quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

MUNICÍPIO DE SILVES REJEITA O AUMENTO DOS TARIFÁRIOS DA ÁGUA

 O quadro de seca e falta de água no Algarve não é uma situação imprevisível. Há cerca de 20 anos era claro o processo de desertificação nas regiões do Alentejo e Algarve. Não existiu planeamento estratégico, plano de ação ou concretização dos investimentos relevantes. Os sucessivos governos nada fizeram, e hoje, tardiamente, num cenário extremamente difícil, anunciam medidas de fundo, que já deviam estar concretizadas, soluções drásticas e desproporcionadas, para resolver, temporariamente, o problema da falta de água.
Perante a escassez das reservas de água superficiais e subterrâneas, são inevitáveis os cortes nos consumos. Urge a execução de medidas imediatas que conduzam à poupança de água, medidas tomadas pelas entidades públicas (governo, autarquias), pelos agentes económicos e pelas populações, não tratando de forma igual o que é diferente.
Para o Município de Silves, dada a importância económica e social da agricultura, como elemento da soberania alimentar, é fundamental que as medidas impostas não periguem a sua sobrevivência e desenvolvimento sustentável.
O Município de Silves rejeitou em sede da Associação dos Municípios do Algarve (AMAL) o aumento dos tarifários da água – foi o único município a fazê-lo – que provocaria agravamentos de 15% no 2.º escalão, de 30% no 3.º escalão e de 50% no 4.º escalão. O 2.º escalão de consumo abrange a maioria esmagadora dos consumidores.
A nosso ver, é uma medida socialmente injusta e penalizadora dos rendimentos das famílias. Quem tem mais poder económico não deixaria de pagar e continuar a consumir. O Município de Silves considera que o caminho da poupança de água no volume do consumo humano (15%), que é absolutamente necessário, passa, essencialmente, pela consciencialização e sensibilização da população, na qual confiamos. Mas também, e por exemplo, por planos internos de contingência e pelo combate decisivo às perdas de água na rede de abastecimento público, usando os equipamentos e dispositivos tecnológicos já instalados e funcionais em todo o concelho de Silves, que em tempo útil, a autarquia projetou e candidatou a fundos comunitários.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

Alunos internacionais de mestrado em gestão do setor da vinha e do vinho em sessão de imersão no Dão

 A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão foi a responsável pela receção de 12 alunos internacionais do Diploma Internacional da OIV em “Management du Secteur de la Vigne et du Vin”, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que tiveram a oportunidade de conhecer de forma aprofundada a região e os seus respetivos vinhos.
Com o objetivo de melhor conhecerem e estudarem a realidade vitivinícola nacional, os 12 alunos oriundos de países como México, Estados Unidos da América, França e Itália, foi possível fomentar o conhecimento do setor vitivinícola português. No final foi possível ainda desenvolver uma sessão de provas com alguns produtores da região – Casa Américo, Casa de Cello, Global Wines, Soito Wines e UDACA.
“É fulcral que quem pretende aprofundar os seus estudos na área da vinha e do vinho possa ter este contacto direto com as diferentes regiões vitivinícolas de Portugal. No caso do Dão foi possível não só partilhar algumas das informações mais relevantes do nosso território e áreas de atuação, como também fazer a ponte com alguns dos nossos produtores que tiveram a oportunidade de dar a conhecer os seus vinhos de referência. Desta forma conseguimos reforçar o posicionamento internacional dos Vinhos do Dão através de diferentes canais, junto de um público que pretende especializar-se nesta área e que pode dar a conhecer as qualidades únicas dos nossos vinhos e da nossa região”
, refere Arlindo Cunha, presidente da CVR do Dão.
Além de ficarem a conhecer melhor a região do Dão, estes alunos também contam com um contacto próximo com outras regiões vitivinícolas como é o caso do Douro, Alentejo, Península de Setúbal e Lisboa.
De recordar que a OIV é uma organização intergovernamental que visa coordenar as políticas vitivinícolas entre os países membros e promover a cooperação internacional no setor vitivinícola. Já o OIV MSc in Wine Management é um programa de mestrado em gestão de vinhos oferecido pela OIV em parceria com instituições de ensino superior. Este programa é projetado para fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente da gestão no setor vitivinícola, abrangendo temas como vinificação, marketing, distribuição, legislação e aspetos económicos. É uma qualificação reconhecida internacionalmente e destinada a preparar os alunos para uma carreira de sucesso na indústria do vinho.




Fernanda Teixeira



BE_SAFE PORTUGAL: Evento internacional assinala dia do namoro em Vila Franca de Xira com alerta para a segurança online

 A Ciberviolência e defesa de um ambiente online seguro para raparigas e mulheres são os temas do evento bE_SAFE Portugal, que terá lugar no dia 14 de fevereiro, Dia do Namoro, entre as 8h30 e as 13h00, no Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos (Rua 28 de março, Bom Retiro, 2600-053 Vila Franca de Xira).

O programa da sessão integra 2 painéis, em que especialistas em igualdade e direitos humanos vão debater as seguintes questões:

Que equilíbrio existe entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência?

