quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Covid-19: Portugueses que fiquem menos de 24 horas na Galiza sem obrigação de registo

Os portugueses que permaneçam na Galiza durante menos de 24 horas “não têm obrigação” de declarar a sua chegada àquela comunidade autónoma espanhola, esclareceu hoje o Serviço Galego de Saúde da Junta da Galiza.

“O registo de viajantes está pensado para aquelas pessoas que vão estar na Galiza mais de 24 horas”, indica a Junta em resposta escrita a um pedido de esclarecimento do Eixo Atlântico e a que a Lusa teve acesso.

No documento, o secretário-geral Técnico da Saúde da Junta da Galiza, Alberto Fuentes Losada, explica que os portugueses que pretendam permanecer menos de 24 horas em território galego, “seja por trabalho, reuniões, visita”, não estão incluídos nessa medida e “não têm obrigação de se registar”.

Para o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, entidade que se dedica a apoiar iniciativas que fomentem a cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, esta é uma “medida de discriminação positiva para os portugueses”, atendendo às características das regiões.

“Portugal não podia ser tratado como um país estrangeiro”, assinalou Xoan Mao.

O esclarecimento surge um dia depois de a região da Galiza ter incluído Portugal na lista países cujos viajantes têm a obrigação de declarar a sua chegada à comunidade autónoma espanhola por serem de territórios considerados de "alta incidência" da pandemia de covid-19.

Quem chegar à Galiza depois de ter estado num dos territórios dessa lista durante as duas semanas anteriores à sua chegada deve comunicar num prazo máximo de 24 horas e registar os seus dados de contacto numa página da Internet desenvolvida especificamente para este propósito, de acordo com a resolução aprovada pelas autoridades regionais.

As 17 comunidades autónomas espanholas e as duas cidades autónomas do norte de África (Ceuta e Melilla) têm competências próprias em matéria de saúde, o que as leva a aprovar medidas muito diferentes no âmbito da luta contra a pandemia de covid-19.

A lista atualizada dos serviços sanitários galegos com os territórios considerado com uma alta incidência de covid-19 passa também a incluir todas as comunidades autónomas e cidades de Espanha, exceto seis: Andaluzia, Baleares, Canárias, Castela-Mancha, Comunidade Valenciana e Madrid.

Quanto aos países e territórios europeus, devem comunicar a sua chegada à Galiza as pessoas procedentes de Portugal, Kosovo, Dinamarca, Andorra, Chipre, Ilhas Faroé, França, Gibraltar, Grécia, Guernsey, Islândia, Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Luxemburgo, Mónaco, Montenegro, São Marino, Eslovénia e Suíça.

A atualização anterior, publicada há duas semanas, apenas incluía a Andaluzia, em Espanha, e a Dinamarca, na Europa.

A listagem de países inclui ainda vários Estados das Américas, da Ásia, de África e a Austrália, na Oceânia.

O governo regional da Galiza referiu que a lista será objeto de atualização num prazo máximo de 15 dias.

Declaração de entrada sem impacto na mobilidade entre Galiza e Portugal

O subdiretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Galiza – Norte de Portugal disse hoje que a obrigação que os viajantes de Portugal têm de declarar a sua chegada à Galiza não restringe a mobilidade entre as regiões transfronteiriças.

“Não é uma medida que restrinja a circulação entre a Galiza e o Norte de Portugal. Pelo contrário pode ser benéfica para o controlo da evolução da pandemia de covid-19, para a deteção de surtos da doença e para o despiste de novos casos de infeção através da testagem”, apontou Xosé Lago.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da entrada em vigor, hoje, da obrigação dos viajantes de Portugal que permaneçam mais de 24 horas na Galiza de declararem a sua chegada à comunidade autónoma espanhola, Xosé Lago lembrou que “os trabalhadores transfronteiriços não têm de fazer um registo diário”.

“Fazem o registo apenas uma vez, indicando serem trabalhadores transfronteiriços. Não é uma medida que pretenda restringir a mobilidade. Trata-se apenas de ter um controlo sanitário”, garantiu.

Para o subdiretor do AECT Galiza- Norte de Portugal, a medida “não afeta em nada” as relações entre as duas regiões.

