada com alguns momentos presenciais e com formação em grupo dedicada a esta iniciativa”.
O gestor de projetos desafiou “os empreendedores do território que têm ideias e que as querem ver transformadas em negócios a candidatarem-se, independentemente da sua da sua idade, do seu crédito ou nível de qualificação”.
Por outro lado, Ricardo Nunes, representante da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra relembrou que “este projeto terá duas edições do programa de aceleração de ideias de negócio. A primeira prevê a seleção de pelo menos 25 projetos e uma outra edição, a acontecer mais para o final do ano, que contemplará também outros 25 projetos candidatos. O que pretendemos é que as pessoas se apressem e que se candidatem já nesta primeira fase”, porque o responsável acredita que “a segunda fase vai ser ainda mais concorrida e por isso a probabilidade de serem selecionados agora é manifestamente maior, na certeza que terão uma segunda opção mais à frente”.
Recorde-se até ao próximo dia 15 de maio encontra-se a decorrer a fase de candidaturas para o primeiro programa de aceleração de ideias, através do link https://forms.gle/kfDxm14XZwTZs3id9.
Este projeto visa o apoio ao desenvolvimento de ações de capacitação para o estímulo ao espírito empresarial, para a criação de novas empresas, para a inovação, internacionalização, e para a prospeção e acesso a novos mercados, com competências especificas e complementares: conhecimento do território e apoio a empreendedores.
O “Região de Coimbra, Empreende+ prevê ainda várias ações num modelo de aprendizagem misto, com sessões presenciais e webinars que incidirão em temas chave para os potenciais empreendedores, como a planificação de negócio, o marketing ou a operacionalização da produção.

Évora | PROJETO “LIFE-ÁGUA DA PRATA” APRESENTADO À COMISSÁRIA EUROPEIA E À MINISTRA DA COESÃO TERRITORIAL

 
“Life-Água da Prata”, um dos mais emblemáticos projetos em curso no Município de Évora na área do ambiente, foi hoje (10 de maio) apresentado e explicado com detalhe à Comissária Europeia, Elisa Ferreira, e à Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A apresentação ocorreu no decurso de uma deslocação a um dos setores do Aqueduto da Água da Prata, agendada na sequência das comemorações do Dia da Europa em Évora. Nesta visita, em que marcaram presença a Diretora Regional de Cultura Ana Paula Amendoeira, representantes da empresa Águas do Vale do Tejo e os técnicos municipais que acompanham a execução do projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e o Vereador do Pelouro do Ambiente, Alexandre Varela, tiveram ocasião de explicar em detalhe os fundamentos do projeto, os respetivos objetivos, e também o desenvolvimento das obras em curso.
O projeto inclui, no seu programa de execução, obras de conservação do Aqueduto da Água da Prata, de forma a permitir a sua reabilitação para a função natural de transporte de água. Foi explicado que os trabalhos, neste momento em fase de execução, decorrem com utilização de materiais e técnicas especiais que têm em conta as caraterísticas da construção, de forma a preservar o seu valor histórico e monumental. O Aqueduto da Água da Prata remonta ao século XVI, tem 19 kms de extensão, e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
 Outro objetivo importante do projeto é a substituição da água tratada na rega dos espaços verdes por água não tratada, recuperando as nascentes originais que alimentam o Aqueduto a partir da Graça do Divor. Para além destes, o projeto está a promover, com soluções de base natural, uma adaptação estrutural dos espaços verdes para resistirem a ondas de calor e precipitações extremas, assim como medidas adicionais de eficiência de rega e poupança de energia.

O Projeto “Life - Água da Prata”, com um valor de investimento a rondar um milhão e quatrocentos mil euros, é cofinanciado em 60% pelo Programa LIFE, um instrumento financeiro da União Europeia que apoia projetos ambientais, de conservação de proteção da natureza e de intervenção climática.