Como pode a educação digital, a conscientização entre pares e a promoção de comunidades online seguras desempenhar um papel vital em todo este processo?

Como podemos prevenir a culpabilização das vítimas, a sua revitimização e traumatização?

Conta também com a apresentação dos trabalhos realizados pelas turmas dos 7º e 10º anos da Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos, sobre os temas “Crescer com a internet: entre o ser livre e a ciberviolência” e “Dia do namoro com redes sociais seguras.”

Este evento é promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, em parceria com o Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, no âmbito do  Projeto, bE_SAFE - Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).

A Presidente da PpDM realça a importância do projeto. «Acabar com todas as formas de violência, online e offline, que afetam desproporcionalmente as raparigas e as mulheres é um imperativo da sociedade democrática que somos, em Portugal, na Croácia, em Espanha, na União Europeia e no Mundo. Este é, assim, um evento europeu que se associa ao V-DAY, um movimento ativista global para acabar com a violência contra todas as mulheres e raparigas.», destaca Ana Sofia Fernandes.

Para Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, a parceria da Comissão neste projeto acontece porque "a ciberviolência não é apenas uma ameaça virtual, mas uma realidade que cruelmente afeta a vida de raparigas e mulheres, minando a sua segurança e bem-estar online e offline" e esta iniciativa vai “certamente contribuir para a alteração legislativa e de políticas públicas tanto nos países que integram a parceria – Portugal, Croácia e Espanha - como também a um nível europeu mais amplo.”

 

ciberviolência sexual é um problema social crescente, com impactos a nível individual, social e económico, que atinge jovens e crianças com idades cada vez mais precoces e com particular incidência sobre as raparigas e mulheres. É um problema transversal a todos os países europeus e faz parte do continuum da violência exercida sobre raparigas e mulheres, decorrente da desigualdade estrutural entre mulheres e homens, raparigas e rapazes, pelo que exige toda a nossa atenção. 

A violência na sua dimensão digital abrange o que se passa no espaço virtual e/ou é facilitado por meios tecnológicos. As diferentes formas de violência que ocorrem na esfera digital e no mundo físico não se excluem mutuamente e frequentemente sobrepõem-se umas às outras, exacerbando o impacto traumatizante da violência, por vezes ameaçando mesmo a segurança física da vítima. 

Resultados do estudo de Faustino, Ventura, Alves e Matos (2022), publicado pela Rede de Jovens para a Igualdade, 517 jovens mulheres inquiridas com idades entre os 18 e os 25 anos revelam:

  • 67% das jovens foram vítimas de violência sexual baseada em imagens e 48% destas jovens sofreram mais do que uma forma deste tipo de violência 
  • 84% das jovens foram vítimas de cyberflashing 
  • 39% receberam ameaças de partilha de conteúdos íntimos 
  • 20% das jovens foram vítimas de partilha não consensual de imagens e 18,8% relataram ter sido objeto de fotografias íntimas tiradas sem consentimento 
  • 5% foram vítimas de upskirting 
  • 3% viram as suas fotografias serem utilizadas para produzir pornografia deepfake 
  • 39% dos agressores eram desconhecidos das jovens mas a maioria (60%) eram jovens ou homens próximos das vítimas: 15% eram anteriores namorados ou parceiros, 13% conhecidos, 13% eram parceiros numa relação sexual e/ou afetiva esporádica, 9,5% amigos e 9,5% namorados ou parceiros.

 

Consulte o Programa e a Nota conceptual.


Para mais informações:
plataforma@plataformamulheres.org.pt

Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador em Cordinhã, Vila Nova e Portunhos

 
O Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais três espetáculos, desta vez em Cordinhã, Vila Nova e Portunhos.
No sábado, dia 10 de fevereiro, a Episódio Medieval – Associação de Teatro e Recriação Histórica, volta a representar “D. Pedro e D. Inês de Castro”, depois da estreia no último fim de semana, mas agora no salão da Junta de Freguesia de Cordinhã, a partir 21h30.
A sinopse do enredo criado por Nuno Marques refere que “se há estória de amor que tenha marcado a história de Portugal é a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher, D. Constança Manuel. Depois da morte desta, em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com D. Inês, afrontando assim o rei D. Afonso IV, seu pai, que, por pressão da corte, acabou por conduzir ao desfecho trágico”.
A dimensão simbólica desta história de amor que povoa o imaginário português está documentada na célebre Declaração de Cantanhede que D. Pedro Proferiu em 12 de junho de 1360, proclamando que se havia casado secretamente com D. Inês e impondo o seu reconhecimento como rainha de Portugal.
Ainda no sábado, igualmente às 21h30, é a vez do Clube União Vilanovense subir ao palco da sua sede, em Vila Nova, para interpretar a peça “Sonho de uma Noite de Verão”, William Shakespeare.
Esta adaptação de Alexandra Santos desenrola-se num cenário de encontros e desencontros, em que dois casais de namorados “passam por inúmeras peripécias, devido à falta de jeito de um ser mágico que troca todas as ordens que lhe são dadas. A par disso, um grupo de teatro prepara uma peça para o rei e rainha que também andam meio desencontrados”.
Já no domingo, às 17h00, a Companhia de Teatro Bombarda interpreta “Costumes e Tradições d’Antanho” na Fundação Ferreira Freire, em Portunhos.
Num misto de alegria, audácia e humor, recriam-se usos, costumes e tradições de antigamente, em que o tempo andava a passo”, pode ler-se na sinopse.
A edição deste ano do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede inclui a participação de 17 grupos cénicos que realizam dois espetáculos, um deles no âmbito do programa de itinerância definido para o efeito.
Os atores, até final do mês de abril, vão realizar dois espetáculos, uma na sua comunidade de origem, outro numa das povoações onde estão sedeadas as entidades envolvidas.