“Uma pessoa que queira, por exemplo, ir fazer compras à Galiza e regressar, no mesmo dia a Portugal, não sofrerá grandes transtornos”, assegurou.

O responsável referiu que o formulário da declaração, disponível em formato ‘online’ é “muito simples de preencher”.

“Não é nada de novo. Já está em vigor há mais de um ano, quase desde o início da pandemia de covid-19. Há uma lista de países que entram e saem dessa lista, que é atualizada" conforme a evolução da pandemia.

Madremedia

AVEIRO: Apreendidas mais de uma tonelada de berbigão subdimensionado

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 24 de janeiro, apreendeu cerca de 1 204 quilos de berbigão subdimensionado no Furadouro, no concelho de  Aveiro.

No âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque, transporte, armazenamento e comercialização de bivalves vivos, os militares da Guarda fiscalizaram um estabelecimento de depuração de bivalves, tendo verificado que no seu interior estavam armazenados bivalves subdimensionados para comercialização, motivo que levou à sua apreensão.

No seguimento da ação foi identificada a empresa, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 125 mil euros.

Os bivalves apreendidos foram devolvidos ao seu habitat natural em virtude dos espécimes se encontrarem vivos.

A GNR relembra que os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.

Cantanhede | Tendo em vista possível cooperação: Helena Teodósio recebeu presidente do Município de Quelimane

 

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, recebeu hoje o seu homólogo da cidade de Quelimane, Manuel de Araújo, com quem analisou a possibilidade de cooperação entre os dois municípios, em em especial nos domínios do ordenamento do território, urbanismo, ambiente, proteção civil, formação e gestão autárquica, educação, cultura e saúde.

Em cima da mesa esteve a possibilidade de formalização de um protocolo para esse efeito, no sentido de dar enquadramento para regular as atividades a desenvolver pelos serviços da autarquia cantanhedense ou por empresas e entidades do concelho.

Nesse âmbito, deverão ser equacionadas as diligências conjuntas a efetuar para organização de ações de formação para capacitação de quadros do Município de Quelimane, incluindo a realização de estágios profissionais de estudantes ou de jovens em início de atividade laboral.

A coordenação das atividades a levar a efeito nos termos do acordo de cooperação ficará a cargo dos respectivos presidentes das autarquias.

Além do encontro com Helena Teodósio, Manuel de Araújo reuniu ainda com João Moura, presidente da Fundação para os Estudos e Formação nas Autarquias Locais, com quem abordou o aprofundamento da cooperação desta entidade na formação de quadros técnicos do Município de Quelimane. O périplo do autarca moçambicano no concelho de Cantanhede terminou num encontro com o conselho de administração da INOVA-EM para abordagem de questões relacionadas com ambiente, abastecimento de água, saneamento e reciclagem e tratamento de resíduos sólidos urbanos, e visita a outras empresas da Zona Industrial.

Portugal ultrapassa os 65 mil casos diários. Rt e incidência sobem

Nas últimas 24 horas, há menos sete doentes internados em enfermarias e menos quatro em cuidados intensivos.

Estão confirmadas 19.703 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 42 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 2.377.818, mais 65.578 nas últimas 24 horas.

O número de casos ativos da doença subiu em 3391 e registam-se mais 62.145 casos de recuperação da doença, aos quais se juntam mais 26.343 contactos em vigilância. Há menos sete doentes Covid internados nos hospitais portugueses (2313) e menos quatro em unidades de Cuidados Intensivos (154).

O Rt nacional subiu de 1,15 para 1,17. A incidência, a nível nacional, aumentou de 5322,6 casos por cem mil habitantes para 5728,4.

A distribuição geográfica dos novos casos desta quarta-feira é de mais 28.314 no Norte, mais 18.696 em Lisboa e Vale do Tejo e outros 11.204 no Centro. No Algarve há mais 2828 casos, no Alentejo mais 2094, a que se juntam mais 1285 nos Açores e 1157 na Madeira.

Foi também no Norte que se registaram mais mortes (16), seguido de Lisboa e Vale do Tejo (15). Seguem-se o Centro (9) e o Alentejo (2). Algarve, Açores e Madeira não registaram mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas.