*Carla Cruz Silva 
 Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Barcelos | IPCA abre candidaturas para as Provas M23 e Titulares CTeSP

 Até ao dia 16 de fevereiro estão abertas as candidaturas para as provas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos superiores do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para Maiores de 23 anos (M23) e Titulares de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP).
Toda a informação relativa aos concursos indicados está disponível no portal https://estudar.ipca.pt/.
Qualquer esclarecimento adicional pode ser solicitado através do email dos Serviços Académicos do IPCA: sa@ipca.pt.
Em breve serão divulgadas as candidaturas para os cursos de preparação para as provas.

Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | Executivo Municipal aprovou por unanimidade tarifários para 2024. INOVA-EM atenua impacto do aumento da fatura da água exigido pela ERSAR

 

O Executivo Municipal aprovou, por unanimidade, esta quarta-feira, 7 de fevereiro, as tarifas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos urbanos a praticar pela INOVA-EM em 2024. Os valores propostos refletem uma clara preocupação em atenuar o aumento da fatura junto dos munícipes.

A definição anual dos valores dos tarifários consta do Contrato Gestão Delegada, aprovado em 2019 pela Câmara Municipal de Cantanhede – que sofreu uma revisão e foi novamente aprovado pela autarquia em agosto de 2022.
Para atenuar o impacto dos aumentos, a INOVA-EM enviou à ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, uma nova proposta de revisão dos índices de atualização tarifária, que mereceu parecer favorável em janeiro de 2024.
No que diz respeito ao abastecimento de água, a tarifa é calculada com base no previsto no Contrato Gestão Delegada para o ano de 2024, sendo aplicada a variação de 2023 em relação a 2022 do IHPC (índice harmonizado de preços ao consumidor) referente a junho (4,74%).
Recorreu-se a este método de cálculo para a tarifa de abastecimento de água pois o valor da mesma, no Contrato Gestão Delegada a preços constantes, é inferior ao valor que foi aplicado em 2023. Desta forma, o aumento proposto e aprovado pela ERSAR para o abastecimento de água é de 0,88%, valor este bem inferior ao do IHPC.
No que respeita às águas residuais, recorreu-se a outra metodologia uma vez que as tarifas das águas residuais no Contrato Gestão Delegada, a preços constantes, “sofriam” um aumento de 15% relativamente a 2023, que acrescidas do aumento do IHPC (4,74%), representaria uma subida para os munícipes de Cantanhede superior a 20%.
Para evitar este aumento, a INOVA-EM propôs que o índice de atualização tarifária incidisse sobre a tarifa aplicada em 2023, sendo esta atualizada pelo IHPC referente a junho. Assim, o aumento proposto pela ERSAR para as águas residuais é de apenas 4,74%.
Importa referir que, indo de encontro ao propósito de atenuar o impacto do aumento da fatura da água junto das famílias, o aumento médio das tarifas de abastecimento de água e saneamento nos domésticos cifra-se nos 2,9% - tendo por base um consumidor doméstico de referência (10 m³)”, explica o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso, adiantando que “no comparativo com os valores aplicados nos municípios vizinhos, o valor final da fatura a pagar pelo cliente é inferior em 20%, 57% e até 69%”.
Já nas tarifas de Resíduos Sólidos Urbanos, o Contrato Gestão Delegada previa que a atualização tarifária tivesse como pressuposto o seguinte: 70% da variação IHPC referente a junho, e 30% do aumento da tarifa da entidade em alta (ERSUC), aplicada à tarifa de 2024 do Contrato de Gestão Delegada.
Como é do conhecimento público, as tarifas da ERSUC têm sofrido aumentos significativos - entre 2021 e 2024 aumentaram mais de 120 % -, e a aplicação dos índices de atualização do Contrato de Gestão Delegada significaria um aumento na ordem dos 15% na tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos (3,3% IHPC + 11,4% ERSUC).
Para evitar este aumento, a INOVA-EM propôs uma nova fórmula, aprovada pela ERSAR, também ficando muito mais abaixo do que inicialmente seria atualizado, e muito abaixo quando comparado com os aumentos de 23%, 35%, 47% e 50% aprovadas noutros concelhos.
Em suma, para um consumidor doméstico de referência (10m3), o aumento da fatura da água e de saneamento é de 2,9% e ao adicionar os resíduos sólidos urbanos cifra-se nos 5%, significativamente abaixo do previsto no Contrato de Gestão Delegada e muito abaixo quando comparado com os aumentos aprovados em muitos concelhos da região.
Há duas importantes premissas subjacentes a esta proposta da INOVA-EM: por um lado, uma clara preocupação em mitigar o aumento do valor da fatura da água junto das famílias, objetivo atingido como se constata nos valores propostos; por outro, o equilíbrio da sustentabilidade financeira com a qualidade dos serviços prestados aos clientes”, referiu Pedro Cardoso, reforçando que o objetivo da empresa municipal é o de “continuar a prestar um serviço reconhecido como de referência a nível nacional, pelas entidades do setor, e a preços socialmente favoráveis e sustentáveis”.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Agrupamentos de Castelo de Paiva. MAU TEMPO OBRIGA A ADIAMENTO DOS DESFILES ESCOLARES DE CARNAVAL


Os desfiles de carnaval dos Agrupamentos Escolares de Castelo de Paiva, que estavam agendados para a manhã da próxima Sexta-Feira, dia 9 de Fevereiro, foram ontem adiados devido à previsão de mau tempo do IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que aponta para chuva intensa e vento forte para hoje e amanhã, não estando assim, reunidas as condições necessárias para a realização deste evento festivo.
Assim, os desfiles de carnaval das escolas de Castelo de Paiva ficam agora marcados para a manhã do próximo dia 16 de Fevereiro, mantendo-se os locais e os horários referenciados anteriormente.

Entretanto, a realização do desfile do Carnaval Sénior, promovido pela Rede Social de Castelo de Paiva, com o apoio das IPSS locais, mantem-se para a tarde do dia 12 de Fevereiro, a partir das 14 horas, no Pavilhão Municipal dos Desportos.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Marinha Grande | CONFERÊNCIA SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO VIDRO


O Museu do Vidro, na Marinha Grande, promove a conferência ”A Conservação e Restauro do Vidro: Estratégias para a Preservação do Património Cultural", com a oradora Inês Coutinho, da NOVA - Faculdade de Ciências e Tecnologia, no dia 17 de fevereiro, pelas 16h00, no Foyer do Teatro Stephens, cuja participação é gratuita.
Esta é a terceira sessão do Ciclo de Conferências "O Vidro no Museu - Necessidades e Narrativas”, organizado no âmbito do 25.º aniversário do Museu do Vidro, que pretende envolver a comunidade, com o objetivo de incentivar a sua participação no trabalho desenvolvido pelo museu e conhecer o património material e imaterial vidreiro que esta instituição preserva e divulga, tão importante para a identidade local.
Doutorada em Conservação e Restauro com especialização em Ciências da Conservação (2016), Inês Coutinho tem mais de 10 anos de experiência em Conservação de cerâmica e vidro. A sua investigação tem focado a arqueometria de vidros arqueológicos encontrados em Portugal, desde época romana até à era industrial. Conta já com mais de 30 artigos e capítulos de livro publicados.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Prémios distinguem melhores ideias e teses académicas na área do Turismo


Candidaturas ao IX Concurso de Empreendedorismo Turístico e ao VIII Concurso de Teses Académicas estão abertas até ao dia 15 de março.
A Turismo Centro de Portugal (TCP) continua a apostar na deteção e apoio às melhores ideias de negócio turístico geradas na Região e na valorização do conhecimento científico produzido sobre a atividade turística. Por isso, volta a lançar este ano os seus dois concursos: a nona edição do Prémio José Manuel Alves – Concurso de Empreendedorismo Turístico e a oitava edição do Concurso de Teses Académicas.

O prazo para a submissão das candidaturas, em ambos os concursos, é 15 de março de 2024.

IX Prémio José Manuel Alves
Com oito edições já realizadas, este é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 378 candidaturas, distinguido 64 projetos e premiado 23.

Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.
O objetivo deste concurso é contribuir para a materialização de boas ideias para o setor, pelo que são apenas elegíveis projetos que ainda não tenham iniciado a atividade turística. Os projetos podem inserir-se nas seguintes áreas: Alojamento turístico (incluindo empreendimentos turísticos e alojamento local); Agências de viagens e turismo/operadores turísticos; Estabelecimentos de restauração e de bebidas; Aluguer de veículos automóveis sem condutor; Atividades de animação turística; Projetos de base tecnológica associados ao setor do Turismo; Outras tipologias, desde que comprovadamente relacionadas com a atividade turística.

Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio (composto por individualidades ligadas ao turismo e ao empreendedorismo) que seleciona oito projetos finalistas. Posteriormente, um Júri Final irá determinar os vencedores. Os três primeiros classificados são galardoados com um prémio financeiro.

Uma das características mais singulares da natureza deste concurso é o facto da ligação aos projetos participantes não se extinguir após a sua participação no concurso, como acontece na generalidade dos eventos similares a nível nacional. No Prémio José Manuel Alves, há um acompanhamento contínuo da totalidade dos projetos participantes, que se prolonga por todas as fases de crescimento destes empreendimentos.