TSF

Rio acusa PS de “montar campanha negra” e de “incutir o medo e a confusão”

 Apesar de considerar compreensível que o PSD seja criticado à direita e à esquerda, Rui Rio acusa o PS de "incutir o medo e a confusão", afirmando que "é vergonhosa" a forma como o Partido Socialista "monta uma campanha negra" ao deturpar as propostas do PSD.

"É compreensível que o PSD seja criticado à direita e à esquerda, mas no caso dos ataques do PS é vergonhosa a forma como monta uma campanha negra, deturpando as propostas do PSD, truncando as minhas afirmações e procurando incutir o medo e a confusão. O seu nível é muito baixo", escreveu Rio numa publicação na rede social Twitter.

Na terça-feira, Rui Rio lamentou que a campanha esteja a baixar de nível, acusando o PS e, em particular, António Costa, de estar permanentemente a deturpar as propostas do PSD para o país. Em Évora, o líder social-democrata disse que o secretário-geral do PS, na iminência de uma derrota, devia, pelo menos, ter alguma dignidade em fim de ciclo.

"Eu não vou deturpar nada do que ele diz, eu não vou pegar no programa do PS e não me vou pôr a dizer às pessoas aquilo que não está lá. As críticas que eu faço são àquilo que lá está verdadeiramente ou àquilo que ele diz verdadeiramente, não vou inventar. Acho que o doutor António Costa está efetivamente na iminência de perder as eleições. Acho que ele, por aquilo que fez na política ao longo de toda a sua vida, podia perdê-las com dignidade, e não ande agora aqui a amedrontar as pessoas", afirmou.

António Costa respondeu a Rui Rio e acusou o líder social-democrata de estar a esconder o seu verdadeiro programa eleitoral.

"O doutor Rui Rio devia apresentar aos portugueses o seu verdadeiro programa e não esconder o seu verdadeiro programa", disse durante uma ação de campanha em Coimbra. A ideia repetiu-se pouco depois: "O PSD tem de assumir o seu programa."

O líder socialista disse que os portugueses compreendem que "é necessário darem uma vitória ao PS no próximo domingo" e voltou a dar uma alfinetada ao PSD, porque "cada partido deve expor o seu o programa, não o esconder, porque não deve haver gato escondido".

TSF

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 3 DE FEVEREIRO NA ESTRADA MUNICIPAL 1152 NA FREGUESIA DE SILVES ENTRE AS 09H00 E AS 12H00


A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Abastecimento de Água ao Local de Cabeças”, o fornecimento de água será interrompido na Estrada Municipal 1152, na área delimitada, na Freguesia de Silves, no dia 3 de fevereiro, entre as 09h00 e as 12h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Aveiro | ASSEMBLEIAS DE VOTO NAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2022

Integrado na preparação dos atos formais para as Eleições Legislativas 2022, que decorrerão no próximo dia 30 de janeiro, a Câmara Municipal de Aveiro está a desencadear os devidos procedimentos para que tudo decorra com a devida legalidade, normalidade e qualidade.

Após a devida articulação com as Juntas de Freguesia, foi decidida a localização das Assembleias de Voto, mantendo-se as localizações onde se realizaram as Eleições Autárquicas 2021:

» Freguesia de Aradas:

- Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclo de Aradas

» Freguesia de Cacia:

- Escola Básica Rio Novo do Príncipe

» Freguesia de Eixo e Eirol:

- Edifício da antiga Junta de Freguesia de Eirol

- Centro Cultural de Eixo

- Centro Social de Azurva

» Freguesia de Esgueira:

- Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

- Centro Social de Taboeira

- Escola Básica da Alumieira, Mataduços

» União de Freguesias da Glória e Vera Cruz:

- Escola Secundária José Estevão, Glória

- Escola Básica da Vera Cruz

» Freguesia da Oliveirinha:

- Escola Básica Castro Matoso, Oliveirinha

» Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz:

- Centro Social de Requeixo

- Salão Polivalente da Junta de Freguesia, Nossa Senhora de Fátima

- Edifício da antiga Junta de Freguesia de Nariz

» Freguesia de Santa Joana:

- Escola Básica do Solposto

» Freguesia de São Bernardo:

- Escola Básica n.º1 de São Bernardo

» Freguesia de São Jacinto:

- Edifício da Junta de Freguesia

“Frio, neve e chá quente” este fim de semana na Fábrica Centro Ciência Viva

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro tem a proposta perfeita para um belo fim de semana de inverno, em família ou entre amigos. “Frio, neve e chá quente” é o programa especial para os dias 29 e 30 de janeiro.

Miúdos e graúdos estão convidados a construir e programar um robô limpa neves com kits de robótica Lego, a fazer creme de mãos no laboratório e a saborear a química do chá, da manteiga e de uns scones deliciosos.


As atividades têm 60 minutos de duração e repetem ao longo de sábado e domingo, com sessões às 10h00, 11h30, 14h30 e 16h00.

As inscrições podem ser feitas através dos contactos: 234 427 053 ou fabrica.cienciaviva@ua.pt.


O programa detalhado e mais informações estão disponíveis em www.ua.pt/fabrica/frio.


Exposição Cidades Educadoras em itinerância pelas escolas do concelho de Anadia

A exposição subordinada ao tema “Princípios das Cidades Educadoras”, e organizada pelo “Projeto SER+ em Anadia” no ano 2020, encontra-se patente ao público na Universidade Sénior da Curia, no Curia Tecnoparque, em Tamengos.

A mostra será depois disponibilizada aos estabelecimentos do concelho de Anadia, nomeadamente à Escola Básica e Secundária de Anadia, à Escola Básica de Vilarinho do Bairro, aos Salesianos de Mogofores e ao Colégio Nossa Senhora da Assunção.

Na Escola Básica e Secundária de Anadia, a exposição estará patente entre os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro. Na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a mostra pode ser visitada entre 15 e 28 de fevereiro. Os Salesianos de Mogofores recebem a exposição entre 1 e 14 de março. A itinerância termina no Colégio Nossa Senhora da Assunção, podendo ser visitada entre 15 e 28 de março.


Instituto do Sangue apela a dádivas

 Evolução da pandemia tem conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos.

O Instituto Português do Sangue da Transplantação (IPST) apelou, esta terça-feira, a todos os potenciais dadores que façam a sua dádiva de sangue, “numa altura particularmente exigente para a manutenção das reservas em níveis estáveis” devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, o IPST refere que “a evolução da pandemia, nomeadamente o elevado número de contágios das últimas semanas e respetivos isolamentos profiláticos, têm conduzido a uma grande dificuldade em manter estáveis as reservas de componentes sanguíneos”. Em simultâneo, “as habituais infeções respiratórias sazonais têm contribuído para uma redução do afluxo de pessoas candidatas à dádiva de sangue”.

Segundo o Instituto, ambas as situações ”causam uma grande redução do número de dadores e o adiamento de Sessões de Colheita previamente calendarizadas”.

“Apesar de todo o reforço na promoção da dádiva de sangue, nomeadamente através de spots de rádio e nas redes sociais, torna-se necessário mobilizar todos os que estejam em condições de fazer uma dádiva de sangue, nomeadamente os que nunca deram sangue e os que não efetuam uma dádiva há mais de 1 ano, contribuindo assim para a imprescindível estabilidade das reservas. É muito importante o reforço imediato das dádivas de sangue, pois só assim os doentes podem receber os tratamentos que necessitam”, sublinha o IPST, que relembra que, para ser uma pessoa dadora de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos - o limite de idade para a primeira dádiva é os 60 anos - e ter peso igual ou superior a 50 kg.

“As pessoas candidatas à dádiva que tenham tido covid-19 devem aguardar 14 dias e as que fizeram a vacina de reforço contra a covid-19 devem aguardar 7 dias, para se candidatarem novamente”, salvaguarda.

“Os hospitais portugueses necessitam entre 800 a 1000 unidades de sangue e componentes sanguíneos todos os dias, e nunca é demais relembrar que os componentes sanguíneos têm um tempo limitado de armazenamento (35 a 42 dias para os concentrados eritrocitários; 5 a 7 dias para as plaquetas); os dadores de sangue, sendo homens, só podem realizar a sua dádiva de 3 em 3 meses e, sendo mulheres, de 4 em 4 meses”, indica a mesma nota.