A entidade organizadora – Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico (NAIT) da TCP – estabelece uma relação umbilical e indissociável de todos estes projetos, estando disponível para auxiliá-los em diversas dúvidas ou dificuldades, seja no enquadramento na legislação, na informação sobre sistemas de incentivo disponíveis ou no apoio no contacto com entidades licenciadoras.

Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em http://tinyurl.com/5n7nhjfe.

VIII Concurso de Teses Académicas

O concurso de teses de Mestrado e de Doutoramento é promovido pela Turismo Centro de Portugal desde 2017 e tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e aproximá-lo das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

O concurso tem duas categorias, uma dedicada às teses de Mestrado e outra dedicada às teses de Doutoramento. Na categoria Mestrado, podem concorrer todas as dissertações, relatórios de estágio e projetos com vista à obtenção do grau de Mestre já avaliadas e, na categoria Doutoramento, dissertações de Doutoramento já defendidas e avaliadas, cujo tema incida sobre o setor do turismo, preferencialmente na região Centro – seja em exclusivo ou englobada num estudo de âmbito nacional.

Após a submissão das candidaturas, há um Júri Intermédio que seleciona cinco teses finalistas em cada categoria. Posteriormente, um Júri Final vai determinar os dois vencedores, que serão galardoados com um prémio financeiro.

Inscrições e todas as informações do concurso disponíveis em http://tinyurl.com/2yk8acwv.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

As peça Aquilo que os olhos veem ou O Adamastor e o Auto da Barca do Inferno. Auditório do Centro Paroquial de S. Pedro recebeu apresentações da Companhia de Teatro ETCetera

 
Cerca de centena e meia de alunos do 9º ano assistiram, no passado dia 6 de fevereiro, durante a tarde, à representação teatral de “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, que decorreu no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede.
Particularmente direcionada para a comunidade escolar, a apresentação esteve a cargo do grupo de teatro ETCetera, que fez representação para os alunos dos Agrupamentos de Escolas Gândara-Mar, Tocha e Lima-de-Faria, de Cantanhede e de Febres, e uma turma da Academia de Música de Cantanhede.
No mesmo dia, durante a manhã, a companhia de teatro já havia apresentado a peça “Aquilo que os olhos veem ou O Adamastor”, de Manuel António Pina, desta feita direcionada para os alunos do 8º ano dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar e Lima-de-Faria, num total de uma centena de alunos.
Integradas no Plano Anual de Atividade da Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC), para o ano letivo 2023-2024, as iniciativas tiveram a organização conjunta dos Agrupamentos de Escolas do concelho, através das Bibliotecas Escolares, e do Município de Cantanhede, através da sua Biblioteca Municipal. A edilidade assegurou a deslocação dos alunos das escolas de Febres e da Tocha.
A companhia de teatro ETCetera é um grupo dramático criado e sediado em Vila Nova de Gaia. O tema desta associação artística que trabalha com atores profissionais assenta no lema “Teatro para TODOS”.
A ETCtera ambiciona proporcionar diferentes momentos teatrais a todo o tipo de grupos, géneros e idades, propondo-se realizar experiências artísticas que se reflitam no crescimento dos espectadores, enquanto alunos, mas, igualmente enquanto indivíduos, fazendo do teatro um veículo de cultura e, simultaneamente, de educação.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO TEDX TORRES VEDRAS DEBRUÇAR-SE-Á SOBRE O TEMA "FRONTEIRAS"


“Fronteiras” é o tema da primeira edição do TEDx Torres Vedras, a qual se realiza na tarde do próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 14h00, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Na ocasião serão abordadas fronteiras culturais, de poder, de papéis, de género, fronteiras entre ciência e religião, corpo e mente, razão e emoção, através de diferentes olhares, promovendo-se a reflexão e o pensamento crítico.
Joaquim Ferreira (neurologista, professor universitário e diretor clínico do CNS - Campus Neurológico), Cláudia Pereira (investigadora e professora universitária que desempenhou funções de secretária de Estado para a Integração e as Migrações), Francisco Crispim (enfermeiro e ativista LGBTQIA+), Ana Ventura Miranda (fundadora do Arte Institute e organizadora de eventos culturais), Bruno Gonçalves (formador do Conselho da Europa no âmbito da Mediação Europeia para os roma/ciganos e dirigente associativo cigano, atualmente vice-presidente da associação Letras Nómadas), Mafalda Rebordão (economista de formação que atualmente trabalha em Parcerias Estratégicas com produtos de Inteligência Artificial na Google) e Rodrigo Soares (ator que trabalhou em projetos como “Morangos com Açúcar”) são os oradores da primeira edição do TEDx Torres Vedras, no decorrer da qual partilharão as suas ideias, com recurso a uma ou mais perspetivas inspiradas pelo tema “Fronteiras”. No âmbito da iniciativa estão também previstos momentos performativos, a cargo dos atores Rita Silvestre e Guilherme Gomes (que apresentarão Aqui de Longe - Leitura de Cartas Escritas em Exílio) e da cantora Karyna Gomes.