À presente data, as reservas dos hospitais e no IPST situavam-se entre os 15 e 47 dias, considerando a reserva de concentrados eritrocitários dos hospitais, e entre os 4 e 37 dias, considerando a reserva de concentrados eritrocitários do IPST, sendo os grupos sanguíneos mais afetados, o “O positivo”, “O negativo”, “B negativo“, “A positivo” e o “A negativo”.

Para saber mais sobre a dádiva de sangue consulte o site www.ipst.pt e para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt.

Fonte: Jornal i

https://ionline.sapo.pt/artigo/760376/instituto-do-sangue-apela-a-dadivas-?seccao=Portugal_i

“Situação preocupante.” Urgência pediátrica do Hospital de Gaia em risco por falta de enfermeiros

Todos os enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho já pediram escusa de responsabilidade, realçando que não estão asseguradas todas as condições de segurança para trabalharem e que a margem de erro é aumentada de forma significativa pela sobrecarga dos profissionais em atividade.

Sindicato dos Enfermeiros (SE) afirma que o atendimento e a prestação de cuidados de enfermagem estão em risco de rutura no serviço de urgência pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Em causa está a falta de enfermeiros, refere o sindicato, no comunicado enviado à TSF.

Pedro Costa, dirigente sindical, descreve uma situação de "sobrecarga de turnos por um número limitado de profissionais" em que fica em risco "a segurança dos doentes e a qualidade na prestação de cuidados de enfermagem", e dá o exemplo de, entre 8 e 22 de janeiro, metade dos enfermeiros terem estado de baixa, infetados com o coronavírus SARS-CoV-2. "A situação tem vindo a degradar-se e atingiu em janeiro dimensões preocupantes, face ao elevado número de enfermeiros de baixa ou com horários limitados", aclara o comunicado.

A somar-se a esta escassez de mão de obra está o aumento da procura da urgência, acrescenta o sindicato.

"Dos 21 enfermeiros adstritos a este serviço, dois têm horário flexível com horário de amamentação, outro tem horário de parentalidade com isenção de noites e dois enfermeiros têm mais de 50 anos e, por isso, estão isentos de realização de trabalho noturno", explica o presidente do SE. Há ainda três enfermeiros de baixa há mais de dois meses".

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, cada um dos três turnos ser assegurado por um mínimo de quatro enfermeiros, mas "isso só acontece porque há colegas que fazem cada vez mais horas extra". O sindicato diz haver uma necessidade urgente de oito enfermeiros, para serem atingidos "os níveis mínimos de funcionamento deste serviço".

Pedro Costa esclarece que os turnos têm sido assegurados em horas extra, "o que resulta numa sobrecarga da equipa, deixando os colegas exaustos e completamente desmotivados".

"Este é mais um caso em que as administrações hospitalares estão de mãos atadas", sustenta o SE. "Por mais boa vontade que exista da parte da administração, os pedidos de novas contratações esbarram sempre nos gabinetes do Ministério da Saúde."

Todos os enfermeiros do serviço de urgência pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho pediram escusa das responsabilidades, vincando que "não estão asseguradas todas as condições de segurança".

TSF

D. José Ornelas será o próximo bispo de Leiria-Fátima

O bispo de Setúbal vai substituir D. António Marto. A mudança acontecerá em breve.

O bispo de Setúbal D. José Ornelas prepara-se para a mudança: será o próximo bispo de Leiria-Fátima.

De acordo com o jornal digital Sete Margens, D. José Ornelas, bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal, deverá ser nomeado nos próximos dias bispo de Leiria-Fátima, substituindo assim D. António Marto, cardeal da diocese de maior nomeada mundial.

TSF apurou que o pedido de resignação do cardeal Marto tinha sido aceite já pelo Vaticano no ano passado, por motivos de saúde. Este prelado só completaria os 75 anos canónicos para a resignação, em maio próximo.

D. António Marto está em Leiria-Fátima há 15 anos. Por sua vez, D. José Ornelas, de 68 anos, é bispo de Setúbal desde 2015 e preside, há quase dois anos, à Conferência Episcopal portuguesa.

Também os prelados da Guarda e Beja pediram à Santa Sé bispos coadjutores, uma espécie de auxiliares das respetivas dioceses.

Manuel Vila Boas / TSF

Rússia roubou a fórmula da vacina Sputnik V

 A agência de contraespionagem britânica MI5 pegou a Rússia roubando o projeto da vacina Oxford para criar a Sputnik V e se exibir como o primeiro país a obter uma vacina anti-Covid.

Hackers russos furtaram a fórmula um mês depois de cientistas britânicos a obterem.

O parlamentar conservador Bob Seely, especialista em assuntos russos, disse: “Precisamos levar a sério a espionagem russa e chinesa”. E seu colega conservador, Andrew Bridgen, acrescentou: “A Grã-Bretanha tem os melhores cientistas, mas a Rússia tem os melhores espiões”.

ABIM

Cárcere ou exílio: única opção para opositores russos

A volta sombria da repressão na Rússia força políticos e jornalistas opositores a se exilarem a fim de evitar a prisão.

O dissidente Alexei Navalny — salvo por um hospital alemão especializado nos venenos empregados pela KGB — voltou à Rússia e foi encarcerado.

A advogada Lyubov Sobol fugiu para a Turquia após ameaça de prisão.

O ex-magnata do petróleo Mikhail Khodorkovsky passou 10 anos na Sibéria e agora reside em Londres.

Ivan Zhdanov, diretor executivo da equipe de Navalny, acusado sem processo de recrutar menores, não pode voltar ao país. Em represália, seu pai, funcionário aposentado, foi preso e está num cárcere no extremo norte da Rússia.

ABIM

DRAGONAS NOS UNIFORMES MILITARES

 

Sua razão de ser, seu valor simbólico e seu ocaso

  • Plinio Corrêa de Oliveira

Poder-se-ia escrever um livrinho sobre a razão de ser das dragonas, seu valor simbólico, bem como seu ocaso.

A dragona foi uma das boas invenções do espírito humano em matéria de indumentária. Ela realmente incrementa algo ao físico que possa aparentar não ser muito caracteristicamente militar. Ademais, remete para simbolismos gloriosos, realça a hierarquia e a glória militar no que elas têm de áureo, de nobre e de varonil.

Em nossa época de decadência, não seria forçoso que a dragona fosse substituída por aquela simples chapinha que atualmente se utiliza em alguns uniformes militares? Não seria necessário que essa chapinha fosse ficando cada vez mais ordinária até chegar o momento em que ela viesse a ser substituída por algo de matéria plástica ou de pano? As coisas de matéria plástica tendem a dominar.

Com o passar dos anos, temos assistido à decadência, à simplificação, ao tombo: das dragonas de metal com franjas de seda ou ouro passou-se àquelas de pano; para se chegar à matéria plástica não tarda. Depois inventam uma matéria plástica incombustível, até serem as dragonas substituídas por um pontinho marcado no uniforme militar.

____________

Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 17 de agosto de 1962. Esta transcrição não passou pela revisão do autor. Fonte: Revista Catolicismo, Nº 853, Janeiro/2022.


ABIM

Conselho Intermunicipal da CIRA exige criação e ativação urgente de Sala de Hemodinâmica no Hospital de Aveiro / CHBV

 

O Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), reunido em Águeda a 24 de janeiro, deliberou emitir uma posição política pública de exigência ao Ministério da Saúde para que seja criada e ativada com carácter de urgência uma Unidade de Hemodinâmica no Hospital de Aveiro.

Esta posição vem no seguimento de outras posições tomadas pela CIRA sobre esta matéria, e do acompanhamento que temos feito junto da Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) para que seja possível capacitar os serviços hospitalares da Região de Aveiro com esta valência, tendo recentemente recolhido informação atualizada sobre esta matéria.