O programa da primeira edição do TEDx Torres Vedras é o seguinte:

14h00 | Receção

14h30 - 15h50 | 1.ª parte

Performance Aqui de Longe - Leitura de Cartas Escritas em Exílio | Guilherme Gomes e Rita Silvestre

Palestra “Como transformar Torres Vedras na cidade mais saudável do mundo” | Joaquim Ferreira

Palestra “Acolhimento: a 1.ª emergência humanitária em Portugal” | Cláudia Pereira

Palestra “Como desconstruir Fronteiras: Da aceitação à mudança” | Francisco Crispim

Palestra “Arte sem Fronteiras” | Ana Ventura Miranda

15h50 - 16h30 | Coffee break

16h30 - 18h00 | 2.ª parte

Performance Aqui de Longe - Leitura de Cartas Escritas em Exílio | Guilherme Gomes e Rita Silvestre

Palestra “Fronteiras Invisíveis” | Bruno Gonçalves

Palestra “Empreendedorismo e liderança no feminino” | Mafalda Rebordão

Palestra “As Fronteiras Perdidas: um olhar sobre a invasão do espaço coletivo” | Rodrigo Soares

Momento musical | Karyna Gomes

De referir que o TEDx constitui-se, atualmente, como um programa de eventos auto-organizados ao nível local, que reúnem pessoas para a partilha de ideias, experiências, conceitos, seguindo o tema “Ideas Worth Spreading” (ideias que valem a pena partilhar). O TEDx deriva do TED, uma iniciativa que começou em 1984, como uma conferência onde a Tecnologia, o Entretenimento e o Design convergiram, e que hoje abrange uma multiplicidade de comunidades e atividades a nível mundial que exploram um vasto leque de temáticas, que vão desde ciência a negócios, à educação, às artes ou às questões globais. Nos eventos TEDx as palestras e apresentações ao vivo são semelhantes às dos eventos TED, mas compartilhadas em proximidade à comunidade do território onde se realizam. São ações planeadas e coordenadas de forma independente. O conteúdo e o design de cada evento TEDx são únicos e desenvolvidos por cada equipa organizadora, mas compartilhando sempre as características e regras TED.

As inscrições na primeira edição do TEDx Torres Vedras são gratuitas e estão limitadas a um número de 100, podendo ser efetuadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras (na área de Agenda ou de Desenvolvimento Social), no site do evento ou diretamente aqui.

O TEDx Torres Vedras é um evento que se integra no Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Torres Vedras.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: tedxtorresvedras@gmail.com; ou no já referido site do TEDx Torres Vedras.

Carnaval Buarcos/Figueira da Foz 2024. Animação na Avenida do Brasil ao longo de quatro dias


Carnaval regressa a Buarcos e promete encher a Figueira da Foz

Depois de meses de preparação e longas noites “mal dormidas”, escolas de samba, grupos alegóricos e foliões individuais saem no segundo fim-de-semana de fevereiro à rua para festejar o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz. Considerada um dos “melhores sambódromos naturais” do pais, a Avenida do Brasil, em Buarcos, vai ser inundada de cor e fantasia

As celebrações, já se sabe, contam com o real beneplácito de suas altezas, a Rainha Bruna Gomes – Youtuber de renome e mais conhecida do publico português pela sua participação no programa de tv “Big Brother” – e o Rei Alvaro Maia – um homem bem habituado a toda a azáfama do evento em que desta feita vai reinar.

O programa do auge deste Carnaval 2024 começa na sexta-feira dia 09, a partir das 10 horas, com o já tradicional desfile de Carnaval Infantil, um dos eventos mais apreciados por pais, professores e alunos dos estabelecimentos pré-escolares e de primeiro ciclo do concelho da Figueira da Foz. A edição deste ano irá ser uma das mais participadas de sempre, esperando-se qualquer coisa como cerca de 1700 crianças devidamente mascaradas e preparadas para um desfile de radiante alegria e pura diversão.

No sábado, dia 10 será a vez das três escolas de samba do concelho apresentarem na Avenida os enredos preparados para 2024. O recinto do desfile noturno (começará pouco depois das 21h30) será como no ano de 2023 ao meio da Avenida do Brasil, com entrada pelo Largo da Lapa. O acesso custa 3€ e permite apreciar o desfile das escolas de samba Novo Império, A Rainha e Unidos do Mato Grosso.

Este desfile de sábado é também o momento em que os jurados nomeados para o efeito realizam a apreciação, votação e classificação das três escolas, num processo cujo resultado será conhecido após o desfile de terça-feira, na festa de entrega dos prémios de Carnaval.

Relativamente aos enredos escolhidos, a escola de samba Novo Império vai apresentar “Era uma vez em Abril”, e a escola Unidos do Mato Grosso leva à Avenida o desfile “All you need is love – O que é o amor?”. “Indonésia” é o tema escolhido pela escola de samba A Rainha.

Estas mesmas três escolas voltam a entrar em ação no domingo dia 11, a partir das 14h45, já integradas no grande desfile de Carnaval que envolve também coletividades, grupos, Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião e foliões espontâneos. O alinhamento prevê que o primeiro conjunto a entrar na Avenida seja A ACR Bom Sucesso - Samba no Pé, com o tema “o jogo”. Segue-se a primeira escola de samba da tarde, Novo Império. Avança depois a coletividade de Buarcos o GIS (Grupo Instrução e Sport), com o tema “Quebra-nozes”. o Grupo Cáritas Infante D. Pedro, que promete levar à Avenida o tema“Arte e Açucar” que abre depois alas para a passagem da Escola de Samba Unidos doMatogross. A Sociedade Instrução e Recreio de Lares é a “senhora que se segue” na avenida, com o tema “Divertilândia com Pipocas e algodão Doce”. A fechar os grupos desta primeira tarde de Carnaval surge o Grupo Recreativo e Desportivo da Chã com o tema “Ferrar é o que está Dar”. A última escola a desfilar nesta primeira tarde será a “Rainha”, imediatamente antes do carro alegórico da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião que promete a dose certa de irreverência com o tema “Os milhões a voar e o Zé a pagar”. A fechar o desfile, como habitualmente, surge o carro dos Reis de Buarcos / Figueira da Foz 2024.

Este desfile, com entradas situadas nos topos Norte (Rotunda do Pescador), Sul (Rotunda do Galante) e sensivelmente a meio (largo da Lapa), desenvolve-se de Sul para Norte e terá um valor de entrada de 5€ por pessoa. Para evitar congestionamentos de trânsito, a organização recomenda aos visitantes que procurem estacionar no Parque da Avenida de Espanha (conhecido como parque das gaivotas, junto à Torre do Relógio), ou nas áreas de estacionamento existentes a Norte, na zona de Buarcos/Tamargueira.

Na terça-feira, dia 21, repete-se a dose de domingo, apenas com alteração da ordem de desfile das escolas de samba.

Com um orçamento na ordem dos 195 mil euros, parcialmente comparticipados diretamente pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz espera atrair à cidade mais de 25 mil pessoas.


Silves | ESTRADA DOS AMENDOAIS CORTADA AO TRÂNSITO ATÉ AO DIA 30 DE ABRIL

O Município de Silves informa que, no âmbito da empreitada “Repavimentação da Estrada dos Amendoais – Tunes”, a Estrada dos Amendoais na União de Freguesias de Algoz e Tunes, encontra-se cortada à circulação de trânsito até ao dia 30 de abril.
A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

CINE-CONCERTO NA POCARIÇA COM LOTAÇÃO ESGOTADA


A próxima sessão das “4ª Clássicas” em Cantanhede, na noite de dia 7 de Fevereiro quarta-feira, no Salão da Associação Musical da Pocariça, teve lotação esgotada. Foi notória a grande adesão do público para assistir à estreia do cine-concerto criado pelos jovens músicos da Associação Musical da Pocariça, dirigida pelo maestro André Dimas, para longa-metragem “Luzes da Cidade” (1931), uma comédia realizada por Charlie Chaplin. O evento foi apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero que contou com João Pedro Lopes na apresentação do filme, tendo a Presidente da Associação Musical da Pocariça, Maria Campos, e o maestro encerrado a sessão.
As “4ª Clássicas" ocorrem em Cantanhede desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados mais de duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país, como será também o caso do trabalho apresentado pela Associação Musical da Pocariça.

Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria do Município de Cantanhede e o apoio da União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas.

Destaca-se também o facto de desde 2019 estas sessões ocorrerem também nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira, no âmbito da intervenção cultural estruturada do Cineclub Bairrada.

O Cineclub Bairrada, que celebra o seu quinto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade, que congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, tem vindo a apostar na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.

*Vasco Espinhal Otero

Proença-a-Nova | Workshop de Desenho: "As Árvores que nos Olham" com Manuel Casa Branca

 

A Galeria Municipal Comendador João Martins vai receber o Workshop de Desenho intitulado "As Árvores que nos Olham", no dia 15 de fevereiro às 15h00. Esta atividade única será conduzida por Manuel Casa Branca, o autor da exposição "REMONTADOS".
O workshop oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar a relação entre arte e natureza, concentrando-se nas árvores como elementos inspiradores. Com a orientação especializada de Manuel Casa Branca, os participantes serão guiados através de técnicas de desenho e serão incentivados a expressar sua visão artística única.
Este evento é uma oportunidade imperdível para artistas iniciantes e experientes mergulharem no mundo do desenho. No final, haverá uma visita acompanhada à exposição.
As inscrições são gratuitas e deverão ser formalizadas até 14 de fevereiro no Posto de Turismo.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NA MARINHA GRANDE