Alguns argumentos sustentam esta posição, nomeadamente:

  1. Portugal encontra-se abaixo da média europeia relativamente a Salas de Hemodinâmica por milhão de habitantes (2,5 vs 3 salas) e número de angioplastias (118 vs 191 procedimentos por 100.000 habitantes);

  2. A Região do Centro é particularmente deficitária, com apenas 3 centros hospitalares com Sala de Hemodinâmica (vs 6 no Norte e 6 em Lisboa VT) e com menos procedimentos (2714 no Centro, 3752 no Norte e 5472 em Lisboa VT);

  3. Apesar do CHBV servir uma população de 390.000 habitantes, Aveiro é das poucas capitais de distrito que não possui uma Sala de Hemodinâmica, situação que tem impactos negativos graves a vários níveis:

  1. Clinicamente, 90% dos cidadãos que sofrem um enfarte agudo do miocárdio não são tratados a tempo, superando o limite máximo aceitável de 120 minutos, o que acarreta morbilidade, mortalidade e despesas acrescidas;

  2. A falta de resposta para a realização de exames programados em tempo útil pelo Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, tem resultado num atraso clínico com grave prejuízo para os doentes;

  3. Economicamente, a realização de exames no Centro Hospitalar e Universitário do Porto e no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia / Espinho, resultou numa despesa estimada de 500.000€ em 2021 para o CHBV;

  4. A inevitabilidade de  transporte dos doentes para outros centros com Hemodinâmica, em média 3 a 4 doentes por dia,  de ambulância e com equipe médica e de enfermagem, tem-se demonstrado uma alternativa dispendiosa e muito perturbadora da normalidade do serviços, dados que os profissionais ficam ausentes em média 4 a 5 horas, para além do risco para o doente.

Por informação recolhida junto da Administração do CHBV, sabemos que o CHBV trabalhou nos últimos dois anos num projeto para a criação de uma Unidade de Hemodinâmica no Hospital de Aveiro, tendo o Serviço de Cardiologia 14 especialistas (com mais 5 internos), um dos quais com a especialização e experiência em hemodinâmica. Foram já identificados meios de apoio a este cardiologista por equipa experiente.

A verdade é que o CHBV possui, na presente data, as condições humanas e logísticas necessárias para a abertura imediata de uma Sala de Hemodinâmica, com garantia da segurança, sendo economicamente vantajoso para o mesmo a sua criação, e de elevado valor para a defesa da vida dos Cidadãos da Região de Aveiro.

É neste quadro que exigimos, em nome dos Cidadãos da Região de Aveiro, que o Ministério da Saúde autorize com caráter de urgência, a ativação da Unidade de Hemodinâmica do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, no âmbito do CHBV.

Visite www.regiaodeaveiro.pt e acompanhe a atividade da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Morreu Maria Amélia Canossa, “a voz de todos os Dragões”

A mulher que deu voz ao hino do FC Porto, Maria Amélia Canossa, morreu na terça-feira, aos 88 anos, revelou o clube através da sua página oficial na internet.

"Morreu a mulher que deu voz ao hino do FC Porto. Maria Amélia Canossa faleceu esta terça-feira e deixou para trás um legado de 88 anos de amor ao azul e branco, que culminou com a gravação do hino pela primeira vez, no longínquo dia 31 de março de 1952", pode ler-se na nota publicada na página dos 'dragões'.

Na nota, o FC Porto revela a longa ligação de Maria Amélia Canossa ao clube, que desde cedo começou a frequentar as bancadas do Campo da Constituição, pela mão do pai e do avô, tendo ajudado na angariação de fundos para a construção do antigo estádio das Antas.

“Queria um hino que, aos primeiros acordes, fosse um hino vencedor. Que até os jogadores, ao entrarem em campo, sentissem um impulso que lhes desse força e um hino que transbordasse poder”, revelou a própria Maria Amélia Canossa, em entrevista concedida em 2009, sobre a criação do hino.

Com a colaboração do poeta Heitor Campos Monteiro e do compositor António Figueiredo e Melo, Maria Amélia Canossa estreou-se a entoar o hino do FC Porto com apenas 18 anos, em pleno Coliseu. Voltaria a cantar na inauguração das Antas, poucas semanas volvidas.

A concluir, o FC Porto solidariza-se com os familiares e amigos, endereçando-lhes "as mais sentidas condolências".

Madremedia