 O Município realizou obras de reabilitação dos pavimentos de diversos arruamentos, na freguesia da Marinha Grande, com o objetivo de melhorar as condições de circulação viária, que representou um investimento superior a 270 mil euros.
Foram intervencionados os seguintes arruamentos:
- Rua do Sobreiro - Casal Galego
- Rua 13 de Março e Travessa 13 de Março - Amieirinha
- Rua 1º de Maio - Comeira
- Rua 1º de Janeiro - Comeira
- Rua 13 de Maio - Comeira
- Rua 25 de Abril - Troço frente ao Centro de Emprego
- Rua Alves Redol
- Rua Manuel Alves Cruz - Troço Sul
- Rua Cidade da Praia e Rua Cidade de São Tomé
- Rua Casal dos Claros
- Rua das Madressilvas e Travessa das Madressilvas
- Rua Mestre José da Silva Roque - Picassinos
Os principais trabalhos executados foram: remoção de lancis e calçadas; fresagem e remoção de pavimentos betuminosos; saneamento de raízes; abertura de caixa; fornecimento e aplicação de camada de regularização em mistura betuminosa densa e camada de desgaste em betuminoso; fornecimento e aplicação de lancil de calcário; fornecimento e aplicação de calçada miúda e grossa; fornecimento e aplicação de elementos de drenagem pluvial; fornecimento e aplicação de sinalização vertical e horizontal; trabalhos diversos inerentes a este tipo de obras.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | CARNAVAL DAS ESCOLAS NO PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES

 Devido à previsão de condições climatéricas adversas, o Desfile de Carnaval das Escolas da Marinha Grande irá realizar-se no Parque Municipal de Exposições, no dia 9 de fevereiro, das 10h00 às 12h00.
Manter-se-á a animação prevista, incluindo música, mascotes e desfile das escolas dentro do pavilhão. Serão ainda acautelados, o transporte de todas as escolas participantes, espaço para assistência do público, bem como as necessárias condições de segurança.

Em Vieira de Leiria, a animação de Carnaval acontecerá nos respetivos estabelecimento de ensino, tendo sido cancelado o desfile do dia 9 de fevereiro pelas ruas da vila.
A organização das iniciativas é do Município da Marinha Grande, que conta com o apoio dos três Agrupamentos do concelho, estabelecimentos de ensino privado, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Tocándar.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Prorrogação do prazo de candidaturas ao programa de apoio aos prejuízos do incêndio de agosto de 2023

 
Foi deliberado pelo Executivo Municipal, sob proposta do presidente, a prorrogação do prazo para apresentação de candidaturas à linha de apoio criada pela Câmara Municipal para fazer face aos prejuízos causados pelo incêndio florestal do passado mês de agosto de 2023.
As candidaturas a estes montantes estão disponíveis até ao final do corrente mês de fevereiro e os munícipes interessados terão de preencher o formulário disponível nos serviços online ou no Balcão Único do Município. Após a respetiva aprovação, os montantes terão de ser executados até março de 2024.
Os apoios são exclusivamente financeiros, sendo referentes a material adquirido para reconstrução da cobertura de palheiro/anexo agrícola, para reposição de tubos e mangueiras utilizados para a agricultura e aquisição de espécies frutícolas sem capacidade de regeneração dentro dos perímetros definidos para as áreas a manter limpas nas localidades afetadas.
A candidatura deverá ser submetida mediante a correta apresentação de evidências da despesa realizada, de acordo com o levantamento efetuado pelos técnicos do município e vistoria a efetuar pelos mesmos, sendo necessário que façam referência ao incêndio no documento da despesa.
Recorde-se que o incêndio florestal de 4 de agosto afetou uma área de 5.315 hectares que após levantamento realizado pelos serviços do Município se totalizam em prejuízos no valor de 5.550.297,73 €. Este número foi apresentado na reunião de Câmara Pública de 21 de agosto de 2023, onde o Executivo deu conhecimento à Câmara da 6.ª Alteração ao Orçamento e Grandes Opções do Plano, tendo sido criada uma nova rubrica para os apoios imediatos às populações.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos


Rota do Românico disponibiliza mais de 2500 livros para consulta


O Centro de Estudos do Românico e do Território (CERT), promovido pela Rota do Românico desde 2011, dispõe de uma biblioteca com mais de 2500 livros, que poderão ser consultados e requisitados no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, de segunda a sexta-feira, de forma gratuita.
Este acervo bibliográfico, resultante de aquisições, doações e ofertas, encontra-se especializado nas temáticas do património românico, da história da arte, da história local, do turismo e do desenvolvimento regional.

A biblioteca possui igualmente um vasto conjunto de outras edições, entre publicações periódicas, estudos, relatórios técnicos, trabalhos escolares e universitários, multimédia, postais, brochuras, mapas e um arquivo digital com mais 1050 itens.
Por outro lado, desde 2019, o repositório institucional do CERT disponibiliza mais de 70 documentos digitais produzidos no âmbito das investigações e dos estudos científicos realizados pela Rota do Românico. Em 2023, este repositório foi objeto de 2050 descarregamentos, com origem em 64 países.

A produção de conhecimento e a sua disseminação, cruciais para a compreensão do legado românico das terras do Sousa, Douro e Tâmega, assumem-se como um dos objetivos estruturantes da Rota do Românico.

O CERT corporiza essa vontade e perfila-se como um elo estratégico para a concretização desse objetivo, através da biblioteca especializada e do repositório institucional, bem como do apoio prestado a estudantes e a investigadores nos seus estudos.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação